Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Brasil / Re: EMBRAER
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 01:05:50 am »
2
Países Lusófonos / Re: Guiné-Bissau
« Última mensagem por Observador em Hoje às 12:47:37 am »
Citar
Umaro Sissoco Embaló agradeceu a Putin "todo o apoio" que a Guiné-Bissau recebeu da antiga União Soviética, durante a luta armada pela independência, e salientou que essa contribuição é mais visível nas Forças Armadas.

"Na Guiné-Bissau mais de 70% dos nossos quadros militares foram formados na antiga URSS para ver qual a ligação que há entre nós e a Rússia", declarou Embaló.

https://www.dn.pt/6894999554/pr-guineense-diz-que-russia-pode-contar-com-guine-bissau-como-aliado-permanente/
3
Força Aérea Portuguesa / Força Aérea 5.0
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 12:42:03 am »
A FAP e a Marinha, estão neste momento a tentar "descolar" com novas capacidades de coordenação e combate no atlântico, sendo que isso será extensível ao EX no campo da defesa aérea.
Um dos objetivos será a defesa do triângulo geoestratégico.




Resumidamente:

-Sistemas de comando e controlo CI2/3;
-Sistemas ISR; (UAVs)
-Sistemas MALE; (MQ-9B)
-Aeronaves 5ª geração, F-35
-Multiplicador de força (reabastecedor); KC-767
-Capacidade MMA; P-3C e no futuro P-8A
-CAS ( F-16V+ A-29N)
-Fragatas com capacidade de defesa aérea e "land atack"
-Defesa Aérea baseada no solo; (Vshorad, Shorad, MEADS)
-Aumento frota submarinos;
-Navio Logístico;
-Movimento rápido de forças dentro do TN (renascimento do UALE);
-Operações CSAR (Helis de Evacuação na FA);
-Sistemas de Radares (Açores);
Cps,




4
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por MMaria em Hoje às 12:31:00 am »
Olás.

Citar
O que há a explicar?

Eu escrevi, explicar a norma, que a FAB se utilizou e não justificar o que ocorreu, inclusive essa mesma norma se aplica à negociação do contrato dos Gripens (e quaisquer outros contratos da administração pública brasileira) e também dá margem às variações nos números de unidades que aparecem nas alterações dos contratos.

Sds!
5
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por Subsea7 em Hoje às 12:23:40 am »
Vejam na UKR, quem é que faz CAS... Os SU-25, os KA-52 etc.
Onde andam os aviões a hélice?
6
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Maio 09, 2024, 11:59:09 pm »
É perguntar à FAB, que tem uma assinalável experiência em reduzir encomendas do KC

Olás.

Penso que eu saberia explicar a norma que rege tais tipos de contratos, mas como não nacional sinto-me impedido de explanar aqui.
Caso tenha interesse indique um local mais adequado para resumi-la.

Sds!

O que há a explicar? A FAB tinha uma encomenda exagerada para viabilizar o projecto. Assim que viram que o avião lá foi angariando clientes internacionais, isso permitiu reduzir a encomenda, para assim poupar dinheiro. A única razão pela qual não houve penalização pela redução da encomenda, é por a Embraer ser brasileira. Portugal, sendo participante no projecto, e ao ver que o avião conseguiu mais clientes, também tinha o direito de optar por adquirir um menor número de aeronaves, caso achasse que 3 ou 4 bastavam, sem ter que indemnizar o que quer que seja, usando exactamente a mesma desculpa da FAB do "só encomendámos X aparelhos para viabilizar o projecto, e não precisamos de tantos".

Claro que no nosso caso teríamos que pagar indemnização, precisamente porque a Embraer não é portuguesa, e nesse aspecto, não há nada de "irmãos". Não é à toa que a Embraer resolveu aumentar o preço de cada aeronave às escondidas de um país que tinha participação directa no programa. Transparência para quê.

Já relativamente aos ST, sejamos claros: a Embraer está a desesperar para os conseguir vender. É que tiveram 20 anos de guerras contra o terrorismo, que foi o cenário ideal para vender aeronaves COIN. Agora, com a corrida armamentista que vemos em praticamente todo o lado, muito mais focada em conflitos convencionais, o mercado para os ST desaparece quase por completo, o que fica agravado pelo desenvolvimento de UAVs e UCAVs.
Nesta nova conjuntura, o ST pura e simplesmente não vende, e a única razão de Portugal estar sequer associado à dita aeronave, é por esta estar a ser imposta à força.
7
Forças de Segurança / Re: Notícias (Forças de Segurança)
« Última mensagem por CruzSilva em Maio 09, 2024, 11:44:42 pm »
"Se servistes à pátria que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma!"

Um bem haja meu comandate!  :Soldado2:



Fonte: Constantino Ramos
8
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por raphael em Maio 09, 2024, 11:43:24 pm »
9
Países Lusófonos / Re: São Tomé e Príncipe
« Última mensagem por papatango em Maio 09, 2024, 11:42:10 pm »
Mais tarde ou mais cedo a maioria da população vai perceber que não se pode viver sem forças militares capazes.
Não deixa de ser engraçado ver estas pessoas a discutir temas, sobre os quais obviamente não têm absolutamente conhecimento nenhum.

Do ponto de vista militar, esta atitude de São Tomé, não tem pelo menos nos próximos meses ou anos, qualquer importância.
Mas para Portugal tem.

Tem, porque ao longo de anos criámos esta ideia de que alguns países africanos ainda precisavam de nós para alguma coisa e que sem nós passariam muitas dificuldades.

São Tomé vai fazer meio século de existência e não passou da "cepa torta", mas como é um país muito pequeno, ainda vamos conseguindo ter alguma importância, mas quando vemos os números verificamos que a nossa importância é ainda assim muit relativa.

O Orçamento de Estado de São Tomé e Principe, vive de contribuições internacionais em média de 80% (oitenta por cento)  do total.
Portugal algumas vezes contribui com 10% a 20% da parte internacional. Um pouco mais se considerarmos a colaboração militar.

A verdade é que a nós, não custa praticamente nada. O que lá colocamos num ano não dava para pagar um mês de aumento aos policias e aos militares.

Até o Putin se referiu a São Tomé e também a Cabo Verde.
99.99% dos russos não sabem onde fica, e o Putin provavelmente só ficou a saber o mês passado.
A Russia está tão desesperada, que até São Tomé e Principe serve para mostrar o avanço glorioso da Santa mãe Russia no mundo ...

Os africanos - penso eu - não entendem nada do que se passa na Europa. E creio que não entendem a opinião pública portuguesa...
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10