SDA - Sistema de Defesa Aérea

  • 128 Respostas
  • 44210 Visualizações
*

pauloramo

  • 3
  • +0/-0
SDA - Sistema de Defesa Aérea
« em: Abril 19, 2009, 04:43:42 pm »
Olá ao Forum

Estou a tentar fazer uma resenha historica dos primeiros anos de defesa aerea em portugal, estacoes de radar, equipamentos, etc. Não consigo informação. Alguma dica?

Um abraço
P Ramos
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 23, 2009, 02:50:45 pm »
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

pauloramo

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 23, 2009, 11:07:36 pm »
A informação contida nessa página está bastante incompleta!!! Só as memórias dos que por lá passaram permitirá reconstituir a historia que está quase esquecida.

Um abraço
 

*

pauloramo

  • 3
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 04, 2009, 10:35:20 pm »
Não aparece ninguem ? Ainda existem muitos profissionais de outros tempos por aí !!

Um abraço
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 17, 2009, 12:46:45 am »
Citar
AN/TPS-70 tactical radar (United States), Land-based air defence radars

The AN/TPS-70 family of air surveillance radars are designed to detect and track air targets in a variety of environments at ranges of up to 450 km. As such, the sensor is a mobile equipment that incorporates clutter rejection and electronic counter-countermeasures features which (together with a low-sidelobe antenna), making it very difficult for enemy countermeasures to detect or jam the system. The equipment also incorporates 'advanced' signal analysis/processing and a digital coherent moving target indicator system. The radar's antenna is a 5.5 m × 2.54 m flat-slotted array that together with programmable Doppler signal processing and an automated target extraction/tracking computer, provides a 'total operational scenario capability' for automated and manual command centres. A multiple beam architecture with an entire redundant channel is employed, scanning all elevations and ranges simultaneously for targets using six beams. Such an approach ensures more hits per target for optimum clutter rejection and target extraction.TPS-70 provides an automated system interface for digitised target reports in either plot or track format. The Digital Target Extractor (DTE) performs automatic clutter mapping, radar plot extraction, Identification Friend-or-Foe (IFF) decoding/plot extraction, radar/IFF correlation and clutter filtering. A single correlated range/azimuth report is transmitted for each detected target. The forward-tell tracker performs additional scan-to-scan processing on the DTE plot data and automatically initiates and maintains up to 1,000 simultaneous target tracks. The tracker adds target identity, heading, speed and track quality information.Using a subsystem known as the Missile Launch Warning Subsystem (MLWS), TPS-70 has been given the capacity


alguem sabe se dispomos este radar????
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
FAP.
« Responder #5 em: Agosto 17, 2009, 10:52:13 am »
Pauloramo, no passado a FAP teve o AN/TPS-1D e outros que de momento não recordo, depois verifico isso.

Actualmente tem 3 HADR HR-3000 e futuramente 2 LANZA 3P nas ilhas.
Relativamente aos radares ATM nas bases, desconheço os modelos mas gostaria de saber. Acho que tb são usados os ATMs Selex dos aeroportos. Confirmo mais tarde o modelo.
 

*

Carlos Barbosa

  • 38
  • +0/-0
    • http://www.visoes.net
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 22, 2009, 05:55:55 pm »
Boas pessoal.
Alguém me sabe dizer que tipo de defesa terra-ar tem o nosso país, refiro-me a nível de mísseis. Estive a pesquisar e não encontrei nada. Ou não temos e só contamos com a nossa força aérea para uma possível intercepção com a ajuda dos radares acima referidos.
E já agora que tipo de mísseis temos nas nossas aeronaves (ar-ar)
Obrigado
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 22, 2009, 08:53:35 pm »
Citação de: "Carlos Barbosa"
Boas pessoal.
Alguém me sabe dizer que tipo de defesa terra-ar tem o nosso país, refiro-me a nível de mísseis. Estive a pesquisar e não encontrei nada. Ou não temos e só contamos com a nossa força aérea para uma possível intercepção com a ajuda dos radares acima referidos.
E já agora que tipo de mísseis temos nas nossas aeronaves (ar-ar)
Obrigado


terrestre:

- sistema chaparral
- stinger

Aéreo
-sidewinder
-AMRAAM

Naval:????
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 23, 2009, 12:16:28 am »
Citação de: "nelson38899"
terrestre:

- sistema chaparral

Chaparral é o sistema todo, mas o missil em si é o Sidewinder.

Citar
Naval:????


