A-7P defesa aérea

  • 55 Respostas
  • 17364 Visualizações
*

JP Vieira

  • 25
  • +0/-0
    • http://community.imaginefx.com/fxpose/jp_vieiras_portfolio/default.aspx
A-7P defesa aérea
« em: Agosto 04, 2007, 11:16:18 am »
olá
Os "corsair" quando faziam missões de defesa aérea que tipo /quantidade de armamento usavam?
Usavam apenas o canhão e os dois sidewinder na fuselagem? Ou usavam mais mísseis sidewinder nas asas? Se sim em que quantidade? existem fotografias dessa configuração?
Obrigado
JP Vieira

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
Re: A-7P defesa aérea
« Responder #1 em: Agosto 04, 2007, 04:36:23 pm »
Citação de: "JP Vieira"
olá
Os "corsair" quando faziam missões de defesa aérea que tipo /quantidade de armamento usavam?
Usavam apenas o canhão e os dois sidewinder na fuselagem? Ou usavam mais mísseis sidewinder nas asas? Se sim em que quantidade? existem fotografias dessa configuração?
Obrigado
JP Vieira


 Usavam apenas dois sidewinder na fuselagem.

 Abraços  :wink:
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2260
  • Recebeu: 522 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +835/-827
(sem assunto)
« Responder #2 em: Agosto 04, 2007, 04:48:38 pm »
Encontrei um tópico sobre o armamento do A-7P Corsair II com fotografias no 9G's: Armamento do A-7P Corsair II - 9G's.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #3 em: Agosto 04, 2007, 08:10:24 pm »
Saudações guerreiras

Deixo algumas imagens que podem ajudar um pouco.



Pode consultar este espectacular site onde encontra issso e outros detalhes: http://walkarounds.home.sapo.pt/
 

Cumprimentos
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Agosto 04, 2007, 10:33:23 pm »


Cumprimentos
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #5 em: Agosto 05, 2007, 06:58:41 pm »
Saudações guerreiras

Só uma achega, para que as fotos aqui colocadas não induzam em erro quem as vê e não sabe o tipo de armamento que transporta. Só me lembrei deste promenor hoje ao olhar para elas e o que escreveu o JP Vieira sobre a defesa aérea.

É como diz o Sintra, para defesa aérea só contavam com os "Sidewinder", "essa cobra venenosa". Como se pode verificar pelas imagens, não só de lado, como também sob as asas, era possível o usos desses mísseis.  

Há um outro míssil que aparece sob as asas, quer de um lado, quer do outro, mas que nada tem a ver com armas empregues para o uso exclusivo no combate entre aeronaves, que é o míssil AGM-65 "Maverick". Este último tem um duplo emprego. Pode ser aplicado para alvos terrestres ou marítimos, consoante a sua versão. Creio que Portugal possui só a versão (A) electro-optica para emprego marítimo.

Espero agora ter posto tudo em pratos limpos.  :D

Cumprimentos
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7445
  • Recebeu: 952 vez(es)
  • +4510/-863
(sem assunto)
« Responder #6 em: Agosto 05, 2007, 08:48:21 pm »
Por acaso, Portugal tem a versão do Maverick, guiada a Laser...
Se ainda tem a versão com câmara de TV, não sei... :oops:

Mas a versão guiada a Laser nunca equipou os A-7. Além do Sidewinder o A-7 foi equipado com bombas burras da séria Mk.80

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Agosto 06, 2007, 12:45:19 am »
Que eu saiba os A7P que eram mantidos em QRA normalmente estavam apenas equipados com os dois sidewinder´s da fuselagem e não utilizavam AIM-9 debaixo das asas. Alguém tem outra informação?

Abraços  :wink:
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #8 em: Agosto 08, 2007, 11:08:09 pm »
Saudações guerreiras

Espero colocar de vez todos os pontos nos is depois de ter metido os pés pelas mãos ... ou o contrário...  :oops:

Papatango:
Eu também não sei se ainda temos a versão tv ou não. Nem tinha presente que poderia haver uma outra versão, além da electro-optica empregue pelos nossos A-7! Mas eu estava sempre com o pensamento nos F-16A/B, daí nem adiantar outra possibilidade para além dessa mesmo.

