ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: JGS em Março 30, 2004, 07:03:00 pm

Título: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: JGS em Março 30, 2004, 07:03:00 pm
Espero que não V. tenha passado despercebido o artigo (aliás, são dois) sobre o P3P no Suplemento Negócios do DN de 29 de Março.

Citar
Defesa gasta 309 milhões com aviões em risco de reforma
JOAQUIM BRITO CAMACHO
Portugal vai gastar 309 milhões de euros na modernização de seis aviões P-3 Orion, quando uma avaliação sobre fadiga de materiais, encomendada em 2002 pela marinha norte-americana, revelou uma inesperada e «significativa» deterioração nos 227 Orions da Lockheed Martin de que a US Navy dispõe. A descoberta, que apanhou a marinha americana de surpresa, foi feita no princípio de 2003 e veio acelerar o processo de substituição destes aparelhos por um novo avião, com início anteriormente previsto para 2013.

As deficiências estiveram à beira de incapacitar a maioria dos P-3 ao serviço, revelou o capitão Steven Eastburg, do Comando de Sistemas Aeronavais, e levaram o almirante Vern Clark, chefe de operações navais da marinha americana, a emitir uma directiva no sentido de a US Navy reduzir drasticamente a sua frota de P-3 Orion em um terço nos próximos 18/24 meses - de 227 para 150 aparelhos. Estes 150 serão sujeitos a trabalhos de renovação rigorosos, para prolongar ao máximo a sua vida útil, mas os problemas são tão graves que põem em risco a própria possibilidade de manter operacional a maioria até à entrada ao serviço do modelo substituto. Um dos principais motivos do desgaste agora descoberto tem a ver com as condições em que o P-3 Orion habitualmente opera, em ambiente marítimo e frequentemente a baixa altitude, sujeito ao poder corrosivo do ar carregado de sal. Portugal dispõe de seis P-3 Orion - fabricados em 1968 e adquiridos em 1986 à Lockheed Martin, na sequência de uma retoma desta empresa à força aérea da Austrália - e a Lei de Programação Militar (LPM) tem inscrita uma verba de 309 milhões de euros para a sua actualização.

Esta prevê a modernização dos equipamentos e sensores e ainda a extensão de vida da «célula» (o avião propriamente dito), que está perto do limite. Segundo o Ministério da Defesa, o programa LECIP (Life Extension and Capabilities Improvement Program) prolongará a vida dos aviões por «mais 20 anos», tendo Pedro Guerra, assessor de Paulo Portas, afirmado ao DN que em relação à célula «não há grande problema».

Tal horizonte temporal parece, no entanto, optimista face às informações aqui referidas, dado que as deficiências detectadas afectam a plataforma-base dos aparelhos numa escala inesperada.

Sabendo-se que o primeiro P-3 Orion saiu da fábrica em 1962, não é muito animadora a expectativa de longevidade dos P-3 portugueses, fabricados em 1968. Ou seja: se uma grande parte dos P-3 da marinha americana, qualquer deles mais recente que os portugueses, não aguenta até 2013, mesmo com as modernizações que vão sofrer, será arriscado afirmar que os nossos duram até 2024.

Segundo Degenar Drumond, na publicação online brasileira Defesa@Net (21 Novembro 2003), a US Navy deverá emitir brevemente (ou poderá já ter emitido) uma comunicação a todos os operadores de P-3 a recomendar a troca, tão rápida quanto possível, das asas e cauda dos aparelhos, estimando-se só o custo dessa troca em cerca de 25 milhões de euros por avião. A mesma publicação refere ainda a previsão de que «o último P-3C (ver «Saiba Mais) deixará de voar nos EUA em 2017», na sequência da sua substituição por um novo aparelho.

A revista britânica de aeronáutica Flight International menciona o interesse de vários países asiáticos na aquisição de P-3 modernizados, afirmando que os problemas agora detectados, que levarão à aceleração da reforma antecipada dos P-3C (o modelo mais moderno) da marinha dos EUA, implicam que não vai haver falta de oferta de Orions. O mercado de trabalho, chamemos-lhe assim, será invadido, nos próximos 18/24 meses, por pelo menos 75 «jovens reformados por invalidez» da US Navy, que serão entusiasticamente disputados por países menos exigentes.

Com o objectivo da modernização dos P-3, o ministro da Defesa português dirigiu um convite para apresentação de propostas apenas a duas empresas norte-americanas, a L3 Communications e a Lockheed Martin. Mas contratempos vários levaram a primeira a desistir, deixando a Lockheed sozinha em campo. De assinalar que a legislação portuguesa que regulamenta este tipo de negócios estabelece que o convite deve ser dirigido a «pelo menos três fornecedores» (ver página ao lado).

O aparelho que vai substituir o P-3 Orion na marinha norte-americana (genericamente designado como MMA (Multi-mission Maritime Aircraft) será escolhido entre dois concorrentes finais: um novo aparelho da Lockheed Martin, o Orion 21, ainda em projecto e especialmente concebido para o efeito, ou uma adaptação do Boeing 737 civil.

Um outro texto "Aviões portugueses têm 36 anos".
 
O P-3 Orion é um avião projectado principalmente para a luta anti-submarina, patrulhamento marítimo e busca e salvamento, mas pode desempenhar outras missões, como vigilância terrestre ou controlo do tráfico de droga. Entrou ao serviço da marinha norte-americana em 1962 e o último aparelho para esta força foi fabricado em 1990. A linha de montagem dos P-3 Orion na Lockheed fechou de vez em 1995. Foram construídos três modelos principais - P-3A, P-3B e P-3C - e a marinha dos EUA opera presentemente apenas o modelo mais avançado, o P-3C. Os portugueses são do modelo P-3B e saíram da fábrica em 1968. Foram comprados em 1986 e, após algumas modificações, coordenadas pela Lockheed Martin, adquiriram a designação P-3P.    
     JOAQUIM BRITO CAMACHO

JGS
Título: P3
Enviado por: JGS em Março 30, 2004, 07:21:24 pm
Acrescento, corrigindo, que são cinco os artigos sobre o P3 e as contrapartidas pedidas por Portugal.
Peço que me desculpem os erros gráficos em duas ou três palavras do anterior texto.
Vão os links:

P-3C' usados podem ser alternativa
http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?C ... Noticia=61 (http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?CodNoticia=148752&codEdicao=1044&CodAreaNoticia=61)

Portugal exige contrapartidas abaixo da média
http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?C ... Noticia=61 (http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?CodNoticia=148751&codEdicao=1044&CodAreaNoticia=61)

Desfasamento português com tendência a manter-se
http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?C ... Noticia=61 (http://dn.sapo.pt/noticia/noticia.asp?CodNoticia=148750&codEdicao=1044&CodAreaNoticia=61)

JGS
Título: ...
Enviado por: Luso em Março 30, 2004, 10:49:34 pm
"Portugal exige contrapartidas abaixo da média"

"Desfasamento português com tendência a manter-se"

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.world-of-smilies.de%2Fhtml%2Fimages%2Fsmilies%2Fparty%2Ftrink4.gif&hash=f344034ced6de49476e367eca1cd1638)
Título:
Enviado por: Luso em Outubro 12, 2005, 10:20:47 pm
A propósito da L3, a putativa modernizadora dos Orion...
http://www.defensetech.org/ (http://www.defensetech.org/)

"I helped run a small business in the mid-90s. And, back then, if someone sold me shoddy supplies -- and then had the stones to lie about it -- I would make damn sure never to do business with the bastard again.

The U.S. military works under a different set of criteria, however. Companies found to be crooked one day are given giant contracts the next. Sometimes this is unavoidable -- like when there's only one firm with has the expertise to tackle a particular task. But more often, it seems, the Pentagon goes out of its way to reward business that screw them over.

Take this story from Defense Industry Daily, for example:

In April 2005, L-3 Communications subsidiary Interstate Electronics Corp. in Anaheim, CA was placed under criminal investigation for providing faulty parts to the CSEL [Combat Survivor/Evader Locator] search and rescue GPS/ beacon/ communicators used by US aviators, special forces teams, et. al. - and concealing test failures.

So, naturally, they've just been awarded a contract to support the test
instrumentation hardware for most of America's nuclear missile fleet,
and all of Britain's.

I've been covering military matters for four years, now. And items like this still leave me slack-jawed. Can someone please explain how these deals are allowed to go down?"
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 12, 2005, 11:21:56 pm
Então já não se tinha comprado os P-3 C "novos" da Marinha Holandesa :?

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: Luso em Outubro 12, 2005, 11:37:21 pm
O Pereira Marques pode ter motivos para estar confuso, e a minha citação só serviu para a aumentar.
Alguém pode-nos recordar-nos a decisão definitiva?
Obrigado.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Outubro 13, 2005, 03:09:22 am
Citação de: "PereiraMarques"
Então já não se tinha comprado os P-3 C "novos" da Marinha Holandesa :?

Cumprimentos
B. Pereira Marques



Portugal comprou 5 P-3C à Holanda, dois deles já tinham sido parcialmente modernizados ao padrão CUP (Capability Upkeep Program) e os restantes 3, (que estavam armazenados há uns anos nas OGMA) tinham a Update II.5.
A ideia é de levar todos os (5) aparelhos ao padrão CUP holandês.

Em relação aos seis P-3P portugueses, 2 serão mantidos para aproveitar peças, 1 já está no pólo do museu do ar em Sintra e os restantes ainda não se sabe bem o que lhes irá acontecer, falando- se no entanto na possibilidade da sua venda.
Título:
Enviado por: Luso em Outubro 13, 2005, 09:50:14 am
As minhas desculpas pela confusão que introduzi.
Título:
Enviado por: Leonidas em Outubro 14, 2005, 09:51:34 pm
Saudações guerreiras.

Já há muito tempo que não tenho novas acerca de tais aparelhos. Não tenho ideia que o processo de modernização esteja próximo do fim, pois houve um grande atraso. Quantos aparelhos vão ser modernizados? Em que pé estão as coisas?

Não entendo uma coisa. Portugal tem uma excelente plataforma para patrulha marítima e por que razão vai adquirir uma plataforma diferente, sabendo que pode aumentar os custos de manutenção, com 2 cadeias de produção, com a chegado do C-295?

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Luso em Fevereiro 11, 2006, 10:18:51 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv249%2FLuso308%2Findy1.jpg&hash=6aa3862466f836f399f2b81d69a214dc)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 11, 2006, 10:34:36 am
Citação de: "Luso"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv249%2FLuso308%2Findy1.jpg&hash=6aa3862466f836f399f2b81d69a214dc)


 :crit:
Título:
Enviado por: Miguel em Fevereiro 11, 2006, 10:39:48 am
Pior é a redução do programa MLU F16 :evil:

Vamos ter apenas 20 F16MLU
Título:
Enviado por: Johnnie em Fevereiro 11, 2006, 11:50:31 am
Onde foste buscar essa informação Miguel???
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 11, 2006, 12:06:37 pm
Sim Miguel, o Johnnie tem razão: uma coisa é estarmos bem informados ou sabermos de algo e outra é "atirar coisas para o ar".

Como sabes tu que só iremos dispôr de 20 F-16MLU?  :?
Título:
Enviado por: Miguel em Fevereiro 11, 2006, 12:11:02 pm
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 2&start=15 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3102&start=15)

ver aqui o artigo do Luso :?
Título:
Enviado por: Johnnie em Fevereiro 11, 2006, 02:17:49 pm
Já no DN a conversa é outra Miguel:

Nos bastidores dos quartéis e bases militares, dá-se como adquirido que será adiada a substituição das fragatas João Belo (pelas Perry), bem como a 2.ª esquadra de aviões de intercepção F-16 ou a Unidade de Aviação Ligeira do Exército (hélis).

Parece que há muito disse que não disse, muita especulação em torno de tudo isto, os jornalistas na ansiedade de dar noticias que não existem é que avançam logo com certezas, tal como no caso do arrastão na praia...

Aguardemos então
Título:
Enviado por: emarques em Fevereiro 11, 2006, 03:17:38 pm
Citar
Fonte militar disse que o P3 é vital na guerra electrónica e anti-submarina. E se não tiver capacidade para armas, não se percebe por que razão Portugal comprou submarinos.

 :?:

"Para que compramos submarinos se depois não temos aviões para rebentar com eles?" Não é isso que o jornalista está a perguntar?
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 11, 2006, 03:36:43 pm
É mesmo isso que está escrito. Obviamente que não é para ter em conta (eles sabem lá alguma coisa a esse respeito).  :shock:

Os artigos que vêm expostos em vários orgãos de comunicação social este fim-de-semana têm várias incorrecções e imprecisões, algumas delas óbvias para quem perceba minimamente de assuntos de Defesa. Mas se é verdade que pouquíssimos jornalistas da nossa praça dominam esta temática, também é verdade que as peças veiculadas trazem alguma informação relevante e daí a sua relativa importância.

Já há longo tempo que temos vindo a ser avisados que a revisão da LPM trará amargos de boca a muitos devido ao estado da nossa economia. Ainda assim, antes de saltarmos para conclusões precipitadas, o melhor mesmo é aguardar pelo final do mês que vem para se ter certeza de alguma coisa.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Fevereiro 11, 2006, 09:28:03 pm
E este jornalista nem é dos que percebe menos... tem, pelo menos, muita informação sobre o negócio das VBR. Agora, se ele próprio tem escrito sobre o negócio dos P-3P (várias notícias), porquê esta gralha? Propositada, má explicação ou algo que não sabemos? Parece-me pouco provável que a FAP estivesse a tentada a manter (parte dos) P-3P com os P-3C...
Programas que estão seguros: blindados ligeiros, helicópteros ligeiros e arma ligeira, navio LPD. Segundo declarações de Luís Amado.
Dúvidas: F-16, modernização do P-3P, OHP, características do LP
Cumprimentos,
Pedro Monteiro

Citação de: "Charlie Jaguar"
É mesmo isso que está escrito. Obviamente que não é para ter em conta (eles sabem lá alguma coisa a esse respeito).  :shock:

Os artigos que vêm expostos em vários orgãos de comunicação social este fim-de-semana têm várias incorrecções e imprecisões, algumas delas óbvias para quem perceba minimamente de assuntos de Defesa. Mas se é verdade que pouquíssimos jornalistas da nossa praça dominam esta temática, também é verdade que as peças veiculadas trazem alguma informação relevante e daí a sua relativa importância.

Já há longo tempo que temos vindo a ser avisados que a revisão da LPM trará amargos de boca a muitos devido ao estado da nossa economia. Ainda assim, antes de saltarmos para conclusões precipitadas, o melhor mesmo é aguardar pelo final do mês que vem para se ter certeza de alguma coisa.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Fevereiro 11, 2006, 09:34:21 pm
Citação de: "Miguel"
http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=3102&start=15

ver aqui o artigo do Luso :?


É uma notícia especulativa, Miguel. Não é um facto jornalístico. Aliás, não me espantaria que o MDN lançasse alguns dados por meio de fontes internas a fim de testar uma ou duas decisões... afinal, a configuração final do documento ainda não é um dado definitivo. Houve uma proposta dos ramos, isso sim.
Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Luso em Fevereiro 11, 2006, 09:43:10 pm
Citação de: "Pedro Monteiro"
Aliás, não me espantaria que o MDN lançasse alguns dados por meio de fontes internas a fim de testar uma ou duas decisões...


 :G-beer2:

De facto, também é assim que "elas" se fazem...
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 20, 2006, 10:59:43 pm
Na sexta-feira passada, 17 de Fevereiro (por coincidência no mesmo dia da assinatura do contrato dos C-295), chegou à Base Aérea nº 6 o primeiro P-3C CUP Orion para a Força Aérea Portuguesa.

Ainda ostentando o #307 (número de série da Marinha Real Holandesa), a aeronave destinada à Esq. 601 "Lobos" passará em breve a envergar a matrícula FAP "14810".  :wink:
Título:
Enviado por: TaGOs em Fevereiro 21, 2006, 12:55:28 pm
Aqui umas imagens dele.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fhome.wxs.nl%2F%7Ep3orion%2Fnews_bestanden%2Fimage020.jpg&hash=8198a404a1c83ddfa48b5fa304fa3e5a)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fhome.wxs.nl%2F%7Ep3orion%2Fnews_bestanden%2Fimage022.jpg&hash=ca678858e3a82a337da1137806bf71db)
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 21, 2006, 02:23:34 pm
Ora ao menos uma boa notícia, parabéns pelas fotos TaGOs...isso foi tirado onde? OGMA - Alverca? Será essa a cor definitiva?

Cumprimentos
BPM
Título:
Enviado por: TaGOs em Fevereiro 21, 2006, 02:30:20 pm
As fotos são deste site: http://home.wxs.nl/~p3orion/news.html (http://home.wxs.nl/~p3orion/news.html)

É logo a primeira notícia. As restantes perguntas não sei responder.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 21, 2006, 03:53:10 pm
As fotos deste P-3C CUP são da autoria do Ten-Cor. Luís Pacheco, ex-comandante da Esq. 601. Mostram o #307/"14810" na NAS Patuxent River durante o período em que lá se encontrou a fim de ser ministrada a instrução necessária às tripulações e ao pessoal de terra português.

Esta foto é supostamente de há duas semanas atrás, conforme me relatou hoje o Marco P.J. Borst do site P-3 ORG, amigo já de longa data. Quanto ao esquema de pintura e às insígnias nacionais, sim, tudo aponta para que fiquem tal e qual mostra a foto, ou seja, com os Orion num acabamento em cinza-claro acetinado (glossy light grey).

Eu adiantei esta notícia ontem à noite no site 9G's. Caso haja desenvolvimentos e/ou novidades relativamente à chegada do primeiro P-3C à BA6, cá estarei para as dizer.  :wink:
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 23, 2006, 10:31:49 pm
Mas olha k a ideia de 10 P-3 nem m parece má. Ficavam com a missão d Vigilancia maritima k actualmente faz o Aviocar e vai ser entregue ao C295 e compravam o C-27J só pa transporte tactico, mas isso é uma ilusão e portanto só uma divagação da minha mente.
Não m digam k um P-3 k capta uma colher a cair no chão d um submarino n é suficientemente bom pa detectar uns barcos d pesca. :?:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 23, 2006, 11:06:00 pm
Citação de: "Hélder"
Não m digam k um P-3 k capta uma colher a cair no chão d um submarino n é suficientemente bom pa detectar uns barcos d pesca. :?:


É a questão do custo por hora de voo...uma fragata ou um submarino também podem fazer patrulha...nessa linha de raciocínio para quê os NPO...

Cumrpimentos
BPM
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 23, 2006, 11:22:35 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "Hélder"
Não m digam k um P-3 k capta uma colher a cair no chão d um submarino n é suficientemente bom pa detectar uns barcos d pesca. :?:

É a questão do custo por hora de voo...uma fragata ou um submarino também podem fazer patrulha...nessa linha de raciocínio para quê os NPO...

Cumrpimentos
BPM


Eu percebo isso mas tb é ter dois tipos d aeronaves com missões mto semelhantes só k nem o C212 nem o C295 tem a autonomia d voo do P-3 e com a quantidade d mar k temos bem k faz falta os P-3, é claro k s n tivessemos ilhas n precisavamos do P-3 pk pa patrulhamento junto à costa essas aeronaves espanholas são bem boas.
Mas vamos ficar com os 2, o P-3 vai lá po meio do Atlantico procurar iates perdidos e o C295 fica cá a ver as garinas na praia. :lol:
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 24, 2006, 10:12:00 pm
Alguém sabe se a esquadra 601 dos P-3 vai continuar colocada na Base Aérea Nº6 no Montijo ou se vai ser transferida para o Aerodromo de Manobra nº1 em Ovar?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 24, 2006, 10:53:22 pm
Pelo que tinha ouvido, Maceda-Ovar passaria a ser o CFTMFA devido ao encerramento da Ota...

Cumprimentos
BPM
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 24, 2006, 11:07:57 pm
Se o futuro aeroporto for para a Ota o CFMTFA deverá ter k sair de lá.
A esquadra de C295 não irá para BA1 Sintra mas sim para BA6 Montijo mas para que isso aconteça uma das esquadras k já lá se encontram terá k ser transferida para outro local, essa esquadra será a 601 dos P-3.
No AM1 Ovar existem condições excelentes para a colocação desse esquadra já k possui hangares suficientemente grandes para acolher P-3 e mesmo quando o P-3 tava na BA6 Montijo o P-3 ia periodicamente ao AM1 fazer lavagem de estrutura e motores pk é lá k esta instalado o equipamento proprio para isso.
Além disso a FAP n possui bases a norte do pais e era mais uma maneira de chamar pessoas do Porto, Minho etc a ingressar na FAP.
Pelos boatos k tenho ouvido em Sintra continuara a Academia, transfere-se para cá o CFMTFA e aumenta-se o Museu do Ar na zona dos Hangares da BA1, até pk tb já s falou em acabar com o Museu do Ar em Alverca e por tudo em Sintra mas acho k vai continuar a haver Museu do Ar em Alverca.
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 24, 2006, 11:09:27 pm
Já agora gostaria de saber mais informações sobre essa suposta ida do CFMTFA para Ovar.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 24, 2006, 11:17:27 pm
Pelo menos foi uma ideia que circulou a 1/2 anos atrás, aproveitando um certo "subaproveitamento" da Base (Aeródromo de Manobra)...
Título:
Enviado por: TaGOs em Março 17, 2006, 09:53:27 pm
Boas. Encontrei uma foto dos novos P3 no airliners.

Aqui esta ela:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fphotos.airliners.net%2Fphotos%2Fmiddle%2F1%2F3%2F8%2F1018831.jpg&hash=7e4f1c734974643e170b141bcb7a8a91)


Fonte: http://www.airliners.net/open.file?id=1 ... id=1018827 (http://www.airliners.net/open.file?id=1018831&size=M&width=1200&height=812&sok=JURER%20%20%28pbhagel%20%3D%20%27Cbeghtny%27%29%20%20beqre%20ol%20cubgb_vq%20QRFP&photo_nr=3&prev_id=1018979&next_id=1018827)
Título:
Enviado por: Leonidas em Março 25, 2006, 12:44:19 am
Saudações guerreiras

Citação de: "NVF"
Leonidas, a partir do momento em que se adquiriram os P-3C, os P-3P eram para abater. Nao fazia, alias, sentido modernizar os P-3P e adquirir os P-3C, duplicando a frota. No futuro vamos ter 5 P-3C (nao sei se todos vao ser padrao CUP, mas era bom que fossem) e 5 C-295M dos quais 2 com FITS.

Quanto ao FITS, li algures (nao sei se aqui no Forum ou na AM) que este sistema nao permite a utilizacao de armas. Sera' verdade? Nao faz muito sentido que assim seja, pois os P-3 espanhois estao a ser equipados com FITS, mas enfim.


Na muche. Só hoje tive a oportunidade de comprar a “MAIS ALTO”, onde se pode ler, preto no branco, que os 5 P-3C/CUP irão substituir os 6 P-3P até agora em funções, desde o seu inicio em 1986, depois de comprados á Australia.

O P-3C CUP é alcunhado de “Coast Guard”, 2 unidades e as restantes 3 unidades P-3C update II.5, ou seja há duas configuraçãos diferentes na mesma aeronave. A versão chamada “Coast Guard”  :mrgreen: . Aos pontos que chegamos. É preciso dourar a pílula para que não caia o “Carmo e a Trindade”, a não ser que me escape alguna coisa  :oops: . Pelo que vem escrito, está em marcha um programa com o objetivo de colocar a mesma configuração para todos os aviões.

Na sequência da converssa aqui: http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2253&start=150


Cumprimentos
Título:
Enviado por: NVF em Março 25, 2006, 03:46:42 am
Isso do Coast Guard soa a capacidades diminuidas. Alias, CUP significa "Capability Upkeep Program" e pela breve descricao deste upgrade soa mais a melhoria geral dos sensores da aeronave (incluindo a componente antisubmarina).

Citar
Ten Dutch P-3C-II½ Orions went through such a program (the Capability Upkeep Program) just before being sold to Germany and Portugal; these aircraft are known as P-3C CUP Orions. New systems include an ASQ-227 central computer, the APS-137B(V)5 radar, ASQ-78B acoustic processing system, ALR-66C(V)3 ESM system and SATCOM. Seven aircraft got the complete CUP (all of these are sold to Germany), the other three got a limited CUP mission suite but have provisions and wiring for all CUP systems.


Ver aqui: http://home.wxs.nl/~p3orion/variants.html (http://home.wxs.nl/~p3orion/variants.html)
Título:
Enviado por: Leonidas em Março 26, 2006, 05:40:51 pm
Saudações guerreiras

Caro NVF é, também essa a leitura que faço. No fundo a versão CUP para Portugal não passa de um simples patrulha com muito baixo ou, até mesmo, nenhum valor militar.
 No entanto, a versão estará já preparada para a instalação do tal equipamento que o tornará num verdadeiro avião de guerra com “licença para matar”. Como já referi, segundo a revista, essa situação realizar-se-á somente na fase de modernização que levará à uniformização da frota.

Talvez na questão do “dourar a pílula” tenha exagerado um bocado. Disse-o a pensar na opinião pública que não entende que para o avião ter o seu verdadeiro valor terá que ser muito mais que um simples patrulha, só isso.

Já agora, só espero que o tal orçamento para os P-3 dê para ir um pouquinho mais longe e que dê para substituir também os motores por outros mais recentes. Sempre se poupará mais uns “litros” no orçamento. Com um bocado de sorte os motores dos C-130 também serão substituídos por outros menos gulosos e com melhor rendimento, se bem que este cenário me pareça já remoto. Enfim… Se calhar talvez seja preferível não fazer a modernização e andar a pagar o desperdício, enfim… Lógicas. Melhores dias venham.

Só gostava de saber quanto custa um motor novo para estes aviões, depois era fazer as contas e compara com o equipamento atual e o tempo útil de utilização da aeronave (a 20 anos, suponhamos).

Cumprimentos
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 26, 2006, 07:24:12 pm
Por favor expliquem-me (se fôr para eu aprender) . Então na Holanda não eram aviões anti-submarinos? Que tipo de modernização é que necessitam? O CUP não será apenas um ligeiro upgrade? Será que nas forças armadas portuguesas tem que ser como na vida real, em que se muda de carro no fim de o pagar, porque os vizinhos reparam?
Título: sistema cup dos p3
Enviado por: antoninho em Março 27, 2006, 03:25:42 pm
A confusão está em que os holandeses ao integrarem o CUP fizeram-no de duas maneiras, um mais leve para o chamado vigilancia de costas sem sitemas sofisticados (exe.acustica de deteção sub. nucleares ) e o outro com todos os sistemas integrados.
O sistema CUP é baseado no da marinha amaricana AIP E BMUP.
Como eles tinham 13 aparelhos e só iam aplicar 7 sistemas integrais 3 ligeiros e outros 3 aviões sem nada ou seja com o anterior sistama 3p resta saber quais as favas que saíram á FAP e aos alemães.

mais informações adicionais consultar os seguintes sites:

http://www.amb-pays-bas.fr/fr/ambassade ... norion.htm (http://www.amb-pays-bas.fr/fr/ambassade/defat/avionorion.htm)

http://home.planet.nl/~p3orion/variants.html (http://home.planet.nl/~p3orion/variants.html)

http://www.mindef.nl/actueel/parlement/ ... orion.aspx (http://www.mindef.nl/actueel/parlement/kamerbrieven/1999/4/081199_cup-orion.aspx)
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 27, 2006, 11:47:55 pm
Caro Antoninho.

Obrigado pelas explicações e respectivos links.

Saudações

Luis Filipe Silva
Título:
Enviado por: Leonidas em Março 28, 2006, 11:10:06 pm
Saudações guerreiras.

Citação de: "Luis F. Silva"
Será que nas forças armadas portuguesas tem que ser como na vida real, em que se muda de carro no fim de o pagar, porque os vizinhos reparam?
Caro Luís, os P-3P estão praticamente a darem as últimas e em tudo, Sensores e estrutura. Foi por isso que a FAP lançou o programa de 300 e picos milhões de Euros para revitalizar as células e atualizar os sensores para o padrão P-3C II, se não me falha a memória. Entretanto surgiu o desejo dos holandeses se livrarem da sua frota. Como esta estava em melhores condições do que a dos P-3P e por uma pechincha em relação aquilo que se iria gastar, caso não houvessem P-3 holandeses para ninguém. Vieram na hora H. Alguns aviões já estavam á uns anos nas OGMA ás espera de uma decisão. Não sei se todos aqueles comprados por nós ou se também avião alguns aqui que foram comprados pela Alemanha. Penso que há um tópico que também fala nisso, por aí. Tem que procurar lá para trás.

Com esses 300 e tal milhões não só se compraram os P-3C/CUP, como também os C-295 e se calhar ainda sobrou dinheiro para as mudanças de óleo.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 29, 2006, 12:11:18 am
Na foto não dá para ver se tem os "pods" para os Harpoon. Li num Jane's antigo 97/98 (ainda estavam de pedra e cal nas F.A. holandesas) que provávelmente perderia essa capacidade durante o CUP. Será verdade?
vão deixar de possuir capacidade de luta ASuW?

Saudações

Luis F. Silva
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Março 29, 2006, 01:26:04 am
A aplicação integral do programa CUP nas células P-3C permitirá a esta aeronave o emprego de armas como os mísseis ar-superfície AGM-65F "Maverick" (versão IIR), AGM-84D "Harpoon", AGM-84E SLAM ("Standoff-Land Attack Missile") e mesmo a possibilidade futura de disparo das versões AGM-84H/K, mais conhecidas por SLAM-ER ou "Standoff-Land Attack Missile - Expanded Response". Neste momento, tudo depende da tutela para se ficar a saber quão extensivo será o programa de modernização a aplicar nesta frota e se algum dia se pretenderá que o sistema de armas P-3 Orion nacional opere outro tipo de armamento para além dos habituais torpedos e minas.


Informação colhida pelo meu amigo p_shadow:
Citar
Aeronave P-3P - Data limite da célula

14801 - Mai 05
14802 - Jul 04
14803 - Jun 08
14804 - Nov 07
14805 - Mar 08
14806 - Abr 07


Neste momento operacionais encontram-se o "14803", "14804" e "14805", precisamente os Orion que mais vida útil possuem na célula. O "01" está desactivado no DGMFA em Alverca, o "02" encontra-se nas mesmas condições mas desta feita na Base Aérea do Montijo e o "06" é desde Maio do ano passado parte integrante do espólio do Museu do Ar, na Granja do Marquês (Sintra).
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 29, 2006, 02:23:51 am
Obrigado pela informação Charlie Jaguar.

