Substituição dos Lynx

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HSMW

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #135 em: Fevereiro 01, 2015, 07:23:00 pm »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

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nelson38899

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #136 em: Fevereiro 10, 2015, 04:51:20 pm »
Citar
(defensa.com) La Marina de Portugal ha confirmado sus planes de modernización de la flota de cinco helicópteros AgustaWestland Super Lynx que emplea habitualmente en las fragatas de la clase Vasco de Gama. Así lo ha confirmado el Jefe de Material de la Marina de Portugal, vicealmirante Antonio Manuel Fernandes da Silva Riberiro, en el evento IQPC Surface Warships 2015 que tuvo lugar recientemente en Genova. La Marina de Portugal dispone de cinco helicópteros Super Lyns del modelo Mk 95, de los cuales tres son de nueva construcción fabricados por AgustaWestland, y dos son Lynx HAS.3 comprados a la Royal Navy, que fueron reconstruidos por la misma empresa a la configuración Mk 95.

Los cinco helicópteros Super Lynx Mk95 serán actualizados con la sustitución de los motores y la aviónica. Concretamente se realizará una modernización parecida a la que contrató la Marina de Brasil el año pasado. Esta incluye la sustitución de los motores por modernos motores CTS800 4N suministrados por el consorcio LHTEC (Light Helicopter Turbine Engine) formada por Honeywell y Rolls-Royce. Estos motores ofrecen un mayor rendimiento, alcance y permiten por ejemplo realizar tomas en las cubiertas de vuelo de los buques en modo de emergencia con un solo motor sin que el buque tenga que aumentar su velocidad. (J.N.G.)

http://www.defensa.com/index.php?option ... Itemid=186
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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tenente

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #137 em: Fevereiro 10, 2015, 06:56:33 pm »
Substituição dos Lynx
« Última modificação: Fevereiro 11, 2015, 11:07:51 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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night_runner

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #138 em: Fevereiro 10, 2015, 07:46:16 pm »
A quantidade de helicópteros ao serviço da Marinha estava de certa forma adequada à sua capacidade oceânica até à chegada das KD há uns atrás.

Se a memória não me atraiçoa, quando as Meko foram adquiridas era intenção da Marinha dotar a EH com 7 (ou seriam 8?) Super Lynx e 4 "sets" de equipamento de apoio às operações dos helicópteros. Permitira que, no limite, as três fragatas pudessem operar com a capacidade máxima no que toca à componente aérea, restando 1 (2?) aparelhos para treino ou em manutenção. Este total foi reduzido para 5 helicópteros e 3 sets de equipamento. Dessa forma, considerou-se necessário apenas dotar duas fragatas com capacidade máxima (cada uma com dois aparelhos e um "set"), restando uma aeronave para treino/manutenção, ficando sempre e obrigatoriamente um set de equipamento no Montijo.

Portanto, para dotar mais que duas fragatas com helicopteros simultaneamente há que adquirir principalmente material de apoio à sua operação. Dessa forma, e mantendo apenas as mesmas 5 aeronaves, seria possivel efectuar mais que dois destacamentos.
Não será possível, nem fará sentido, dotar helicopteros/equipamento para 5 fragatas visto que dificilmente serão usadas as 5 operacionalmente em simultaneo.

Para outros meios navais, como o suposto NPL, a Marinha deveria procurar adquirir outro meio aéreo e nesse caso algo na classe do NH90 faria mais sentido. Como isso está fora de questão nos próximos tempos, será a FAP a apoiar a Marinha com helicópteros. Ok, quando se comprou os Merlin já se tinha pensado nisso tanto que quatro deles já vieram "navalizados".... O problema é que na prática é praticamente impossivel a Força Aérea poder dispender desses 4 aparelhos sem prejudicar a capacidade SAR nacional. E como o SAR está sempre primeiro....
Mas isso já são outros "quinhentos".... :roll:
 
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paraquedista

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #139 em: Março 24, 2015, 02:50:10 pm »
https://www.youtube.com/watch?v=5CmZDlx6IFA

Display Espectacular de um Lynx do Exercito Ingles.

Pelos vistos vamos gastar 90 Milhoes de Euros para fazer um Upgrade, nos Motores e novos Glass Displays.

Acho muito dinheiro....1 Super Lynx 300 novo custava 15 Milhoes cada a uns anos...mas o contracto para 8 Wildcats para a Coreia do Sul foi de 370 Milhoes...ou seja 30 e tais Milhoes cada um.
Sem ter factos a frente e dificil dizer...mas preferia manter os 5 Lynx como estao para treino e tarefas de apoio e comprar mais uns quantos novos...afinal 5 Helicopteros nao sao suficientes, com 5 Fragatas e possivelmente a vinda do Siroco. Mesmo com 2 EH101 da Forca Aerea, era sempre bom ter a bordo pelo menos 2 Lynx.
 

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mafets

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #140 em: Março 24, 2015, 03:34:51 pm »
Citação de: "paraquedista"
https://www.youtube.com/watch?v=5CmZDlx6IFA

Display Espectacular de um Lynx do Exercito Ingles.

