Os 28 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3285 em: Abril 04, 2024, 03:58:20 pm »
Vai sempre o mesmo da cauda pintada?

Há vários F-16AM com a cauda pintada, e atualmente até menos do que havia anteriormente. Por isso não sejas assim. :P

Sry  :'(

Estás desculpado. Como penitência tens de ver este fim-de-semana os episódios 7, 8 e 9 do Star Wars, e seguidos. :mrgreen:



Para isso manda-me logo à m...  :'(
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3286 em: Abril 04, 2024, 07:08:59 pm »
Vai sempre o mesmo da cauda pintada?

Há vários F-16AM com a cauda pintada, e atualmente até menos do que havia anteriormente. Por isso não sejas assim. :P

Sry  :'(

Estás desculpado. Como penitência tens de ver este fim-de-semana os episódios 7, 8 e 9 do Star Wars, e seguidos. :mrgreen:
Fosga-se!  :N-icon-Axe:
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3287 em: Abril 05, 2024, 09:15:07 am »
Vai sempre o mesmo da cauda pintada?

Há vários F-16AM com a cauda pintada, e atualmente até menos do que havia anteriormente. Por isso não sejas assim. :P

Sry  :'(

Estás desculpado. Como penitência tens de ver este fim-de-semana os episódios 7, 8 e 9 do Star Wars, e seguidos. :mrgreen:
Fosga-se!  :N-icon-Axe:

O CG  é mesmo mau  :(
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3288 em: Abril 05, 2024, 09:35:23 am »
O CG  é mesmo mau  :(

Pronto, pronto. Então uma penitência mais leve: ver de uma só assentada o "The Book of Boba Fett" e "Obi-Wan Kenobi" até Domingo à noite. I have spoken!  :mrgreen:
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3289 em: Abril 05, 2024, 12:59:00 pm »
O CG  é mesmo mau  :(

Pronto, pronto. Então uma penitência mais leve: ver de uma só assentada o "The Book of Boba Fett" e "Obi-Wan Kenobi" até Domingo à noite. I have spoken!  :mrgreen:

This is the way!!!
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3290 em: Abril 05, 2024, 03:48:07 pm »
Voltando um pouco atrás:

Citar
(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf


Dados ontem publicados pela Força Aérea Belga relativamente à sua participação no eAP/BAP de 01/12/2023 a 31/03/2024:




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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3291 em: Abril 05, 2024, 04:15:26 pm »
Voltando um pouco atrás:

Citar
(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf


Dados ontem publicados pela Força Aérea Belga relativamente à sua participação no eAP/BAP de 01/12/2023 a 31/03/2024:




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Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3292 em: Abril 05, 2024, 04:27:17 pm »
Voltando um pouco atrás:

Citar
(...) 1 — Autorizar o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas a empregar e sustentar, como contributo de Portugal no âmbito da missão NATO Baltic Air Policing — Lituânia, durante o ano de 2024, 4 (quatro) aeronaves F-16M, com um efetivo de até 95 (noventa e cinco) militares, num total de até 480 (quatrocentas e oitenta) horas de voo, por um período de até 4 (quatro) meses.

https://files.diariodarepublica.pt/2s/2024/03/063000000/0006000061.pdf


Dados ontem publicados pela Força Aérea Belga relativamente à sua participação no eAP/BAP de 01/12/2023 a 31/03/2024:




 ::)

Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)

Até tem mais people
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3293 em: Abril 05, 2024, 04:46:45 pm »
Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)

Ninguém disse isso, ou sequer o insinuou. Aqui a questão é diferente e ficou bem clara na minha publicação: enquanto que para o nosso destacamento a portaria do Ministério da Defesa estipula um teto limite de horas de voo, o que se pode comprovar por este recente caso belga, e que está bem patente, é que facilmente se podem alcançar e ultrapassar as 480HV previamente determinadas.

O destacamento de 4 F-16AM da Força Aérea Belga esteve presente na Lituânia durante 121 dias, efetuou 14 Alpha Scrambles (intercepções reais), 3 Tango Scrambles (saídas de treino), e superou o número de horas de voo que o nosso MDN definiu como limite (494h e 05 min). A questão nada tem a ver com o número de militares presente, com o seu trabalho e profissionalismo, tem a ver isso sim com a necessidade da existência de um teto máximo para as horas de voo dos caças, e se se trata de um fenómeno recente e exclusivamente nacional.
« Última modificação: Abril 05, 2024, 05:04:18 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3294 em: Abril 05, 2024, 05:53:19 pm »
Então a nossa FAP não está a representar Portugal pior que a Bélgica  ;)

Ninguém disse isso, ou sequer o insinuou. Aqui a questão é diferente e ficou bem clara na minha publicação: enquanto que para o nosso destacamento a portaria do Ministério da Defesa estipula um teto limite de horas de voo, o que se pode comprovar por este recente caso belga, e que está bem patente, é que facilmente se podem alcançar e ultrapassar as 480HV previamente determinadas.

O destacamento de 4 F-16AM da Força Aérea Belga esteve presente na Lituânia durante 121 dias, efetuou 14 Alpha Scrambles (intercepções reais), 3 Tango Scrambles (saídas de treino), e superou o número de horas de voo que o nosso MDN definiu como limite (494h e 05 min). A questão nada tem a ver com o número de militares presente, com o seu trabalho e profissionalismo, tem a ver isso sim com a necessidade da existência de um teto máximo para as horas de voo dos caças, e se se trata de um fenómeno recente e exclusivamente nacional.

