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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 05:02:35 pm

Título: Substituição dos UMM
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 05:02:35 pm
portugal não poderia substituir os UMM por humvees, em vez de os militares andarem em umm´s velhitos, porque não o exército começar a sbstituição dos umm por humvees, atenção eu estou a falar em apenas viaturas de transporte de pessoal, ou seja, substituição dos UMM por humvees blindados!!!
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 04, 2008, 05:06:38 pm
A substituição dos UMM já começou à muito tempo.

 :arrow: http://www.exercito.pt/portal/exercito/ ... 320.02.pdf (http://www.exercito.pt/portal/exercito/_specific/public/allbrowsers/asp/meios_operacionais/media_MeiosOp/Viaturas/12110.2320.02.pdf)
Título:
Enviado por: Instrutor em Junho 04, 2008, 05:13:25 pm
O Toyota Land Cruisers vieram para substituir os jipes tácticos não blindados do Exército incluindo os UMM c34x
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 04, 2008, 05:17:18 pm
UMM por Hummer :oops: .
Título:
Enviado por: Johnny em Junho 04, 2008, 05:24:00 pm
Então os UMM foram todos substituidos por os Toyota Land Cruiser? Já agora quantos Toyota foram adquiridos?
Título:
Enviado por: Instrutor em Junho 04, 2008, 05:25:19 pm
Eu nao sei a certo mas cerca de 400 penso que foram para as Forças Armadas.
Título:
Enviado por: pmdavila em Junho 04, 2008, 05:27:11 pm
Um Land Rover é melhor todo-o-terreno que um HMMWV. Além de que é mais pequeno, ou seja, dá para "enfiar" em mais lugares. Quanto ao consumo, o dos HMMWV é gigante...mas olhando para as características destes Land Cruiser (6 cilindros, motor 4.164 cm3), também não deve ser pêra doce...

O substituto natural do UMM seria sempre um veículo desta categoria, como um Nissan Patrol, ou um Land Rover Defender.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 05:28:29 pm
Citação de: "PereiraMarques"
UMM por Hummer :oops: .



pouca fiabilidade???? aqueles hummers custam pa caramba, e depois têm pouca fiabilidade????explique lá. se faz favor


se começaram a ser substituidos, então porque é que o regimento de lanceiros 2 ainda tem umm???


cumprimentos
Título:
Enviado por: Instrutor em Junho 04, 2008, 05:33:39 pm
Cada Hummer custa por volta dos 100 mil euros tem um motor 6000cm3 a gasolina, nao queira comparar uma Land Cruiser com um motor na ordem dos 4000cm3 a gasoleo ainda se poupa um bocado cada Land Cruiser custou ao estado cerca de 15 mil euros fabricado pela Salvador Caetano, ou seja, ainda por cima é fabricado ca.
No entanto acho que é luxo de mais para uma secção armada com cinturao pronto para combate, G3 entre outro equipamento, ai ai ai aqueles banquinhos almofadados, alguns ja eram..... :lol:
Título:
Enviado por: Johnny em Junho 04, 2008, 05:38:28 pm
Boas... não sei se isto tem a ver mas o regimento de lanceiros 2 senão me engano é onde se encontra situado a Polícia do Exército que tem a seu cargo  as cerimónias de honras militares onde o UMM normalmente é utilizado o que justifica a sua utilização
Título:
Enviado por: pmdavila em Junho 04, 2008, 05:42:19 pm
Aqui no Quartel General da BrigInt, em Coimbra, só se vêem UMM. Só agora, com as comemorações que estão a decorrer, é que se vêem alguns Land Cruiser. Se forem ao RG1, também só encontram UMM...
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 04, 2008, 05:44:34 pm
Como todos sabemos os UMM provavelmente ainda serão uma visão nas nossas unidades durante mais uns anos. Os Land Cruiser são muito fiáveis, relativamente económicos e inclusiver melhores em TT do que os UMM.

Os Hummer...prefiro não falar.
Título:
Enviado por: tyr em Junho 04, 2008, 05:47:31 pm
a utilização dos umm chama se poupar dinheiro, se eles andam, porque não usalos, assim compraram se menos toyotas, para alem de poupar os que vieram (que para mim comparados com os UMM ficam a perder exepto no serem mais novos).
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 04, 2008, 05:49:04 pm
A sério? Olhe que a minha opinião deles foi bastante positiva (é claro que também andei muito pouco neles). :oops:
Título:
Enviado por: tyr em Junho 04, 2008, 05:50:09 pm
os toyotas são muito sensiveis e pouco duraveis quando comparados com os UMM.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 04, 2008, 05:50:09 pm
Citação de: "major-alvega"

pouca fiabilidade???? aqueles hummers custam pa caramba, e depois têm pouca fiabilidade????explique lá. se faz favor

Citar
Portugal adquiriu algumas unidades deste veículo que foram enviadas para Timor, após o referendo naquele país e o envio de forças multi-nacionais de paz. A aquisição daqueles veículos demonstrou ter sido uma má opção. Um dos primeiros problemas detectados foi o extremo consumo de combustível. Habituados a um país onde o combustível é extremamente barato, os norte-americanos não se preocuparam exactamente com questões como o consumo, quando desenharam o veículo.

