KC-390 na FAP

  • 3572 Respostas
  • 459176 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10365
  • Recebeu: 5667 vez(es)
  • Enviou: 4362 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: KC-390 na FAP
« Responder #900 em: Junho 17, 2020, 08:34:37 am »
250 famílias a hora e meia de carro de Lx dá para aí uns 05 ou 06 voos comerciais por dia.

abraxo pah!  :G-beer2:

NVF, por acaso lembras-te de uma FA estrangeira que operou em Beja durante largo período de tempo uma frota apreciável de aeronaves bilugares,  assim tipo umas 50 ?
Terás uma ideia do pessoal necessario para as manter, as voar e respectivas famílias, claro.
É por esse motivo que Beja se desenvolveu tanto. :bang:
Nem mesmo com o antigo RIB operacional, e quando tinha os três Batalhões, claro que a duas companhias, mas completas, com um total de 800/900 homens. ;)
Agora nesse regimento habitam cinquenta efectivos do Exército, mas está lá um TCor, para comandar esse efectivo.

Abraxo
« Última modificação: Junho 17, 2020, 08:39:31 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2867
  • Recebeu: 579 vez(es)
  • Enviou: 354 vez(es)
  • +153/-469
Re: KC-390 na FAP
« Responder #901 em: Junho 17, 2020, 09:38:57 am »
Não vão ocupar a base toda, serão uns 40%.

Mas é ai onde estavam as esquadras 501 e 502.
A zona não ocupada é a EHM, 751, CTSFA e toda a estrutura administrativa, alojamentos, etc, da BA6.

Mas antes diziam que só o KC390 é que podia ficar na Base pois podia "integrar" os seus voos com os voos dos aviões comerciais, e a formação dos pilotos teriam uma grande parte feita em simulador, as outras aeronaves talvez precisem de muito tempo de voo de formação sobre a base o que poderia "incomodar" os voos comerciais.

Gostava de saber os pormenores que levaram a essa mudança de ideias para o KC390 afinal ir para Beja, o que terá levado a essa decisão?

A Embraer em Évora...

O AM1 continua a ser subaproveitado, mas a FAP é de "Lisboa" por natureza...

Mas a Embraer queria colocar o simulador do KC em Alverca.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #902 em: Junho 17, 2020, 03:35:06 pm »
Eu so acho a ideia aceitavel chega de centralizar tudo em Lisboa ou arredores ….acho uma Boa aposta e tipo quem mora Nestas Zona (Beja) certamente ira Notar maior movimento no comercio local….è assim que acontece Pena è o mesmo nao ser feito na BA3 em Tancos e a meu ver para mim è um ponto central estrategico para ali se colocar os meios pesados de combate aos incendios….pois fica no Centro do Pais portanto….haja è um estudo mais acertivo porque na epoca alta dos incendios conta muito o tempo de ataque inicial ao fogo...nao esquecendo que ali so existe a maior barragem de Portugal o que seria benefico para os Canadairs ….mas isso sao outros contos….
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #903 em: Junho 17, 2020, 04:12:27 pm »
Mas neste caso vão estar a descentralizar de Lisboa, para centralizar em Beja. Vai dar tudo ao mesmo, excepto que se vai perder uma base extremamente importante estrategicamente.

A solução Alcochete para o aeroporto era muito melhor. Teria pena de se perder aquele campo de tiro, mas creio que podia ser parcialmente substituído por Santa Margarida.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #904 em: Junho 17, 2020, 04:34:12 pm »
Mas neste caso vão estar a descentralizar de Lisboa, para centralizar em Beja. Vai dar tudo ao mesmo, excepto que se vai perder uma base extremamente importante estrategicamente.

A solução Alcochete para o aeroporto era muito melhor. Teria pena de se perder aquele campo de tiro, mas creio que podia ser parcialmente substituído por Santa Margarida.
DC
Não querendo ser alarmista eu digo te algo….