Numa pesquisa rápida sobre o assunto, aquilo que tá no “Walkarounds” diz que o A-7P podia já empregar duas versões  (B/G). A “B” é elctro-optica e a “G” com  uma orientação infravermelha.

Talvez só agora podemos ter a versão a laser, porque já temos um sistema de armas que permite essa possibilidade, o F-16 MLU. Não sei se nos A/B podiam ser empregues. Foi por isso que não me adiantei.

-----------------------

A informação noutros locais é escassa sobre este assunto. É que nem no site do museu do ar prestam uma informação detalhada!  É só o básico! É incrível! Quanto menos trabalho melhor! Só posso dizer que me sinto envergonhado! Tem um gajo que andar a perguntar ao vizinho do lado como era...  :roll:  Sites americanos não interessam, porque empregava-mos uma fracção do armamento utilizado por eles. Ainda bem que dei o link para o “Walkarounds”.  

Talvez nas “Mais Alto” se consiga arranjar mais informação, mas também já não sei onde as coloquei, tenho que procurar quando tiver mais tempo.

Citação de: "Leonidas"
Este último tem um duplo emprego. Pode ser aplicado para alvos terrestres ou marítimos, consoante a sua versão


Importa escrever algo sobre isto. Isto está errado. O “Maverick”, seja a versão x ou y, não é utilizada para alvos marítimos. Os Maverick servem só para alvos terrestres. Aquilo que pretendia dizer era que o mesmo avião podia utilizar outro tipo de mísseis especializados na luta contra meios marítimos. Eu confundi tudo com o “Harpoon”. No entanto, é preciso esclarecer que, embora os A-7P possam ter sido concebidos para uma utilização naval, em Portugal o emprego dos “Harpoon” esteve limitado aos P-3P. Não me lembro de ter visto alguma vez um A-7P com um pendurado.  

Resumindo e concluindo, o armamento do A-7P para a defesa aérea resumia-se ao emprego dos “sidewinder” e dois canhões de 20 mm.

Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +732/-1031
(sem assunto)
« Responder #9 em: Agosto 09, 2007, 12:35:25 am »
Citação de: "Leonidas"
em Portugal o emprego dos “Harpoon” esteve limitado aos P-3P. Não me lembro de ter visto alguma vez um A-7P com um pendurado.  

Cumprimentos


É só um pormenor mas acho que tem alguma importância, é verdade que os aviões P-3 possuem capacidade de lançar misseis Harpoon, mas pelo pouco que sei acho que a FAP não possui capacidade "real" de lançar Harpoons dos P-3, em primeiro lugar desconheço a existencia de esses misseis na FAP e em segundo mesmo que esses misseis existam na FAP, actualmente não existe nenhuma tripulação treinada para os operar, é possivel que já possa ter existido no passado mas nunca me falaram em tal coisa nem nunca vi fotos dos nossos P-3 com Harpoons (alguém viu tal coisa???), mas actualmente o armamento dos P-3 é torpedos e bombas.

PS: Que eu saiba Harpoons em Portugal só nas fragatas Vasco da Gama :lol:
 

*

SSK

  • Investigador
  • *****
  • 1519
  • Recebeu: 15 vez(es)
  • +11/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Agosto 09, 2007, 01:04:28 am »
Citar
Citar
Que eu saiba Harpoons em Portugal só nas fragatas Vasco da Gama

Do conhecimento que tenho e exercicios que tenho participado onde estão envolvidos os nossos p-3 nunca vi tal coisa. Sei que estão "Ready-For"...


para completar a frase que acabou em ..."e que até já foram instalados"  :?
« Última modificação: Agosto 09, 2007, 09:45:40 am por SSK »
"Ele é invisível, livre de movimentos, de construção simples e barato. poderoso elemento de defesa, perigosíssimo para o adversário e seguro para quem dele se servir"
1º Ten Fontes Pereira de Melo
 