Pelos vistos vamos gastar 90 Milhoes de Euros para fazer um Upgrade, nos Motores e novos Glass Displays.

Acho muito dinheiro....1 Super Lynx 300 novo custava 15 Milhoes cada a uns anos...mas o contracto para 8 Wildcats para a Coreia do Sul foi de 370 Milhoes...ou seja 30 e tais Milhoes cada um.
Sem ter factos a frente e dificil dizer...mas preferia manter os 5 Lynx como estao para treino e tarefas de apoio e comprar mais uns quantos novos...afinal 5 Helicopteros nao sao suficientes, com 5 Fragatas e possivelmente a vinda do Siroco. Mesmo com 2 EH101 da Forca Aerea, era sempre bom ter a bordo pelo menos 2 Lynx.
Penso que o problema aqui que se coloca é comprar o que com 90 milhões (é inegável a falta de helicópteros e a escalada de preços face ao avanço da tecnologia) ? http://www.aircraftcompare.com/manufacture-aircraft/Sikorsky-Helicopter/39
Em USD o Sh-70 está nos 36 milhões, o Future Lynx nos 27,14 e mesmo o Kaman Sh-2G está nos 26 Milhões. O Super Lynx 300 está  nos 14,30 e os AW109/149 entre os 9,00 e 13,00 milhões. Depois ao preço por unidade há que somar contratos de manutenção, spares, upgrade, etc.



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OPCOM

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #141 em: Março 25, 2015, 01:36:54 am »
Viva. Volto a reforçar um ponto: o Sirocco apenas pode operar em simultaneo 3 helis. E apenas consegue transportar 2 EH101 no hangar.
Outro ponto importante: todos os EH da FAP são "navalizados" os 4 que refere são é CSAR, ou seja em missões humanitarias ou se transporte em zona de não conflito muito provavelmente bem serão os CSAR a estar a bordo. Pois têm menor autonomia devido ao maior peso.
Os helis andam caros a Espanha por exemplo recentemente adquiriu usados da US Navy.
Podiamos seguir esse caminho mas estes nao  sao suportados pelas nossas fragatas, teriamos de lhe aumentar o convés de voo. E comprar helis so para serem usados pelo Navpol caso venha mesmo seria um desperdicio. Poucas vezes seriam usados e para isso temos 12 EH101. Mesmo que se use 3 sobram 9. E será apenas em situações muito pontuais. Normalmente o navpol estara com 1 lynx ou EH a bordo.
 

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raphael

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #142 em: Março 25, 2015, 01:55:20 am »
Bom mas....os Lynx também estão com problemas...quantos estão operacionais para vôo atualmente?
Os EH também andam com os seus problemas, que se resolverão a seu tempo.
Constou-me que os EH não cabem em altura no hangar do Sirocco...tenho de apurar melhor essa informação.
Os 4 CSAR diferem dos restantes por terem a capacidade de dobrar a cauda e as pás.
Com as dificuldades de pilotos Comandante, inclusivé com dificuldades de manutenção de tripulações completas nas ilhas, irão destacar tripulações para o Sirocco em caso de necessidade de emprego num teatro afastado de Portugal?
Ao preço que vem o Sirocco só trás 3 lanchas de desembarque, tem capacidade para 6, irá a Marinha adquirir as restantes?
Aeronaves a bordo além de tripulação, implicam pessoal de manutenção agregado ao destacamento, há coisas fáceis de pensar...agora de concretizar...
Um abraço
Raphael
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #143 em: Março 25, 2015, 04:11:01 am »
Citação de: "OPCOM"
Outro ponto importante: todos os EH da FAP são "navalizados" os 4 que refere são é CSAR
Não sei o que o camarada quer dizer por "navalizados" mas apenas os 4 da versão Mk.516 (CSAR) têm pontos de amarração, entre outras características. Nem mesmo a versão SIFICAP foi projectada para ser embarcada.
 
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #144 em: Março 25, 2015, 10:06:37 am »
O Hangar está feito para o Super Frelon (dimensões: 20,8 comprimento e 6,76 de altura) : http://fr.wikipedia.org/wiki/Sud-Aviation_SA321_Super_Frelon

O EH 101 Merlin tem dimensões ligeiramente inferiores (dimensões: 19,53 comprimento e 6,62 de altura)http://pt.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_EH101


Citar
Helicopters

The ship, which has a 1,450m² flight deck, can accommodate up to seven Super Puma helicopters. There are three helicopter landing spots, two on the flight deck and one on the 400m² deck well rolling cover. The flight deck is equipped with a Samahe haul down system. The helicopter hangar has capacity for two Super Frelon helicopters or up to four Super Puma helicopters.
No "de baixo" é que não cabem de certeza  :wink:

Resta a "doca".



