LPM 2023-2034

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #360 em: Março 29, 2024, 06:35:21 pm »
Relativamente ao último, será isto?
https://aeronautics-sys.com/systems/orbiter-4/

Pela pesquisa que fiz Classe 1 mini valor até 15Kgs. Esse é muito pesado. Talvez alguém saiba algo mais.
 

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dc

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #361 em: Março 29, 2024, 07:04:38 pm »
Existem mais variantes deste Orbiter, sendo que o Orbiter 1K e Orbiter 2 têm 12 e 13kg respectivamente.

As dúvidas que ficam é o quão "long endurance" é que é suposto ser, se o "Orbiter" se refere ao modelo de UAV ou se à capacidade de orbitar (por longos períodos), e se é para ser um UAV que está em fase de protótipo, ou se é um UAV que sirva de "protótipo" na mesma medida que a alínea anterior refere "demonstrador tecnológico".

Vamos ver no que dá ao certo.
 

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nelson38899

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #362 em: Março 31, 2024, 11:45:57 pm »


Eu diria que este 4x4 seria interessante para substituir, todos dos patrol, L200 e Range Rover
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #363 em: Abril 24, 2024, 11:13:42 am »
Alguém foi ao Workshop de divulgação da LPM 2024 que foi feito ontem no Instituto Militar?
Alguma novidade?
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #364 em: Abril 24, 2024, 11:20:14 am »
Alguém foi ao Workshop de divulgação da LPM 2024 que foi feito ontem no Instituto Militar?
Alguma novidade?

O Drecas assistiu, só que estamos a debater as novidades nos vários tópicos respectivos (Pandur, UAVs na FAP, CAS, etc).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #365 em: Abril 24, 2024, 11:26:21 am »
Mais tarde faço um resumo de algumas coisas que foram apresentadas
« Última modificação: Abril 24, 2024, 11:26:46 am por Drecas »
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #366 em: Abril 24, 2024, 11:40:00 pm »
Algumas coisinhas, essencialmente baseado nos slides

Começamos pelo Zoom para aliviar a coisa, durante 15 minutos não se viu a apresentação, exceto naquele retângulo onde normalmente está o nome da pessoa/câmara pessoal

A certa altura duas pessoas começam a falar entre si, sobre o tempo o irs de alguém (????) etc etc  :mrgreen: :mrgreen:

Outra falha foi não termos qualquer som durante meia hora, felizmente tiveram a gentileza de repetir a apresentação do EMGFA durante o intervalo

Uma experiência que só mesmo em Portugal  :mrgreen: :mrgreen:

Mas prontos, voltando ao que importa



Reservas de Guerra:


Os projetos "estruturantes"


Reforço de drones para os 3 ramos:



outras coisas:






Exército:










FAP: Para a qual recordo que foi respondido que não existe de momento verbas para MLU dos Merlin











Marinha: O orçamento das 58 viaturas dos fuzileiros foi referido mas estava distraído e não tirei screenshot  :mrgreen:











 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #367 em: Hoje às 01:40:37 am »
É bom ver uma rúbrica " Meios ligeiros zonas militares Açores e Madeira" mas o quê e quanto? Espero que o tempo em que enviar "o material velho retirado das unidades no continente"  chegue ao fim.. ::) Meios AA, de defesa costeira e A/Carro modernos? Morteiros? Vamtac? ?
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Re: LPM 2023-2034 Novo
« Responder #368 em: Hoje às 01:57:29 am »
As quantias irrisórias destinadas a algumas rúbricas são mesmo de chorar...   o quê é "automation of M-113 program? RWS para os M-113? Fod@-se que estes chassos de alumínio nunca mais são retirados ao serviço e substituídos?  ::)

Palhaçada.   :jok:



« Última modificação: Hoje às 02:20:21 pm por Duarte »
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #369 em: Hoje às 02:16:48 am »
Por mim podiam riscar logo o programa dos meios de CAS, e reforçar a verba dos helicópteros de evacuação e/ou abrir um programa para UCAVs MALE.
Podiam riscar também o MLU das VdG e passar logo para a sua substituição.
Riscar da lista o NAVPOL e elaborar um plano para que um futuro navio anfíbio seja do tipo LHD, e tenha capacidade para drones a sério.
Podiam acrescentar a modernização dos F-16 PA I.
Podiam acrescentar uma solução exequível para a substituição efectiva dos Alpha Jet.
Podiam edificar uma alínea para reforço da capacidade AA, seja sob a forma de um aumento do orçamento para o actual programa em curso (SHORAD), seja com o início de um programa para sistemas de médio alcance.

