P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #630 em: Abril 11, 2024, 11:36:10 pm »
É tradição comprar meios em segunda-mão, na generalidade das FA. A FAP tem tido alguma sorte, com vários programas com meios vindos novos (e se calhar é por isso que, dos 3 ramos, é o que está "menos mal"). Também é preciso ter atenção ao "recentemente", porque programas com 30 anos, são tudo menos recentes.  :mrgreen:

No Exército por exemplo, é quase tudo em segunda-mão.
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #631 em: Abril 12, 2024, 02:50:22 pm »
Referes-te a não escapar à tradição do P-3C, certo? Porque tirando os Black Hawk e os P-3C, tudo o que tem vindo recentemente é novo, não? KC-390, Koala, Merlin, C-295, os 20 F-16 originais, 2 dos Falcon 50 (o 17403  chegou a ser F-WWHL, mas foi igualmente comprando à Falcon Internacional, S. A), até os velhinhos C-130, foram comprados novos... Só ainda não confirmei sobre os Epsilon, Chipmunk e ASK 21.

Refiro-me ao facto de até hoje todas as aeronaves anti-submarino da FAP terem sido adquiridas em 2ª mão, e daí a "tradição" por assim dizer: Curtiss SB2C-5 Helldiver, Lockheed PV-2 Harpoon, Lockheed P2V-5 Neptune, Lockheed P-3P e P-3C Orion. ;)


P.S. Os SOCATA TB-30 Épsilon eram todos novos, assim como os Chipmunk: 10 encomendados inicialmente à de Havilland britânica, e depois mais 66 construídos sob licença nas OGMA.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #632 em: Abril 12, 2024, 04:19:03 pm »
Referes-te a não escapar à tradição do P-3C, certo? Porque tirando os Black Hawk e os P-3C, tudo o que tem vindo recentemente é novo, não? KC-390, Koala, Merlin, C-295, os 20 F-16 originais, 2 dos Falcon 50 (o 17403  chegou a ser F-WWHL, mas foi igualmente comprando à Falcon Internacional, S. A), até os velhinhos C-130, foram comprados novos... Só ainda não confirmei sobre os Epsilon, Chipmunk e ASK 21.

Refiro-me ao facto de até hoje todas as aeronaves anti-submarino da FAP terem sido adquiridas em 2ª mão, e daí a "tradição" por assim dizer: Curtiss SB2C-5 Helldiver, Lockheed PV-2 Harpoon, Lockheed P2V-5 Neptune, Lockheed P-3P e P-3C Orion. ;)


P.S. Os SOCATA TB-30 Épsilon eram todos novos, assim como os Chipmunk: 10 encomendados inicialmente à de Havilland britânica, e depois mais 66 construídos sob licença nas OGMA.

Obrigado Charlie Jaguar!

E só para animar a conversa, se for para comprar novo, vai ser o Embraer  ;D
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #633 em: Maio 02, 2024, 07:56:08 pm »
Despacho n.º 3495/2024
Defesa Nacional - Gabinete da Ministra da Defesa Nacional
Autoriza a Força Aérea a realizar a despesa com a aquisição do serviço Planned Maintenance Inspection (PMI) Phase I à aeronave P-3C N/C 14811 e delega no Chefe do Estado-Maior da Força Aérea os poderes para a prática de todos os atos subsequentes.

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho/3495-2024-858094046

O que me foi dito é que o 14807, se forem gastos uns bons milhares de euros, ainda poderá voar. O 14811 está completamente fora da equação tal é o grau de canibalização.

Citar
1 - Autorizar a Força Aérea Portuguesa a realizar a despesa com a aquisição do serviço Planned Maintenance Inspection (PMI) Phase I à aeronave P-3C N/C 14811, até ao montante máximo de 2 276 422,76 EUR (dois milhões, duzentos e setenta e seis mil, quatrocentos e vinte e dois euros e setenta e seis cêntimos), a que acresce o IVA à taxa legal em vigor, sendo 406 504,06 EUR (quatrocentos e seis mil, quinhentos e quatro euros e seis cêntimos) a financiar através de verbas inscritas na Lei de Programação Militar, na capacidade "Operações Aéreas de Vigilância, Reconhecimento e Patrulhamento Terrestre e Marítimo", projeto "MPA P-3C CUP+", e ainda 1 869 918,70 EUR (um milhão, oitocentos e sessenta e nove mil, novecentos e dezoito euros e setenta cêntimos), a financiar por verbas inscritas no orçamento de funcionamento da Força Aérea.

Hello,

Isto quer dizer que, se percebi bem o despacho, investindo 2 276 422,76 EUR + 1 869 918,70 EUR, o 14811 vai voltar a voar?

Obrigado,

GM

https://twitter.com/IntelPortugal/status/1785650622772937005
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #634 em: Hoje às 01:15:09 pm »
Parece que a FAP quer ter os 11 aviões operacionais
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #635 em: Hoje às 02:04:29 pm »
Parece que a FAP quer ter os 11 aviões operacionais

Para quê, se não há €€€ para a manutenção nem tripulações para eles todos? E para fazerem o quê, concretamente? Pensam basear alguns na Madeira e/ou Açores?
« Última modificação: Hoje às 02:20:49 pm por sivispacem »
 

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Charlie Jaguar

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #636 em: Hoje às 02:18:56 pm »
Parece que a FAP quer ter os 11 aviões operacionais

Como, e com que intuito, chegaste a saber? É que isso parece-me extremamente difícil de vir a acontecer. Então se as células germânicas foram adquiridas para garantir a sustentação logística da frota até 2035/40, como é que a FAP pensa em ter os 11 aviões operacionais? Recorrendo ao AMARG, por exemplo?

