FEB - 60 Anos - Castelo é Brasileiro

  • 2 Respostas
  • 2458 Visualizações
*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
FEB - 60 Anos - Castelo é Brasileiro
« em: Fevereiro 23, 2005, 08:22:36 pm »
FEB - 60 Anos*- Castelo é Brasileiro

"Estou no Cume" TC Franklin - Regimento Sampaio
17h50min - 21 Fev 1945


    Havia duas determinação dos combatentes pelo Monte Castelo: a dos alemães em mante-lo e dos brasileiros em conquistá-lo.
 
    Os alemães vinham reforçando as posições, já há três meses, inclusive deslocando tropas para reforçar as suas linhas defensivas. Após o fracasso de 12 de Dezembro de 1944, ficou claro para o General Mascarenhas de Morais, de que um ataque para ser efetivo, teria de contar com todos os efetivos da 1ªDIE ( Divisão de Infantaria Expedicionária).
 
    O plano foi aceito na reunião  preparatória, de 16 de fevereiro de 1945, que o general Crittenberger coordenou, com os membros do IV Corpo Americano. O Gen. Mascarenhas, via assim o seu pleito ser aceito pelo IV Corpo. Nessa reunião participou, o então TC Humberto de Alencar Castello Branco, como seu S3 (oficial de da Seção de Operações).
 
    A 10ª Div Montanha Americana, situada à esquerda, atacaria o Belvedere, e os três regimentos da 1ª DIE. atacariam o Monte Castelo. Coube ao 1º Regimento de Infantaria ( O Sampaio - do Rio de Janeiro), o esforço principal contra o Monte Castelo.
 
    O Ataque
 
     O ataque teve início na hora prevista : seis da manhã. O Batalhão Uzeda, avançou pela esquerda, o Batalhão Franklin (TC Emilio Rodrigues Franklin) seguiu na direção frontal , enquanto o Batalhão Sizeno Sarmento aguardava, nas posições avançadas que ocupara durante a noite, o momento de juntar-se aos outros dois.
 
    O plano previa que os brasileiros deveriam chegar à crista do Monte Castelo, no mais tardar, às 18 horas. Ou seja 1 hora mais tarde do que os americanos tivessem conquistado o Monte Della Torracia,  pela 10ª Div de Montanha. Porque era convicção agora, ao IV Corpo, que o o Castelo só poderia ser tomado se o Monte Della Torracia também o fosse.
 
    O resultado é que  quando às 17h 30 min os primeiros soldados brasileiros  do 3º Batalhão ( TC Franklin), alcançaram o cume do Monte Castelo os americanos da 10ª Divisão de Montanha ainda não tinham conseguido quebrar a resistência alemã.
   
    Os norte-americanos só alcançariam seu objetivo noite adentro, quando os brasileiros de há muito já tinham completado a sua missão e começavam a ocupar, na crista de Monte Castelo, as privilegiadas trincheiras e as formidáveis casamatas recém abandonadas pelos alemães.
 
    Uma Vitória do Conjunto Brasileiro
 
       "Além da perfeita coordenação entre os três Batalhões do Regimento Sampaio, um outro fator igualmente preponderante , contribuiu para a grande vitória naquele 21 de fevereiro. Refiro-me a atuação da Artilharia Divisionária, sob o comando do general Cordeiro de Farias, cuja concentração de fogo , entre as 16 e 17 horas daquele dia, transformou o cume do Castelo na imagem viva do vulcão em atividade. Os primeiros prisioneiros alemães feitos então pelos "pracinhas", surpreendidos ainda nas casamatas do Castelo, mostravam, com seu olhar esgazeado e o completo descontrole nervoso, o que havia significado para eles o implacável bombardeio de nossa artilharia." Joel Silveira  
     
    O 1º ELO ( Esquadrilha de Ligação e Observação) foi fundamental na regulagem e precisão de tiro da Artilharia Divisionária. Os teco-teco (Piper Cub) pilotados por um oficial da FAB e com um oficial do Exército na tarefa de repassar as informações para a Artilharia Divisionária.
 
    E finalmente o 1º Grupo de Aviação de Caça também operou em Monte Castelo, no dia 21 de fevereiro de 1945  
 
    "Com a conquista de Monte Castelo, com esse sedento feito, a FEB saldou um dos seus mais sérios compromissos na Itália, pelos aspectos morais que encerrava. O Monte Castelo já não era mais um simples objetivo a conquistar, mas um desafio a enfrentar  e uma vingança a executar , cujo desfecho ou seria a consagração apoteótica ou a ruína acabrunhadora."  Cel. Manoel Thomaz Castello Branco
 
Exatamente há 60 anos atrás.
 

*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Abril 22, 2005, 03:31:07 pm »
FAB comemora 60 anos do "Dia D" da aviação brasileira

"Asas de um povo soberano"



A Força Aérea Brasileira (FAB) irá comemorar os 60 anos de seu "Dia D" na próxima sexta-feira, dia 22 de abril, na Base Aérea de Santa Cruz (RJ). Nessa mesma data, em 1945, o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) efetuou 11 missões e 44 decolagens (quatro aviões por missão), com 19 pilotos, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi o dia de suas maiores realizações, o recorde de saídas diárias de toda a campanha da FAB na Itália.

Alguns dos veteranos do 1º GAVCA estarão presentes ao evento comemorativo desta sexta-feira, que encerrará a Semana da Aviação de Caça, no qual será prestada uma grande homenagem em memória aos feitos históricos dos pilotos brasileiros.

A solenidade alusiva aos veteranos do Grupo e ao seu primeiro comandante, o Brigadeiro Nero Moura, terá início às 9h, no monumento histórico projetado por Oscar Niemeyer para lembrar a data. Na seqüência, os homenageados visitarão uma exposição estática de aeronaves e armamentos, e assistirão e participarão de um desfile militar, que contará também com sobrevôos de caças F-5.

Outras 12 aeronaves de caça realizarão uma demonstração de armamento aéreo.

Participam deste encontro esquadrões operadores de aeronaves F-5 Tiger II, F-103 Mirage, A-1 AMX, AT-26 Xavante, AT-29 Super Tucano, AT-27 Tucano e R-99.

O Vice-Presidente da República e Ministro da Defesa, José Alencar Gomes da Silva, representará o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade.
 

*

Paisano

  • Especialista
  • ****
  • 901
  • Recebeu: 6 vez(es)
  • +1/-0
    • http://defesabrasil.com/forum
(sem assunto)
« Responder #2 em: Abril 22, 2005, 06:36:42 pm »
Página ofical da FAB, na internet, comemorativa aos 60 anos da Aviação de Caça no Brasil:

http://www.fab.mil.br/portal/datascomem ... index.htm#
As pessoas te pesam? Não as carregue nos ombros. Leva-as no coração. (Dom Hélder Câmara)
_________________
Volta Redonda
_________________