Posteriormente, foram detectados problemas ao nível do diferêncial, ( partia com elevada frequência), ou com motores quebrados. A resistência dos pneus, também deixou muito a desejar, tendo sido registados numeros elevados de furos.

Como se estas deficiências não fossem suficientes, o Humvee revelou-se um equipamento incapaz de atravessar pequenos rios ou charcos com mais de 30 cm de altura. Em muitas ocasiões,(normais em Timor-leste), os Humvee pura e simplesmente ficavam parados no meio da agua, sem possibilidade de saída que não fosse através de reboque.

Mais tarde foram mesmo detectados problemas de infiltração dentro da cabine, tendo-se finalmente chegado á conclusão de que o veículo era completamente inadequado ás condições tropicais de Timor, e decidido a sua "evacuação"

Os veículos foram substituidos pelos velhos e confiáveis UMM-Alter de fabrico português :lol: , que se mostraram muito mais capazes e adequados ás exigências operacionais em Timor.

Embora as questões técnicas tivessem sido colocadas ao fabricante, este desculpou-se com a condução e uso demasiado agressivo que os portugueses davam ao veículo, embora o treino tenha sido dado nos Estados Unidos.

No fim de 2005, no seguimento do envio de tropas portuguesas para o Afeganistão, os Hummer ao serviço do exército português foram convertidos para um novo padrão, tendo passado a dispor de blindagem contra armas ligeiras.

Desta forma, o veículo M-1025/A2, deixou de estar disponível no exército português tendo sido substituido pelo Hummer-M-PAV-2.

 :arrow: http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/T ... nn=25&p=77 (http://www.areamilitar.net/DIRECTORIO/TER.aspx?nn=25&p=77)

Citação de: "major-alvega"

se começaram a ser substituidos, então porque é que o regimento de lanceiros 2 ainda tem umm???


Boa pergunta...mas aqui devemos considerar uma situaçao, o RL2 usa os seus UMM como veiculos de "patrulha policial" em meios urbanos, portanto nao necessitam tanto de um veiculo TT como, por exemplo, um Batalhao de Infantaria. Neste sentido, e provavel que seja das ultimas a ver os UMM a ser substituidos e que, a ser substituidos, possam ser, pelo menos parcialmente, por ligeiros de passageiros, a semelhanca dos WV Golf que ja usa.
Título:
Enviado por: Cabecinhas em Junho 04, 2008, 05:50:32 pm
Hummve ou Hummer =  :Ups:
Título:
Enviado por: tyr em Junho 04, 2008, 05:52:55 pm
e nunca fiquei atascado num UMM (exepto uma vez, mas foi por submersão e entrada de agua no filtro do ar, mas a reparação fez se no campo com muita facilidade, filtro do ar ao lado da lareira até secar, montar e esta a andar)
Título:
Enviado por: tyr em Junho 04, 2008, 05:54:14 pm
HMMV, foneticamente diz se HUMMVE, mas foi a muito alcunhado de HUMMER.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 06:09:30 pm
de facto fiquei decenionado , mas ao mesmo tempo feliz por saber que os nossos UMM são melhores e mais fiaveis que os hummer!!!!


mas, os americas usam humvee´s como será a situação deles???
Título:
Enviado por: lexivia em Junho 04, 2008, 06:15:23 pm
Não estou a põr em causa qualquer das caracteristica do UMM mas a ideia com que fiquei das palavras de um familiar meu que esteve no Afeganistão e era o chefe da mecânica é que os humvee's aguentaram imenso naquelas condições e que era um bom veículo. Mas que eles já estão a precisar de uma reforma também é verdade.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 06:16:28 pm
vejam só isto, depois o exército português é isto e aquilo, os americas são um pouco totos, vejam bem esta noticia:


HUMVEE NO IRAQUE
UM CAIXÃO SOBRE QUATRO RODAS




 

          Com o agravamento dos combates em áreas urbanas no Iraque, os Estados Unidos estão sofrendo grandes perdas de soldados em veículos HUMVEE, conforme dados divulgados pela revista NEWSWEEK (April, 25, 2004).

          Até o mês de abril 789 soldados da coalizão foram mortos, destes 686 eram americanos, dos quais 142 vitimados por minas terrestres ou explosivos colocados de forma improvisada ao longo das estradas iraquianas e 48 morreram em razão de ataques com os agora temidos RPGs, existentes aos milhares na região.