As Fragatas da classe Vasco da Gama e da classe Bartolomeu Dias estão equipadas com misseis terra-ar Sea Sparrow.
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
AA.
« Responder #9 em: Agosto 23, 2009, 12:10:33 pm »
Apesar de ser baseado no missil Sidewinder, o missil do sistema M48 Chaparral tem a designação de MIM-72 Chaparral e não Sidewinder.

A FAP (assim como o Exército) tem ainda peças bitubo RH202 MK20 para defesa aérea.

Nas MEKO e BD, os CIWS Phalanx e Goalkeeper são tb usados para defesa aérea.

Um aparte, no passado o Exército teve o Blowpipe e recebeu o Crotale, no entanto este ultimo foi muito rapidamente vendido a outro pais.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: AA.
« Responder #10 em: Agosto 23, 2009, 05:33:22 pm »
Citação de: "tsahal"
Apesar de ser baseado no missil Sidewinder, o missil do sistema M48 Chaparral tem a designação de MIM-72 Chaparral e não Sidewinder.

Obrigado, eu isso não sabia, foi o que li...

Citar
A FAP (assim como o Exército) tem ainda peças bitubo RH202 MK20 para defesa aérea.

Nas MEKO e BD, os CIWS Phalanx e Goalkeeper são tb usados para defesa aérea.

Um aparte, no passado o Exército teve o Blowpipe e recebeu o Crotale, no entanto este ultimo foi muito rapidamente vendido a outro pais.


É verdade, mas o Carlos Barbosa perguntou só sobre misseis terra-ar.
 

*

Instrutor

  • Investigador
  • *****
  • 1309
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 24, 2009, 09:56:01 am »
Eu no Exercito, tive instrução e depois dava instrução como abater avioes a helices e helicopteros com a G3 e a Browning :wink:
"Aqui na Lusitanea existe um povo que não se governa nem se deixa governar" voz corrente entre os Romanos do Séc. I a.C
 

*

tsahal

  • Perito
  • **
  • 580
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
AA.
« Responder #12 em: Agosto 29, 2009, 09:29:19 am »
Lightning, eu não estava a responder ao Paulo Barbosa mais sim a trazer alguma informação para conhecimento geral o que podias tb fazer visto que este teu ultimo post nada traz. Eu até falei como curiosidade em coisas usadas no passado quanto debatemos o presente! O Paulo Barbosa nem sequer perguntou sobre o passado.

Como no caso do Chaparral, tens que estar mais atento ao que lês na internet e tens que pensar por ti para depois não inventares coisas como que a peça M777 pode ser transportada no interior de um C295 ou C27J, ect ect ect! Resumindo, fui claro contigo em MP!

Se voarem a baixa altitude, é bem possivel conseguir atingir avioes a helices e helicopteros com a g3 e a 12.7mm desde que o atirador tenha boa pontaria.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
(sem assunto)
« Responder #13 em: Agosto 29, 2009, 07:29:28 pm »
Podias contar a história do Crotale?
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: AA.
« Responder #14 em: Agosto 29, 2009, 11:10:48 pm »
Citação de: "tsahal"
Lightning, eu não estava a responder ao Paulo Barbosa

Estava eu.

Citar
mais sim a trazer alguma informação para conhecimento geral

Por mim esteja à vontade de trazer a informação que quiser, até é bem vinda se for para corrigir erros.

Citar
o que podias tb fazer visto que este teu ultimo post nada traz.

Que eu saiba não fomos colegas na escola.
E além disso não é obrigatório sempre que se escreve algo aqui no forum postar informação tipo jornal, pode ser uma simples resposta, pedido de informações, curiosidades, erc.

Citar
Eu até falei como curiosidade em coisas usadas no passado quanto debatemos o presente! O Paulo Barbosa nem sequer perguntou sobre o passado.

Pois não, ele perguntou sobre misseis terra-ar. Mas essa informação sobre os canhões também tem a ver com o assunto.

Citar
Como no caso do Chaparral, tens que estar mais atento ao que lês na internet e tens que pensar por ti para depois não inventares coisas como que a peça M777 pode ser transportada no interior de um C295 ou C27J, ect ect ect! Resumindo, fui claro contigo em MP!

Sim isso fui eu que inventei, como expliquei na altura, ms parece que vou ter que me repetir, que visto nunca tive contacto com uma peça M777, apenas tive em conta o peso desta, e achei erradamente que fosse suficientemente pequena para caber nessas aeronaves.

Citar
Se voarem a baixa altitude, é bem possivel conseguir atingir avioes a helices e helicopteros com a g3 e a 12.7mm desde que o atirador tenha boa pontaria.


Ou sorte...