Filmes de guerra de Hollywood - criticismo

  • 3 Respostas
  • 4024 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8510
  • Recebeu: 1612 vez(es)
  • Enviou: 666 vez(es)
  • +928/-7195
Filmes de guerra de Hollywood - criticismo
« em: Fevereiro 11, 2008, 10:58:22 pm »
Um texto longo mas a meu ver fabuloso acerca dos filmes de guerra americano e das visões do mundo que eles traduzem.
E sobre muito mais do que apenas cinema.

The Lost Art of War, por Andrew Klavan.

http://www.city-journal.org/2008/18_1_urb-war.html
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Duarte

  • Investigador
  • *****
  • 2341
  • Recebeu: 144 vez(es)
  • Enviou: 424 vez(es)
  • +572/-320
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2008, 11:22:38 pm »
Uma análise bastante correcta. É incrível a influência que Hollywood tem  nas mentalidades das pessoas. Não é de admirar o que se passa neste mundo após esta lavagem cerebral, "courtesy of Hollywood".  :roll:
слава Україна!

“Putin’s failing Ukraine invasion proves Russia is no superpower"

The Only Good Fascist Is a Dead Fascist
 

*

ShadIntel

  • Investigador
  • *****
  • 1509
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 15, 2008, 12:04:07 pm »
Sem dúvida um texto muito interessante, mas é tão longo que quase deixava passar a hora de um compromisso.  ufx29

Eu não culpo tanto os autores dessa obras como o público que "come" esse fast-thought/junk-thought. Considero que o culpado é sempre mais o manipulado do que o manipulador, o burlado do que o burlão...
 

*

Stalker

  • 20
  • +0/-0
    • http://magiadesenvolvimento.wordpress.com
Filmes de guerra de Hollywood - criticismo
« Responder #3 em: Maio 16, 2008, 04:34:04 pm »
É um texto extraordinário, de facto.
Embora haja, certamente, muita coisa que é subjectiva nesta análise, aquilo que realmente interessa é bem verdadeiro, e não só na perspectiva americana.
Eu descendo de uma família de militares, e embora não tenha optado pela carreira militar (devido a uma lógica de força aérea ou nada  associada a má matemática  :cry: ), eu conheço da fonte a lógica do que é ser militar, e do que é ser defensor do território, do povo e da ideologia de um país. E vejo,  também, o que é não respeitar o sacrifício que é essa defesa,  nos jovens e nas pessoas da nossa era. Sinto que a natureza do militar é desprezada, esquecido, retorcida por ideias que não correspondem à realidade.
Um verdadeiro militar, que incorpora a verdadeira filosofia da natureza da sua missão, é uma pessoa a respeitar. Veja-se, uma das coisas que adorei no Transformers foi o respeito por isso. Os militares enfrentava maléficos robots extraterrestres não por serem monstros manipulados por governos e desejosos de destruição, mas porque não havia mais ninguém para a tarefa. Os civis não se podiam  defender de um inimigo tão terrível, e cabia aos militares cumprir essa agenda, mesmo  sabendo que muitos iriam morrer.
Este espírito anti-autoridade que se vive no mundo ocidentalizado é preocupante. As pessoas não querem saber do seu povo, apenas o "eu" interessa.  E a solidariedade que é o epítome do soldado ideal perde-se nessa noção retorcida da realidade. Não sobrevivemos dando a outra face,  certamente. Isso não funciona no mundo real. Com tantos países a desejar recrear ou forjar novos impérios, num mundo cada vez mais dividido, penso em como enfrentaremos uma grande crise militar.  Acorba-nos-emos? Pediremos subitamente ajuda aos nossos desprezados defensores?
Não tenho respostas para isto,  mas o debate acerca das noções contemporâneas de militarismo, espírito militar e autoridade  é um que tem pano para muitas mangas, certamente.