Boinas do EP (cores e significados)

  • 101 Respostas
  • 74920 Visualizações
*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #15 em: Fevereiro 16, 2010, 12:03:43 am »
Citação de: "pxcastro"
Boina preta na PE, é a herança da Cavalaria.
Desculpa, acho aqui alguma incorrecção.
Correcto, ou mais correcto, é dizer que na cavalaria todos usam boina preta.

Mas voltando atrás, que a cavalaria usa boina preta sei eu, o que eu gostaria de conhecer é o substrato histórico que está por detrás disso, a justificação para essa diferenciação?
::..Trafaria..::
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #16 em: Fevereiro 16, 2010, 10:36:42 am »
Citar
Não necessáriamente Camarada Corapa,posso dizer-te que por exemplo na minha unidade,de Cavalaria tens alguns Camaradas que usam boina Castanha,apesar de pouca quantidade,pois só são lá colocados quem tiver especialidades uriundas de Cavalaria (salvo raras excepções),Op.Carros de Combate,Atiradores Exploradores,Atiradores de Auto-Metrelhadora,Condutores de M113,á excepção de Condutores de rodas,esses como são de Serviço de Transportes é lhes facultada a autorização para o uso de Boina Preta no desempenho de funções,e em formaturas gerais,Cerimónias e Serviços de escala são ditos obrigados apesar de existir quem não a use.
Sim, nem em todas acontece isso, penso que devido à decisão do cmd da unidade; mas assim de repente lembro-me do RC3 em que todos sem excepção andam de boina preta, inclusivé militares do QP de outras armas e serviços (ou pelo menos em 2007 quando lá estive pela ultima vez no Campeonato Militar de Orientação/fase Exército, isso era assim - agora desconheço)

Citar
Se eu fosse colocado numa numa unidade de Infantaria ou de uso de Boina Castanha nem que leva-se uma porrada que tirava a minha boina Preta
Pois se estivesses na minha, para o serviço de escala, tinhas mesmo de a tirar :new_argue: ) oficiais, sargentos e praças que lá estão colocados de cavalaria, tem que o fazer por decisão superior, acima do cmd da unidade.
Não quero eu com isto diz que esta bem ou esta mal, mas como se diz  "manda quem pode, obedece quem deve!

Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #17 em: Fevereiro 16, 2010, 11:16:32 am »
Citação de: "Trafaria"
Mas voltando atrás, que a cavalaria usa boina preta sei eu, o que eu gostaria de conhecer é o substrato histórico que está por detrás disso, a justificação para essa diferenciação?

As origens do Regimento de Lanceiros nº2 (RL2) são do século XIX como um Regimento de Cavalaria armado com lanças, com o passar dos anos deixou os cavalos e passou a usar veiculos motorizados, depois da 2ª Guerra Mundial ficou com a missão de Policia Militar, mas nunca esquecendo as suas raizes  como Regimento de Cavalaria e de Lanceiros.

Para mais informações ver:
http://www.operacional.pt/novas-capacid ... lanceiros/
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11094
  • Recebeu: 2354 vez(es)
  • Enviou: 3267 vez(es)
  • +741/-1033
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #18 em: Fevereiro 16, 2010, 11:19:05 am »
Citação de: "corapa"
Sim, nem em todas acontece isso, penso que devido à decisão do cmd da unidade; mas assim de repente lembro-me do RC3 em que todos sem excepção andam de boina preta, inclusivé militares do QP de outras armas e serviços

Então e de boina verde não anda lá ninguém...
 

*

Primy

  • Perito
  • **
  • 536
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #19 em: Fevereiro 16, 2010, 12:08:17 pm »
O RC3 é sem dúvida uma Unidade de Cavalaria "diferente" de todas as outras,isto porque a mesma acolhe um EREC constituido por Paraquedistas e Cavaleiros,o que se sucede é que os Paraquedistas usam boina Preta para serviços de escala mas no desempenho de funções diárias usam a Verde,e neste momento já se juntou mais uma boina,a Castanha,pois o RC3 acolheu o CICA (Centro de Instrução de Condução Auto) vindos da Figueira quando a mesma foi extinta,uma parte foi para Estremoz,mais propriamente as Categorias A,B e C e para a Póvoa de Varzim as Categorias C+E e D e os estágios de transportes de matérias perigosas.

Quanto á PE,sim foi herdado do seu passado,mas infelizmente,as nossas Forças Armadas vivem muito do passado,recusando-se a começar a olhar para o futuro.
 

*

AtInf

  • Membro
  • *
  • 256
  • Recebeu: 24 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +3/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #20 em: Fevereiro 17, 2010, 03:56:09 pm »
O uso da boina preta na Arma de Cavalaria deve-se à utilização de boinas desta cor pelas unidades de cavalaria ( blindadas ) inglesas na 2ª GM. Há quase 2 décadas atrás houve a proposta de uso de boina com a cor laranja ( tijolo ) para unidades especiais de infantaria ( atenção não estou a falar de Comandos ou OE, mas sim de infantaria tipo unidade de choque  :idea: ). Mais recentemente essa cor foi sugerida para uso nas Unidades da BMI em Sta Margarida.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3463
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #21 em: Fevereiro 17, 2010, 04:38:50 pm »
Eu à uns anos quando fui ao Brasil na viagem de regresso vim com um empresário português que esteve nos Comandos. Segundo ele, houve muito pessoal que foi recambiado do Regimento de Comandos para outro regimento que já não lembro qual. A idéia era formar uma unidade de Infantaria de Choque e que iam ter uma boina com outra cor (já não me lembro qual). Sei que nessa altura até fiz um tópico acerca disso, mas nã tenho pachorra para pesquisar uma coisa tão antiga...