Saudações

Luis F. Silva
Título:
Enviado por: Orion em Abril 07, 2006, 11:25:07 pm
Olá a todos, esta é a minha primeira vez no forumdefesa por isso sejam meiguinhos...

O meu irmao e actualmente 2º mecanico de voo na esquadra 601, ou seja no p-3 e por isso as minhas fontes sao das melhores. ele disse-me k neste momento os p-3 vindos da holanda estao "arrumados a um canto" nos hangares do montijo uma vez k o pessoal portugues nao "sabe" trabalhar com os novos sistemas. estao todos a espera de um curso k eventualmente irao tirar, enquanto tb ainda n se sabe kual o sistema a ser instalado, se o cup ou o fitts. ele keixa-se de incompetencia no caso por varias razoes:
- pelo menos um dos novos p-3 tem mais "kilometros" no motor k alguns dos p-3p embora esteja melhor de estrutura
-o sistema a ser montado já devia estar pre-definido antes dos avioes chegarem
-os cursos deviam ter sido tirados antes do aviao chegar, como fizeram com os eh-101

apesar de tudo ele acha k se devem ter os novos p-3 rapidamente prontos uma vez k os antigos estao muito mal (por exemplo, sei k na semana passada um dos avioes ia efectuar uma missao e apos descolar teve de aterrar de imediato por causa de uma fuga de oleo, apesar dos avisos do mecanico aquando do pre-flight).
assim k ele mas enviar postarei aki umas fotos do exterior e do interior dos velhinhos e dos novos p-3 da fap para uma comparaçao.
apesar de desanimado pk vai deixar de poder voar (os novos nao levam 2º mecanico) ele diz k os novos p-3 por dentro sao um luxo, enfim veremos no k vai dar...
Título:
Enviado por: Luso em Abril 07, 2006, 11:32:11 pm
Seja bem aparecido, ó grande caçador! :G-beer2:

... e atenção ao essiéméssês... :wink:
Título:
Enviado por: Orion em Abril 08, 2006, 12:21:07 am
vou passar a moderar o meu essiéméssês. quando falar com ele e tiver mais informaçoes que possam ser uteis, eu partilho...
Título:
Enviado por: Orion em Abril 10, 2006, 06:48:42 pm
dos 5 p-3c adquiridos, os dois que estao no montijo têm o sistema cup, os outro 3 que estao nas ogma ainda estao em decisao entre o cup e o fitts...

como prometido aqui vao umas fotos dos nosso p-3 antigos e novos:
(desculpem a qualidade mas foi com o telemovel)

em pleno voo sobre a quinta do conde
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.tinypic.com%2Fv4rscj.jpg&hash=2b607defdd871557635a289d0ee4fccf)

espectaculo
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.tinypic.com%2Fv4ruk5.jpg&hash=585864d509eaba94cfa19b0fe6be2ed3)

3 alinhados
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.tinypic.com%2Fv4rvns.jpg&hash=e9c73c7f7d10aa55d085649e9d102c41)

p-3c acabadinho de chegar ainda com o nº de cauda holandes
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.tinypic.com%2Fv4rx4m.jpg&hash=e89cfee0ddba2ff469411093e55912a8)

p-3p
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.tinypic.com%2Fv4rxg3.jpg&hash=dc0ca229cbaf8e1a3df4387b00458661)

p-3c visto de frente
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.tinypic.com%2Fv4rxmq.jpg&hash=2a539efce1a39d9c721d9c4f22ed1697)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Abril 11, 2006, 12:01:49 pm
Obrigado pelas fotos, muito bom!
Título:
Enviado por: ricardonunes em Dezembro 05, 2006, 07:44:08 pm
Um artigo que encontrei no jornal "O Sargento".

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg146.imageshack.us%2Fimg146%2F1300%2Fclipimage002vd0.gif&hash=dcac98852056f6b76f3e90bea6f6a318)

http://www.ans.pt/imagens/Sargento_63.pdf (http://www.ans.pt/imagens/Sargento_63.pdf)
Título:
Enviado por: Lightning em Dezembro 05, 2006, 07:57:04 pm
Também concordo, houve dinheiro para comprar os aviões mas para ensinar os mecanicos já não houve???
E agora exigem ou pressionam os homens para assinarem e assim a responsabilizarem-se se houver algum acidente ou alguma coisa mal feita!!! Sinceramente... :evil:

PS: Se fosse eu nem tocava nesses aviões, mas como eles são militares não sei se se podem recusar a cumprir ordens apesar de ser ordens que ponham em perigo aeronaves e tripulações.
Título:
Enviado por: Sintra em Dezembro 05, 2006, 09:32:58 pm
Mas os tipos drogam-se :shock:
Título:
Enviado por: Ricardo Pinheiro em Março 16, 2007, 12:56:34 pm
boa tarde a todos
é a minha primeira vez, espero não fazer nada de errado...

li esta notícia... alguem sabe mais alguma coisa?
 
Notícias / Regional
Base Aérea N.º 11: Esquadra 601 do Montijo para Beja  07:02 19-02-2007
 
Exclusivo

A Esquadra 601, que tripula os aviões P-3 Orion, vai ser transferida da Base do Montijo para Beja. Conhecida como “Lobos”, a esquadra tem cerca de 300 militares no seu efectivo.


A Esquadra 601, conhecida como “Lobos”, que tripulam os aviões P-3 Orion, e está sedeada na BA 6, no Montijo, vai ser transferida para a BA 11, em Beja.

Informações a que a Voz da Planície teve acesso a Esquadra 601, conhecida na Força Aérea como os “Lobos”, que opera os aviões P-3 Orion e é especialista em missões de Patrulhamento Marítimo e Luta Anti-Submarina, e tem como unidade operacional a Base Aérea N.º 6, no Montijo, vai ser transferida durante o corrente ano para Beja e para a Base Aérea N.º11.

Segundo apurou a nossa estação, na semana passada a BA 11 foi visitada por altas patentes militares da Força Aérea de Espanha, tendo o assunto sido abordado, como forma de dar conhecimento a “nuestros hermanos”, da importância que a unidade tem no sistema de defesa aérea de Portugal.

A Esquadra 601, tem no seu efectivo cerca de 300 militares, e como missões primárias, executar operações de patrulhamento marítimo e de detecção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície.

Como missões secundárias, os “Lobos”, executam operações de busca e salvamento e minagem, operando como já se referiu os aviões Lockheed P-3 Orion.

Segundo dados disponibilizados na página da Força Aérea Portuguesa, estas aeronaves tem uma tripulação composta por 12 militares, uma envergadura de 30,4 metros, um comprimento de 35,6 metros e uma altura de 10,3 metros.

O P-3, atinge uma velocidade máxima de 760 Km/ hora, uma autonomia de 16 horas e um alcance máximo de 9.000 quilómetros.

Este é o quarto modelo do Lockheed Orion e, é constituído por uma célula P-3B equipada com um moderno conjunto de sensores, computadores e outro equipamento táctico, que lhe conferem excelentes aptidões para a execução de operações de patrulhamento e detecção.
 
Com a chegada dos "Lobos", a Base Aérea N.º11 passa a dispôr de quatro esquadras: 101-"Roncos"- Epsilon, 103-"Caracóis"-Alpha-Jet e 552-"Zangões"-Aloutte III.
Dados a que a Voz da Planície teve acesso a transferência da Esquadra 601 para a BA11, com os seus cerca de 300 militares, vai fazer com que a maioria traga as suas famílias para Beja, que são mais de 800 pessoas, devendo ocupar as casas vagas no Bairro da Força Aérea.

Teixeira Correia
Título:
Enviado por: Lightning em Março 16, 2007, 02:56:55 pm
Sei que é verdade.
Título:
Enviado por: typhonman em Março 16, 2007, 11:13:54 pm
Segundo apurou a nossa estação, na semana passada a BA 11 foi visitada por altas patentes militares da Força Aérea de Espanha, tendo o assunto sido abordado, como forma de dar conhecimento a “nuestros hermanos”, da importância que a unidade tem no sistema de defesa aérea de Portugal.

Alguem me explique esta anedota.
Título:
Enviado por: Lightning em Março 16, 2007, 11:36:21 pm
Devem ser os jornalistas que julgam que os P-3 são AWACS ou algo assim... :lol:
Título:
Enviado por: Ricardo Pinheiro em Março 19, 2007, 11:05:25 pm
obrigado pela sua resposta caro Lightning

já agora pode confirmar se o calendário é o mesmo segundo notícia da mesma fonte?

 


2007-03-19 07:00
Força Aérea: Comemorações do 55º Aniversário


Exclusivo

A Força Aérea Portuguesa vai promover em Beja as cerimónias do 55º aniversário. 30 de Junho e 1 de Julho são dois principais dias das comemorações.



A rotunda Norte de acesso a Beja (na foto), na intercepção das estradas que liga a cidade à Base Aérea, a Lisboa e a Serpa, vai receber uma peça de arte de homenagem ao ramo aeronáutico, iniciativa englobada nas comemorações do 55º aniversário da Força Aérea, que tem Beja e a BA 11, como os principais pólos das celebrações.

A notícia do levantamento de uma peça de arte naquele local, foi confirmada por fonte ligada à Câmara Municipal de Beja, que acrescentou desconhecer o que irá “nascer” na rotunda, justificando que o mesmo visa perpetuar a ligação de Beja, à Base Aérea N.º 11 e à Força Aérea Portuguesa, cimentada numa ligação que nasceu em 21 de Outubro de 1964, data em que a unidade foi criada pela Portaria N.º 20.856.

A Força Aérea Portuguesa escolheu Beja para centrar as diversas iniciativas que estão agendadas no âmbito do 55º aniversário do ramo.

No dia 30 de Junho, sábado, as cerimónias estão centradas no interior da Ba11, enquanto que no domingo, 1 de Julho, “Dia da Força Aérea”, a cidade de Beja será o cenário das diversas actividades, com destaque para a inauguração da peça de arte na rotunda Norte de Beja.

Apesar do programa oficial não ter sido ainda divulgado pelo Gabinete de Relações da Força Aérea, a Voz da Planície sabe que as bases portuguesas vão estar de portas abertas, podendo ser visitadas por todos aqueles que queiram ver como funcionam aquelas infraestruturas.

Recorde-se que a BA 11 tem três esquadras de voo: 101-“Roncos”, que recebe os aviões de instrução Epsilon, 103-“Caracóis”, com os aviões de combate Alpha-Jet e a 552-“ZAngões, com os helicópteros Aloutte III e, irá receber no inicio do segundo semestre a 601-“Lobos”, esquadra que alberga os aviões Lockheed P-3 Orion.

Teixeira Correia



--------------------------------------------------------------------------------
Título:
Enviado por: Lightning em Março 20, 2007, 05:10:45 pm
Eu datas não confio nelas :lol: , o P-3 antes também teve para ir para Ovar meia duzia de vezes com data e tudo, só acredito mesmo quando eles baterem com as rodas em Beja.
Título:
Enviado por: vimapi30 em Abril 24, 2007, 06:53:46 pm
Antes de mais boa tarde a todos ; esta é a minha estreia neste forum .
Não sei se será importante , mas , hoje quando estava no dolce vita ovar passaram relativamente baixo dois p3-p em direcção a maceda .
Título: P3:Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Maio 20, 2007, 10:14:31 pm
Cumprimentos


espero não estar enganado, mas segundo me contaram a industria portuguesa, vai realizar uns trabalhos para P3C.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 18, 2007, 11:37:40 am
Despacho (extracto) n.o 11 970/2007

Considerando o despacho de 24 de Janeiro de 2007 do Ministro
da Defesa Nacional, que determina que seja retomado pela Direcção-
-Geral de Armamento e Equipamentos de Defesa (DGAED) o
procedimento por ajuste directo conducente à modernização das aeronaves P-3C Orion à Lockheed Martin, anteriormente autorizado pelo
despacho n.o 17-B/MEDNAM/2005;

Tendo em especial atenção a urgência requerida pela Força Aérea
Portuguesa para o Programa de Modernização das Aeronaves P-3C
Orion, atenta a sua missão;

Tendo presente a decisão ministerial que incumbiu a DGAED de
retomar o procedimento e, bem assim, as condicionantes e os aspectos
de segurança e defesa nacional que enformam o seu correcto acompanhamento,determino o seguinte:

1—É constituída uma equipa conjunta encarregue de assegurar
a boa gestão, coordenação e sustentação técnica, financeira e jurídica
do Programa de Modernização das Aeronaves P-3C Orion.
2—A equipa conjunta será coordenada pelo director-geral de
Armamento e Equipamentos de Defesa e será responsável pela condução
das negociações com a Lockheed Martin nos referidos aspectos
técnicos, financeiros e jurídicos, centralizará a gestão de toda a informação do Programa e efectuará as diligências necessárias ao regular
desenvolvimento do procedimento, inclusive a avaliação e o pedido
de pareceres ou informações a outras entidades.

3—O director-geral de Armamento e Equipamentos de Defesa,
em articulação com o presidente da comissão permanente de contrapartidas, assegurará a integração da informação referente às contrapartidas inerentes ao presente procedimento.

4—A equipa conjunta será responsável, outrossim, pela elaboração
de relatórios de progresso a submeter ao Ministro da Defesa Nacional
e pelo relatório final respeitante ao processo negocial entre as partes.

5—A equipa conjunta terá em atenção o estrito cumprimento
das normas relativas à segurança das matérias classificadas.

6—A equipa conjunta possui a seguinte constituição:

[...]

7—Tendo presente que a equipa conjunta é composta por representantes
de serviços e áreas funcionais distintas, poderá reunir apenas com parte dos seus membros face aos assuntos em análise, podendo ainda, face à especificidade dos assuntos, convocar outros elementos que integrarão temporariamente a equipa.

8—A equipa conjunta entra em exercício de funções no dia imediato
ao da data da assinatura do presente despacho e cessará as
mesmas no dia da assinatura do contrato ou por despacho do director-
geral de Armamento e Equipamentos de Defesa.

18 de Abril de 2007.—O Director-Geral, Carlos Alberto Viegas
Filipe, vice-almirante.

Fonte: http://dre.pt/pdf2sdip/2007/06/115000000/1678616786.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2007/06/115000000/1678616786.pdf)
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Setembro 07, 2007, 04:18:57 am
Citar
Ministério da Defesa e Lockheed firmam contrato

MANUEL CARLOS FREIRE    
 
O Ministério da Defesa assinou ontem em Lisboa, com o construtor aeronáutico norte-americano Lockheed Martin, o contrato de modernização dos aviões de patrulhamento marítimo P-3 Orion.

Fonte oficial afirmou ao DN que o contrato, envolvendo contrapartidas no valor total - que ascende a cerca de 100 milhões de euros - do programa de modernização dos P-3C, vem na sequência do processo de compra de cinco daqueles aviões à Holanda (em 2004, pelo então ex-ministro da Defesa Paulo Portas).

A Força Aérea só está a operar com dois P3-P (versão destinada a Portugal), uma vez que a desactualização dos equipamentos levou ao abate dos outros quatro aparelhos. Os adquiridos à Holanda são da versão C e estão na base aérea do Montijo desde o ano passado, sendo usados apenas para a manutenção e qualificação das tripulações (de 13 a 14 elementos cada).

Os programas de modernização envolvem equipamentos de guerra electrónica, anti-submarina e anti- -superfície, comando e controlo, vigilância, busca e salvamento ou reconhecimento. A sua conclusão está prevista para 2012, dotando a Força Aérea com aviões que passam a poder actuar também como sistemas de controlo e alerta prévio ar-ar.

Estes equipamentos e tecnologias, de última geração, vão permitir à Força Aérea utilizar os P-3 Orion por mais 20 a 30 anos, segundo fontes do ramo ouvidas recentemente pelo DN.

Os P-3 estão sedeada no Montijo desde a sua chegada a Portugal, em 1988. Mas, no quadro da reorganização da Força Aérea e tendo em conta o papel desses aviões na luta contra o terrorismo, a esquadra 601 vai ser transferida em breve para Beja. Recorde-se que esses aviões participam activamente na operação da NATO "Active Endeavour" (combate ao terrorismo), que envolve a vigilância marítima na área das regiões de voo de Lisboa e Santa Maria, Açores.

Os aviões P-3 Orion destinam-se à luta anti-submarina e contra navios de superfície. Podem lançar mísseis, torpedos, minas, foguetes ou bombas. Cumprem ainda missões de interesse público e segurança: combate à imigração ilegal ou ao tráfico de armas de destruição maciça, operações de busca e salvamento, controlo da poluição ou fiscalização das pescas.

Fonte (http://http)


Citar
dotando a Força Aérea com aviões que passam a poder actuar também como sistemas de controlo e alerta prévio ar-ar.


 :?:

Se alguém tiver pormenores sobre isto, faça o favor.
Título:
Enviado por: Mike23 em Setembro 07, 2007, 09:50:01 am
Talvez isto?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.defense-aerospace.com%2Fbase%2Futil%2F76572_1.jpg&hash=9552c4e814843df3c772f1af0f28763c)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Setembro 07, 2007, 10:19:29 am
Boas

Eu não conheço o projecto a fundo, mas pelo que tenho lido, e do que reparei pela noticia, Portugal prepara-se para ter um avião multifunções, ou seja, é bombardeiro e vigilancia ao mesmo tempo.

Cump.
Título:
Enviado por: Johnnie em Setembro 07, 2007, 11:24:55 am
Mas os P-3 C não estão já operacionais?  :?:
Título:
Enviado por: Sintra em Setembro 07, 2007, 05:01:26 pm
Não, estão paradinhos devido a problemas logisticos. Dai este contrato com a Lock Mart...
Quanto à possibilidade de ser instalado um radar de vigilância aérea e transformar os "C´s" em AEW, parece-me que se trata de uma miragem.
"Not gonna happen" (espero estar enganado)
Título:
Enviado por: Johnnie em Setembro 07, 2007, 05:53:35 pm
Mais uma novela á portuguesa  :evil:
Título:
Enviado por: tgcastilho em Setembro 07, 2007, 06:08:01 pm
Citação de: "Sintra"
Não, estão paradinhos devido a problemas logisticos. Dai este contrato com a Lock Mart...
Quanto à possibilidade de ser instalado um radar de vigilância aérea e transformar os "C´s" em AEW, parece-me que se trata de uma miragem.
"Not gonna happen" (espero estar enganado)



Então se não vão ter uma função de AEW o que significa " sistemas de controlo e alerta prévio ar-ar."???
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 07, 2007, 06:12:33 pm
Isso já ai foi escrito antes, os P-3C vão ficar com capacidade C4ISTAR, Comando e Controlo Aéreo, que ia deixar de ser uma aeronave MPA (aeronave de patrulhamento maritimo) para se tornar MMA (aeronave multi-missão), capacidade de ser armado com vários tipos de misseis, etc.

Mas também não acredito que se torne em um (AEW/ASW) isso ia dar muita confusão, mas com o aumento de capacidade de comunicações e talvez um radar com melhor performance os P-3 possam vir ter a capacidade de coordenar outras aeronaves.
Título:
Enviado por: Luso em Setembro 07, 2007, 08:34:31 pm
O que vale é que nós já temos experiência suficiente para já não acreditar em histórias. :mrgreen:
Título:
Enviado por: Sintra em Setembro 08, 2007, 12:27:30 am
Citação de: "tgcastilho"
Citação de: "Sintra"
Não, estão paradinhos devido a problemas logisticos. Dai este contrato com a Lock Mart...
Quanto à possibilidade de ser instalado um radar de vigilância aérea e transformar os "C´s" em AEW, parece-me que se trata de uma miragem.
"Not gonna happen" (espero estar enganado)


Então se não vão ter uma função de AEW o que significa " sistemas de controlo e alerta prévio ar-ar."???


 Significa que é uma frase que fica bem no jornal...
Título:
Enviado por: sivispacem em Setembro 09, 2007, 02:07:53 pm
Citação de: "Sintra"
Citação de: "tgcastilho"
Citação de: "Sintra"
Não, estão paradinhos devido a problemas logisticos. Dai este contrato com a Lock Mart...
Quanto à possibilidade de ser instalado um radar de vigilância aérea e transformar os "C´s" em AEW, parece-me que se trata de uma miragem.
"Not gonna happen" (espero estar enganado)


Então se não vão ter uma função de AEW o que significa " sistemas de controlo e alerta prévio ar-ar."???

 Significa que é uma frase que fica bem no jornal...


Não necessariamente... é claro que o P3 nunca fará competição directa ao AWACS ... quanto mais nao fosse pela altitude de cruzeiro que é capaz de atingir :)
Mas seguramente tem alguma capacidade de detecção a nível ar-ar... mais pormenores só quando soubermos que tipo de radar será instalado.... e se tera ou não link 16, como penso ser inevitável, etc,
 "...penso eu de que"...
Título:
Enviado por: typhonman em Setembro 09, 2007, 09:15:36 pm
C4 e capacidade pata disparar Maverick e HarpoonII, terá capacidade para colectar informação, electronica e comunicações. ELINT e COMINT.

Talvez esse controlo aéreo prévio, seja feito através de sistemas electrónicos, ou através de um "radome" que possa ser acoplado por cima ou por baixo da fuselagem. Penso que deviamos apostar numa plataforma dedicada, como o EMB145 AEW/C.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg210.imageshack.us%2Fimg210%2F2855%2F34119887xb7gm2.jpg&hash=26430b2c432f58dec4d1932f25c1099a)
Título:
Enviado por: E-migas em Setembro 10, 2007, 01:11:54 am
Citação de: "Typhonman"
C4 e capacidade pata disparar Maverick e HarpoonII, terá capacidade para colectar informação, electronica e comunicações. ELINT e COMINT.

Talvez esse controlo aéreo prévio, seja feito através de sistemas electrónicos, ou através de um "radome" que possa ser acoplado por cima ou por baixo da fuselagem. Penso que deviamos apostar numa plataforma dedicada, como o EMB145 AEW/C.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg210.imageshack.us%2Fimg210%2F2855%2F34119887xb7gm2.jpg&hash=26430b2c432f58dec4d1932f25c1099a)


Chiça, que parece um Camelo Geneticamente modificado.
Título:
Enviado por: Lightning em Setembro 10, 2007, 11:31:54 pm
Citação de: "E-migas"
Chiça, que parece um Camelo Geneticamente modificado.


Cuidado, ainda vem ai o Gualter e ataca a BA6 com os seus apoiantes mascarados porque os P-3 tem trangénicos... :lol:
Título:
Enviado por: antoninho em Setembro 17, 2007, 11:53:51 am
Não entendo essa modernização nos P3C, pois 2 já estariam com a modernização CUP, faltando os outros três serem levados a este padrão...

citação:

Ten Dutch P-3C-II½ Orions went through such a program (the Capability Upkeep Program) just before being sold to Germany and Portugal; these aircraft are known as P-3C CUP Orions. New systems include an ASQ-227 central computer, the APS-137B(V)5 radar, ASQ-78B acoustic processing system, ALR-66C(V)3 ESM system and SATCOM. Seven aircraft got the complete CUP (all of these are sold to Germany), the other three got a limited CUP mission suite but have provisions and wiring for all CUP systems

Aquilo que eu penso é que será feita a modernização a esse três aparelhos e a formação do pessoal técnico para esses sistemas assim como a logistica para todos os aparelhos, ou será que não??
Título:
Enviado por: Leonidas em Setembro 18, 2007, 02:50:55 am
Saudações guerreiras

Caro Antoninho, os 3 aviões que refere têm uma actualização mínima e estão preparados para incorporar o tal CUP na totalidade. Os que estão bons para uso normal foram aqueles que os alemães adquiriram (7 unidades).

Portugal adquiriu 5 P-3 á Holanda. O que vão acontecer aos outros 2? O Antoninho levanta uma dúvida muito interessante: Quantos aviões vão ser modernizados? Deixem-me adivinhar... Talvez seja dificil é não saber.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 18, 2007, 01:11:28 pm
Os outros dois, tal como os restantes P-3P (ex-P-3B RAAF) estão a esgotar o tempo útil da células de voo e como não vão ser modernizados, o que incluiria o reforço estrutural desses aviões contruídos em 1968, vão para a "sucata", aliás DGMFA em Alverca.

Ver também o início deste post.
Título:
Enviado por: Leonidas em Setembro 23, 2007, 11:05:26 pm
Saudações guerreiras

O PMarques está-se a referir aos dois que fazem o lote do cinco adquiridos aos holandeses?

Não quero dizer mais nada senão o que vou escrever, mas há algo que não bate certo nas notícias sobre as modernizações. Reparem nas datas que os artigos apontam para o terminus da modernização, mesmo partindo do princípio que irão ser modernisadas as cinco unidades? Não acham estranho levarem tanto tempo assim?

Cumprimentos
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 24, 2007, 12:03:29 am
Oi que confusão, falo dos 2 P-3P que ainda estão a voar...que obviamente não vale a pena modernizar, mas aparentemente estava a falar dos 2 P-3 C CUP :?
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Setembro 29, 2007, 09:58:14 pm
Faz todo o sentido recorrer à Lockheed Martin para a execução do Programa CUP+, depois do fabricante aeronáutico norte-americano ter sido escolhido em 2001 pela Marinha Real Holandesa para efectuar a modernização CUP nos P-3C.   :arrow: http://www.lockheedmartin.com/news/pres ... andsN.html (http://www.lockheedmartin.com/news/press_releases/2001/LockheedMartinWinsRoyalNetherlandsN.html)
Título:
Enviado por: Lancero em Janeiro 03, 2008, 07:15:09 pm
Citar
Thursday, Jan. 3 2008
Lockheed Martin Receives $141 Million Contract to Upgrade Portuguese Air Force P-3C Maritime Surveillance Aircraft

EAGAN, Minn., Jan 03, 2008 /PRNewswire via COMTEX/ -- The Portuguese Ministry of Defense has awarded Lockheed Martin (NYSE: LMT: 107.58, +2.23, +2.11%) a direct commercial sale contract valued at $141 million (euro 99.7 million) to upgrade the mission system avionics on five P-3C maritime surveillance aircraft.

Under the contract, Lockheed Martin will provide a full mission system upgrade for the Portuguese Air Force aircraft. Upgrades include electronic support measures, acoustics, communications, electro-optic and infrared systems, as well as new data management software and hardware, including controls, displays and mission computers. Systems design, development and integration work will be completed at Lockheed Martin's Eagan-based Tactical Systems line of business. After equipment installation and checkout at Lockheed Martin's Aircraft and Logistics Center in Greenville, SC, the first modernized Portuguese Air Force P-3C aircraft will be delivered in late 2009.

The P-3C is the primary maritime surveillance aircraft operated by the U.S. Navy and 15 international allies. Its roles include anti-submarine warfare; anti-surface warfare; over water or overland intelligence, surveillance and reconnaissance; and network centric warfare, such as command, control and communications. Additionally, the capabilities of the P-3C make it an ideal platform for a number of secondary missions, including search and rescue, drug interdiction, airborne early warning and electronic warfare.

"Portugal has a large area of maritime patrol responsibility that requires a multi-mission capable system to assist with economic zone protection, search and rescue, security issues and illegal immigration," said Vice Admiral Carlos Alberto Viegas Filipe, Portugal's national armaments director. "The modernization fielded under this contract will significantly enhance the Portuguese Air Force's ability to meet their multi-mission requirements, and is a key component in enabling them to continue performing this mission for the foreseeable future."

"Lockheed Martin is honored to have this opportunity and looks forward to delivering mission capable aircraft for a key NATO partner and long time P-3 operator," said Richard Udicious, vice president and general manager of Lockheed Martin's Tactical Systems line of business. "With over 90 percent of all active duty P-3's carrying our mission systems, we know the upgraded Portuguese P-3C aircraft will be capable of performing at a world-class level. Our upgrades provide enhanced capabilities that will allow the Portuguese Air Force to expand its roles in both humanitarian and military operations."

Headquartered in Bethesda, MD, Lockheed Martin employs more than 140,000 people worldwide and is principally engaged in the research, design, development, manufacture and integration and sustainment of advanced technology systems, products, and services.

For additional information, visit our web site: www.lockheedmartin.com (http://www.lockheedmartin.com)

SOURCE Lockheed Martin


Fonte (http://http)
Título:
Enviado por: Johnnie em Janeiro 03, 2008, 07:50:00 pm
Graças a Deus as OGMA não vão fazer o upgrade  c34x
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 03, 2008, 09:58:57 pm
Citação de: "Johnnie"
Graças a Deus as OGMA não vão fazer o upgrade  c34x
Título:
Enviado por: antoninho em Janeiro 03, 2008, 10:03:24 pm
As OGMA são um reflexo do que se passa no país, não é culpa das ditas a falta de pessoal técnico que se possa encarregar dos diversos programas....
Essa é a razão para que os poder politico esteja bem calado, acerca desta situação, um bom técnico leva muitos anos a ser credenciado para certos trabalhos especializados...pensam que é só a FAP a formar pilotos que depois se piram, olhem que não!!
Título:
Enviado por: Johnnie em Janeiro 03, 2008, 10:10:37 pm
Bem, nós queremos é os aviões modernizados em tempo útil e pelo que vejo nas OGMA isso é um bocado difícil acontecer  :roll:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 03, 2008, 10:20:12 pm
Citação de: "Johnnie"
Bem, nós queremos é os aviões modernizados em tempo útil e pelo que vejo nas OGMA isso é um bocado difícil acontecer  :roll:


Vou cometer uma inconfidência, já ouviste falar de subcontratações
Título:
Enviado por: antoninho em Janeiro 03, 2008, 10:23:25 pm
Só me admiro é de não tentarem que a firma holandesa que fez o Mlu aos F16 deles, não tenha sido contactada para resolver o  imbróglio dos nossos!!!
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 03, 2008, 10:25:49 pm
Citação de: "antoninho"
Só me admiro é de não tentarem que a firma holandesa que fez o Mlu aos F16 deles, não tenha sido contactada para resolver o  imbróglio dos nossos!!!


olha que alem dos americanos só estão envolvidos portugueses
Título:
Enviado por: antoninho em Janeiro 03, 2008, 10:29:57 pm
Pois...mas com tanta encomenda ultimamente do país das tulipas, seria mais uma, alem disso os holandeses fazem parte do programa MLU europeu ou não???
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 03, 2008, 11:08:51 pm
Citação de: "antoninho"
Pois...mas com tanta encomenda ultimamente do país das tulipas, seria mais uma, alem disso os holandeses fazem parte do programa MLU europeu ou não???


boas

se faz parte do MLU europeu para os P3 sinceramente não sei, mas pelas ultimas actualizações feitas em P3 orion, por outros países, nenhuma referiu Holanda como local de destino para actualzação, à sempre a possibilidade de se comprar alguns equipamentos, feitos por esse país, como é usual que aconteça, dois exemplos os SU para a india tem equipamento ocidental e os tucanos brasileiros tem equipamentos americano.

cump
Título:
Enviado por: antoninho em Janeiro 05, 2008, 09:01:22 pm
Caro Nelson, a conversa dos MLU nas OGMA são referentes ao programa dos F16, pois a minha questão era pedirem aos holandeses uma "ajuda" para esse berbicacho, a minha afirmação foi a dos holandeses fazerem parte desse programa MLU F16 na europa....quanto ao CUP aos P3 fizeram-no nos Estados-Unidos, ao contrário da FAP nos P3P, em que um foi nas oficinas do fabricante e os restantes nas OGMA nessa altura não houve bronca, pelo contrário as oficinas foram dadas como certificadas pelo fabricante para a Europa para os P3...
Título:
Enviado por: Sintra em Janeiro 05, 2008, 11:36:48 pm
Citação de: "antoninho"
Caro Nelson, a conversa dos MLU nas OGMA são referentes ao programa dos F16, pois a minha questão era pedirem aos holandeses uma "ajuda" para esse berbicacho, a minha afirmação foi a dos holandeses fazerem parte desse programa MLU F16 na europa....quanto ao CUP aos P3 fizeram-no nos Estados-Unidos, ao contrário da FAP nos P3P, em que um foi nas oficinas do fabricante e os restantes nas OGMA nessa altura não houve bronca, pelo contrário as oficinas foram dadas como certificadas pelo fabricante para a Europa para os P3...


