Votação

Escolha o melhor

Super Hornet
4 (3.5%)
F-35
46 (40.4%)
Rafale
17 (14.9%)
Gripen
32 (28.1%)
Eurofighter Typhoon
15 (13.2%)

Votos totais: 114

Substituiçao dos F-16's

  • 4248 Respostas
  • 728819 Visualizações
*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7926
  • Recebeu: 1260 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5169/-235
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2220 em: Setembro 24, 2020, 03:29:45 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8452
  • Recebeu: 3834 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2221 em: Setembro 24, 2020, 04:12:01 pm »
Agora estou um pouco baralhado com o rumo da conversa. Um M-346FA só fazia sentido se houvesse realmente planos para adquirir este tipo de aeronave para treino. Comprar apenas com o propósito de ser um "caça complementar", ficava mais caro do que fazer um upgrade a uma dúzia/vintena de F-16 para operar em conjunto com os hipotéticos F-35, sendo os F-16 muito mais capazes que os M-346.


Se nesta altura existem aviões de treino avançado que complementam os caças/bombardeiros e se Portugal precisa desses aviões pois os Caracóis desde que tiveram os Alpha desativados "pilotam" secretárias, qual é a dúvida?

Cumprimentos

Complementando: Trata se da Aeronave preferida da FAP para a função de treino avançado e os caracóis são uma esquadra de instrução.  Portanto ao invés de ter F35 mais F16, seria um destes caças mais um aparelho de instrução avançada como o 346 que executa uma serie funções seja do F35 ou F16 (Aliás, antes da segunda esquadra de F16 existiam os Alpha de ataque ao solo da Jaguares). Agora é preciso é dinheiro, re organizar as esquadras e vontade política, porque se estão à espera de uma Escola à borla em Beja, é melhor sentarem se.  ;)






Cumprimentos

Eu sei que te referes a um conceito estilo "hi-low", mas eu não estou a ver a FAP ter interesse nisso, pelo menos enquanto andarem a correr atrás da ideia da escola internacional. Se não houver de facto uma reencarnação dos Caracóis, não estou a ver como é que a FAP iria comprar uma aeronave inferior para fazer o que o F-16 pode fazer sem problemas. Mas lá está, esta ideia só faz sentido se de facto houver substituto do Alpha Jet dentro da FAP.

Depois não sou muito fã de ter duas aeronaves (F-35 e M-346) cujas velocidades máximas são muito limitadas, para a função de interceptor. Para interceptar Cessnas servem, mas para ir atrás de um bombardeiro russo, é bem diferente. 
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8635
  • Recebeu: 3239 vez(es)
  • Enviou: 1000 vez(es)
  • +4060/-6478
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2222 em: Setembro 24, 2020, 04:16:02 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P

Se for 10 anos já não é mau. A GALE/UALE andou cerca de 20 à espera de helis que nunca chegaram...  :mrgreen: :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_Avia%C3%A7%C3%A3o_Ligeira_do_Ex%C3%A9rcito
Citar
Criação   2000 (20 anos)





Citação de:  dc
Eu sei que te referes a um conceito estilo "hi-low", mas eu não estou a ver a FAP ter interesse nisso, pelo menos enquanto andarem a correr atrás da ideia da escola internacional. Se não houver de facto uma reencarnação dos Caracóis, não estou a ver como é que a FAP iria comprar uma aeronave inferior para fazer o que o F-16 pode fazer sem problemas. Mas lá está, esta ideia só faz sentido se de facto houver substituto do Alpha Jet dentro da FAP
Só reativando operacionalmente os Caracóis e substituindo o Alpha. De resto nunca acontecerá.

Citação de:  dc
Depois não sou muito fã de ter duas aeronaves (F-35 e M-346) cujas velocidades máximas são muito limitadas, para a função de interceptor. Para interceptar Cessnas servem, mas para ir atrás de um bombardeiro russo, é bem diferente.

O problema aqui são as "cabeças pensadoras da FAP". Que querem estes dois aparelhos parece ser uma certeza, forma de os terem face ao preço, se muito 12 de cada. E com 24 aeronaves tem de se executar as "omeletes com os ovos que existem". No meu caso ter os actuais F16 no padrão V e até 6 AMX elevados ao padrão T2, dava perfeitamente, entre outras hipóteses.  ;)





Saudações e Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 24, 2020, 04:31:13 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2223 em: Setembro 24, 2020, 07:06:24 pm »
Agora estou um pouco baralhado com o rumo da conversa. Um M-346FA só fazia sentido se houvesse realmente planos para adquirir este tipo de aeronave para treino. Comprar apenas com o propósito de ser um "caça complementar", ficava mais caro do que fazer um upgrade a uma dúzia/vintena de F-16 para operar em conjunto com os hipotéticos F-35, sendo os F-16 muito mais capazes que os M-346.

