Nova Guerra Hamas-Israel

  • 778 Respostas
  • 40179 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #645 em: Janeiro 10, 2024, 04:53:23 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4540
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #646 em: Janeiro 11, 2024, 11:51:37 am »
O tribunal internacional começa hoje a julgar Israel, acusado de genocídio sobre os palestinos. Os israelitas muito ralados...

Se Israel não resolve o seu problema agora, tal como não o resolveu em finais dos anos 40, será talvez obrigado no futuro a fazer estragos ainda maiores. Todos criticamos a brutalidade dos confrontos mas também esquecemos que com estes dois "beligerantes" o que conta é a lei do mais forte. Por enquanto Israel ainda é o mais forte, aproveite enquanto pode.
Os israelitas têm sempre a opção à qual estão habituados , carregarem as malas e ir viver para casa dos primos nas Américas ou na Austrália. É melhor não virem para a Europa, aqui faz muito frio e já temos refugiados que chegue.





 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #647 em: Janeiro 13, 2024, 10:41:55 am »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #648 em: Janeiro 13, 2024, 12:08:49 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning, Turlu

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #649 em: Janeiro 17, 2024, 12:09:38 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8569
  • Recebeu: 3917 vez(es)
  • Enviou: 723 vez(es)
  • +4988/-790
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #650 em: Janeiro 17, 2024, 03:36:46 pm »
Em primeiro lugar, estamos a falar da divisão da terra santa e da terra prometida, para as religiões monoteistas do planeta. Retirar a religião da equação, é tentar fazer a quadratura do circulo.

Do ponto de vista religioso, Deus prometeu a terra aos povos que Nele  acreditavam.
Assim, não apenas as tribos de judeus receberam a promessa. A promessa foi feita por exemplo também aos Ismaelitas, ou seja: Aos árabes do deserto.

Esses tomaram a terra para eles e sedentarizaram-se mais depressa, mas os judeus, que eram essencialmente pastores, seguiam com os seus rebanhos pelas várias terras até que ficaram prisioneiros do Faraó no Egito e foram escravizados por 4 séculos.
Só então Deus ordena a Moisés que vá ao Faraó e liberte o seu povo. E só então os judeus rumam finalmente à terra prometida.


Podemos não querer discutir as questões biblicas, mas infelizmente é o que eu vejo da parte de muito cidadão de Israel, quando tenta explicar a situação. Eles vêm sempre com a questão de terem direito divino à terra, para justificar terem conseguido o seu controlo mais de três mil anos depois de o terem perdido.

O problema é religioso, tanto do fanatismo religioso do Hamas, que se apoia na religião para continuar a guerra, como do lado do fanatismo dos judeus.

Os judeus que controlam o poder, não são mais que aqueles que assassinaram Itzak Rabin, que era do Likud, ou seja, um partido de direita secular israelita.

As pessoas que estão no poder em Israel, são capazes de matar os seus próprios cidadãos, por razões religiosas.
Por isso não me espanta se o senhor Nethanyau soubesse que algo bem complicado se estava a preparar, e não fez nada.

Ninguém aqui disse que os israelitas são extremistas religiosos, mas as pessoas que estão no poder, são, e isso mostra-nos o que acontece quando para governar, é preciso o apoio parlamentar de fanáticos.

Os israelitas não são nem nunca foram um povo, são uma coleção de grupos. Você tem por exemplo os judeus do oriente, os Mizrahim, que são onde se encontra a maioria dos que afirmam que, o Estado de Israel não tem já direito divino à terra, porque por mais de uma vez, Deus o ajudou, mas os judeus não cumpriram a promessa de serem fieis a Deus e aos seus principios e por isso Deus os expulsou da terra prometida.

Depois tem as várias variações dos Askenazi, os judeus da Europa e da Russia, que neste momento são a maioria, mas que são também os que menos têm a ver com a terra prometida propriamente dita. Para um árabe, muitos dos Askenazi são apenas europeus e americanos que migraram para aquela terra, por razões religiosas, não tendo a ela qualquer direito.

Depois tem os Sefarad, um ramos especifico dos judeus, que são os da Hispania, menos significativos e muito especificos (na idade media, um judeu Sefarad não autorizava filha ou filho a casar com um judeu que não fosse Sefarad)...

O problema não são os cidadãos de Israel, o problema são as pessoas que  neste momento gerem o país, onde o extremismo religioso tem aumentado, e a prova disso são os resultados eleitorais.


A questão é:
Se os judeus, 3200 anos depois têm estes direitos todos, quantos direitos terão os outros ?
Os italianos podiam exigir de volta a Lusitania ocupada ...