 Se o contrato tivesse sido assinado com a Fokker Holandesa ou com a TUSAS Turca em vez das OGMA, estes imbróglios pura e simplesmente não tinham acontecido... É uma questão de experiência...
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 05, 2008, 11:47:13 pm
Boas

E essa experiência só se ganha fazendo, por isso é que se preferiu fazer os MLU dos F16 em Portugal. Quanto aos P3, espero que não haja problemas, mas fica ja cá um advertencia se não houver dinheiro, o programa vai ter os mesmos problemas que os F16, que os NPO que os PANDUR entre outros. Porque e isso tenho reparado, ninguem trabalha de borla e como o estado é mau pagador (90 dias depois de as coisas estarem prontas).

Cump.
Título:
Enviado por: Sintra em Janeiro 06, 2008, 12:21:01 am
Citação de: "nelson38899"
Boas

E essa experiência só se ganha fazendo, por isso é que se preferiu fazer os MLU dos F16 em Portugal. Quanto aos P3, espero que não haja problemas, mas fica ja cá um advertencia se não houver dinheiro, o programa vai ter os mesmos problemas que os F16, que os NPO que os PANDUR entre outros. Porque e isso tenho reparado, ninguem trabalha de borla e como o estado é mau pagador (90 dias depois de as coisas estarem prontas).

Cump.


 Pois, mas no caso do MLU e dos NPO, o problema está antes de mais na OGMA e nos ENVC...
 Mas, sim, se a ideia é termos uma industria aeronautica, esta lá terá de ganhar experiência de alguma forma.
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 07, 2008, 07:59:10 pm
Volta-se a falar no texto na capacidade AEW...
Título:
Enviado por: imaginário em Janeiro 07, 2008, 10:00:39 pm
Há uns anos falou-se na transformação de um dos P-3P em P-3AEW, idênticos aos que a DEA americana usa, ficava tipo AWACS, mas com a compra dos "novos" 5 Holanda essa ideia ficou em águas de bacalhau!
   Embora, ainda haja quem defenda que esse projecto deva avançar.
Título:
Enviado por: Johnnie em Janeiro 07, 2008, 10:30:01 pm
Penso que a operação dos P será cada vez mais dispendiosa, para não falar na revisão/upgrade/transformação que precisa para se tornar algo parecido com um AWACS.

Não será mais viavel comprar um Hawkeye?Alguem sabe os custos?
Título:
Enviado por: Get_It em Janeiro 07, 2008, 10:41:40 pm
Citação de: "Johnnie"
Penso que a operação dos P será cada vez mais dispendiosa, para não falar na revisão/upgrade/transformação que precisa para se tornar algo parecido com um AWACS.

Não será mais viavel comprar um Hawkeye?Alguem sabe os custos?

Logística, Logística, Logística. Será sempre mais barato operar um número de P-3 modificados do que uma nova frota de aeronaves para essa missão.

Percebo pouco de AEW e de AWACS, portanto vou presumir que a escolha pelos P-3 para esta missão deveria-se ao seu alcance. Pergunto se continua a existir a possibilidade de em vez do P-3 utilizar antes para essa missão aeronaves C-295 ou Falcon (novas, claro) modificadas.

Cumprimentos,
PS: A marinha paquistanesa encomendou nos finais de 2006 três P-3 equipados com sistemas Hawkeye 2000 AEW.
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 08, 2008, 12:08:56 pm
Penso que a capacidade AEW a ser comtemplada não irá "meter" no dorso dos P-3 a antena giratória AEW.. E isso a acontecer so se iria passar em 2 aeronaves no máximo, creio eu..Existem sistemas de detecção AEW sem possuirem o "radome" giratório?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 08, 2008, 12:24:48 pm
Citação de: "Typhonman"
Penso que a capacidade AEW a ser comtemplada não irá "meter" no dorso dos P-3 a antena giratória AEW.. E isso a acontecer so se iria passar em 2 aeronaves no máximo, creio eu..Existem sistemas de detecção AEW sem possuirem o "radome" giratório?


Boas

Esse tipo de antenas a não ser que o projecto mude, não irão ser instaladas. O avião exteriormente vai-se manter o mesmo.

Cump.
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 08, 2008, 01:29:01 pm
Aonde viu isso caro nelson?
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 08, 2008, 02:55:30 pm
Citação de: "Typhonman"
Aonde viu isso caro nelson?


De quem entrou no projecto.
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 08, 2008, 06:43:42 pm
Imaginario, aonde ouviu isso?
Título:
Enviado por: Luso em Janeiro 08, 2008, 06:48:01 pm
http://www.defenseindustrydaily.com/ (http://www.defenseindustrydaily.com/)

Upgrades Coming for 5 Portuguese P-3Cs
07-Jan-2008 15:08 |

Covering the Atlantic side of Europe out of the Azores, and sitting near the entrance to the Mediterranean Sea, Portugal has a lot of maritime territory to patrol. The FAP has received a number of upgraded P-3 Orion aircraft over the years, from the US P-3Bs that became P-3Ps via upgrades et. al., to a recent set of P-3Cs from The Netherlands. Maintaining their long range maritime patrol capabilities, and keeping the fleet at acceptable strength as aircraft are retired, is critical to Portugal's ability to watch those important sea lanes; the Orions will soon be supplemented by shorter-range CASA C-295 VIMARs.

Now Lockheed Martin announces that the Portuguese Ministry of Defense has awarded them a direct commercial sale contract valued at EUR 99.7 million (about $141 million) to upgrade the mission system avionics on the 5 ex-Netherlands P-3Cs. Under the contract, Lockheed Martin will provide a full mission system upgrade, including electronic support measures, acoustics, communications, electro-optic and infrared systems, as well as new data management software and hardware, including controls, displays and mission computers. Systems design, development and integration work will be completed at Lockheed Martin's Eagan-based Tactical Systems line of business, followed by equipment installation and checkout at Lockheed Martin's Aircraft and Logistics Center in Greenville, SC. The first modernized Portuguese Air Force P-3C aircraft is scheduled to be delivered in late 2009.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 08, 2008, 09:01:06 pm
Citação de: "Typhonman"
Imaginario, aonde ouviu isso?


Eu não lhe vou dizer, pois ja contei de mais. A lockeed é muito rigorosa nos contratos, que celebra e pede confidencialidade, mas não vou fazer pois posso estar a por em risco  empresas e pessoas em futuros contratos. Por isso espero que se contentem em ja saberem que vai haver mão de obra Portuguesa envolvida

Cump.
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 09, 2008, 08:06:06 pm
Eu estava a perguntar ao utilizador "Imaginario" aonde tinha ouvido a vontade da FAP de meter "radomes" nos P-3.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Janeiro 20, 2008, 11:32:23 pm
About one-quarter of the U.S. military’s P-3 Orion aircraft fleet have been grounded for inspections and repairs after the discovery of a structural fault, the U.S. Navy said Jan. 11.
The move affects 39 out of a fleet of 161 aircraft, spokesman Lt. Clay Doss said. The structural problem could cause cracks in the plane’s wings, according to the Pentagon.
"The analysis and corrective measures are going to take between 18 and 24 months per aircraft to complete," Doss said. "The intention is to bring them back to the fleet."
Defense manufacturer Lockheed Martin’s Orion maritime patrol aircraft first went into service for the U.S. Navy in 1962 and have been modified over the years, with the latest model built in 1990.
The land-based, turboprop aircraft is designed for long-range maritime patrols and anti-submarine operations.

http://www.defensenews.com/story.php?F= ... &C=america (http://www.defensenews.com/story.php?F=3302324&C=america)

não tem muito a ver com os nossos P3, mas quem sabe se os nossos não sofrem do mesmo

Cump.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Janeiro 21, 2008, 01:12:11 am
Citar
Defesa: 99,7 milhões para modernizar cinco P-3C Orion
Orion dá 147 milhões em contrapartidas
 
Os cinco P-3C Orion adquiridos por Portugal à Holanda vão substituir os seis P-3P (na foto) colocados na Base do Montijo  
A modernização das cinco aeronaves de vigilância marítima P-3C Orion adquiridas por Portugal à Holanda vai custar 99,7 milhões de euros. O Ministério da Defesa fechou o contrato no início deste mês com a empresa norte-americana Lockheed Martin, que como contrapartida irá apoiar empresas portuguesas no desenvolvimento dos subsistemas dos UAV (Veículos Aéreos não Tripulados). Projectos no valor de cerca de 147 milhões de euros.
   
Segundo um comunicado da Lockheed, o primeiro dos cinco aparelhos será entregue a Portugal em finais de 2009 e o programa de modernização envolve equipamentos de guerra electrónica, anti-submarina e anti-superfície. O objectivo é dotar as aeronaves de aviónicos (toda a electrónica a bordo dos aviões) e de sistemas de navegação actualizados e capacitá-las para operar tanto em terra como no mar, com comunicações seguras a qualquer distância, transmissão de imagem em tempo real e utilização de armamento inteligente.

Provenientes da Marinha holandesa, os cinco P-3C Orion irão substituir os seis P-3P colocados na Base do Montijo. Actualmente, segundo disse ao CM a Força Aérea, apenas dois estão operacionais.

O programa de contrapartidas deste contrato prevê projectos no valor de cerca de 147 milhões de euros, segundo avançou ao CM o Ministério da Defesa. A OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal – será uma das empresas envolvidas.

SAIBA MAIS

2006 foi o ano em que foi aprovado o actual regime jurídico das contrapartidas. O decreto-lei foi aprovado a 1 de Junho de 2006 em Conselho de Ministros.

3,1 mil milhões de euros era o valor de contrapartidas em investimento estrangeiro garantido por Portugal no âmbito do reequipamento das Forças Armadas, apurado em Maio de 2007.

CONCEITO

As contrapartidas são as compensações acordadas entre o Estado e um fornecedor de equipamentos de defesa e devem ser susceptíveis de contribuir para o desenvolvimento industrial da Economia. É esta a definição aprovada em Conselho de Ministros.

COMISSÃO

A Comissão Permanente de Contrapartidas tem por missão definir e implementar a política nacional em matéria de contrapartidas .

LOCKHEED MARTIN

Empresa norte-americana, sediada em Bethesda, que fabrica os P-3C Orion e emprega 140 mil pessoas.

NOTAS SOLTAS

MISSÕES

A gama de aeronaves P-3C, fabricada pela Lockheed Martin, é utilizada em missões de vigilância pela Marinha norte-americana e por mais 15 países aliados. Em Portugal, os seis aviões P-3P Orion têm por missão a vigilância do espaço aéreo, terrestre e marítimo.

‘AWAKS PORTUGUESES’

Os cinco Lockheed P-3P Orion, que serão modernizados, são tradicionalmente conhecidos como os ‘Awaks portugueses’. É a Esquadra 601 - ‘Lobos’ –, com cerca de 150 militares, que os utiliza.

FORÇA AÉREA

No site da Força Aérea há um link directo para vagas em regime de contrato. As previsões para 2008 apontam para 834 vagas para vários sectores, excepção feita para pilotos e navegadores. Desde Dezembro de 2007 que os interessados podem concorrer pela net.

LOCKHEED P-3C ORION

PESO – 27 900 kg

PROPULSÃO – 4 motores turbo-hélice ALLISON T-56-A-14 4900 cv

PERFORMANCES

Velocidade Máxima – 745 km/h

Alcance Bélico – 4400 km

Alcance – 9000km

Tecto Máximo – 8600km

Relação de Subida – 957m/min

Tripulação - 11

Combustível – 34 882 litros

ARMAMENTO

MÍSSEIS/BOMBAS

AGM-84 Harpoon

AGM-84E SLAM

AGM Maverick 9000 kg de bombas

Torpedos MK-46  
Ana Patrícia Dias


Fonte:  http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... l=90&p=200 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=274505&idselect=90&idCanal=90&p=200)
Título:
Enviado por: Luso em Janeiro 21, 2008, 10:06:25 am
Citar
Os cinco Lockheed P-3P Orion, que serão modernizados, são tradicionalmente conhecidos como os ‘Awaks portugueses’.


"Tradicionalmente"?
Quem é que descobriu essa tradição?
Espero que tenham sido o "jornalista".
Título:
Enviado por: Lancero em Janeiro 21, 2008, 11:21:54 am
Citação de: "Luso"
Citar
Os cinco Lockheed P-3P Orion, que serão modernizados, são tradicionalmente conhecidos como os ‘Awaks portugueses’.

"Tradicionalmente"?
Quem é que descobriu essa tradição?
Espero que tenham sido o "jornalista".

A jornalista  :arrow:  http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... &id=274549 (http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?idCanal=93&id=274549)
Título:
Enviado por: Luso em Janeiro 21, 2008, 11:46:18 am
Citar
SIM

Num País em que a cultura é vista como um parente pobre do Estado, em que falta apoios para projectos ligados à música, ao cinema e à literatura, convém perguntar se é prioritário investir tanto na Defesa. Não seria mais positivo aplicar parte dessa verba na educação artística? Ou estamos condenados à máxima: seguros mas incultos?!
Pedro Garcia Neves|Editor de Cultura


Esta é o argumento mais estúpido que já vi. A "educação artística" que ele fala é a que consiste em lavagens ao cérebro de modo a aceitar a "produção artística" subversiva e de péssima qualidade. O que certamente ajudará a manter um sem número de "artistas", de "editores de cultura" e dos partidos que apoiam esta fauna.
Este também deve ser "moderno". Como é possível um adulto ter esta linha de pensamento.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Janeiro 21, 2008, 01:02:52 pm
Citar
‘AWAKS PORTUGUESES’

Os cinco Lockheed P-3P Orion, que serão modernizados, são tradicionalmente conhecidos como os ‘Awaks portugueses’.

Credo, isto é com cada calinada que até dói. Modernizados serão os P-3C. :roll:

Ah, e é "AWACS", acrónimo de "Airborne Warning And Control System". Ai ui, que dores.  :mrgreen:
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 21, 2008, 05:16:58 pm
Jornalistas e "povo" ignorante, dos dois qual o pior?
Ainda a pouco estava na universidade a "postar" no FD e um colega meu exclamou" O que? Portugal gasta 309 milhoes em avioes!?! Para que, se nao estamos em guerra" Enfim... :roll:
Título:
Enviado por: pedro em Janeiro 21, 2008, 05:40:39 pm
é para que veja o que eu passo quando tento explicar a estas almas aqui na Holanda (almas= imigrantes portugueses na Holanda) por que que é importante umas forças armadas fortes. :roll:
Cumprimentos
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 21, 2008, 06:15:17 pm
Sinceramente é uma batalha perdida :roll:
Título:
Enviado por: Johnnie em Janeiro 22, 2008, 10:43:26 am
Bem o missil realmente é carote mas o preço tambem não será impeditivo no entanto...Pelo menos mandem vir dois ou três para criar escola, seria o bastante
Título:
Enviado por: typhonman em Janeiro 22, 2008, 03:27:19 pm
Sabemos que hoje em dia atacar alvos a distâncias seguras de SAM e AAA é um imperativo para todas as FA´S modernas.
Já que é dificil a gente ter aviões de 4º geração, temos de apostar nas munições inteligentes e os sub-sistemas a elas associados.
Os P-3C podem ser um "faz tudo" desde, comunicações,guerra electrónica,ELINT, luta anti-submarina,anti-superficie,ataques em profundidade,TASMO,minagem,comando e controlo,monotorização de campos de refugiados..
A minha unica duvida é se 5 aeronaves são suficientes para o espectro de missões que poderão vir a desempenhar.
Título:
Enviado por: Jorge Pereira em Fevereiro 06, 2008, 02:55:34 am
Citar
Aeronaves transferidas para Beja


A esquadra de aeronaves "Lockheed P-3P Orion" de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina começou a ser transferida da Base Aérea de Sintra para a de Beja.

Dois dos antigos "P3P", actualmente em operação, já foram transferidos, aguardando-se para breve a transferência de outras cinco aeronaves "P3P modelo C" modernizadas, e adquiridas recentemente à Marinha holandesa.

Por outro lado, a nova esquadra de 12 aeronaves "C-2-295 Casa", que vai substituir os antigos Aviocar "C-212-100", estacionados na base de Sintra, para missões de transporte aéreo, busca, salvamento e reconhecimento será deslocada para a Base Aérea do Montijo.

Dada a necessidade de formação de pilotos e tripulações, só três destas novas unidades "C-2-295" serão entregues à Força Aérea Portuguesa, numa primeira fase, mas permanecerão em Espanha até meados do ano, com esse objectivo.

O Estado-Maior da Força Aérea decidiu agrupar todas as esquadras com aeronaves dedicadas à busca e salvamento na Base Aérea do Montijo, nomeadamente a esquadra de helicópteros Merlin "EH-101".  

Fonte (http://http)

Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 06, 2008, 05:23:07 pm
Tem alguns erros mas pronto.

A esquadra 601 não vai sair da Base Aérea de Sintra mas sim da Base Aérea do Montijo.

Não existe "P-3P modelo C", o que existe é P-3 modelo P e P-3 modelo C, que são designanos P-3P e P-3C.

E também não existe C-2-295, (devia estar gago o senhor que disso isso), é C-295.

Fora isso está correcto.
Título:
Enviado por: Lancero em Fevereiro 06, 2008, 05:32:39 pm
Alguém deve ter telefonado para a Lusa  :lol:


Citar
Defesa: Aeronaves 'Orion P3P' de vigilância marítima transferidas do Montijo para Beja    

   Lisboa, 06 Fev (Lusa) - A esquadra 601 de aeronaves "Lockheed P-3P Orion"  de patrulhamento marítimo, guerra anti-superfície e anti-submarina começou  nos últimos dias a ser transferida da Base Aérea do Montijo para a de Beja,  disse à Lusa fonte da Força Aérea Portuguesa.  

     

   A fonte adiantou que dois dos antigos "P-3P", actualmente em operação,  já foram transferidos, aguardando-se para 2009 a transferência de outras  cinco aeronaves deste tipo modernizadas de um lote adquirido à Marinha holandesa.  

     

   Por outro lado, a nova esquadra de 12 aeronaves "EADS CASA C-295M",  que vai substituir os antigos Aviocar "C-212-100", estacionados na base  de Sintra, para missões de transporte aéreo, busca, salvamento e reconhecimento  será deslocada para a Base Aérea do Montijo.  

     

   Dada a necessidade de formação de pilotos e tripulações, só três destas  novas unidades "C-295M" serão entregues à Força Aérea Portuguesa numa primeira  fase, mas permanecerão em Espanha até meados do ano, com esse objectivo.  

     

   "A Base Aérea Nº 11 de Beja dispõe de espaço e infra-estruturas suficientes  para acolher a esquadra 601 e respectivas tripulações", disse à Lusa a fonte  da FAP.  

     

   A decisão de transferir as aeronaves "Orion P3P" foi explicada com o  facto desta esquadra efectuar cada vez mais voos no Mediterrâneo e zona  contígua do Atlântico, em missões viradas para a contenção das designadas  "novas ameaças" (emigração ilegal, terrorismo e tráfico de droga).  
Título:
Enviado por: Johnny em Junho 21, 2008, 06:05:37 pm
Uma dúvida... uma vez que pelo menos duas aeronaves P3C participaram no dia de Portugal isto significa que já estão operacionais certo???
Título:
Enviado por: nelson38899 em Junho 21, 2008, 06:59:29 pm
Isto significa que os aviões voam! Já em 2006 um P3c voou no Porto e pelo que sei ainda não estão operacionais. A não ser que esses dois ja tenham ido aos USA para sofrer as actualizações
Título:
Enviado por: raphael em Junho 23, 2008, 01:41:49 pm
Uma aeronave estar pronta a voar é uma coisa outra coisa é estar operacional para a missão. Neste momento ainda não está nenhuma das 05 aeronaves prontas, entenda-se a versão P-3 CUP+.
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 23, 2008, 06:36:32 pm
Citação de: "raphael"
Uma aeronave estar pronta a voar é uma coisa outra coisa é estar operacional para a missão. Neste momento ainda não está nenhuma das 05 aeronaves prontas, entenda-se a versão P-3 CUP+.


Mas todos os 5 P-3C estão na versão CUP+? Não eram só 2? E afinal já se sabe que upgrade vão fazer? É por os 3 que restam em CUP+ ou é um upgrade diferente para todos os 5?
Título:
Enviado por: raphael em Junho 23, 2008, 09:20:22 pm
Enviei-te PM. :twisted:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Junho 23, 2008, 10:16:47 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "raphael"
Uma aeronave estar pronta a voar é uma coisa outra coisa é estar operacional para a missão. Neste momento ainda não está nenhuma das 05 aeronaves prontas, entenda-se a versão P-3 CUP+.

Mas todos os 5 P-3C estão na versão CUP+? Não eram só 2? E afinal já se sabe que upgrade vão fazer? É por os 3 que restam em CUP+ ou é um upgrade diferente para todos os 5?


ver este site

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 42&start=0 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=242&start=0)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 14, 2009, 12:43:52 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.uploadimagens.com%2Fupload%2F32bd0fff022c0e7e3598c63770c915b7.jpg&hash=566e88ed7df5589f11fb9cf8281cf651) (http://http)
boas

este é o projecto inicial de contra partidas do P3C plus+. Aqui fica a sua informação:
http://www.defense-update.com/products/s/sky_spirit.htm (http://www.defense-update.com/products/s/sky_spirit.htm)
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Fevereiro 14, 2009, 01:08:34 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.uploadimagens.com%2Fupload%2F32bd0fff022c0e7e3598c63770c915b7.jpg&hash=566e88ed7df5589f11fb9cf8281cf651) (http://http)
boas

este é o projecto inicial de contra partidas do P3C plus+. Aqui fica a sua informação:

 :arrow: http://www.defense-update.com/products/s/sky_spirit.htm (http://www.defense-update.com/products/s/sky_spirit.htm)
Título:
Enviado por: Moisés Magalhães em Fevereiro 24, 2009, 10:01:26 pm
Gostaria de saber se a pintura dos P3C CUP+, será a mesma dos C-295M, e qual a data em que todos estarão em operação?

Mais ainda pergunto, apesar de estas, serem aeronaves de grandes dimensões e pelas caracteristicas de operacionalidade, faz sentido colocalas em Beja no interior, e porque não em Maceda?, como missão de patrulha marítima penso ser importante uma maior proximidade com o litoral não?

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 24, 2009, 10:20:43 pm
Citação de: "Moisés Magalhães"
Gostaria de saber se a pintura dos P3C CUP+, será a mesma dos C-295M


Não...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg5.imageshack.us%2Fimg5%2F5831%2Fimg0253ae3.jpg&hash=a1b53a1b3c32b1aa9a39ced42aae5cbf)

Fonte: http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f ... &start=420 (http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f=3&t=23&start=420)

Os P-3 têm uma grande autonomia e na perspectiva de controlo de rotas marítimas, nomeadamente a nível de tráfico de droga, emigração ilegal, etc., julgou-se preferivel ficarem a sul. Ovar também foi uma forte hipótese, mas ter uma base apenas com uma esquadra (e com todos os custos a nível de recursos humanos, i.e. mecânicos) não parecia razoável. De qualquer maneira penso que Ovar tem um "aspersor", ou conforme lhe quiserem chamar, de grandes dimensões e os Orion deslocam-se lá (ou deslocavam-se :mrgreen: de forma a minimizar a corrosão pela água salgada...
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 24, 2009, 10:21:58 pm
Citação de: "Moisés Magalhães"
Gostaria de saber se a pintura dos P3C CUP+, será a mesma dos C-295M, e qual a data em que todos estarão em operação?

Mais ainda pergunto, apesar de estas, serem aeronaves de grandes dimensões e pelas caracteristicas de operacionalidade, faz sentido colocalas em Beja no interior, e porque não em Maceda?, como missão de patrulha marítima penso ser importante uma maior proximidade com o litoral não?


Olá, Moisés  :wink:

Primeiro, a pintura dos P-3C CUP e dos C-295M são distintas, ainda que ambas em tons de cinza claro. Quanto à modernização para o padrão CUP Plus, espera-se que o primeiro Orion seja entregue no final deste ano à FAP e que o quinto e último esteja pronto em 2012.

Quanto à segunda questão há-que ver duas coisas distintas: primeiro, em termos de distância de voo para um P-3, o mar encontra-se a poucos minutos quer a Oeste (litoral alentejano), quer a Sul (Algarve); segundo, no grande contexto geográfico europeu, basta pegar num mapa para vermos que a BA11 é uma unidade colocada bem perto do litoral. A FAP apontou como principais razões para a transferência da Esq. 601 do Montijo para Beja a maior proximidade do Mediterrâneo e da área do Algarve (contrabando, tráfico, imigrantes ilegais, busca e salvamento no espaço marítimo compreendido entre Portugal e Madeira, etc).
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 24, 2009, 10:24:03 pm
Ó tareco, em vez de dizeres o mesmo do que eu c34x
Título:
Enviado por: Moisés Magalhães em Fevereiro 24, 2009, 10:38:39 pm
Obrigado aos dois....

Isto é que se chama grau de prontidão 0!
Um grande abraço,

Cumprimentos,
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 24, 2009, 11:03:18 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Ovar também foi uma forte hipótese, mas ter uma base apenas com uma esquadra (e com todos os custos a nível de recursos humanos, i.e. mecânicos) não parecia razoável.


O problema não era o numero de mecânicos, cada esquadra de voo (exepto as dos F-16) possui a sua propria esquadrilha de manutenção agregada e são inseparáveis, para onde vão os pilotos e aviões também vão os mecânicos, mas o resto tem razão, era problema de recursos humanos.

As unidades da Força Aérea estão (normalmente) divididas em Grupo Operacional (inclui as esquadras de voo e a esquadra de trafego aéreo) e o Grupo de Apoio (logistica, PA, secretarias, etc,) o que se passa é que o AM1 só possui a componente de apoio, mas mesmo assim é pequena comparada com uma Base Aérea (penso que é uma Esquadra de Apoio) e para se transformar numa Base Aérea teriam que ser aumentados para o nivel de Base Aérea, imaginemos que o AM1 possui 100 elementos e teriam que passar a ter 300 para poder receber uma esquadra de voo.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 24, 2009, 11:39:48 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Ó tareco, em vez de dizeres o mesmo do que eu c34x


Vero, vero, há "duche" no AM1 sim senhor.  c34x
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 25, 2009, 09:31:32 am
Citação de: "Moisés Magalhães"
qual a data em que todos estarão em operação?


Cumprimentos,


pelo que me disseram o primeiro p3 já se encontra nos estados unidos na lockeed martin para fazer o upgrade, os restante actualizações serão feitas em Portugal, por isso deve estar próxima a sua entrada ao serviço.
Título:
Enviado por: nelson38899 em Março 29, 2009, 10:53:47 pm
http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=11427 (http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?t=11427)
Título:
Enviado por: nelson38899 em Abril 03, 2009, 02:17:01 pm
ontem ao que parece os p3 andaram a voar por todas as bases, aqui fica o link de algumas imagens tiradas:
http://forum.apeapt.com/viewtopic.php?f ... start=1400 (http://forum.apeapt.com/viewtopic.php?f=3&t=53&start=1400)
Título:
Enviado por: Lancero em Abril 03, 2009, 02:44:12 pm
^^
Belas fotos
Título:
Enviado por: nelson38899 em Abril 10, 2009, 11:42:24 pm
boa noite

Visto o Mercurio pertencer à força aérea, eu gostava que me respondesse a esta dúvida.
À uns tempos atrás tive a falar com uma pessoa ligada à LM e ela disse-me que já se encontrava no P3 Português nos Estados Unidos para modernizar, no outro dia vieram me dizer que isso é mentira. Visto que o mercurio é da FAP, gostava de saber se está ou não um P3 nos Estados Unidos para ser modernizado?
Título:
Enviado por: Mercurio em Abril 11, 2009, 11:56:45 am
Quem disse que o Mercurio pertence à Força Aérea???

O Mercurio pode só estar bem informado sobre a Força Aérea ...
Título:
Enviado por: nelson38899 em Abril 11, 2009, 05:59:44 pm
Citação de: "Mercurio"
Quem disse que o Mercurio pertence à Força Aérea???

O Mercurio pode só estar bem informado sobre a Força Aérea ...


podia-me por favor responder á duvida dos p3.

obrigado
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 11, 2009, 08:47:16 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Mercurio"
Quem disse que o Mercurio pertence à Força Aérea???

O Mercurio pode só estar bem informado sobre a Força Aérea ...

podia-me por favor responder á duvida dos p3.

obrigado


Também já ouvi as duas coisas, Nélson: que o CUP-CG "14810" ainda está em Beja e que o mesmo já se encontrava em Greenville, EUA, para modernização para o padrão CUP Plus.  :roll:
Título:
Enviado por: nelson38899 em Abril 15, 2009, 10:27:28 am
Citação de: "Charlie Jaguar"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Mercurio"
Quem disse que o Mercurio pertence à Força Aérea???

O Mercurio pode só estar bem informado sobre a Força Aérea ...

podia-me por favor responder á duvida dos p3.

obrigado

Também já ouvi as duas coisas, Nélson: que o CUP-CG "14810" ainda está em Beja e que o mesmo já se encontrava em Greenville, EUA, para modernização para o padrão CUP Plus.  :roll:


Confirma-se que se encontra um P3 em Greenville.