          Outro dado curioso é o fato de um em cada quatro soldados vitimados em combate poderiam estar vivos se estivessem utilizando veículos blindados, isto sem falar nos milhares que foram vitimados por terríveis ferimentos por estarem em veículos totalmente desprovidos de blindagem o que tem acarretado um grande número de mutilados.


 
O dia dia no Iraque. Crédito da foto: AP/Muhammed Muheisen Humvee destruído e exibido como troféu. Crédito da foto: AP/Muhammed Muheisen

          Segundo a mesma publicação, faltam 1800 Humvees blindados para dar uma proteção mais adequada aos combatentes americanos na região.

          As táticas usadas pelos Iraquianos para imobilizar os Humvees é bastante simples, atiram sobre o motor que não possui qualquer proteção blindada, imobilizando o veículo, obrigando desta maneira aos soldados americanos a procederem sua destruição. Daí vermos pela televisão vários deles em chamas e completamente abandonados para serem depenados e exibidos como troféu pela população e combatentes locais. Outra tática também muito usada é a colocação de explosivos nas margens das estradas, que detonados destroem o veículo que passa do longo da via, matando ou ferindo os tripulantes.

          Os americanos já perceberam seu erro doutrinário no emprego de veículos sem blindagem e estão improvisando o máximo possível, na tentativa de blindar estes veículos, para uma maior sobrevida quando envolvidos neste tipo de combate. A médio prazo várias empresas estarão apresentando soluções para este problema, mas até lá o preço será alto.

          O curioso é que estão apelando para tudo, usam deste madeira, sacos de areia, espuma de poliuretano que absorve choque até chapas metálicas que são agregadas aos veículos nas mais variadas formas, chegando muita das vezes a descaracterizar todo estilo que envolveu a criação e fabricação do que seria o novo símbolo das forças armadas americanas, baseado no conceito do velho Jeep desenvolvido na segunda guerra mundial, lembrando muito mais a famosa série de cinema MAD MAX...


 
 
 
Diversos modelos improvisados para blindar um Hmvee. Crédito das fotos: http://community.webshots.com/album (http://community.webshots.com/album)


          Vale ressaltar que não estão blindando apenas o Humvee, mas diversos modelos de caminhões, como forma de sobreviverem e garantirem os comboios de suprimentos que são atacados todos os dias pelos rebeldes e que são vitais para a manutenção da máquina de guerra norte-americana, pois para se ter uma idéia, um Humvee consome 3,8 litros de diesel por quilômetro rodado nesta situação.

 
Alguns modelos de improvisação para blindar caminhões. Crédito das fotos: http://community.webshots.com/album (http://community.webshots.com/album)
 


          Isto deve servir de alerta para o Exército Brasileiro, carente em recursos e ainda mais em veículos blindados leves que possibilitem um enfrentamento contra tropas irregulares em futuras intervenções que se farão necessárias, num futuro próximo, nas grandes cidades brasileiras dominadas por “gangues armadas” comandadas pelo narcotráfico e que estão tomando uma dimensão preocupante na atualidade.

          Precisamos estimular a indústria nacional a desenvolver veículos blindados leves sobre rodas aptos a sobreviverem em combates de baixa intensidade, rever alguns conceitos, aprender e assimilar com a experiência alheia e adquirí-los em quantidade capaz de suprir a demanda, principalmente no Exército e também nas Forças Policiais, pois o que temos são apenas "brinquedos" diante da dura realidade que se vislumbra no horizonte...

          Mesmo possuindo veículos blindados mais poderosos sobre rodas como os 8x8 Stryker, os americanos estão evitando usá-los em combates urbanos, mesmo depois de ter aplicado as blindagens gaiolas, inspiradas nas necessidades russas e criadas por uma empresa Ucraniana como lições aprendidas com altas perdas na guerra da Chechenia, mas isto já é outro assunto...

 

FICHA TÉCNICA HUMVEE 1043 A2
TESTADO PELO EXÉRCITO BRASILEIRO EM 2002

Fabricante: AM General LLC
País: Estados Unidos
Tripulação: 4 homens
Comprimento: 4,84m
Altura: 1,88m
Largura: 2,16m
Peso vazio: 3.295kg
Motor: GM Diesel V8, 6,5 litros, 160Cv, refrigerado a água
Transmissão: GM 4L80E, automática de quatro velocidades, sempre 4x4
Suspensão: Independente por molas helicoidais e amortecedores hidráulicos de efeito duplo
Pneus: Tipo Run-Falt 36x12,5-16,5
Velocidade máxima: 135km/h em estradas e 50km/h no campo
Aceleração: de 0 a 48km/h em 7 segundos; 0 a 80km/h em 20 segundos.
Sistema Elétrico: 24/12 volts, 200Amp
Autonomia: 563km.
Capacidade de combustível no tanque: 93 litros de Diesel
Rampa máxima: 60%
Lateral máxima: 40%
Vaus: sem preparação: 0,76m; com preparação: 1,52m