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« Última modificação: Março 25, 2015, 10:28:05 am por mafets »
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #145 em: Março 25, 2015, 10:23:33 am »
Citação de: "raphael"
Bom mas....os Lynx também estão com problemas...quantos estão operacionais para vôo atualmente?
Os EH também andam com os seus problemas, que se resolverão a seu tempo.
Constou-me que os EH não cabem em altura no hangar do Sirocco...tenho de apurar melhor essa informação.
Os 4 CSAR diferem dos restantes por terem a capacidade de dobrar a cauda e as pás.
Com as dificuldades de pilotos Comandante, inclusivé com dificuldades de manutenção de tripulações completas nas ilhas, irão destacar tripulações para o Sirocco em caso de necessidade de emprego num teatro afastado de Portugal?
Ao preço que vem o Sirocco só trás 3 lanchas de desembarque, tem capacidade para 6, irá a Marinha adquirir as restantes?
Aeronaves a bordo além de tripulação, implicam pessoal de manutenção agregado ao destacamento, há coisas fáceis de pensar...agora de concretizar...

Data from Jane's All The World's Aircraft



General characteristics

    Crew: 3–4
    Capacity: 26 troops (38 passengers) or 5 tonnes of payload or 4 stretchers (with sonar removed).[143]
    Length: 19.53 m-fuselage length (64 ft 1 in)
    Rotor diameter: 18.59 m (61 ft 0 in)
    Height: 6.62 m (21 ft 8¾ in)
    Disc area: 271.51 m² (2,992.5 ft²)
    Empty weight: 10,500 kg (23,149 lb)
    Max. takeoff weight: 14,600 kg (32,188 lb)
    Powerplant: 3 × Rolls-Royce Turbomeca RTM322-01 turboshafts, 1,566 kW (2,100 shp) (take-off power) each



General characteristics

    Crew: five
    Capacity:
        27 passengers or
        15 stretchers
    Length: 23.03 m (75 ft 6⅝ in)
    Rotor diameter: 18.90 m (62 ft 0 in)
    Height: 6.66 m (21 ft 10¼ in)
    Disc area: 280.6 m² (3,019 ft²)
    Empty weight: 6,863 kg (15,130 lb)
    Max. takeoff weight: 13,000 kg (28,660 lb)
    Powerplant: Three × Turboméca Turmo IIIC turboshafts, 1,171 kW (1,570 hp) each



Citar
The ship, which has a 1,450m² flight deck, can accommodate up to seven Super Puma helicopters. There are three helicopter landing spots, two on the flight deck and one on the 400m² deck well rolling cover. The flight deck is equipped with a Samahe haul down system. The helicopter hangar has capacity for two Super Frelon helicopters or up to four Super Puma helicopters.

The Foudre Class provides full flight-deck support for the simultaneous deployment, including day and night refuelling, of four 9t helicopters.
 
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #146 em: Março 25, 2015, 11:01:21 am »
Citação de: "night_runner"
Citação de: "OPCOM"
Outro ponto importante: todos os EH da FAP são "navalizados" os 4 que refere são é CSAR
Não sei o que o camarada quer dizer por "navalizados" mas apenas os 4 da versão Mk.516 (CSAR) têm pontos de amarração, entre outras características. Nem mesmo a versão SIFICAP foi projectada para ser embarcada.

O OPCOM deve querer dizer que todos os EH101 estão preparados para voos sob o mar, isto é, tem a estrutura preparada para suportar a salinidade do mar. E na prática, todos podem aterrar e descolar do Siroco.
 

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #147 em: Março 26, 2015, 01:06:27 am »
Viva,
Sim e todos os 12 dobram a cauda e as pás. como tinha referido antes em caso de necessidade até a sonda de reabastecimento pode ser montado em qualquer um.
Penso que os CSAR ja os tenham montados, no site da FAP refere isso.
os pontos de amarração não renho conhecimento. Mas deverão ter ou deverá dar para instalar.
Alguém tem conhecimento se é possivel/exequivel  fazer um upgrade e certificar os Lynx para operarem foguetes e misseis tow ou helfire?
Daria assim em caso de necessidade um bom heli de escolta em caso de necessidade.
Sei que lhes foram instalados suportes de armas
 

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night_runner

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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #148 em: Março 26, 2015, 02:18:18 am »
Citação de: "OPCOM"
Viva,
Sim e todos os 12 dobram a cauda e as pás. como tinha referido antes em caso de necessidade até a sonda de reabastecimento pode ser montado em qualquer um.
Penso que os CSAR ja os tenham montados, no site da FAP refere isso.
Não está correcto novamente camarada, só os 4 Mk.516 têm capacidade para dobrar cauda e pás e de instalação da sonda de reabastecimento em voo.
 
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Re: Substituição dos Lynx
« Responder #149 em: Março 26, 2015, 03:15:21 pm »
A unica coisa que penso que os EH101 (não-CSAR) tem, é estarem preparados (fit for but not with), sistema RWR e dispensers de chafts e flares, isto é, possuem a instalação toda, basta se houver necessidade, comprar e instalar os equipamentos.