A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !

  • 4841 Respostas
  • 578905 Visualizações
*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #435 em: Julho 31, 2020, 11:42:06 am »
Algures nos inícios dos anos 80 fui, levado pelo meu Pai que achava graça ao meu entusiasmo por navios de guerra - e tão complicado era ter informação naqueles tempos - visitar uma Força NATO em Lisboa... visitamos uma fragata da MGP (sei lá qual) e uma fragata do Canadá. Passaram uns 40 anos (sim, a idade já pesa) e nunca esqueci o marinheiro português a lamentar-se que quando trocavam de navios durante a missão verificava a diferença tecnológica para as nossas fragatas ("carregam em um botão e ficamos a "ver" tudo em redor")...

Estamos rapidamente a voltar a essa altura... 

 

Hoje em dia já se nota essa disparidade tecnológica. Basta comparar consolas analógicas das nossas fragatas com consolas digitais dos navios modernos. Para não falar nos sensores, armamento, helis sem FLIR. Aliás, há uns meses publicaram aqui uma foto de uma VdG ao lado de uma Álvaro Bazan, e bem se notava a diferença de dimensão e "imponência" do navio espanhol, fora claro a evolução nos designs modernos.

Certamente que é um factor que também afecta a retenção dos militares.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #436 em: Julho 31, 2020, 12:30:28 pm »
@tenente — Era a configuração do perfil de baixo, com as chaminés em v, a peça OTO Melara de 127 (as mesmas que actualmente equipam as DZP), Sea Sparrow e morteiro ASW.
Talent de ne rien faire
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #437 em: Julho 31, 2020, 01:27:09 pm »
Como o mundo é pequeno! Também fui ver esses navios, da então STANAVFORLANT. O navio português e o canadiano estavam atracados juntos, bordo-a-bordo. Não me recordo da fragata portuguesa, mas acho que era uma Pereira da Silva.

O navio canadiano deixou-me intrigado devido às suas chaminés. Mais tarde, depois de consultar o Jane’s (vantagem de ter almirantes como vizinhos), conclui que era um contratorpedeiro da classe Iroquois.

Também eu! :D

Confesso é que no navio canadiano (penso que era mesmo o Iroquois) mandei as "chaminés esquisitas" passear e obriguei o meu pai a levar-me a ver o Sea King. :mrgreen: :-[
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #438 em: Julho 31, 2020, 03:53:54 pm »
Como o mundo é pequeno! Também fui ver esses navios, da então STANAVFORLANT. O navio português e o canadiano estavam atracados juntos, bordo-a-bordo. Não me recordo da fragata portuguesa, mas acho que era uma Pereira da Silva.

O navio canadiano deixou-me intrigado devido às suas chaminés. Mais tarde, depois de consultar o Jane’s (vantagem de ter almirantes como vizinhos), conclui que era um contratorpedeiro da classe Iroquois.

Bem, então falando em coincidências,eu visitei o Athabaskan (282)  :mrgreen: em 1982 com o meu saudoso avô...

Lembro-me de também ter visitado uma Kortenaer (F810) e uma Leander inglesa, cujo nome e número já não me lembro...mas não me lembro de nessa altura estar lá alguma fragata portuguesa.

Em 1989 lembro-me de ter visitado o USS King (DDG 41)

Fiz mais visitas mas essas são as que me lembro mais
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #439 em: Julho 31, 2020, 03:58:34 pm »
E já que estamos numa de nostalgia (até porque o futuro se apresenta negro), aqui fica uma imagem de uma stanavforlant que descubri pelo Google, com uma Pereira da Silva ali no meio

"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

LM

  • Investigador
  • *****
  • 2456
  • Recebeu: 893 vez(es)
  • Enviou: 3092 vez(es)
  • +533/-73
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #440 em: Julho 31, 2020, 04:15:38 pm »
Como o mundo é pequeno! Também fui ver esses navios, da então STANAVFORLANT. O navio português e o canadiano estavam atracados juntos, bordo-a-bordo. Não me recordo da fragata portuguesa, mas acho que era uma Pereira da Silva.

O navio canadiano deixou-me intrigado devido às suas chaminés. Mais tarde, depois de consultar o Jane’s (vantagem de ter almirantes como vizinhos), conclui que era um contratorpedeiro da classe Iroquois.

Bem, então falando em coincidências,eu visitei o Athabaskan (282)  :mrgreen: em 1982 com o meu saudoso avô...

Lembro-me de também ter visitado uma Kortenaer (F810) e uma Leander inglesa, cujo nome e número já não me lembro...mas não me lembro de nessa altura estar lá alguma fragata portuguesa.