Cump.
Título: P3
Enviado por: lobomau em Abril 25, 2009, 05:11:28 pm
não sei quem são os vossos informadores, mas uma coisa posso garantir. não está nenhum avião P3 nos estados unidos.
há pouco tempo poderam ver 5 aviões P3 no ar, faltando apenas o nº de cauda 14810 devido a manutenção.

espero que as duvidas tenham sido desfeitas...
Título:
Enviado por: Instrutor em Abril 27, 2009, 09:50:06 pm
Tão secreto que anda esta modernização deste aviao..... é assim tao secreto a sua tecnologia, bem sei que de fora ninguem da nada por ele, agora quando se entra nestes bichinhos e so se ve sensores, computadores entre outros brinquedos, posso afirmar que sao os avioes mais modernos da nossa FAP tirando quiçá os F-16.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 28, 2009, 10:52:58 am
Citação de: "Instrutor"
Tão secreto que anda esta modernização deste aviao..... é assim tao secreto a sua tecnologia, bem sei que de fora ninguem da nada por ele, agora quando se entra nestes bichinhos e so se ve sensores, computadores entre outros brinquedos, posso afirmar que sao os avioes mais modernos da nossa FAP tirando quiçá os F-16.


De acordo com o próprio fabricante Lockheed, o programa de modernização português CUP Plus será um, senão o mais abrangente e completo processo de modernização alguma vez efectuado num Orion. A nossa plataforma MPA terá capacidades superiores ao norueguês UIP e ao norte-americano AIP/BMUP.
Título: P3
Enviado por: lobomau em Abril 28, 2009, 05:12:36 pm
Mas fala-se de modernização, alguém por acaso sabe quais os equipamentos que vai levar? ouvi dizer que vai levar uns motores mais económicos, já agora quando é que vai o primeiro para os US?!!!
Título: Re: P3
Enviado por: typhonman em Abril 28, 2009, 08:32:00 pm
Citação de: "lobomau"
Mas fala-se de modernização, alguém por acaso sabe quais os equipamentos que vai levar? ouvi dizer que vai levar uns motores mais económicos, já agora quando é que vai o primeiro para os US?!!!


Talvez motores de 6 pás..Aonde ouviu isso ?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Julho 09, 2009, 06:40:23 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg36.imageshack.us%2Fimg36%2F3801%2Fp31b.jpg&hash=4c593ec9680ea55f3e7423c159093f6e)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg29.imageshack.us%2Fimg29%2F5572%2Fp32ien.jpg&hash=f61792d7af50789dca35a16294ad53c0)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg21.imageshack.us%2Fimg21%2F5121%2Fp33t.jpg&hash=0bddd636066ec2d74e59a28a887e856a)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg200.imageshack.us%2Fimg200%2F3114%2Fp34e.jpg&hash=70dbddec12751768ccd3916f261c5743)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg200.imageshack.us%2Fimg200%2F1407%2Fp35q.jpg&hash=1d271879f7b90b88f5683a08a7d9ad3f)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg32.imageshack.us%2Fimg32%2F1870%2Fp36d.jpg&hash=2639a768ea500aa4fac701901a0d3d25)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg34.imageshack.us%2Fimg34%2F8199%2Fp37.jpg&hash=0c7dbafa1792fb8f210acfdb19f1107b)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg140.imageshack.us%2Fimg140%2F2101%2Fp38.jpg&hash=5633d700bb67fa849b0e41c5457837b6)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 08, 2010, 01:05:15 am
Citar
Portugal picks Elta radar for upgraded P-3s
By Arie Egozi

Elta Systems has been awarded a $10 million contract by Lockheed Martin as part of an upgrade programme for the Portuguese air force's P-3C Orion maritime patrol aircraft.

The Portuguese defence ministry gave Lockheed a $141 million contract in 2008 to upgrade the mission system avionics on its five P-3Cs maritime surveillance aircraft.

Under its new award, Israel Aerospace Industries subsidiary Elta will deliver five EL/M-2022 A(V)3 radars before the end of this year.

Flightglobal's MiliCAS database details Portugal's P-3Cs as having been delivered between 1981 and 1984. The nation's air force also has one older P-model Orion in use, it says.
http://www.flightglobal.com/articles/2010/03/05/339006/portugal-picks-elta-radar-for-upgraded-p-3s.html
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: pchunter em Março 22, 2010, 10:02:26 pm
Citar
Força Aérea de Portugal na missão antipirataria da UE


Um avião Lockheed P-3 Orion da Força Aérea vai integrar, no próximo mês, a operação europeia de combate à pirataria marítima nos mares da Somália.
Segundo fontes militares ouvidas pelo DN, essa nova força nacional destacada (FND) no estrangeiro deverá operar a partir das ilhas Seychelles, uma das hipóteses estudadas para base de apoio do P-3.
A missão de patrulhamento marítimo deverá durar pelo menos três meses, envolvendo uma tripulação de quatro dezenas de militares (a exemplo do que sucede com as missões do Hércules C-130). Lembrando que Portugal liderou o combate à pirataria na Somália em 2009, quando a Marinha comandou a força naval da OTAN (SNMG1).

Fonte: Diário de Notícias de Portugal
Fonte: http://cavok.com.br/blog/?p=7957

Alguém sabe mais?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 24, 2010, 09:53:14 am
Citar
Modificações à frota. A versão “CUP+”
Como é do domínio público, a Lockheed-Martin firmou com Governo Português (MDN) um contrato para as modificações à frota de cinco P-3C para os
converter naquilo que é designado por versão “CUP+”, um contrato de 141 milhões de dólares americanos (99,7 milhões de euros ), que inclui a modificação às
aeronaves bem como a qualificação de tripulantes e técnicos.
O primeiro aparelho a ser modificado (nº14810) foi entregue em 22 de Junho de 2009 na unidade da Lockheed-Martin, em Greenville (EUA), estimando-se
o ser regresso a Portugal no final de Junho de 2010. A segunda aeronave (nº14809) iniciou a modificação em
Novembro de 2009, sendo estimado o seu regresso em Novembro de 2010. A modificação dos restantes
três aparelhos irá prosseguir até ao início de 2012, sendo a sua modificação realizada em Portugal, por subcontrato da Lockheed-Martin à OGMA.
http://walkarounds-ccadf.blogspot.com (http://walkarounds-ccadf.blogspot.com)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Julho 10, 2010, 10:57:39 pm
1st flight P-3C CUP+

Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Crypter em Julho 11, 2010, 08:22:49 pm
Especificamente que tipos de modificações foram feitas?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: raphael em Julho 11, 2010, 08:48:25 pm
em sentido lato...foi transformar em termos de hardware o analógico em digital...a tech tenho de procurar no powerpoint!
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Julho 19, 2010, 11:27:14 am
Citar
Gabinete do Ministro
Despacho n.º 11643/2010

Atenta a necessidade de oficializar o local onde se irão realizar os trabalhos de modificação das três últimas aeronaves P  -3C:

1 — Aprovo a minuta do aditamento n.º 2 ao contrato de modernização dos aviões P -3C, nos termos constantes do anexo ao presente despacho e que dele faz parte integrante;
2 — Delego, com faculdade de subdelegação, a sua assinatura no director -geral de Armamento e Infra -Estruturas de Defesa.
8 de Julho de 2010. — O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto Santos Silva.

Programa «Cup Plus» de modernização de cinco aeronaves P  -3C Orion da Força Aérea Portuguesa

Contrato para a modernização de cinco aeronaves Lockheed P -3C Orion
Aditamento n.º 2

Considerando que:
A) Em 21 de Dezembro de 2007, iniciou a sua vigência o contrato para a modernização de cinco aeronaves P  -3C Orion celebrado entre o Estado Português e a Lockheed Martin;
B) Desde o início da vigência do referido contrato as partes têm desenvolvido os seus melhores ofícios no sentido de assegurar o sucesso do programa de modernização;
C) Recentemente, a Lockheed Martin alcançou um acordo com a OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A., para que os trabalhos de modificação das três últimas aeronaves P -3C decorram nas instalações desta última empresa, em Alverca, Portugal;
D) Ambas as partes acordam que é no melhor interesse do programa a actualização de algumas das cláusulas do contrato, tendo em vista, nomeadamente, o acordo supracitado entre a Lockheed Martin e a OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A.;
E) Havendo, deste modo, a necessidade de introduzir ajustamentos ao contrato inicialmente celebrado, encontram -se verificados os pressupostos para a celebração do presente aditamento, que é o segundo;

Entre:
Estado Português, aqui representado pelo director nacional de Armamento, vice -almirante Carlos Alberto Viegas Filipe, que intervém ao abrigo da delegação de competências do Ministro da Defesa Nacional de Portugal, de..., adiante designado por Estado; e
Lockheed Martin Corporation, com sede em 6801 Rockledge Drive, Bethesda, Maryland, 20817, United States of America, e outros escritórios em 3333 Pilot Knob Road, Eagan, Minnesota, 55121, United States of America, aqui representada por Maureen R. Mahowald, adiante designada por Lockheed Martin ou Fornecedor:

Em conjunto designados como «Partes», é celebrado o aditamento n.º 2 ao contrato para a modernização de cinco aeronaves P  -3C Orion (adiante designado contrato), com o conteúdo das cláusulas seguintes:

Cláusula 1.ª
Objecto

O n.º 2 da cláusula 1.ª é completado com a seguinte informação, relativa à designação específica das aeronaves. As cinco aeronaves que serão modernizadas são designadas do modo seguinte:

Sempre que se referir uma aeronave por um número, por exemplo aeronave 1, essa indicação refere -se à ordem por que será induzida. A modernização das aeronaves 1 e 2 realizar -se -á em Greenville, Carolina do Sul, EUA. A modernização das aeronaves 3, 4 e 5, realizar -se -á em Alverca, Portugal.

Cláusula 2.ª
Garantia de bom e pontual cumprimento do fornecedor
Os n.os 1 e 2 da cláusula 8.ª são eliminados e substituídos integralmente pelos números seguintes:
1 — Sem prejuízo do que está estabelecido nos n.os 1, 2 e 3 ou no n.º 6 da cláusula 48.ª, consoante o caso, o fornecedor presta, em benefício do Estado e para garantia do bom e pontual cumprimento das suas obrigações, uma garantia bancária incondicional («Garantia de cumprimento») e exigível à primeira solicitação emitida por uma instituição de crédito aprovada pelo Estado, com notação de risco de longo prazo no momento da assinatura do presente contrato não inferior a Aa2 (Moody’s Investors Service) ou AA - (Standard & Poor’s), no valor de 4  % do preço global do contrato constante do n.º 1 da cláusula 9.ª, cuja minuta constitui o anexo II, apêndice A.
2 — A redução do preço global do contrato previsto no n.º 1 da cláusula 9.ª e o pagamento de bens e serviços a mais implicam, respectivamente, a redução e o acréscimo proporcional do valor da garantia de cumprimento, por forma
a que a mesma corresponda, consoante os casos, a 4  % do preço global do contrato constante do n.º 1 da cláusula 9.ª reduzido ou acrescido e deduzido dos montantes correspondentes à redução parcial do montante garantido em
função do cumprimento, nos termos dos n.os 10, 11 e 12.

Cláusula 3.ª
Localização dos trabalhos de modernização
Todas as referências às instalações do fornecedor em Greenville, Carolina do Sul, EUA, efectuadas no contrato em associação com as aeronaves, serão consideradas feitas, nas aeronaves 3 a 5, às instalações da OGMA, Indústria Aeronáutica de Portugal, S. A., em Alverca, Portugal.

Cláusula 4.ª
Vigência
O presente aditamento entra em vigor no dia seguinte à data da última assinatura.

Cláusula 5.ª
Norma de conflitos
O contrato para a modernização de cinco aeronaves P  -3C Orion, celebrado entre o Estado Português e a Lockheed Martin Corporation e vigente desde o dia 21 de Dezembro de 2007 mantém  -se plenamente em vigor, vinculando as partes em todas as suas cláusulas e disposições que não tenham sido alteradas pelo aditamento n.º 1 e pelo presente aditamento.

Cláusula 6.ª
Formalidades
1 — A minuta do presente aditamento foi aprovada por despacho de … de S. Ex.ª o Ministro da Defesa Nacional.
2 — Este aditamento foi elaborado em duplicado, sendo um exemplar para cada um dos outorgantes.
3 — O presente aditamento está inscrito em cinco folhas, todas rubricadas pelas partes com excepção da última por conter as assinaturas.

Data:...
Pelo Estado Português:
O Director Nacional de Armamento, Valm Carlos Alberto Viegas Filipe.

Data:...
Pela Lockheed Martin Corporation:
International Contract Manager, Maureen R. Mahowald.

http://dre.pt/pdf2sdip/2010/07/138000000/3862838629.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2010/07/138000000/3862838629.pdf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: pchunter em Julho 27, 2010, 02:38:10 pm
OGMA vai modernizar os 'P-3' da Força Aérea



Embraer anunciou início da construção de fábricas em Évora, onde será construído o futuro 'KC-390', para o mês de Novembro.
A OGMA vai assumir a responsabilidade pela modernização de três dos cinco aviões P-3C Orion da Força Aérea, após acordo com o fabricante Lockheed Martin (EUA), segundo um despacho publicado em Diário da República.
O contrato de modernização destes aviões de patrulhamento marítimo foi assinado em 2007 e previa que os trabalhos se realizassem nos EUA, o que ocorre com duas das aeronaves. O aditamento publicado segunda-feira no jornal oficial transfere para a fábrica da OGMA, em Alverca, a responsabilidade pela modernização dos restantes três P-3C Orion.
Este acordo da OGMA com a Lockheed Martin representa um novo negócio entre as duas empresas em matéria de aviões militares para a Força Aérea, depois do celebrado para a modernização dos caças F16, embora o ramo militar seja responsável - através das oficinas na base aérea de Monte Real - por parte importante desses trabalhos.
A OGMA, que ocupa um lugar central no cluster aeronáutico que Portugal quer desenvolver, é detida em parte pelo construtor brasileiro Embraer - que anunciou no fim-de-semana, no salão aeronáutico de Farnborough (Reino Unido), ter assinado o fornecimento de 28 aviões de transporte militar KC-390 à Força Aérea do Brasil.
Esse novo aparelho é visto pela Embraer como o sucessor dos aviões militares C-130 (de fabrico americano), face aos muitos problemas com o sucessor C-130J e aos atrasos na produção do europeu A400M. Recorde-se que muitos Hércules C-130 vão atingir o limite de vida útil esta década.
Portugal surge como um dos principais candidatos a participar na construção do KC-390, através das duas fábricas que a Embraer começa a construir em Évora a partir de Novembro. Em princípio, o acordo formal da entrada de Portugal nesse processo industrial deverá ser assinado em Lisboa, em Setembro, quando o ministro da Defesa brasileiro visitar Portugal.
Segundo disse o presidente da Embraer Europa, em Farnborough, as obras em Évora ficam concluídas no final de 2011 e a produção começa a partir de 2012. "A produção das fábricas estará em full power em 2013", precisou Luiz Fuchs, sobre um projecto de 150 milhões de euros e que criará 600 postos de trabalho altamente qualificados. "A Embraer está a cada ano mais envolvida com Portugal", frisou Fuchs.
O presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, congratulou-se com o início da construção das fábricas, pois são investimentos-âncora que podem atrair novos projectos aeronáuticos para o concelho. Com Lusa


http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1627481
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Agosto 05, 2010, 06:19:37 pm
Citar
OGMA Indústria Aeronáutica de Portugal SA will upgrade the last three of five Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa-FAP) Lockheed Martin P-3C Orion maritime surveillance aircraft  received from the Royal Netherlands Navy (RNLN) in 2006.

In December of 2007, The Portuguese MoD procurement agency DGAIED (Direcção-Geral de Armamento e Infra-Estruturas de Defesa) has contracted Lockheed Martin to convert three P-3C Update II.5 and two CUP CG (Coast Guard) aircraft to the CUP+ (Capability Upkeep Program) standard.

Delivery of the first upgraded aircraft now performing flight trials is scheduled to be held in August and the last in February of 2012. The delivery of the first aircraft was previously planned for March of 2010.

With the Força Aérea Portuguesa the upgraded fleet will replace the P-3P Orion aircraft operated by the 601 Squadron Lobos based at Beja air base Nº11.

http://poadu.wordpress.com/ (http://poadu.wordpress.com/)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Agosto 10, 2010, 02:38:21 pm
boa tarde

 Chegou a Portugal, o primeiro P3Cplus modernizado em Greenville (Lockheed Martin). Quem tiver tempo, máquina fotográfica e estiver perto da base de Beja, era favor tirar umas fotos!

Abraços
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Agosto 10, 2010, 09:55:20 pm
Citação de: "nelson38899"
boa tarde

 Chegou a Portugal, o primeiro P3Cplus modernizado em Greenville (Lockheed Martin). Quem tiver tempo, máquina fotográfica e estiver perto da base de Beja, era favor tirar umas fotos!

Abraços

Ele por fora deve tar na mesma :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Agosto 10, 2010, 10:32:25 pm
Tem 2 sensores de detecção de mísseis no cone que esconde o radar..
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Agosto 11, 2010, 03:23:16 pm
Citação de: "typhonman"
Tem 2 sensores de detecção de mísseis no cone que esconde o radar..

Ah RWR (Radar Warning Receiver), pois isso deve ter e vários espalhados pelo resto da fuselagem, os P-3P não tem disso.

http://en.wikipedia.org/wiki/Radar_warning_receiver (http://en.wikipedia.org/wiki/Radar_warning_receiver)

PS: Será que vamos continuar nos sistemas israelitas que equipam a maior parte das frotas portuguesas :?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: paraquedista em Agosto 11, 2010, 05:41:16 pm
No forum 9gs ja tem 2 fotos do P3C com MLU na viagem de regresso quando parou nas Lajes.

http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f ... &start=600 (http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f=3&t=23&start=600)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Agosto 12, 2010, 10:21:56 am
Boas
Podiam postar essas 2 fotos por favor?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Agosto 12, 2010, 10:23:50 am
Os nossos P3C modernizados poderam utilizar que armamentos ?
Desses armamentos a força aérea pretende adquirir algum?

Cumps
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Agosto 12, 2010, 03:00:55 pm
Citação de: "dc"
Boas
Podiam postar essas 2 fotos por favor?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fa.imageshack.us%2Fimg72%2F6733%2Fp31c.jpg&hash=14fdfd2847cf15a4f46d9d0db8b928dc)

fonte:
Shark_tt/forum9gs
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Agosto 13, 2010, 01:29:14 pm
Existe alguma foto de P3 nossos equipados com misseis Harpoon?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 13, 2010, 02:53:21 pm
Citação de: "dc"
Existe alguma foto de P3 nossos equipados com misseis Harpoon?

Como a FAP não tem Harpoon, só a Armada, não me parece...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: paraquedista em Agosto 13, 2010, 04:26:28 pm
A Forca Aerea comprou Harpoons a uns anos para os P-3  penso que apenas 5... poucos mas temos  :)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: LuisC em Agosto 13, 2010, 08:51:53 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Citação de: "dc"
Existe alguma foto de P3 nossos equipados com misseis Harpoon?

Como a FAP não tem Harpoon, só a Armada, não me parece...

Pelo menos nas exposições estáticas eles lá aparecem.

Caro Pereira Marques...a foto é sua: :)

Cumps.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 13, 2010, 09:52:33 pm
:mrgreen: ...mais uma "argoladazita" para o CV... :oops:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: raphael em Agosto 13, 2010, 11:29:48 pm
na foto não deixa de ser um "load trainer"....mas há qualquer coisa disso nos paióis em Beja sim!
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: pchunter em Agosto 14, 2010, 12:54:46 am
Bom Bom, era ver umas fotos do interior do bico. :G-beer2:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Agosto 27, 2010, 11:12:04 am
Citar
Hoje, 26 de Agosto de 2010 pelas 1800 locais chegou à Base Aérea nº11 em Beja a aeronave P3P ORION da Força Aérea Portuguesa que participou na operação ATALANTA da UE, de combate à pirataria no golfo de Aden e na Costa da Somália.

O Destacamento P3-P/Esqª 601, sob Comando Operacional do General CEMGFA, foi composto por um total de 41 militares e foi comandado pelo TCor PILAV Paulo Ropio. A aeronave operou a partir do Aeroporto Nacional de Vitória, na Ilha de Mahé (República das Seychelles) e da BA 188 no Djibouti e permaneceu em missão durante um período de quatro meses, realizando 40 missões, correspondendo a 320 horas de voo.

O General CEMGFA congratula-se com o modo como foi cumprida a missão do Destacamento P3-P/Esqª 601 e salienta o empenhamento e profissionalismo de todos quantos contribuíram para o seu sucesso.

A partir desta data e com a missão terminada, cessa a dependência deste Destacamento do General CEMGFA, regressando os militares ao seu Ramo de origem.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emgfa.pt%2Fuseruploads%2Fimages%2Fdsc_0007.jpg&hash=8e05ab44cffa468ce4ec07b97618aad9)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emgfa.pt%2Fuseruploads%2Fimages%2Fdsc_0083.jpg&hash=7d96738b9ed1b1d453a5b6bfcb0250a6)

http://www.emgfa.pt/pt/comunicados/2010-27 (http://www.emgfa.pt/pt/comunicados/2010-27)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emgfa.pt%2Fimages%2FFull_w4tv70j1c6fk.JPG&hash=6b0a888593532b77d6ca8131f386423e)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Agosto 27, 2010, 11:38:31 am
Grande foto

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi36.tinypic.com%2Ft06vig.jpg&hash=e8941a5314a2aa7bdc8a50f00db5bb56)

Se não me engano muito, deve ser das últimas missões deste P3. Agora o futuro pertence ao P3C!
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Setembro 01, 2010, 02:39:24 pm
OFF-Topic
Não sabia que os P-3 podiam levar misseis AIM-9 Sidewinder.
O missil está no ultimo suporte para armamento do avião.
http://avionique.free.fr/IMG/jpg/Lockhe ... on_035.jpg (http://avionique.free.fr/IMG/jpg/Lockheed_P-3_Orion_035.jpg)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Setembro 03, 2010, 03:49:50 pm
Boas
Seria possivel modernizar 1 ou 2 dos P3P da FAP para a versão P3 AEW&C ?
Se sim, seria viavel (em termos de relaçao preço/qualidade) essa modernização?
Tirei esta ideia depois um pesquisa sobre sistemas AEW&C.
Cumps
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Setembro 03, 2010, 03:56:17 pm
Tinha de se investir muito na modernização das células (i.e. fuselagem) dos P-3 P, uma vez que foram construídos em 1968 e são ex-P-3 B da RAAF.

Citar
Portuguese Air Force (1988)

Prior to the arrival of the Orions in 1988 the Portuguese Air Force did not have any maritime patrol aircraft in its inventory. Search and Rescue or coastal patrol missions were conducted with C-130 Hercules or CASA 212 Aviocars. The Portuguese government recognized the lack of a maritime patrol platform and ordered six former Royal Australian Air Force P-3B Orions from Lockheed in 1985. These aircraft were traded in by the RAAF when the latter purchased ten brand new P-3C Orions. Mid October 1985 the first two Orions were ferried from RAAF Edinburgh to Montijo AB in Portugal. Almost immediately these aircraft were taken in use for flight crew training. Lockheed instructors were responsible for the early training courses. In the meantime Lockheed at Burbank was modifying one of the P-3B Orions to a new standard to meet the Portuguese requirements. It was not before March 1986 that the current Orion-squadron was established and the first so-called P-3P Orion arrived at the squadron in August 1988. Only one of the six aircraft was modified by Lockheed. The other five were reworked at the Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA) facilities at Alverca AB in Portugal. Operational training of mission crews was supervised by Lockheed instructors and took one and a half year. In mid 1989 Esquadra 601 reached the operational status with the P-3P: Portugal was back in the maritime patrol business.

The Portuguese Air Force had the intention of performing a capabilities improvement program for its six P-3P aircraft, in addition to a 25 year extension program of the aircraft's service life. The program, designated LECIP (Life Extension and Capabilities Inprovement Program) was divided into two sub-programs: Life Extension and Mission Systems Update. Under the Life Extension program airframe structural components and systems identified as having potential for significant impact on future aircraft availability due to excessive time/cost to repair are likely to be replaced. Structural improvements would have included replacement of the wings and stabilizers along the lines of the RNZAF "Kestrel" project. OGMA and Lockheed Martin signed a Memorandum of Understanding in connection with LECIP on 29 March 2000, but early 2002 the plans for LECIP were frozen. In December 2003 Portugal negotiated the possible purchase of Dutch P-3C Orions as a replacement for LECIP but after a review of the options the Portuguese parliament approved LECIP in July 2004. However, shortly after this decision LECIP was terminated in favour of the purchase of five RNLN P-3C Orions. A Letter of Intent was signed with The Netherlands on 17 September 2004 and a final agreement was signed on 21 February 2005.

http://www.p3orion.nl/operators.html (http://www.p3orion.nl/operators.html)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Instrutor em Setembro 03, 2010, 03:57:42 pm
Citação de: "dc"
OFF-Topic
Não sabia que os P-3 podiam levar misseis AIM-9 Sidewinder.
O missil está no ultimo suporte para armamento do avião.
http://avionique.free.fr/IMG/jpg/Lockhe ... on_035.jpg (http://avionique.free.fr/IMG/jpg/Lockheed_P-3_Orion_035.jpg)

Sim pode, para alem deste missil de defesa proxima, pode levar harpoons, bombas burras, mavericks, JADMS, GBU, torpedos, minas e armamento nuclear.

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/P-3_Orion (http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/P-3_Orion)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 03, 2010, 04:02:46 pm
Citação de: "dc"
Boas
Seria possivel modernizar 1 ou 2 dos P3P da FAP para a versão P3 AEW&C ?
Se sim, seria viavel (em termos de relaçao preço/qualidade) essa modernização?
Tirei esta ideia depois um pesquisa sobre sistemas AEW&C.
Cumps

Não.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Setembro 03, 2010, 09:57:28 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "dc"
Boas
Seria possivel modernizar 1 ou 2 dos P3P da FAP para a versão P3 AEW&C ?
Se sim, seria viavel (em termos de relaçao preço/qualidade) essa modernização?
Tirei esta ideia depois um pesquisa sobre sistemas AEW&C.
Cumps

Não.

So há 1 P-3P, e dentro de breve vai parar..
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: paraquedista em Outubro 02, 2010, 08:08:57 pm
Citar
Ministro da Defesa Nacional preside à cerimónia de apresentação da aeronave P-3C CUP PLUS

06.10.2010 O Ministro da Defesa Nacional (MDN), Augusto Santos Silva, preside, no dia 6 de Outubro, a partir das 10h30, na Base Aérea de Beja, à cerimónia de apresentação da aeronave P- 3C CUP PLUS.

PROGRAMA

10H30 – Chegada do MDN à Base Aérea de Beja
11H00 – Início da Cerimónia:

- Chegada do MDN
- Prestação de Honras Militares pela Esquadra 601
- Apresentação da Aeronave pelo Comandante da Esquadra 601
- Alocução do General Chefe do Estado - Maior da Força Aérea
- Alocução do MDN
- Bênção da Aeronave
- Visita à Aeronave

12H00 – Fim da Cerimónia
12H05 – Ponto de Imprensa (junto à aeronave)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Instrutor em Outubro 02, 2010, 10:56:50 pm
Quantos P3C ja se encontram em Portugal prontos a realizar missões?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Outubro 02, 2010, 11:54:23 pm
Citação de: "Instrutor"
Quantos P3C ja se encontram em Portugal prontos a realizar missões?

Todos podem realizar missões, não podem é realizar "todas" as missões :wink: .
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Instrutor em Outubro 03, 2010, 12:02:09 am
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Instrutor"
Quantos P3C ja se encontram em Portugal prontos a realizar missões?

Todos podem realizar missões, não podem é realizar "todas" as missões :wink: .
:wink:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Outubro 06, 2010, 05:57:27 pm
Citar
O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, durante uma visita à Base Área de Beja, onde apresentou o novo avião, justificou o “vultuoso” investimento com a necessidade de executar missões de luta anti-submarina, patrulhamento marítimo, busca e salvamento, vigilância terrestre, controlo de tráfico de droga e redes de imigração clandestina.

Santos Silva fez ainda referência às missões que as forças armadas portuguesas executam no estrangeiro e que requerem a disponibilização de meios à altura das exigências que as intervenções impõem.

Em 2005, Portugal adquiriu à Marinha de Guerra Holandesa cinco aeronaves P3C, por 80 milhões de euros. Os restantes 120 milhões foram o preço a pagar pela sua modernização que transforma a frota dos P3C “numa das mais avançadas do mundo”, destaca um comunicado da FAP.

Ao comentar este encargo, Santos Silva, enquadrou-o nas restrições que o país está a suportar que classificou de “excepcionalmente fortes”. O processo de modernização da FAP não se restringe aos aviões P3C. Santos Silva lembrou o investimento de quase 500 milhões de euros que estão a ser aplicados na modernização dos F-16; na aquisição de 12 aviões C-295 (neste momento a FAP dispõe de 9 destas aeronaves) que vieram substituir os Aviocar e de 12 helicópteros EH 101. Também os aviões Hércules C-130 vão estar sujeitos a um processo de modernização e já se analisa a sua futura substituição.

Ao todo mais de 1500 milhões de euros vão ser investidos no programa de modernização da FAP. “ Pouco mais de um terço” deste montante será aplicado “até ao final de 2010” salientou o ministro da Defesa, para assinalar que o país está “ no tempo das ideias claras e das opções ao ritmo do possível”. Santos Silva acredita que este processo se traduza na “ dinamização da nossa economia” através da fabricação industrial de alguns dos novos equipamentos militares, destacando os P3C como “ um bom exemplo”. Das 5 aeronaves adquiridas à Holanda, duas foram modernizadas na Lockheed Martin e as restantes vão ser equipadas nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico com novas redes de informações, vigilância e reconhecimento, e dotados de sistemas para a guerra anti-submarina e anti-superfície.

