Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2010 em: Abril 02, 2020, 10:33:05 pm »
Julgo que a entrada no programa FCAS ou semelhante, implicaria manter e modernizar os F-16 até começarem a chegar os primeiros caças do respectivo programa. No entanto, dada a crise actual, talvez seja a opção mais viável, com custos inferiores a curto/médio prazo, e deixando o investimento a sério, num novo caça, para 2040 em diante.

Parece-me que nesta fase a maioria dos projectos das FA poderá estar dependente de opções em segunda mão. Ou isso ou ficará tudo em água de bacalhau, e nem o LPD nem AOR nem NPOs veremos dentro das datas previstas, muito menos caças novos.

DC a minha opinião é que nos próximos três anos nenhuma aquisição de vulto vai ser efectuada para as FFAA, vamos continuar a pagar o que recentemente compramos, os 390, os Vamtac, as FN's e mai nada.

Se o programa NPO2000 for mantido e o numero de dez unidades for cumprido quando recebermos o 10º NPO, o NRP Viana do Castelo terá mais de vinte anos de serviço.

Quanto ao LPD para mim nem daqui a dez anos teremos um.
Se conseguíssemos comprar um AOR em 2ª Mão este ano ou o mais tardar em 2021 era muito bom, nem que para isso se tivesse que cancelar os upgrades ás VdG.

Se a situação de equipamento/Armamento das FFAA já era muito frágil com a maioria dos sistemas obsoletos ou a chegar muito perto desse estado de obsolescência, daqui a três anos ainda estaremos bem pior.

Mas, no inicio de 2021, cá estaremos para ver as centenas de milhões de lucro que os bancos obtiveram, mesmo durante um período em que a situação económica é muito critica afectando a grande maioria dos Portugueses.

Abraços e protege-te

É bom lembrar que basicamente ainda estamos no 2º quadriénio da LPM de 2015. Até 2023 dificilmente vamos ter mais dinheiro do que aquele que já estava projetado.
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2011 em: Abril 03, 2020, 01:52:40 am »
Julgo que a entrada no programa FCAS ou semelhante, implicaria manter e modernizar os F-16 até começarem a chegar os primeiros caças do respectivo programa. No entanto, dada a crise actual, talvez seja a opção mais viável, com custos inferiores a curto/médio prazo, e deixando o investimento a sério, num novo caça, para 2040 em diante.

Parece-me que nesta fase a maioria dos projectos das FA poderá estar dependente de opções em segunda mão. Ou isso ou ficará tudo em água de bacalhau, e nem o LPD nem AOR nem NPOs veremos dentro das datas previstas, muito menos caças novos.


Ok, tem logica, mas como podemos modernizar os F-16  se as celulas já estão no limite do que é possivél!?
Antes fosse possivel passar os nossos directamente para o V, mas se não dá não sei até que ponto vale a pena gastar mais dinheiro neles....
 :-\

Falo em modernizar F-16 vindos do AMARG, mediante uma avaliação da FAP em que compare a margem de manobra entre os nossos e os que lá estão armazenados. Com jeito, ainda conseguíamos ir buscar uns C/D ao AMARG, e ir modernizando gradualmente, e à medida que iam entrando ao serviço, ia-se vendendo alguns MLU, por exemplo, para a Roménia. Sempre permitia abater algum do custo deste programa e uma entrada antecipada ao serviço de novos caças livrando-nos de uma das dores de cabeça da década de 30. Calculo que se começassem a chegar entre 2025 e 2030, estes aguentariam até 2040/45.

E o que acharias dos C/D do AMARG?

Nada contra, mas a evolução vai sempre para a nova geração, tudo depende de até quando o F-16 MLU aguenta (2030, 2040?) e quando teremos capacidade e vontade de adquirir um caça de nova geração (2030, 2040, 2050), tudo depende do gap entre estes dois, idealmente passávamos de um para o outro como os restantes parceiros EPAF, mas se não for assim, teremos que ter um avião para o período intermédio, se for pouco tempo, menos de 20 anos, um caça em 2a mão é capaz de ser suficiente, como esses F-16C/D, do AMARG, se for mais anos, se calhar já é melhor apostar num novo geração 4.5.

