F16 MLU

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Sintra

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« Responder #60 em: Março 13, 2007, 07:55:02 pm »
Obrigado TOMKAT

 O texto é "lindo"  :?
 

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Lancero

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« Responder #61 em: Março 23, 2007, 06:25:23 pm »
Só para parabenizar a esq. 201 Falcões, que ontem colocaram no ar a primeira mulher (pelo menos civil) a voar num F16 português. Tanto quanto sei, a pessoa em causa aguentou-se bem à bronca (loopings e tonneaux(?)), ou não tivesse também sido a primeira civil a ter voado no A7.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

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pablinho

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« Responder #62 em: Março 23, 2007, 06:39:17 pm »
tiña entendido que as mulleres teñen bastante problemas cos cazar por cuestionss de anatomiam, non sei se será verdade...
 

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ricardonunes

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« Responder #63 em: Março 23, 2007, 06:43:49 pm »
Citação de: "pablinho"
tiña entendido que as mulleres teñen bastante problemas cos cazar por cuestionss de anatomiam, non sei se será verdade...

Acho que é o contrário :roll:

Citar
As mulheres têm mais resistência aos G's devido à sua fisiologia. Nelas, o coração está mais perto do cérbero e o coração não tem que se esforçar tanto para manter a pressão do sangue no cérebro.


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Cabeça de Martelo

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« Responder #64 em: Março 23, 2007, 06:43:51 pm »
Pelo contrário, já vi vários programas na TV onde diziam exactamente o oposto.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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pablinho

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« Responder #65 em: Março 23, 2007, 07:11:20 pm »
o oposto a que? :wink:
 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #66 em: Março 23, 2007, 07:17:27 pm »
Que a morfologia natural das mulheres é uma mais valia por causa dos elevados "G"'s que se atingem num Dogfight.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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hellraiser

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« Responder #67 em: Março 23, 2007, 07:45:41 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Que a morfologia natural das mulheres é uma mais valia por causa dos elevados "G"'s que se atingem num Dogfight.


Exacto.

Nem é muito dificil perceber porque.

O copo masculino é tem uma massa em geral substancialmente superior à de uma mulher. O homem adulto em media pesa cerca de 70kg uma mulher cerca de 55Kg.
Uma força é aplicada a todas as partículas do corpo humano, uma mulher tendo uma menor massa (logo menos partículas) é menos afectada por uma força G que um homem. É um principio básico da física. E não é preciso pensar muito para o entender, basta pensar na força da inercia, num carro e num camião, qual tem maior inercia? Qual leva mais tempo a parar? o camião! Porquê? Porque tem uma massa maior, logo será necessária uma força contraria maior, ou aplicada durante um maior espaço de tempo para parar o movimento. E assim percebemos uma clara ligação entre forças massas e movimentos.
Não deve ser preciso pensar muito mais, para, percebendo os efeitos das forças gravitacionais, perceber como elas podem ser muito menos ter efeitos muito mais fracos numa mulher que num homem.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

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ricardonunes

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« Responder #68 em: Março 23, 2007, 07:55:35 pm »
Só mais isto, acho que este texto explica quase tudo :wink:

Citar
Com a evolução tecnológica na construção de caças de última geração, um limite ficou ainda por ultrapassar: o limite fisiológico do piloto para aguentar forças de aceleração verticais (os G's).
Na verdade, o limite estructural de alguns caças em termos de G's é o que o piloto conseguir aguentar.
As Forças aéreas que operam esses equipamentos escolhem os pilotos que os voam entre os que conseguem aguentar mais G's, sendo o número mágico de 9 g's o limite mínimo.
O problema é fácil de entender: a força de aceleração afecta o nosso corpo de tal maneira qu o sangue é "empurrado" para fora do cérbero e o coração não tem força suficiente para o empurrar de volta.
À medida que que os G's aumentam o sangue começa por deixar de irrigar o nervo óptico que começa a sofrer alterações que se reflectem na nossa visão. O primeiro estágio é o Grey-out em que a visão começa a ficar acizentada. É o primeiro aviso. Logo de seguida acaba por ficar tudo escuro. É o Black-out. Se o piloto não prestar atenção a este último aviso, o resultado pode ser o GLOC, ou perda de consciência devido ao G. A recuperação é quase imediata assim que o sangue retorna ao sangue. O piloto fica com uma reação estranha durante alguns segundo designada por "freighten chicken" devido aos movimentos que o piloto faz com a cabeça. Se isto acontecer a baixa altitude ou durante a recuperação de uma picada, o resultado pode ser um buraco no chão.
Nem todos os indivíduos têm os mesmos sintomas na mesma altura. Algumas pessoas aguentam muito mais G's que outras. O treino permite criar resistência ao GLOC. A utilização de um fato especial (fato anti-G) permite comprimir as pernas e o abdomén com ar comprimido em câmaras internas, bloqueando a fuga do sangue da cabeça para essas áreas.
Para voar um F16 o piloto tem que se submeter a um teste numa centrifugadora e aguentar 9 G's durante 15 seg. sem desmaiar.
As mulheres têm mais resistência aos G's devido à sua fisiologia. Nelas, o coração está mais perto do cérbero e o coração não tem que se esforçar tanto para manter a pressão do sangue no cérebro.
O piloto de caça ideal será um homem com uma massa muscular bem desenvolvida, e com muito baixa estatura. O Tom Cruise estava tramado.
Na aviação civíl este fenómeno não acontece. As velocidades a que estes aviões andam não permitem acelerar a estes níveis de G's. Antes disso partiam-se as asas.
O mais frequente na aviação civíl é a desorientação espacial. Sensções de ficar de cabeça para baixo quando se está a voar perfeitamente a direito é comum quando de voa dentro de núvens

