TAP: Notícias

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Re: TAP: Notícias
« Responder #495 em: Outubro 13, 2020, 09:37:44 am »
Os contribuintes Lusos, bem se podem ir preparando para financiar outro saco sem fundo, qual novo banco.

A TAP deverá esgotar já este ano a totalidade do empréstimo estatal de 1.200 milhões de euros que estava previsto ser utilizado até 2021. E, para o próximo ano, o Governo já reservou outros 500 milhões de euros, montante que será utilizado como garantia estatal para um empréstimo bancário a ser contraído pela companhia aérea.

"No ano de 2020, a TAP Air Portugal deverá utilizar a totalidade dos 1.200 milhões de euros de empréstimo do Estado, o que lhes permitirá enfrentar com mais confiança as necessidades do início do ano económico de 2021", refere o relatório do Orçamento do Estado para 2021.

A previsão do Governo, recorde-se, era que a TAP utilizasse 946 milhões, do total de 1.200 milhões, até dezembro deste ano. Até fevereiro de 2021, segundo adiantou o ministro Pedro Nuno Santos em entrevista recente ao Negócios, o Govenro esperava ter um "buffer". Agora, o plano é outro e inclui "uma possível garantia a um empréstimo bancário" à TAP.

O valor exato a gastar com a companhia aérea em 2021 ainda está por definir e depende de três variáveis: "a evolução da pandemia e a correspondente evolução da procura; o efeito das opções que vierem a ser adotadas no plano de reestruturação, quer quanto à reestruturação financeira, quer quanto à redefinição do posicionamento estratégico da companhia; a atuação transversal ao nível europeu no apoio ao setor, bem como o resultado da apresentação/notificação à Comissão Europeia do plano de reestruturação".

Seja como for, o Governo adiantou-se e já pôs de lado uma quantia para responder às previsíveis necessidades da TAP. "Apesar desta incerteza, e por uma questão de cautela, tendo em atenção o impacto da TAP na atividade económica nacional e, consequentemente, o seu papel na recuperação da economia portuguesa, no Orçamento do Estado para 2021 o valor previsto para garantias acomoda 500 milhões a conceder eventualmente para que a empresa, apesar da crise do setor, se possa financiar em mercado, sempre no âmbito da aplicação de um plano de reestruturação que possa criar as condições para a sustentabilidade e competitividade da empresa", determina o documento.


https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/tap-esgota-emprestimo-de-1200-milhoes-este-ano-governo-reserva-500-milhoes-para-2021

Abraços
« Última modificação: Outubro 13, 2020, 10:09:29 am por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #496 em: Outubro 15, 2020, 10:25:14 am »
Como já afirmei à uns dias atrás, os 1,2 mil milhões já foram, e para 2021, o governo ainda não sabe muito bem quanto é que a TAP vai consumir a todos os portugueses, mas no orçamento de Estado, já lá estão reservados 500 milhões (https://www.publico.pt/2020/10/12/economia/noticia/apoio-estado-tap-subir-1700-milhoes-1934994).
Ou seja, assim por baixo, e meses depois deste negócio maravilhoso para os contribuintes que foi a nacionalização da TAP, o buraco para os bolsos dos contribuintes já vai em 1,7 mil milhões de euros. Só para relembrar que representa quase metade do buraco do Novo Banco que tanta polémica tem criado!!!!!!!

Entretanto o que está a acontecer à frota da TAP: https://newsavia.com/primeiro-airbus-a340-300-que-saiu-da-tap-ja-esta-a-ser-desmontado/
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #497 em: Outubro 15, 2020, 10:57:29 am »

Viajante, e o que a TAP ainda vai precisar, não me doa a mim a cabeça, pelo menos 2500 ou mais milhões vão lá ser colocados, depois falamos acerca disso, só sabe o que se passa e os negócios que se fizeram, quem está por dentro da empresa, é um poço sem fundo a TAP, e a razão de tal acontecer prende-se com os milhares, sim milhares de parasitas dos sucessivos governos, outros politicos, amigalhaços e sus familiares, que sempre usaram a companhia, e os seus serviços, com benesses e descontos fabulosos em viajens e afins.