O P3C alcança uma velocidade máxima de 750 quilómetros, e uma altitude próxima dos 10 mil metros. Tem uma autonomia de 12 horas e pode operar em condições de tempo adversas, de noite e de dia.
http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/governo-paga-200-milhoes-de-euros-por-cinco-avioes-em-segunda-mao-comprados-a-holanda_1459732
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Outubro 08, 2010, 04:24:48 pm
Boas

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.483&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.483&lang=pt)
No site da FAP na noticia estão uns videos um da sic um da rtp e um da propria fap e eu reparei que o avião tinha um AGM-65 Maverick numa das asas.
Eles puseram-no lá so pra dizer que pode ser utilizado pelos P-3 ou os pilotos vão ser treinados com aquele tipo de armamento?
No próprio site mencionam que O P3 vai no cumprir missões de ataque de precisão terrestre e apoio a forças anfibias.
Alguém sabe que armamentos novos pode o P-3 utilizar com a modernização?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Outubro 08, 2010, 10:27:54 pm
Citação de: "dc"
Boas

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.483&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.483&lang=pt)
No site da FAP na noticia estão uns videos um da sic um da rtp e um da propria fap e eu reparei que o avião tinha um AGM-65 Maverick numa das asas.
Eles puseram-no lá so pra dizer que pode ser utilizado pelos P-3 ou os pilotos vão ser treinados com aquele tipo de armamento?
No próprio site mencionam que O P3 vai no cumprir missões de ataque de precisão terrestre e apoio a forças anfibias.
Alguém sabe que armamentos novos pode o P-3 utilizar com a modernização?

Pode usar:

AGM-65 Maverick TV/Infravermelhos

AGM-84 Harpoon II

Bombas MK-83 Snakeye

Torpedos MK-46

e no futuro poderá usar o míssil SLAM/SLAM-ER, mas ainda não foi confirmada a sua compra.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: MERLIN em Outubro 09, 2010, 12:00:07 am
Alguem sabe quais as caracteristicas completas do standard CUP+ utulizado agora pela FAO?
Cumptos
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Outubro 11, 2010, 02:45:13 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Flh5.ggpht.com%2F_EG2LLkE63Fg%2FTLLtHkW4pFI%2FAAAAAAAAAuk%2FyiZDPHnNC1Y%2Fs640%2FFoto-19.jpg&hash=b8a453dae98bb69021b041e65a93bb18)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Flh4.ggpht.com%2F_EG2LLkE63Fg%2FTLLtFG7NzlI%2FAAAAAAAAAuI%2FIAV_NRjYPEk%2Fs640%2FFoto-02.jpg&hash=82fa9fc6c82518b6c9bce76a9e73c94f)

fonte:http://networkedblogs.com/8Yeom?ref=nf
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: armando30 em Outubro 11, 2010, 04:39:52 pm
a Austrália começou a usar os mesmos P-3 para lançar misseis "AGM-65 Maverick" para combate de superfície.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F07%2FAGM-65-Maverick-na-RIMPAC-2010-2.jpg&hash=14553d5465c839e9d7cf154d56d9d195)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F07%2FAGM-65-Maverick-na-RIMPAC-2010-1.jpg&hash=842b1ff63ab519dd6feb3062f826bf34)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.naval.com.br%2Fblog%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F07%2FAGM-65-Maverick-na-RIMPAC-2010-3.jpg&hash=dccb0eeeb73af4f5f539334994f8935b)

alguém sabe se Portugal também equacionou fazer o mesmo?


está aqui o Link:
http://www.naval.com.br/blog/2010/07/19/disparo-de-missil-agm-65-maverick-na-rimpac-2010/
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 11, 2010, 08:01:49 pm
:roll: Isso até já está respondido na presente página...

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg337.imageshack.us%2Fimg337%2F1286%2Fmaverickl.jpg&hash=349d49a6a9950912bf6478cf289a32c5)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Vicente de Lisboa em Outubro 12, 2010, 09:29:14 am
Oh P44, diz lá que eu não compro coisas bonitas para as nossas FAs  :wink:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: P44 em Outubro 12, 2010, 02:06:52 pm
augusto...augusto.... :mrgreen:


Portuguese Air Force Receives First Upgraded P-3C Orion
   
   
(Source: Forecast International; issued October 11, 2010)
 
 
   
   LISBON --- The Portuguese Air Force has taken delivery of the first of five upgraded P-3C Orions. The first two upgrades were performed by Lockheed Martin Tactical Systems under a EUR99 million contract awarded by the MoD's procurement agency (DGAED) in January 2008. The remaining three are being upgraded by the Portuguese General Offices of Aeronautical Material [OGMA]. All five should be delivered to the Air Force by 2012.

The five P-3C Orions were purchased from the Royal Netherlands Navy in February 2005 for EUR200 million. Of that total, EUR80 million was for the outright purchase, while the remaining EUR120 million was invested in their modernization.

They are to be used in the maritime surveillance role by the Esquadra 601 Maritime Patrol at Beja Air Base No. 11.

Their entry into service will allow Portugal to phase out its six aging P-3P aircraft purchased from the Australian Air Force in 1985 and brought into operation in 1988. However, only one of the new P-3Cs is expected to become operational prior to March 2011.

-ends-

http://www.defense-aerospace.com/articl ... orion.html (http://www.defense-aerospace.com/articles-view/release/3/118989/portugal-receives-first-upgraded-p_3c-orion.html)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Outubro 13, 2010, 02:41:38 pm
Boas
Não sei onde pôr esta noticia mas como tem a ver com o dia da apresentação do 1º P3C Cup fica aqui.
http://aeiou.expresso.pt/gastar-15-mil- ... za=f608827 (http://aeiou.expresso.pt/gastar-15-mil-milhoes-com-a-forca-aerea-vamos-bombardear-a-galiza=f608827)
Este jornalista até mete nojo nos seus comentários na noticia :snipersmile:
Depois ainda dizem-se patriotas só por verem jogos de futebol (que eu tambem vejo mas não é por causa disso que sou patriota, mas sim por amar Portugal)
Para não falar do titulo que é o mais estupido que há.
Se alguem tiver registade no site poderia ilucidar aqueles incultos?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Crypter em Outubro 13, 2010, 03:21:35 pm
Viva! Vão-me desculpar a ignorância, mas qual a utilidade dos P3? É que por exemplo, se é facil explicar ao "pobo" os milhões gastos num heli que salva vidas ( Eh-101), já talvez não seja tão facil explicar tanto milhão gasto num avião que 99% das pessoas não sabem para que serve!
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Outubro 13, 2010, 04:01:50 pm
Citação de: "Crypter"
Viva! Vão-me desculpar a ignorância, mas qual a utilidade dos P3? É que por exemplo, se é facil explicar ao "pobo" os milhões gastos num heli que salva vidas ( Eh-101), já talvez não seja tão facil explicar tanto milhão gasto num avião que 99% das pessoas não sabem para que serve!

O P3C tem como objectivo efectuar patrulhamento marítimo e terrestre das nossas costas e mar. Eu pelo menos quando não sei, tento pesquisar e informar-me sobre o assunto e não mandar bitaites.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: zawevo em Outubro 13, 2010, 04:07:33 pm
Caro Crypter:

O P-3 também serve para salvar vidas.

Patrulha marítima não é só andar à procura de submarinos. A vantagem deste aparelho é a sua autonomia. Pode andar a voar mais de 12 horas e isso cobre muito mar. Procurar um navio pesqueiro ou iate quando não se sabe bem onde ele está é uma das tarefas destas aeronaves, pois como já disse a autonomia é enorme os seus equipamentos permitem varrer áreas enormes. Depois é só mandar o Merlin fazer a recolha.

A busca de informações é uma tarefa enorme e sem fim. Tal como a polícia um governo, através dos serviços competentes, tem que saber o que se está a passar na sua área de influência sob pena de ser apanhado "com as calças nas mãos". Esta modernização permitiu que esta aeronave especializada em luta antisubmarina ganhasse outras valências como seja adquirir informações tanto no mar como em terra, ou mesmo lançar mísseis. Chama-se a isto um muplicador de forças, pois com as informações adquiridas podem guiar outras aeronaves para os pontos onde devem estar, ou activar outras forças de segurança para actuarem sabendo estas ao que vão.

Claro que não sou um perito, nem me interessa ser, e o que escrevi apenas é uma muito curta explicação das possibilidades do P-3. Haverá outras que são confidenciais e outras que desconheço.

Cumprimentos,

z
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: armando30 em Outubro 13, 2010, 05:14:35 pm
Citação de: "zawevo"
Caro Crypter:

O P-3 também serve para salvar vidas.

Patrulha marítima não é só andar à procura de submarinos. A vantagem deste aparelho é a sua autonomia. Pode andar a voar mais de 12 horas e isso cobre muito mar. Procurar um navio pesqueiro ou iate quando não se sabe bem onde ele está é uma das tarefas destas aeronaves, pois como já disse a autonomia é enorme os seus equipamentos permitem varrer áreas enormes. Depois é só mandar o Merlin fazer a recolha.

A busca de informações é uma tarefa enorme e sem fim. Tal como a polícia um governo, através dos serviços competentes, tem que saber o que se está a passar na sua área de influência sob pena de ser apanhado "com as calças nas mãos". Esta modernização permitiu que esta aeronave especializada em luta antisubmarina ganhasse outras valências como seja adquirir informações tanto no mar como em terra, ou mesmo lançar mísseis. Chama-se a isto um muplicador de forças, pois com as informações adquiridas podem guiar outras aeronaves para os pontos onde devem estar, ou activar outras forças de segurança para actuarem sabendo estas ao que vão.

Claro que não sou um perito, nem me interessa ser, e o que escrevi apenas é uma muito curta explicação das possibilidades do P-3. Haverá outras que são confidenciais e outras que desconheço.

Cumprimentos,

z

lembro-me de ouvir nos telejornais que os aviocar, na altura em que foram retirados do serviço e substituídos, podiam lançar salva-vidas aos náufragos. os p3 também podem fazer o mesmo? ou não foram equipados para isso?

NOTA: falo de salva-vidas pequenos, obviamente, tipo botes de borracha.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Crypter em Outubro 13, 2010, 07:38:55 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Crypter"
Viva! Vão-me desculpar a ignorância, mas qual a utilidade dos P3? É que por exemplo, se é facil explicar ao "pobo" os milhões gastos num heli que salva vidas ( Eh-101), já talvez não seja tão facil explicar tanto milhão gasto num avião que 99% das pessoas não sabem para que serve!

O P3C tem como objectivo efectuar patrulhamento marítimo e terrestre das nossas costas e mar. Eu pelo menos quando não sei, tento pesquisar e informar-me sobre o assunto e não mandar bitaites.

CAro Nelson! Não estava a mandar bitaites, até porque não faz parte do meu ser andar a mandar bocas indirectas! Eu de facto não sei (sabia) para que serve um avião como o P3, cujo nome tão sugestivo de "caça Submarinos" leva a que as pessoas como menos conhecimentos na área (mais uma vez, cerca de 99,5% da pop!) sejam levadas a pensar que o Governo gasta 1,5 mil MILHÕES de € para andar a brincar á caça de submarinos...

Desconhecia que também tinha a valência de SAR, daí a minha pergunta sincera, ao contrário do que o camarada Nelson pensou.

Já agora, obrigado pelo esclarecimento Zawevo, se calhar se informação desse tipo chegasse ao público geral, não haveria tanto impropério atirado aos ventos contra os gastos militares.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Outubro 13, 2010, 08:06:09 pm
Citação de: "armando30"
lembro-me de ouvir nos telejornais que os aviocar, na altura em que foram retirados do serviço e substituídos, podiam lançar salva-vidas aos náufragos. os p3 também podem fazer o mesmo? ou não foram equipados para isso?

NOTA: falo de salva-vidas pequenos, obviamente, tipo botes de borracha.

Sim pode, tal como o C-295M ou o C-130, não é necessária nenhuma tecnologia especial, basta ter uma aeronave com autonomia para chegar à zona, pois para lançar o chamado "kitt SAR" basta abrir a rampa (no caso do Aviocar, C-295M e C-130) ou uma porta da aeronave (o P-3 não tem rampa :mrgreen: ,

Mas existem vários tipos de Kitt SAR, vários tipos de salva-vidas, uns maiores outros mais pequenos, desse assunto já não tenho conhecimentos.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Outubro 13, 2010, 08:19:55 pm
Citação de: "Crypter"
Viva! Vão-me desculpar a ignorância, mas qual a utilidade dos P3? É que por exemplo, se é facil explicar ao "pobo" os milhões gastos num heli que salva vidas ( Eh-101), já talvez não seja tão facil explicar tanto milhão gasto num avião que 99% das pessoas não sabem para que serve!

Tal como já foi referido o P-3 pode efectuar diversas missões, umas de cariz puramente militar ou bélico, (estamos a falar de uma ramo das Forças Armadas, não é do INEM :mrgreen: .

Se formos ao site oficial da Força Aérea, e procurarmos as funções da Esquadra 601, que é a esquadra que opera o P-3 podemos encontrar:

Citar
Missões Primárias:

Executar operações de patrulhamento marítimo e de detecção, localização, seguimento e ataque a submarinos e meios de superfície.

Esta é a tal operação principal em tempo de guerra, pois tal como já referi nos estamos a referir a uma aeronave com capacidades bélicas.

Citar
Missões Secundárias:

Executar operações de busca e salvamento;
Executar operações de minagem.

Nas missões secundárias podemos encontrar uma missão muito importante mas não militar, pois para quem não tenha a noção Portugal tem uma responsabilidade de busca e salvamento muito grande.

Estas informações ainda são relativas ao P-3P (o antigo) mas o P-3C (o novo) vai poder fazer além destas ainda mais missões que o anterior não tinha capacidade (as tais C, D, etc  :mrgreen: ).

Depois de encontrar o navio há que o ajudar, pode ser simplesmente orienta-lo para um porto, pode o navio ter alguém ferido ou precisar de evacuar algum tripulante ou todos e então há que orientar outros navios para a zona afim de ajudar o navio em apuros, pode ser orientar um helicoptero SAR para a zona, etc

Se tivessemos só a costa continental é lógico que não precisariamos de aviões tipo P-3, é por essa razão que a Holanda vendeu-os todos, mas para quem tiver dois dedos de testa ao ver a imagem que coloquei, penso que percebe a necessidade de aviões tipo P-3, e só para concluir, o trafego maritimo entre o continente americano e o continente europeu é o mais intenso do mundo, por isso há mesmo muitos navios a passar pelas águas da nossa responsabilidade.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Outubro 13, 2010, 09:15:40 pm
Citação de: "Crypter"
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Crypter"
Viva! Vão-me desculpar a ignorância, mas qual a utilidade dos P3? É que por exemplo, se é facil explicar ao "pobo" os milhões gastos num heli que salva vidas ( Eh-101), já talvez não seja tão facil explicar tanto milhão gasto num avião que 99% das pessoas não sabem para que serve!

O P3C tem como objectivo efectuar patrulhamento marítimo e terrestre das nossas costas e mar. Eu pelo menos quando não sei, tento pesquisar e informar-me sobre o assunto e não mandar bitaites.

CAro Nelson! Não estava a mandar bitaites, até porque não faz parte do meu ser andar a mandar bocas indirectas! Eu de facto não sei (sabia) para que serve um avião como o P3, cujo nome tão sugestivo de "caça Submarinos" leva a que as pessoas como menos conhecimentos na área (mais uma vez, cerca de 99,5% da pop!) sejam levadas a pensar que o Governo gasta 1,5 mil MILHÕES de € para andar a brincar á caça de submarinos...

Desconhecia que também tinha a valência de SAR, daí a minha pergunta sincera, ao contrário do que o camarada Nelson pensou.

Já agora, obrigado pelo esclarecimento Zawevo, se calhar se informação desse tipo chegasse ao público geral, não haveria tanto impropério atirado aos ventos contra os gastos militares.

Peço desculpa mas os bitaites não eram direccionados para si, mas sim para a pessoa que escreveu o artigo.

 :oops:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 18, 2010, 10:51:25 pm
http://www.emfa.pt/www/conteudos/notici ... sirius.pdf (http://www.emfa.pt/www/conteudos/noticiasimprensa/p3ccup_sirius.pdf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Get_It em Janeiro 14, 2011, 11:54:09 pm
Esta notícia não está directamente ligada à FAP mas acho que vale a pena colocar aqui: P-3 Subhunters Using ASW Gear to Find Narco-Subs? (http://http)

Cumprimentos,
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 01, 2011, 02:07:05 pm
Operação Atalanta: última operação do velhinho P-3P.  :arrow: http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... staque.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/388_destaque.pdf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 01, 2011, 03:20:15 pm
Citação de: "Charlie Jaguar"
Operação Atalanta: última operação do velhinho P-3P.  :arrow: http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... staque.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/388_destaque.pdf)

Parece que a operação atlanta ira se repetir e desta vez com o novo P3C.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Desertas em Fevereiro 01, 2011, 03:25:05 pm
Citação de: "nelson38899"
Citação de: "Charlie Jaguar"
Operação Atalanta: última operação do velhinho P-3P.  :arrow: http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/cont ... staque.pdf (http://www.emfa.pt/www/po/maisalto/conteudos/388_destaque.pdf)

Parece que a operação atlanta ira se repetir e desta vez com o novo P3C.

Já há data prevista para a mesma ?

Um Abraço
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Carlos Barbosa em Março 04, 2011, 10:30:06 pm
Boas pessoal.
Estava a ler uma noticia da flightglobal em relação á modernização do nosso segundo P-3C, na qual o título é “Portugal poised to accept second upgraded P-3C Orion” … poised é ponderar, algo de confuso para mim, há alguma discordância ou arrependimento em relação á modernização dos P-3? Já que esse título no meu ver baralha um pouco as coisas.
(O meu inglês não é o melhor mas ainda dá para algumas traduções)
Link da noticia:
http://www.flightglobal.com/articles/20 ... -p-3c.html (http://www.flightglobal.com/articles/2011/03/04/353937/picture-portugal-poised-to-accept-second-upgraded-p-3c.html)
Sds
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Março 04, 2011, 10:50:15 pm
Já chegou cá...

Citação de: "Diogo Uva"
Boas Noites,

Citar
Fev, 2011

A segunda Aronave P3-Cup Plus chegou à Base Aérea Nº11 na passada segunda-feira, dia 21 de Fevereiro, após um voo sem escalas entre Greenville USA e Beja.


Suponho que seja o 14809, alguém tem fotografias?

Link da Notícia: http://www.lobos601.net/index.html (http://www.lobos601.net/index.html)

 :arrow: http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f ... &start=615 (http://www.forum9gs.net/viewtopic.php?f=3&t=23&start=615)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 05, 2011, 07:40:41 pm
Citar
The Portuguese air force should accept its second upgraded Lockheed Martin P-3C maritime patrol aircraft into operational use in March, following its arrival at Beja air base late last month.

Having been modified to the so-called CUP+ configuration at Lockheed's Greenville site in South Carolina, aircraft 14809's formal acceptance should coincide with the retirement of Portugal's last legacy P-3Ps. These are now flown by the air force's 601 Sqn.

Lockheed finished modernisation work on its first of two ex-Royal Netherlands Navy P-3Cs for Portugal last August, as part of a deal for five of the secondhand aircraft. The remaining three are being completed by OGMA in Alverca, with the $141 million upgrade project due to be complete by February 2012.

Key elements of the CUP+ modification include an Elta Systems EL/M-2022A multi-mission radar, an L-3 Wescam MX-15HDi high-definition electro-optical/infrared sensor and an upgraded central mission computer. The work also introduces an automatic ship identification system, plus new acoustics, communication and navigation equipment and a self-protection suite.

http://www.flightglobal.com/articles/2011/03/04/353937/picture-portugal-poised-to-accept-second-upgraded-p-3c.html
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 05, 2011, 08:05:45 pm
Ainda bem que já chegou, apesar de eu, pessoalmente, achar que esta foi uma má opção.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: sergio21699 em Março 05, 2011, 11:28:46 pm
Diz lá da tua justiça Jorge!!  :D
O que achas que devia ter sido feito?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 06, 2011, 12:07:50 am
Bem com a falta de pilotos (e de $$$), acho que o melhor a fazer era antes comprar UAV's, como o Mariner, que está especialmente preparado para vigilância marítima. É que para além de mais barato de comprar e manter, tem melhor capacidade de vigilância. E como hoje em dia, até um puto de 16 anos que jogue uns quantos simuladores de voo (como eu  :D ) consegue pilotar uma coisa dessas, seria bastante mais fácil treinar pilotos. Já para não falar nos menores riscos de perder alguém.
Mas esta é só a minha opinião.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 06, 2011, 04:39:39 pm
Citação de: "GI Jorge"
Bem com a falta de pilotos (e de $$$), acho que o melhor a fazer era antes comprar UAV's, como o Mariner, que está especialmente preparado para vigilância marítima. É que para além de mais barato de comprar e manter, tem melhor capacidade de vigilância. E como hoje em dia, até um puto de 16 anos que jogue uns quantos simuladores de voo (como eu  :mrgreen: .

Num caso particular, gostava se saber como é que se fazem missões de busca e salvamento com um UAV caso os naufragos caiam do barco ao mar ou estejam em botes salva-vidas muito pequenos, é que um naufrago no mar é dificil de ser detectado nos sensores, neste caso o P-3 e no C-295 tem observadores para visualmente detectar os naufragos.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 07, 2011, 02:12:24 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Bem com a falta de pilotos (e de $$$), acho que o melhor a fazer era antes comprar UAV's, como o Mariner, que está especialmente preparado para vigilância marítima. É que para além de mais barato de comprar e manter, tem melhor capacidade de vigilância. E como hoje em dia, até um puto de 16 anos que jogue uns quantos simuladores de voo (como eu  :mrgreen: .


Isso é que é confiança nas gerações futuras.  :mrgreen:

Citação de: "Lightning"
Num caso particular, gostava se saber como é que se fazem missões de busca e salvamento com um UAV caso os naufragos caiam do barco ao mar ou estejam em botes salva-vidas muito pequenos, é que um naufrago no mar é dificil de ser detectado nos sensores, neste caso o P-3 e no C-295 tem observadores para visualmente detectar os naufragos.

Os UAV têm capacidade de transporte, ou seja, podem também transportar bóias e etc. E acho que também têm uma câmara e sensores electro-opticos.
Ou seja, não se perde nada, até se ganha em capacidade.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Johnnie em Março 08, 2011, 11:25:40 am
Essa ideia dos UAV até parece interessante em teoria mas tenho duvidas da sua eficácia num ambiente de forte empastelamento.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 08, 2011, 11:55:24 am
Citação de: "Johnnie"
Essa ideia dos UAV até parece interessante em teoria mas tenho duvidas da sua eficácia num ambiente de forte empastelamento.

Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 08, 2011, 12:01:18 pm
Citação de: "GI Jorge"
Isso é que é confiança nas gerações futuras.  :mrgreen: , dá-lhes mais uns anos e já pode ser.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Johnnie em Março 08, 2011, 12:04:54 pm
Citação de: "GI Jorge"
Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.

Pois mas um piloto sempre pode trazer o P-3 de volta ao passo que no UAV perdes o contacto com o mesmo e tchau já era...

Penso que UAV são precisosos meios complementares de batalha nada mais que isso, a automação não chega ainda a esse ponto.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 08, 2011, 12:08:39 pm
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "GI Jorge"
Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.

Pois mas um piloto sempre pode trazer o P-3 de volta ao passo que no UAV perdes o contacto com o mesmo e tchau já era...

Penso que UAV são precisosos meios complementares de batalha nada mais que isso, a automação não chega ainda a esse ponto.

Também não é bem assim... OS UAV têm programadas certas ordem para essa eventualidade. Se o  contacto for perdido, o UAV regressa automaticamente à base.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 08, 2011, 12:17:49 pm
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "GI Jorge"
Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.

Pois mas um piloto sempre pode trazer o P-3 de volta ao passo que no UAV perdes o contacto com o mesmo e tchau já era...

Penso que UAV são precisosos meios complementares de batalha nada mais que isso, a automação não chega ainda a esse ponto.

Também não é bem assim... OS UAV têm programadas certas ordem para essa eventualidade. Se o  contacto for perdido, o UAV regressa automaticamente à base.

E o UAV como é que sabe onde é que fica a base se o GPS der o berro?

A minha opinião é que não devemos para já depender tanto das tecnologias, podem-me chamar retrogado, mas por alguma razão os navegadores da Força Aérea ainda tem formação em navegação aérea com o sextante, é que num ambiente de guerra electrónica, com contra-medidas a actuar de um lado e do outro, todo o que é electrónico mais tarde ou mais cedo deixa de funcionar como deve ser, mas os mapas e as estrelas continuam lá :mrgreen: .
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: sergio21699 em Março 08, 2011, 12:32:03 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "GI Jorge"
Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.

Pois mas um piloto sempre pode trazer o P-3 de volta ao passo que no UAV perdes o contacto com o mesmo e tchau já era...

Penso que UAV são precisosos meios complementares de batalha nada mais que isso, a automação não chega ainda a esse ponto.

Também não é bem assim... OS UAV têm programadas certas ordem para essa eventualidade. Se o  contacto for perdido, o UAV regressa automaticamente à base.

E o UAV como é que sabe onde é que fica a base se o GPS der o berro?

A minha opinião é que não devemos para já depender tanto das tecnologias, podem-me chamar retrogado, mas por alguma razão os navegadores da Força Aérea ainda tem formação em navegação aérea com o sextante, é que num ambiente de guerra electrónica, com contra-medidas a actuar de um lado e do outro, todo o que é electrónico mais tarde ou mais cedo deixa de funcionar como deve ser, mas os mapas e as estrelas continuam lá :mrgreen: )
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 08, 2011, 12:41:51 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "GI Jorge"
Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.

Pois mas um piloto sempre pode trazer o P-3 de volta ao passo que no UAV perdes o contacto com o mesmo e tchau já era...

Penso que UAV são precisosos meios complementares de batalha nada mais que isso, a automação não chega ainda a esse ponto.

Também não é bem assim... OS UAV têm programadas certas ordem para essa eventualidade. Se o  contacto for perdido, o UAV regressa automaticamente à base.

E o UAV como é que sabe onde é que fica a base se o GPS der o berro?

Pede indicações  :mrgreen: .[/quote]

 Mas se houver contra-medidas a actuar de todos os lados, também vão haver misseis anti-aereos. Além de que o GPS não deve ser afectado, penso eu de que.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 08, 2011, 01:19:14 pm
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "Johnnie"
Citação de: "GI Jorge"
Mas o empastelamento também iria afectar os sensores e radares do P3. E acho que os UAV devem estar protegidos contra o empastelamento, os americanos devem ter pensado nisso.

Pois mas um piloto sempre pode trazer o P-3 de volta ao passo que no UAV perdes o contacto com o mesmo e tchau já era...

Penso que UAV são precisosos meios complementares de batalha nada mais que isso, a automação não chega ainda a esse ponto.

Também não é bem assim... OS UAV têm programadas certas ordem para essa eventualidade. Se o  contacto for perdido, o UAV regressa automaticamente à base.

E o UAV como é que sabe onde é que fica a base se o GPS der o berro?

Pede indicações  :mrgreen: .

 Mas se houver contra-medidas a actuar de todos os lados, também vão haver misseis anti-aereos. Além de que o GPS não deve ser afectado, penso eu de que.[/quote]

Se os americas ficarem do nosso lado, o gps ira funcionar, caso contrario não.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Get_It em Março 08, 2011, 06:27:08 pm
Citação de: "GI Jorge"
Mas se houver contra-medidas a actuar de todos os lados, também vão haver misseis anti-aereos. Além de que o GPS não deve ser afectado, penso eu de que.
Ainda esta semana os norte-coreanos andaram a utilizar jammers para causar problemas nas bombas guiadas por GPS norte-americanas e sul-coreanas.

Seja como for existem alternativas ao GPS para o UAV saber por onde anda e para onde deve seguir em caso de avaria.

No futuro não veria grande problema em substituir o P-3 por um UAV desde que a ideia fosse complementar depois a patrulha marítima com outra aeronave (ala C-295MP). Aliás, devíamos aproveitar e começar/continuar a investir na indústria nacional para quando chegar à altura não irmos comprar equipamento ao estrangeiro. Mais uma vez: capacidade (cabeça e experiência) nacional não falta para um projecto deste tipo. Falta é quem chegue à frente para financiar o projecto.

Cumprimentos,
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Março 10, 2011, 09:01:07 pm
Isso não fazia sentido nenhum pois uma das missões do P3 é luta anti-submarina e para isso usa torpedos e que eu saiba não há UAVs com essa capacidade.No máximo os UAVs serviriam para complementar os P3 e C295 MPA.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 10, 2011, 09:50:26 pm
Citação de: "dc"
Isso não fazia sentido nenhum pois uma das missões do P3 é luta anti-submarina e para isso usa torpedos e que eu saiba não há UAVs com essa capacidade.No máximo os UAVs serviriam para complementar os P3 e C295 MPA.

Mas os UAV são capazes de transportar armas, por isso daqui a pouco tempo deverão poder transportar torpedos. Agora, até que ponto é que os P3 são capazes de detectar submarinos?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: sergio21699 em Março 10, 2011, 11:01:43 pm
Citação de: "GI Jorge"
Citação de: "dc"
Isso não fazia sentido nenhum pois uma das missões do P3 é luta anti-submarina e para isso usa torpedos e que eu saiba não há UAVs com essa capacidade.No máximo os UAVs serviriam para complementar os P3 e C295 MPA.

Mas os UAV são capazes de transportar armas, por isso daqui a pouco tempo deverão poder transportar torpedos. Agora, até que ponto é que os P3 são capazes de detectar submarinos?

Tendo em conta que foram desenhados para isso, alguma capacidade devem ter  :roll:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: overlord em Março 10, 2011, 11:17:00 pm
Falando pelos meus fracos conhecimentos mas o P3 é um avião caça submarinos, e para isso tem o sensor MAD
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 11, 2011, 12:04:25 am
Citação de: "GI Jorge"
Mas os UAV são capazes de transportar armas, por isso daqui a pouco tempo deverão poder transportar torpedos. Agora, até que ponto é que os P3 são capazes de detectar submarinos?

São mais capazes que qualquer UAV existente actualmente, além de possuir o MAD (detector de anomalias magnéticas), transporta e pode lançar ao mar um grande numero de sonoboias, que são uma especie de microfones subaquáticos para ouvir os submarinos e leva dois senhores (de um total de 10 ou 12) lá dentro que são operadores de acusticos cuja função é ouvir o que as sonoboias apanham.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 11, 2011, 04:40:57 pm
Acho que me expressei mal. Eu  sei que o P3 foi desenvolvido para isso, e sei que tem esses sensores e boias. O que eu quis dizer é: Será que ele é capaz de o fazer ainda?
Porque com os submarinos feitos de metal amagnético, o MAD já não deve funcionar muito bem. E com submarinos extremamente silenciosos, era preciso muita sorte para se ouvirem os ruídos através das bóias. E convém não esquecer que os UAV têm capacidade para as transportar e talvez mesmo de ter o sensor MAD. Claro, ainda faltam algumas coisas, mas não deverão demorar muito.
Eu sou um enorme fã desta tecnologia, e não tenho duvidas que falta muito pouco tempo até vermos Mariners em vez de P3. O que falta é que alguém se atreva a dar esse primeiro passo.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Março 11, 2011, 05:19:21 pm
Eu continuo a achar que mais vale ficarmos com os P3 em vez de ir já para uma tecnologia que actualmente não tem essas capacidades.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Março 11, 2011, 08:37:12 pm
Não se iludam.. O substituto do P-3C será o P-8A Poseidon...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Instrutor em Março 11, 2011, 09:48:39 pm
Em 2025 devem vir uns 5 ou 6 P8 Poseidon MLU em 2ª mão.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Março 11, 2011, 10:40:28 pm
Citação de: "Instrutor"
Em 2025 devem vir uns 5 ou 6 P8 Poseidon MLU em 2ª mão.