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pablinho

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« Responder #69 em: Março 23, 2007, 08:27:21 pm »
Comom dicimos en españa "nunca te acostaras sin saber una o dos cosas más", grazas pola información, vexo que estaba nun erro.
 

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Yosy

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« Responder #70 em: Março 23, 2007, 09:35:37 pm »
Citar
Com a evolução tecnológica na construção de caças de última geração, um limite ficou ainda por ultrapassar: o limite fisiológico do piloto para aguentar forças de aceleração verticais (os G's).
Na verdade, o limite estructural de alguns caças em termos de G's é o que o piloto conseguir aguentar.
As Forças aéreas que operam esses equipamentos escolhem os pilotos que os voam entre os que conseguem aguentar mais G's, sendo o número mágico de 9 g's o limite mínimo.
O problema é fácil de entender: a força de aceleração afecta o nosso corpo de tal maneira qu o sangue é "empurrado" para fora do cérbero e o coração não tem força suficiente para o empurrar de volta.
À medida que que os G's aumentam o sangue começa por deixar de irrigar o nervo óptico que começa a sofrer alterações que se reflectem na nossa visão. O primeiro estágio é o Grey-out em que a visão começa a ficar acizentada. É o primeiro aviso. Logo de seguida acaba por ficar tudo escuro. É o Black-out. Se o piloto não prestar atenção a este último aviso, o resultado pode ser o GLOC, ou perda de consciência devido ao G. A recuperação é quase imediata assim que o sangue retorna ao sangue. O piloto fica com uma reação estranha durante alguns segundo designada por "freighten chicken" devido aos movimentos que o piloto faz com a cabeça. Se isto acontecer a baixa altitude ou durante a recuperação de uma picada, o resultado pode ser um buraco no chão.
Nem todos os indivíduos têm os mesmos sintomas na mesma altura. Algumas pessoas aguentam muito mais G's que outras. O treino permite criar resistência ao GLOC. A utilização de um fato especial (fato anti-G) permite comprimir as pernas e o abdomén com ar comprimido em câmaras internas, bloqueando a fuga do sangue da cabeça para essas áreas.
Para voar um F16 o piloto tem que se submeter a um teste numa centrifugadora e aguentar 9 G's durante 15 seg. sem desmaiar.
As mulheres têm mais resistência aos G's devido à sua fisiologia. Nelas, o coração está mais perto do cérbero e o coração não tem que se esforçar tanto para manter a pressão do sangue no cérebro.
O piloto de caça ideal será um homem com uma massa muscular bem desenvolvida, e com muito baixa estatura. O Tom Cruise estava tramado.


O Black-Out ocorre com Gs positivos - i. e. quando o avião mergulha de "cabeça para baixo" (e daí a razão dos aviões atacarem alvos terrestres assim). Também existe o Red-Out (que ocorre com Gs negativos) - o efeito oposto, quando o sangue vai todo para o cérebro e o piloto começa a ver tudo vermelho. Isto acontece se o avião mergulhar sem estar invertido.

O Red-Out é muito mais perigoso que o Black-Out porque, enquanto o ser humano consegue suportar + 9 Gs positivos, só consegue suportar 4 Gs negativos.

Um bocado de trivia - o Tom Cruise é baixote. Na verdade ele era tão baixo quando fez o Top Gun que não poderia pilotar um F-14 devido à sua altura.
 

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antoninho

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« Responder #71 em: Março 25, 2007, 06:11:48 pm »
citação: Na verdade ele era tão baixo quando fez o Top Gun......

Desculpe Yosy, mas........qual foi a operação que o tornou alto?????? :nice:  :nice:

Mas continuando a conversa do F16MLU, o Paulo Portas, quando MDN, não disse haver conversações com os EUA, para Portugal associar-se ao projecto do F35, pensando já na substituição do F16MLU???
 

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typhonman

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« Responder #72 em: Março 25, 2007, 10:33:40 pm »
Sim, vinha na revista Visão, planeava isso lá para 2020.
 

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tgcastilho

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« Responder #73 em: Abril 06, 2007, 12:01:07 pm »
Boas
alguém me podia explicar qual a diferença entre um f-16A/B e um f-16C/D???
 

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Lightning

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« Responder #74 em: Abril 06, 2007, 12:05:45 pm »
Citação de: "tgcastilho"
Boas
alguém me podia explicar qual a diferença entre um f-16A/B e um f-16C/D???


http://en.wikipedia.org/wiki/F-16#Variants