A TAP tem suportado e comparticipado nas despesas de muita gente, daí os resultados operacionais anuais demonstrarem o que demonstram !

Abraços


 
Como já afirmei à uns dias atrás, os 1,2 mil milhões já foram, e para 2021, o governo ainda não sabe muito bem quanto é que a TAP vai consumir a todos os portugueses, mas no orçamento de Estado, já lá estão reservados 500 milhões (https://www.publico.pt/2020/10/12/economia/noticia/apoio-estado-tap-subir-1700-milhoes-1934994).
Ou seja, assim por baixo, e meses depois deste negócio maravilhoso para os contribuintes que foi a nacionalização da TAP, o buraco para os bolsos dos contribuintes já vai em 1,7 mil milhões de euros. Só para relembrar que representa quase metade do buraco do Novo Banco que tanta polémica tem criado!!!!!!!

Entretanto o que está a acontecer à frota da TAP: https://newsavia.com/primeiro-airbus-a340-300-que-saiu-da-tap-ja-esta-a-ser-desmontado/

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Re: TAP: Notícias
« Responder #498 em: Outubro 15, 2020, 03:40:44 pm »

Viajante, e o que a TAP ainda vai precisar, não me doa a mim a cabeça, pelo menos 2500 ou mais milhões vão lá ser colocados, depois falamos acerca disso, só sabe o que se passa e os negócios que se fizeram, quem está por dentro da empresa, é um poço sem fundo a TAP, e a razão de tal acontecer prende-se com os milhares, sim milhares de parasitas dos sucessivos governos, outros politicos, amigalhaços e sus familiares, que sempre usaram a companhia, e os seus serviços, com benesses e descontos fabulosos em viajens e afins.

A TAP tem suportado e comparticipado nas despesas de muita gente, daí os resultados operacionais anuais demonstrarem o que demonstram !

Abraços


 
Como já afirmei à uns dias atrás, os 1,2 mil milhões já foram, e para 2021, o governo ainda não sabe muito bem quanto é que a TAP vai consumir a todos os portugueses, mas no orçamento de Estado, já lá estão reservados 500 milhões (https://www.publico.pt/2020/10/12/economia/noticia/apoio-estado-tap-subir-1700-milhoes-1934994).
Ou seja, assim por baixo, e meses depois deste negócio maravilhoso para os contribuintes que foi a nacionalização da TAP, o buraco para os bolsos dos contribuintes já vai em 1,7 mil milhões de euros. Só para relembrar que representa quase metade do buraco do Novo Banco que tanta polémica tem criado!!!!!!!

Entretanto o que está a acontecer à frota da TAP: https://newsavia.com/primeiro-airbus-a340-300-que-saiu-da-tap-ja-esta-a-ser-desmontado/


Completamente de acordo. Esta decisão de nacionalizar um peso-morto não tem nenhum aspecto racional a pesar para a decisão tomada! Do ponto de vista económico, a TAP está morta! Vamos despejar na empresa milhares de milhões de euros? É que estamos a falar de mil milhões por ano!!!!!!! E a extrema esquerda ainda tem a lata de falar do Novo Banco e esquece a TAP!!!!!

A empresa está falida, sobre-dimensionada para o que estamos a viver agora, tem vários cancros crónicos que já vêem de muito antes do COVID (por exemplo a compra de activos da Ex-Varig no Brasil que sempre deram prejuízos milionários), do ponto de vista económico e financeiro a empresa não tem qualquer possibilidade de viabilidade, vamos salvar porquê?

