O Reapetrechamento da Marinha

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MATRA

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #345 em: Maio 27, 2020, 12:42:21 pm »
Bate certo com a previsões da US Navy:

"the Burke retirements would likely begin in 2026 or 2027"

“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Stalker79

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #346 em: Maio 27, 2020, 12:56:06 pm »
Não me levem a mal, mas mesmo que seja verdade não acho grande idea. Vamos ficar com uma despesa enorme e navios antigos....
Mais vale apostar nas Arrowhead e nas EPC. São mais á nossa medida.
  :-\
 

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Charlie Jaguar

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #347 em: Maio 27, 2020, 01:06:26 pm »
Se não há substituição protestamos, se falam em AB protestamos.  ::)

"Em casa onde não há pão..." ;)

Não é que a ideia me desagrade, mas 2 destroyers com quase o comprimento previsto para o NavPol e guarnição de 300 homens? Custa-me a crer sinceramente, sem citar tudo o resto como equipamento, sensores e se o MLU os elevaria pelo menos a Flight IIA. Anda-se a brincar à modernização de fragatas com 30 anos contando os tostões, porém depois já há dinheiro para destroyers AEGIS?

Um AOR Wave é imperativo, e se os ingleses não aceitam 20M€ por ele então o dinheiro para o upgrade das VdG podia ser utilizado neste negócio mesmo atirando o LPD para a próxima década na melhor das hipóteses.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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nelson38899

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #348 em: Maio 27, 2020, 02:34:12 pm »
Se não há substituição protestamos, se falam em AB protestamos.  ::)

Isto é o mesmo que comprar um ferrari e não teres dinheiro para as manutenções.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
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Stalker79

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #349 em: Maio 27, 2020, 02:41:55 pm »
Se não há substituição protestamos, se falam em AB protestamos.  ::)

Isto é o mesmo que comprar um ferrari e não teres dinheiro para as manutenções.

Manutenção, gasolina, seguro, estacionamento, "extras", encher as VLS´s, etc....
 :-P
 

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JohnM

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #350 em: Maio 27, 2020, 03:30:28 pm »
Vamos lá a ver, deixando o sarcasmo de lado por um momento (mas não mais que isso...) , e assumindo por um instante que essa possibilidade é realista, o principal problema seriam os custos de manutenção, porque de resto seria ótimo, SE, e é um grande “SE”, a modernização e extensão de vida fosse a versão que a US Navy estava a planear... modernização generalizada de sistemas e implementação de CEC (Cooperative Engagement Capability) e AEGIS baseline 9, adição de um motor elétrico para poupar nos custos de operação a baixas velocidades até 13 nós, redução de cerca de 15% da guarnição, etc. O problema é que essa custa $270 milhões (~250€ milhões) por navio, não 160 milhões... isso faz-me pensar que, mesmo que os adquiramos, já nos estamos a preparar para fazer outro “MLU dos pobres”... plus ça change...

SE tudo isso acontecesse, ficávamos com 2 navios AAW e 2 ASW, com datas de substituição bem desfasadas... como os AB Flight I/II não têm helicóptero orgânico, podia-se no início da década de 30 substituir as BD, por 2 M (que são suposto serem navios ASW com capacidade para dois hélis ou um héli e um UAV) ou, eventualmente, 3/4 EPC, se entretanto nos juntarmos ao programa...

São tantos “SE”...

P.S.- Claro que os mísseis teriam que vir oferecidos dos stocks da US Navy... encher mais de 160 células VLS com SM-2 e VLA (assumindo que 8 em cada navio ficariam para ESSM 2) custa cerca de $500 milhões... mais uma vez, e sendo um incurável otimista, até acho possível, porque a US Navy está a comprar a versão ARH (o SM-2 Block IIIC) e, portanto, pode desfazer-se de uma centena e meia de blocos anteriores (III/IIIA/IIIB), que são todos SARH, embora o IIIB tb seja IR terminal...
« Última modificação: Maio 27, 2020, 03:41:37 pm por JohnM »
 

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ocastilho

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #351 em: Maio 27, 2020, 04:04:39 pm »
Para o que nós temos, as ABs parecem-me um salto qualitativo bom. 200M €/cada com overhaul e armamento, queríamos o quê mais? Dado? Não esquecer que as FREMM são 600M€, mas ainda falta armamento.

Mas o calado deve ser muito, a tonelagem é muita, não tem hangar para o merlin, e deus sabe como o operamos em ambiente Maritimo, enfim, coisa de pobre...
"Se servistes à pátria, que vos foi ingrata, vós fizestes o que devíeis, ela o que costuma."
 

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Lightning

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #352 em: Maio 27, 2020, 06:54:29 pm »
Desculpem lá mas nessa dos AB não acredito... :-P

E bichos desse tamanho tinham calado para entrar no Alfeite ? (O mais importante de TODOS os fatores a ter em conta!!!)

A Grécia é uma caso diferente, tem a Turquia a morder-lhe os calcanhares, podia servir como uma "mensagem" do Trump ao Erdogan...ainda ontem: https://www.news.com.au/technology/innovation/military/turkish-troops-invade-greece-and-occupy-small-patch-of-land-near-river-evros/news-story/da06619fc50cc4c27d0654841bd27eec

Nem os Gregos tem os problemas técnicos do calado dos navios, penso que a base naval de Suda Bay é dos poucos sítios no mundo fora dos EUA capaz de receber um super porta-aviões americano.

« Última modificação: Maio 27, 2020, 06:55:25 pm por Lightning »
 

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Lightning

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #353 em: Maio 27, 2020, 07:01:04 pm »
Mas o calado deve ser muito, a tonelagem é muita, não tem hangar para o merlin, e deus sabe como o operamos em ambiente Maritimo, enfim, coisa de pobre...

