EH-101

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Re: EH-101
« Responder #765 em: Julho 30, 2020, 01:39:04 pm »
Isso é tudo muito bonito, mas a verdade é que tivemos pelo menos um Mk.516 parado mais de um ano a espera de manutenção.
A 751 que divulgue as horas de voo da frota, para vermos umas coisas.

Por alguma razão o Exercito foi formar os pilotos fora da FAP, simplesmente a FAP não tem doutrinas para operar um helicóptero de combate.

E por acaso a culpa é da Esquadra? Sinceramente não estou a ver o sentido da tua afirmação.

Além disso, como tu bem saberás, desejos e opiniões dos operacionais junto das chefias e/ou tutela tanto podem surtir efeito como não (poucas vezes surtem). A opinião de quem voa e está por dentro do assunto é aquela que reproduzi, agora se é exequível é outra história completamente diferente até porque as vontades, sejam elas políticas ou €€€, podem estar orientadas para outro lado totalmente distinto.

Claro que a culpa também é da esquadra, não do Zé ou do Manel, mas de quem comanda a esquadra.

Se tens duvidas olha para as esquadras de F´s que conseguiram acabar com o V dos 300 e avançar para os F-35.
 

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Re: EH-101
« Responder #766 em: Julho 30, 2020, 02:24:47 pm »
Helis de escolta para a RCA para já não estou a ver a necessidade. Para cenários como o Afeganistão o caso muda de figura. De qualquer forma esperemos que os tais de "evacuação" venham armados. Adquirir as armas já é outra história...  :mrgreen: :mrgreen:









Cumprimentos

P.S. É claro que existe quem escolte em grande...  :mrgreen: :mrgreen:



"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: EH-101
« Responder #767 em: Julho 30, 2020, 02:54:02 pm »
Nós, que temos pouco e falhas gritantes em certas capacidades, deveríamos alocar parte dos nossos escassos recursos em meia dúzia de helicópteros de ataque, especializados, para escolta dos EH-101 (onde teríamos de investir também nos 4 CSAR)...?

Não concordo... todas as fichas em +-8 helicópteros "médios" (UH-60 usados preferencialmente, "ligeiros" tipo AW169M, que novos não há dinheiro para mais); se sobrar invistam em equipamento para os 4 EH-101 CSAR.     
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
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Re: EH-101
« Responder #768 em: Julho 30, 2020, 03:09:34 pm »
Nós, que temos pouco e falhas gritantes em certas capacidades, deveríamos alocar parte dos nossos escassos recursos em meia dúzia de helicópteros de ataque, especializados, para escolta dos EH-101 (onde teríamos de investir também nos 4 CSAR)...?

Não concordo... todas as fichas em +-8 helicópteros "médios" (UH-60 usados preferencialmente, "ligeiros" tipo AW169M, que novos não há dinheiro para mais); se sobrar invistam em equipamento para os 4 EH-101 CSAR.   

Existe uma alternativa melhor, que tapa ambas as necessidades. A dupla UH-1Y e AH-1Z, que partilham grande parte dos seus componentes. Tens assim um helicóptero entre o Koala e o Merlin e ao mesmo tempo um heli de ataque, sem custos astronómicos. O UH-60 já ia depender muito do modelo, porque um destes com um par de metralhadoras na porta não vai ser suficiente para lidar com fogo de metralhadoras pesadas de forças insurgentes.
 

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Re: EH-101
« Responder #769 em: Julho 30, 2020, 03:13:16 pm »
Claro que a culpa também é da esquadra, não do Zé ou do Manel, mas de quem comanda a esquadra.

Se tens duvidas olha para as esquadras de F´s que conseguiram acabar com o V dos 300 e avançar para os F-35.

Os "fighter jocks" de Monte Real até podem estar de olhos postos no F-35A, mas se a bolsa e a vontade apontarem noutro sentido que remédio têm eles.


Nós, que temos pouco e falhas gritantes em certas capacidades, deveríamos alocar parte dos nossos escassos recursos em meia dúzia de helicópteros de ataque, especializados, para escolta dos EH-101 (onde teríamos de investir também nos 4 CSAR)...?