Só percebo que seja para safar os muitos boys lá empregados (familiares de Presidentes de Câmara e por aí fora) e também porque o salvamento da TAP trás um aspecto muito positivo para calar o BE e PCP, que é salvarem vários sindicatos que sobrevivem porque a TAP também sobrevive!!!!!
Não me admirava nada que já em 2021 esses sindicatos viessem exigir aumentos de salários sem que a empresa tenha outra possibilidade de pedir mais aos mesmos (contribuintes tugas)!!!!!

Para salvar a TAP, é necessário despedir todos os boys, nivelar por baixo os salários de todo o pessoal (por exemplo redução de 50% para salários a cima de 2 000€ e talvez 10 ou 20% de 1 000 a 2 000€). Vender parte da frota que não vai ser utilizada em 2021 e até chamar o governo para saber se está interessado em tomar algum dos leasings que vão ser cancelados, com condições preferênciais. Cancelar já a maior parte dos contratos de futuros de combustíveis que vão provocar enormes buracos na TAP e mesmo assim, depois dos boys saírem, ainda vai ser necessário despedir mais gente.

Eu não vejo nenhuma destas opções a ser tomada por esta geringonça!!!! O que significa que vamos continuar a despejar dinheiro para a TAP, mas então eu pergunto:
- Porque não nacionalizaram a REN? Essa sim uma empresa estratégica para o país! (Para quem está distraído, a REN tem a seu cargo ligar os locais de produção de energia e os postos de transformação que ficam perto das nossas casas).
- Porque não foram salvas tantas empresas nacionais ou que desapareceram ou estão nas mãos de estrangeiros e em áreas onde Portugal sempre deu cartas! Assim de repente lembro-me da Cimpor, da PT, Siderurgia Nacional, construção civil (nas mãos das empresas espanholas que são grandes graças à enorme corrupção que existe em Espanha e impede a concorrência: https://www.publico.pt/2020/07/06/economia/noticia/empresas-espanholas-estao-assegurar-70-mercado-obras-publicas-portugal-1923050

O caso da construção civil é o mais trágico, em Espanha quase todas as obras públicas são feitas para que só empresas espanholas concorram, combinam os preços: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/construcao/2019/02/27/38902-construtoras-acusadas-de-cartel-concorrem-a-novas-obras-da-infraestruturas-de
« Última modificação: Outubro 15, 2020, 11:24:06 pm por Viajante »
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #499 em: Outubro 16, 2020, 01:09:53 pm »
Vão sair 1.600 trabalhadores da TAP este ano, diz Pedro Nuno Santos
https://eco.sapo.pt/2020/10/15/vao-sair-1-600-trabalhadores-da-tap-este-ano-diz-pedro-nuno-santos/
Citar
No total do grupo TAP, neste momento saíram já 1.200 trabalhadores, adiantou o ministro das Infraestruturas e da Habitação. Número vai subir até aos 1.600. Vão sair da TAP 1.600 trabalhadores até ao final do ano, sendo que, até agora, já se contaram 1.200 saídas, adiantou o ministro das Infraestruturas e da Habitação no Parlamento. Pedro Nuno Santos indicou ainda que os prazos relativos ao plano de reestruturação vão ser cumpridos, admitindo até que possam ser antecipados.

O governante, em audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação, desmentiu dados apresentados pelo Bloco de Esquerda, que apontou a saída de 1.500 tripulantes da TAP, referindo que isso seria 80% da força laboral e garantindo que os 1.600 trabalhadores que irão sair são de todo o grupo e não apenas da companhia aérea.
“Não podemos manter artificialmente uma dimensão que não tem adesão ao mercado em que estamos hoje a operar”, explicou, salientando que isso “implica que no processo de reestruturação seja feito o redimensionamento” da companhia.

O plano de reestruturação, cujos objetivos “são garantir a sustentabilidade a companhia aérea”, segundo explicou Pedro Nuno Santos, tem de ser entregue em Bruxelas até 10 de dezembro. O ministro das Infraestruturas não adiantou detalhes sobre o plano, mas reiterou que, no processo de reestruturação o “redimensionamento da empresa” terá “impacto em todas as áreas”.

