EH-101

  • 1122 Respostas
  • 299573 Visualizações
*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5755
  • Recebeu: 5790 vez(es)
  • Enviou: 3850 vez(es)
  • +10077/-2655
Re: EH-101
« Responder #1110 em: Abril 26, 2024, 09:04:31 pm »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Duarte, Subsea7

*

Major Alvega

  • Analista
  • ***
  • 857
  • Recebeu: 989 vez(es)
  • Enviou: 621 vez(es)
  • +10721/-203
Re: EH-101
« Responder #1111 em: Abril 27, 2024, 12:28:12 am »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Se "eles" não pagam à FAP quanto mais aos privados. Veja-se o que está a acontecer ao INEM.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5402
  • Recebeu: 4038 vez(es)
  • Enviou: 10311 vez(es)
  • +8460/-246
Re: EH-101
« Responder #1112 em: Abril 27, 2024, 02:28:00 am »
Fiquei curioso sobre a suposta modernização dos EH101 ser muito cara, e fui ver os canadianos.

Realmente...
https://www.canada.ca/en/department-national-defence/services/procurement/cormorant-mid-life-upgrade.html

Parece que vão ficar com helis ao mesmo nivel da Noruega e vão gastar 1.24 billion.  :o

Não é muito esclarecedor quanto é que os nossos custaram, pois existe toda aquela história da "locação", mas parece que custaram 364 milhões pela notícia abaixo. :o

https://www.rtp.pt/noticias/pais/apurada-derrapagem-de-120-milhoes-em-negocio-de-helicopteros-militares_n577933

Se calhar mais vale comprar novos  :mrgreen:

No Canadá é sempre mais caro porque é tudo adjudicado a empresas nacionais e têm por tendência fazer múltiplas alterações que tornam as frotas muito diferentes dos restantes operadores -- tal como fazem os Aussies. Os Cormorant são provavelmente os AW101 mais caros do planeta. Além disso é muito provável que o MLU inclua contratos de manutenção para os novos equipamentos e sistemas, com uma duração bem alargada, coisa que em Portugal nunca acontece.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2292
  • Recebeu: 546 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +839/-829
Re: EH-101
« Responder #1113 em: Abril 27, 2024, 09:38:19 am »
Colocar os helicópteros ao mesmo nível que os Noruegueses não fica barato e também vai incluir a aquisição de três novos helicópteros:

Leonardo awarded $1 billion CAN (€690 million) contract for the AW101/CH-149 “Cormorant” SAR helicopter Mid-Life Upgrade (CMLU) Project
(23 de Dezembro de 2022)
Citação de: Leonardo
The contract includes upgrades of 13 existing Cormorant SAR helicopters and the augmentation of a further three aircraft, delivering greater capabilities and extending fleet life expectancy to 2042+.

The programme will be executed by Team Cormorant led by Leonardo and comprising IMP Aerospace and Defence, GE Canada and Collins Aerospace Canada.

Profumo: "With the Cormorant helicopter the Canadian Government is getting the right equipment for their Forces, at the best price for Canadians, with the right benefits for Canadian industry."

The Canadian Department of National Defence has awarded Leonardo (through Leonardo U.K. Ltd of Yeovil) a $1 billion CAN (€690 million) contract for the AW101/CH-149 "Cormorant" Mid-Life Upgrade (CMLU) Project for 16 aircraft in total, comprising 13 existing Cormorant Search and Rescue Helicopter (CSH) currently in-service and the augmentation of a further three aircraft. This contract will enhance the aircraft's systems and technologies, ensure compliance with emerging airspace requirements, extend the life expectancy of the fleet to 2042+ and enable the return of Cormorant helicopters to the Main Operating Base (MOB) Trenton.

After distinguished 20-years of service life, the CH-149 Cormorant fleet will now undergo a mid-life upgrade, further to Team Cormorant’s proposition. The team is a collaboration of Leonardo and is supported by its principle Canadian subcontractor IMP Aerospace and Defence together with GE Canada, and Collins Aerospace Canada. The majority of the CMLU work will be performed in Canada, primarily at IMP’s Halifax, N.S. facilities.

The CMLU Project will transition Canada’s AW101/CH-149 "Cormorant" SAR helicopter fleet to the latest standard currently being delivered for SAR in Norway and arguably the best search and rescue helicopter in the world. The CMLU Project will include; state-of-the-art avionics, a new glass cockpit, more powerful digitally-controlled engines, wireless in-cabin communications, the latest SAR sensors including Electro Optical Infra-Red device and Mobile Phone Detection Location System –enabling less search and more rescue.

[continua]
Fonte: https://www.leonardo.com/en/press-release-detail/-/detail/23-12-2022-leonardo-awarded-1-billion-can-%E2%82%AC690-million-contract-for-the-aw101-ch-149-cormorant-sar-helicopter-mid-life-upgrade-cmlu-project
:snip: :snip: :Tanque:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2436
  • Recebeu: 202 vez(es)
  • Enviou: 602 vez(es)
  • +732/-330
Re: EH-101
« Responder #1114 em: Abril 27, 2024, 06:51:42 pm »
É uma hipótese discutível mas que não é nada de transcendente na Europa. Assim que me recorde de repente: Espanha, Reino Unido, Suécia e Países Baixos têm o SAR adjudicado a entidades privadas.