Não concordo... todas as fichas em +-8 helicópteros "médios" (UH-60 usados preferencialmente, "ligeiros" tipo AW169M, que novos não há dinheiro para mais); se sobrar invistam em equipamento para os 4 EH-101 CSAR.     

A interpretação de "aparelhos de escolta" foi minha, ou seja, que se pode traduzir entre helicóptero armado com limitada capacidade de transporte ou até mesmo de ataque puro (no fundo, na primeira hipótese, o requisito principal para os helis de evacuação). E isto, obviamente, sempre na perspectiva dos 4 Mk.516 serem totalmente equipados e empregues noutras missões que lhes estão atribuídas para além do SAR. E só nesse contexto é que essa solução seria credível, caso contrário é avançar com Blackhawk reacondicionados e fica toda a gente satisfeita em que o Merlin seja apenas utilizado em busca e salvamento. Afinal, se um UH-60 for derrubado sempre serão menos as baixas do que se algo idêntico sucedesse a um EH-101. ::)
« Última modificação: Julho 30, 2020, 03:19:25 pm por Charlie Jaguar »
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Re: EH-101
« Responder #770 em: Julho 30, 2020, 03:19:04 pm »
Isso é tudo muito bonito, mas a verdade é que tivemos pelo menos um Mk.516 parado mais de um ano a espera de manutenção.
A 751 que divulgue as horas de voo da frota, para vermos umas coisas.

Por alguma razão o Exercito foi formar os pilotos fora da FAP, simplesmente a FAP não tem doutrinas para operar um helicóptero de combate.

E por acaso a culpa é da Esquadra? Sinceramente não estou a ver o sentido da tua afirmação.

Além disso, como tu bem saberás, desejos e opiniões dos operacionais junto das chefias e/ou tutela tanto podem surtir efeito como não (poucas vezes surtem). A opinião de quem voa e está por dentro do assunto é aquela que reproduzi, agora se é exequível é outra história completamente diferente até porque as vontades, sejam elas políticas ou €€€, podem estar orientadas para outro lado totalmente distinto.

Claro que a culpa também é da esquadra, não do Zé ou do Manel, mas de quem comanda a esquadra.

Se tens duvidas olha para as esquadras de F´s que conseguiram acabar com o V dos 300 e avançar para os F-35.

Não percebi essa dos F-35... A FAP já comprou os ditos? É que me parece imprudente usar um meio que ainda não foi adquirido e apenas há "intenção de", como argumento...

Já agora, a FAP não tem doutrinas com helis de combate, pois não os possui. Se tivesse, certamente haveria um esforço para tal. A Marinha também não tem doutrina de defesa aérea de área nem BMD, devido à limitação dos meios actuais, mas não quer dizer que não queira ganhar estas capacidades um dia.

O problema é que enviar o Merlin sozinho para o RCA, é servir de alvo. Sem escolta a sua operação estaria sempre limitada.

Aliás, com a proliferação de conflitos do género por toda a África, começo a perguntar se não passará a ser um "must" ter helis de ataque puros. Mas isto é outra conversa...

Não é de admirar que queiram fazer mais, têm um dos melhores helis do mundo, com um potencial enorme!

A malta da 751 sempre foi adepta de dotar os 4 helicópteros especializados do seu equipamento completo, de modo a poder participar num leque muito maior de missões. Se puderes comer carne, peixe e vegetariana não te ficas pelo peixe somente, é a metáfora que utilizaram. E tanto assim é que, segundo ouvi, a opinião que fizeram chegar às chefias da FAP é de que precisamos, isso sim, de "aparelhos de escolta" (que se pode traduzir entre helicóptero armado com limitada capacidade de transporte ou de ataque puro), mas que até agora não houve feedback, algo que não é propriamente negativo pois pode estar na génese do atraso na conclusão dos requisitos operacionais dos novos aparelhos. No entanto são unânimes em afirmar que há uma lacuna em termos de capacidades entre o Koala e o Merlin, e que pese embora os constrangimentos de ordem orçamental ficaríamos melhor se essa mesma lacuna fosse preenchida. Têm é de ser formados mais pilotos, isso é certo, porque os que há (mesmo os de secretária) não chegarão para tudo.