O processo de recuperação do 14807 e 14811 pareciam dar a entender que os Orion alemães serviriam de facto apenas para doadores de peças. Com essa notícia agora fiquei baralhado...
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #637 em: Hoje às 02:22:15 pm »
Parece que a FAP quer ter os 11 aviões operacionais

Como, e com que intuito, chegaste a saber? É que isso parece-me extremamente difícil de vir a acontecer. Então se as células germânicas foram adquiridas para garantir a sustentação logística da frota até 2035/40, como é que a FAP pensa em ter os 11 aviões operacionais? Recorrendo ao AMARG, por exemplo?

O processo de recuperação do 14807 e 14811 pareciam dar a entender que os Orion alemães serviriam de facto apenas para doadores de peças. Com essa notícia agora fiquei baralhado...

Já me tinha chegado aos ouvidos a mesma informação, inclusive com um destacamento nas Lages.  ;)

Saudações
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #638 em: Hoje às 02:34:58 pm »
Já me tinha chegado aos ouvidos a mesma informação, inclusive com um destacamento nas Lages.  ;)

Saudações

Eu sei que sim, e foste inclusivamente a primeira pessoa a falar nisso. ;)

Coloquei em dúvida na altura e coloco agora, não só pelo nível de investimento que isso acarretará, como pela total inexistência (neste momento) de tripulações para tamanha frota.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #639 em: Hoje às 02:43:49 pm »
Já me tinha chegado aos ouvidos a mesma informação, inclusive com um destacamento nas Lages.  ;)

Saudações

Eu sei que sim, e foste inclusivamente a primeira pessoa a falar nisso. ;)

Coloquei em dúvida na altura e coloco agora, não só pelo nível de investimento que isso acarretará, como pela total inexistência (neste momento) de tripulações para tamanha frota.

É como os F35. O Dinheiro, manutenção e a malta desenrasca-se depois... :mrgreen:

Saudações

P.S. Já para não falar dos Zuns Zuns sobre o P8 lá mais para a frente.  :P
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #640 em: Hoje às 03:21:33 pm »
11 não é "overkill"? É que passar de 4/5 para 7 ainda vá, agora para 11...

E o problema em torno das tripulações insuficientes, não se prende só por esse aumento substancial da frota P-3, prende-se também pela forma como a FAP terá também que tripular ainda os 4 C-130 e as avionetas COIN. A mesma FAP que tem falta de pessoal e de orçamento, para operar o que tem hoje, veria um aumento de cerca de 20 aeronaves do nada.  ???

No caso dos P-3, só se tiver "mãozinha" americana, algo do género:
"Vocês têm que contribuir para a defesa do Atlântico, e vimos que compraram P-3 alemães. Nós ajudamos a pagar a sustentação da frota se aumentarem o nº de aeronaves. Entre a década de 30 e de 40, arranjamos-vos uns P-8 para substituir essa grande frota."

Ou então é só loucura.
 
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #641 em: Hoje às 05:09:47 pm »
Supostamente não tínhamos tripulações só para uns 3-4 P-3??


Mais uma vez parece-me que as FA mudam de opinião sobre o que querem dia sim dia não  ::)
 

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #642 em: Hoje às 06:33:47 pm »
Supostamente não tínhamos tripulações só para uns 3-4 P-3??

Sim, e só temos essas tripulações neste momento.

Num exemplo recente a respeito da sangria de pilotos nas Esquadras EH-101, foi referido que para 12 helicópteros deveriam existir 14 tripulações. Por essa lógica, para 11 P-3C seria necessário existirem 12/13 tripulações, logo não estou a ver como isso será possível, nem tão pouco os próprios Lobos que já terão indagado as chefias sobre quem iria pilotar esses Orion adicionais.
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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #643 em: Hoje às 06:56:26 pm »
É como os F35. O Dinheiro, manutenção e a malta desenrasca-se depois... :mrgreen:
Era isso mesmo que ia referir.

O que a FAP quer é uma coisa, o universo e a realidade é outra.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
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saabGripen

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Re: P-3 Orion na Força Aérea Portuguesa
« Responder #644 em: Hoje às 07:41:31 pm »
Parece que a FAP quer ter os 11 aviões operacionais


Parece que se está a desenhar o "Quadro" das nossas FFAA que nos leva a 2% do PIB anual para Defesa.

No que diz respeito á FAP:
O Governo acabou de demitir o chefe da PSP, para que o novo possa arrancar com "novos projectos".

Não sei quanto mais tempo o CEMFA tem no cargo, mas parece urgente ele ser substituido para dar lugar ao quem vai tratar de "novos projectos".
No tempo em que este esteve lá, caíram-lhe do céu Tucanos e P-3 sem estarem programados. E os F-35 ou F-16V ficaram em terra.

Á medida que Marinha e EP vêm aprovados os seus "novos projectos" a FAP vai ficar com o que tem mais umas décadas.
Pelo menos a modernização dos F-16 tinha que ser vendida ao governo já - antes que seja tarde.

« Última modificação: Hoje às 07:43:01 pm por saabGripen »