Segundo ele, houve muito pessoal na mesma circunstância que ele, mas o projecto ficou em águas de bacalhau.

Editado: Agora lembrei-me, acho que é como o novo colega de fórum disse, a boina seria laranja. O Regimento escolhido para albergar esta unidade é que me escapa da memória.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Ranger1972

  • Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #22 em: Fevereiro 18, 2010, 10:48:15 am »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 08:37:35 pm por Ranger1972 »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20259
  • Recebeu: 2991 vez(es)
  • Enviou: 2243 vez(es)
  • +1342/-3463
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #23 em: Fevereiro 18, 2010, 11:14:37 am »
Acho que era isso que ele tinha-me dito. Salvo erro ele nem chegou a ganhar a boina. :G-beer2:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #24 em: Fevereiro 18, 2010, 05:30:47 pm »
Citar
De facto depois de alguns incidentes num curso no Regimento de Comandos, a instrução foi suspensa e o pessoal instruendo e alguns instrutores foram transferidos para Chaves,com a intenção de criar um Batalhão de Infantaria especial,com direito a utilização de boina própria.
A noticia se a memória não me engana até foi publicada no jornal Expresso nos anos 80.

Não foi exactamente assim, mas quando houve a 3ª morte (por afogamento numa instrução de botes no rio Douro) no 1º curso de Comandos de 1988, a instrução foi suspensa, pois já tinham morrido 2 instruendos na "prova de choque" nesse curso e a opinião publica andava a "descascar forte e feio" nos Comandos.
Inclusivé no Jornal de Noticias, saiam quase todos os dias noticias e imagens sobre os cursos de Comandos (tipo fotonovela).
Esse curso esteve parado cerca de um mês (os instruendos foram para casa de licença) e a instrução recomeçou já na Amadora sendo complementada após o terminus do mesmo, para colmatar o tempo perdido.
O efectivo para o 2º curso desse ano, que iria incorporar em Agosto, foi mandado para o RI 19 (as praças) e EPI (os quadros) em virtude da especialidade CMD estar suspensa e haver um grande contingente para incorporar (cerca de 700 homens), não esquecendo que se tratava de SMO e que de qualquer modo teriam que ser incorporados.
Não houve  nenhum grupo de instrutores do Regimento de Comandos a ser destacado para Chaves para dar formação especial.
Quanto á intenção de formar ou não algum batalhão de choque, desconheço e como tal não me pronuncio.
O que é certo é que os cursos de Comandos foram reactivados no ano seguinte, passando durante algum tempo a ser de apenas um por ano, quando do antecendente eram dois.

Cumprimentos
 

*

Ranger1972

  • Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #25 em: Fevereiro 18, 2010, 07:12:14 pm »
.
« Última modificação: Julho 19, 2010, 09:39:42 pm por Ranger1972 »
 

*

corapa

  • 261
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #26 em: Fevereiro 18, 2010, 07:47:39 pm »
Citar
mas quando houve a 3ª morte (por afogamento numa instrução de botes no rio Douro) no 1º curso de Comandos de 1988,
Por lapso escrevi rio Douro em vez de Tejo que foi o correcto :wink:
Cumps
 

*

pxcastro

  • 276
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #27 em: Fevereiro 18, 2010, 11:23:39 pm »
O que é certo, é que muito provavelmente nunca mais se vai criar ou mudar alguma coisa no exército. O exército é uma instituição estagnada. Talvez quando os velhos do restelo passarem todos á reserva e mentes mais modernas tomarem conta do exército, a coisa mude de figura.
 

*

junger

  • 53
  • +0/-0
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #28 em: Fevereiro 19, 2010, 05:28:37 pm »
Citação de: "pxcastro"
Não sei se este assunto vai ter aceitação pelo pessoal, mas vou arriscar!
Sou da ideia, que infantaria (regular) devia ter uma boina diferente. Já ouvi uma conversa, em que disseram que já esteve para ser cinza.
Infantaria, cavalaria, operações especiais, comandos e paraquedistas são "carne para canhão", são os primeiros a sofrerem na pele. Por isso pergunto, porque é que todos têm boina que os distingue das outras armas e infantaria tem boina castanha?
O que é que infantaria, tem a ver com os restantes "ramos" do exército?
Todos devem ter orgulho no que fazem e se calhar todos mereciam ser distinguidos, mas quem vai ao mato é quem sofre mais.
Gostava de "ouvir" a opinião do pessoal do fórum.
Abraço.

sou da opinião de que nem sequer deveria haver boinas nas nossas FA
a boina é uma tradição que tem mais de político que de militar, é um símbolo revolucionário ligado à revolução francesa e ao país basco.
funcionalmente é inepta, não protege do sol, é escessivamente quente e não defende da chuva. esteticamente é ridicula.
pensar que os uniformes militares evoluiram a este nível desde os fabulosos elmos da antiguidade e dos tricórnios napoleónicos para isto.
boinas e barretes são bons para forcados e campinos, os soldados merecem melhor.
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2368
  • Recebeu: 159 vez(es)
  • Enviou: 471 vez(es)
  • +637/-323
Re: Boina cinza na Infantaria
« Responder #29 em: Fevereiro 19, 2010, 06:51:03 pm »
Citação de: "junger"
pensar que os uniformes militares evoluiram a este nível desde os fabulosos elmos da antiguidade e dos tricórnios napoleónicos para isto.
boinas e barretes são bons para forcados e campinos, os soldados merecem melhor.
:shock: Não está a sugerir este para uso em vez da boina?
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist