Camuflagem

  • 47 Respostas
  • 17544 Visualizações
*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Maio 15, 2004, 07:04:40 pm »
Estou de acordo com o Papatango, penso que isto é um Fórum de discussão por isso cada pessoa tem a sua opinião  e os seus gostos e cada um é livre expressá-los, em casos excessivos ai é que devem intervir os moderadores.

Eu também acho que o que o Rui Elias escreveu não é apropriado porque demonstra um certo gozo e desrespeito pela vida desses soldados que estão no Iraque ou que infelizmente faleceram. Mas a minha opinião é a mesma caso ele se referisse a iraquianos, brasileiros, espanhois, etc.
Muitos dos soldados talvez não estão ali porque querem mas porque é a sua profissão, a sua forma de ganhar a vida e é o seu dever como militar, muitos deles não se vão demitir só porque não querem ir para o Iraque porque o seu ordenado pode ser o sustento da familia.
 

*

X

  • 1
  • +0/-0
Camuflagem
« Responder #31 em: Março 27, 2005, 09:16:29 pm »
Relativamente ao novo uniforme camuflado do exército/forças armadas Portuguesas, tenho uma informação e uma perplexidade.

Quanto à informação, este é confeccionado em tecido "rip-stop".

Assim, sem mais, parece ser uma boa notícia :shock: !)  :roll:

Cump.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7279
(sem assunto)
« Responder #32 em: Março 27, 2005, 10:46:28 pm »
Ora aí está o regresso a um tema muito interessante, X!

Realmente, pergunto-me como andarão as coisas, sobretudo que cada vez mais os padrões digitalizados ganham mais divulgação. Se visitarem a página dos Military Morons poderão verificar a eficácia de alguns padrões deste tipo. Espero que a camuflagem nacional não contenha o preto (afro?), dada a sua maior presença nos sensores térmicos...
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

me163

  • Membro
  • *
  • 118
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Março 28, 2005, 01:12:15 am »
Bem,

este ano, devido à minha profissão, tenho trabalhado durante bastante tempo numa unidade militar em Lisboa e o que oiço mais são críticas em relação ao novo camuflado.

Dizem que é frio, que houve militares que raparam um frio dos diabos em Mafra, durante aquela famosa vaga congelante (bolas até o meu relvado ficou congelado). Dizem que é pouco resistente, por ser muito fino.

Nas minhas conversas também deixaram transparecer que este foi mais um negócio "daqueles", ganho por algum oficial de elevada patente com interesses no sector de fornecimento de equipamento.

Sinceramente, nada disto me admira muito, porque infelizmente é o que mais se vê por este país fora e pelos outros também.

O que acho mais triste é que eu acho que o meu camuflado Advantage com que jogava paintball é bem mais eficaz que este das forças armadas, que parece bem mais indicado para o norte da Europa.

Mas é apenas a minha modesta opinião.

Bom, bom, era umas unidades de camuflagem do "Predator", isso sim...  :twisted:
Si vis pacem parabellum
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Março 28, 2005, 06:23:26 am »
O exército americano tem estado a experimentar com um camuflado digital universal--isto é, um camuflado que poderia ser usado em qualquer ambiente, fosse floresta, deserto, ou centros urbanos:  http://www4.army.mil/news/article.php?story=6042.  É um conceito interessante, mas. . .

(Não compreendo porquê os emblemas nas fotos do link não são camuflados; talvez eventualmente o venham a ser.)

Aliás, foram estudos subsidiados pelo exército americano, e não pelos Marines ou os canadenses, que levaram ao desenvolvimento do conceito do camuflado digital nos anos 70--se não me engano nos laborátorios de equipamento militar em Natick, Massachusetts.

Conforme a opinião de conhecidos meus que fizeram parte do processo de desenvolvimento do MARPAT, o camuflado digital (pelo menos o MARPAT) é muito superior, em matéria de camuflagem, ao "Woodland" e é também superior ao DPM.  Tenho que concordar, se bem que ache o DPM um ótimo (e atraente) padrão.  Eu por acaso também gosto muito do camuflado FAP dos anos 70.