Com a fama de bom pagante do Português, adjudicar a busca e salvamento a privados teria tudo para correr bem. ::)

Eu estou a favor da criação duma guarda costeira, ou independente ou sob alçada da GNR, mas dependente do MAI em tempos de paz, e sob o MDN em guerra.
Polícia Marítima, ISN, patrulhas costeiros e lanchas, e helis SAR .

A Marinha fica apenas com as fragatas (idealmente 6), SSKs 2 (eventualmente 4), 2 AORs, os NPOs + crossover/ NavPol, etc. e Fuzos e mergulhadores.

A FAP fica com os 4 Merlin CSAR, o resto vai para SAR, mais outros helis SAR (Koala/ UH-60 possivelmente?)
« Última modificação: Abril 27, 2024, 08:25:39 pm por Duarte »
слава Україна!
“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"
The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5755
  • Recebeu: 5790 vez(es)
  • Enviou: 3850 vez(es)
  • +10077/-2655
Re: EH-101
« Responder #1115 em: Maio 08, 2024, 05:22:30 pm »
EH-101 Mk.515 SIFICAP reentregue à FAP após inspeção programada na OGMA.



Citar
4:08 PM · 7 de mai de 2024

Under the contract with Direção de Manutenção de Sistemas de Armas (@fap_pt), OGMA’s technicians’ team displaced at the Portuguese Air Force Base, delivered the EH-101 aircraft tail number 19608, after carrying out the respective scheduled inspection.

#FlyingWithOGMA

https://twitter.com/OGMA_PT/status/1787862076213297249
« Última modificação: Maio 08, 2024, 06:28:13 pm por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 222
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +22/-2
Re: EH-101
« Responder #1116 em: Maio 22, 2024, 04:02:05 pm »
Segundo o Portal Base, vai haver uma Aquisição de rádios MP50 para o sistema de armas EH-101

https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10730767

Ainda pensei que era algum upgrade, mas são só uns walkie-talkies  :-P

https://assets.website-files.com/59a6b0db145d0f000103e808/5f4904533387435487c1ab71_AX-MKT-SLIS-0345-IssueD-Sales%20Leaflet%20PNG%20MP50.pdf
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11132
  • Recebeu: 2376 vez(es)
  • Enviou: 3299 vez(es)
  • +746/-1036
Re: EH-101
« Responder #1117 em: Maio 22, 2024, 07:23:04 pm »
São uns walkie talkies para aviões, devem ser um bocadinho mais caros :mrgreen:.

No fundo é para não ser preciso os tripulantes andarem com cabos de comunicações pelo chão, aumentado o risco de acidente, passam a ter comunicações "wire less" com os pilotos.





Ou mecânicos
« Última modificação: Maio 22, 2024, 07:31:02 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 222
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +22/-2
Re: EH-101
« Responder #1118 em: Maio 22, 2024, 11:22:38 pm »
Operacionais da Esquadra 751 já salvaram mais de cinco mil vidas

https://www.cmjornal.pt/mais-cm/especiais/herois-cm/detalhe/operacionais-da-esquadra-751-ja-salvaram-mais-de-cinco-mil-vidas?ref=HeroisCM_DestaquesPrincipais

Para quem quiser votar, aqui fica o número: 760 200 922!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5755
  • Recebeu: 5790 vez(es)
  • Enviou: 3850 vez(es)
  • +10077/-2655
Re: EH-101
« Responder #1119 em: Maio 23, 2024, 08:57:51 am »
Citar
Regresso do helicóptero ao Porto Santo continua sem uma data definida (áudio)

A Força Aérea está, neste momento, a formar tripulações. Só depois vai ser estudada a operação de forma permanente.

https://madeira.rtp.pt/sociedade/regresso-do-helicoptero-ao-porto-santo-continua-sem-uma-data-definida-audio/
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: goncalobmartins

*

goncalobmartins

  • Membro
  • *
  • 222
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • Enviou: 203 vez(es)
  • +22/-2
Re: EH-101
« Responder #1120 em: Maio 27, 2024, 10:09:46 pm »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5755
  • Recebeu: 5790 vez(es)
  • Enviou: 3850 vez(es)
  • +10077/-2655
Re: EH-101
« Responder #1121 em: Maio 29, 2024, 08:42:44 pm »
EH-101 versão helicóptero de evacuação.

Citar
RTHB24: HELO CAST POSTO EM PRÁTICA
29 de Maio de 2024

Durante os exercícios multinacionais foi executado um Helo Cast. Esta é uma técnica de inserção e extração de tropas em locais de difícil acesso, permitindo às tropas aproximarem-se dos alvos, sendo usada por pequenas unidades e forças de operações especiais. Dependendo do cenário da missão e do meio aéreo empenhado, esta técnica pode incluir o lançamento de um barco insuflável, podendo este estar vazio, meio cheio ou completamente cheio.

