Nova Guerra Hamas-Israel

  • 778 Respostas
  • 39896 Visualizações
*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #706 em: Março 01, 2024, 05:08:15 pm »
Caro colega, o que já mete nojo é a tua argumentação que se resume a demagogia, falsas comparações e uma constante arrogância de que nós somos senhores do mundo e podemos  matar à vontade sem quaisquer consequências.
Continua a engolir toda as estórias e toda a história que defende os bons costumes ocidentais de explorar os seres de segunda, e que a causa-efeito nao se aplica no sentido contrário.
Abracinho.

Ups, a qualidade da pessoa veio ao de cima. É só clicar nuns botõezinhos inconvenientes, e o extremista aparece logo.  :mrgreen:

Ao menos quando quiseres fazer ataques pessoais, acerta em alguma coisa, porque fazes suposições completamente erradas, e isso torna-se patético. Irónico é estar a acusar outra pessoa de ter um sentimento de superioridade (não sei ao certo se é da raça, nacionalidade, de ser Ocidental, ou algo do género), ao mesmo tempo que defende povos e/ou grupos com complexos de superioridade racial/ideológica/religiosa perante os outros todos, ao ponto de chamarem ao resto de "infiéis". Mas já sabemos, que para ti, isto tudo se resume a um Ocidente vs... E quando assim é, não há grande debate para se ter, dada a incapacidade de isolar cada situação/problema.

Mas pronto, na tua cabecinha, achas que a solução para acabar com a criação de colonatos, é ataques terroristas (como se isto alguma vez fosse resultar), e portanto aí, fica tudo dito. Grande humanitário que tu nos saíste pá!
Será verdade???

https://24.sapo.pt/noticias/guterres-consternado-com-tragico-custo-humano_65e0d256fb26ca4a984fa568

https://www.dn.pt/3897614483/israel-admite-ter-disparado-contra-multidao-que-esperava-ajuda-humanitaria-em-gaza/

Neste momento, a única parte que se sabe, é que houve mortos. Há a típica acusação de ambos os lados, e um vídeo (suponho de drone), em que não dá para perceber muito bem o que terá acontecido, mas que pelo menos não deixa clarividente que tenha havido disparos sobre os civis. Israel terá aparentemente admitido (como na primeira notícia) ter abatido um grupo de pessoas que consideraram uma "ameaça" (algo difícil de discernir sem realmente ver o desenrolar da situação), e que as restantes mortes terão sido numa situação à parte fruto do caos em torno dos camiões humanitários. Quanto disto é que é verdade ou não, não sei. Depois temos a versão das autoridades de Gaza, que como já sabemos, mentir é como respirar, e portanto a credibilidade nunca será muita.

Aquilo que eu noto, e até haver mais detalhes do sucedido, é os títulos e imagens utilizadas, é a forma como até os média nacionais (que um cromo neste Fórum diz que são claramente pró-Israel), usam imagens de situações completamente diferentes da notícia (a notícia do DN usa uma foto com edifícios destruídos, duas mulheres e uma criança, em vez de usar algo representativo de camiões humanitários a ajudar civis), e títulos claramente imparciais (not) onde manipulam aquilo que Israel disse, passando de "disparou para um grupo que considerou uma ameaça" para "disparou contra a multidão que esperava ajuda humanitária".

E aqui outro título:
https://zap.aeiou.pt/carnificina-israel-mata-mais-de-100-civis-que-esperavam-por-ajuda-586963

E outro:
https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2024-02/israel-ataque-palestinos-gaza-mais-100-mortos-mais-700-feridos.html

Depois temos esta:
https://sicnoticias.pt/mundo/2024-03-01-Matanca-em-Gaza-EUA-bloqueiam-na-ONU-nota-de-condenacao-a-Israel-b9bf5ed5
Sim, porque se um grupo terrorista diz que A fez B, toda a gente tem que condenar A, sem saber se B é verdade, ou se A realmente tem culpa de B. A lógica da batata em vigor na ONU, qualquer dia vai ter consequências bem graves, se o "diz que disse" passar a ser suficiente para condenar alguém.

Como vemos, não se sabe de nada com nenhum grau de certeza, mas os títulos, tirando uma ou outra excepção, dão como certa a versão do Hamas. O objectivo disto é apenas um: manipulação da opinião pública. Não aprenderam nada com a situação do foguete que caiu no estacionamento do hospital.
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #707 em: Março 01, 2024, 11:07:23 pm »
Ui, por ter usado os mesmos termos que tu, já sou um extremista anti ocidente que faz ataques pessoais. Está bonito isto..
Estiveste tanto tempo em silêncio para vires agora falar de qualidade humana, quando continuas a defender uma  matança?
A unica evolução nas ultimas semanas foi a do número de mortos e da miséria. Reféns, ninguém quer saber deles. Hamas, continua a explodir merkavas. IDF, continua a matar civis. Tudo a correr conforme o previsto.

Hás-de me nostrar onde é que eu disse que ataques terroristas eram a solução para alguma coisa. A solução para acabar com os colunatos, é acabar com os colonatos.