“Não podemos fazer de outra maneira, mantendo empregos que depois não têm trabalho”, defendeu Pedro Nuno Santos. Ainda assim, o ministro apontou que “a melhor forma de garantirmos emprego é ter companhia sustentável”. Atualmente, a companhia aérea está a operar a 30%, adiantou, sublinhando que “não tem procura, não tem clientes”, mas “vai subir ligeiramente”.
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #500 em: Outubro 16, 2020, 02:39:51 pm »
A TAP no minimo irá dispensar 2500 trabalhadores, no minimo !!!

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #501 em: Outubro 17, 2020, 08:55:50 am »
Se há situações que nao entendo é o porquê da redução da frota EMB da PGA, e o uso sistemático dos ATR nos voos LIS-MAD, pois tem uma duração superior a 02H00.

Os 190 da PGA serão as aeronaves ideais, para efectuar os voos na Península Ibérica e para a Europa central, Alemanha inclusive, claro quando o volume de tráfego o o permita.

Usar os ATR para Madrid é um erro porque quem trabalha no ramo sabe bem que tipo de pax, maioritariamente, utiliza esta rota.

O que a TAP já deveria ter feito, era alienar a frota ATR, e se necessitasse, ou reforçar a frota EMB, com mais acft,  ou ate utilizar os 319 como backup às ops dos 190, mas para isso é necessario que quem chefia saiba o que se passa no terreno e não ir à TV dizer que " a TAP, irá só efectuar os voos rentavei ".

É que, para quem sabe, actualmente nenhuma companhia efectua voos rentaveis, basta saber quais sao as taxas de ocupação actuais..... ::)

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/pedro-nuno-santos-admite-que-esta-a-ser-estudado-reforco-da-portugalia-para-ligacoes-ponto-a-ponto-12926671.html

Abraços
« Última modificação: Outubro 17, 2020, 08:58:59 am por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #502 em: Outubro 18, 2020, 07:08:07 pm »
Coloquei esta noticia  :bang: aqui, por nao saber bem onde colocar.
O pessoal do CDS, deve andar a fumar algo, só pode.

https://www.jn.pt/nacional/cds-chocado-por-tap-abandonar-o-porto-12935086.html

Abraços
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Re: TAP: Notícias
« Responder #503 em: Outubro 19, 2020, 12:17:51 pm »
Coloquei esta noticia  :bang: aqui, por nao saber bem onde colocar.
O pessoal do CDS, deve andar a fumar algo, só pode.

https://www.jn.pt/nacional/cds-chocado-por-tap-abandonar-o-porto-12935086.html

Abraços

O Rui Moreira (que é um independente ....... do PSD, mas apoiado pelo CDS e PS!!!!!!!), respondeu melhor, gozando com o Ministro: https://observador.pt/2020/10/16/tap-rui-moreira-sugere-fim-das-rotas-que-dao-prejuizo-a-partir-do-porto/

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, sugeriu a Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, que acabe com as quatro rotas da TAP que dão prejuízo. E ironiza: "Incorpore a TAP na Carris".

Brincadeiras à parte, o governo ainda não percebeu que a TAP não pode sustentar tanta gente com cartão político? Ou a nacionalização só ocorreu por causa dos boys que viam a sua vida a andar para trás?
A TAP está falida, por mais dinheiro que lhe deitem em cima!

