Pearl Harbour e Ataque Doolittle

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André

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Pearl Harbour e Ataque Doolittle
« em: Julho 09, 2007, 02:34:40 pm »
Qual destes dois ataques surpresa da II Guerra Mundial teve mais impacto na respectiva moral das respectivas populações, governos e militares. Quem foi apanhado mais de surpresa nestes dois ataques os EUA (Pearl Harbour) ou Japão (Ataque Doolittle). E dos dois onde houve maior destruição.

Como o ataque a Pearl Harbour é sobejamente conhecido apenas vou dar informação sobre o ataque a Tóquio.
 :G-clever:

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O ataque Doolittle (Doolittle Raid), foi o lançamento de um bombardeamento a partir da costa japonesa a 18 de Abril, 1942. O ataque — com o objectivo de servir de propaganda e de servir como resposta após o ataque a Pearl Harbor — foi planeado pelo Tenente-Coronel James Harold Doolittle, e foi possível graças ao técnico de observação, o Capitão Francis Low, que afirmou que aviões de 2 motores podiam ser lançados de porta-aviões. Testes subsequentes provaram que um B-25 Mitchell podia ser lançado com uma carga de bombas razoável, atingir alvos no Japão e depois aterrar na China.

Dezasseis B-25 americanos foram carregados no USS Hornet, com 230 kg de bombas e extra tanques de combustível mas com armas de defesa reduzidas. Os aviões foram postos no convés de descolagem na ordem de lançamento e verificados. O USS Hornet deixou o porto a 2 de Abril e juntou-se ao USS Enterprise no oceano Pacífico. Os dois porta-aviões, juntamente com uma frota de 14 navios de escolta, partiram para a zona de lançamento.

Contudo, os bombardeiros foram lançados enquanto ainda a 800 milhas da costa do Japão ao invés das desejadas 450 a 650 milhas. A frota avistou um barco de patrulha Japonês. Embora o barco de patrulha tenha sido afundado por fogo de artilharia americano, foi decidido lançar os aviões, para o caso em que o barco de patrulha tivesse alertado por rádio o Japão. Todos os B-25s chegaram à costa japonesa, largaram as suas bombas em zonas de armazenamento de petróleo, fábricas e instalações militares em Tóquio, Nagoya e Kobe, e dirigiram-se para leste do mar da China.

Os bombardeiros, no entanto, ao chegarem começaram a ficar com pouco combustível, e o tempo começou a piorar rapidamente. As tripulações deram conta que não conseguiriam chegar às bases aéreas chinesas e tiveram a opção ou de saltar dos aviões para o mar ou de fazer uma aterragem forçada em terra. Um avião aterrou em Vladivostok, onde a sua tripulação foi salva e detida pelos Soviéticos.
Em comparação com os ataques dos B-29 contra o Japão, dois anos depois, o ataque foi um esforço simbólico. Quando as notícias do ataque foram publicadas, a moral americana subiu muito, após a descida devido ao ataque japonês. O ataque obrigou aos japoneses a transferência para as ilhas do Japão de unidades de caças Zero que poderiam ter sido usadas contra os Aliados, e usadas na tentativa de destruir a armada americana na Batalha de Midway.

Após o ataque a Tóquio, as tripulações de dois aviões estavam desaparecidas. A 15 de Agosto de 1942, soube-se pelo General suíço do consulado suíço em Shanghai que 8 pilotos americanos eram prisioneiros na sede da polícia japonesa, nessa mesma cidade. Em 19 de Outubro de 1942 os japoneses transmitiram que tinham julgado as duas tripulações e que as tinham condenado à morte, mas que um número deles tinha recebido comutação das suas sentenças para aprisionamento, e que um pequeno número tinha sido executado. Quaisquer nomes ou factos não foram dados.

Após a guerra, os factos foram descobertos no Julgamento de Crimes de Guerra em Shanghai, que abriu a Fevereiro de 1946, para julgar 4 oficiais japoneses que maltrataram 8 prisioneiros de guerra do ataque a Tóquio. Dois dos 10 homens, Dieter e Fitzmaurice, morreram quando seu B-25 caiu na costa chinesa. Os outros 8, Hallmark, Meder, Nielsen, Farrow, Hite, Barr, Spatz, e DeShazer foram capturados. Além de terem sido torturados, contraíram doenças devido às más condições sob as quais estavam presos.