Porque em 2 mao ?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Instrutor em Março 11, 2011, 10:57:44 pm
Está na moda.....
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 12, 2011, 12:02:09 pm
Citação de: "GI Jorge"
Acho que me expressei mal. Eu  sei que o P3 foi desenvolvido para isso, e sei que tem esses sensores e boias. O que eu quis dizer é: Será que ele é capaz de o fazer ainda?
Porque com os submarinos feitos de metal amagnético, o MAD já não deve funcionar muito bem. E com submarinos extremamente silenciosos, era preciso muita sorte para se ouvirem os ruídos através das bóias. E convém não esquecer que os UAV têm capacidade para as transportar e talvez mesmo de ter o sensor MAD.

Você contradiz-se a si próprio, então se desconfia que a tecnologia do MAD e de sonoboias que o P-3C tem, não é capaz de detectar submarinos, porque é que a mesma tecnologia por estar num UAV já seria capaz?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 12, 2011, 12:07:44 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Acho que me expressei mal. Eu  sei que o P3 foi desenvolvido para isso, e sei que tem esses sensores e boias. O que eu quis dizer é: Será que ele é capaz de o fazer ainda?
Porque com os submarinos feitos de metal amagnético, o MAD já não deve funcionar muito bem. E com submarinos extremamente silenciosos, era preciso muita sorte para se ouvirem os ruídos através das bóias. E convém não esquecer que os UAV têm capacidade para as transportar e talvez mesmo de ter o sensor MAD.

Você contradiz-se a si próprio, então se desconfia que a tecnologia do MAD e de sonoboias que o P-3C tem, não é capaz de detectar submarinos, porque é que a mesma tecnologia por estar num UAV já seria capaz?

Só queria dizer que os UAV têm capacidade para transportar quase ou mesmo todos os sensores que o P3 usa. Mas isso não quer dizer que os UAV os condigam detectar - nunca disse isso.
Mas têm uma vantagem que me parece crucial: autonomia e tempo de voo, mesmo que só sirva para SAR.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 12, 2011, 12:12:34 pm
Há aqui uma coisa que devemos ter em conta, eu não sou contra os UAV, sei bem que serão o futuro da aviação, mas percebo que há  aqui foristas muito impacientes que esse futuro venha depressa e seja o presente, tem que perceber que no presente (hoje) não há UAV de patrulhamento maritimo que se possa comprar, e mesmo que haja algum protótipo ainda não consegue substituir completamente uma plataforma tripulada, essa tecnologia ainda está a ser desenvolvida.

Quando recentemente Portugal quis substituir os P-3P, só o poderia fazer por outra plataforma tripulada obrigatoriamente, e não se pode dar ao luxo de ficar 10 anos sem patrulhamento maritimo, talvez daqui a uns 20 anos (no futuro) os UAV de patrulhamento maritimo sejam uma realidade em Portugal, mas não o será hoje (no presente).
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 12, 2011, 12:20:16 pm
Citação de: "GI Jorge"
Só queria dizer que os UAV têm capacidade para transportar quase ou mesmo todos os sensores que o P3 usa. Mas isso não quer dizer que os UAV os condigam detectar - nunca disse isso.
Mas têm uma vantagem que me parece crucial: autonomia e tempo de voo, mesmo que só sirva para SAR.

Para Portugal isso não chega. Nós temos pouco dinheiro e não se vai comprar uma aeronave que só faz uma coisa, só servir para SAR é pouco, tem que fazer muitas mais coisas, para isso mantemos os P-3 que fazem SAR e mais tudo o resto que o UAV não faz.

Cá quando se compra uma aeronave ela tem que fazer pelo menos tudo o que o seu antecessor fazia ou mais, e tem que o fazer melhor.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 12, 2011, 07:13:22 pm
Citação de: "Lightning"
Citação de: "GI Jorge"
Só queria dizer que os UAV têm capacidade para transportar quase ou mesmo todos os sensores que o P3 usa. Mas isso não quer dizer que os UAV os condigam detectar - nunca disse isso.
Mas têm uma vantagem que me parece crucial: autonomia e tempo de voo, mesmo que só sirva para SAR.

Para Portugal isso não chega. Nós temos pouco dinheiro e não se vai comprar uma aeronave que só faz uma coisa, só servir para SAR é pouco, tem que fazer muitas mais coisas, para isso mantemos os P-3 que fazem SAR e mais tudo o resto que o UAV não faz.

Cá quando se compra uma aeronave ela tem que fazer pelo menos tudo o que o seu antecessor fazia ou mais, e tem que o fazer melhor.

Mais uma vez, acho que fui mal interpretado, ou não me expressei da melhor forma. Quis dizer que os UAV têm uma vantagem, que é a autonomia e tempo de voo superior. O que quis dizer é que mesmo que essa vantagem não signifique muito na função de vigilância, pode significar muito na função SAR.
E não acha que seria bom adquirir nem que fosse só uma parelha de Mariners, para adquirir alguma experiência com este tipo de aparelhos? E outra vantagem: a poupança de combustível,porque a hora de voo é mais barata, assim, as missões SAR seriam mais baratas e poderia poupar-se algum dinheiro, do magro orçamento.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: sergio21699 em Março 12, 2011, 07:40:45 pm
Mas esses UAV's podem lançar equipamento se sobrevivência numa missao SAR?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: GI Jorge em Março 12, 2011, 08:43:58 pm
Citação de: "sergio21699"
Mas esses UAV's podem lançar equipamento se sobrevivência numa missao SAR?

Sim, podem.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Get_It em Março 13, 2011, 12:13:17 am
Citação de: "Lightning"
Há aqui uma coisa que devemos ter em conta, eu não sou contra os UAV, sei bem que serão o futuro da aviação, mas percebo que há  aqui foristas muito impacientes que esse futuro venha depressa e seja o presente, tem que perceber que no presente (hoje) não há UAV de patrulhamento maritimo que se possa comprar, e mesmo que haja algum protótipo ainda não consegue substituir completamente uma plataforma tripulada, essa tecnologia ainda está a ser desenvolvida.
Não sei se estará a referir-se também a mim, mas é melhor eu expressar melhor o meu ponto de vista. Eu não estou impaciente que esse tal futuro venha depressa e seja o presente, sei muito bem que para desenvolver uma plataforma destas com as capacidades necessárias e devidamente testado como deve ser vai demorar mais uma década. A minha (semi-)preocupação é que essa década passe e nós simplesmente pegamos e vamos comprar material ao estrangeiro.

Na minha opinião um UAV de patrulha marítima para complementar um avião de luta anti-submarina seria uma excelente oportunidade para desenvolvermos uma plataforma destas nacional visto que não temos necessidade de um UAV para andar a bombardear bases terroristas. Um projecto destes seria bom para criar um UAV comum às necessidades dos três ramos que embora o motivo por detrás do seu desenvolvimento fosse duplicar meios para a patrulha marítima seria também utilizado para dar apoio às tropas no terreno (reconhecimento, observação, posto de comunicações, talvez até reconhecimento armado) e apoio durante a época dos incêndios ou na ocorrência de acidentes ou desastres naturais.

Já quanto a substituir inteiramente um P-3 por um UAV é algo difícil devido aos sensores utilizados, mas para uma nação tecnologicamente avançada e a quem não falte financiamento não acho impossível. Seria claro necessário software capaz de interpretar os dados dos sensores tão bem quanto uma pessoa (e isto está ainda décadas de distância) ou largura de banda suficiente e com boa qualidade para enviar de volta para uma base onde aí seria avaliada a informação e dadas ordens ao UAV.

Cumprimentos,
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 13, 2011, 09:28:40 pm
Citação de: "Get_It"
Não sei se estará a referir-se também a mim, mas é melhor eu expressar melhor o meu ponto de vista. Eu não estou impaciente que esse tal futuro venha depressa e seja o presente, sei muito bem que para desenvolver uma plataforma destas com as capacidades necessárias e devidamente testado como deve ser vai demorar mais uma década. A minha (semi-)preocupação é que essa década passe e nós simplesmente pegamos e vamos comprar material ao estrangeiro.

Na minha opinião um UAV de patrulha marítima para complementar um avião de luta anti-submarina seria uma excelente oportunidade para desenvolvermos uma plataforma destas nacional visto que não temos necessidade de um UAV para andar a bombardear bases terroristas. Um projecto destes seria bom para criar um UAV comum às necessidades dos três ramos que embora o motivo por detrás do seu desenvolvimento fosse duplicar meios para a patrulha marítima seria também utilizado para dar apoio às tropas no terreno (reconhecimento, observação, posto de comunicações, talvez até reconhecimento armado) e apoio durante a época dos incêndios ou na ocorrência de acidentes ou desastres naturais.

Já quanto a substituir inteiramente um P-3 por um UAV é algo difícil devido aos sensores utilizados, mas para uma nação tecnologicamente avançada e a quem não falte financiamento não acho impossível. Seria claro necessário software capaz de interpretar os dados dos sensores tão bem quanto uma pessoa (e isto está ainda décadas de distância) ou largura de banda suficiente e com boa qualidade para enviar de volta para uma base onde aí seria avaliada a informação e dadas ordens ao UAV.

Cumprimentos,

Do pouco que eu sei do assunto, a investigação em Portugal sobre UAVs está a ser feita  em várias institutições em conjunto, como por exemplo a Força Aérea, atravês do Centro de Investigação da Academia da Força Aérea em conjunto com várias universidades nacionais e internacionais e outras entidades ligadas à tecnologia e à aviação.
http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php ... ng=pt&op=2 (http://www.emfa.pt/www/po/afa/index.php?idmenu=012.025&lng=pt&op=2)

Se existirem outros projectos de UAV em Portugal que não sejam esses que eu indiquei, e que sejam mais complexos, agradecia que os indicassem pois desconheço-os, os que eu conheço é os da Força Aérea.

Dos projectos que parece existirem em Portugal acho que ainda falta um bom bocado para chegarmos a UAVs completamente capazes de substituir um P-3 (é o caso sobre o qual começamos a falar, além de este tópico ser sobre o P-3 e não sobre UAV, devia-se abrir um tópico sobre UAV para falarmos desta tecnologia no geral), mas por algum lado se tem que começar.

Em relação a um UAV comum aos 3 ramos das Forças Armadas, bem isso é muito relativo, depende do que é que cada ramo quer que o seu ou seus UAVs façam, é que se o Exército pode querer um UAV pequeno, para as suas unidades de infantaria o poderem transportar e utilizar facilmente no terreno, sem precisar de grandes meios de apoio logistico, mas também sem necessitar de grande autonomia.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.suasnews.com%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F10%2Flaunching_a_Raven_UAV-300x230.png&hash=c093507ccc804d76138c5c3b279be4da)

A Marinha já pode querer um com mais capacidade, mais alcance, mais sistemas instalados, já pode ser maior pois não necessita de ser transportado por uma pessoa, mas pequeno o suficiente para não necessitar de pista para descolar, talvez um lançado por catapulta?
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2FBKkfgRxyO-g%2F0.jpg&hash=c44d21982e4c847c51f4b5dbe4b2d7fc)

A Força Aérea pode querer um ainda com mais capacidade, alcance, que pode ter o tamanho que for necessário pois pode descolar de pistas em terra.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.globalsecurity.org%2Fintell%2Fsystems%2Fimages%2Fglobal-hawk_020426_52.jpg&hash=c971c2707af5f141fd1563ae74107059)
PS: Não sabia que o Global Hawk era tão grande, é do tamanho de um avião "a sério" :lol: .

Resumindo, o futuro próximo talvez vejamos a entrada nas Forças Armadas de UAVs pequenos, simples, baratos de construir, de utilização táctica, idêntico aos que eu pus acima para utilização por forças terrestres e forças navais, não para substituirem completamente os sistemas que existem actualmente, mas sim para se aprender à medida que se vão utilizado, faz-se um, usa-se, e vê-se o que é que se pode melhorar, aprender com os erros dos primeiros UAVs para os seguintes já serem corrigidos.

Em relação a UAVs grandes e complexos estilo o Global Hawk, acho que só em cooperação com outras nações, ai já não seria num futuro próximo, pois como estes sistemas são maiores, e mais complexos, também são forçosamente mais caros, por isso não vai ser algo que façamos isoladamente, na melhor das hipoteses será em cooperação com outras nações e adquiremos esses UAVs pouco depois das nações lideres no desenvolvimento desses UAVs, em hipoteses não tão boas é fazermos o que temos feito até agora com os aviões, que é ir comprar a outros paises.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 13, 2011, 09:35:39 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.pema.pt%2Fproject_logo%2F10_resize_big_img.jpg&hash=049f84ebae65e3e1ac50c0ddd8ad1df7)

http://www.pema.pt/index.php?id=project_description&pro_id=10
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 15, 2011, 08:16:43 pm
Citar
Portugal deverá contribuir com um avião para o reforço dos meios da NATO no Mediterrâneo central, decidido hoje pelos ministros da Defesa da Aliança, com vista a fiscalizar o embargo de armas à Líbia, disse hoje o ministro da Defesa português.

Em declarações a jornalistas no quartel-general da organização em Bruxelas, Santos Silva indicou que o reforço hoje decidido deverá ser feito através da reafetação de meios já presentes no Mediterrâneo, designadamente da força naval da NATO e aqueles empregues na operação "Active Endeavour" de prevenção e combate ao terrorismo, na qual Portugal participa atualmente com um avião de patrulha Orion P3.

"O que eu tive oportunidade de dizer hoje é que Portugal está disponível para contribuir para a operação humanitária através dos meios adequados e está naturalmente disponível e é favorável a que os meios que estão já hoje disponíveis e empregues no Mediterrâneo na operação "Active Endeavour", e portanto o (avião) P3 português, sejam também reafetados, de forma a participarem em funções de informação, acompanhamento e monitorização do embargo de armas à Líbia".

http://aeiou.expresso.pt/nato-aviao-portugues-devera-reforcar-meios-de-controlo-a-libia=f636911
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 26, 2011, 11:17:29 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi152.photobucket.com%2Falbums%2Fs161%2Fcarlosbombarral%2F102_7527_1.jpg&hash=bfee6f15c960e647a4be490694c131e0)
http://www.facebook.com/group.php?gid=56920607297#!/group.php?gid=56920607297&v=photos
http://forum.modelismo-na.net/viewtopic.php?f=15&t=17054&start=0
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Johnnie em Março 27, 2011, 12:31:04 pm
Uauuu  :shock:  Lindo!!! Parabens á FAP !!!
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: pchunter em Março 27, 2011, 06:13:59 pm
GOSTO.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Março 28, 2011, 08:47:53 pm
Espectacular!!!!!

O pormenor do raio.. c34x
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Março 28, 2011, 09:05:16 pm
Citação de: "typhonman"
Espectacular!!!!!

O pormenor do raio.. c34x

Não é um raio, é um tridente.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Abril 08, 2011, 04:54:40 pm
Filme do 25º aniversário da esquadra 601 - Lobos.

http://www.emfa.pt/www/galeriaMostraVid ... &codG=1897 (http://www.emfa.pt/www/galeriaMostraVideo.php?lang=ptpt&file=videos/esq601_25anos.flv&codG=1897)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: pchunter em Abril 08, 2011, 11:08:15 pm
Lindo. :G-beer2:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Maio 17, 2011, 10:36:15 am
Citar
By VMSB

Since mid April, a Portuguese Air Force (Força Aérea Portuguesa-FAP) Lockheed Martin P-3C CUP+ Orion maritime patrol aircraft is part of NATO´s “Ocean Shield” operation in the Horn of Africa.

The aircraft, the crew and the support personnel are based in the Seychelles from where they perform coordinated tasks with allies over the Somali coast and the Gulf of Aden.

The FAP multi-mission aircraft is one of the five aircraft procured to the Netherlands (former RNLN aircraft) to replace the six P-3B Orion aircraft received from the Royal Australian Air Force (RAAF) in the 80´s and upgraded to the P-3P standard by Lockheed Martin.

The service received two aircraft upgraded by Lockheed Martin MSE in September 2010 and February 2011 respectively. The three remaining aircraft are being upgraded in Portugal by the local company OGMA-Indústria Aeronáutica de Portugal SA. The Portuguese firm is owned by the Brazilian company Embraer Defence & Security and by the Portuguese holding for defence industries EMPORDEF-Empresas Portuguesa de Defesa SGPS SA. The project is scheduled to be completed in 2012.

The fleet is operated by the 601 Squadron “Lobos” (Wolfs) based at Beja air base Nº11.

The upgrade program allow the aircraft to perform a wide range of missions including anti-surface warfare, anti-submarine warfare, search and rescue, maritime surveillance, Intelligence, Surveillance and Reconnaissance (ISR), mine warfare and as well as to support ground and amphibian operations. The aircraft could be used as well as a airborne relay for the transmission of communications in real time.

The upgrade project cover the integration of EL/M 2022A(V)3 maritime surveillance radar, MX15 HDi gyro-stabilized high definition observation system from FLIR Systems Inc, AN/ALR-97 electronic support measures system, AN/AAR-47 missile warning system, AN/ALE-47 dispensing system, AN/USQ-78B acoustic sensor, a tactical computer, a new communications suite, Ku, X and dual bands operating airborne digital TCDL (Tactical Common Data Link), Link 11 and Link 16 tactical data-link capability, a flight information system and a automatic collision avoidance system.

The modernization also include provisions to launch MK-46 lightweight torpedoes, AGM-84 Harpoon air to surface missiles and AGM-65 Maverick air to ground missiles.

Note that the EL/M 2022A(V)3 radar system from Israel Aerospace Industries Ltd (IAI) subsidiary ELTA Systems Ltd fits as well as the five Portuguese Airbus Military C-295M Persuader surveillance aircraft.

http://defesaglobal.wordpress.com/2011/05/12/233/ (http://defesaglobal.wordpress.com/2011/05/12/233/)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: HSMW em Outubro 25, 2011, 06:17:05 pm
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Outubro 25, 2011, 06:40:45 pm
Podia sair mais um P-3C para a nossa frota, mas "no money".. :|
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: paraquedista em Novembro 20, 2011, 04:07:38 pm
Parece que o 14811 ja veio das OGMA...ja so faltam o 14807 e 14808.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Dezembro 18, 2011, 11:21:05 am
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Abril 02, 2012, 11:20:08 am
Citar
Esquadra 601 no patrulhamento do Mediterrâneo

Realizou-se no passado dia 28 de março a primeira missão do P-3C Cup + em cooperação com o E-3A AWACS da componente NAEW (Airborne Early Warning and Control Force), no âmbito da NATO – Operação Active Endeavour.

Numa área atribuída de cerca de 167.420 Km2, foram investigados dezenas de navios pelo P-3 Cup +, pertencente à Esquadra 601 “LOBOS”, contribuindo assim para a clarificação do panorama de superfície compilado pelo E-3A AWACS no Mediterrâneo.

A primeira missão efetuada pela Esquadra nesta operação data de 9 de Abril de 2003 e, com a realização desta missão, os LOBOS totalizaram 247 missões, atingindo a notável marca de 1500 horas voadas ao serviço da NATO no patrulhamento do Mediterrâneo.

A Operação da NATO Active Endeavour foi implementada no ano de 2001 pelo Conselho do Atlântico Norte para combater o terrorismo internacional na área do Mediterrâneo. Esta operação tem incidido a sua ação no controlo das principais rotas comerciais, com o objetivo de prevenir atentados terroristas em ambiente marítimo. Tem ainda, como finalidade, apoiar a denominada Proliferation Security Initiative, que visa a interrupção das transferências ilícitas de materiais e pessoas, componentes e tecnologias passíveis de serem utilizados na produção e desenvolvimento de armas de destruição em massa, bem como eventuais sistemas de lançamento a elas associados.

http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.777 (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.777)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Abril 15, 2012, 10:01:51 pm
Citar
A situação politica e militar na Guiné-Bissau obriga a cuidados. A instabilidade continua a ser nota dominante, pelo que uma força de reação imediata das Forças Armadas Portuguesas vai partir ainda este domingo para Cabo Verde.

Um avião da Força Aérea Portuguesa, P3-Orion, irá descolar da Base Aérea de Beja tendo como principal missão a recolha de informações fidedignas quanto à atual situação que se vive na Guiné-Bissau. De resto, ao que foi possível apurar, trata-se de uma operação normal neste tipo de conflitos.

O P3-Orion é uma aeronave com tecnologia que lhe permite agir como um avião espião capaz de detetar vários tipos de ameaças. De resto, nesta primeira fase, está colocado de parte qualquer tipo de recolha de pessoas ou de ajuda humanitária. Trata-se, apenas, de uma medida de precaução caso seja necessário avançar com outro tipo de missões.

Assim, se o conflito se agravar, as Forças Armadas Portugesas ganharão algum tempo, dado se encontrarem no local e poderem agir com prontidão.

Além desta aeronave P3-Orion, A BOLA sabe que seguirá também para Cabo Verde um avião complementar, que terá como missão a sustentabilidade deste primeiro, no que respeita a apoio logistíco.
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=326309
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Maio 30, 2012, 10:51:15 am
Quem quiser comprar dois P-3 P...

http://dre.pt/pdf2sdip/2012/05/105000000/1947119471.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2012/05/105000000/1947119471.pdf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: HSMW em Maio 30, 2012, 05:16:30 pm
Ficamos então com apenas 4 P-3C?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: sivispacem em Maio 30, 2012, 06:15:30 pm
Citação de: "HSMW"
Ficamos então com apenas 4 P-3C?

Não, ficamos com os 5 P3C. O que está à venda são os P3P... (duvido é que os vendam, mas enfim....)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: raphael em Maio 31, 2012, 10:44:30 am
Citação de: "sivispacem"
Citação de: "HSMW"
Ficamos então com apenas 4 P-3C?

Não, ficamos com os 5 P3C. O que está à venda são os P3P... (duvido é que os vendam, mas enfim....)

Se não venderem podem sempre "kitar" o do Museu do Ar em Sintra que está mais para o canibalizado do que para exposição! :twisted:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Outubro 11, 2012, 08:23:26 pm
Citar
No dia 10 de outubro, aterrou, na Base Aérea Nº11, em Beja, o último P-3C CUP +.
 
A chegada desta aeronave representa o término do processo de modernização dos cinco P-3C adquiridos à Real Marinha Holandesa no ano de 2006, para substituição da plataforma P-3P.

O programa de modernização iniciou-se em 2007 com a assinatura do contrato com a Lockheed Martin, tendo a sua execução sido conduzida pelo Grupo de Trabalho P-3C CUP+. A sua intervenção nos trabalhos de especificação, desenvolvimento em laboratório, produção e testes, tanto na componente técnica como operacional, permitiu atingir uma configuração que responde às necessidades nacionais, e compromissos internacionais, no âmbito da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO

http://www.emfa.pt/www/noticia-169-ultimo-reforco-para-a-esquadra-601-quot-lobos-quot
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Jorge Pereira em Dezembro 16, 2012, 11:49:05 pm
Da página do facebook do Ministro da Defesa:

Citar
Foi entregue, na sexta-feira, na base militar de Beja, o último dos cinco aviões P3 Orion da Força Aérea. Um reforço importante da capacidade operacional em missões militares e operações de busca e salvamento.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg39.imageshack.us%2Fimg39%2F9569%2F77033101513540270897561.jpg&hash=42a3fe57f4e4d41ddff58ec76aeaa9e8)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg835.imageshack.us%2Fimg835%2F3206%2F91741015135402705475661.jpg&hash=add4f02370dcb853e577b7533cff57d0)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg441.imageshack.us%2Fimg441%2F7221%2F14501101513540270797568.jpg&hash=adebeef380f2d03d6636676016e1bcf9)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg842.imageshack.us%2Fimg842%2F9894%2F20506210151354027109756.jpg&hash=0dff609518b94ecd3e682d2860c89521)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg827.imageshack.us%2Fimg827%2F1264%2F26276710151354034964756.jpg&hash=f8d6b414f34521119f3b1807db2cc3bf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 17, 2012, 12:15:36 pm
não teria sido mais interessante substituir as pás do P3 por outras mais eficientes??

tipo estes

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fpt.dreamstime.com%2Fcargo-airplane-thumb27124861.jpg&hash=e0d2323466b3504419e3ca2988023a73)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Dezembro 17, 2012, 10:25:09 pm
Podem não estar homologadas pelo fabricante, o que poderia levar à quebra da "garantia".  :?:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Dezembro 18, 2012, 01:32:20 am
E os motores? É que as helices estão ligadas aos motores, não são moinhos de vento que estão para ali a rodar ao sabor da maré...

O P-3 usa o motor Allison T56-A14 com helices "tradicionais", quase identico aos motores do C-130H, que é o Allison T56-A15
http://en.wikipedia.org/wiki/Allison_T56 (http://en.wikipedia.org/wiki/Allison_T56)

O C-130J já usam as helices "modernas" mas não é só as helices que são diferentes, o proprio motor não tem nada a ver com o do seu antecessor, o C-130J usa o Rolls-Royce AE2100
http://en.wikipedia.org/wiki/Rolls-Royce_AE_2100 (http://en.wikipedia.org/wiki/Rolls-Royce_AE_2100)

Se fosse assim fácil, só se trocava as helices e o avião ficava logo mais eficiente, de certeza que isso já teria sido feito por alguém, se ainda continuam com as mesmas helices é porque não deve ser assim que as coisas funcionam.

Eu acho que isso só seria possivel com a substituição dos motores, ou há exemplos de aviões em que se trocaram as helices deixando os motores originais?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 19, 2012, 11:59:13 am
Não querendo dizer nenhuma mentira, no meu entender não vejo qual seria o problema em mudar as hélices, que eu saiba o motor apenas serve para aumentar e diminuir a rotação das hélices mais nada.

Logo quanto mais eficientes forem as hélices, ou seja, quanto menos arrasto produzirem menor é a força que o motor tem que fazer para atingir a mesma rotação e com isto permitir que o avião tenha um maior alcance.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Dezembro 19, 2012, 05:35:24 pm
Citação de: "nelson38899"
Não querendo dizer nenhuma mentira, no meu entender não vejo qual seria o problema em mudar as hélices, que eu saiba o motor apenas serve para aumentar e diminuir a rotação das hélices mais nada.

Não só, as hélices além da velocidade de rotação também variam de angulo, que se chama passo, é devido aos passo das hélices que os helicopteros sobem e descem ou os aviões em terra andam para trás.
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lic ... feathering (http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lice#Passo_da_h.C3.A9lice_.26_feathering)

Uma curiosidade do avião P-3, as suas hélices não variam de velocidade de rotação, estão sempre a 100%, o que faz o avião acelerar ou abrandar é o passo.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Dezembro 20, 2012, 09:12:09 am
Citação de: "Lightning"
Citação de: "nelson38899"
Não querendo dizer nenhuma mentira, no meu entender não vejo qual seria o problema em mudar as hélices, que eu saiba o motor apenas serve para aumentar e diminuir a rotação das hélices mais nada.

Não só, as hélices além da velocidade de rotação também variam de angulo, que se chama passo, é devido aos passo das hélices que os helicopteros sobem e descem ou os aviões em terra andam para trás.
http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lic ... feathering (http://pt.wikipedia.org/wiki/H%C3%A9lice#Passo_da_h.C3.A9lice_.26_feathering)

Uma curiosidade do avião P-3, as suas hélices não variam de velocidade de rotação, estão sempre a 100%, o que faz o avião acelerar ou abrandar é o passo.

mesmo assim continuo achar que se actualizem as hélices para umas similares ao do C27, conseguiria poupar mais combustível e assim aumentar tempo de voo.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Edu em Dezembro 20, 2012, 10:58:02 am
O problema não vem tanto da possibilidade ou não de se fazer a alteração em termos tecnicos.

O motor em causa podia bem levar helices novas, só precisaria provavelmente de levar uma modificação na valve housing, que é o "computador" hidraulico que controla o passo naquele sistema propulsivo, para a adaptar a uma hélice diferente. O problema é que uma modificação na valve housing não é assim tão facil, visto que é um sistema muito complexo.

Claro que tendo em conta isto, seria muito mais facil descartar a valve housing e por um sistema de controlo de passo electrónico como tem o motor do C-130J. Mas a questão é, será que vale a pena estar a desenvolver um sistema desses para um motor antigo, e que já não se vende?

A resposta parece-me que é não. Nem interessa nada aos fabricantes desses sistemas. Porque eles querem é vender motores novos e não andar a tranformar velhos em novos.

A outra questão que se mete é depois as certificações. Não sendo o fabricante a faze-lo, ser feito por alguém de fora sem o consentimento do fabricante, é um cabo dos trabalhos, além de que em Portugal dúvido que tivessemos capacidade para tal.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: HSMW em Dezembro 27, 2012, 08:08:53 pm
Citação de: "g91r3"
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.codeonemagazine.com%2Fimages%2Fmedia%2F08_TweakMyRide_V27N1_2012_P3_1267828237_3650.jpg&hash=4d596e31a8ab46a49614fe44d5fe0b33)

Citação de: "codeonemagazine"

Tweak My Ride
By Jeff Rhodes Posted 7 March 2012

(...)

Winglets are one promising option that turned up on the C-130, C-5, and P-3. Winglets are the upturned wingtip devices that improve the efficiency of fixed-wing aircraft by reducing drag through partial recovery of the vortex energy created by the airstream as it goes over the wingtip. These devices also increase the effective aspect ratio—that is, wing length-to-chord—without materially increasing wingspan.

That winglets work can be seen in the fact that commercial airlines—a notoriously penny-pinching bunch—have been buying new aircraft designed with winglets for the past decade. The Deltas and Americans of the world have also recently started retrofitting winglets to many of their older aircraft.

A combination of CFD studies and actual wind tunnel testing was conducted for both the C-130 and P-3. CFD was also used on the C-5. However, a large, high speed wind tunnel is required to determine winglet effectiveness accurately for that very large transport.

More than 400 variations of C-130 winglets were evaluated through CFD, and the most promising models were then tested extensively in the wind tunnel. The design was then optimized to minimize induced wing loading and to maximize aerodynamic benefits. The data collected during the wind tunnel testing verified the CFD predictions.

