Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4467 Respostas
  • 1030293 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3810 em: Fevereiro 11, 2020, 11:08:00 am »
A questão não são os 3 indivíduos que espancaram o agente ou os outros três que espancaram o próprio Comandante de Companhia, ou os... é o acumular de situações. Não pensem que eu sou contra os Comandos, sou isso sim, contra a localização do Regimento.

Podem acusar-me de ser racista, mas um Regimento rodeado por locais tão simpáticos como Cacém, Amadora, Rio de Mouro... esperavam o quê?!

Não, não sei se os ditos Comandos responsáveis por estas acções eram dessas localidades, mas sei que por vezes basta um para algo aconteça.

Antes que perguntem se não tinham pessoal de zonas complicadas na minha... tinha! Havia o "Casal Ventoso" (branco) que era uma peça, havia o grupinho da ganza (quase todos brancos), havia... o pior camarada que tive não era o único bumbo do pelotão, mas sim um parvalhão que tinha muita garganta do Porto (?). Nos momentos mais dificeis... desaparecia ou perdia o piu, mas no dia-a-dia, só puxava o pessoal para fazer M"#$!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitan

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3811 em: Fevereiro 11, 2020, 11:51:47 am »
A questão não são os 3 indivíduos que espancaram o agente ou os outros três que espancaram o próprio Comandante de Companhia, ou os... é o acumular de situações. Não pensem que eu sou contra os Comandos, sou isso sim, contra a localização do Regimento.

Podem acusar-me de ser racista, mas um Regimento rodeado por locais tão simpáticos como Cacém, Amadora, Rio de Mouro... esperavam o quê?!

Não, não sei se os ditos Comandos responsáveis por estas acções eram dessas localidades, mas sei que por vezes basta um para algo aconteça.

Antes que perguntem se não tinham pessoal de zonas complicadas na minha... tinha! Havia o "Casal Ventoso" (branco) que era uma peça, havia o grupinho da ganza (quase todos brancos), havia... o pior camarada que tive não era o único bumbo do pelotão, mas sim um parvalhão que tinha muita garganta do Porto (?). Nos momentos mais dificeis... desaparecia ou perdia o piu, mas no dia-a-dia, só puxava o pessoal para fazer M"#$!

Mas aí a questão é da selecção e formação e não da localização. Aperte-se a malha para não deixar passar peixe podre, e dêem formação que além de construir grandes soldados, também construa grandes homens.
O problema não se aplica apenas aos Comandos. Os Navy Seals, por exemplo, também têm tido problemas de disciplina graves, mas outras forças especiais do mesmo país não têm o mesmo problema, o que coloca em causa a formação dada pelos Navy Seal. Se os Green Berets não têm os mesmos casos de indisciplina que os Navy Seals e têm mais homens, alguma coisa está mal na formação dos Seals. O mesmo em relação ao Comandos. Se as outras forças portuguesas não têm tantos casos de indisciplina e de situações de desordem pública tão frequentes como os Comandos, então deve-se repensar o tipo de formação ministrada aos soldados.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3812 em: Fevereiro 11, 2020, 12:20:02 pm »
O tipo de formação?

O problema que afecta tanto os SEAL como os Comandos, passa pela imagem pública e o tipo de pessoas que atrai. Que há muita qualidade ali dentro? Há! Mas também há muita...

Já no meu tempo havia pessoal da normal na ETAT (actual Regimento de Paraquedistas), que havia fel em ter que acatar ordens de alguém com Boina Castanha? Havia, confesso que havia, mas fazia-se e sempre de boa cara. Na recruta éramos  praxados por simples Checas, mas era esperado e não havia qualquer problema.

Levantar a garipa para um Cabo/Sargento/Oficial? IMPOSSÍVEL! Levantar a garipa para um Agente da Autoridade? IMPOSSÍVEL! Levantar a garipa para um PE... não metia as mãos por ninguém.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lusitan

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3813 em: Fevereiro 11, 2020, 01:23:14 pm »
Levantar a garipa para um PE... não metia as mãos por ninguém.

Agora fizeste-me lembrar o meu velhote, no tempo dos Paras na FAP, e com muita gente no SMO, a PA tinha que patrulhar muitos sítios, mas em zonas que fosse provável encontrarem Paras, a patrulha PA era reforçada com 2 paras, :mrgreen:.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Lusitan

  • Analista
  • ***
  • 702
  • Recebeu: 331 vez(es)
  • Enviou: 300 vez(es)
  • +275/-171
  • Hic et Ubique
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3814 em: Fevereiro 11, 2020, 01:30:12 pm »
O tipo de formação?

O problema que afecta tanto os SEAL como os Comandos, passa pela imagem pública e o tipo de pessoas que atrai. Que há muita qualidade ali dentro? Há! Mas também há muita...

Já no meu tempo havia pessoal da normal na ETAT (actual Regimento de Paraquedistas), que havia fel em ter que acatar ordens de alguém com Boina Castanha? Havia, confesso que havia, mas fazia-se e sempre de boa cara. Na recruta éramos  praxados por simples Checas, mas era esperado e não havia qualquer problema.