É verdade que iremos descentralizar os meios Aéreos (MILITARES) em Lisboa ...mas a Marinha irà continuar  lá correcto!!! portanto isso também nao è bem Como tu dixex dizes… a Marinha possui um razoável  dispositivo Naval... e agora mais fortalecido com a vinda de mais 6 NAVPAT atè 2029, logo a área de Lisboa
nunca serà uma capital diga mos Frágil e ou de ser suscetível de ameaças vindas do exterior e mais á partida os novos Helis de Apoio ao combate e evacuação  iram ficar sediados em Sintra portanto e salvo erro os Merlin também portanto nada de alarmismos e caso seja necessário os F-16 tratam do resto…..mais em Santa Margarida há muito que os F-16  sempre ali fizeram tiro  e teria mesmo de ser assim para também se treinar a Artilharia anti aérea com o Chaparral e olha que muitos foram lá ''abatidos''….portanto ano è novidade nenhuma ver por lá os F-16 muita vez eu fui la militar e vi muito F-16 por lá …assim Como muitos CCM60 também…..kkkkkkk portanto `por muito que custe á malta de Lisboa mas vão ter que gastar uns euros para irem ver os KC....os P3 …..enfim….e já Agora a Carne de Porco Alentejana por lá é top..... :mrgreen:

 
« Última modificação: Junho 17, 2020, 10:49:45 pm por HSMW »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #905 em: Junho 17, 2020, 05:03:32 pm »
A Marinha fortalecida com 6 "NavPat".  :mrgreen:

Ainda por cima a comparar a capacidade logistica de aeronaves de transporte, com a capacidade logística inexistente na Marinha.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #906 em: Junho 17, 2020, 05:19:35 pm »
DC
NAVPAT.....sao os novos navios patrulha da classe tejo…..viana do castelo etc.....e sim ate 2029 irao ser entregues mais 6....destes navios….tens de andar mais atento a coisa DC.....
 :mrgreen:
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8467
  • Recebeu: 3850 vez(es)
  • Enviou: 714 vez(es)
  • +4985/-786
Re: KC-390 na FAP
« Responder #907 em: Junho 17, 2020, 05:44:14 pm »
Mas quem é que falou em protecção da cidade de Lisboa? A BA 6 é uma base LOGÍSTICA, nada tem a ver com capacidades defensivas da capital. Ou eram os KCs que iam proteger a capital?

Por amor de Deus.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #908 em: Junho 17, 2020, 06:09:47 pm »
Mas quem é que falou em protecção da cidade de Lisboa? A BA 6 é uma base LOGÍSTICA, nada tem a ver com capacidades defensivas da capital. Ou eram os KCs que iam proteger a capital?

Por amor de Deus.
Alguem falou aqui em protecao ???estamos a falar de capacidades e a realidade Lisboa ira perder capacidade Militar logistico ….mas ira ganhar capacidade de Transporte de pessoas e Bens correcto...portanto na paz do Senhor DC
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #909 em: Junho 17, 2020, 06:16:24 pm »
DC que fique claro isso  Lisboa tem Portos Maritimos portanto acho eu que sera por aqui que a parte Logistica de mercadorias  sera feita. Como tem Sido sempre feita .. ja  a nivel Militar nisso concordo ctg mas tera outras Valencias digo eu….
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4292
  • Recebeu: 2419 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7369/-4444
Re: KC-390 na FAP
« Responder #910 em: Junho 17, 2020, 06:33:38 pm »
Eu so acho a ideia aceitavel chega de centralizar tudo em Lisboa ou arredores ….acho uma Boa aposta e tipo quem mora Nestas Zona (Beja) certamente ira Notar maior movimento no comercio local….è assim que acontece Pena è o mesmo nao ser feito na BA3 em Tancos e a meu ver para mim è um ponto central estrategico para ali se colocar os meios pesados de combate aos incendios….pois fica no Centro do Pais portanto….haja è um estudo mais acertivo porque na epoca alta dos incendios conta muito o tempo de ataque inicial ao fogo...nao esquecendo que ali so existe a maior barragem de Portugal o que seria benefico para os Canadairs ….mas isso sao outros contos….

Luís? O KC vai combater fogos?
Tancos para os meios pesados?

