Caro Túlio,
Peço desculpa por intervir quanto aos ETOPS, mas o que é que os ETOPS tem a ver com turbinas dos acft's sejam eles quais forem ??
Eu falo em alhos e respondem em bugalhos, deve ser da língua, só pode.
É por estas é que no post anterior eu referi que há foristas que comentam tudo mas ás vezes ou não se sabem exprimir como deveriam, ou não veem patavina do que escrevem/respondem.
Abraços
Obrigado pela resposta, acho que deixei mesmo na reta.
Bueno, que eu saiba (e não sou especialista, apenas gosto muito de Aviação Militar e pesquiso a sério, o que não significa que não erre, isso é intrínseco ao ser humano), ETOPS é uma certificação internacional da capacidade de uma aeronave (bimotor) voar com segurança por determinado período e/ou distância com um dos propulsores em
flame-out.
De fato, creio que devo desculpas porque me expressei mal ao mencionar apenas a turbina, sem explicar que as falhas dos modelos atuais (falo em falhas mecânicas/eletrônicas intrínsecas ao propulsor, só para deixar claro) são raríssimas. Não obstante, sempre há outros problemas, que vão desde a manutenção inadequada ao FOD (no caso, um pássaro
bem grande, ou mesmo mais de um), e que de fato podem obrigar um bimotor a voar mono.
O que quis dizer - e se ainda assim eu explicar novamente mal, favor insistir, pois a
ÚNICA forma de vitória que reconheço em um debate é quando se aprende/ensina algo, ou seja,
win-win - é que tanto os bimotores que a Embraer vende pelo mundo inteiro têm esta certificação quanto os que usam a V-2500 (ex A320); seria no mínimo estranho que a empresa brasileira, de olho no mercado mundial, não a obtivesse para sua atual aeronave-estrela.
Abração!!!