O que eu acredito é que esquecemos grandes upgrades aos EH101 e C295, vão ser upgrades tipo C130/Falcon, o suficientes para voarem em segurança. Os caças vão ter prioridade.

A ideia dos C/D em segunda mão, seria para modernizar para V também.
Os MLU devem aguentar até 2030, talvez 35 se começarem a canibalizar as células em pior estado para manter as melhores, estilo Alpha Jet.

O novo caça não pode ser de geração 4.5 (novo) porque nos leva a comprometer por uns 30 anos a partir de 2030 com uma aeronave que, chegando ao fim do seu tempo, corre o risco de estar 2 ou 3 gerações atrasada. Em 2060 já esperaria as potências a encaminhar-se para a sétima geração, e nós presos na 4.5. Além de que continua difícil justificar um investimento destes em caças novinhos em folha que, em 2030/35, já possam ser considerados de segunda linha. Imagina vencer o Typhoon, e justificar gastar tanto dinheiro num avião igual ao que os espanhóis já operavam 25/30 anos antes, e que a FAP ia ter de o operar até no mínimo 2060... Se a imagem das FA para o povo já é o que é, nesta situação seria ainda pior...

Quanto a LPDs e afins, a única hipótese que temos de estes se concretizarem nesta altura, é por alguma pressão para criar empregos na área da construção naval após esta crise. Aí sim talvez se adiantassem com LPD, NPOs e companhia.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2012 em: Abril 03, 2020, 03:49:17 am »
Para mim era o F-15EX, tem um custo de voo/hora semelhante ao V e as células duram 20.000 horas. Pode ser facilmente incorporado em missões mistas com caças da 5ª geração (os parceiros EPAF vão ter necessidade de porta-mísseis dadas as limitações do F-35 nesse aspecto e quem sabe talvez pudéssemos operar os mísseis deles em missões operacionais para não sobrecarregar demasiado o nosso orçamento :mrgreen:)

A partir de 2040 então pensava-se na 6ª geração, cujas aeronaves operariam em conjunto com o EX dada a sua extensa longevidade. Mas também devo confessar que o Eagle sempre foi um sonho que já vem da adolescência.  ;D
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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2013 em: Abril 03, 2020, 07:17:46 am »
Para mim era o F-15EX, tem um custo de voo/hora semelhante ao V e as células duram 20.000 horas. Pode ser facilmente incorporado em missões mistas com caças da 5ª geração (os parceiros EPAF vão ter necessidade de porta-mísseis dadas as limitações do F-35 nesse aspecto e quem sabe talvez pudéssemos operar os mísseis deles em missões operacionais para não sobrecarregar demasiado o nosso orçamento :mrgreen:)

A partir de 2040 então pensava-se na 6ª geração, cujas aeronaves operariam em conjunto com o EX dada a sua extensa longevidade. Mas também devo confessar que o Eagle sempre foi um sonho que já vem da adolescência.  ;D

Boas tardes NVF, então pôr do sol por aí ainda é lindo ???? ;)
E lá teria a FAP o que eu sempre defendi, caças bimotores, pelas razões mais que obvias !
Claro que daqui a umas horas vamos ter, aqui, uma vez mais, algum forista com a  informação bem detalhada, sobre os custos de operação quanto á manutenção dos dois motores dos F15 VS o motor do F16, como se a vida humana valesse bem menos que esses custos.

Abraços e protege-te
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2014 em: Abril 03, 2020, 11:10:26 am »
Lockheed Martin contracted to deliver F-16s to Bulgaria

Lockheed Martin has been awarded USD512 million to deliver eight F-16V Block 70 Fighting Falcon combat aircraft to Bulgaria.

....

