Dia do Exército 2007

  • 6 Respostas
  • 5289 Visualizações
*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Dia do Exército 2007
« em: Outubro 21, 2007, 03:54:46 pm »
Citar
Defesa: Atrasos no reequipamento deve-se a problemas técnicos e não orçamentais - ministro  



    Leiria, 21 Out (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, garantiu hoje em Leiria que qualquer atraso na modernização do equipamento militar dever-se-á a questões técnicas e não orçamentais.  

     

    "São programas absolutamente essenciais para manter o reequipamento ao nível das exigências das missões que hoje o Exército desempenha sobretudo no plano internacional", afirmou o ministro, à margem das comemorações do dia deste ramo das Forças Armadas, que teve lugar em Leiria.  

     

    Actualmente, há "vários programas que estão a ser executados" de acordo com a Lei de Programação Militar (LPM), mas têm-se verificado "contratempos técnicos" que nada têm a ver com constrangimentos orçamentais, garantiu.

     

    "A Lei de Programação Militar está a ser cumprida ao ritmo que é necessário", afirmou o ministro, destacando ainda o facto de o conceito estratégico das Forças Armadas já obedecer aos princípios do novo tratado reformador europeu.

     

    "O Exército tem desenvolvido no terreno uma nova vocação estratégica, com a participação nas novas missões internacionais", demonstrando a "sua capacidade de se constituir como produtor de segurança internacional", afirmou Severiano Teixeira, que destacou também o esforço do exército em limitar o desperdício.  

     

    "Um exemplo claro de economia de escala e ganhos de eficiência, passíveis de reinvestimento ao serviço do Exército, é a concentração e modernização de infra-estruturas", disse.  

     

    Por outro lado, "a nossa independência, a nossa credibilidade e os nossos interesses defendem-se em fronteiras de segurança que não coincidem, hoje, com as fronteiras geográficas do Estado nacional", acrescentou o ministro, apelando à opinião pública para ser menos crítica da modernização das forças armadas.  

     

    "É tempo de ultrapassar reflexos antiquados e concepções arcaicas: Os riscos e as ameaças à segurança nacional e europeia são claros e evidentes e não se compadecem com respostas fracas" até porque "sem Forças Armadas fortes e modernas não teremos um Estado forte e moderno", salientou.  

     

    Exemplos dos "novos equipamentos que respondam aos novos requisitos" para o Exército, é a aquisição das viaturas blindadas Pandur, os carros de combate Leopard ou os empasteladores de engenhos explosivos.  

     

    "Estamos perante o primeiro grande processo de modernização de equipamentos levado a cabo para o Exército desde o 25 de Abril, que permitirá às Forças Armadas nacionais dispor de níveis de operacionalidade e de segurança do pessoal idênticos aos das modernas unidades militares dos países aliados", defendeu Severiano Teixeira.  

     

    Para o ministro, "não valeria a pena ter feito a profissionalização das Forças Armadas e o esforço da reestruturação se mantivéssemos em operação equipamentos obsoletos".  

     

    No seu discurso, o ministro revelou também que já teve início a aprovação legal para a adaptação do ensino superior militar ao processo de Bolonha e está em fase de consulta a lei de programação de infra-estruturas militares, que visa "agilizar os processos de rentabilização e modernização do património afecto à defesa nacional e garantir a sustentabilidade do Fundo de Pensões dos militares".  

     

    Por seu turno, o chefe de Estado-Maior do Exército, o general Pinto Ramalho, defendeu a urgência que existe em relação à aquisição de helicópteros, uma solução que vem alargar a capacidade operacional deste ramo militar.

     

    "Aguardamos com redobrada expectativa o lançamento dos concursos relativos à arma ligeira e às viaturas tácticas ligeiras com blindagem" mas, em especial, "o programa dos helicópteros ligeiros que, pela alteração técnico-táctica e pela sinergia operacional que introduz no exército, a par dos helicópteros médios", permitirá "uma capacidade de resposta mais rápida, mais flexível e mais adequada às exigências do moderno ambiente operacional", salientou o general.  