The optimal C-130 winglet design stands about five feet tall and adds about five feet to the 132-foot wingspan of a Herk. Predicted results show either about a four percent increase in range for a C-130J on a long-range cruise mission with a 17,250 pound payload or about a twenty-one gallon per hour reduction in fuel consumption on a typical 2,500 nautical mile mission with a 20,000 pound payload.

A set of trial winglets, made of composite material and aluminum, will be ready for flight test in late 2012. The Process Development Center, a Lockheed Martin rapid prototyping center at its Fort Worth, Texas, facility, built the prototypes.

“The microvanes, the lift distribution control system, and the winglets all provide benefits in different parts of the flight regime, but they offer significant net savings. Combined, they could result in saving fifty gallons of fuel per hour,” noted Hybart. “In terms of seeing these improvements on a C-130, I think the microvanes could be near-term. LDCS and winglets are probably a little farther out.”

P-3 And C-5 Improvements
Many of the same winglet designs tested on the C-130 were also evaluated for installation in the P-3 as the wing designs of the two aircraft are similar. The optimal design for the Orion winglet stands about three feet tall and adds about four feet to the aircraft’s wingspan. Preliminary CFD results indicate measurable drag reduction and a two to three percent increase in cruise performance and a roughly four to six percent increase in time on station or reduced fuel usage on a standard mission.

“The P-3 has some unique issues,” noted Hybart. “Many P-3s have a number of antennae and electronic support measure equipment in the wingtips. All of that gear would have to be fitted in a winglet. The winglet itself would also have to be made of material that the sensor apertures could see through.”

Two other improvements being looked at for the P-3 are the incorporation of a new propeller and an updated engine. The proposed propeller is the very aerodynamically efficient, eight-bladed, composite NP2000 prop now being fitted to the US Navy’s  E-2C/D Hawkeye airborne early warning and control aircraft.

The Rolls-Royce T56 Series 3.5 is an upgrade to existing engines, not a new engine. The Series 3.5 offers increased turbine life and better engine performance for hot day and high altitude operations. Most importantly, the upgrade has demonstrated up to nine percent savings in specific fuel consumption. The Series 3.5 engine enhancements are incorporated as part of a traditional engine overhaul and does not require any aircraft or engine control system interface modifications.

 :wink:

Artigo já com algum tempo, mas que me parece de registar agora que a modernização dos P-3C nacionais se concluiu.


Cumprimentos

http://www.forum9gs.net/posting.php?mod ... =3&p=62676 (http://www.forum9gs.net/posting.php?mode=quote&f=3&p=62676)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 18, 2014, 11:09:08 am
No passado dia 14 de fevereiro andava a sobrevoar a baixa altitude um quadrimotor na zona de Alfândega da Fé / Vila Flor deu para perceber que a silhueta parecia um P3 Orion, alguem confirma? Qual a sua missão, a aeronave voava e circulos sobre o Vale da Vilariça.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Fevereiro 18, 2014, 11:44:44 am
O Real Thaw 2014 ocorreu mais a sul, mas parece ser o mais provável.

http://www.emfa.pt/realthaw/ (http://www.emfa.pt/realthaw/)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 20, 2014, 12:58:33 pm
Citação de: "Instrutor"
No passado dia 14 de fevereiro andava a sobrevoar a baixa altitude um quadrimotor na zona de Alfândega da Fé / Vila Flor deu para perceber que a silhueta parecia um P3 Orion, alguem confirma? Qual a sua missão, a aeronave voava e circulos sobre o Vale da Vilariça.

Era um P-3C envolvido no Real Thaw de facto. Os nossos Orion CUP+ não são agora somente aeronaves de patrulha e combate marítimo, mas também de reconhecimento visual e electrónico e recolha de dados, ou seja, ISR, acrónimo anglófono que significa "Intelligence, Surveillance and Reconnaissance". O Programa CUP+ tornou o Orion numa aeronave polivalente, daí a sua natural inclusão o Real Thaw.  :wink:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Menacho em Abril 07, 2014, 06:56:15 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-kP_W43pHFG0%2FU0JisQzbzQI%2FAAAAAAAAQuo%2F1TnwgRO4BcE%2Fs1600%2Fz.jpg&hash=b5e2bf27c29bb2d5f700b84a918274d8)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Maio 28, 2014, 09:31:21 am
Artigo sobre a Esquadra 601 sai na revista Airforces Monthly

http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeri ... y_1391.pdf (http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeria/recortes/2014/maio/airforces-monthly_1391.pdf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: HSMW em Julho 12, 2014, 11:27:36 pm
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Julho 17, 2014, 10:09:55 am
Portaria n.º 571/2014. D.R. n.º 136, Série II de 2014-07-17
Ministério da Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Autoriza o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a aprontar e empregar um destacamento aéreo

http://dre.pt/pdf2sdip/2014/07/136000000/1844518445.pdf (http://dre.pt/pdf2sdip/2014/07/136000000/1844518445.pdf)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 11, 2015, 04:37:25 pm
Citar
viões P-3 turboélice da NASA vão receber modificações nas lâminas.

As novas hélices serão compostas por oito lâminas contra as atuais quatro lâminas de cada motor.

A NASA pretende instalar as novas lâminas até o final de 2017. A empresa UTAS (UTC Aerospace Systems) vai instalar hélices NP2000, bem como os sistemas de controlo eletrônico da hélice. Este acordo foi assinado em 10 de Fevereiro de 2015.

Existem várias vantagens em se ter mais lâminas num motor turbo propulsado. A UTAS afirma que com oito pás, a confiabilidade da hélice vai melhorar, bem como uma redução de ruído e vibração. Oito lâminas em motores turboélice de aeronaves modernas é uma coisa bem comum.

Os motores Rolls-Royce T56 já são compatíveis com os sistemas de hélices NP2000 de oito pás.

Os NP2000 já propulsionam aeronaves como o Northrop Grumman C-2A, E-2C/D e o Lockheed Martin C-130H usado pela Força Aérea Saudita e pela Guarda Aérea Nacional dos EUA.

A NASA utiliza o Lockheed P-3C desde 1991 para missões científicas. O P-3C realizou seu primeiro voo em 1960.

http://www.cavok.com.br/blog/?p=84040#more-84040 (http://www.cavok.com.br/blog/?p=84040#more-84040)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Menacho em Fevereiro 11, 2015, 09:18:52 pm
Tambien las están probando en los C130H:

http://issuu.com/ateneadigital/docs/boletin_154-baja/15 (http://issuu.com/ateneadigital/docs/boletin_154-baja/15)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: zawevo em Fevereiro 12, 2015, 04:27:49 pm
Boas tardes,
As laminas referidas no "post" do nelson38899 são WILKINSON, BIC ou Gillette?

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.saintclassifiedportugal.com%2Fuploads%2Flaminas-de-barbear-3412f.jpg&hash=5d1ed8faca73811c130f7763e6acdd08)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.ramada.com.br%2FImagem-Produtos%2F10201%2F3351.jpg&hash=26ef013ec744ac807f997ca1f1c4e2c9)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn.papodehomem.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2010%2F05%2Flamina.jpg&hash=5a0fd00f42ce5aab4818972ee368e5bc)

Estes jornalistas...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Fevereiro 24, 2015, 07:13:06 pm
Página interactiva com vídeos sobre as funções de militares da esquadra 601 e informações sobre equipamentos e armamento do avião.

http://www.emfa.pt/realthaw/thinglink.php (http://www.emfa.pt/realthaw/thinglink.php)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 06, 2015, 09:39:11 pm
Citar
Lockheed Martin restarted the wing production line for the P-3 Orion Mid-Life Upgrade (MLU) program for Canada and Chile on March 4. The P-3 wing line was last in production in August 2014. The gap in production extended the opportunities for global operators to assess their fleet needs.

We are very excited about restarting the wing line here in Marietta and we are very proud of the partnership with Canada and Chile,” said Mark Jarvis, P-3 program manager. “We look forward to building wings for the many P-3 operators across the globe.”

The MLU replaces the outer wings, center wing, horizontal stabilizer and horizontal stabilizer leading edges. All necessary fatigue life-limiting structures are replaced, leading to significantly reduced maintenance and sustainment costs. New alloys are employed that provide a five-fold increase in corrosion resistance.

The P-3 Orion plays a vital role in maritime intelligence, surveillance, reconnaissance, drug interdiction, hurricane hunting, fire-fighting and anti-submarine surveillance. Due to the MLU, it will support operators for 20-25 more years.

“The P-3 Orion is the gold standard in maritime reconnaissance,” said Jarvis, “We are excited to keep this venerable workhorse flying for many years to come.”

In addition to Canada and Chile, other MLU customers include U.S. Customs & Border Protection, the U.S. Navy and Norway.

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F%5Burl%5Dhttp%3A%2F%2Fwww.navyrecognition.com%2Findex.php%2Fnews%2Fdefence-news%2Fyear-2015-news%2Fmarch-2015-navy-naval-forces-defense-industry-technology-maritime-security-global-news%2F2466-lockheed-martin-restarts-p-3-orion-maritime-patrol-aircraft-wing-assembly-line.html%5B%2Furl%5D&hash=3ddd591e79e00a3664163d6a13fbf95e)

Boa noticia para os P3 da força aérea. Quanto às laminas eu prefiro gillete, mas era a favor da modificação das hélices actuais dos P3 por umas similares ao do C295.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: raphael em Março 06, 2015, 09:53:01 pm
Pois estariam melhor no P-3 que no C-295...os páraquedistas que o digam...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 07, 2015, 02:40:06 pm
Ui, heis uma coisa que tenho que perguntar a quem sabe, como é o C-295M nesse aspecto.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: raphael em Março 08, 2015, 11:22:29 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Ui, heis uma coisa que tenho que perguntar a quem sabe, como é o C-295M nesse aspecto.

De um dos lados é bom para os saltos, do outro devido À configuração das hélices de vez em quando dás umas cabeçadas no avião...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: cmc em Março 09, 2015, 11:48:41 pm
Os saltos não são feitos pela rampa? Existe alguma razão específica para isso?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Março 10, 2015, 09:33:54 am
Citação de: "cmc"
Os saltos não são feitos pela rampa? Existe alguma razão específica para isso?

Eles saem pela porta, devido ao sistema de abertura automático do para-quedas.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Cabeça de Martelo em Março 10, 2015, 12:30:00 pm
Citação de: "cmc"
Os saltos não são feitos pela rampa? Existe alguma razão específica para isso?

Na rampa só saem o pessoal dos cães de guerra e quem faz SAM. Se os militares que fazem SAA saissem pela rampa, seria muito mais lento.

SAM:


SAA:


(Algumas saidas são... ui).

Equipa Cinotécnica (salto com cães de guerra):

Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: cmc em Março 11, 2015, 03:05:20 am
Obg.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Abril 01, 2015, 03:13:17 pm
Citar
o âmbito da visita, o Presidente Aníbal Cavaco Silva efetuou um voo na aeronave P-3C, pertencente à Esquadra 601 – “Lobos”, que está sediada na Base Aérea n.º 11 de Beja. Esta esquadra é composta por três tripulações completas, num total de 80 militares, que realizam missões de informação, reconhecimento e vigilância.

No regresso à Base Aérea do Montijo, o Presidente da República dirigiu algumas palavras aos militares que o acompanharam na missão de demonstração, aproveitando a oportunidade para realçar o importante papel que a Força Aérea tem desempenhado no País e no estrangeiro, representando e dignificando as Forças Armadas e Portugal.

http://www.defesa.pt/Paginas/prvisitaba6evoop3c.aspx

Alguém que me esclareça, então comprou-se 5 aviões e só gente para três??
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: NVF em Abril 01, 2015, 03:38:07 pm
Este tipo de situações, infelizmente, já se tornaram corriqueiras no contexto europeu (ver exemplo em baixo). De qualquer modo, os cinco aparelhos nunca iriam operar em simultâneo.

Citar
According to several sources, the Norwegian navy has faced multiple problems related to a shortage of spare parts and a lack of trained crew for the frigates. During the fall of 2013, Bergens Tidende and Aftenposten reported that the navy only had one or two operative frigates, while the Norwegian state broadcasting corporation NRK claimed that only a single frigate was available. According to the same sources the navy only has two crews available for the frigates, with a possible third to be used in an emergency. According to a navy spokesperson this is in line with the approved operational concept, and while it isn't enough to keep the frigates sailing continuously, that was never the plan. As a result of this, the navy has been asked to consider hiring foreign naval officers to be used on the frigates from allied countries such as the Netherlands or the UK, although the outcome of this is unknown at the moment.

https://en.wikipedia.org/wiki/Fridtjof_ ... ailability (https://en.wikipedia.org/wiki/Fridtjof_Nansen-class_frigate#Availability)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Abril 01, 2015, 04:07:59 pm
Citação de: "nelson38899"
Alguém que me esclareça, então comprou-se 5 aviões e só gente para três??

Nunca ouviu falar nos cortes em pessoal? Ai está.

Ai e nos Batalhões com 2 companhias, e com 2 pelotões, mas isso é na outra guerra.

É verdade que os aviões de tempos a tempos tem que parar para manutenção, mas as três tripulações também não estão sempre prontas, há folgas, há férias, pode alguém ficar doente...

O ideal seria as 5 tripulações, desse modo teriamos sempre 3, talvez 4 tripulações em qualquer altura, 1 em alerta 24h, 1 de folga/descanso e o resto para exercicios/missões.
Mas se só temos 3 tripulações nem sei, se 2 tripulações estão a rodar serviço de 24h (com os exercicios que aparecem nesse dia)/descanso, 1 tripulação com o P-3 em Angola, o que quer dizer que teoricamente todas as 3 tripulações estão em serviço, coitados nem podem ficar doentes :twisted: .

PS: A unica hipotese de não ser tão intensivo, é o P-3 não estar em alerta de 24h todos os dias :wink: , mas sim dia sim dia não, rodando com os C-295M por exemplo.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: night_runner em Abril 01, 2015, 07:33:32 pm
A surpresa é este tipo de informação ser divulgada, e desta forma. Não costuma ser assim.

A Esquadra já esteve numa situação pior. Há uns anos atrás, já com os P-3C, houve um período de tempo em que só havia uma tripulação disponível. Nessa altura a Esquadra não fazia ASW nem VIMAR, apenas SAR e formação (inclusive de militares brasileiros).

O camarada Lightning abordou muito bem a questão das horas de serviço. Repare-se no que é exigido a alguns militares quando por outro lado há tantos que pouco fazem. Não admira que saiam...

Até há pouco tempo estava um P-3 em revisão em Alverca e dois armazenados em Beja. Dois aviões operacionais, um destacado e o outro está cá de alerta.

É a nossa realidade, que devemos conhecer e perceber, embora a malta passe mais tempo a ver sites e brochuras dos fabricantes ou exemplos de outras instituições para depois debater o que o aparelho A ou B "pode ou não pode fazer" e o que as FAs deviam adquirir ou não...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: mafets em Abril 01, 2015, 08:09:03 pm
Citação de: "night_runner"
A surpresa é este tipo de informação ser divulgada, e desta forma. Não costuma ser assim.

A Esquadra já esteve numa situação pior. Há uns anos atrás, já com os P-3C, houve um período de tempo em que só havia uma tripulação disponível. Nessa altura a Esquadra não fazia ASW nem VIMAR, apenas SAR e formação (inclusive de militares brasileiros).

O camarada Lightning abordou muito bem a questão das horas de serviço. Repare-se no que é exigido a alguns militares quando por outro lado há tantos que pouco fazem. Não admira que saiam...

Até há pouco tempo estava um P-3 em revisão em Alverca e dois armazenados em Beja. Dois aviões operacionais, um destacado e o outro está cá de alerta.

É a nossa realidade, que devemos conhecer e perceber, embora a malta passe mais tempo a ver sites e brochuras dos fabricantes ou exemplos de outras instituições para depois debater o que o aparelho A ou B "pode ou não pode fazer" e o que as FAs deviam adquirir ou não...
Surpresa? Só se for a 1 de abril.   :roll:  Em qualquer almoço no cta ou da aefa com as "pessoas certas" se sabe isto é muito mais (fora outras conections, que fazem chegar informações assim tipo a pintura comemorativa nos 295 umas semanas antes  c34x ). Por exemplo os custos do pitvan ( que resultou da contrapartida da modernização dos p3) e que tudo indica vai ficar pelo caminho (oficialmente 2 milhões, acreditamos que sim e que a formação dada pelos tecnicos da lm, estrutura, meios, financiamento, etc, foi à borla. Alguem neste forum acertou em cheio quando um dia disse o valor, que nem por mim foi dito nem pelas f.a., mas depois off record...   :mrgreen:  :twisted:

Cumprimentos
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Alvalade em Abril 04, 2015, 11:15:08 pm
http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeria/comunicados/2015/presskit-isr-fap_2164.pdf

O link podia ficar em vários tópicos, este pareceu o mais indicado.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: mafets em Abril 05, 2015, 01:39:40 pm
Citação de: "Alvalade"
http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeria/comunicados/2015/presskit-isr-fap_2164.pdf

O link podia ficar em vários tópicos, este pareceu o mais indicado.
Dava jeito no tópico do NAVPOL, já que por lá o "prato do dia" é a fiscalização da ZEE e os meios usados e a usar que "forçosamente" só parecem focar os navios, mesmo em pleno século XXI...  :twisted:

Saudações
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: ACADO em Abril 07, 2015, 11:26:16 am
Citação de: "mafets"
Citação de: "Alvalade"
http://www.emfa.pt/www/conteudos/galeria/comunicados/2015/presskit-isr-fap_2164.pdf

O link podia ficar em vários tópicos, este pareceu o mais indicado.
Dava jeito no tópico do NAVPOL, já que por lá o "prato do dia" é a fiscalização da ZEE e os meios usados e a usar que "forçosamente" só parecem focar os navios, mesmo em pleno século XXI...  :twisted:

Saudações

Ate porque o LPD ate pode ser base para sistemas UAV de vigilancia tendo assim capacidade para ainda mais um tipo de missao.
Tambem me parece que estes sistemas da Forca Aerea sao de primordial importancia, vigilancia e comunicacoes do campo de batalha dao toda a vantagem a quem os tem.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Menacho em Maio 27, 2015, 06:21:05 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-ymYkAW7PC1Y%2FVWVfFfjf7hI%2FAAAAAAAArAU%2FCgAi1308NG0%2Fs1600%2Fw.jpg&hash=cd9b6e79d76b549eee3a7bf2f96b902f)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Crypter em Outubro 17, 2015, 03:11:12 pm
Não seria este modelo uma opção aos P3 e mesmo aos 295-M para missões de vigilância? 6 milhões de euros por unidade é um preço super competitivo! A provar-se ser capaz, era uma ferramenta fantástica para vigilância e mesmo para o SAR na nossa gigantesca ZEE!

Citar
Versão não tripulada do avião de vigilância marítima P2006T MRI é apresentada pela Indra

P2006T MRI - foto via Indra
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2015%2F10%2FP2006T-MRI-foto-via-Indra-580x221.jpg&hash=338e227450762fa7e6c3ca6786b1f3cf)
EMPRESA INFORMOU QUE A AERONAVE, QUE TEM CUSTO PREVISTO DE 6 MILHÕES DE EUROS, COMPLETOU PROVAS DE VIABILIDADE E DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL

Em nota divulgada à imprensa, a Indra informou sobre a apresentação realizada em Londres, no evento Maritime Reconnaissance & Surveillance, da versão não tripulada de seu avião de vigilância marítima P2006T MRI. A companhia desenvolveu, dentro do projeto denominado pela empresa como Targus, a adaptação da aeronave, que já superou as provas de viabilidade e de demonstração experimental.

Neste modelo, a Indra trabalha na fase de certificação e provas do sistema. A companhia ofereceu à Xunta de Galicia (Governo Autônomo da Galícia, Espanha) a possibilidade de desenvolver estas atividades no centro de desenvolvimento de UAVs projetado nas instalações do aeródromo de Rozas, em Lugo.

O anúncio foi feito pelo diretor geral de Defesa e Segurança da empresa, José Manuel Pérez-Pujazón. O objetivo é colocar no mercado uma aeronave não tripulada a um custo muito competitivo, inferior aos seis milhões de euros por unidade. “Se trata de um sistema que oferecerá uma autonomia de voo de 12 horas, elevada capacidade de vigilância marítima e de busca e resgate, e um custo de operação e manutenção imbatível”, afirmou Pérez-Pujazón.

P2006T-MRI 5
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2013%2F04%2FP2006T-MRI-5-580x435.jpg&hash=901b0dd6661bef6f29ed0ee934f4f32c)

Ainda segundo a nota, o P2006T MRI foi desenvolvido inicialmente pela Indra como uma solução de vigilância aeroportada de baixo custo baseada em um avião pequeno tripulado. Foi desenvolvido para complementar os sistemas de vigilância de costas que, como o SIVE (Sistema Integrado de Vigilância Exterior) no caso espanhol, foram desenvolvidos por diferentes países para a proteção e vigilância de suas fronteiras marítimas.

Por sua natureza, os sistemas de vigilância costeira oferecem uma cobertura eficaz da zona compreendida entre a linha de costa e as 20 ou 30 milhas de distância. Entretanto, os interesses econômicos dos países costeiros se estendem além desta distância, até o limite da zona marítima de exclusividade, situada a 200 milhas da linha da costa ou, em seu caso, até o ponto médio que separa as costas dos países.

Este último é o caso do mar Mediterrâneo, em que as vezes as distâncias entre as linhas da costa pertencentes a diferentes países configuram zonas marítimas de exclusividade situadas entre as cinquenta e oitenta milhas.

P2006T MRI - especificacoes - Indra
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2015%2F10%2FP2006T-MRI-especificacoes-Indra-580x345.jpg&hash=22389ae88a146802973f91f0f38ffcea)

O P2006T MRI está precisamente desenhado para cobrir a vigilância nestas regiões com um custo de operação muito reduzido comparado com o das aeronaves de vigilância marítima tradicionais. A miniaturização e redução de peso dos sensores radar, infravermelhos e Sistemas Automáticos de Identificação de Embarcações (AIS) requeridos para a missão permite sua instalação em aeronaves rápidas, desenhadas para a aviação esportiva e de baixo consumo.

Este é o caso do P2006T MRI da Indra, que com uma autonomia de seis horas em sua versão atual -autonomia que dobrará o novo sistema não tripulado-, um consumo de 32 litros de gasolina de automação por hora de voo e uns custos de manutenção extremamente reduzidos, permite a instalação e integração a bordo de um radar de varredura eletrônica Seaspray 5000E (equipamento padrão de arma aérea da Royal Navy) uma câmera visível e infravermelha de alta resolução, um sistema AIS, um radioenlace line of sight com um alcance eficaz de 180 milhas náuticas, e um terminal inmarsat. Este terminal é capaz de transmitir em tempo real o sinal radar a uma estação terrestre, vídeo visível e infravermelho, dados AIS e dados de navegação do avião, de maneira que sejam monitorados a partir do solo em tempo real.

P2006T-MRI 2
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2013%2F04%2FP2006T-MRI-2-580x385.jpg&hash=def7d6a57685edd7215c2541fb59d5e5)
DIVULGAÇÃO / IMAGENS: CDN Comunicação / Indra
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: NVF em Outubro 17, 2015, 03:30:41 pm
Um Predator não seria mais barato de adquirir e operar?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: mafets em Outubro 17, 2015, 03:34:47 pm
Citação de: "Crypter"
Não seria este modelo uma opção aos P3 e mesmo aos 295-M para missões de vigilância? 6 milhões de euros por unidade é um preço super competitivo! A provar-se ser capaz, era uma ferramenta fantástica para vigilância e mesmo para o SAR na nossa gigantesca ZEE!

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2015%2F10%2FP2006T-MRI-foto-via-Indra-580x221.jpg&hash=338e227450762fa7e6c3ca6786b1f3cf)
EMPRESA INFORMOU QUE A AERONAVE, QUE TEM CUSTO PREVISTO DE 6 MILHÕES DE EUROS, COMPLETOU PROVAS DE VIABILIDADE E DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL
Poderia se aumentassem o alcance. Trata-se de um aparelho que cobre 500 milhas náuticas, enquanto um P3 vai às 2.380 e um C295 às 2000. Até os Casa C 212-200 que vendemos ao Uruguai por 1 milhão e 800 000 euros "porque já não nos serviam" tinham um alcance de cerca de 1 000 milhas náuticas.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fcdn-www.airliners.net%2Faviation-photos%2Fphotos%2F0%2F6%2F5%2F1815560.jpg&hash=1b200b28e7dba85420946a70cc33caa7)

Cumprimentos
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Outubro 17, 2015, 04:32:45 pm
Citação de: "Crypter"
Não seria este modelo uma opção aos P3 e mesmo aos 295-M para missões de vigilância? 6 milhões de euros por unidade é um preço super competitivo! A provar-se ser capaz, era uma ferramenta fantástica para vigilância e mesmo para o SAR na nossa gigantesca ZEE!

Citar
Versão não tripulada do avião de vigilância marítima P2006T MRI é apresentada pela Indra

P2006T MRI - foto via Indra
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2015%2F10%2FP2006T-MRI-foto-via-Indra-580x221.jpg&hash=338e227450762fa7e6c3ca6786b1f3cf)
EMPRESA INFORMOU QUE A AERONAVE, QUE TEM CUSTO PREVISTO DE 6 MILHÕES DE EUROS, COMPLETOU PROVAS DE VIABILIDADE E DEMONSTRAÇÃO EXPERIMENTAL

Em nota divulgada à imprensa, a Indra informou sobre a apresentação realizada em Londres, no evento Maritime Reconnaissance & Surveillance, da versão não tripulada de seu avião de vigilância marítima P2006T MRI. A companhia desenvolveu, dentro do projeto denominado pela empresa como Targus, a adaptação da aeronave, que já superou as provas de viabilidade e de demonstração experimental.

Neste modelo, a Indra trabalha na fase de certificação e provas do sistema. A companhia ofereceu à Xunta de Galicia (Governo Autônomo da Galícia, Espanha) a possibilidade de desenvolver estas atividades no centro de desenvolvimento de UAVs projetado nas instalações do aeródromo de Rozas, em Lugo.

O anúncio foi feito pelo diretor geral de Defesa e Segurança da empresa, José Manuel Pérez-Pujazón. O objetivo é colocar no mercado uma aeronave não tripulada a um custo muito competitivo, inferior aos seis milhões de euros por unidade. “Se trata de um sistema que oferecerá uma autonomia de voo de 12 horas, elevada capacidade de vigilância marítima e de busca e resgate, e um custo de operação e manutenção imbatível”, afirmou Pérez-Pujazón.

P2006T-MRI 5
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2013%2F04%2FP2006T-MRI-5-580x435.jpg&hash=901b0dd6661bef6f29ed0ee934f4f32c)

Ainda segundo a nota, o P2006T MRI foi desenvolvido inicialmente pela Indra como uma solução de vigilância aeroportada de baixo custo baseada em um avião pequeno tripulado. Foi desenvolvido para complementar os sistemas de vigilância de costas que, como o SIVE (Sistema Integrado de Vigilância Exterior) no caso espanhol, foram desenvolvidos por diferentes países para a proteção e vigilância de suas fronteiras marítimas.

Por sua natureza, os sistemas de vigilância costeira oferecem uma cobertura eficaz da zona compreendida entre a linha de costa e as 20 ou 30 milhas de distância. Entretanto, os interesses econômicos dos países costeiros se estendem além desta distância, até o limite da zona marítima de exclusividade, situada a 200 milhas da linha da costa ou, em seu caso, até o ponto médio que separa as costas dos países.

Este último é o caso do mar Mediterrâneo, em que as vezes as distâncias entre as linhas da costa pertencentes a diferentes países configuram zonas marítimas de exclusividade situadas entre as cinquenta e oitenta milhas.

P2006T MRI - especificacoes - Indra
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2015%2F10%2FP2006T-MRI-especificacoes-Indra-580x345.jpg&hash=22389ae88a146802973f91f0f38ffcea)

O P2006T MRI está precisamente desenhado para cobrir a vigilância nestas regiões com um custo de operação muito reduzido comparado com o das aeronaves de vigilância marítima tradicionais. A miniaturização e redução de peso dos sensores radar, infravermelhos e Sistemas Automáticos de Identificação de Embarcações (AIS) requeridos para a missão permite sua instalação em aeronaves rápidas, desenhadas para a aviação esportiva e de baixo consumo.

Este é o caso do P2006T MRI da Indra, que com uma autonomia de seis horas em sua versão atual -autonomia que dobrará o novo sistema não tripulado-, um consumo de 32 litros de gasolina de automação por hora de voo e uns custos de manutenção extremamente reduzidos, permite a instalação e integração a bordo de um radar de varredura eletrônica Seaspray 5000E (equipamento padrão de arma aérea da Royal Navy) uma câmera visível e infravermelha de alta resolução, um sistema AIS, um radioenlace line of sight com um alcance eficaz de 180 milhas náuticas, e um terminal inmarsat. Este terminal é capaz de transmitir em tempo real o sinal radar a uma estação terrestre, vídeo visível e infravermelho, dados AIS e dados de navegação do avião, de maneira que sejam monitorados a partir do solo em tempo real.

P2006T-MRI 2
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aereo.jor.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F%2F2013%2F04%2FP2006T-MRI-2-580x385.jpg&hash=def7d6a57685edd7215c2541fb59d5e5)
DIVULGAÇÃO / IMAGENS: CDN Comunicação / Indra

Penso que este link dá as respostas quanto á optimização de utilização deste acft, as suas limitações para patrulhamento da nossa vasta ZEE são mais que evidentes.

http://www.w54.biz/showthread.php?768-M ... aft/page19 (http://www.w54.biz/showthread.php?768-Maritime-Patrol-Aircraft/page19)

Abraços
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: HSMW em Agosto 01, 2016, 01:12:47 pm
Nunca vi o interior dos nossos P-3. Deve ser algo assim?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Agosto 01, 2016, 01:50:31 pm
Nunca vi o interior dos nossos P-3. Deve ser algo assim?

Sim igualzinho, neste video dá para ver. Também aparecem imagens do interior dos antigos P-3P.

Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Agosto 01, 2016, 02:56:04 pm
ao que parece há previsões para mais um update nos P3.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: night_runner em Agosto 02, 2016, 12:49:22 am
ao que parece há previsões para mais um update nos P3.
MX-20D e LGBs...?  :-X
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Agosto 03, 2016, 11:55:52 am
ao que parece há previsões para mais um update nos P3.

Citar
ESTADO MAIOR DA FORÇA AÉREA
Anúncio de concurso urgente n.º 114/2016

(...) 2 - OBJETO DO CONTRATO
Designação do contrato: Reparação de componentes do Sistema de Armas P-3C
Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços
Valor do preço base do procedimento 96450.00 EUR (...)