Acho que faz todo o sentido. Eu até alargava eventualmente o reequipamento dos Merlin para as restantes versões. A necessidade de um heli de escolta é óbvia, além de que nos conflitos recentes em África, helis de ataque dão uma capacidade extra de COIN, que é o que se pede por lá.
 

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Re: EH-101
« Responder #771 em: Julho 30, 2020, 05:03:23 pm »
Ou seja, há várias opções (há mais, uma das quais ficar como está  :bang: ):

- Equipar os 4 Mk.516 e comprar meia dúzia de helicópteros para escolta tipo "ataque puro"
- Equipar os 4 Mk.516 e comprar meia dúzia de helicópteros para escolta tipo "helicóptero armado"
- Comprar meia dúzia de helicópteros para escolta tipo "helicóptero armado" aka UH-60 usados ou novos "ligeiros" tipo AW169M
- (...)

Se (não há...) houver dinheiro para a opção 1 e, apesar de ganharmos uma capacidade que não temos, perdemos a hipótese de ter um helicóptero "polivalente" entre os Koalas e os EH-101... também duvido que haja dinheiro para a hipótese 2 e/ou que não afecte a nossa capacidade SAR...     
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Re: EH-101
« Responder #772 em: Julho 30, 2020, 05:34:18 pm »
Há a hipótese 4, que com 6 UH-1Y e 4 AH-1Z, tens o melhor dos dois mundos sem ter duas linhas logísticas completamente diferentes.
 

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Re: EH-101
« Responder #773 em: Julho 30, 2020, 05:42:07 pm »
Há a hipótese 4, que com 6 UH-1Y e 4 AH-1Z, tens o melhor dos dois mundos sem ter duas linhas logísticas completamente diferentes.

"Show me the money!"  :mrgreen:

Para além dos sentimentos da Leonardo... que para equipamento em 2ª mão FMS talvez ainda suportem  ::) 
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Re: EH-101
« Responder #774 em: Julho 30, 2020, 05:58:47 pm »
Se (não há...) houver dinheiro para a opção 1 e, apesar de ganharmos uma capacidade que não temos, perdemos a hipótese de ter um helicóptero "polivalente" entre os Koalas e os EH-101... também duvido que haja dinheiro para a hipótese 2 e/ou que não afecte a nossa capacidade SAR...     

Não há dinheiro porque as Forças Armadas não são uma prioridade, e por favor não me venham com a história de não estar inscrito na LPM. Se em pouco mais de um mês foi anunciado que seriam gastos mais de 2 mil milhões de euros só no Novo Banco e na TAP, gastar em equipamento militar não é prioritário para os últimos Governos pois o país é pacífico, tem muitos aliados e amigos, e não se pode dizer que tenha inimigos. As Forças Armadas só se tornarão eventualmente uma urgência em caso de desastre natural ou conflito em larga escala, e nessa altura seríamos literalmente apanhados de calças na mão. Todos à nossa volta se reequipam, ou porque o mundo está mais instável e inquieto ou para dar melhor respostas a potenciais imprevistos, enquanto nós continuamos a percorrer o caminho contrário porque é mais simples estender a mão e pedir ajuda do que ter ao nosso próprio dispôr.

Ainda hoje foi dada a conhecer a intenção de construir um metro de superfície que ligue Lisboa a Oeiras e Loures no valor de 495M€. Esta verba daria para adquirir tanta coisa, por exemplo 2 A330MRTT completamente equipados, porém não traz votos. E enquanto a população permanecer ignorante, aquela que se espanta de cada vez que vê meios militares em acção em ocasiões festivas, desconhecendo mesmo a maioria a sua existência em Portugal (o grande malefício de terem acabado com festivais, comemorações militares, paradas e tattoos militares), continuaremos todos a chover no molhado e a classe política a levar avante a sua agenda consciente e concreta de enfraquecimento da nossa capacidade de exercer soberania.
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Re: EH-101
« Responder #775 em: Julho 30, 2020, 06:17:31 pm »
Claro que há dinheiro - por simplificação eu digo que não há, mas é uma simplificação perigosa... devia dizer "não há dinheiro por as forças politicas não o quererem disponibilizar, por falta de compreensão dos eleitores e por irresponsabilidade geral... mas também por culpa dos escalões superiores das Forças Armadas";  algo que se repete na história, somos sempre apanhados de "calças na mão" e um "Exército" não se improvisa de um dia para o outro.

