MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses

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Cabeça de Martelo

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2175 em: Novembro 10, 2020, 11:19:03 am »
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A condição dos navios ao fim de 25 anos de operação e de 10 anos sem ações de manutenção planeada (BO5, designação usada pela Marinha Holandesa para o equivalente a uma revisão intermédia com docagem, prevista a cada 4 anos), situação agravada pela crise financeira que afetou Portugal no início da década anterior, os navios nacionais não efetuaram a sua BO5 em 2013 e 2014, apresentando-se para a modernização nos Países Baixos com uma condição decorrente de mais de 10 anos de exploração operacional ininterrupta;
  ::)

Agora fiquei a pensar...será que o dinheiro que devia ser gasto na modernização foi gasta em parte nas operações de manutenção? Alguém sabe quanto dinheiro se gasta em média Fragatas durante a revisões intermédia com docagem? Era interessante fazer uma comparação entre esse gasto e o que se vai gastar na Holanda.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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mafets

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2176 em: Novembro 10, 2020, 12:28:33 pm »
Agora fiquei a pensar...será que o dinheiro que devia ser gasto na modernização foi gasta em parte nas operações de manutenção? Alguém sabe quanto dinheiro se gasta em média Fragatas durante a revisões intermédia com docagem? Era interessante fazer uma comparação entre esse gasto e o que se vai gastar na Holanda.

Números de 2010, entre manutenção, aquisição e implementação de material, gastou se na altura 12, 64 milhões. Por norma será à volta de 8 a 10 milhões (tirando a dragagem do canal do Alfeite).  :mrgreen: :mrgreen:

Citar
as despesas com a capacidade oceânica de superfície (cos-m08) foram de 12,64 milhões de euros para «modernização aperfeiçoativa e evolutiva dos sistemas dos navios», mais cinco milhões para a «modernização de meia-vida» da fragata vasco da gama e cerca de quatro milhões para a «dragagem da base naval de lisboa», lê-se no relatório.

https://sol.sapo.pt/artigo/24240

Citar
ainda em relação a esta rubrica, o estado pagou mais 1,87 milhões para a «manutenção e gestão» dos helicópteros da marinha, «lynx mk 95», que visou a «modernização de sistemas (…) e instalação da metralhadora fn herstal m3m 0,5».

Já agora: https://www.revistamilitar.pt/artigo/47

Citar
A Complexidade de uma Revisão
 
Com mais de 500 sistemas e equipamentos sujeitos a intervenções, e cerca de 800 actividades de manutenção de carácter preventivo e correctivo a serem desempenhadas numa área bastante exígua, uma pequena revisão constitui declaradamente um projecto de grande escala e complexidade.
 
Esta complexidade resulta das elevadas interdependências entre as múltiplas actividades de manutenção (por exemplo, não é possível iniciar os trabalhos em qualquer um dos 19 quadros eléctricos principais sem ter a certeza que tal não irá afectar as actividades críticas noutros sistemas que necessitam de energia proveniente desses quadros), assim como entre as quatro organizações envolvidas nestes projectos:
 
• Arsenal do Alfeite-AA: responsável pelo planeamento, execução e controlo da maioria das actividades de manutenção;
 
• Direcção de Navios - DN: responsável por determinar o âmbito de cada revisão (lista de actividades a desempenhar), contratar o estaleiro e outros fornecedores de serviços, e planear, coordenar, controlar e quitar o projecto;
 
Abastecimento - DA: responsável pelo aprovisionamento de todos os sobressalentes e consumíveis requisitados pelo estaleiro ou pelo navio;
 
• E o próprio navio: responsável por assegurar as condições técnicas, administrativas e de segurança, e por prestar o apoio necessário para a execução das actividades.
 