De todo! E a minha mensagem era mesmo para os "velhos do Restelo" que por aqui andam sempre a deitar abaixo tudo o que é feito pela FAP. Aliás, basta seguir as redes sociais da FAP para perceber que com pouco se faz muito e bem!

Como alguém que cria e gere budgets diariamente, tenho a certeza que o que o MDN refere é exatamente isso. É um budget aproximado do que esperam que aconteça, mas claro, como estamos em Portugal, o budget é cortado rente e depois, obviamente, ultrapassado :P
« Última modificação: Abril 05, 2024, 06:45:45 pm por goncalobmartins »
 
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3295 em: Abril 05, 2024, 10:47:43 pm »
Estipular um limite de horas de voo para uma missão destas que será sempre algo imprevisível, não tem qualquer cabimento. Se os russos de repente se lembram de aumentar os seus voos na região nem que seja por uns míseros 2%, chega a uma altura em que os nossos F-16 não descolam.

Fica a questão, se os russos resolverem atacar os estados Bálticos, e tivermos pilotos lá no meio, o que é suposto fazerem perante a ameaça.
 

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raphael

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3296 em: Abril 05, 2024, 11:42:00 pm »
Estipular um limite de horas de voo para uma missão destas que será sempre algo imprevisível, não tem qualquer cabimento. Se os russos de repente se lembram de aumentar os seus voos na região nem que seja por uns míseros 2%, chega a uma altura em que os nossos F-16 não descolam.

Fica a questão, se os russos resolverem atacar os estados Bálticos, e tivermos pilotos lá no meio, o que é suposto fazerem perante a ameaça.

tal como em tudo há flexibilidade... e caso seja necessário o valor é revisto para cima...

a coisa não é tão estanque quanto estão a pintar.

este limite de horas de voo é para evitar algumas ideias peregrinas que possam surgir, como o lema não oficial da 601 o "Jacques estás aqui!".

acredito também que possam existir contratempos e outros cenários já previstos.

Além de que não seremos a unica nação para efetuar os scrambles naquela unidade lituana...estão sempre duas nações em simultaneo...4 + 4...mais os americanos...

Os russos naquela zona não irão aumentar significativamente os voos de caças na área...vão sim aumentar e potenciar os empastelamento eletrónico que é o que fazem melhor naquela zona.

aquele eixo dos bálticos está mais protegido/guarnecido que a ucrânia....quase...
Um abraço
Raphael
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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3297 em: Abril 06, 2024, 12:26:56 am »
Em Portugal não costuma haver grande flexibilidade a muitos níveis, não me surpreendia que neste caso assim fosse. Oxalá esteja enganado, e de facto aquele valor seja apenas uma referência e não algo assente em cimento.

Não podemos é dizer que há flexibilidade para nós, mas depois dizer que os russos não vão aumentar o número de voos ou o que quer que seja, ou que a situação em 4 meses nunca irá mudar.
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3298 em: Abril 06, 2024, 01:09:44 am »
Estipular um limite de horas de voo para uma missão destas que será sempre algo imprevisível, não tem qualquer cabimento. Se os russos de repente se lembram de aumentar os seus voos na região nem que seja por uns míseros 2%, chega a uma altura em que os nossos F-16 não descolam.

Fica a questão, se os russos resolverem atacar os estados Bálticos, e tivermos pilotos lá no meio, o que é suposto fazerem perante a ameaça.

Os F-16 têm horas de voo antes de manutenção, logo é normal terem um limite para cada missão. O estranho é a publicação de esse limite. Para umas coisas existe tanto segredo e para outras é coiso.
 
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Lightning

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #3299 em: Abril 06, 2024, 07:25:30 am »
O destacamento belga fez praticamente 500h de voo em 4 meses tendo efdctuado 14 Alfa scrambles e 3 tango scrambles, ninguém acha estes valores estranhos lol.

De certeza que andou a fazer mais coisas do que isso senão dava quase umas 30h de voo para cada scramble  :mrgreen:.

Faltam ai coisas de certeza, como por exemplo voos CAP, exercicios militares na região em que possam ter participado, (são coisas diferentes de uma activação do scramble real ou de treino), ou até as horas de voo em transito do país para a Lituânia e regresso que não sei se entram, etc.

Normalmente os F-16 fazem 2h de voo por saida, mas vamos por 3h na loucura, 17 scrambles, dá uma valor de 51h de voo para os scrambles,

Como dá para ver nesta simples conta ainda sobram mais de 400h horas de voo que podem ser usadas em scrambles, 17 scrambles em 121 dias dá um scramble por 7 dias, por isso basta quem está a fazer os planos de voo se adaptar, se começarem a aparecer scrambles mais regulares tem que diminuir outros voos para compensar.

494h/3h = 164 scrambles possíveis em 121 dias de missão

Mesmo a fazer voos de 3h e a ter scrambles reais todos os dias ainda tinham horas de voo para isso tudo, tinham que ser dois scrambles diários, mais de um mês durante a missão para ultrapassar as horas estabelecidas.
« Última modificação: Abril 06, 2024, 07:36:53 am por Lightning »