Boa tarde . Recentemente a ministra da defesa da Alemanha foi até à Lituânia num novinho A400 m.
Mas teve de voltar num velhinho Transall por causa de um problema num motor . A própria Airbus
reconhece que há dois problemas que não vão ter uma resolução para breve , o lançamento de paraquedistas pelas duas portas laterais em simultâneo e o reabastecimento de helicópteros . Numa audição parlamentar na Assembleia francesa , o CEMAT , equivalente do nosso CEME , disse que o A400 m já era uma boa aeronave para transporte logístico , mas deixou duras críticas em relação ao transporte táctico , entenda-se lançamento de paraquedistas , que neste momento só consegue fazer por uma das portas . Os franceses receberam o 15 A400 m já com capacidade para pousar em pistas improvisadas , os primeiros 14 vão ter que voltar para a fábrica para melhoramentos nessa área , já que tinham sido entregues com limitações nessa vertente . Com os Transall a chegar ao fim de vida , os C130 h franceses com taxas de disponibilidade baixas e os C130 j que ainda não chegaram , o CEMAT manifestou preocupações caso seja necessário num futuro próximo lançar uma grande operação aeroterrestre como ocorreu em Timbuctu ,no Mali .
Um abraço .