Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1380 em: Janeiro 24, 2019, 01:12:55 am »
A velha história que o pessoal não se cansa de repetir por aqui, mas que as luminárias do Restelo e de S. Bento só agora começam a aflorar. O ano 2035 vai ser o ano do zero naval e do zero aeronáutico. Caças, fragatas, Lynx, Tejo e P-3 a atingirem o fim de vida; AW101, submarinos, C295 e os primeiros NPO a atingirem os 20/25 anos de serviço e a necessitarem de modernização.

E narta para isto tudo? As novas M devem ficar a bater os 1.000 milhões a unidade, i.e., 3.000 milhões para três delas, segundo o gráfico; 20 caças novos, pelo menos 2.000 milhões; quatro P-8, mais uns 1.000 milhões; 5 helis ASW, mais 500 milhões; MLU aos subs, uns 300 ou 400 milhões; MLU aos AW101 e C295 mais uns 300 ou 400 milhões. Mais mísseis, bombas e drones, estamos a falar de 8.000 milhões para meia dúzia de programas e com perda significativa de capacidade em termos de números (3 fragatas a substituírem as actuais 5, 20 caças a substituírem 27 ou 30, 4 MPA em vez de 5). E estes palhaços andam a discutir 4.700 milhões a 12 anos que não vão resolver estes programas, que são os essenciais para manter alguma capacidade militar de dissuasão.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1381 em: Janeiro 24, 2019, 09:42:53 am »
Assustador, mas real... e 2035 tão perto.

(...)As novas M devem ficar a bater os 1.000 milhões a unidade, i.e., 3.000 milhões para três delas, segundo o gráfico;(...)/quote]

Não será uns 500 milhões a unidade...?
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1382 em: Janeiro 26, 2019, 01:40:25 pm »
Antes do fim do contrato dos EH-101 não deve haver verba. Só lá para outubro de 2020 é deveremos ter noticias.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1383 em: Janeiro 31, 2019, 01:03:59 pm »
O Paulo Mata fala também no PF sobre o OT&E que está a decorrer em Monte Real.

http://www.passarodeferro.com/2019/01/teste-e-avaliacao-dos-sistemas-do-f-16.html?fbclid=IwAR1LgHGMtgjpflNCYj_PxHDxleRWb8QsWIHNosRlmsg0R25z5adnqggL9zs


Resta acrescentar que os protótipos portugueses a voar com esta OFP S1.1 são o F-16BM "15120" (que é normalmente a aeronave usada para testes na frota F-16) e o F-16AM "15131".
« Última modificação: Janeiro 31, 2019, 01:04:24 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1384 em: Fevereiro 02, 2019, 02:08:25 pm »
Notícia de hoje no Facebook da BA5.

Citar
Já se encontra na Base Aérea N.º 5 a maior parte do contingente militar que compõe o destacamento americano que vai operar em Portugal nas próximas semanas. O destacamento da USAF composto por 18 aeronaves F-16 e cerca de 300 militares vai executar missões de treino com as Esquadras de voo da Força Aérea Portuguesa até 22 de Fevereiro. A intensa actividade aérea permitirá partilha de experiências de forma a melhorar a interoperabilidade entre as esquadras de ambos os países.





Não se sabe ainda se serão as Esquadras de Aviano ou Spangdahlem, mais desenvolvimentos em breve, se bem que se fosse a apostar o faria na 52 FW tendo em conta as difíceis condições climatéricas neste momento na Alemanha. 



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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1385 em: Fevereiro 03, 2019, 06:02:58 pm »
Não se sabe ainda se serão as Esquadras de Aviano ou Spangdahlem, mais desenvolvimentos em breve, se bem que se fosse a apostar o faria na 52 FW tendo em conta as difíceis condições climatéricas neste momento na Alemanha.

Está confirmado: serão 18 caças F-16CM/DM Block 50D da 52nd Fighter Wing (480th Fighter Squadron), sediados normalmente em Spangdahlem.  :)

« Última modificação: Fevereiro 03, 2019, 06:05:09 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1386 em: Fevereiro 03, 2019, 08:22:22 pm »
Não se sabe ainda se serão as Esquadras de Aviano ou Spangdahlem, mais desenvolvimentos em breve, se bem que se fosse a apostar o faria na 52 FW tendo em conta as difíceis condições climatéricas neste momento na Alemanha.

Está confirmado: serão 18 caças F-16CM/DM Block 50D da 52nd Fighter Wing (480th Fighter Squadron), sediados normalmente em Spangdahlem.  :)



E no fim do exercício não dava para ficarmos com esses dezoito e trocarmos por dezoito dos nossos ?? :nice:

Abraços
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1387 em: Fevereiro 03, 2019, 08:54:19 pm »
Financiados no FY96, devem ter entrado ao serviço em 98. Mais recentes que os nossos PA I, mas devem deve ter muitas horas no bucho, que os gringos não brincam. E depois há o problema dos motores.