A 28 de Agosto de 1942, Hallmark, Farrow e Spatz foram julgados por oficiais japoneses. Em 14 de Outubro de 1942, Hallmark, Farrow e Spatz foram avisados que seriam executados no dia seguinte.
Às 16h30 de 15 de Outubro de 1942, os três americanos foram levados num caminhão até um cemitério público fora de Shanghai. Após procedimentos cerimoniais apropriados dos militares japoneses, foram fuzilados.
Os outros cinco continuaram presos, mas a sua saúde começou rapidamente a se deteriorar. Em Abril de 1943, foram movidos para Nanking e em 1 de Dezembro de 1943, Meder faleceu. Os outros cinco homens começaram a receber um melhor tratamento e para o seu conforto receberam uma cópia da Bíblia. Sobreviveram até Agosto 1945, quando foram libertados.
Os 4 oficiais japoneses foram julgados pelos seus crimes de guerra contra os 4 tripulantes do ataque de Tóquio e todos foram considerados culpados. Três foram sentenciados a 5 anos de trabalhos forçados e o 4º a 9 anos de sentença.
Nos 3 meses após o ataque, os japoneses conduziram uma busca pelos pilotos que tinham escapado para a área de Chekiang. Aproximadamente 23000 chineses foram massacrados em retaliação por ajudarem a esconder os pilotos americanos.



B-25 no USS Hornet


James Doolittle a amarrar as medalhas japonesas, oferecidas pelo Japão como sinal de paz, a uma bomba.


 

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Spectral

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« Responder #1 em: Julho 09, 2007, 09:04:14 pm »
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E dos dois onde houve maior destruição.


era preciso perguntar ? :roll:
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Luso

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« Responder #2 em: Julho 09, 2007, 10:20:40 pm »
Uma leitura a uma monografia relativamente acessível :wink:
http://www.ospreypublishing.com/title_d ... itle=S9185

"The Doolittle Raid 1942", de Janeiro de 2006, fica-se com a ideia que foram mais que uma meras bombitas ao calhas com efeitos nulos.
Embora obviamente fora da escala dos bombadeamentos que se lhe seguiram (ano e meio?).
Eu também tinha a ideia que o ataque era mais simbólico que outra coisa, mas parece que se conseguiu unir o agradável ao útil.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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Yosy

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« Responder #3 em: Julho 10, 2007, 01:17:29 am »
Os estragos materiais do raide Doolittle foram mínimos, mas o impacto psicológico foi imenso. Foi um choque para o Japão, que percebeu que, para além de se expandir, teria que consolidar as áreas já conquistadas.
 

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Luso

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« Responder #4 em: Julho 10, 2007, 10:35:56 am »
Citação de: "Yosy"
Os estragos materiais do raide Doolittle foram mínimos, mas o impacto psicológico foi imenso. Foi um choque para o Japão, que percebeu que, para além de se expandir, teria que consolidar as áreas já conquistadas.


Pode-nos descrever os "estragos mínimos", Yosy?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

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papatango

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« Responder #5 em: Julho 10, 2007, 03:26:49 pm »
O impacto do ataque dos aviões de Doolittle foi minimo, porque ele não teve qualquer importância em termos de estratégia nem implicou qualquer  modificação da capacidade militar japonesa, enquanto que em Pearl Harbour a destruição da maioria dos couraçados americanos acabou por alterar radicalmente as tácticas americanas.

A maior parte da opinião pública japonesa também não foi inicialmente informada do ataque americano. Isso só ocorreu mais tarde, quando uma tripulação que saltou de para-quedas foi julgada em tribunal por  crimes de guerra.

O problema e o golpe foi acima de tudo psicológico.
Para as tradições japonesas, o solo «Pátrio» é inviolável e desde há muitos muitos séculos que não era efectivamente atacado por ninguém.

O que o Raid Doolitle veio fazer foi mostrar às elites japonesas que tinham começado a enfrentar um inimigo que pela primeira vez em muitos séculos  tinha capacidade para atacar território japonês.

Não podemos esquecer que a politica japonesa era complexa, com golpes e contra-golpes e grupos de pressão entre os tradicionalistas militaristas com ideias do tempo dos Samurai (embora adaptados aos novos tempos) e os japoneses mais ocidentalizados que tinham sido corridos do poder durante os anos 20 e os anos 30.