 
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Re: EH-101
« Responder #776 em: Julho 30, 2020, 06:59:39 pm »
Curto e grosso:


Não se trata de se optar por A ou B ou C,


A FAP deve ter helis SAR de longo alcance (AW-101) e meios CSAR de longo alcance com capacidade AAR,RWR, e medidas de proteção, assim como um heli utilitário médio, (UH-60V Black-Hawk), com medidas de auto-proteção,AAR,RWR etc, e helis dedicados ao ataque/proteção.
Para bem deveriamos ter uma UALE, a semelhança dos USA, com helis de observação/ataque ligeiro ( AH-6I, OH-58D), transporte médio, CSAR,etc ( UH-60V) e transporte pesado ( AW-101), para não falar em CH-47.
Com capacidade de embarque em LPD/LHD, e aerotransportável em A-400M. (AH-6I/OH-58D e UH-60V).


Não seria muito caro de adquirir estes meios, não existe é vontade.














« Última modificação: Julho 30, 2020, 09:38:04 pm por typhonman »
 

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Re: EH-101
« Responder #777 em: Julho 31, 2020, 09:24:58 am »
Capacidade AAR tecnicamente já existe nos 4 CSAR, mas nem os pilotos estão certificados, nem possuímos capacidade de os reabastecer. Por outro lado, o CH-47 não seria de todo uma prioridade. Com a nossa falta de efectivos, compensava mais ter os 12 Merlin militarizados, que cumpriam bem a missão de transporte.

Agora todos estes planos vão por água abaixo se gastarem os 53 milhões em AW-169. Heli este que apesar de ser armado, não é bem um heli scout, e muito menos de ataque, devido à sua dimensão também não é um heli capaz de fazer tudo o que um UH-1 ou UH-60 fazem.

Mas a realidade é esta, um só modelo não irá responder a todas as necessidades, e mais tarde ou mais cedo vão perceber isso. É a altura ideal para delinear uma estratégia para os meios de asa rotativa nas forças armadas, em vez de ir adquirindo para tapar buracos.
 

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Re: EH-101
« Responder #778 em: Julho 31, 2020, 01:03:04 pm »
Agora todos estes planos vão por água abaixo se gastarem os 53 milhões em AW-169. Heli este que apesar de ser armado, não é bem um heli scout, e muito menos de ataque, devido à sua dimensão também não é um heli capaz de fazer tudo o que um UH-1 ou UH-60 fazem.

A AgustaWestland concorreu precisamente com o AW169M AAS (Armed Aerial Scout) no programa que visava substituir os Kiowa no U.S. Army. E era um dos melhores colocados até o programa ser cancelado.

https://www.army-technology.com/projects/agustawestland-169-aas-armed-aerial-scout/




Mas percebo o que queres dizer, e é visível que o que se pretende cá é uma solução de compromisso quase tipo canivete suíço. E aí é pena muito provavelmente não haver nem tempo, nem dinheiro para o H160M Guépard.



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Re: EH-101
« Responder #779 em: Julho 31, 2020, 03:34:29 pm »
Cá temos 3 hipóteses:


-4 AW-101 CSAR +8 Helis de Ataque/Escolta dedicados ( T-129) por exemplo ou AH-64D/E Surplus;


-6 a 8 UH-60V com capacidade de ataque/escolta;


-4 AW-101 e uns 6 a 8 AH-6I ou OH-58D Kiowa Warrior Surplus;


O problema é que o AW-101 não é transportável em KC-390 ? ou C-130J.