Mas se ficássemos com os CATM-120 já não era mau. Sempre podíamos treinar mais com os AMRAAM. O problema é que em caso de necessidade não temos muitos a sério.
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1388 em: Fevereiro 04, 2019, 10:12:51 am »
A verdade é que entre o OT&E, o Winter Hide e agora este destacamento da USAFE, têm estado mais F-16 estrangeiros na BA5 do que nacionais.  :mrgreen: ::)


Financiados no FY96, devem ter entrado ao serviço em 98. Mais recentes que os nossos PA I, mas devem deve ter muitas horas no bucho, que os gringos não brincam. E depois há o problema dos motores.

Mas se ficássemos com os CATM-120 já não era mau. Sempre podíamos treinar mais com os AMRAAM. O problema é que em caso de necessidade não temos muitos a sério.

Pois, com toda a logística instalada do F100-PW-220E era mesmo mais complicado (e oneroso) passar para o -229. Ainda assim, se a modernização ou aquisição do F-16V for adiante (vou acender uma velinha em Fátima um dia destes... :mrgreen:), o F100-PW-229 viria cá parar com elevado grau de certeza mais cedo ou mais tarde pois a FAP quer continuar a ser cliente da Pratt & Whitney, indicativo que a versão escolhida seria a Block 72 e não a 70 equipada com o General Electric F110-GE-129.

Agora por AMRAAMs, ainda no outro dia em conversa com um piloto da 301 tirei uma dúvida que tinha depois de já ter ouvido conversas semelhantes de pilotos estrangeiros: causa muito menos arrasto aerodinâmico e perda de manobrabilidade a instalação de AIM-120s, ou CATM-120s, nas calhas das pontas das asas do que a colocação de AIM-9L/M Sidewinder. Isto porque, apesar do AMRAAM ser mais pesado e comprido, possui aletas de controlo de direcção com uma área menor que as do Sidewinder, e uma fuselagem muito mais aerodinâmica. Daí que não seja de estranhar ser o preferido para montar nas estações 1 e 9.
« Última modificação: Fevereiro 04, 2019, 10:14:55 am por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1389 em: Fevereiro 04, 2019, 03:14:58 pm »
Tau-tau no menino CG. Então se os aparelhos do 52 FW são Block 50 estão equipados com o F110 e não com o 229.  ;D
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1390 em: Fevereiro 04, 2019, 07:31:38 pm »
Tau-tau no menino CG. Então se os aparelhos do 52 FW são Block 50 estão equipados com o F110 e não com o 229.  ;D

Amigo NVF, no meu post estava a falar obviamente no caso da frota nacional e não nos F-16CM Block 50, reportando à parte do teu post em que escreves:

Financiados no FY96, devem ter entrado ao serviço em 98. Mais recentes que os nossos PA I, mas devem deve ter muitas horas no bucho, que os gringos não brincam. E depois há o problema dos motores.

Muito provavelmente estávamos em frequências diferentes, tu nos 121.50 MHz e eu nos 243.0 MHz. :mrgreen: ;)


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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1391 em: Fevereiro 04, 2019, 08:34:27 pm »
Pois estava de facto a referir-me aos F110 que são completamente distintos dos F100-220E. Se fossem Block 52 com o F100-229 ficava já com eles (resposta ao tenente) já que são um evolução do F100-200 e, certamente, a FAP rapidamente se adaptaria a esta turbina.

Não há emergência nenhuma CG  c56x1
« Última modificação: Fevereiro 04, 2019, 08:35:54 pm por NVF »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1392 em: Fevereiro 04, 2019, 10:51:37 pm »
Pelo que parece lá vamos para a versão Viper, valha-nos isso !!


Abraços
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1393 em: Fevereiro 05, 2019, 12:10:55 am »
Pelo que parece lá vamos para a versão Viper, valha-nos isso !!


Qual é a fonte oficial ?

Parece-me um vídeo amador feita por alguem aqui do FD, mas espero que eu esteja enganado !

Abraços

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1394 em: Fevereiro 05, 2019, 12:14:28 am »
Pelo que parece lá vamos para a versão Viper, valha-nos isso !!


Qual é a fonte oficial ?

Parece-me um vídeo amador feita por alguem aqui do FD, mas espero que eu esteja enganado !

Abraços

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parece mas não é.

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« Última modificação: Fevereiro 05, 2019, 12:20:55 am por tenente »
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