Já à 2 décadas que não entro numa reestruturação, mas vamos lá a ver:
- Vender ou encerrar os sectores que dão mais prejuízo (o contrário que normalmente faz o governo quando vende/privatiza as empresas mais rentáveis e pior, sem se preocupar de identificar quais são as empresas estratégicas que não deve vender);
- Despedir os boys da TAP;
- Acabar com grande parte dos contratos de futuros de combustíveis ainda activos;
- Alienar aeronaves/posições de leasings de aeronaves que não vão ser utilizadas para já;
- Corte de salários até 50% a partir de 2 000€ (porque cortar salários? Porque evita despedir mais gente!!!!!!!);
- Se ainda assim não for suficiente, lá terão de despedir mais gente e aposentar quem estiver nessas condições;
- Outra ajuda valente seria a reestruturação de todo o passivo (aí sim com a ajuda do Estado), para obter juros mais baixos (garantias!?) e com carência de 12 a 24 meses de juros. Ou seja, passar o passivo de curto prazo para médio/longo prazo, aliviando as necessidades de fundo de maneio de curto prazo.

Quanto mais tempo demorar a reestruturação, mais pesada vai ser a factura a pagar por todos!!!!!!
« Última modificação: Outubro 19, 2020, 12:20:30 pm por Viajante »
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #504 em: Outubro 22, 2020, 11:49:00 pm »
Toda esta história dos milhões para a TAP fez-me lembrar as notícias e polémicas na altura da privatização que segundo me parece só poude avançar desde que o estado se mantivesse responsável pela pagamento da divida (pelo menos a existente no moomento da privatização).

O valor em dívida era de 1062 milhões de euros segundo uma notícia dessa época (2015).
Alguém sabe o valor do buraco actual, tendo em conta que estes milhões a investir na TAP (a despejar a fundo perdido mas enfim...) não serão para pagar essas dividas antigas?

Cumprimentos,


https://sol.sapo.pt/artigo/409369/tap-aval-do-estado-ensombra-privatizacao

https://www.dn.pt/dinheiro/governo-so-reave-capital-se-renegociar-divida-com-banca-5019139.html
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #505 em: Outubro 23, 2020, 09:53:34 am »
Toda esta história dos milhões para a TAP fez-me lembrar as notícias e polémicas na altura da privatização que segundo me parece só poude avançar desde que o estado se mantivesse responsável pela pagamento da divida (pelo menos a existente no moomento da privatização).

O valor em dívida era de 1062 milhões de euros segundo uma notícia dessa época (2015).
Alguém sabe o valor do buraco actual, tendo em conta que estes milhões a investir na TAP (a despejar a fundo perdido mas enfim...) não serão para pagar essas dividas antigas?

Cumprimentos,


https://sol.sapo.pt/artigo/409369/tap-aval-do-estado-ensombra-privatizacao

https://www.dn.pt/dinheiro/governo-so-reave-capital-se-renegociar-divida-com-banca-5019139.html

Eu também fico parvo com este negócio da nacionalização da TAP...... falida. Já não tinha muita saúde, então agora com a pandemia!!!!!!!

Bem, olhando para a prestação de contas de 2019 (ressalvo claramente, a prestação de contas antes desta catástrofe para as companhias aéreas!!!!!!), o passivo reconhecido pela empresa mais a reposição do capital social obrigatória ascendiam a mais de 2,8 mil milhões de euros!!!!! Mas quem conhece um mínimo de contabilidade, sabe que o balanço tem lá espelhado tudo o que é..... público! Mas pergunto eu, o que é que a TAP tinha escondido nas contas da classe 20 ainda sem ter reflectido na Demonstração de Resultados e posteriormente no balanço? (https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwjd7KqVpsrsAhXE2eAKHRWnCZkQFjAAegQIBxAC&url=https%3A%2F%2Fwww.tapairportugal.com%2Fen%2F-%2Fmedia%2FInstitucional%2FPDFs%2FInvestidores%2FComunicados%2FRC-TAP-SA-Individual-2019.pdf%3Fla%3Den%26hash%3DA088BB48EFC46D2818595D1DE9627BDE357D3468&usg=AOvVaw0rfKzHH72GKhFmd1Xjc3wm)

Olhando com atenção a CLC, na página 98, o auditor relembra que a 31 de Dezembro estava ainda "escondido" um passivo de 480 milhões de antecipação de vendas, que pode ter muito bem desaparecido com a pandemia!!!!! O auditor desconfia também do programa TAP Miles &Go.

