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ENTREVISTAS* José Fontes - Coordenador da Feira do EmpreendedorA ANJE considera importante consagrar um salão especificamente ao franchising na Feira do Empreendedor por ser um modelo de negócio talhado para jovens empreendedores, na medida em que se baseia na confiança mútua entre o “franchisador” e o “franchisado”, disse em entrevista ao Tormo.pt José Fontes, coordenador do certame, que começa já amanhã no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Pelo quarto ano consecutivo o evento dedica um salão às oportunidades que existem no mercado na área do franchising, um espaço que tem vindo a ganhar peso e importância junto das empresas do sector, que escolhem mais esta oportunidade para apresentarem os seu conceitos a um público cada vez mais interessado.A 12ª edição da Feira do Empreendedor é um evento de promoção e apoio ao empreendedorismo e auto-emprego, e pelo 3º ano consecutivo dedica um salão exclusivo ao franchising. Qual o peso do franchising na resolução do crescente problema desemprego/dificuldade de integração no mercado de trabalho de jovens em Portugal?O franchising é um modelo de negócio talhado para jovens empreendedores, na medida em que se baseia na confiança mútua entre o “franchisador” e o “franchisado”. Há desde logo um menor risco no investimento inicial, decorrente do facto de o “franchisado” usufruir do know-how, do apoio operacional e da imagem corporativa de empresas experientes e bem sucedidas no mercado. Ou seja, o empreendedor está à partida mais resguardado no seu negócio, designadamente face à concorrência. Ora, isto constitui não só um estímulo ao investimento como um factor de competitividade acrescido. Mas, por outro lado, o “franchisador” beneficia do espírito empreendedor do “franchisado” e do seu esforço para tornar o “franchise” num negócio de sucesso.
Porquê dedicar neste evento um salão específico para o franchising?Pelas razões referidas na primeira questão, a ANJE considera importante consagrar um salão especificamente ao franchising. Com este salão, é possível divulgar mais eficazmente as oportunidades de negócio e de criação de auto-emprego que o franchising encerra e que já aqui descrevemos.
Que oportunidades são apresentadas nesse salão, que empresas de franchising estão normalmente presentes nesta Feira? Habitualmente estão presentes na Feira do Empreendedor empresas de franchising de variadíssimos sectores da actividade económica, o que proporciona aos visitantes do evento uma visão alargada das oportunidades que este regime de negócio apresenta.
Que feedback têm estas empresas da participação na Feira do Empreendedor?O feedback tem sido positivo, desde logo porque as empresas gozam de uma grande exposição pública durante a Feira do Empreendedor. O evento é visitado por milhares de pessoas e estas, na sua esmagadora maioria, procuram uma via para materializarem o seu espírito empreendedor. E essa via pode muito bem ser o franchising.
Que parcerias desenvolve actualmente a ANJE com redes e entidades de franchising em Portugal, no sentido de promover maior investimento nesta área de negócio? A ANJE não está envolvida em parcerias especificamente destinadas à área do franchising.
Considera que pelo facto de o franchising ser um sistema que permite mais rapidamente o acesso ao mercado de trabalho, pelos mecanismos de que dispõe para a criação do próprio emprego, é mais procurado em alturas como as que atravessa hoje Portugal no que se refere ao desemprego? Sim, sem dúvida. Mas quando a economia se encontra estagnada, como é o caso, impõe-se uma atenção redobrada aos factores que condicionam o franchising. Os empreendedores devem definir bem a sua ideia de negócio, procurar ser criativos, introduzir elementos de diferenciação em produtos ou serviços (preço, qualidade, design, política comercial ou de marketing, etc.), analisar cuidadosamente o mercado e, claro, preparar ao pormenor o business plan, o orçamento, o enquadramento jurídico e a estratégia de gestão.
Estimam receber este ano 20.000 visitantes. Fazendo um balanço dos três anos de existência do Salão das Oportunidades de Franchising qual a percentagem de participação e de interesse nos negócios aí representados?O balanço é positivo, na medida em que a participação das empresas de franchising na Feira do Empreendedor tem sido crescente e o interesse dos visitantes, embora não seja mensurável, parece-nos que se vem acentuando de ano para ano. Pelo menos é esse o feedback que temos recebido dos expositores de negócios de franchising, que revelam invariavelmente satisfação com a adesão de público e com as condições de que dispõem para apresentar as suas empresas.
Sendo a ANJE uma associação que apoia jovens empresários, que sinergias desenvolvem especificamente para o apoio à criação de empresas de franchising, nomeadamente ao nível de financiamento, internacionalização, integração no mercado, criação de start-ups? As empresas de franchising beneficiam do mesmo tipo de apoios que todos os outros negócios promovidos pelos nossos associados, o que significa que têm acesso a um vasto conjunto de actividades, serviços e eventos que facilitam o exercício do empreendedorismo empresarial. Entre as actividades, serviços e eventos da ANJE destacam-se o incremento do empreendedorismo, dispondo para tanto de uma Academia dos Empreendedores; a divulgação de sistemas de incentivo à criação de empresas, como a Plataforma Finicia; a prestação de serviços de assistência empresarial, nomeadamente em centros de incubação de norte a sul do País; a promoção de estratégias de internacionalização e de novos paradigmas de desenvolvimento; o combate ao défice tecnológico e o apoio à inovação; a realização de acções de qualificação profissional, quer em sala quer em regime residencial; e o acesso a uma rede de networking que facilita o contacto com eventuais financiadores e parceiros de negócio.
O Salão das Oportunidades de Franchising vai manter-se nas próximas edições da Feira do Empreendedor? Dado o interesse que gera entre os visitantes do evento e o grau de adesão de empresas a esse mesmo salão não vislumbramos qualquer razão para que assim não seja.
Que mais-valias para o sector, e especificamente para o norte do país? O Salão das Oportunidades de Franchising visa, sobretudo, promover o empreendedorismo numa área de negócios com bastantes potencialidades. Ora, como sabemos, a região nortenha tem sido, nos últimos anos, fustigada pelo encerramento de muitas empresas, com tudo o que isso significa em termos de redução de postos de trabalho e de menor capacidade de criação de riqueza. Importa, pois, compensar a perda de empresas no Norte com novos projectos de empreendedorismo, de forma a gerar investimento, estimular a procura, criar emprego e aumentar a confiança dos agentes económicos.
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