A questão como disse acima, é igualmente religiosa.
Mesmo o ponto de vista de que Israel tinha que estar na terra prometida, é posto em causa por teologos judeus, quando afirmam que esse direito dos judeus prescreveu, porque os judeus não cumpriram com a sua parte do pacto, explicito na Aliança entre Deus e o seu povo.
Ao quebrarem o pacto, ao ofenderem Deus, os judeus perderam o direito à terra prometida, e é por isso que foram espalhados pelos quatro cantos da terra.

O que chamamos Sionismo, é uma visão inicialmente muito minoritária entre os judeus, e vem especialmente dos Askenazi, os Mizrahim que durante séculos eram a maioria, não acreditavam no regresso a Sião.
Portanto a tese do regresso à terra prometida, é essencialmente uma criação dos judeus europeus.

A verdade objetiva, é que não existia absolutamente NENHUMA ligação entre os povos europeus que professavam a religião hebraica e a terra que na Biblia lhes tinha sido prometida por Deus há milhares de anos.

A promessa de Deus, foi aliás aos povos que o reconhecessem, o honrassem e a Ele prestassem tributo e sacrificios.
Entre esses descendentes, estão os que hoje conhecemos como cristãos.

Até os que aqui se consideram cristãos, temos tanto direito à terra prometida como os judeus.

O que é que eles são a mais que nós ?

Já vou tarde, mas vou resumir a resposta. A mim não me interessa as religiões. A mim interessam-me soluções práticas que beneficiem os dois lados o suficiente para que haja paz. Com base nisto, se tens um problema, tens de procurar a solução com base na lógica.

Tendo em mãos o problema de criar o Estado de Israel, escolhes a solução mais lógica, que neste caso é olhar para os antecedentes históricos e colocar lá. O factor religioso vai sempre pesar, nem que seja como critério de desempate. Por sorte, aquele território estava livre (não era nenhum Estado), tendo sido dividido entre Israel para os judeus e Palestina (Cisjordânia + Gaza) para os que se identificassem como tal e que já vivessem lá.

A divisão foi mal feita, já que teria tido muito mais lógica que o território palestino fosse um só, e Israel hoje ficava feliz da vida que não tinha que se preocupar com a falta de profundidade estratégica que sofre devido à Cisjordânia. Jerusalém podia ser território neutro, controlado pela ONU. Infelizmente não tomaram esta decisão. Outro problema foi a Jordânia ter ficado com 70% do território original do Mandato, o que estraga logo qualquer tentativa de divisão equitativa. Mas como vemos, não existe qualquer contestação à Jordânia, pura e simplesmente porque são muçulmanos como a vizinhança toda.

A questão religiosa explica sim, o porquê de só Israel ser um problema ali para os países à volta. Mas não é uma questão de serem judeus, é uma questão de não serem Muçulmanos. Se se criasse ali um país cristão, era um problema. Criasses ali um Curdistão, para os Curdos, era também um problema. Crias ali uma fábrica de brinquedos do Pai Natal, era um problema. Jordânia + Palestina? Tudo tranquilo, desde que não sejam "diferentes". O radicalismo não se resume ao Hamas e outros grupos terroristas. O radicalismo está entranhado em grande parte das populações desses países, daí vermos protestos em massa por causa de Gaza, mas não protestam contra o apedrejamento e/ou morte de uma mulher do próprio país.

Entretanto, a situação actual carece de soluções pragmáticas e que não penalizem um lado e beneficiem o outro. Continuo a achar que a ONU, se quer tanto a Paz na região, deveria promover a segurança, começando desde logo por uma capacidade de policiamento dos territórios palestinos. Evitando ataques, nomeadamente provenientes de Gaza, as chances para uma pacificação das relações aumentam drasticamente. Até esta solução ser testada, tudo o resto é palhaçada.

PS: falar de Portugal e de pseudo-direitos de outros sobre o nosso território, é burrice. Portugal conquistou o território, foram séculos de conflitos. Portugal ganhou o direito de existir, não lhe foi oferecido. Tanto Israel como a Palestina têm o direito de existir, mediante soluções favoráveis a ambos e localizados num local onde faça sentido. Fazer uma comparação em que "Os italianos podiam exigir de volta a Lusitania ocupada ..." (e portanto Portugal deixar de existir) é igual aos que defendem o fim de Israel para tudo aquilo ser Palestina, ou o fim da Palestina para tudo aquilo ser Israel.

