Votação

Eutanásia

Sim
17 (81%)
Não
4 (19%)

Votos totais: 21

Votação encerrada: Janeiro 23, 2007, 03:18:53 am

Eutanásia

  • 9 Respostas
  • 2852 Visualizações
*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
Eutanásia
« em: Janeiro 23, 2007, 03:18:53 am »
Bem, o p_shadow lançou o repto ali no topico das drogas leves e eu vou meter aqui a votação ehehe :lol:.

O que pensam, como, porque, e em que condições...
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Viriatuga

  • 24
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2007, 09:10:52 am »
Estou plenamente de acordo apesar de achar que é um acto um bocado cobarde porque quem o faz nao tem coragem para continuar a viver e que ia doer mais aos seus amigos e familiares que a ele proprio
6ºMandamento: O Pára-quedista não se rende. Vencer ou morrer constitui para ele ponto de honra.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11087
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3264 vez(es)
  • +740/-1033
(sem assunto)
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2007, 05:55:59 pm »
Eu votei sim, se for clinicamente provado que a pessoa se encontra em estado de dor permanente, sem hipotese de melhoria e que a medicação apenas serve para aumentar alguns meses o tempo de vida da pessoa.
Quando a pessoa fica em condições de vida vegetal, isto é, o coração bate e a pessoa respira mas o cerebro está "desligado".

Em relação há dor da familia não sou dessa opinião, vou dar dois exemplos na minha familia, um tio meu de meia-idade, pelos 50 anos, de um dia para o outro teve um ataque cardiaco e faleceu, toda a familia foi apanhada de supresa, era um homem relativamente novo, ai sim foi um grande choque principalmente para a mulher e as filhas.

Um outro caso foi um avô meu, cerca de 80 anos, ficou doente de algo que não sei o nome, mas o resultado foi que ficou acamado, com o passar dos meses foi perdendo todas as capacidades, tinha grandes dores, e era frequentemente "entupido" de medicamentos para as dores, para dormir, e outros talvez para se aguentar mais um tempo, é claro que fiquei triste, ficamos todos, mas ver o meu avô em tal estado de degradação permanente, cada dia que passava ficava pior, e sofria muito com certeza. Chegou a uma altura que queria era que o sofimento dele acabasse, e quando ele faleceu, passado cerca de um ano, fiquei aliviado e pessoalmente penso que acabou também o sofrimento da familia toda.
Além de que foi um encargo financeiro consideravel, é claro que em caso de doença de um ente querido o dinheiro torna-se completamente futil, e no caso da minha familia como são 5 irmãos, dividido por todos não custou muito, mas já ouvi falar de casos de familias que praticamente vão à falencia devido a doenças terminais de longa duração.

A eutanásia a ser implementada não seria só por se ter algo incurável, enquanto a pessoa pudesse ter um nivel de vida aceitavel devia-se fazer todos os possiveis por o manter, mas quando já se está "mais para lá do que para cá" practicamente sem consciencia de nada nem do que se passa  à sua volta, a partir daí sou a favor.
Tudo isto teria que ser comprovado por medicos e com autorização do tribunal, da familia e se possivel da propria pessoa enquanto tivesse consciente do que lhe estava a acontecer.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2007, 10:08:38 pm »
Citação de: "Viriatuga"
Estou plenamente de acordo apesar de achar que é um acto um bocado cobarde porque quem o faz nao tem coragem para continuar a viver e que ia doer mais aos seus amigos e familiares que a ele proprio


Depende dos casos.

Olha que há casos em que todos poderiam pedir a pé juntos para que a eutanásia fosse possível. Estilo tetraplégicos, vegetais, outros casos.

1 caso famoso foi o de 1 italiano que morreu no outro dia. Ainda não se sabe bem se de morte natural ou eutanásia. Ele já a alguns anos que andava a lutar para poder morrer com dignidade.
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #4 em: Janeiro 24, 2007, 04:18:56 am »
Imaginem que no dia seguinte à pessoa ter cometido o tal suicídio autorizado a que chamamos eutanásia, é descoberta a cura para a enfermidade que essa pessoa padecia...  :o

Enfim, está explicado como a maioria das pessoas têm posições tão ambíguas em relação a temas por vezes tão similares. Estão "bem treinadas"...
 :|


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #5 em: Janeiro 24, 2007, 04:11:21 pm »
..quem tá fora não racha lenha...mas opina muito.. :wink:
 

*

p_shadow

  • Perito
  • **
  • 448
  • +2/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #6 em: Janeiro 25, 2007, 01:35:31 am »
Fora de quê, Marauder?

Como é possível alguém estar de fora dos temas aqui debatidos?!
 :?

Não percebi essa fortíssima contra-argumentação...


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

*

Viriatuga

  • 24
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Janeiro 25, 2007, 04:16:47 pm »
Quando eu disse que era um acto cobarde nao falava de alguem que tenha deficencias motores ou esteja altamente doente
6ºMandamento: O Pára-quedista não se rende. Vencer ou morrer constitui para ele ponto de honra.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20239
  • Recebeu: 2987 vez(es)
  • Enviou: 2237 vez(es)
  • +1333/-3462
(sem assunto)
« Responder #8 em: Janeiro 25, 2007, 05:01:23 pm »
Estamos a falar de eutanásia e não de suicidio, são duas coisas diferentes. Na primeira há uma explicação humanista e médica, na outra já entramos no fórum das doenças psicológicas.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #9 em: Janeiro 25, 2007, 05:56:43 pm »
Citação de: "p_shadow"
Fora de quê, Marauder?

Como é possível alguém estar de fora dos temas aqui debatidos?!
 :?

Não percebi essa fortíssima contra-argumentação...


Cumptos


Secalhar estou a ver o tema muito focalizado..

Eu não declaro uma liberalização de uma política de morte.

Mas existem casos que bolas....somente quem passa por isso é que sabe o que é (daí a expressão..quem tá fora não racha lenha...quer dizer..até racha..pode é ser uma leitura nada sentimentalista)

Eu defendo que para uma série de casos determinados seja possível a eutanásia.

E quem vier com "estórias" do "e se no dia seguinte descobrissem a cura? " que a vá contar para aquelas pessoas que a única actividade física que fazem é pestanejar..ou mexer a cabeça.

Estar vivo é claramente melhor que estar morto. Regra geral.
Se o "estar vivo" é para estar completamente imobilizado a sofrer dores horríveis, valerá a pena?

É que existem casos que..toda a gente ao saber disso pensa para si mesmo..."espero que não me aconteça a mim.." ou espero morrer antes disso.

Epá..eu não conheço nenhum amigo meu que tenha dito...se ficasse vegetal gostaria de continuar vivo. No entanto muitos já me afirmaram o contrário (quando se têm aquelas discussões filosóficas e tal...não é que os meus amigos sejam mórbidos e tal lol)

Para mim, ser "humano" passa por retirar a dor a alguém que já não lhe resta nada senão saborear a dor todos os dias até que a morte o venha buscar.

Desculpem agora o exemplo mas: quando um animal é atropelado ou etc...e se sabe que vai morrer daqui a 4h de enorme sofrimento, não é um acto normal poupar o sofrimento a esse animal? Por muito que custe a todos?

É claro que o ser humano está num nível diferente..mas a dor e o destino são semelhantes..