Deixar desde já os agradecimentos ao Drecas, por vir aqui postar a informação. Pena aquele momento em que se distraiu com uma gaja a passar, e se esqueceu de tirar o print.  :mrgreen:  :G-beer2:

As quantias irrisórias destinadas a algumas rúbricas são mesmo de chorar...   o quê é "automation of M-113 program? RWS para os M-131? Fod@-se que estes chassos de alumínio nunca mais são reitirados ao serviço e substituídos?  ::)

Palhaçada.   :jok:

Parece-me que a ideia é usar o M-113 como veículo não tripulado terrestre, suponho que para testes e para desenvolvimento da tecnologia (algo parecido foi feito na Marinha, com recursa a pelo menos uma UAM). Até aqui, é uma novidade interessante, se permitir desenvolver tecnologia para ser aplicada num futuro UGV português. A isto acrescentaria a questão: que outros meios, terrestres, aéreos e de superfície, retirados, ou em vias de o serem, poderiam ser usados para o mesmo fim.
 

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #370 em: Hoje às 05:43:51 am »

Parece-me que a ideia é usar o M-113 como veículo não tripulado terrestre, suponho que para testes e para desenvolvimento da tecnologia (algo parecido foi feito na Marinha, com recursa a pelo menos uma UAM). Até aqui, é uma novidade interessante, se permitir desenvolver tecnologia para ser aplicada num futuro UGV português. A isto acrescentaria a questão: que outros meios, terrestres, aéreos e de superfície, retirados, ou em vias de o serem, poderiam ser usados para o mesmo fim.

ideia interessante..  temos centenas de M-113...

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/bae-systems-showcases-unmanned-vehicle-built-on-m113-chassis-at-edge22

https://madsciblog.tradoc.army.mil/470-m113s-redux-expendable-masses-of-unmanned-armored-assault-breachers/





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Re: LPM 2023-2034
« Responder #371 em: Hoje às 10:28:21 am »
Tudo tão bonito no papel
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-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
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Re: LPM 2023-2034
« Responder #372 em: Hoje às 12:04:37 pm »
Sim, o M113 aparece pelos projetos de robotização

Também chamou ao M113 obsoleto
 

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Drecas

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #373 em: Hoje às 12:45:47 pm »
Relembro já agora que no final foi dito que a idD planeia fazer mais destes workshops, penso que com cada ramo específico


Não sei é quando, mas é ficar atento
 

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dc

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Re: LPM 2023-2034
« Responder #374 em: Hoje às 02:12:38 pm »

Parece-me que a ideia é usar o M-113 como veículo não tripulado terrestre, suponho que para testes e para desenvolvimento da tecnologia (algo parecido foi feito na Marinha, com recursa a pelo menos uma UAM). Até aqui, é uma novidade interessante, se permitir desenvolver tecnologia para ser aplicada num futuro UGV português. A isto acrescentaria a questão: que outros meios, terrestres, aéreos e de superfície, retirados, ou em vias de o serem, poderiam ser usados para o mesmo fim.

ideia interessante..  temos centenas de M-113...

https://www.janes.com/defence-news/news-detail/bae-systems-showcases-unmanned-vehicle-built-on-m113-chassis-at-edge22

https://madsciblog.tradoc.army.mil/470-m113s-redux-expendable-masses-of-unmanned-armored-assault-breachers/

Sim, é uma boa ideia, principalmente se resultar em algo concreto, seja através de uma frota de M-113 não tripulados como multiplicadores de força da BrigMec, seja para o desenvolvimento de um UGV de raiz de produção nacional.