     

    "A unidade de Aviação Ligeira é uma prioridade para o Comando do Exército, devendo ser dada sequência aos programas de aquisição das versões ligeira e média, com uma adequada revisão da lei da programação militar", disse o general, admitindo, no entanto que ainda não possui praças suficientes para cumprir os objectivos mínimos estabelecidos, ficando aquém em 1.500 homens.  

     

    "Não podemos obrigar ninguém para que venha para o Exército", recorda o general, que rejeitou a possibilidade de aumentar a oferta salarial como facto de atracção, preferindo investir em acções de promoção junto dos mais novos.  

     

    Apesar disso, Pinto Ramalho relembrou no seu discurso que a "vocação última do Exército é fazer a guerra, sendo sensato ponderar esta realidade em termos organizativos e de equipamento" já que a actual conjuntura internacional "torna menos clara e cada vez mais ténue e indefinida, a fronteira entre paz e guerra".  

     

    A guerra de informação, defesa biológica e química, o laboratório militar, a revisão das carreiras militares foram outras das prioridades elencadas pelo responsável máximo da hierarquia.  

     

    "Queremos um Exército moderno, agilizado e flexível, que evidencie força, adaptado e adaptável à evolução do ambiente interno e externo, cada vez mais projectável, com uma combinação diversificada, equilibrada e credível de meios", defendeu.  

     

    As actuais "dificuldades e restrições orçamentais" são encaradas pela hierarquia "como uma situação conjuntural, não nos faltando espírito para as compreender e enfrentar", acrescentou.  

     

     
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Raven

  • 35
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 21, 2007, 07:31:05 pm »
esperemos que a imagem do blindado a avariar no meio do desfile não se repita  :)
 

*

Akagi

  • Membro
  • *
  • 64
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Outubro 21, 2007, 08:10:46 pm »
Para quando esta prevista a chegadas dos primeiros LEO2/A6?
 

*

Adamastor

  • Membro
  • *
  • 38
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Outubro 22, 2007, 01:27:33 am »
Citação de: "Akagi"
Para quando esta prevista a chegadas dos primeiros LEO2/A6?


Deverão chegar em 2008.
 

*

Pedro Monteiro

  • Analista
  • ***
  • 888
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 17 vez(es)
  • +25/-20
    • http://www.pedro-monteiro.com
(sem assunto)
« Responder #4 em: Outubro 22, 2007, 07:53:10 pm »
Algumas imagens das comemorações do Dia do Exército, em Leiria.  :wink:







Citar
Realizou-se, em Leiria, a 21 de Outubro, a cerimónia oficial do Dia do Exército. A mesma foi presidida pelo Ministro da Defesa Nacional (MDN), Professor Doutor Nuno Severiano Teixeira. O programa incluiu um desfile de 1.000 militares das várias unidades do Exército e as intervenções do Ministro da Defesa e do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Pinto Ramalho. O MDN defendeu um “consenso político alargado” em torno das questões da Defesa e reforçou o seu empenho no reequipamento do Exército, no “primeiro grande programa” após o 25 de Abril de 1974. Por sua vez, o CEME realçou, em declarações à imprensa, que o Exército pretende completar o seu quadro de efectivos, atingindo 24.500 militares, dos quais 14.500 praças – terá, hoje, 13 mil praças.

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
 

*

Portucale

  • Membro
  • *
  • 197
  • Recebeu: 19 vez(es)
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Maio 18, 2009, 12:21:31 am »
Vem tarde mas tem informações sobre as unidades de formação académica;

http://videos.sapo.pt/rfzc1jbeoWrQkBllMPjU
Eis aqui
quase cume da cabeça da Europa toda
O Reino Lusitano
onde a Terra se acaba
e o Mar começa.

Versos de Camões