Já viu o plano de Protecção Civil de 2019? https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiUitCprYnqAhVt5OAKHULZA1QQFjAAegQIAxAB&url=http%3A%2F%2Fwww.prociv.pt%2Fbk%2FPROTECAOCIVIL%2FLEGISLACAONORMATIVOS%2FOUTROSNORMATIVOSDIRETIVAS%2FDocuments%2FANEPC_DON_2_DECIR_2019_www.pdf&usg=AOvVaw2pPZ7BLdCxVj8jPMZFsfK1

Veja bem onde estão os meios pesados alocados. Logo na 1ª Fase, ainda em Maio, estão em Viseu e Castelo Branco;
Na 2ª Fase, para além de Viseu e Castelo Branco, passam a contar com meios pesados Vila Real e Guarda;
Só na 3ª Fase é que para além daqueles 4 locais, passam a ter meios pesados em Beja e Portalegre!

E para terminar. Sabe porque é que os meios pesados estão estacionados na sua maioria no norte e centro do país?

E se vai para os meios ligeiros (helis) pior, porque o raio de combate ao incêndio, referido pela própria protecção civil é idealmente de 40km e combate máximo de hora e meia (página 34 do link).

Mas para o ajudar com bonecos, veja as páginas 110 - Anexo 16, página 111 - Anexo 17 e página 112 - Anexo 18, onde é que estão os meios aéreos e porque é que estão lá (maior risco de incêncios!!!!), e onde é que fazem scooping. E já agora, todos os meios pesados são anfíbios (nos locais com incêndios não tem pistas com mais de 1km disponíveis para o..... kc)
« Última modificação: Junho 17, 2020, 06:36:31 pm por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: luis simoes

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5522
  • Recebeu: 5496 vez(es)
  • Enviou: 3614 vez(es)
  • +10065/-2645
Re: KC-390 na FAP
« Responder #911 em: Junho 17, 2020, 06:38:32 pm »
Pobres C-130... a serem modernizados e ninguém fala deles, onde ficarão e qual o destino a dar-lhes após 2027. Se o descaso e a incúria também matassem máquinas há muito que já não contávamos com o Hércules entre nós. :-\
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8536/-4167
Re: KC-390 na FAP
« Responder #912 em: Junho 17, 2020, 10:30:39 pm »
Não vão ocupar a base toda, serão uns 40%.

Mas é ai onde estavam as esquadras 501 e 502.
A zona não ocupada é a EHM, 751, CTSFA e toda a estrutura administrativa, alojamentos, etc, da BA6.

Mas antes diziam que só o KC390 é que podia ficar na Base pois podia "integrar" os seus voos com os voos dos aviões comerciais, e a formação dos pilotos teriam uma grande parte feita em simulador, as outras aeronaves talvez precisem de muito tempo de voo de formação sobre a base o que poderia "incomodar" os voos comerciais.

Gostava de saber os pormenores que levaram a essa mudança de ideias para o KC390 afinal ir para Beja, o que terá levado a essa decisão?

A Embraer em Évora...

O AM1 continua a ser subaproveitado, mas a FAP é de "Lisboa" por natureza...

Mas a Embraer queria colocar o simulador do KC em Alverca.

Mas o simulador é da FAP ou é da EMBRAER, quem manda afinal ?? lol
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: KC-390 na FAP
« Responder #913 em: Junho 17, 2020, 11:35:00 pm »
Aqui manda-se tanto barro à parede...

O que têm uma fábrica de estruturas metalicas a ver com o sitio onde vão ficar os aviões? Se calhar tinha mais lógica estar perto da fábrica dos pneus, cada aterragem é cá um desgaste...

E o simulador de voo ir para Alverca? Mas os pilotos não estão em Alverca, estão no Montijo/Beja, o simulador deve estar onde estiverem os pilotos.

Parece-me tudo coisas sem sentido...
« Última modificação: Junho 17, 2020, 11:35:27 pm por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo, HSMW

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 820
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +41/-827
Re: KC-390 na FAP
« Responder #914 em: Junho 29, 2020, 09:31:10 pm »
Só para actualizar a coisa ...foi entregue o  3# KC 390 á FAB....portanto em nove meses a Fab já conta com mais uma aeronave...
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.