Quando a FAB pediu um avião para substituir os C-130, a meta estabelecida era por um avião que cumprisse as mesmas missões que o Hércules cumpria, os mesmos padrões de carga, com o mesmo desempenho.
Quando a Embraer começou a trabalhar no projeto, percebeu que podia entregar a FAB mais do estavam pedindo, que a FAB receberia um avião que cumpriria não apenas as mesmas missões do C-130H, mas que seria superior.
Vejam que todos os aviões, ou projetos de aviões modernos, sejam de grande o médio porte, não usam mais motores turbo hélices, e sim motores turbofan, essa é uma evolução natural do estado tecnológico atual.
O A-400M optou por turbo hélices, e deu no que deu, a última notícia que li recentemente sobre este avião, era que a Airbus tinha pedido um pouco mais de "paciência" a seus clientes.
O MTA Indo-russo que foi cancelado era turbofan, o An-178 é turbofan, tudo bem que era um avião civil, o C-2 do Japão é turbofan - infelizmente não foi adiante, acho que nunca entrou em produção em série, acho que seu erro foi ser grande demais e bater de frente com um avião da Airbus - mas é isso, deve existir uma espécie de "envelope padrão" de missões que estes aviões cumprem, caso a Embraer tivesse percebido que esse "envelope padrão" de cumprimento de missões seria comprometido com o uso dos turbofan, certamente teria optado por turbo hélices, mas não é o caso.
Ou seja, é provável que a média das missões que esses aviões devem cumprir ao redor do mundo, seja perfeitamente atendida pelas capacidade do KC-390, e que podem até superar os Hércules.
Pinçar de forma pontual, uma ou outra "desvantagem" ou suposta desvantagem do KC-390 em relação ao C-130, e desconsiderar as muitas vantagens que o avião da Embraer tem sobre o Hércules, me parece um exercício inócuo de desmerecimento.
O C130 é um projeto de avião dos anos 50, e o KC-390 é um projeto do século21, as capacidades não retroagem, evoluem para atender as necessidades atuais, não podemos comprar um Motorola PT-950, com um Samsung Young, ou com um Motorola Moto Z ou Samsung Galaxy S8.
Dirijam um carro com câmbio manual, e depois um com câmbio automático, depois digam o que gostaram mais de dirigir, é a evolução.
Um piloto de KC-390 da FAB disse que quem aprender a pilotar num KC-390, não saberá como pilotar um Bandeirante ou Hércules, é outro avião.
Só o fato do programa nunca ter sofrido atrasos por problemas técnicos, para um avião dessa complexidade, já demonstra a solidez do projeto, não é fácil projetar um avião, ainda mais dessa magnitude.
Os suecos estão ao par de todas as informações técnicas do KC-390, e ao que se sabe, vão comprar o avião, de acordo com suas necessidades, ou seja, vão otimizá-lo com equipamentos de sua indústria, vejo com bons olhos.
Agora pensem no seguinte, durante um exercício ou emprego real da OTAN, alguém chegar dizendo: "Comandante, não podemos transportar essa carga, seu volume e peso de 25 toneladas são impossíveis para o C-130J-30 Super Hercules"... e o comandante: "Sem problemas, entre em contato com o pessoal do 501Bisontes, eles podem transportar".
O KC-390 ZNF, o mesmo que foi em Portugal acabou de pousar no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, vindo de Gavião Peixoto, deverá ser apresentado ao pessoal de Portugal que está no Brasil, li num jornal que fará um voo com essas autoridades, está frio em São Paulo, mas com muito sol e o céu sem nenhuma nuvem, realmente um dia lindo.