*

Leonidas

  • Analista
  • ***
  • 618
  • Recebeu: 3 vez(es)
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #11 em: Agosto 09, 2007, 01:16:28 am »
Saudações guerreiras

 :mrgreen:



Cumprimentos
 

*

Sintra

  • Perito
  • **
  • 485
  • Recebeu: 30 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +13/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Agosto 09, 2007, 02:05:59 am »
Citação de: "Leonidas"
Importa escrever algo sobre isto. Isto está errado. O “Maverick”, seja a versão x ou y, não é utilizada para alvos marítimos. Os Maverick servem só para alvos terrestres. Aquilo que pretendia dizer era que o mesmo avião podia utilizar outro tipo de mísseis especializados na luta contra meios marítimos. Eu confundi tudo com o “Harpoon”. No entanto, é preciso esclarecer que, embora os A-7P possam ter sido concebidos para uma utilização naval, em Portugal o emprego dos “Harpoon” esteve limitado aos P-3P. Não me lembro de ter visto alguma vez um A-7P com um pendurado.  

Resumindo e concluindo, o armamento do A-7P para a defesa aérea resumia-se ao emprego dos “sidewinder” e dois canhões de 20 mm.

Cumprimentos

 Não está nada errado, inclusivamente a Kaman ofereceu, nos vários concursos em que concorreu com o seu "Sea Sprite", o Maverick como missil anti navio equivalente ao "Sea Skua" ou o Matra "AS15", que equipam as versões maritimas do Linx e do Panther, respectivamente...
 O Maverick lida tão bem com um tanque como com um navio.

Citar
In 1989 Hughes began prototype design integration studies with the Naval Air Systems Command for the P-3 Orion maritime patrol aircraft. These studies led to the first free-flight launches of the AGM-65F IR Navy Maverick against stationary and moving small patrol craft targets. There are a small number of aircraft operationally deployed with this prototype configuration which has proven the viability of the Maverick to meet tactical requirements for the maritime patrol mission. In 1994 the US Navy awarded the Unisys Corporation (now Lockheed Martin) the first in a series of contract awards to design a production integration configuration for the P-3 to carry Maverick on four wing stations. This expanded use of the Maverick demonstrates the weapon's versatility and effectiveness across a broad range of targets and operational mission areas.


http://www.hughesmissiles.com/productio ... erick2.htm

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11018
  • Recebeu: 2334 vez(es)
  • Enviou: 3209 vez(es)
  • +732/-1031
(sem assunto)
« Responder #13 em: Agosto 09, 2007, 05:55:30 pm »
Citação de: "Leonidas"
Saudações guerreiras

 :wink: .
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8511
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
(sem assunto)
« Responder #14 em: Agosto 09, 2007, 06:56:13 pm »
Citação de: "Leonidas"
Citação de: "Leonidas"
Este último tem um duplo emprego. Pode ser aplicado para alvos terrestres ou marítimos, consoante a sua versão

Importa escrever algo sobre isto. Isto está errado. O “Maverick”, seja a versão x ou y, não é utilizada para alvos marítimos. Os Maverick servem só para alvos terrestres. Cumprimentos

Permita-me o contraditório, no que diz respeito à inexistência de Mavericks anti-navio

http://www.fas.org/man/dod-101/sys/smart/agm-65.htm

Citar
The Maverick E is being adopted in the AGM-65E version as the Marine corps laser Maverick weapon for use from Marine aircraft for use against fortified ground installations, armored vehicles and surface combatants. Used in conjunction with ground or airborne laser designators, the missile seeker, searches a sector 7 miles across and over 10 miles ahead. If the missile loses laser spot it goes ballistic and flies up and over target -- the warhead does not explode, but becomes a dud.

The Maverick F AGM-65F (infrared targeting) used by the Navy has a larger (300 pound; 136 kg) penetrating warhead vice the 125 pound (57 kg) shaped charge used by Marine and Air Force) and infrared guidance system optimized for ship tracking.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...