 Indicador Crítico - Disponibilidade Operacional
 
Um dos mais importantes Indicadores Chave de Desempenho (KPI - Key Performance Indicators) das marinhas modernas é a disponibilidade operacional dos navios da sua esquadra, i.e. a percentagem de tempo do ciclo de vida destes navios em que estão disponíveis para realizar missões operacionais. Este KPI é periodicamente afectado pela necessidade de imobilizar o navio para efeitos de revisão, com vista a repor as suas capacidades operacionais normais. Seguidamente podemos ver que num ciclo de manutenção de 108 meses a disponibilidade operacional média de uma fragata é restringida para 77% devido, unicamente, aos períodos de manutenção planeada (não considerando outras avarias imprevistas que levem à paragem do navio).





https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/12687/1/1TEN%20Pedro%20Freitas.pdf
Citar
Para incluir as cinco fragatas no plano de manutenção conjunto de longo prazo, foi
alterado o ciclo operacional destas unidades, passando agora o ciclo operacional de dois
para quatro anos, com o quinto ano parado para manutenção, que inclui a revisão
intermédia e respectiva docagem. Assim, todos os anos estará uma fragata em período de
manutenção e as restantes nas diferentes fases dos seus ciclos operacionais23.
Um importante e futuro passo para a sustentação é o projecto MLU24
 ou
modernização de meia vida das cinco fragatas. Sendo o objectivo modernizar os sistemas
dos navios, procurando aumentar os equipamentos comuns, tirando vantagem da economia
de escala nas aquisições, bem como no futuro apoio logístico uniformizado.
Neste momento, os problemas actuais que as fragatas da classe “Bartolomeu Dias”
têm sentido no âmbito do material estão directamente relacionados com as dificuldades de
integração no sistema da Marinha, com a insuficiente e dispersa documentação, e com a
adaptação à manutenção planeada por avaliação da condição (análise de óleos, medição de
vibrações), muita desta efectuada por um estaleiro que se está a adaptar a um novo modelo
de funcionamento (para além da adaptação a novas ferramentas e novos conhecimentos
específicos).
Assim, no âmbito do apoio logístico, a inexistência de lotes de sobressalentes em
terra, a inexistência de um acordo com a RNLN para a satisfação pontual de
sobressalentes, alguns problemas de catalogação de sobressalentes (ainda não totalmente
introduzidos ou com incorrecções), e a existência de sobressalentes obsoletos, tem-se
traduzido na delapidação dos lotes de sobressalentes de bordo e atraso na execução das
acções de manutenção. De referir ainda, que o primeiro apetrechamento não se encontra
totalmente satisfeito, estando os navios a aguardar o fornecimento de diferentes artigos da
Direcção de Abastecimento (DA) (ferramenta, palamenta, carimbos e material geral) e da
Direcção de Navios (DN) (material de facilidades de aviação e equipamento de boarding).

Cumprimentos
« Última modificação: Novembro 10, 2020, 12:35:34 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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PereiraMarques

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2177 em: Novembro 12, 2020, 10:07:19 am »
Éna...tantos!  :mrgreen:

Despacho n.º 11130/2020 - Diário da República n.º 221/2020, Série II de 2020-11-12 148303910
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Delega no Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional a competência para aquisição de até 16 mísseis ESSM Block 2

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/148303910/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=148303902
 

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Cabeça de Martelo

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2178 em: Novembro 12, 2020, 10:12:50 am »
Venha a 3ª GM. ???
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Claust

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2179 em: Novembro 12, 2020, 10:35:57 am »


Éna...tantos!  :mrgreen:

Despacho n.º 11130/2020 - Diário da República n.º 221/2020, Série II de 2020-11-12 148303910
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Delega no Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional a competência para aquisição de até 16 mísseis ESSM Block 2

https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/148303910/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=148303902

Ao preço de um prédio no centro de Lisboa...

Será que não dava para mais?

https://casa.sapo.pt/comprar-predio-lisboa-santa-maria-maior-perto-centro-da-cidade,transportes-publicos-2303d1a1-20b0-11e9-a1de-060000000054.html
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2180 em: Novembro 12, 2020, 02:00:07 pm »
"até" 16...pode ser só um
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Cabeça de Martelo

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2181 em: Novembro 12, 2020, 02:43:05 pm »
"até" 16...pode ser só um

Quanto é que custam os ESSM? O contrato é no valor é de 19.500.000€.