 
Humvee 1043 A2 em uma pausa nos testes realizados pelo Exército Brasileiro em 2002. Crédito da foto: autor




portugal nunca iria cometer este erro!!!!! tenho a certeza.

cumprimentos e digam o que acharam da noticia!!!!
Título:
Enviado por: Lancero em Junho 04, 2008, 06:53:36 pm
Citação de: "tyr"
os toyotas são muito sensiveis e pouco duraveis quando comparados com os UMM.


Já andei com Toyotas em locais muito complicados e nunca nenhum me deixou mal. Em África são mesmo preferidos aos Defender (e não é só pela diferença de preço).

O problema do UMM é a pouca potência para o peso.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg45.imageshack.us%2Fimg45%2F1557%2Fdigitalizar0004op7.jpg&hash=666787e3b3e07b4a8bc58aa97b3e9753)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg109.imageshack.us%2Fimg109%2F2327%2F58200013um5.jpg&hash=e652d40c8ebb3bcb79c08c9bd204b90a)
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Junho 04, 2008, 08:34:25 pm
Perdoem-me, mas algum dos caros foristas já conduziu um UMM, seja ele civil ou militar?

Todos os veículos pesados, ligeiros têm limitações e defeitos. Os UMM`s não fogem a essa regra.

Por isso não entendo a ma fama que criaram em torno de um veiculo que há 30 anos se mantém ao serviço.

Para além de tudo o que a politicas diz respeito, o UMM é um e uma excelente viatura.

De uma vez por todas, vamos valorizar o que é nosso!

Um Abraço,
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 10:44:02 pm
o meu pai é militar e ele afirma que os UMM são muito bons!!! e ele diz tambem que os humvee são bons, mas disse que algumas dessas avarias são normais pois os veiculos estão sujeitos a muitas condições metereologicas e terrenos muito irregulares!!!!

na minha opinião tanto os UMM como os HUMVEE`s são muito bons!!!
Título:
Enviado por: papatango em Junho 04, 2008, 11:00:23 pm
O UMM-Cournil é um veículo que já deu o que tinha a dar.
Poderia ter sido interessante se tivesse sido adquirido em quantidade pelas forças armadas, mas isso não aconteceu.

Caso contrário poderia ter resultado numa família de veículos, mas nós não tinhamos industria automobilistica e era necessário importar os motores e parte da mecânica.
Esquecemo-nos de que hoje temos em Portugal uma fábrica de automóveis (a Autoeuropa) mas que antes só tinhamos montadoras de automoveis.
A incorporação dessas montadoras era a mão de obra nacional e pouco mais.

Qualquer veículo nacional precisa de um minimo de suporte nacional e a UMM não tinha, ou então não conseguiu demonstrar que tinha, capacidade para ser um parceiro de confiança para as Forças Armadas.

O caso do UMM faz-me lembrar o tanque brasileiro Osório.
Toda a gente critica o governo brasileiro por não ter comprado o tanque, esquecendo que quem afundou a Engesa foram os sonhos das arábias dos directores da empresa.

De qualquer jeito, o UMM era um veículo interessante por uma razão:
Facilidade de manutenção, pois podia ser remendado por pessoas sem grandes conhecimentos.

Ah... e é verdade, ele partia, mas era fácil de soldar.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Junho 04, 2008, 11:08:20 pm
Legau..cara c34x

Tanto "brasileiro":
industria automobilistica
montadoras
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 11:10:00 pm
Citação de: "lexivia"
Não estou a põr em causa qualquer das caracteristica do UMM mas a ideia com que fiquei das palavras de um familiar meu que esteve no Afeganistão e era o chefe da mecânica é que os humvee's aguentaram imenso naquelas condições e que era um bom veículo. Mas que eles já estão a precisar de uma reforma também é verdade.


os humvees a percisar de reforma??? mas há quanto tempo o nosso exercito tem os humvee´s???
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 04, 2008, 11:13:32 pm
mas porque não adquirir humvee´s novos???
Título:
Enviado por: lexivia em Junho 04, 2008, 11:33:40 pm
Citação de: "major-alvega"
Citação de: "lexivia"
Não estou a põr em causa qualquer das caracteristica do UMM mas a ideia com que fiquei das palavras de um familiar meu que esteve no Afeganistão e era o chefe da mecânica é que os humvee's aguentaram imenso naquelas condições e que era um bom veículo. Mas que eles já estão a precisar de uma reforma também é verdade.

os humvees a percisar de reforma??? mas há quanto tempo o nosso exercito tem os humvee´s???