Por acaso a China afirmou recentemente que os palestinianos têm direito à sua defesa, e que no contexto de luta pela sua independência, as ações militares não podem ser consideradas terrorismo. Isso é o que esta definido pelo Direito Internacional.

Eu deixo as minhas reticências pela subjectividade do que pode ser considerado acção militar ou ataque terrorista.
 
Tu, por exemplo, consideras que matar crianças à fome é uma acção militar.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #708 em: Março 02, 2024, 12:32:32 am »
O terrorismo -- pelo menos segundo a definição do Império Britânico da altura -- está na génese do Estado de Israel. Convém não esquecer.
Talent de ne rien faire
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8559
  • Recebeu: 3912 vez(es)
  • Enviou: 722 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #709 em: Março 03, 2024, 05:05:56 pm »
Ui, por ter usado os mesmos termos que tu, já sou um extremista anti ocidente que faz ataques pessoais. Está bonito isto..

Quais termos? É que chamar-te mentiroso quando mentes, ou hipócrita quando o és, é bem diferente de acusar alguém de "superioridade racial" sem ter qualquer fundamento nisso. Mas a mim podes chamar o que bem te apetecer, que continuas zarolho e não acertas uma.  :mrgreen:
Sim, és um extremista anti-Ocidente, algo que fica bem revelado em comentários recentes. Ninguém falou em Ocidente, nem em ser bom, mau ou o melhor, sem seres tu. Lá está, é algo que te está entranhado, e é o argumento a que recorres quando não tens como argumentar.

E ainda tens a lata de usar os mesmos argumentos que os racistas usam. Admites publicamente que és anti-sionista (e se alguém dissesse que era anti-outra coisa qualquer, acusavas de xenofobia), deixas implícito que não se devia ter criado ali um estado "Ocidental", no meio dos outros, e que é "normal" assim haver conflitos, que é o mesmo que alguém dizer a um emigrante que "se não queres sofrer racismo, não vás para o país dos outros". Mas para ti, isto será xenofobia positiva/racismo do bem.

Citar
Estiveste tanto tempo em silêncio para vires agora falar de qualidade humana, quando continuas a defender uma  matança?

Porquê a preocupação do tempo que eu demoro a responder a isto? Não só tenho vida fora disto, não só, ao contrário de ti, não vivo obcecado com o tema "Gaza/Israel", como, quando venho ao Fórum, dou prioridade a outros tópicos. Se estás assim tão desesperado por atenção, podes sempre usar sites de encontros.  :mrgreen:

Quanto à qualidade humana, só falo nela, porque tu queres passar a imagem de boa pessoa (que já ficou comprovado que não o és), de neutralidade e de só te interessares pela paz. Essencialmente, o mesmo MO de vários pró-russos que no início do outro conflito, vinham aqui fingir que eram neutros e pacifistas, mas que entretanto se revelaram.
Tu és simplesmente chato, é rara a publicação que façam aqui, sem que tu mandes uma boca a desconversar, descontextualizar ou simplesmente a implicar. A maioria do que tu escreves está cheio até ao pescoço de cinismo. Repara que criticas muito, mas nunca és capaz de enriquecer o debate com alternativas/soluções. Criticar só por criticar, de nada serve num debate, e mais parece uma birra infantil.

Quanto ao que eu defendo, sabes lá tu. Já se sabe que não tens jeito para tirar ilações, nem inteligência para "ligar os pontos", e muito menos para interpretar o que dizem. Basta ver que, no que foi dito antes, presumiste erradamente uma narrativa de superioridade Ocidental, e de que "nós" (não sei quem) podemos matar à vontade.

Mas a tua táctica aqui, é de tentar rebaixar/vilificar os outros, para tu pareceres moralmente correcto. O Putin usa truques similares.

Citar
A unica evolução nas ultimas semanas foi a do número de mortos e da miséria. Reféns, ninguém quer saber deles. Hamas, continua a explodir merkavas. IDF, continua a matar civis. Tudo a correr conforme o previsto.

E o que tenho eu a ver com isso? Não tenho qualquer influência nos acontecimentos de lá. Mas mesmo que tivesse, teria muito mais chances de arranjar soluções do que tu, que te resumes a birras.

Citar
Hás-de me nostrar onde é que eu disse que ataques terroristas eram a solução para alguma coisa. A solução para acabar com os colunatos, é acabar com os colonatos.

Se calhar não a solução, mas justificativo (quando a conversa era a causa-efeito) para tal acontecer.
E a solução para os colonatos, vai depender da existência de um governo de Israel mais brando (assumindo que o actual não muda de política neste aspecto). Para um governo mais brando chegar ao poder, é preciso que a população que vota se sinta em segurança para votar num partido diferente. Enquanto houver ameaça, dificilmente irá acontecer. A solução para colonatos, não é certamente esfaqueamentos por parte de "civis" a polícias/militares, atirar pedras e esconder-se atrás de ambulâncias, disparar centenas ou milhares de rockets todos os anos, ensinar (doutrinar) nas escolas o ódio por israelitas, etc.
A solução para a paz nunca foi fácil, mas há aqui gente, nomeadamente a extrema esquerda, que acha que a paz aparece havendo apenas boa vontade.