Quanto ao tecido "ripstop," o MARPAT não utiliza esse tecido, mesmo para os uniformes de uso no deserto, que são feitos de um tecido  relativamente pesado.

Já agora, as forças armadas americanas estão a fazer precisamente o contrário das portuguêsas:  cada ramo irá ter um camuflado diferente.

A USAF chegou a testar um padrão tigrado azul, cinzento e verde, na minha opinião muito feio:  http://www.af.mil/news/story.asp?storyID=123005370.  Ouvi dizer que vão desistir desse padrão, que foi muito ridicularizado, e experimentar com um padrão digital.  

Já a USN está a pensar adoptar um padrão em tons cinzentos, mas não digital:  http://www.news.navy.mil/local/tfu/ e http://www.news.navy.mil/view_single.asp?id=22334

Um acessório interessante é a bota de camurça.
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Março 28, 2005, 07:08:38 pm »
Eh um facto que o camuflado nao gera concensso, depois da primeira lavagem se nao for numa bacia de agua quente, ele enruga todo, ficando a parecer pele de galinha. As mangas tambem sao terriveis, ao inves de terminarem em velcro como as do "anorak" em goretex, acabam em fivela, gerando desconforto e desajeito para realizar operações simples como comer. Nao noto grande confiança nos botões de encaixe de alguns bolsos. Li (penso que no jornal do exercito) tambem que o camuflado tinha sido feito com materiais especiais para ser de acordo com o padrão de identificação IR da NATO. Se isso de facto eh verdade ou nao, desconheço.
Ficam aqui algumas imagens dos camuflados, uns novos, outros ao sol, outros depois de lavados.

novo ah luz  


novo em ambientes escuros


depois de lavado
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Março 29, 2005, 12:49:21 am »
A ver as fotografias que o psychocandy postou, lembrei-me que quando estive em Lisboa em Julho passado, vi esse tecido no armazém de um comerciante de uniformes.  Na altura disse-me que o tecido era para os novos camuflados, e a minha primeira impressão foi que era, não sei, brilhante ou reluzente demais.  O psychocandy que já viu os uniformes completos, o que acha?  É brilhante o tecido?
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Março 29, 2005, 01:03:05 am »
Hmm, depois lavado nao :)
Antes, nos primeiros dias talvez, eles têm uma aparencia um pouco plastica, mas eh consoante a luz de onde se esta', depois de lavados ficam tudos com aquela aparencia meio russa tipica de quase todos os camuflados portugueses.
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

TazMonster

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
Camuflados
« Responder #38 em: Março 29, 2005, 11:58:35 pm »
Em relação ao assunto dos camuflados novos é de lamentar que mais uma vez este exército tenha dado um passo em frente e dois para a rectaguarda.
O tecido é de facto rip-stop, no entanto o modelo é exactamente identico ao que se utilizava anteriormente (o 1° camuflado deste tipo a aparecer).
Tem bolsos a mais, e nos sitios errados. Não se quiz copiar os americanos e deu nesta M***A que se vê.
Na minha opinião:
1° - Deviamos ter adoptado o padrão digitalizado.
2° - Aquele tecido é muito quente no verão e muito frio no inverno.
3° - O tecido enruga muito depois de lavado e para o passar a ferro é um pesadelo. Também perde a cor com as lavagens e com as passagens. O modelo dos marines usa um tecido que não é preciso passar a ferro, basta estender a secar.
4° - O modelo adoptado pelo exercito americano está muito mais ajustado às necessidades do combate, senão vejamos:
       Os bolsos de peito são com a abertura inclinada, pois é mais natural levar a mão ao bolso dessa maneira do que com a configuração dos nossos bolso.
       Não existem bolsos em baixo, com o cinturão estes ficam inutilizados e com o colete táctico nem se fala. A opçãode bolsos nas mangas (também inclinados) mostra-se uma solução muito mais adequada.
       O uso de botões de mola em ferro é de uma mentecaptice do mais agudo que existe. Em campanha se um botão se FO**, não há maneira de o reparar (no material de +24H eramos obrigados a levar agulha linha e botões sobressalentes, e charco para quem não os tivesse). Os americanos adoptaram velcro de alta performance, pois os botões se atingidos estilhaçam podendo provocar mais ferimentos. (tem a sua lógica).
       Nos punhos, em vez daquela aberração que colocaram (acho que é uma fivela) deviam ter posto fecho de correr como o dos marines. Experimentem mexer num motor com as mangas para baixo (rezem para nao ficarem presos em lado nenhum).
Enfim... sem mais comentários
Resta dizer que o modelo adoptado foi "estudado" pelos paraquedistas, vá-se lá saber porque ficou igualzinho ao que eles começaram a usar quando o camuflado foi introduzido. Devem ter feito muita pesquisa.
Cromisses para variar.
Taz
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7279
(sem assunto)
« Responder #39 em: Março 30, 2005, 01:16:02 am »
Era bom saber-se quem foi o responsável.
Nomes.
Este país precisa de saber mais que os nomes dos eleitos.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