Por outro lado, não haver orçamento, realmente não há, pois mesmo com apenas uma frota de caças, com um dos caças mais baratos de operar no mercado, o dinheiro é curto, mas é uma questão de mudar mentalidades e respeitar as metas orçamentais (os tais 2% do PIB anual ao contrário dos 1,52% "fake news" que foi noticiado noutro tópico). Com um orçamento bem feito, este debate passa a ser redundante.

1º Isso é treta, porque depende muito dos contratos de manutenção.

2º Essa gente não aprendeu nada com a guerra em África.

Não sei se é assim tão simples. Operar 2 modelos de caça será sempre mais caro que operar só 1. E quando nós temos como termo de comparação um caça relativamente barato de operar, qualquer que seja a solução encontrada para o substituir, vai ser difícil que os custos se mantenham.

O segundo ponto não percebi.


Ao teres os F todos de origem americana ficas sempre dependente da política externa deles. Tal como aconteceu no ultramar onde ficamos impedidos de utilizar os nosso melhores meios, o que custou vidas.

Por alguma razão os Gregos tiveram sempre F Americanos mas também Europeus.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8452
  • Recebeu: 3834 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4984/-785
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2224 em: Setembro 24, 2020, 11:26:13 pm »
Hoje em dia não se aplica tanto, até porque não só não temos colónias, como não é provável que entremos em guerra com algum país contra a vontade dos EUA. Aliás, mais depressa recebemos embargos por andarmos constantemente a baixar as calças aos chineses, do que por qualquer guerra que enfrentássemos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: raphael

*

RABN

  • Membro
  • *
  • 159
  • Recebeu: 166 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +39/-31
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2225 em: Novembro 15, 2020, 06:52:44 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P

Se for 10 anos já não é mau. A GALE/UALE andou cerca de 20 à espera de helis que nunca chegaram...  :mrgreen: :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_Avia%C3%A7%C3%A3o_Ligeira_do_Ex%C3%A9rcito
Citar
Criação   2000 (20 anos)





Citação de:  dc
Eu sei que te referes a um conceito estilo "hi-low", mas eu não estou a ver a FAP ter interesse nisso, pelo menos enquanto andarem a correr atrás da ideia da escola internacional. Se não houver de facto uma reencarnação dos Caracóis, não estou a ver como é que a FAP iria comprar uma aeronave inferior para fazer o que o F-16 pode fazer sem problemas. Mas lá está, esta ideia só faz sentido se de facto houver substituto do Alpha Jet dentro da FAP
Só reativando operacionalmente os Caracóis e substituindo o Alpha. De resto nunca acontecerá.

Citação de:  dc
Depois não sou muito fã de ter duas aeronaves (F-35 e M-346) cujas velocidades máximas são muito limitadas, para a função de interceptor. Para interceptar Cessnas servem, mas para ir atrás de um bombardeiro russo, é bem diferente.

O problema aqui são as "cabeças pensadoras da FAP". Que querem estes dois aparelhos parece ser uma certeza, forma de os terem face ao preço, se muito 12 de cada. E com 24 aeronaves tem de se executar as "omeletes com os ovos que existem". No meu caso ter os actuais F16 no padrão V e até 6 AMX elevados ao padrão T2, dava perfeitamente, entre outras hipóteses.  ;)





Saudações e Cumprimentos

A vingança do EP à FAP por causa do GALE/UALE serve-se fria, no contexto:
"Se for 10 anos já não é mau. A GALE/UALE andou cerca de 20 à espera de helis que nunca chegaram...  :mrgreen: :mrgreen:"
A substituição da esquadra dos F16 pelos AW119 "Fighter" (e acabava-se com a dependência dos USA, excepto turbinas, sidewinder...):

Com a nova esquada 202 "Fénix"  e o lema "Koalitas a fazer inimigos dentro das FFAA desde 2019, excepto na instrução"

