Camiões Barreiros

  • 2 Respostas
  • 4674 Visualizações
*

mcalberto

  • Membro
  • *
  • 38
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Camiões Barreiros
« em: Setembro 07, 2008, 11:46:58 pm »
Boa Noite,

Passou hoje no canal "História" um documentário sobre a empresa Barreiros, criada por Eduardo Barreiros, um industrial espanhol. Para além do interesse geral do documentário surgiu no mesmo uma referência curiosa que eu desconhecia de todo embora fosse do meu conhecimento a existência no exército português na década de 60 dos camiões Barreiros, cuja fama não era a melhor.

Mas indo à referência curiosa, esta radica no facto de a Barreiros ter proposta ao concurso realizado nos finais dos anos 50 um camião, o Barreiros TT.90.21, que verdadeiramente ainda nem autorizado estava.

Ao vencerem o concurso para umas centenas de camiões,  cerca de 300, utilizaram esse argumento  junto do governo franquista para finalmente obterem a desejada autorização de construção.

Um exemplar do protótipo que ganhou o concurso encontra-se hoje em dia no museu da Fundação Eduardo Barreiros. Este exemplar é conhecido por "El Abuelo" o avô.

Ficamos a aguardar as contribuições, nomeadamente fotos dos exemplares portugueses, ligeiramente diferentes do protótipo vencedor.

Tanto quanto é demonstrado no documentário, foi mesmo criada uma linha de montagem em Portugal a qual foi inaugurada pelos políticos de então.

Mais um dado para os "bisbilhoteiros". A curiosa semelhança entre o Panter III 68 da Barreiros e o Pantera da Bravia.

Cumprimentos
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Setembro 08, 2008, 12:40:27 am »
::..Trafaria..::
 

*

mcalberto

  • Membro
  • *
  • 38
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
Uma achega
« Responder #2 em: Setembro 08, 2008, 04:13:42 pm »
A fábrica Barreiros em Portugal, denominada Companhia Portuguesa de Motores e Camiões, foi inaugurada em 18 de Maio de 1962 e situava-se na Quinta Nova em Setúbal.

Por lapso chamei Pantera ao Leopardo da Bravia. As minhas desculpas aos bichos.

Aguarda-se mais dados.

Cumprimentos