Sim a precisar de reforma! Timor, Afeganistão, balas, RPG's, avarias, acidentes, más condições metereológicas, caminhos de cabras, tem tendência a desgastar bastante as viaturas.

Citação de: "major-alvega"
mas porque não adquirir humvee´s novos???


Estavam a pensar nisso de forma a manter operacional a frota destacada no Afeganistão, o de reserva que ficou em Portugal já foi para o Afeganistão e a falta de dinheiro e/ou concurso para adquirir novo 4x4 blindado faz com que as coisas aparentemente estejam paradas e que nem se arranje os HUMVEE's gravemente danificados (devido a fogo inimigo).
Abraço!
Título:
Enviado por: Bravo Two Zero em Junho 04, 2008, 11:45:28 pm
Pela minha experiência pessoal, o Land Rover e o Toyota Land Cruiser são a génese perfeita de como um todo o terreno deveria ser.

O defeito do UMM era a sua motorização. Aquele 2.5 TD da Peugeot era um martírio para problemas de refrigeração. Talvez com um motor alemão ou japonês, porque o UMM tinha excelentes capacidades offroad e uma carroçaria quase indestrutível.

PS. Não cumpri SMO, mas conduzi um ALTER II Longo dos BVM durante 4 anos.
Título:
Enviado por: tyr em Junho 05, 2008, 12:31:53 am
ja andei em toyotas (tanto as pick ups, que não interessam aqui para o caso como o jeeps), umm alter e umm cornilho, e para mim o que prefiro para ter no mato é de longe o cornilo, pois é o mais robusto e facil de arranjar (desenrascar) no meio do nada, e o pior nessa area é o toyota.
Título:
Enviado por: tyr em Junho 05, 2008, 12:48:08 am
Existe uma mentalidade de que o que é novo é melhor do que o que é antigo (e na maior parte dos casos isso é verdade), mas nem sempre é assim, por exemplo a troca das Berliet Tramagal, pelas DAF, foi bom a nivel de poupança de combustivel e viagens em estrada, mas a nivel tatico é como comparar a forma de nadar de um golfinho com a forma de nadar de um caniche.
e a substituição da G3, apesar de para muitos ser importente, para mim e para muitos é um desperdicio, pois as opções que nos são dadas são piores do que o que temos (mas como é novo e no calibre da moda).
Título:
Enviado por: HSMW em Junho 06, 2008, 09:47:42 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM1803.jpg&hash=6be76afd893fc5c517012662d493c2d1)
Eles continuam por aí e não são assim tão poucos.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 06, 2008, 09:49:56 pm
no regimento de lanceiros 2 é o que não falta!!!!



ps: os volkswagen golf´s é que acho que deveriam ser substituídos pelos novos volkswagen jetta!!! :D  :D
Título:
Enviado por: HSMW em Junho 07, 2008, 05:49:05 pm
E se eu disser que...
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi279.photobucket.com%2Falbums%2Fkk144%2FHSMW%2FCavalaria%2FHPIM1983.jpg&hash=df6db2ddf56036fb904d5d2983f9970c)

Só! E não, não deu a volta.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 07, 2008, 05:54:52 pm
Ui, tenho a leve impressão que a minha prole (que está por nascer) ainda vai andar nisso. :wink:
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 08, 2008, 05:35:47 pm
vocês acham que os UMM deveriam ser substituidos?
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Junho 08, 2008, 06:52:07 pm
Claro que sim!

Por outros UMM`s.
Com vontade politica e mais algo... Revistas as lacunas (sobejamente conhecidas), seria uma grande contratação para o sec  XXI.

Um Abraço.
Título:
Enviado por: pedro em Junho 08, 2008, 07:03:44 pm
Sou da mesma opiniao. :wink:
Cumprimentos
Título:
Enviado por: Lightning em Junho 08, 2008, 07:13:18 pm
Amigos eu não tenho nada contra o UMM mas penso que quando chega a altura de substituir um sistema de armas qualquer há que encontrar o melhor substituto possivel e não nos podemos levar pela nostalgia.

Há que encontrar o mais barato (ao Estado interessa é o preço), o mais eficiente no cumprimento da sua missão, que tenha melhores contra-partidas ou acordos de qualquer género, possivelmente que possa ser construido em Portugal e por Portugueses (Pandur II, NPO, etc), e outros requesitos que eu nem sei, no fundo tem que ser o melhor, o melhor.

Se for viável uma modenização dos UMM e eles fiquem ao mesmo nivel de um veiculo modermo que se faça, senão é reforma-los...