No helocasting foram empenhados os helicópteros EH-101 Merlin e AW119 Koala, que inseriram no terreno os mergulhadores de combate da Marinha Portuguesa. Na missão estiveram também os TACP (Tactital Air Control Party) da Força Aérea que estavam no terreno a dar apoio com o objetivo de guiar as aeronaves até aos alvos já planeados. Este é um dos vários cenários treinados no RealThaw e HotBlade 2024 que, recorde-se, irá decorrer até ao dia 5 de junho a partir da Base Aérea N.º 11, em Beja.





https://emfa.pt/noticia-4630-rthb24-helo-cast-posto-em-pratica

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/forcaaereaportuguesa/albums/72177720317391348/with/53753739153
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sivispacem, dc, Pescador

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2516
  • Recebeu: 926 vez(es)
  • Enviou: 3190 vez(es)
  • +644/-75
Re: EH-101
« Responder #1122 em: Hoje às 12:31:16 am »
Por falar em "evacuação"...

Helicóptero HH-101A dos "Tigres" italianos em treino multinacional de operações especiais na costa do Gana



Citar
Elmina, Gana
15 de Maio de 2024

Helicóptero HH-101A "Caesar" (9-05) da 21.ª Esquadra "Tigre" ("21º Gruppo Tigre") da Força Aérea Italiana ("Aeronautica Militare"), a 15 de Maio de 2024, no decurso do exercício "Flintlock", no Gana, junto à cidade costeira de Elmina, geo-localização 5.07961978508138, -1.3572179844598147 , ref. https://maps.app.goo.gl/z3htHsPj1zq3jp6C9 , a cerca de 140 km a Oeste da capital, Acra.

Este HH-101 "Caesar" desenvolve aqui uma acção com forças de operações especiais multinacionais para treino de missões de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS), projectando as mesmas para descida em "fast rope" sobre um navio objectivo.

O exercício "Flintlock" é organizado anualmente, desde 2005, pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos para África ("U.S. Special Operations Command Africa", SOCAFRICA) na região do Sahel e Golfo da Guiné. Trata-se de um exercício multinacional com especial enfoque nas competências de garante de segurança à navegação e circulação e à luta anti-terrorista e anti-tráfico, bem como à segurança das populações e ao respeito pelos direitos humanos.

Esta edição realizou-se no Gana e na Costa do Marfim (que foram também os anfitriões da edição anterior), de 13 a 24 de Maio de 2024, tendo contado com a participação de 3 dezenas de países.

A posição aqui documentada dista cerca de 1 km a Oeste do Castelo de São Jorge da Mina (Feitoria da Mina), a mais antiga construção de origem Europeia ainda existente a sul do Sahara, construída pelo Reino de Portugal em 1482. Antes, em 1478, travou-se ao largo desta posição uma importante batalha naval (Batalha Naval da Guiné) entre as forças do Reino de Portugal e do Reino de Castela, que Portugal venceria (capturando toda a frota e fazendo prisioneira a guarnição inimiga sem sofrer a perda de nenhum meio naval português) e um elemento determinante para a assinatura do Tratado de Alcáçovas, a 4 de Setembro 1479, que, além de estabelecer a Paz, garantia as áreas de expansão do Reino Portugal na costa africana a Sul do paralelo 27 (Cabo Bojador).

O AgustaWestland HH-101 tem um comprimento de 22,81 metros, uma altura de 6,65 metros e um diâmetro do rotor principal de 18,60 metros. Está equipado com um sistema de propulsão composto por três motores General Electric CT7-8E, cada um com uma potência de 2.500 SHP. O peso máximo de descolagem é de 15,6 toneladas, e pode atingir uma velocidade máxima de aproximadamente 280 km/h, com uma autonomia de voo de 5 horas. O seu armamento pode incluir inclui três metralhadoras M134D "Gatling" em calibre 7,62 mm (uma em cada porta lateral e uma da rampa de acesso anterior).

Conta com protecção balística alargada, sistema de auto-protecção (detecção de ameaças) e guerra electrónica bem como sistema para re-abastecimento e voo e sistema electro-óptico FLIR Star Safire. Destinado, no contexto das forças italianas, a ser usado primordialmente em missões de operações especiais, compreende também o âmbito de missões de busca e salvamento (SAR) e de evacuação médica (MEDEVAC). Com um guarnição de 5 a 6 elementos, pode transportar até 20 militares equipados.

As primeiras unidades entraram ao serviço da Força Aérea Italiana em 2016, que conta actualmente com 15 ao seu serviço.

Foto por John Pearl | Marinha dos Estados Unidos ("U.S. Navy")


« Última modificação: Hoje às 12:32:45 am por LM »
Quidquid latine dictum sit, altum videtur