Não vai mais vinho para essa mesa...
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10362
  • Recebeu: 5663 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8477/-1842
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2226 em: Novembro 15, 2020, 06:54:11 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P

Se for 10 anos já não é mau. A GALE/UALE andou cerca de 20 à espera de helis que nunca chegaram...  :mrgreen: :mrgreen:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_Avia%C3%A7%C3%A3o_Ligeira_do_Ex%C3%A9rcito
Citar
Criação   2000 (20 anos)





Citação de:  dc
Eu sei que te referes a um conceito estilo "hi-low", mas eu não estou a ver a FAP ter interesse nisso, pelo menos enquanto andarem a correr atrás da ideia da escola internacional. Se não houver de facto uma reencarnação dos Caracóis, não estou a ver como é que a FAP iria comprar uma aeronave inferior para fazer o que o F-16 pode fazer sem problemas. Mas lá está, esta ideia só faz sentido se de facto houver substituto do Alpha Jet dentro da FAP
Só reativando operacionalmente os Caracóis e substituindo o Alpha. De resto nunca acontecerá.

Citação de:  dc
Depois não sou muito fã de ter duas aeronaves (F-35 e M-346) cujas velocidades máximas são muito limitadas, para a função de interceptor. Para interceptar Cessnas servem, mas para ir atrás de um bombardeiro russo, é bem diferente.

O problema aqui são as "cabeças pensadoras da FAP". Que querem estes dois aparelhos parece ser uma certeza, forma de os terem face ao preço, se muito 12 de cada. E com 24 aeronaves tem de se executar as "omeletes com os ovos que existem". No meu caso ter os actuais F16 no padrão V e até 6 AMX elevados ao padrão T2, dava perfeitamente, entre outras hipóteses.  ;)





Saudações e Cumprimentos

A vingança do EP à FAP por causa do GALE/UALE serve-se fria, no contexto:
"Se for 10 anos já não é mau. A GALE/UALE andou cerca de 20 à espera de helis que nunca chegaram...  :mrgreen: :mrgreen:"
A substituição da esquadra dos F16 pelos AW119 "Fighter" (e acabava-se com a dependência dos USA, excepto turbinas, sidewinder...):

Com a nova esquada 202 "Fénix"  e o lema "Koalitas a fazer inimigos dentro das FFAA desde 2019, excepto na instrução"

Não vai mais vinho para essa mesa...

É o que eu digo baralhar e dar de novo, mas que confusão para aqui vai.

Abraços
« Última modificação: Novembro 15, 2020, 08:17:55 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2227 em: Novembro 15, 2020, 11:14:13 pm »
O futuro da Esquadra 103 "Caracóis" será como o da UALE...10 anos a engonhar até se renderem à evidência e fechar de vez  :-P
"10 anos a engonhar"... é suave de mais.... porque são 10 anos a pagar ordenados...o interesse público tanto é lesado pela falta de investimento ou indecisão como na inacção de adiar o inevitável.

Os militares QP não são despedidos se a sua unidade for desactivada, devia ser atribuídas novas funções,  até pode ser noutra base.

E no caso de Pilav até não deve ser difícil, não deve existir nenhuma esquadra de voo com 100% de quadro orgânico de pessoal.

A minha, opinião é que a manter esses pilotos em "banho-Maria", talvez seja para ver se sempre há "escola internacional" e assim ter instrutores para lá.
« Última modificação: Novembro 15, 2020, 11:16:07 pm por Lightning »
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2228 em: Novembro 16, 2020, 05:13:06 am »
Não sei grande coisa sobre a situação da esquadra 103, mas é algo fora do comum, por alguma razão será. Por isso dei a hipótese da escola internacional.

Em situações anteriores como a desactivação da esquadra 711 e da 401, nenhum elemento ficou "por lá", foi tudo para novas funções.

PS: Alguém tem noção de quantas pessoas estamos a falar na situação da 103? Serão dezenas? Serão meia dúzia?
« Última modificação: Novembro 16, 2020, 05:14:55 am por Lightning »
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2268
  • Recebeu: 524 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2230 em: Dezembro 30, 2020, 01:52:47 am »
Interessante mas algo dramático em alguns pontos. Dão demasiado ênfase ao stealth.

Se a FAP poderá vir a ficar mal perante a NATO por causa da obsolescência do F-16MLU então nem quero imaginar a Marinha perante o seu MLUzito às fragatas que deverá aguentar mais umas quantas décadas. Só mesmo os submarinos é que devem estar a segurar isto tudo...