A nostalgia é inimiga da evolução, é importante recordar o passado e os feitos de Portugal mas temos que exigir o melhor, senão e se ainda fosse possivel (ironia) ainda ai andava o Exército do D. Afonso Henriques e a Marinha do Vasco da Gama.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 08, 2008, 07:25:30 pm
neste momento, qual é que era o veiculo que vocês escolhiam para substituir os UMM?
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Junho 08, 2008, 07:40:06 pm
Estou inteiramente de acordo com o o seu ponte de vista.
Mas exemplos de como se preteriu o material "português" as luvas de um qualquer general ou afim, são inúmeros.
Cito apenas dois.

Concurso da Berliet vs DAF (e lembro que a Berliet proposta, nada tinha a ver com o modelo que anteriormente tão boas provas tinha dado).
Concurso da Lusa vs FAMAE S.A.F. (nada tem a ver com um concurso directo do Exercito, mas...)

E com a crise que atravessa o sector dos componentes para a indústria automóvel, seria um bom impulso para a mesma.
Tirando ser o motor, julgo que todos os outros componentes poderiam ser 100% made in Portugal.

Um Abraço.
Título:
Enviado por: legionario em Junho 09, 2008, 10:37:21 am
Tenho pena que a Uniao Metalo Mecanica tenha deixado de fabricar e de desenvolver o jipe UMM .

Trata-se dum véiculo rustico, fiavel e "passe partout" , muito apreciado até por muitos civis, bombeiros, etc. que ainda continuam a utiliza-lo, tanto em Portugal como nalguns paises .

Portugal tem as condiçoes para desenvolver, fabricar e comercializar um véiculo ligeiro tactico que seria declinado em varias versoes e destinado a todos os ramos das FA e às diversas policias.
O mercado neste segmento esta longe de estar saturado e as perspectivas de o exportar para rentabilizar o projecto sao boas... tanto mais nao seja pelo preço das viaturas concorrentes : Land Rover, Toyota, etc.  Estes ultimos modelos para além de serem muito caros, têm uma manutençao dispendiosa...
Título:
Enviado por: João Oliveira Silva em Junho 11, 2008, 04:07:50 pm
Citar
vocês acham que os UMM deveriam ser substituidos?
Citar
Claro que sim!

Por outros UMM`s.
Com vontade politica e mais algo... Revistas as lacunas (sobejamente conhecidas), seria uma grande contratação para o sec XXI.


Nunca estive tão de acordo com qualquer afirmação feita no fórum como com esta última do Nuno Calhau.
500% de acordo.
Substituidos, sim mas por modelo nacional, mesmo que produzido sob licença. A UMM já não existe mas a Fabrequipa parece-me que está a fazer um excelente trabalho com os pandur... e creio que não lhe será muito dificil produzir umas " carradas " de jeep's ligeiros.
Forças Armadas, bombeiros, câmaras, empresas, particulares, exportação, são potenciais clientes desde que haja vontade e os corruptos do costume não matem o bebé...
Cumprimentos,
Título:
Enviado por: lurker em Junho 11, 2008, 04:23:18 pm
Citação de: "João Oliveira Silva"
mas a Fabrequipa parece-me que está a fazer um excelente trabalho com os pandur... e creio que não lhe será muito dificil produzir umas " carradas " de jeep's ligeiros.


Dificil não, é virtualmente impossível.
Os jipes civis são produtos que vendem dezenas ou centenas de milhar por ano.
Quando um produto é fabricado em grandes quantidades, torna-se lucrativo investir fortemente na concepção e no processo de montagem para baixar os custos por unidade.Isto leva a produtos extremamente optimizados para ser fabricados em linhas de montagem extremamente caras.

Por muito sofisticados que seja, a produção de um veiculo como um Pandur ou mesmo um tanque é imensamente mais artesanal.
Título:
Enviado por: tyr em Junho 11, 2008, 05:34:20 pm
Mas um jeep militar, deve ser simples, robusto, fiavel e sem nenhum sistema electronico no motor.
ou seja, não é preciso investir muito na sua concepção.
Título:
Enviado por: tyr em Junho 11, 2008, 05:37:40 pm
se me derem a escolher (estu a falar para operações militares) entre um Rangerover moderno e um Willys da 2 GM prefiro 1000 vezes o willys (mesmo apesar de usar gasolina) pois não existem riscos de falhas electronicas, qualquer avaria conserta se no meio do mato e aguenta porrada até mais não.
Título:
Enviado por: Nuno Calhau em Junho 11, 2008, 07:54:31 pm
Caro João Oliveira Silva.

Fico imensamente feliz, por não ser o único a acreditar piamente no "560".