Agora, se somarmos a pandemia, com a queda abrupta das vendas e os custos mantém-se!!!!!! Os salários pesam 700 milhões por ano, apesar de despedirem 1 600, esses 1 600 não saiem de mãos a abanar, vão embora com uma indemnização em função da antiguidade, ou seja, em 2020 os custos salariais não vão sofrer grandes alterações, apenas em 2021 e posteriormente vão ter reflexo (entre pagar os salários e pagar as indemnizações, a curto-prazo não há grande vantagem).

Depois existem os futuros de combustível (swaps) de várias dezenas de milhões de euros, os leasings operacionais das aeronaves e a alienação forçada (seguramente a perder dinheiro)......
2020 vai ser uma total incógnita, mas para já e sem contar com a pandemia, o que temos na TAP é isto:
- Passivo a 31 de Dezembro de 2019 = 2,8 mil milhões de euros;
- Empréstimo do Estado em 2020 = 1,2 mil milhões de euros.

Só aqui já estão 4 mil milhões de euros!!!!!!!, e já nem coloco em causa os quase 500 milhões de vendas antecipadas que provavelmente terão de ser devolvidos, ou os 500 milhões prometidos para 2021......... mais a pandemia........!!!!!

É inquietante ver como é que o Estado volta a meter o pé na poça e assume este passivo sem termos o mínimo de vislumbre de rentabilidade da empresa!!!!!
Mas depois aumenta a estupefacção de falarem do Novo Banco, com tanta celeuma criada e no mesmo valor e esquecem-se do buraco que pagamos na CGD que vai em 10 mil milhões de euros!!!!!!!!

A única conclusão racional é que........ o dinheiro não é deles!!!!!!!
« Última modificação: Outubro 23, 2020, 10:03:52 am por Viajante »
 
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Re: TAP: Notícias
« Responder #506 em: Outubro 24, 2020, 11:19:48 am »
A sério sr Ramiro ?

Quem diria, então o sr pensava porventura que a recuperação começava em 2020 ?

Olhe, nem em 2021, que será na minha opinião, um ano bem pior que 2020.

Talvez lá para 2022 assistamos ao inicio da recuperacao na aviacao e, para 2024, mas eu acredito mais lá para meados de 2025, a aviação consiga atingir os valores de 2019, o que só revelará cinco anos de estagnação !!!!

https://eco.sapo.pt/2020/10/22/retoma-esta-a-ser-muito-lenta-ceo-da-tap-antecipa-menor-procura-nos-proximos-meses/

Abraços
« Última modificação: Outubro 24, 2020, 11:23:54 am por tenente »
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Re: TAP: Notícias
« Responder #507 em: Outubro 25, 2020, 04:29:33 pm »
Acordo com pilotos faz ‘disparar’ salários na TAP

A retoma ‘racional em termos operacionais e económicos’ da transportadora pode obrigar a TAP a ‘abrir os cordões à bolsa’, pagando um salário extra aos pilotos da TAP, S.A. em 2021.  Em causa, está um acordo de 2018 assinado entre comissão de Antonoaldo Neves e SPAC.



O grupo TAP arrisca-se a ter de suportar – contra a sua vontade –, um aumento nos salários dos pilotos da TAP, no próximo ano, devido a um acordo estabelecido, em 2018, entre a empresa e o sindicato que representa estes profissionais.

Em causa, está uma adenda ao Regulamento de Recurso à Contratação Externa (RRCE) que tem como objetivo garantir que a atividade da companhia aérea, seja realizada pelos seus pilotos e não por outras companhias aéreas, com outros aviões e pilotos. O acordo, aliás, não era sequer uma novidade – pois já existia desde 1998 –, mas há dois anos foi alterado para passar a incluir a Portugália (a outra companhia de aviação do Grupo TAP) no lote das denominadas empresas ‘externas’. O novo RRCE, assinado pela comissão executiva da TAP (então liderada por Antonoaldo Neves) e pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) passou a assegurar que a atividade externalizada a outra empresa do Grupo TAP teria como limite 8% das block hours (período entre o fecho e a abertura das portas do avião) voadas pela TAP, S.A. no ano anterior. Caso o Grupo TAP violasse os limites que propunha, teria de pagar a cada um dos pilotos uma compensação, no que terá sido uma forma encontrada para ressarcir estes profissionais pela alegada perda de oportunidades de progressão e de trabalho.

Ora, é precisamente neste ponto que os interesses da TAP e da Portugália colidem, arrastando o próprio grupo TAP para um possível agravamento da sua folha salarial. E a explicação é simples: o plano de retoma de voos definido pela TAP, desde junho, não tem permitido cumprir o acordo, uma vez que a empresa tem recorrido com frequência aos aviões da Portugália para manter ligações de curto e médio curso (até três e seis horas de voo, respetivamente) que, anteriormente, eram asseguradas pela TAP.

No atual contexto pandémico e face à baixa procura e às baixas taxas de ocupação dos voos, a TAP tem vindo a optar por utilizar os aviões Embraer da TAPExpress, operados pela Portugália (com lotação máxima para 118 passageiros e custos operacionais mais reduzidos), para, por exemplo, ligar Lisboa a Cabo Verde, Guiné Bissau, Dakar (Senegal) ou Conacri (Guiné), em detrimento dos A320 e A321 da TAP que antes da pandemia faziam estas rotas. Ao SOL, fonte da TAPexplica mesmo que «os aviões Embraer operados pela Portugália têm-se revelado a opção mais adequada». «Sendo missão fundamental da TAP assegurar a máxima sustentabilidade da sua atual operação e preservar a sua tesouraria, esta confirmou-se a opção mais racional em termos operacionais e económicos», acrescenta.

Porém, a poupança poderá ter custos adicionais a breve trecho. Segundo o acordo entre a TAP e o SPAC, a empresa terá de ceder «compensações financeiras a todos os pilotos associados do SPAC, a título indemnizatório, no valor de um vencimento base de categoria, pago em duodécimos, até que a contratação externa permanente a empresas do Grupo TAP seja inferior a 8% das block hours voadas pela TAP». Feitas as contas, os pilotos da TAP, S.A. – que até já têm previstos aumentos de 3% no próximo ano (que incluem estimativas sobre a inflação) – podem vir a receber, pelo menos, mais um salário, pago em duodécimos ao longo dos 12 meses do ano.

E nem mesmo o contexto pandémico parece ser suficiente para impedir o aumento da fatura com os pilotos em 2021. Numa nota interna enviada aos seus associados, a que o SOL teve acesso, o SPAC recorda que «a Portugália, desde 2018, tem vindo a realizar atividade da TAP, S.A. para além daqueles limites, chegando ao ponto de colocar em causa, no momento atual, a manutenção das qualificações dos pilotos da TAP, S.A. que ficaram sem atividade. Com efeito, o facto de algumas rotas da TAP estarem a ser realizadas por outra empresa contribui para que seja retirada aos pilotos da TAP a possibilidade de voar». «Como é evidente ninguém limita a atividade da Portugália, desde que seja para operar rotas que não sejam da TAP, S.A.», reforça o documento assinado pela direção do SPAC.

O SOL sabe que, antes da pandemia, quando o mercado funcionava normalmente (e crescia de forma sustentada), as perspetivas do Grupo TAP em pagar esta compensação aos pilotos eram muito reduzidas, senão mesmo nulas. Perante a nova realidade, e numa fase em que a empresa prevê perder, pelo menos, 2.800 postos de trabalho até março do próximo ano – 1.600 tripulantes até ao final do ano, 200 no primeiro trimestre de 2021 e cerca de mil trabalhadores da empresa de handling Groundforce (onde a TAP detém uma participação minoritária) –, é intenção da comissão executiva de Ramiro Sequeira negociar, em breve, a reversão deste acordo assinado em 2018. A tarefa, todavia, não se avizinha nada fácil.

Portugália ‘efetiva’ tripulantes

Com a retoma lenta no setor da aviação, a Portugália passou a ser vista pelos responsáveis como a melhor solução para a TAP manter a atividade a custos operacionais reduzidos – por exemplo, os aviões da TAP Express só necessitam de três tripulantes para voar, enquanto os Airbus da TAP, só o conseguem com quatro a seis pessoas. A opção teve impacto imediato.

Em dezembro de 2019, o Grupo TAP previa reduzir a frota da Portugália, mas a situação foi, entretanto, revista, estando assegurado que as 14 aeronaves da companhia se vão manter ao serviço em 2021, apurou o SOL. O novo papel da Portugália (que antes cumpria voos domésticos e de ligação a aeroportos europeus secundários), permitiu igualmente manter os postos de trabalho que chegaram a ser dados como perdidos. Os tripulantes da Portugália regressaram ao trabalho logo em junho, enquanto os da TAP, S.A. se mantiveram em layoff e, por esta altura, ainda se encontram com horário reduzido.

O SOL sabe que, até 1 de outubro, a Portugália já renovou contrato com pelo menos 20 tripulantes de cabina, passando mesmo alguns a efetivos na empresa. A companhia readmitiu ainda dez pilotos que tinham recentemente saído da empresa – e, neste momento, apenas os técnicos de manutenção não viram os seus contratos serem renovados, embora tenham saído com a promessa de poderem regressar em breve. Uma realidade que contrasta com o que se passa na outra empresa do grupo, onde todos os trabalhadores da TAP, com contratos a termo não lograram a renovação dos respetivos vínculos.

https://sol.sapo.pt/artigo/712963/acordo-com-pilotos-faz-disparar-salarios-na-tap-

Ou seja, além do aumento de salário em 2021 de 3%, os pilotos ainda vão somar mais quase 7% relativo às block hours!!!!!!! Uma empresa bem gerida e a nadar em liquidez é outra coisa!!!!!!!
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #508 em: Outubro 25, 2020, 04:48:24 pm »
E já agora:

"...O meu bem-haja aos promotores do movimento outrora chamado “Não TAP os Olhos” agora reconvertido em “Olhos completamente TAPados” por terem contribuído de forma decisiva para os avanços na investigação a essa idiossincrasia crescente que são as cataratas socialistas.  As cataratas comuns acontecem, segundo me informa o google, quando o cristalino perde a transparência e se torna opaco, dificultando a passagem da luz e instalando-se uma névoa que diminui a qualidade da visão. As cataratas socialistas de que o google estranhamente não fala são exactamente o mesmo só que em vez de atacarem os cristalinos envelhecidos atacam sim os cristalinos da esquerda: em 2014, a privatização da TAP era, segundo afirmava aos quatros ventos o cineasta António Pedro Vasconcelos, que por essa altura passava por especialista de aviação, “um crime de lesa-pátria“.  Em 2020, a TAP nacionalizada despede, cancela rotas e voos… e os “Olhos completamente TAPados” nada vêem. Ou só vêem através da visão estratégica dos planos e dos anúncios do que há-de ser.  As cataratas socialistas que impedem os socialistas de ver o presente, isto se o governo for socialista, não têm tratamento cirúrgico apenas eleitoral: assim que o governo deixa de ser do seu agrado, os pacientes das cataratas socialistas recuperam a vista."

https://observador.pt/opiniao/o-meu-bem-haja/
 

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Re: TAP: Notícias
« Responder #509 em: Outubro 29, 2020, 09:21:22 pm »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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