(...) 6 - PRAZO DE EXECUÇÃO DO CONTRATO
Prazo contratual de 50 dias a contar da celebração do contrato (...)

https://dre.pt/application/file/75082404
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Novembro 02, 2016, 10:22:21 pm
Seria interessante integrar JSOW nos P-3C, ou mesmo JASSM.

Está em curso a integração do Maverick.


Cump
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Major Alvega em Dezembro 06, 2016, 12:43:46 pm
 Numa reportagem de um blogger que visitou Beja em Dez 2015, refere que 2 P-3C estão armazenados nos hangares, conforme a foto assim o documenta. Será que ainda se encontram na mesma situação?

 (https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F4.bp.blogspot.com%2F-FwAYJhRzDe0%2FVmGR4NqBrYI%2FAAAAAAAAFs0%2FrFxH-a3xC6Y%2Fs640%2FDSC_5253.JPG&hash=8d40395e86569ef94fb938da21a34dca)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 16, 2017, 12:16:20 pm
Lançamento de concurso público para a reparação ou revisão geral de componentes para a frota P-3C CUP+.

Citar
2017-03-31

2 - OBJETO DO CONTRATO

Designação do contrato: REPARAÇÃO OU REVISÃO GERAL DE COMPONENTES PARA O SISTEMA DE ARMAS P-3C

Descrição sucinta do objeto do contrato: REPARAÇÃO OU REVISÃO GERAL DE COMPONENTES PARA O SISTEMA DE ARMAS P-3C

Tipo de Contrato: Aquisição de Serviços

Valor do preço base do procedimento 235690.00 EUR

https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/106803095/details/maximized?sort=whenSearchable&q=For%C3%A7a+A%C3%A9rea&sortOrder=DESC


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esquadra 601 "Lobos" na operação Sea Guardian.

http://www.dn.pt/portugal/interior/portugal-ajuda-a-manter-padroes-tipicos-de-vida-no-mediterraneo-6223149.html
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 23, 2017, 11:23:30 am
E ainda havia dúvidas?  ;)

Citar
Os P-3 da Força Aérea portuguesa "são dos melhores do mundo"
23 DE ABRIL DE 2017 Manuel Carlos Freire

http://www.dn.pt/portugal/interior/os-p-3-da-forca-aerea-portuguesa-sao-dos-melhores-do-mundo-6238380.html
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: PereiraMarques em Maio 04, 2017, 10:29:37 am
Despacho n.º 3750/2017 - Diário da República n.º 86/2017, Série II de 2017-05-04 106970679
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Autorização para alienação de duas aeronaves P-3P na forma de sucata - Delegação de competências

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/106970679/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=106968171
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Junho 10, 2017, 05:32:41 pm
No desfile aéreo nas comemorações militares do 10 de Junho não esteve presente qualquer P-3C porque, ao que parece, estaria a prestar auxílio a um veleiro em águas de jurisdição canadiana. Portanto das restantes 4 aeronaves que compõem a Esq. 601 mais nenhuma se encontrará neste momento operacional ou disponível.

O relatório de gestão de 2016 que a FAP divulgou há duas semanas já mostrava um cenário preocupante quanto à disponibilidade das aeronaves, algo que pelos vistos se mantém. Vá lá, o velhinho e obsoleto C-130, como ontem um jornalista chico esperto na RTP2 o apelidou, pelo menos ainda apareceu para a festa. ::)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Junho 10, 2017, 07:24:12 pm
No desfile aéreo nas comemorações militares do 10 de Junho não esteve presente qualquer P-3C porque, ao que parece, estaria a prestar auxílio a um veleiro em águas de jurisdição canadiana. Portanto das restantes 4 aeronaves que compõem a Esq. 601 mais nenhuma se encontrará neste momento operacional ou disponível.

O relatório de gestão de 2016 que a FAP divulgou há duas semanas já mostrava um cenário preocupante quanto à disponibilidade das aeronaves, algo que pelos vistos se mantém. Vá lá, o velhinho e obsoleto C-130, como ontem um jornalista chico esperto na RTP2 o apelidou, pelo menos ainda apareceu para a festa. ::)

O jornalista fez azo, ao mote, sou um especialista e como aqui estou já agora vou botar faladura alías vem  na sequência da intervenção de uma colega sua da RTP, quando a dado passo do desfile militar, questionava uma srª, corta-lhe a resposta, dizendo que " agora passam os F16 ", ( este novo modelo de F16XXX ao serviço da FAP, nada mais era que 04 Alphajet ).
Sem comentários apenas é triste continuar a ver e ouvir estas bacoradas mais valia estarem calados e darem a palavra a quem sabe da poda !! 

Abraços
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Get_It em Junho 10, 2017, 07:41:53 pm
O relatório de gestão de 2016 que a FAP divulgou há duas semanas já mostrava um cenário preocupante quanto à disponibilidade das aeronaves, algo que pelos vistos se mantém.
Disponibilidade das frotas à parte, para reforçar o número de aeronaves de vigilância e fiscalização marítima, deveríamos lançar um concurso como deve ser para a substituição dos Falcon (http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=11010.0) de forma a adquirir uma aeronave novinha em folha com sistema FITS e os respectivos sensores e duas aeronaves usadas para transporte VIP e transporte de doentes/orgãos - todas as 3 do mesmo modelo de aeronave.

(https://www.dassault-aviation.com/wp-content/blogs.dir/2/files/2016/03/Falcon_900_MPA-1000.jpg)

Cumprimentos,
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Stalker79 em Junho 10, 2017, 09:43:32 pm
O relatório de gestão de 2016 que a FAP divulgou há duas semanas já mostrava um cenário preocupante quanto à disponibilidade das aeronaves, algo que pelos vistos se mantém.
Disponibilidade das frotas à parte, para reforçar o número de aeronaves de vigilância e fiscalização marítima, deveríamos lançar um concurso como deve ser para a substituição dos Falcon (http://www.forumdefesa.com/forum/index.php?topic=11010.0) de forma a adquirir uma aeronave novinha em folha com sistema FITS e os respectivos sensores e duas aeronaves usadas para transporte VIP e transporte de doentes/orgãos - todas as 3 do mesmo modelo de aeronave.

Cumprimentos,

Podiam ser os jatos da familia LEGACY da Embraer. Já tem provas mais do que dadas, tem assistencia guarantida cá, e ajudava noutros concursos mais para a frente.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Get_It em Junho 10, 2017, 10:41:53 pm
 ::) Ou... podia-se fazer um concurso como deve ser para escolher uma das inúmeros opções que existem no mercado (Dassault, Bombardier, Embraer, Gulfstream) que também já têm provas dadas e para o qual facilmente se consegue assistência técnica e sobresselentes desde que seja assinado um contrato de manutenção de forma decente. ;D

Cumprimentos,
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Crypter em Junho 11, 2017, 12:59:19 am
Tenho ideia que está um P3 neste momento no Báltico...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Junho 11, 2017, 11:09:08 am
Tenho ideia que está um P3 neste momento no Báltico...

Está um no Baltops deste ano sim, até ao próximo dia 16. Portanto sempre devem continuar a estar pelo menos duas células armazenadas.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Junho 12, 2017, 12:26:45 pm
Em relação aos P-3 que não passaram no dia de Portugal há outra possivel situação, que é, as tripulações.

Quantas tripulações existem? Quantas foram para os bálticos? Quantas cá ficaram?
E pelo que percebi só era para passar um P-3 no desfile, isto é, só estaria uma tripulação pronta para fazer esse voo e simultaneamente assegurar o alerta 24h (que foi activado), até pode ser que existam mais tripulações, mas como era sábado, deviam estar em casa em descanso, pois no domingo outra tripulação tem que render a anterior e assegurar o alerta para esta descansar.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Junho 12, 2017, 12:42:35 pm
Em relação aos P-3 que não passaram no dia de Portugal há outra possivel situação, que é, as tripulações.

Quantas tripulações existem? Quantas foram para os bálticos? Quantas cá ficaram?
E pelo que percebi só era para passar um P-3 no desfile, isto é, só estaria uma tripulação pronta para fazer esse voo e simultaneamente assegurar o alerta 24h (que foi activado), até pode ser que existam mais tripulações, mas como era sábado, deviam estar em casa em descanso, pois no domingo outra tripulação tem que render a anterior e assegurar o alerta para esta descansar.

Verdade, até porque aquela abécula de comentadora da RTP até referiu e bem, segundada pelos convidados, que em número de efectivos vamos neste momento em cerca de 28.000 quando o que se quer ter são entre os 30 e 32 mil. 
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Junho 12, 2017, 01:17:00 pm
Em relação aos P-3 que não passaram no dia de Portugal há outra possivel situação, que é, as tripulações.

Quantas tripulações existem? Quantas foram para os bálticos? Quantas cá ficaram?
E pelo que percebi só era para passar um P-3 no desfile, isto é, só estaria uma tripulação pronta para fazer esse voo e simultaneamente assegurar o alerta 24h (que foi activado), até pode ser que existam mais tripulações, mas como era sábado, deviam estar em casa em descanso, pois no domingo outra tripulação tem que render a anterior e assegurar o alerta para esta descansar.

Verdade, até porque aquela abécula de comentadora da RTP até referiu e bem, segundada pelos convidados, que em número de efectivos vamos neste momento em cerca de 28.000 quando o que se quer ter são entre os 30 e 32 mil.


o ideal seriam 35.000 efectivos mas já aceitava 34.000, como limite mínimo de efectivos para os três ramos !!!
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: perdadetempo em Junho 13, 2017, 06:02:52 pm
Em relação à Força Aérea existe este trabalho que permite ajudar a compreender melhor o problema:

https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17380/1/TII_TDLopes_03Maio2016.pdf (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/17380/1/TII_TDLopes_03Maio2016.pdf)

nomeadamente as leitura da pág. 36 à 42. Resumindo a FAP tem pilotos, não tem é verba para os pôr a voar o que significa no caso dos Lobos 13 pilotos em 2016, mas destes só 3 eram comandantes, só existia um instrutor e oito copilotos. Para efeitos práticos tripulação de voo só tínhamos três. O estudo não descreve a situação em termos de pessoal técnico, excepto quando dá os totais de pessoal atribuído a cada esquadra, mas parece que para o autor isso não seria problema.

Cumprimentos,
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: jpthiran em Abril 01, 2018, 01:06:36 am
...P3 no combate á pirataria no Golfo da Guiné - assim andam as coisas para aqueles lados!...

...qualquer dia serão os nossos NPO chamados a vigiar a zona, pelo andar das coisas!...

https://observador.pt/2018/03/31/video-forca-aerea-deteta-piratas-no-golfo-da-guine/
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: LM em Maio 07, 2018, 05:58:06 pm
Confessions Of A US Navy P-3 Orion Maritime Patrol Pilot
https://foxtrotalpha.jalopnik.com/confessions-of-a-pilot-behind-the-us-navys-airborne-sub-1598415741]
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Abril 29, 2020, 11:17:33 pm
Porque não se completou a frota com um sexto P-3C vindo do AMARG ?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: HSMW em Abril 29, 2020, 11:25:59 pm
Para quê se os holandeses estavam a vender 13? Os outros 8 foram para a Alemanha.
A necessidade de aeronaves para tripulações será idealmente de cinco?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: typhonman em Abril 29, 2020, 11:31:19 pm
Para quê se os holandeses estavam a vender 13? Os outros 8 foram para a Alemanha.
A necessidade de aeronaves para tripulações será idealmente de cinco?

Não sei, penso que se a Alemanha tivesse comprado 7,  vinha mais um para cá. Pois antes tinhamos 6 P-3P.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Abril 30, 2020, 09:43:10 am
Mais um para quê, para peças? Não há tripulações para mais, nem para os 5 há, só há para dois ou três.

Os 5 aviões são apenas para permitir que enquanto uns voam outros fazem as inspecções periódicas.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Charlie Jaguar em Abril 30, 2020, 11:04:02 am
Mais um para quê, para peças? Não há tripulações para mais, nem para os 5 há, só há para dois ou três.

Os 5 aviões são apenas para permitir que enquanto uns voam outros fazem as inspecções periódicas.

E é por essa razão que há 2 aparelhos que estão praticamente armazenados no hangar da 601 em Beja.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: ocastilho em Abril 30, 2020, 11:24:20 am
Mais um para quê, para peças? Não há tripulações para mais, nem para os 5 há, só há para dois ou três.

Os 5 aviões são apenas para permitir que enquanto uns voam outros fazem as inspecções periódicas.

E é por essa razão que há 2 aparelhos que estão praticamente armazenados no hangar da 601 em Beja.

Bom dia a todos,

já não é primeira vez que se fala em falta de pilotos, no entanto, a malta com quem vou falando da AFA diz que pilotos não faltam, falta é narta para as horas de voo mínimas e que há vários PILAV que a única aeronave que conhecem são umas secretárias. ( atenção, secretárias de madeira, se fosse das outras nem estavam mal...)

Fiquei com medo é de me aperceber que podem ambos estar a falar verdade: faltam pilotos e os que há nem horas mínimas têm...

Entretanto, os nossos caros generais continuam no lunatismo, a AFA abriu 30(!) vagas para PILAV, se há assim tanto falta de pilotos porque não recorrer ao ingressos de PILs que são muito mais rápidos de formar?
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Abril 30, 2020, 11:28:48 am
 A ser verdade que há pilotos disponíveis mas só não são "pilotos" por falta de dinheiro, é no mínimo cómico. Tanta entrevista, notícia e promessas em torno de resolver este problema da FAP, e depois é isto...
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: ocastilho em Abril 30, 2020, 01:09:07 pm
A ser verdade que há pilotos disponíveis mas só não são "pilotos" por falta de dinheiro, é no mínimo cómico. Tanta entrevista, notícia e promessas em torno de resolver este problema da FAP, e depois é isto...

Caro DC, a questão é que apesar de ser cómico, não seria inédito e das nossas sumidades já espero tudo. 
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Lightning em Abril 30, 2020, 05:18:28 pm
Não sei o caso dos pilotos do P-3, mas relembro que no caso dos EH101 o problema não era falta de pilotos em geral, mas falta de pilotos comandantes, isto é, pilotos com um certo número de horas de voo e formações específicas para ascender a comandante, que pode demorar alguns anos a atingir.

Pode estar a suceder o mesmo ao P-3, ainda por cima estando em Beja, pode suceder tanto os que vão para a aviação civil, como dentro da FAP os pilotos quererem ir para a BA6 Montijo onde podem operar o C130 ou C295, e não sejam muitos os pilotos que queiram ficar pelo Alentejo.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: NVF em Junho 18, 2020, 02:04:04 am
Lá vamos ter uma abundância de sobressalentes para manter os Orion até 2040...

 https://www.navalnews.com/naval-news/2020/06/german-mod-ends-p-3c-orion-mpa-modernization-program-seeking-alternative/ (https://www.navalnews.com/naval-news/2020/06/german-mod-ends-p-3c-orion-mpa-modernization-program-seeking-alternative/)
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Red Baron em Junho 18, 2020, 09:51:34 am
Lá vamos ter uma abundância de sobressalentes para manter os Orion até 2040...

 https://www.navalnews.com/naval-news/2020/06/german-mod-ends-p-3c-orion-mpa-modernization-program-seeking-alternative/ (https://www.navalnews.com/naval-news/2020/06/german-mod-ends-p-3c-orion-mpa-modernization-program-seeking-alternative/)

Citar
Therefore, the MoD decided on the basis of a capability assessment with the effects on the availability of P-3C Orion in the German navy, a project analysis by the contractor AIRBUS and a profitability analysis with risk analysis to terminate the modernization project P-3C Orion prematurely. More specifically, this means that work on the model installation of the mission equipment will be stopped.

Também andam a pedir ao lobo para guardar o rebanho. :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: NVF em Junho 18, 2020, 10:23:45 am
Lobo? Mas achas que vai surgir algum MPA europeu nos próximos 05 anos? Mais um cliente para o P-8 é o que é.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Red Baron em Junho 18, 2020, 10:50:29 am
Lobo? Mas achas que vai surgir algum MPA europeu nos próximos 05 anos? Mais um cliente para o P-8 é o que é.

(https://airbus-h.assetsadobe2.com/is/image/content/dam/products-and-solutions/military-aircraft/a320neo-m3/A320neoM3.png?wid=1920&fit=fit,1&qlt=85,0)

Só falta clientes.

Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Junho 18, 2020, 11:04:19 am
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: LM em Junho 18, 2020, 11:44:11 am
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Que a Alemanha e a França vai ter o A320neo MPA ou algo parecido parece certo:
Citar
The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

O problema é até 2030, visto a França estar a modernizar os ATL2 mas a Alemanha  - agora - não poder esperar... mas duvido que usem o P-8A Poseidon como "stop-gap", salvo se abandonarem o MAWS para dar graxa ao Trump.  :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Red Baron em Junho 18, 2020, 12:04:36 pm
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Que a Alemanha e a França vai ter o A320neo MPA ou algo parecido parece certo:
Citar
The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

O problema é até 2030, visto a França estar a modernizar os ATL2 mas a Alemanha  - agora - não poder esperar... mas duvido que usem o P-8A Poseidon como "stop-gap", salvo se abandonarem o MAWS para dar graxa ao Trump.  :mrgreen:

Os P-3 não vão deixar de voar.

A ideia da Airbus era não retirar os NEO do mercado civil para o mercado militar nesta altura, mas com a crise que temos agora dificilmente vão ter vendas no mercado civil. Por isso já existe mais vontade para avançar com este projecto.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Junho 18, 2020, 03:24:28 pm
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Que a Alemanha e a França vai ter o A320neo MPA ou algo parecido parece certo:
Citar
The project, known as MAWS (Maritime Airborne Warfare System), aims to ensure, from 2030 onwards, the succession of the French Navy’s Atlantique 2 and the German Navy’s P-3C Orion. Unveiled at Euronaval 2018, Airbus’ A320M3A in its MPA variant appeared to be a natural candidate for the MAWS program.

O problema é até 2030, visto a França estar a modernizar os ATL2 mas a Alemanha  - agora - não poder esperar... mas duvido que usem o P-8A Poseidon como "stop-gap", salvo se abandonarem o MAWS para dar graxa ao Trump.  :mrgreen:

Os Super Hornet são da Boeing, os P-8 idem, logo acaba por haver a possibilidade de um negócio nesta ordem. Apesar de obviamente a preferência alemã ir para a Airbus.

Ainda vão ser o primeiro cliente do futuro MPA da Embraer, o P-390 Patrol Millenium.  :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Junho 18, 2020, 09:43:55 pm
Passou há menos de 1 hora um P-3 da FAP aqui na Margem Sul, sentido Norte-Sul em direcção à Arrábida. Ao aproximar-se da serra, fez um desvio abrupto, mais em de sudeste.

O avião vinha a baixa altitude. É a primeira vez que vejo um P-3C por estes lados, desde a sua ida para Beja.
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Junho 20, 2020, 07:28:26 am
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Sem clientes, então e NÓS ???
Seria muito mais lógico e acertado, avançarmos para um projecto destes com um aeronave já mais que testada,  do que o que estamos a fazer com a compra dos 390, mas esquecia-me que os Ka-Ce, são os tais suprasumos polivalentes multiusos. :nice: :nice: :)) :nice:

Abraços
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Red Baron em Junho 20, 2020, 12:59:31 pm
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Sem clientes, então e NÓS ???
Seria muito mais lógico e acertado, avançarmos para um projecto destes com um aeronave já mais que testada,  do que o que estamos a fazer com a compra dos 390, mas esquecia-me que os Ka-Ce, são os tais suprasumos polivalentes multiusos. :nice: :nice: :)) :nice:

Abraços

Vamos ver é se não vais levar é com mais C295 MPA. :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Junho 20, 2020, 01:04:33 pm
Aí é que está, sem clientes quem vai tomar a iniciativa? Talvez os franceses porque gostam de independência a nível de meios militares, de resto, os custos de desenvolvimento podem tornar-se proibitivos se não houver mais encomendas.

Sem clientes, então e NÓS ???
Seria muito mais lógico e acertado, avançarmos para um projecto destes com um aeronave já mais que testada,  do que o que estamos a fazer com a compra dos 390, mas esquecia-me que os Ka-Ce, são os tais suprasumos polivalentes multiusos. :nice: :nice: :)) :nice:

Abraços

Vamos ver é se não vais levar é com mais C295 MPA. :mrgreen:

Vá lá não disseste 390 mpa. :mrgreen:

Olha, se recebessemos uns quatro/cinco 295 mpa eu ficava mesmo muito chateado. ;)

Abraços
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Junho 20, 2020, 06:42:50 pm
O MPA é um excelente avião, mas não substitui os P-3. Mas mais uns quantos MPAs não faziam mal nenhum, dadas as suas valências. Difícil é arranjar tripulações para tanto avião.  :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Junho 20, 2020, 07:22:48 pm
O MPA é um excelente avião, mas não substitui os P-3. Mas mais uns quantos MPAs não faziam mal nenhum, dadas as suas valências. Difícil é arranjar tripulações para tanto avião.  :mrgreen:

Claro que te estás a referir ao 390 millennium/BCP MPA, correcto ? :mrgreen:

Abraços
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: dc em Junho 21, 2020, 11:17:54 am
Claro que me refiro ao avião que ainda não existe.  :mrgreen:

E BCP vai ser o nome da versão de combate "Battle Cruiser Plane". Faz o AC-130 parecer um menino!!!  :mrgreen:
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: nelson38899 em Junho 18, 2023, 10:29:06 pm
Será que vamos em frente com este avião?

(https://scontent.fopo2-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/354999816_653356446826893_2869096224915150812_n.jpg?_nc_cat=105&ccb=1-7&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=fKSSpvps3OUAX-o1asa&_nc_ht=scontent.fopo2-1.fna&oh=00_AfBIS_phNA0WZf0qzMEvPYqIU9TkMaJsQSIvvSaM3uVp5A&oe=64949A8B)

Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: tenente em Junho 19, 2023, 04:50:47 am
Será que vamos em frente com este avião?

(https://scontent.fopo2-1.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/354999816_653356446826893_2869096224915150812_n.jpg?_nc_cat=105&ccb=1-7&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=fKSSpvps3OUAX-o1asa&_nc_ht=scontent.fopo2-1.fna&oh=00_AfBIS_phNA0WZf0qzMEvPYqIU9TkMaJsQSIvvSaM3uVp5A&oe=64949A8B)

Claro que sim.......

Espero que não V. tenha passado despercebido o artigo (aliás, são dois) sobre o P3P no Suplemento Negócios do DN de 29 de Março.

Citar
Defesa gasta 309 milhões com aviões em risco de reforma
JOAQUIM BRITO CAMACHO
Portugal vai gastar 309 milhões de euros na modernização de seis aviões P-3 Orion, quando uma avaliação sobre fadiga de materiais, encomendada em 2002 pela marinha norte-americana, revelou uma inesperada e «significativa» deterioração nos 227 Orions da Lockheed Martin de que a US Navy dispõe. A descoberta, que apanhou a marinha americana de surpresa, foi feita no princípio de 2003 e veio acelerar o processo de substituição destes aparelhos por um novo avião, com início anteriormente previsto para 2013.

As deficiências estiveram à beira de incapacitar a maioria dos P-3 ao serviço, revelou o capitão Steven Eastburg, do Comando de Sistemas Aeronavais, e levaram o almirante Vern Clark, chefe de operações navais da marinha americana, a emitir uma directiva no sentido de a US Navy reduzir drasticamente a sua frota de P-3 Orion em um terço nos próximos 18/24 meses - de 227 para 150 aparelhos. Estes 150 serão sujeitos a trabalhos de renovação rigorosos, para prolongar ao máximo a sua vida útil, mas os problemas são tão graves que põem em risco a própria possibilidade de manter operacional a maioria até à entrada ao serviço do modelo substituto. Um dos principais motivos do desgaste agora descoberto tem a ver com as condições em que o P-3 Orion habitualmente opera, em ambiente marítimo e frequentemente a baixa altitude, sujeito ao poder corrosivo do ar carregado de sal. Portugal dispõe de seis P-3 Orion - fabricados em 1968 e adquiridos em 1986 à Lockheed Martin, na sequência de uma retoma desta empresa à força aérea da Austrália - e a Lei de Programação Militar (LPM) tem inscrita uma verba de 309 milhões de euros para a sua actualização.

Esta prevê a modernização dos equipamentos e sensores e ainda a extensão de vida da «célula» (o avião propriamente dito), que está perto do limite. Segundo o Ministério da Defesa, o programa LECIP (Life Extension and Capabilities Improvement Program) prolongará a vida dos aviões por «mais 20 anos», tendo Pedro Guerra, assessor de Paulo Portas, afirmado ao DN que em relação à célula «não há grande problema».

Tal horizonte temporal parece, no entanto, optimista face às informações aqui referidas, dado que as deficiências detectadas afectam a plataforma-base dos aparelhos numa escala inesperada.

Sabendo-se que o primeiro P-3 Orion saiu da fábrica em 1962, não é muito animadora a expectativa de longevidade dos P-3 portugueses, fabricados em 1968. Ou seja: se uma grande parte dos P-3 da marinha americana, qualquer deles mais recente que os portugueses, não aguenta até 2013, mesmo com as modernizações que vão sofrer, será arriscado afirmar que os nossos duram até 2024.

Segundo Degenar Drumond, na publicação online brasileira Defesa@Net (21 Novembro 2003), a US Navy deverá emitir brevemente (ou poderá já ter emitido) uma comunicação a todos os operadores de P-3 a recomendar a troca, tão rápida quanto possível, das asas e cauda dos aparelhos, estimando-se só o custo dessa troca em cerca de 25 milhões de euros por avião. A mesma publicação refere ainda a previsão de que «o último P-3C (ver «Saiba Mais) deixará de voar nos EUA em 2017», na sequência da sua substituição por um novo aparelho.

A revista britânica de aeronáutica Flight International menciona o interesse de vários países asiáticos na aquisição de P-3 modernizados, afirmando que os problemas agora detectados, que levarão à aceleração da reforma antecipada dos P-3C (o modelo mais moderno) da marinha dos EUA, implicam que não vai haver falta de oferta de Orions. O mercado de trabalho, chamemos-lhe assim, será invadido, nos próximos 18/24 meses, por pelo menos 75 «jovens reformados por invalidez» da US Navy, que serão entusiasticamente disputados por países menos exigentes.

Com o objectivo da modernização dos P-3, o ministro da Defesa português dirigiu um convite para apresentação de propostas apenas a duas empresas norte-americanas, a L3 Communications e a Lockheed Martin. Mas contratempos vários levaram a primeira a desistir, deixando a Lockheed sozinha em campo. De assinalar que a legislação portuguesa que regulamenta este tipo de negócios estabelece que o convite deve ser dirigido a «pelo menos três fornecedores» (ver página ao lado).

O aparelho que vai substituir o P-3 Orion na marinha norte-americana (genericamente designado como MMA (Multi-mission Maritime Aircraft) será escolhido entre dois concorrentes finais: um novo aparelho da Lockheed Martin, o Orion 21, ainda em projecto e especialmente concebido para o efeito, ou uma adaptação do Boeing 737 civil.

Um outro texto "Aviões portugueses têm 36 anos".
 
O P-3 Orion é um avião projectado principalmente para a luta anti-submarina, patrulhamento marítimo e busca e salvamento, mas pode desempenhar outras missões, como vigilância terrestre ou controlo do tráfico de droga. Entrou ao serviço da marinha norte-americana em 1962 e o último aparelho para esta força foi fabricado em 1990. A linha de montagem dos P-3 Orion na Lockheed fechou de vez em 1995. Foram construídos três modelos principais - P-3A, P-3B e P-3C - e a marinha dos EUA opera presentemente apenas o modelo mais avançado, o P-3C. Os portugueses são do modelo P-3B e saíram da fábrica em 1968. Foram comprados em 1986 e, após algumas modificações, coordenadas pela Lockheed Martin, adquiriram a designação P-3P.     
     JOAQUIM BRITO CAMACHO

JGS
[/quote
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Pescador em Junho 19, 2023, 10:30:18 am
O essencial a rebentar pelas costuras e os labregos a gastar em 6 KC e nos tucanitos que são mais que óbvios virem, tal é o circo montado. Tanto por alguns cá como outros que nem sei onde andam, mas aparecem muito por aqui.
O importante é as negociatas e andam alguns a justificar à força até com devaneios. Alguns mais valia estarem calados e tratarem do chiqueiro da casa deles.

Parece não existir planeamento ou estratégia de empregos de meios.
Os C130 tardiamente feito o MLU, seja qual for, sempre estão cá e vão estar mais uns anos. Se estiverem os 4 operacionais e os C295 estivessem na maioria, em vez de estarem encostados inop, a coisa nesse campo aguentava até resolver problemas mais prementes. Como este assunto do substituto do P3. Muito mais importante que levar cargas expedicionárias.

Mas os labregos enterram mais dinheiro nos meios já em fim de vida, como fazem com as VdG e depois esbanjam a vontadinha onde lhes dá jeito.
Ninguém com responsabilidade neste País vê isto. Não há ninguém que lhes explique?
Uns fazem a panelinha e outros nem sabem o que se passa. No fim é mais do mesmo, nada resolvido.

Parabéns, podem levar um Pandur de cada vez para onde quiserem. Ui, que fenômeno estratégico
Em vez de Pandur, podem levar paletes para os palop, já agora, desde que não estraguem o turismo aos NPO.

Até um Crossover servia para meter carradas de Pandur e muito mais onde se quisesse. Mas não, o importante são as negociatas. E as quintinhas dos Ramos das FA, que no caso da FAP, está mais interessada em andar metida em negócios que em ter meios eficazes para tratar da soberania do País. Curiosamente nunca me lembro de ter visto a FAP mais interessada em meios para dar assistência a outro ramo, o exército, que nos mais "puros" de uma Força Aérea, o poder aéreo. E se os tucanitos são poder aéreo vou ali rir.
Brinquem com  ameaça marítima em particular a submarina no Atlântico e vão fazer "grandes lutas" expedicionárias em buracos de África. Mas nem nisso olham primeiro para os helicópteros médios. Então nos sistemas AA e AC para Pandur, adquirem em quantidade tal que parece que estão a comprar cargueiros. Compara-se os valores.
Cuidado de uma dúzia de sistemas pode ser muito

Cambada de chulos e parasitas que pululam nas FA, na politica e outros personagens dos meios onde estas se envolvem
Título: Re: P3: Defesa gasta 309 milhões
Enviado por: Subsea7 em Junho 19, 2023, 06:19:23 pm
Alguem me explica este tópico ?