Num contrato que eu li, ficou cerca de 956 mil dólares cada um, ou seja 811 mil euros. Isso dá cerca de 24 unidades. É claro que depois há outras coisas e o contrato que mencionei já foi à uns anos.
« Última modificação: Novembro 12, 2020, 02:53:07 pm por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Lightning

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2182 em: Novembro 12, 2020, 11:07:43 pm »
Ou metem 8 misseis em cada BD, ou os 16 misseis ficam para a Fragata NATO, e os misseis vão mudando de navio conforme o navio atribuido. :mrgreen:
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2183 em: Novembro 13, 2020, 07:51:07 am »
Ou seja, das duas fragatas de “alta intensidade” ficamos, na prática, com somente uma, devido às limitações do armamento instalado. Isto dá cerca de 1/4 da capacidade anti-aérea de uma F110, unicamente baseado no número de mísseis; se considerarmos os sensores a diferença ainda é mais avassaladora.
Talent de ne rien faire
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2184 em: Novembro 13, 2020, 07:54:29 am »
"até" 16...pode ser só um

Quanto é que custam os ESSM? O contrato é no valor é de 19.500.000€.

Num contrato que eu li, ficou cerca de 956 mil dólares cada um, ou seja 811 mil euros. Isso dá cerca de 24 unidades. É claro que depois há outras coisas e o contrato que mencionei já foi à uns anos.

Sem IVA, o contrato fica em €15,8 milhões.
Talent de ne rien faire
 

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dc

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2185 em: Novembro 13, 2020, 11:32:06 am »
Se cada célula MK-48 dá para 2 ESSM (ou 1 Sea Sparrow), e se as BD têm 16, significa que mesmo com o stock completo de mísseis num único navio, só serão capazes de encher metade. O resto ou fica com ar, ou complementam com Sea Sparrow existentes.

Estou mesmo a ver, os estrategas cá do sítio, olham para a dupla Sea Sparrow + ESSM como os outros olham para ESSM + SM2.  ::)
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2186 em: Novembro 13, 2020, 11:55:23 am »
Se cada célula MK-48 dá para 2 ESSM (ou 1 Sea Sparrow), e se as BD têm 16, significa que mesmo com o stock completo de mísseis num único navio, só serão capazes de encher metade. O resto ou fica com ar, ou complementam com Sea Sparrow existentes.

Estou mesmo a ver, os estrategas cá do sítio, olham para a dupla Sea Sparrow + ESSM como os outros olham para ESSM + SM2.  ::)


Vem de encontro ao que eu digo de esta malta lá em cima se preparar para manter duas Fragatas na Nato com os mínimos e por cá e outras missões internacionais fora da Nato usarem os patrulha oceânicos que os próprios almirantes, os afins e outros à espera de lugar, alegam complexidade de fragatas.
Afinal a "complexidade" suficiente que lhes permita subir na carreira sem se chatearem muito, nem se meterem em complexidades a sério.
« Última modificação: Novembro 13, 2020, 11:56:57 am por Pescador »
 
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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2187 em: Novembro 13, 2020, 03:58:54 pm »
Se cada célula MK-48 dá para 2 ESSM (ou 1 Sea Sparrow), e se as BD têm 16, significa que mesmo com o stock completo de mísseis num único navio, só serão capazes de encher metade. O resto ou fica com ar, ou complementam com Sea Sparrow existentes.

Estou mesmo a ver, os estrategas cá do sítio, olham para a dupla Sea Sparrow + ESSM como os outros olham para ESSM + SM2.  ::)


Vai ser o mais certo, assim aproveitam os Sea Sparrow que já estão em stock e dizem que é para "point defense" ou algo do genero....
Vais ver que acaba por ter a complexidade duma Sejong the Great KDX III!  :mrgreen:
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2188 em: Novembro 16, 2020, 07:30:52 pm »
Eis um artigo da Naval Analyses com os vários upgrades/MLU feitos às Meko 200 por esse mundo fora… no comments...
https://www.navalanalyses.com/2019/11/meko-200-ffg-mild-life-upgrade-mlu.html
 

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Re: MLU às VdG e/ou BD - Hipóteses
« Responder #2189 em: Novembro 17, 2020, 11:36:55 am »
Até dói...


"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas