Rangers, Comandos, Paras, etc

  • 4467 Respostas
  • 1030418 Visualizações
*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #45 em: Abril 17, 2007, 01:10:31 am »
Citação de: "Artic Fusion"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Artic Fusion"
Os OE's também estiveram no Congo...

Desconheço, tem algo que o possa confirmar?

Esqueci-me de por nos Fuzileiros que o DAE esteve na Republica Democrática do Congo recentemente com a EUFOR.

O Sr.Cabeça de Martelo tinha uma foto de uma secção de Rangers no Congo com um BlackHawk como plano de fundo. :?

Cumptos


Mas não fui eu que disse algo... :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Spectral

  • Investigador
  • *****
  • 1437
  • +4/-1
(sem assunto)
« Responder #46 em: Abril 17, 2007, 10:14:56 am »
Citar
Sim mas têm muitas mais versões, umas de ataque outras de transporte. As de transporte até conheço duas: aquela famosa, em que os militares são transportados sentados, num total de quatro, em plataformas laterais e outra que é do género do Allouete, em que o militar é transportado dentro do helicoptero. É possivel fazer fast-rope insertion com esta versão. Wink



Eu tb vi o Blackhawk Down ...
I hope that you accept Nature as It is - absurd.

R.P. Feynman
 

*

lazaro

  • 473
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #47 em: Abril 17, 2007, 11:16:01 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "lazaro"
Não sei se este é o melhor local para colocar este video, no entanto aqui vai http://www.comandosdeportugal.net/jorna ... &Itemid=74

Esse video já foi postado aqui várias vezes.  :oops:
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #48 em: Abril 17, 2007, 11:29:32 am »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Artic Fusion"
O Sr.Cabeça de Martelo tinha uma foto de uma secção de Rangers no Congo com um BlackHawk como plano de fundo. :?

Cumptos

Eu lembro-me dessa foto, até houve um forista que com a pressa ao ler Destacamento de Operações Especiais pensou que era referido ao DAE, mas eu nessa altura fiquei com a impressão que a foto se referia ao Kosovo, posso estar enganado.


Era eu que estava com pressa.  :roll: )

Cumptos
 

*

Artic Fusion

  • Membro
  • *
  • 148
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #49 em: Abril 17, 2007, 11:33:38 am »
Citação de: "Spectral"
Citar
Sim mas têm muitas mais versões, umas de ataque outras de transporte. As de transporte até conheço duas: aquela famosa, em que os militares são transportados sentados, num total de quatro, em plataformas laterais e outra que é do género do Allouete, em que o militar é transportado dentro do helicoptero. É possivel fazer fast-rope insertion com esta versão. Wink


Eu tb vi o Blackhawk Down ...


Ah viu? Eu por acaso também vi, mas não me baseio em filmes de Holywood.

Shadow Spear Media

Tem aí toneladas de videos de Operações Especiais de todo o mundo.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #50 em: Abril 17, 2007, 11:50:41 am »
Citação de: "Artic Fusion"
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Artic Fusion"
O Sr.Cabeça de Martelo tinha uma foto de uma secção de Rangers no Congo com um BlackHawk como plano de fundo. :?

Cumptos

Eu lembro-me dessa foto, até houve um forista que com a pressa ao ler Destacamento de Operações Especiais pensou que era referido ao DAE, mas eu nessa altura fiquei com a impressão que a foto se referia ao Kosovo, posso estar enganado.

Era eu que estava com pressa.  :roll: )

Cumptos


Para o Congo foram o DAE, operaram juntamente com as Operações Especiais Francesas e entretanto já voltaram (até à fotos que o Lancero arranjou cá no fórum).

Muito recentemente houve uns problemas no mesmo país e o DAE, FOE e Páras estiveram para ir para lá para ajudar à repatriação dos cidadãos nacionais (segundo conta a imprensa).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #51 em: Abril 17, 2007, 07:02:12 pm »
Citação de: "Artic Fusion"
Citação de: "Spectral"
Os Littlebirds saõ pouco melhores, mis ou menos da mesma era só que continuamente actualizados. Em termos de helis ligeiros existem agora soluções muito mais modernas, como os EC-635 etc etc

Sim mas têm muitas mais versões, umas de ataque outras de transporte. As de transporte até conheço duas: aquela famosa, em que os militares são transportados sentados, num total de quatro, em plataformas laterais e outra que é do género do Allouete, em que o militar é transportado dentro do helicoptero. É possivel fazer fast-rope insertion com esta versão. :wink:


O chamado fast rope, (ou que tal deixarmo-nos de (a)maric(an)ices e chamar-lhe simplesmente corda rápida... que o nosso Camões não serviu só pra nos dar umas dores de cabeça no secundário...), bem como dizia, a corda rápida pode ser feita de qualquer plataforma ou apoio onde possa ser colocada a dita corda, até do ramo de uma árvore se for preciso... Portanto não venham para aqui com pseudoconhecimentos hollywoodescos, que ha aqui pessoas que sabem do que falam. É um bocado como os "cromos" que defendem a substituição da G3 pela M4... enfim... às vezes ate acho que estes foruns deviam ser restritos de forma a evitar tanta desinformação que por aqui encontramos...
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #52 em: Abril 17, 2007, 07:06:20 pm »
PS- tb estiveram destacamentos de operações especiais (Lamego) em Timor há bem pouco tempo, bem como no Afeganistão. Alias diria mesmo que os Oe's são quem mais acção viu pois estiveram em praticamente todos os cenários onde as forças portuguesas estiveram no estrangeiro com a excepção do Iraque.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #53 em: Abril 17, 2007, 07:43:26 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Lancero"

Julgo que terá sido uma companhia e foi, de certeza, só por uma missão. Foi pouco depois da reactivação da unidade.

Obrigado.

Então temos...

Comandos:

1 Companhia em Timor-Leste.
1 Companhia no Afeganistão, 3 no total.


Estive a pesquisar. Os Comandos estiveram em Timor no Agrupamento Hotel da BLI: Comando e Estado-Maior, uma Companhia de Fuzileiros em reforço, uma Companhia de Atiradores, uma Companhia de Comandos e uma Companhia de Apoio. Foi entre 25 de Janeiro de 2004 a 11 de Junho de 2004.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Neofito

  • 8
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #54 em: Abril 17, 2007, 09:11:27 pm »
Desde já agradeço os esclarecimentos!

Gostava de fazer mais uma pergunta: que qualificações em para-quedismo têm os OEs de Lamego?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #55 em: Abril 17, 2007, 09:31:06 pm »
Citação de: "hellraiser"
PS- tb estiveram destacamentos de operações especiais (Lamego) em Timor há bem pouco tempo, bem como no Afeganistão. Alias diria mesmo que os Oe's são quem mais acção viu pois estiveram em praticamente todos os cenários onde as forças portuguesas estiveram no estrangeiro com a excepção do Iraque.


De todos os artigos que eu li, houvi sobre Comandos, Páras, militares da FAP no Afeganistão, Operações Especiais...nunca!
Estavam inseridos em que comando, a fazer o quê? Se relamente estiveram lá e não é "oficial" se calhar nem deviam estar a falar disso aqui, num fórum público em que qualquer pessoa pode aceder.

Todas os outros TO, é perfeitamente normal e do conhecimento público.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #56 em: Abril 17, 2007, 09:55:43 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
De todos os artigos que eu li, houvi sobre Comandos, Páras, militares da FAP no Afeganistão, Operações Especiais...nunca!
Estavam inseridos em que comando, a fazer o quê? Se relamente estiveram lá e não é "oficial" se calhar nem deviam estar a falar disso aqui, num fórum público em que qualquer pessoa pode aceder.

Todas os outros TO, é perfeitamente normal e do conhecimento público.


x2, também de tudo o que li em revistas e jornais, vi na tv, mostraram fotos, etc referem a presença de OE em Timor, Balkas, Guiné, nunca se referiu a presença de algum Destacamento de Operações Especiais no Afeganistão, acho que a presença de uns quantos oficiais com curso OE com funções de Estado-Maior ou qualquer outra ocupação não operacional não conta.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3448
(sem assunto)
« Responder #57 em: Abril 17, 2007, 11:35:13 pm »
Exacto, porque senão tinha-se que contar com os militares da Marinha ou os PE's que tb lá estiveram/estão(?).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2330 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
(sem assunto)
« Responder #58 em: Abril 18, 2007, 12:47:48 am »
Citação de: "Neofito"
Desde já agradeço os esclarecimentos!

Gostava de fazer mais uma pergunta: que qualificações em para-quedismo têm os OEs de Lamego?


Em primeiro lugar nem todos os "Rangers" tem curso de paraquedismo, alguns tem o curso de paraquedismo militar idêntico ao que todos os pára-quedistas tiram, porventura alguns tenham mesmo o curso operacional de queda livre.

Acredito "naquele" grupo de OE que é composto só por pessoal QP tenha muitos assim.
 

*

hellraiser

  • Membro
  • *
  • 260
  • +0/-4
(sem assunto)
« Responder #59 em: Abril 18, 2007, 08:13:11 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Citação de: "hellraiser"
PS- tb estiveram destacamentos de operações especiais (Lamego) em Timor há bem pouco tempo, bem como no Afeganistão. Alias diria mesmo que os Oe's são quem mais acção viu pois estiveram em praticamente todos os cenários onde as forças portuguesas estiveram no estrangeiro com a excepção do Iraque.

De todos os artigos que eu li, houvi sobre Comandos, Páras, militares da FAP no Afeganistão, Operações Especiais...nunca!
Estavam inseridos em que comando, a fazer o quê? Se relamente estiveram lá e não é "oficial" se calhar nem deviam estar a falar disso aqui, num fórum público em que qualquer pessoa pode aceder.

Todas os outros TO, é perfeitamente normal e do conhecimento público.


Penso que foi oficial... pelo menos um tipo que la esteve assim mo indicou agr se aparece em sites oficiais ou não já é outra coisa. Pelo que sei estiveram la cerca de 12 elementos, temporariamente enquanto o Destacamento de comandos não estava completamente operacional.

PS, também esteve la o GOE da PSP.
"Numa guerra não há Vencedores nem Derrotados. Há apenas, os que perdem mais, e os que perdem menos." Wellington