O que foi feito da Movauto?
Já por aqui se falou, que o país necessitava de "N" Auto-Europas. Esquecendo-se porem, que antes desta, já a Movauto, Metalurgia Duarte & Ferreira, Opel da Azambuja etc. etc. Existiam e montavam automóveis.
Basta reactivar a Moveauto, que os UMM, ou outro 4x4, saem como "pães quentes".
Coloque-se o real interesse do país há frente dos interesses pessoais, e as coisas fluem.
Como já foi dito, três ramos armados, mais a GNR, PSP, Bombeiros, Câmaras, EDP, CTT, um sem número de entidades estatais e privadas com as quais se poderia contar para o arranque da produção em massa.
Mas...

Um Abraço.

PS

Ironia, ou não...


http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~4785.asp (http://forumm.forumco.com/topic~TOPIC_ID~4785.asp)
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 11, 2008, 08:54:57 pm
sinceramente penso que não seja dificil a produção de novos UMM, para que ir comprar humvee´s!! tudo bem são bonitos, e bons, mas os UMM são a "velha escola", poruqe não  a fabrequipa produzir cerca de 50 viaturas ou 100 anuais??


cumprimentos.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 12, 2008, 09:59:44 am
Porque o UMM não tem blindagem e suspeito que não pudesse levar a blindagem que o Hummer leva.

Porque a firma práticamente faliu e até à uns anos fabricava o UMM SE houvesse encomenda para tal.

Porque o UMM não é o TT perfeito e há muito espaço para melhorias.
Título:
Enviado por: legionario em Junho 12, 2008, 10:08:10 am
Quando se fala de produzir jipes UMM, estamos, penso eu, a falar de um modelo modernizado...
Título:
Enviado por: raphael em Junho 12, 2008, 10:47:31 am
O problema é que os custos de produção de um novo modelo com o respectivo desenvolvimento, mesmo aproveitando uma plataforma e chassis existentes, tem um custo exponencial que neste momento não acredito que exista uma empresa nacional com essa capacidade.
A única indústria de produção de veículos motorizados portuguesa com capacidade de se manter no mercado é neste momento a AJP (motociclos) pena é que a nível dos ramos já não haja a necessidade de utilização de motociclos de cariz enduro/TT.
Podiam era as forças de segurança optar por esses modelos para fomentar a indústria nacional, mas nem isso acontece.
Os ramos na escolha dos veículos optam pelas marcas que têm maior número de veículos, que oferecem as melhores condições, e claro apesar de não pagarem o antigo Imposto Automóvel, o mais baixo preço.
A FAP tem os Nissan Patrol e mais recentemente os Toyota.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 12, 2008, 10:48:13 am
Citação de: "legionario"
Quando se fala de produzir jipes UMM, estamos, penso eu, a falar de um modelo modernizado...



eu tambem penso que sim, mas há uma coisa muito importante, se se produzir novos UMM, que é a fiabilidade!!


podiam era fabricar novos UMM com blindagem,, e aumentar o tamanho dos UMM, e criar UMM para todas as funções, como por exemplo. UMM blindados com um motor com potência suficiente para mover este veículo com rapidez q.b. e um UMM com um sistema espécie o do Avenger.

cumprimentos.
Título:
Enviado por: lurker em Junho 12, 2008, 11:34:07 am
Citação de: "tyr"
Mas um jeep militar, deve ser simples, robusto, fiavel e sem nenhum sistema electronico no motor.
ou seja, não é preciso investir muito na sua concepção.


Err..
De facto, a concepção optimizada dos veiculos civis não é nada propensa a manutenção no campo ou operações de manutenção mais radicais.
Nesse aspecto, um jipe comercial pode não ser interessante.

Contudo, não exageremos.
O simples nem sempre é robusto, o "velho" nem sempre é simples nem robusto.
Por exemplo, os platinados e carburadores são peças de mecânica de precisão, complexas e sensíveis.
As ignições e injecções digitais são imensamente mais robustas a tudo o que não seja um impulso electro-magnético.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 12, 2008, 12:45:08 pm
Pessoal se vocês querem tanto fazer um TT em Portugal, então porque é que não pensam nas fábricas e marcas já existentes em Portugal?

Temos a Salvador Caetano que monta cá em Portugal Toyotas, já tem uma fábrica a funcionar. Uma empresa com a tradição e o Know-How como a Salvador Caetano, apoiada pela Toyota fácilmente criava (ou recriava) um veiculo de acordo com as especificações das Forças Armadas.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 12, 2008, 12:56:39 pm
Um video para o pessoal ver as instalações:

 :arrow: http://br.youtube.com/watch?v=WAOYsYmtb-A (http://br.youtube.com/watch?v=WAOYsYmtb-A)
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 12, 2008, 01:01:13 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Pessoal se vocês querem tanto fazer um TT em Portugal, então porque é que não pensam nas fábricas e marcas já existentes em Portugal?

Temos a Salvador Caetano que monta cá em Portugal Toyotas, já tem uma fábrica a funcionar. Uma empresa com a tradição e o Know-How como a Salvador Caetano, apoiada pela Toyota fácilmente criava (ou recriava) um veiculo de acordo com as especificações das Forças Armadas.