Não tem que ter hangar para o Merlin, tem que ter hangar para o helicóptero que a Marinha vier a adquirir para substituir o Lynx, algo tipo Seahawk ou NH-90 NFH, claro que se o hangar (e placa de aterragem de helicópteros) tiver capacidade de receber o EH101 é uma mais valia e mal não faz.
Nunca se sabe se no tal dia de nevoeiro em que vai vir o Navpol, se também vem um EH101 preparado para operações tácticas, preparado para ser embarcado, com tripulação qualificada em aterrar em navios, que seja mesmo preciso ser o EH101 em vez do substituto do Lynx e que esse EH101 não faça falta ao dispositivo SAR nacional, se, se, se...
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #354 em: Maio 27, 2020, 07:52:00 pm »
Mas o calado deve ser muito, a tonelagem é muita, não tem hangar para o merlin, e deus sabe como o operamos em ambiente Maritimo, enfim, coisa de pobre...

Não tem que ter hangar para o Merlin, tem que ter hangar para o helicóptero que a Marinha vier a adquirir para substituir o Lynx, algo tipo Seahawk ou NH-90 NFH, claro que se o hangar (e placa de aterragem de helicópteros) tiver capacidade de receber o EH101 é uma mais valia e mal não faz.
Nunca se sabe se no tal dia de nevoeiro em que vai vir o Navpol, se também vem um EH101 preparado para operações tácticas, preparado para ser embarcado, com tripulação qualificada em aterrar em navios, que seja mesmo preciso ser o EH101 em vez do substituto do Lynx e que esse EH101 não faça falta ao dispositivo SAR nacional, se, se, se...
Atenção que os AB Flight I/II não têm helicóptero orgânico, porque não têm hangar...
 
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #355 em: Maio 27, 2020, 08:03:11 pm »
Já vamos em AB's, maravilha, assim é que é, acho é que deveriam ser três e não dois. ::)

Continuem a sonhar meus amigos, que faz muito bem.

Abraços
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #356 em: Maio 27, 2020, 08:15:18 pm »
O NVF do outro lado mundo, incendeia o forum, e vai dormir descansado enquanto isto pega fogo.  ;D
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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #357 em: Maio 27, 2020, 08:23:03 pm »
Um passaroco disse-me que têm existido conversações com o Pentágono sobre a possibilidade de, nos próximos três anos, virem 02 Arleigh Burke Flight I (ou Flight II) para substituir as VdG. Recorde-se que são navios que entraram ao serviço entre 1991 e 1998.

Os navio viriam de borla, mas teríamos que pagar o MLU para extender a vida útil dos 35 para os 45 anos (cerca de 200 milhões de euros por navio). Como parte da "doação", viriam SM-2MR Block IIIB, VL-ASROC e também Harpoons adicionais. Os ESSM Block 2 teriam que ser adquiridos novos por Portugal. Ao que parece os Burkes podem funcionar bem com guarnições de 250 a 270 elementos, pelo que a nível de pessoal não haveriam esforços adicionais.

Outra boa notícia é que um dos Wave está quase a caminho. O contrato deve ser assinado até final do ano (possivelmente depois de o Centeno sair).

Não venho a este tópico há 1 dia, e fala-se logo em Arleigh Burkes?

Vocês não estão bem a imaginar a beleza de ver tais navios no Alfeite, mais o Wave... Era magnífico!

Mas vamos por partes, em primeiro lugar a venda das VdG quase que pagava o MLU de um dos AB, e a verba que hoje está alocada à modernização das VdG, pagava quase o outro. Com a vinda do Wave, deixa de fazer sentido na LPM os 150 milhões para o AOR novo, verba essa que pode ser alocada também nesse tal upgrade aos destroyers. Os AB são caros de operar para a nossa carteira, MAS, parte desse custo acaba por ser abatido com a redução do número de casos, ao passar de 3 VdG para 2 AB...

Ainda fui verificar o calendário a ver se não era 1 de Abril outra vez... Mas não é... E a concretizarem-se essas duas aquisições, seriam boas e inesperadas noticias.

A falta de heli orgânico pode ser um não problema, pois liberta os Lynx para os NPOs, se finalmente fossem certificados para os receber. Um hangar telescópico e estava feito. E também para o Wave, que tem hangar.
 

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Lightning

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #358 em: Maio 27, 2020, 08:39:39 pm »
Atenção que os AB Flight I/II não têm helicóptero orgânico, porque não têm hangar...

Penso que é necessário o navio poder transportar pelo menos um heli organico médio, mas também posso estar a ver mal, quem sou eu, se calhar sou muito "sec XX", agora a moda é os drones, se calhar o heli orgânico é obsoleto e basta drones...
 

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Re: O Reapetrechamento da Marinha
« Responder #359 em: Maio 27, 2020, 10:01:31 pm »
O NVF do outro lado mundo, incendeia o forum, e vai dormir descansado enquanto isto pega fogo.  ;D

faz ele muito bem , eu já fiz parecido com a verba da venda das três VdG, e até correu muito bem também, haja discurso que há sempre alguém que acredita, haja discurso, os politicos são especialistas nisso.
o nosso premier disse quando a pandemia começou que a economia estava preparada para tal embate, coitado, e, também disse que não haveria austeridade, pois muito provavelmente para ele não haverá mas, para o comum dos mortais….não será bem assim.
O discurso quando dito de modo muito convincente e com muita palha pelo meio, é do melhor, para baralhar e dar de novo, temos um grande especia........quer dizer Premier.

Abraços
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