The award, which is understood not to include engines, is part of a total F-16V procurement and support package for Bulgaria that will be valued at approximately USD1.3 billion. As the aircraft are listed as being Block 70 rather than Block 70/72, they will be single-seaters. As such, pilot training will likely take place on US Air Force or other NATO twin-seat aircraft.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2015 em: Abril 03, 2020, 12:17:34 pm »
Esta parte não entendi:

Citar
As the aircraft are listed as being Block 70 rather than Block 70/72, they will be single-seaters. As such, pilot training will likely take place on US Air Force or other NATO twin-seat aircraft.

Block 70 apenas significa que o motor será o GE F110, o que não é impeditivo de equipar também bilugares como já acontece nos F-16D Block 30, 40 e 50. ???

Por isso não será essa a razão para os búlgaros não virem a operar bilugares, antes falta de €€€.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2016 em: Abril 03, 2020, 12:44:34 pm »
Esta parte não entendi:

Citar
As the aircraft are listed as being Block 70 rather than Block 70/72, they will be single-seaters. As such, pilot training will likely take place on US Air Force or other NATO twin-seat aircraft.

Block 70 apenas significa que o motor será o GE F110, o que não é impeditivo de equipar também bilugares como já acontece nos F-16D Block 30, 40 e 50. ???

Por isso não será essa a razão para os búlgaros não virem a operar bilugares, antes falta de €€€.

Deve ter escrito isso depois do almoço.

Não faz sentido ter bilugares quando tens apenas 8.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2017 em: Abril 03, 2020, 04:13:26 pm »
Esta parte não entendi:

Citar
As the aircraft are listed as being Block 70 rather than Block 70/72, they will be single-seaters. As such, pilot training will likely take place on US Air Force or other NATO twin-seat aircraft.

Block 70 apenas significa que o motor será o GE F110, o que não é impeditivo de equipar também bilugares como já acontece nos F-16D Block 30, 40 e 50. ???

Por isso não será essa a razão para os búlgaros não virem a operar bilugares, antes falta de €€€.

Deve ter escrito isso depois do almoço.

Não faz sentido ter bilugares quando tens apenas 8.


Por acaso até serão 2...

Citar
The US government has awarded Lockheed Martin $512 million to produce eight F-16 Block 70 fighters for Bulgaria. The project is expected to be completed by 31 January 2027, says the US Department of Defense in a contract announcement. The work will take place in Fort Worth, Texas and at Lockheed’s new F-16 line in Greenville, South Carolina. Sofia approved the deal in July 2019. The Foreign Military Sales (FMS) package includes six single-seat aircraft and a pair of two-seat aircraft.

The new fighters – Bulgaria’s biggest military procurement since the fall of Communism – will be used to replace its ageing fleet of RAC MiG-29s, which were delivered in the late 1980s and early 1990s. The original FMS deal, announced in June 2019, totals $1.67 billion. In addition to the eight fighters, it also includes a broad range of sensors, weapons, training devices, software, training, support, and spares.

https://www.flightglobal.com/fixed-wing/us-awards-lockheed-512-million-for-bulgarian-f-16-production/137720.article
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2018 em: Abril 03, 2020, 04:44:50 pm »
Esta parte não entendi:

Citar
As the aircraft are listed as being Block 70 rather than Block 70/72, they will be single-seaters. As such, pilot training will likely take place on US Air Force or other NATO twin-seat aircraft.

Block 70 apenas significa que o motor será o GE F110, o que não é impeditivo de equipar também bilugares como já acontece nos F-16D Block 30, 40 e 50. ???

Por isso não será essa a razão para os búlgaros não virem a operar bilugares, antes falta de €€€.

Deve ter escrito isso depois do almoço.

Não faz sentido ter bilugares quando tens apenas 8.


Por acaso até serão 2...

Citar
The US government has awarded Lockheed Martin $512 million to produce eight F-16 Block 70 fighters for Bulgaria. The project is expected to be completed by 31 January 2027, says the US Department of Defense in a contract announcement. The work will take place in Fort Worth, Texas and at Lockheed’s new F-16 line in Greenville, South Carolina. Sofia approved the deal in July 2019. The Foreign Military Sales (FMS) package includes six single-seat aircraft and a pair of two-seat aircraft.