Levantar a garipa para um Cabo/Sargento/Oficial? IMPOSSÍVEL! Levantar a garipa para um Agente da Autoridade? IMPOSSÍVEL! Levantar a garipa para um PE... não metia as mãos por ninguém.

Os tempos mudaram, os miúdos de hoje não têm a mesma formação de outrora. Antigamente o respeito pela autoridade era diferente de hoje.
Os Comandos atraiem muita porcaria? Talvez... Mas por isso é que a formação é essencial. Os Comandos, pela sua vocação ofensiva, promovem mais a agressividade na sua formação, a tal mentalidade de "animais de combate".
https://expresso.pt/comandos/capitulo_3.html

Mas miúdos cheios de testosterona, a quem é incutida agressividade, sem que lhes seja dada formação de respeito pelos civis, leis, etc. tornam-se mais dificeis de controlar. Sentem-se os maiores e capazes de enfrentar tudo e todos. Agora acrescenta um mundo em rápida mudança em que a autoridade é, cada vez mais, questionada por tudo e todos, e estás a criar uma bomba-relógio. A única coisa que falta é armas...

A localização dos Comandos pouca diferença faz neste contexto.

Já agora, o que é que eram as Checas?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3815 em: Fevereiro 11, 2020, 05:12:14 pm »
Os "checas", soldados inexperientes, recém formados.
 

*

ocastilho

  • Membro
  • *
  • 294
  • Recebeu: 146 vez(es)
  • Enviou: 230 vez(es)
  • +9010/-6
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3816 em: Fevereiro 11, 2020, 05:42:47 pm »
A questão não são os 3 indivíduos que espancaram o agente ou os outros três que espancaram o próprio Comandante de Companhia, ou os... é o acumular de situações. Não pensem que eu sou contra os Comandos, sou isso sim, contra a localização do Regimento.


Isto para mim é gravíssimo. Mas não constitui espanto e era até expectável. Com a actual imagem das FA no lodo e sem SMO, o que é que atrai um jovem para o serviço militar? Haverá uma parte que deverá sentir o "chamamento" e "dever de servir", mas esses quando reparam o lodo onde estão metidos rapidamente desmotivam, devendo ficar uma pequena parte. Depois sobram os que não sabem o que mais fazer e os "chicos espertos" que sabem que desde que sejam "yes man" a vida lhes corre.  O que me resta esperar é que a punição tenha sido/venha a ser exemplar, caso contrário acabam por ser aquilo que sempre criticam, uma "tropa macaca".
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3817 em: Fevereiro 11, 2020, 05:53:19 pm »
Os "checas", soldados inexperientes, recém formados.

Catatuas - recrutas (ai minha mãezinha onde fui meter-me);
Checas - pessoal que já tinha ganho a Boina Verde mas ainda estavam em Instrução a fazer a sub-especialidade (se pensas que és muita mau, há quem seja pior e que possa lixar-te, praxa os catatuas que sempre dá para descontrair).
Páras - Paraquedistas/Deuses do Olimpo. c56x1 :mrgreen:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3818 em: Fevereiro 11, 2020, 10:03:42 pm »
 

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3819 em: Fevereiro 11, 2020, 11:25:59 pm »
Presumo que as FN 7,62mm (Minimi e SCAR-H) também irão. Como sou chato continuo curioso em saber onde essas 2 armas serão  "colocadas" na estrutura (partindo do princípio que as Minimi 5,56mm ficam 2 por secção)...
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3820 em: Fevereiro 12, 2020, 02:32:19 am »
Não sei se eram ou nao comandos, nem acho isso relevante.
Irritante é com certeza. Já repararam que o CM sempre que pode identifica as pessoas pela unidade ou especialidade que tiveram na tropa?
Fulano é ex-pára, ex-fuzo, etc.... e depois de tudo lido chega-se à conclusão que cumpriu lá o SMo há 40 anos.... não raramente assim acontece.
::..Trafaria..::
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo, Lightning

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3821 em: Fevereiro 12, 2020, 01:40:46 pm »
Os interesses instalados no CM têm como objectivo claro a destruição da boa imagem das Forças Armadas e de Segurança.
Que se pode esperar de uma sociedade que assiste ao aumento do crime e da insegurança e ao desapreciamento das forças do Estado?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3822 em: Fevereiro 12, 2020, 06:08:44 pm »
Se não existir crime deixa de haver "ALERTA CM".
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3823 em: Fevereiro 12, 2020, 09:53:00 pm »
Crime foi o estado a que deixaram chegar o Bérrio, mas aí se calhar não levantam muitas ondas, talvez porque implicava logo a aquisição urgente de um navio novo...

Também não fazem grandes cabeçalhos quando temos militares nacionais a ser elogiados no estrangeiro, apesar de cumprirem sempre a missão com os poucos e/ou obsoletos meios que possuem.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Rangers, Comandos, Paras, etc
« Responder #3824 em: Fevereiro 12, 2020, 09:56:16 pm »
Se não existir crime deixa de haver "ALERTA CM".

Crime?  :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:









Saudações  :mrgreen: :mrgreen:
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/