Os 28 F16A/B MLU da FAP

  • 3447 Respostas
  • 645575 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5604
  • Recebeu: 5588 vez(es)
  • Enviou: 3711 vez(es)
  • +10067/-2647
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3435 em: Abril 29, 2024, 12:47:34 pm »
A solução é os F-16 terem todos a mesma pintura...

E têm!

Temos poucos aparelhos e há 2 Esquadras equipadas com F-16M na mesma base; contam-se pelos dedos de uma mão as aeronaves com pinturas especiais na cauda, vamos lá também a ter um pouco de calma. Aqui não há razão alguma para celeuma. Existem sim 4 aeronaves (em 25) decoradas com pinturas especiais por ocasião de efemérides ou marcos históricos, como acontece um pouco por todo o lado com operadores de F-16 e não só, mas são tão poucas que não é motivo para todo este burburinho. E quanto aos pilotos, é mais uma questão de salutar e sempre amigável picardia inter-Esquadras, do que propriamente algo mais sério ou "comportamento de diva".  ;)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Duarte, Lightning

*

Drecas

  • Investigador
  • *****
  • 1571
  • Recebeu: 506 vez(es)
  • Enviou: 178 vez(es)
  • +313/-191
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3436 em: Abril 29, 2024, 01:03:10 pm »
E ainda bem, não são as pinturas especiais que nos andam a estragar orçamentos e a fazer com que não se compre SDB ou F-35  :mrgreen: :mrgreen:

Os verdadeiros maus gastos sabe-se bem que estão noutras paragens





 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11107
  • Recebeu: 2364 vez(es)
  • Enviou: 3278 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3437 em: Abril 29, 2024, 01:31:37 pm »
As pinturas nos F-16 não são problema nenhum real, nenhum piloto deixou de voar por certo dia ter um avião com pintura "da outra esquadra".

Nem a pintura pode ser considerada um motivo válido, não é nenhuma avaria.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8607
  • Recebeu: 3949 vez(es)
  • Enviou: 726 vez(es)
  • +4996/-797
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3438 em: Abril 29, 2024, 03:39:56 pm »
Discordo, acho que a pintura base é de facto um problema, e devia-se transitar urgentemente para a Have Glass V:


 :mrgreen:

Apenas por uma questão de estética, claro, nada a ver com vantagens para aumentar as chances de sobrevivência da aeronave em combate.
https://www.key.aero/article/have-glass-making-f-16-less-observable
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF, Charlie Jaguar, Pescador

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2388
  • Recebeu: 185 vez(es)
  • Enviou: 502 vez(es)
  • +655/-328
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3439 em: Abril 29, 2024, 05:44:19 pm »

E têm!

Temos poucos aparelhos e há 2 Esquadras equipadas com F-16M na mesma base; contam-se pelos dedos de uma mão as aeronaves com pinturas especiais na cauda, vamos lá também a ter um pouco de calma. Aqui não há razão alguma para celeuma. Existem sim 4 aeronaves (em 25) decoradas com pinturas especiais por ocasião de efemérides ou marcos históricos, como acontece um pouco por todo o lado com operadores de F-16 e não só, mas são tão poucas que não é motivo para todo este burburinho. E quanto aos pilotos, é mais uma questão de salutar e sempre amigável picardia inter-Esquadras, do que propriamente algo mais sério ou "comportamento de diva".  ;)

Pensei pelo que se mencionou aqui todas as aeronaves tivessem o emblema da Esquadra e isto fosse o problema... sendo assim, já não tá aqui quem falou.  :G-beer2:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

Anthropos

  • Membro
  • *
  • 286
  • Recebeu: 419 vez(es)
  • Enviou: 84 vez(es)
  • +147/-12
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3440 em: Abril 29, 2024, 06:57:00 pm »


Continuo a achar e defender que transição para o F-35 é um erro. Deveríamos, sim, voltar ao Fiat G91, apenas pelo facto de que é provavelmente o avião mais bonito alguma vez construído, e isso para mim supera em muito qualquer valor residual que os F35 possam ter  c56x1
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pneucareca

*

Pneucareca

  • Membro
  • *
  • 23
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • Enviou: 251 vez(es)
  • +7/-4
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3441 em: Abril 29, 2024, 10:13:51 pm »


Continuo a achar e defender que transição para o F-35 é um erro. Deveríamos, sim, voltar ao Fiat G91, apenas pelo facto de que é provavelmente o avião mais bonito alguma vez construído, e isso para mim supera em muito qualquer valor residual que os F35 possam ter  c56x1
Se é para isso!...
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18347
  • Recebeu: 5569 vez(es)
  • Enviou: 5996 vez(es)
  • +7190/-9561
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3442 em: Abril 30, 2024, 06:51:29 am »
Feio  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4112
  • Recebeu: 2676 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +5706/-2828
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3443 em: Abril 30, 2024, 12:19:11 pm »


Continuo a achar e defender que transição para o F-35 é um erro. Deveríamos, sim, voltar ao Fiat G91, apenas pelo facto de que é provavelmente o avião mais bonito alguma vez construído, e isso para mim supera em muito qualquer valor residual que os F35 possam ter  c56x1

Sempre podemos trocar tudo por tucanos. Logo que leve pintura gira é bom
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8698
  • Recebeu: 3271 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6494
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3444 em: Abril 30, 2024, 12:29:21 pm »
Isto se os tucanos não vierem vai ser uma chatice. Vão malhar em quem?  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Sempre amei o F104S.  :mrgreen:

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4112
  • Recebeu: 2676 vez(es)
  • Enviou: 2219 vez(es)
  • +5706/-2828
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3445 em: Abril 30, 2024, 03:15:14 pm »
Isto se os tucanos não vierem vai ser uma chatice. Vão malhar em quem?  :mrgreen:



Saudações  :mrgreen:

P.S. Sempre amei o F104S.  :mrgreen:



O problema desses F era nos voos baixos perder a sustentação. Mas era um belo interceptador. Um míssil com umas asas pequenitas
 

*

antoninho

  • Analista
  • ***
  • 682
  • Recebeu: 111 vez(es)
  • Enviou: 7 vez(es)
  • +12/-10
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3446 em: Abril 30, 2024, 04:08:25 pm »
O fazedor de viúvas....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: nelson38899, Pescador

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5389
  • Recebeu: 4032 vez(es)
  • Enviou: 10090 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3447 em: Maio 01, 2024, 12:30:06 am »
Porquê o F-104S e não o F-104G?
Talent de ne rien faire