Em 1989 lembro-me de ter visitado o USS King (DDG 41)

Fiz mais visitas mas essas são as que me lembro mais

A Kortenaer (F810) diz-me qualquer coisa - quase que juro que deram-me um panfleto que guardei religiosamente durante anos... outra visita, que valeu-me um poster, que esteve anos no quarto:

   
Quidquid latine dictum sit, altum videtur
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #441 em: Julho 31, 2020, 04:47:57 pm »
@tenente — Era a configuração do perfil de baixo, com as chaminés em v, a peça OTO Melara de 127 (as mesmas que actualmente equipam as DZP), Sea Sparrow e morteiro ASW.

Lá por causa disso não quero que fiques triste, aqui vão duas fotos das chaminés tortas. :mrgreen:




Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, NVF

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #442 em: Julho 31, 2020, 11:18:45 pm »
 :G-beer2: Obrigado, amigo tenente! Curiosamente, iríamos ter mais tarde chaminés com esse formato nas VdG.

Também me recordo de estar lá uma Leader nessa ocasião, mas não me recordo de ter ido a bordo. O Iroquois impressionou-me pela sua dimensão e pelas chaminés, claro.  ;D
« Última modificação: Julho 31, 2020, 11:20:06 pm por NVF »
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #443 em: Agosto 01, 2020, 10:04:58 am »
Como o mundo é pequeno! Também fui ver esses navios, da então STANAVFORLANT. O navio português e o canadiano estavam atracados juntos, bordo-a-bordo. Não me recordo da fragata portuguesa, mas acho que era uma Pereira da Silva.

O navio canadiano deixou-me intrigado devido às suas chaminés. Mais tarde, depois de consultar o Jane’s (vantagem de ter almirantes como vizinhos), conclui que era um contratorpedeiro da classe Iroquois.

Bem, então falando em coincidências,eu visitei o Athabaskan (282)  :mrgreen: em 1982 com o meu saudoso avô...

Lembro-me de também ter visitado uma Kortenaer (F810) e uma Leander inglesa, cujo nome e número já não me lembro...mas não me lembro de nessa altura estar lá alguma fragata portuguesa.

Em 1989 lembro-me de ter visitado o USS King (DDG 41)

Fiz mais visitas mas essas são as que me lembro mais

A Kortenaer (F810) diz-me qualquer coisa - quase que juro que deram-me um panfleto que guardei religiosamente durante anos... outra visita, que valeu-me um poster, que esteve anos no quarto:



Eu também me lembro de darem panfletos, e de os guardar, já não sei é onde é que andam :(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: LM

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #444 em: Agosto 01, 2020, 12:50:48 pm »
Panfletos/booklets de algumas das minhas visitas na decada de 70.
quando a RN ainda tinha uma força permanente no Oriente e o AOR era da classe Rover ! ;)










Abraços
« Última modificação: Agosto 01, 2020, 12:54:39 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #445 em: Agosto 01, 2020, 11:54:19 pm »
A Roberto Ivens podia receber um helicóptero a bordo? Isso é claramente um caso de publicidade enganosa. :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18015
  • Recebeu: 5409 vez(es)
  • Enviou: 5717 vez(es)
  • +7063/-9429
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #446 em: Agosto 02, 2020, 12:41:38 pm »
A Roberto Ivens podia receber um helicóptero a bordo? Isso é claramente um caso de publicidade enganosa. :mrgreen:

Já nessa altura eram aldrabões  :mrgreen:
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #447 em: Agosto 02, 2020, 01:13:30 pm »
A Roberto Ivens podia receber um helicóptero a bordo? Isso é claramente um caso de publicidade enganosa. :mrgreen:

Já nessa altura eram aldrabões  :mrgreen:

Se não me engano nem engano ninguém, li algures que se a torre à  popa, estivesse rodada a 90* era possivel um ALII ou um ALIII operar numa fragata JB.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #448 em: Agosto 02, 2020, 01:33:17 pm »
cá está, o que tinha referido atrás, um ALIII a preparar-se para operar numa das fragatas de classe joão Belo.



Abraços
« Última modificação: Agosto 02, 2020, 01:35:27 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Responder #449 em: Agosto 02, 2020, 01:53:00 pm »
cá está, o que tinha referido atrás, um ALIII a preparar-se para operar numa das fragatas de classe joão Belo.



Abraços

Pois, está aqui no Barco à Vista. Só me pergunto como é que as pás do rotor principal do Alouette III não atingiam a peça de popa mesmo estando virada a 90º.

https://barcoavista.blogspot.com/2009/06/fragatas-classe-joao-belo-tipo-de-navio.html


E é melhor nem olhar para os planos para um hangar telescópico, Sea Sparrow e Exocet...  ::)
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)