psychocandy

  • Membro
  • *
  • 103
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Março 30, 2005, 02:01:30 am »
Melhor analise nao poderia ter feito taz !
O que me entristece eh que noutro pais qualquer teriam rapidamente detectado e modificado, aqui vai ser um deixa andar que o "pessoal desenrasca-se". :/
Se bem que o nosso nao e' o pior, todos os dias vejos camuflados bem mais desajeitados.
Ate ver os que vi, americanos inclusive' têm todos bolsos ao nivel do cinturão. So vi 1 ou 2 com o mesmo tecido do nosso, ligeiramente menos brilhante.
"The nation which forgets its defenders will be itself forgotten."
 

*

Janus

  • 112
  • +0/-0
Quero fazer trocas.
« Responder #41 em: Abril 29, 2005, 11:46:21 am »
Estou a passar uns dias em Portugal e trouxe comigo alguns camuflados originais usados que costumo trazer para um conhecido meu que é comerciante em fardamento.  Tenho muito pouco disponível--o que tenho são algumas fardas no padrão "woodland" tradicional americano, tanto em tecido ripstop como no tecido normal, algumas delas com emblemas em pano.  Trouxe também um punhado de chapeus "boonies" originais dos Marines em padrão Marpat, tanto em desert como em woodland (os boonies estão novos). Além disso tenho duas ou três peças que não são americanas:  dólmens holandêses em DPM, camisas croátas em woodland e britânicas em DPM deserto.  Se algum de vós estiver interessado em algumas destas peças--por exemplo, fazer trocas por equipamento português--respondam a esta mensagem para combinarmos um ponto de encontro.  Se estiverem interessados em outras peças--por exemplo, fardas em Marpat ou no novo padrão digital da Army--eu poderia eventualmente trazer numa viagem futura.

Por meu lado, estou interessado especialmente (mas não só) em camuflado português dos anos sessenta e setenta, e ainda distintivos, crachás, e outro equipamento das guerras em África.  Apesar desta mensagem estar na secção de Exércitos, não deixo de estar interessado em peças da marinha e força aérea.
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7279
(sem assunto)
« Responder #42 em: Novembro 02, 2005, 10:38:35 pm »
Um site MUITO interessante sobre camuflagem para uniformes...

http://www.hyperstealth.com/specam/home/index.html

O padrão mais indicado para nós parece ser o SpecAm Arid Range...



Que me dizem?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
(sem assunto)
« Responder #43 em: Novembro 02, 2005, 10:52:40 pm »
Já agora alguém sabe explicar porque é que a nível de camuflados o Exército usa o DPM, a Armada o "Lagarto" e a Força Aérea o "Woodland"?

Cumprimentos
B. Pereira Marques
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7933
  • Recebeu: 1267 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +5172/-235
(sem assunto)
« Responder #44 em: Novembro 02, 2005, 11:09:59 pm »
Já agora em relação ao padrão de camuflagem que apresenta, parece-me demasiado claro e "seco", o padrão pode ser óptimo para a "Primavera-Verão" no Alentejo e Algarve, mas tinhamos de pensar em tons mais escuros e, principalmente, mais verdes, para o "Outono-Inverno" e para áreas do país que costumam ser quase sempre verdes todo o ano, tipo Minho, Açores e Madeira.

Cumprimentos
B. Pereira Marques