PS2: O extremismo, em especial a extrema direita, tem crescido um pouco por todo o mundo, algo que pode ser influenciado por vários factores. Até na Europa, incluindo Portugal se tem visto esse fenómeno. A solução, em democracia, normalmente passa por não lhes dar razões para a popularidade subir. Em Israel chegou primeiro, que por exemplo em França ou Itália, porque já existia uma ameaça constante. Se em Israel fossem tudo ateu, a extrema direita iria crescer na mesma, porque andarem constantemente a ser atacados pelo vizinho, terá inevitavelmente esse resultado.
Sabendo que a extrema direita governar Israel é um problema, também se sabe que continuará a ser enquanto existirem ataques vindos do lado.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #651 em: Janeiro 17, 2024, 04:25:32 pm »

Citação de: Helena Ferro de Gouveia
Há alturas em que detesto ter razão. A 9.10.23  fiz esta cenarização. Com a entrada do Paquistão em cena acertei em pleno na minha leitura.

7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21069
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #652 em: Janeiro 17, 2024, 07:27:22 pm »
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4597/-871
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #653 em: Janeiro 18, 2024, 03:52:12 pm »
Eu creio que entendo o ponto de vista do dc, no entanto, lembro que o que considero ser o cerne do problema, é exatamente a questão religiosa. E sem passar por ela, não há volta a dar ao problema.

Citação de: dc
 A mim não me interessa as religiões. A mim interessam-me soluções práticas que beneficiem os dois lados o suficiente para que haja paz.

Essas soluções interessam a toda a gente que gostaria de ver toda a gente a viver em paz, naturalmente.
O problema é que a História nos mostra que, quando há fatores religiosos em jogo, as soluções lógicas, são sempre relegadas para a última posição.

O que eu defendo, para lá de que o HAMAS é uma organização de criminosos, naturalmente, é que quando vemos muitos israelitas a defender a posição de Israel, e quando lhes falam na questão dos territórios ocupados há muitas décadas e nunca devolvidos, a resposta leva sempre ao mesmo:

Israel não tem a mais pequena intenção de devolver nada e pretende os territórios que lhe foram atribuídos, juntamente com os que entretanto conquistou.

E quando perguntamos porque razão Israel tem esse direito, a resposta, invariavelmente, é a resposta que está nas escrituras...
É a terra prometida, prometida aos judeus e temos direito a ela...

Um preceito religioso, que determina o futuro de milhões, porque parte da população de Israel, acredita que tem esse direito, porque o Deus deles, disse, e se disse, está dito, pronto !

Isso, á basicamente o que dizem os extremistas muçulmanos.
E por isso eu afirmo que ninguém sai bem da foto, e não há lados bons nesta triste e infindável guerra.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #654 em: Janeiro 25, 2024, 01:35:57 am »
https://youtu.be/AHc-ldM9fzM?si=IJVBoIizSSgfu6A4


Recente documentário da PBS Frontline, últimos 3 meses na Cisjordânia.
 

*

Kalil

  • Especialista
  • ****
  • 987
  • Recebeu: 302 vez(es)
  • Enviou: 216 vez(es)
  • +87/-463
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #655 em: Janeiro 25, 2024, 01:38:52 am »
https://www.bbc.com/news/world-middle-east-68065903


Israel-Gaza war: IDF says 24 soldiers killed in Gaza in one day
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #656 em: Janeiro 26, 2024, 06:01:45 pm »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #657 em: Janeiro 30, 2024, 11:27:40 am »
Duvdevan (unidade 217) a mostrar como é que se faz. Não há muitas unidades a trabalhar desta forma, mas que são bastante eficazes, são!

https://twitter.com/Osint613/status/1752223256277356655
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

FoxTroop

  • Investigador
  • *****
  • 1845
  • Recebeu: 669 vez(es)
  • Enviou: 389 vez(es)
  • +336/-6308
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #658 em: Janeiro 30, 2024, 12:18:53 pm »
Duvdevan (unidade 217) a mostrar como é que se faz. Não há muitas unidades a trabalhar desta forma, mas que são bastante eficazes, são!

https://twitter.com/Osint613/status/1752223256277356655

Tens noção que isto é, para todos os efeitos, um crime e que qualquer um que seja capturado a fazer isto durante um conflito é fuzilado na hora, de acordo com as leis da guerra?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1346/-3467
Re: Nova Guerra Hamas-Israel
« Responder #659 em: Janeiro 30, 2024, 12:48:25 pm »
Duvdevan (unidade 217) a mostrar como é que se faz. Não há muitas unidades a trabalhar desta forma, mas que são bastante eficazes, são!

https://twitter.com/Osint613/status/1752223256277356655

Tens noção que isto é, para todos os efeitos, um crime e que qualquer um que seja capturado a fazer isto durante um conflito é fuzilado na hora, de acordo com as leis da guerra?

Consigo imaginar 50 desculpas para isto, como por exemplo:
- eles terem resistido;
- terem-se mostrado uma ameaça,
- etc.

Também consigo imaginar 50 razões como isto foi uma execução sumária.

Infelizmente a câmara só mostra a entrada no edifício e não a ação propriamente dita.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.