Citar
Por acaso a China afirmou recentemente que os palestinianos têm direito à sua defesa, e que no contexto de luta pela sua independência, as ações militares não podem ser consideradas terrorismo. Isso é o que esta definido pelo Direito Internacional.

Sim, a China é um belo exemplo de respeito pela soberania dos outros, e do seu direito à independência. E a luta pela independência tem muito que se lhe diga. Um maluquinho qualquer disparar contra um quartel militar ou uma esquadra da polícia, e alegar que está a lutar pela independência, é um ataque terrorista.
Existem contextos, existem formas de o fazer, existem regras. O Hamas não só não obedece a nada disto (rapto não faz parte do Direito Internacional, nem o uso de hospitais, escolas e túneis debaixo destes como base de operações), tal como o Hamas não luta pela independência, principalmente quando defendem o controlo da totalidade do território "do rio ao mar".

Citar
Tu, por exemplo, consideras que matar crianças à fome é uma acção militar.

Nope, e não me vês em lado nenhum dizer isso, seja de forma explícita ou implícita. Mas já mencionei esta tua estratégia acima, não é preciso repetir.

O terrorismo -- pelo menos segundo a definição do Império Britânico da altura -- está na génese do Estado de Israel. Convém não esquecer.

E a Alemanha era Nazi, o Japão imperialista, e por ai fora. Todos têm telhados de vidro, e não faz sentido estar a penalizar os países hoje, pelo que os seus antepassados fizeram. Infelizmente, os argumentos históricos, são muito usados quando convém.
Vemos por exemplo a utilização da Filistina como argumento a favor da Palestina ter direito a existir naquela região, e ignora-se que em meados da mesma altura, existiu também um Reino de Israel, o que serviria também de argumento para o direito de Israel moderno existir ao lado da Palestina, e era isto que devia acontecer hoje.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21060
  • Recebeu: 2514 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #710 em: Março 05, 2024, 09:26:03 am »
Chefe da UNRWA denuncia "campanha concertada" para fechar a agência


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21060
  • Recebeu: 2514 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #711 em: Março 05, 2024, 04:26:44 pm »
Ataque aéreo israelita faz 17 mortos em Khan Younis


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21060
  • Recebeu: 2514 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #712 em: Março 06, 2024, 01:35:03 pm »
EUA pressionam Hamas a aceitar acordo de cessar-fogo e voltam a entregar ajuda por via aérea a Gaza


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21060
  • Recebeu: 2514 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #713 em: Março 08, 2024, 10:34:07 am »
Biden confirma que Estados Unidos vão construir porto para enviar ajuda a Gaza por via marítima


 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #714 em: Março 08, 2024, 01:41:05 pm »
Biden confirma que Estados Unidos vão construir porto para enviar ajuda a Gaza por via marítima



Yah.... ao mesmo tempo que enviam armas para repor os stocks dos israelitas, gastos a matar palestinianos...... O ódio nuns e desprezo noutros, que se está a acumular contra o "ocidente civilizado" vai rebentar bem na nossa cara e depois ainda vai haver estupidos a perguntar porquê.
 

*

Malagueta

  • Analista
  • ***
  • 658
  • Recebeu: 174 vez(es)
  • Enviou: 228 vez(es)
  • +139/-101
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #715 em: Março 08, 2024, 02:43:52 pm »
Military officials hinted that this may be a possibility last week when they said the
@USArmy
's "Joint Logisitics Over the Shore" program was being considered for the "maritime corridor"

JLOTS specializes in these types of operations as seen in this document



 

*

Lampuka

  • Analista
  • ***
  • 793
  • Recebeu: 267 vez(es)
  • Enviou: 322 vez(es)
  • +146/-1437
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #716 em: Março 08, 2024, 06:29:46 pm »
Nem de propósito hoje parece que houve pelo menos 5 mortos atingidos pela ajuda humanitária "bombardeada" sobre os palestinianos.
Paraquedas que não abriram, outros que se enrolaram...
Para mim mais uma fantochada para ocidental ver. Assim é mais cinematográfico, quando corre bem.
Se há autorizações para estes lançamentos, porque não há para entrega por terra?
Houvesse real vontade...
João Pereira
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20278
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2249 vez(es)
  • +1344/-3465
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #717 em: Março 09, 2024, 05:16:32 pm »
Nem de propósito hoje parece que houve pelo menos 5 mortos atingidos pela ajuda humanitária "bombardeada" sobre os palestinianos.
Paraquedas que não abriram, outros que se enrolaram...
Para mim mais uma fantochada para ocidental ver. Assim é mais cinematográfico, quando corre bem.
Se há autorizações para estes lançamentos, porque não há para entrega por terra?
Houvesse real vontade...

Têm sido entregues por terra e os mesmos têm sido saqueados.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21060
  • Recebeu: 2514 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #718 em: Março 10, 2024, 06:21:00 pm »
Suécia e Canadá retomam financiamento da agência da ONU para os refugiados palestinianos


 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21060
  • Recebeu: 2514 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #719 em: Março 11, 2024, 09:10:25 am »
Ramadão começa sem cessar-fogo à vista em Gaza