é uma boa proposta!!!
Título:
Enviado por: raphael em Junho 12, 2008, 01:15:29 pm
Pena essa não ser a opinião das chefias. Se repararem também não há uniformidade nos veiculos escolhidos por cada ramo, o que facilitaria toda a cadeia logística.
A FAP por exemplo há uns anos adquiriu um modelo da Toyota com a carroçaria do VX (de 95) mas com motores actuais, ou seja, optou por uma carroçaria com menos plásticos, mais robusta e utilizável pelas Forças Armadas. Os páras previligiam o Defender, que tem como maior contra o facto da posição e condução (para pessoal de estatura mais elevada) devido ao desvio para a esquerda da coluna de direcção.
Antes de mais tem de haver um modelo que preencha os vários requisitos dos ramos e depois de conseguida a uniformidade evoluir para a aquisição das referidas viaturas.
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 12, 2008, 02:17:15 pm
E para isso acontecer tem que haver um consenço entre os vários ramos das Forças Armadas e um programa conjunto.

Alguém está a ver isso acontecer?

Eu não (infelizmente).
Título:
Enviado por: papatango em Junho 12, 2008, 02:53:30 pm
Citação de: "Nuno Calhau"
O que foi feito da Movauto?
Já por aqui se falou, que o país necessitava de "N" Auto-Europas. Esquecendo-se porem, que antes desta, já a Movauto, Metalurgia Duarte & Ferreira, Opel da Azambuja etc. etc. Existiam e montavam automóveis.
Basta reactivar a Moveauto, que os UMM, ou outro 4x4, saem como "pães quentes".


A Movauto não precisa ser reactivada, porque passou a fabricar frigorificos
Título:
Enviado por: lurker em Junho 12, 2008, 03:20:47 pm
"consenso" :p

No caso do Pandur II o Exército e Marinha lá juntaram os trapinhos.
Se houver necessidade dos três ramos de o fazer e dinheiro para o fazer, creio que o MD consegue obrigar os três ramos a fazer um programa conjunto.

Mas está planeado algum programa de substituição dos jipes?
Título:
Enviado por: Cabeça de Martelo em Junho 12, 2008, 03:42:35 pm
Qual programa, cada um compra para o seu lado.
Título:
Enviado por: HSMW em Junho 12, 2008, 05:28:20 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Qual programa, cada um compra para o seu lado.


Exactamente, em cada unidade vem-se viaturas diferentes, ainda em Viana confirmei isso. UMM, Land Cruiser, L-200, Defender e Hummer são os principais no 4x4 ligeiro (de certeza existem mais). Depois Iveco, DAF, Unimog, MAN, e aqueles tipo o M816 mas em outra versões de transporte. E ainda há uma ou outra EBRO e Tramagal! Pelo menos em serviço interno confirmo.
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 14, 2008, 12:23:15 pm
falando dos humvee, se aquele veiculo avariar no meio do nada é possivel conserta-lo como o UMM??
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 14, 2008, 12:27:01 pm
bom mesmo bom é este:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimage04.webshots.com%2F4%2F4%2F59%2F97%2F157045997tnrWNj_fs.jpg&hash=b3639c7ab3952b9445102e802ba1230f)
Título:
Enviado por: HSMW em Junho 14, 2008, 12:27:35 pm
Citação de: "major-alvega"
falando dos humvee, se aquele veiculo avariar no meio do nada é possivel conserta-lo como o UMM??

Isso é igual nos dois casos.
Se não tiver as ferramentas e as peças necessárias não consigo reparar nenhum dos dois.  :?
Título:
Enviado por: major-alvega em Junho 14, 2008, 12:30:52 pm
Citação de: "HSMW"
Citação de: "major-alvega"
falando dos humvee, se aquele veiculo avariar no meio do nada é possivel conserta-lo como o UMM??
Isso é igual nos dois casos.
Se não tiver as ferramentas e as peças necessárias não consigo reparar nenhum dos dois.  :?


não me percebeu, eu quero dizer é se os dois têm ambos a mesma facilidade de serem reparados, no meio do mato?
Título:
Enviado por: HSMW em Junho 14, 2008, 12:33:55 pm
Citação de: "major-alvega"
Citação de: "HSMW"
Citação de: "major-alvega"
falando dos humvee, se aquele veiculo avariar no meio do nada é possivel conserta-lo como o UMM??
Isso é igual nos dois casos.
Se não tiver as ferramentas e as peças necessárias não consigo reparar nenhum dos dois.  :?

não me percebeu, eu quero dizer é se os dois têm ambos a mesma facilidade de serem reparados, no meio do mato?


Tudo depende do que avariar.