Mesmo depois da explosão da bomba atómica, essa tensão entre os tradicionalistas e os pró ocidentais notou-se quando a facção tradicionalista tentou evitar que a mensagem do Imperador a dizer que o país tinha que suportar o insuportável (a rendição) fosse transmitida.

Portanto o raid Doolittle, foi um golpe nos apoiantes da linha tradicionalista do governo do Japão.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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p_shadow

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« Responder #6 em: Julho 11, 2007, 04:17:45 am »
O Raid Doolitle serviu particularmente como moralizador das forças americanas. Militares mas sobretudo da sociedade civil.


Cumptos
A realidade não alimenta fóruns....
 

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oultimoespiao

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« Responder #7 em: Julho 12, 2007, 02:12:41 am »
depois do raid, roosevelt disse num discurso de radio que os avioes tinhao descolado de uma ilha chamada shangri-la e nao de um porta avioes... hoje sabe-se que os japoneses enviarao patrulhas por todo o pacifico para a emcontrar.
 

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André

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« Responder #8 em: Julho 12, 2007, 02:24:15 am »
Citação de: "oultimoespiao"
depois do raid, roosevelt disse num discurso de radio que os avioes tinhao descolado de uma ilha chamada shangri-la e nao de um porta avioes... hoje sabe-se que os japoneses enviarao patrulhas por todo o pacifico para a emcontrar.


Não sabia dessa. Os Japos foram mesmo burros :lol:. E os Americanos serviram-se bem da sua forte comunicação social.

 

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Cabeça de Martelo

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« Responder #9 em: Julho 12, 2007, 02:28:51 am »
Eles não foram burros, simplesmente ninguém pensou que bombardeiros destas dimensões pudessem levantar de PA. Ainda hoje em dia eu teria dificuldade em acreditar se não ouvesse fotos e uma filmagem deles a levantarem vôo.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Spectral

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« Responder #10 em: Julho 12, 2007, 07:47:54 pm »
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epois do raid, roosevelt disse num discurso de radio que os avioes tinhao descolado de uma ilha chamada shangri-la e nao de um porta avioes... hoje sabe-se que os japoneses enviarao patrulhas por todo o pacifico para a emcontrar.



Não sabia dessa. Os Japos foram mesmo burros . E os Americanos serviram-se bem da sua forte comunicação social.


Huhum muito mito por aqui... Os japoneses pensaram que o ataque tinha sido lançado de Midway, o que precipitou a operação destinada a invadir esta ilhota e que acabou como todos sabemos (espero eu!)...

Mas essa história engraçada, que não conhecia, deu origem a um porta-aviões com um nome improvável :

http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Shangri-La_(CV-38)
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

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oultimoespiao

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« Responder #11 em: Julho 12, 2007, 10:52:15 pm »
Citação de: "Spectral"
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epois do raid, roosevelt disse num discurso de radio que os avioes tinhao descolado de uma ilha chamada shangri-la e nao de um porta avioes... hoje sabe-se que os japoneses enviarao patrulhas por todo o pacifico para a emcontrar.



Não sabia dessa. Os Japos foram mesmo burros . E os Americanos serviram-se bem da sua forte comunicação social.

Huhum muito mito por aqui... Os japoneses pensaram que o ataque tinha sido lançado de Midway, o que precipitou a operação destinada a invadir esta ilhota e que acabou como todos sabemos (espero eu!)...

Mas essa história engraçada, que não conhecia, deu origem a um porta-aviões com um nome improvável :

http://en.wikipedia.org/wiki/USS_Shangri-La_(CV-38)


Nao e mito... E veridicto e documentado!
 

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Spectral

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« Responder #12 em: Julho 12, 2007, 11:03:47 pm »
Não estou a contrariar as declarações de FDR, a parte que eu digo que é mito é :

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hoje sabe-se que os japoneses enviarao patrulhas por todo o pacifico para a emcontrar.


ai sim ? Então a IJN navegava pelo Pacífico há mais de 50 anos e ia andar å procura de uma ilha com o nome de uma terra imaginária ? Acho que não é com amadorismos destes que se faz um ataque como o de Pearl Harbor...
 Como disse acima, os japoneses indentificaram a origem dos raids como Midway, pois não consideravam aparelhos tão pesados capazes de descolar de porta-aviões. Provavelmente alguma história de patrulhas japonesas depois do raid foi associada ås declarações de FDR.

Claro que não me admirava nada de ver o  canal História propagar tal história...
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