O Paquete Santa Maria

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papatango

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O Paquete Santa Maria
« em: Dezembro 04, 2005, 05:32:57 pm »
Já agora, e a proposito da peça sobre o "Santa Liberdade" do canal sobre a "História Inventada de Espanha" em que se afirma que o navio era espanhol:

Citar
En enero de 1961, el lujoso trasatlántico español "Santa María" fue secuestrado por el DRIL (Directorio Revolucionario Ibérico de Liberación), un comando formado por españoles y portugueses. Su objetivo era llamar la atención de la comunidad internacional y denunciar las dictaduras de Franco en España y de Salazar en Portugal. Durante los 13 días que duró el trayecto entre Caracas, Vigo y Lisboa, el buque cambió de nombre y pasó a denominarse "Santa Liberdade". Dicho secuestro provocó incluso la intervención de la marina estadounidense. En este documental se rescata del olvido lo que realmente ocurrió con el Santa Liberdade.

conforme descrição do Museu da Marinha:

O navio «Santa Maria», tal como o «Infante Dom Henrique», era considerado um paquete de luxo. Navio a vapor, de casco em aço, foi construído em 1952 nos estaleiros Société Anonyme John Cockerill, à semelhança de outros navios pertencentes à Companhia Nacional de Navegação. Foi destinado à carreira da América do Sul, para transporte de passageiros e de carga.

Paquete de grande prestígio, e o único navio de passageiros português a manter uma ligação regular entre Portugal e os Estados Unidos da América, tornou-se palco da história recente de Portugal em 19 de Janeiro de 1961.

Numa das suas viagens à América Central, entram, num dos portos de escala, vinte membros da DRIL (Direcção Revolucionária Ibérica de Libertação), opositores aos regimes ibéricos. Um dia depois, noutra paragem, o comandante deste grupo, o capitão Henrique Galvão, exilado na Venezuela desde 1959, também embarca.  O sequestro, que envolve a morte de um tripulante e dois feridos graves, dura cinco dias. Ao 5.º dia, o navio é detectado por um avião norte-americano, comprometendo, assim, o objectivo do plano de sequestro em atingir a costa de África. No dia 2 de Fevereiro, depois de quase duas semanas de sequestro, o "Santa Maria" chega ao porto brasileiro do Recife, procedendo ao desembarque dos passageiros e tripulantes. O afundamento do paquete chega a ser considerado pelo governo Português. Os sequestradores antecipam-se e entregam-se, no dia seguinte, às autoridades brasileiras, obtendo asilo político. O assalto do «Santa Maria», uma manobra de contestação revolucionária, entrou para os anais da Ciência Política, ao introduzir a prática de sequestrar navios e aviões com fins políticos.

Recuperado intacto, o "Santa Maria" volta à posse da Companhia Colonial de Navegação, regressando no Tejo, embandeirado em arco, a 16  de Fevereiro. Sete anos depois, é sujeito a uma profunda modernização, passando a fazer cruzeiros à Madeira, Canárias e Caraíbas. Em 1973, ainda na saída da barra de Lisboa, sofre graves avarias. Após o cancelamento dessa viagem, é vendido para a Formosa e desmantelado.


Havia como é conhecido alguns galegos "à boleia", mas a história praticamente nada tem a ver com a Espanha. O navio, deveria segundo os planos, seguir para Angola.

Todo o plano parece aos olhos de hoje, algo tonto. No entanto, tal não é argumento para que se distorça a História

Foto de O Portal da História: Chegada do navio a Lisboa
Pergunto se o navio era espanhol, porque diabo veio para Lisboa...
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

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Luso

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« Responder #1 em: Dezembro 04, 2005, 05:51:23 pm »
É verdade, PT. Também "estranhei" isso.
Mais outra!
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...