The new fighters – Bulgaria’s biggest military procurement since the fall of Communism – will be used to replace its ageing fleet of RAC MiG-29s, which were delivered in the late 1980s and early 1990s. The original FMS deal, announced in June 2019, totals $1.67 billion. In addition to the eight fighters, it also includes a broad range of sensors, weapons, training devices, software, training, support, and spares.

https://www.flightglobal.com/fixed-wing/us-awards-lockheed-512-million-for-bulgarian-f-16-production/137720.article

Só se os bilugares deles forem como os dos Gregos.  ???
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2019 em: Abril 03, 2020, 05:14:50 pm »
F-16AM holandês com 8 GBU-39 SDB antes de descolar da base aérea jordana de Al-Azraq para mais uma missão contra o ISIS.

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« Responder #2020 em: Abril 03, 2020, 05:24:21 pm »
F-16AM holandês com 8 GBU-39 SDB antes de descolar da base aérea jordana de Al-Azraq para mais uma missão contra o ISIS.



Nada mau para um "velhote" de 32 anos. 8)
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2021 em: Abril 03, 2020, 05:37:01 pm »
Só se os bilugares deles forem como os dos Gregos.  ???

Serão 6 F-16CV e 2 F-16DV Block 70. Os bilugares tanto servirão para conversão operacional como para combate, e após as entregas estarem concluídas em 2024 a Bulgária pretende encomendar mais 8.
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2022 em: Abril 03, 2020, 06:57:59 pm »
Nunca vi problema de se usar os bilugar para combate. Em missões mais prolongadas o piloto até pode levar uma refeição numa mala no segundo assento.  :mrgreen:

Só por curiosidade, há diferença nos custos de aquisição se nós optássemos por uma aquisição de caças em dois ou três "batches"?

Oh NVF, de certeza que o F-15EX terá um custo h/voo e de manutenção semelhante ao do F-16V? Tenho algumas dúvidas disso.  :mrgreen:
Só falta dizeres que vão ser fabricados nas fábricas da Boeing/Embraer em Portugal.  ::)

Se fosse o caso, é tendo em conta que podem partilhar os mesmos motores, tornava-se possível o duo de sonho F-15/F-16.  :mrgreen:
 

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goldfinger

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2023 em: Abril 03, 2020, 09:38:53 pm »
Nunca vi problema de se usar os bilugar para combate. Em missões mais prolongadas o piloto até pode levar uma refeição numa mala no segundo assento.  :mrgreen:


Los israelies en su amplia experiencia en combate los prefieren bilugares, 4 ojos ven mas que 2, y en un ambiente muy intenso de la guerra actual, la carga para un piloto puede ser excesiva
A España servir hasta morir
 
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2024 em: Abril 03, 2020, 09:47:12 pm »
Nunca vi problema de se usar os bilugar para combate. Em missões mais prolongadas o piloto até pode levar uma refeição numa mala no segundo assento.  :mrgreen:

Só por curiosidade, há diferença nos custos de aquisição se nós optássemos por uma aquisição de caças em dois ou três "batches"?

Oh NVF, de certeza que o F-15EX terá um custo h/voo e de manutenção semelhante ao do F-16V? Tenho algumas dúvidas disso.  :mrgreen:
Só falta dizeres que vão ser fabricados nas fábricas da Boeing/Embraer em Portugal.  ::)

Se fosse o caso, é tendo em conta que podem partilhar os mesmos motores, tornava-se possível o duo de sonho F-15/F-16.  :mrgreen:

Não tem desvantagem mas também não tem vantagens e custa mais dinheiro.

Tirando a guerra eletrónica não existe grande vantagem em ter um Bilugar, a não ser talvez o bombardeamento na selva que os brasileiros querem fazer com o Grippen F.