Uma das ideias que fica após ler o artigo é que Portugal unicamente tem capacidade financeira para manter actualizado um sistema de armas como os F-16 devido à EPAF. Não estando Portugal envolvido num grupo deste tipo não há meios para nos mantermos a par dos nossos aliados e voltamos ao tempo dos A-7 ou talvez até dos Sabre. Fica a sensação que a FAP está é aflita por causa disso.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: typhonman, LM, NVF

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2231 em: Dezembro 30, 2020, 11:58:11 am »
Interessante mas algo dramático em alguns pontos. Dão demasiado ênfase ao stealth.

Se a FAP poderá vir a ficar mal perante a NATO por causa da obsolescência do F-16MLU então nem quero imaginar a Marinha perante o seu MLUzito às fragatas que deverá aguentar mais umas quantas décadas. Só mesmo os submarinos é que devem estar a segurar isto tudo...

Uma das ideias que fica após ler o artigo é que Portugal unicamente tem capacidade financeira para manter actualizado um sistema de armas como os F-16 devido à EPAF. Não estando Portugal envolvido num grupo deste tipo não há meios para nos mantermos a par dos nossos aliados e voltamos ao tempo dos A-7 ou talvez até dos Sabre. Fica a sensação que a FAP está é aflita por causa disso.

Cumprimentos,

A ênfase stealth é a apontar para o F-35A, a única maneira de participar na EPAF, senão a EPAF que vamos participar é com os Romenos....
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2232 em: Dezembro 30, 2020, 02:35:51 pm »
Interessante mas algo dramático em alguns pontos. Dão demasiado ênfase ao stealth.

Lembro-me de um artigo que dizia que uma das grandes evoluções do F35 para as gerações anteriores é a situational awareness, e fusão de informação, dizia que seria equivalente à passagem para o 5G nas comunicações.

Citar
Uma das ideias que fica após ler o artigo é que Portugal unicamente tem capacidade financeira para manter actualizado um sistema de armas como os F-16 devido à EPAF. Não estando Portugal envolvido num grupo deste tipo não há meios para nos mantermos a par dos nossos aliados e voltamos ao tempo dos A-7 ou talvez até dos Sabre. Fica a sensação que a FAP está é aflita por causa disso.

Claro, já penso isso há muito, no passado nunca conseguimos evoluir nada, os aviões ficavam como vinham da fábrica, se agora conseguimos é por haver algo diferente, basta pensar que o F16 tem recebido novos softwares constantemente, mais alguns novos equipamentos que têm que ser desenvolvidos, certificado o seu uso na aeronave, nós sozinhos nunca faríamos isso, no máximo podíamos copiar um upgrade feito por um país grande (ex: EUA).
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2233 em: Dezembro 30, 2020, 02:40:40 pm »
Interessante mas algo dramático em alguns pontos. Dão demasiado ênfase ao stealth.

Lembro-me de um artigo que dizia que uma das grandes evoluções do F35 para as gerações anteriores é a situational awareness, e fusão de informação, dizia que seria equivalente à passagem para o 5G nas comunicações.

Citar
Uma das ideias que fica após ler o artigo é que Portugal unicamente tem capacidade financeira para manter actualizado um sistema de armas como os F-16 devido à EPAF. Não estando Portugal envolvido num grupo deste tipo não há meios para nos mantermos a par dos nossos aliados e voltamos ao tempo dos A-7 ou talvez até dos Sabre. Fica a sensação que a FAP está é aflita por causa disso.

Claro, já penso isso há muito, no passado nunca conseguimos evoluir nada, os aviões ficavam como vinham da fábrica, se agora conseguimos é por haver algo diferente, basta pensar que o F16 tem recebido novos softwares constantemente, mais alguns novos equipamentos que têm que ser desenvolvidos, certificado o seu uso na aeronave, nós sozinhos nunca faríamos isso, no máximo podíamos copiar um upgrade feito por um país grande (ex: EUA).

A alteração que foi analisada e penso que proposta é o radar SABR.


 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11074
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3258 vez(es)
  • +740/-1031
Re: Substituiçao dos F-16's
« Responder #2234 em: Dezembro 30, 2020, 02:53:28 pm »
A alteração que foi analisada e penso que proposta é o radar SABR.



Isso já entra no upgrade Viper.