O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA

  • 12 Respostas
  • 7212 Visualizações
*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« em: Setembro 25, 2010, 11:11:04 am »
O Capitão-de-Fragata Fuzileiro Rogério Paulo Figueira Martins de Brito, 41 anos de idade, 23 de serviço na Marinha desde Cadete na Escola Naval até à actual função de Expeditionary Operations Staff Officer, no Combined Joint Operations from the Sea, Centre of Excellence - CJOS COE - em Norfolk, USA, escreve no “Operacional” sobre um tema que julgamos pouco conhecido em Portugal: o pára-quedismo na Marinha.

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20218
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3460
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #1 em: Setembro 25, 2010, 11:57:03 am »
Esqueceu-se do link:

 :arrow: http://www.operacional.pt/o-para-quedismo-na-marinha/

Só uma coisa:



Máquina de guerra!!!
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #2 em: Setembro 25, 2010, 12:55:06 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Só uma coisa:



Máquina de guerra!!!


Grande Cabeça, obrigado por postares essa foto é que quando a vi fiquei com uma duvida, alguém me sabe que dizer o que é o simbolo redondo que está ao lado do simbolo do DAE e das Operações Especiais? É que olhando com atenção aparecebo-me de um letra S ao centro e uma espinfarda por baixo do S, será de Sniper? De onde? Do CTOE?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20218
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3460
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #3 em: Setembro 25, 2010, 01:03:06 pm »
Parece-me que é realmente S de sniper e com a espingarda não deixa dúvidas. Agora se é dos Fuzos ou do CTOE...isso já não sei.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

sniper14

  • Membro
  • *
  • 86
  • Enviou: 23 vez(es)
  • +0/-0
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #4 em: Setembro 25, 2010, 06:40:04 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Parece-me que é realmente S de sniper e com a espingarda não deixa dúvidas. Agora se é dos Fuzos ou do CTOE...isso já não sei.

...é do CTOE é a unica unidade militar que dá formação oficial na área sniper.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #5 em: Setembro 25, 2010, 07:53:49 pm »
Citação de: "sniper14"
...é do CTOE é a unica unidade militar que dá formação oficial na área sniper.

Essa justificação são me satisfaz, o curso sniper pode ter sido tirado noutro pais.

E só para que fique escolarecido, o CTOE não é o unico local em Portugal onde se forma snipers, por exemplo os militares da UPF (Força Aérea) formam os seus próprios snipers depois de no inicio da unidade terem enviado militares a frequentar o curso sniper do CTOE e o curso sniper do GOE, fizeram uma mistura dos dois (aproveitaram o que lhes interessa) e ficaram com um curso com as valências que lhes interessa.

O que um miltiar da UPF um dia me disse é que toda a formação é dada por eles exepto o curso de Pára-quedismo, que é na ETP.

É possivel que o DAE possa fazer o mesmo, mas não sei se faz.
 

*

sniper14

  • Membro
  • *
  • 86
  • Enviou: 23 vez(es)
  • +0/-0
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #6 em: Setembro 25, 2010, 09:52:05 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "sniper14"
...é do CTOE é a unica unidade militar que dá formação oficial na área sniper.

Essa justificação são me satisfaz, o curso sniper pode ter sido tirado noutro pais.

E só para que fique escolarecido, o CTOE não é o unico local em Portugal onde se forma snipers, por exemplo os militares da UPF (Força Aérea) formam os seus próprios snipers depois de no inicio da unidade terem enviado militares a frequentar o curso sniper do CTOE e o curso sniper do GOE, fizeram uma mistura dos dois (aproveitaram o que lhes interessa) e ficaram com um curso com as valências que lhes interessa.

O que um miltiar da UPF um dia me disse é que toda a formação é dada por eles exepto o curso de Pára-quedismo, que é na ETP.

É possivel que o DAE possa fazer o mesmo, mas não sei se faz.

Ok provavelmente estou enganado pensei que fosse apenas o CTOE.
pensei que os militares da UPF, na altura RESCOM não tinham concluido o curso de sniper em Lamego, mas se lhe disseram o contrario eu acredito.
que eu saiba frequentar um curso não faz com que se possa ministrá-lo, ser licenciado em direito não faz de mim professor universitário, por isso é que disse que o unico distintivo de curso Sniper que conheço em Portugal é o da foto e corresponde ao curso dado em Lamego.
mas como lhe digo (posso) devo estar enganado.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #7 em: Setembro 25, 2010, 11:59:54 pm »
Citação de: "sniper14"
Ok provavelmente estou enganado pensei que fosse apenas o CTOE.
pensei que os militares da UPF, na altura RESCOM não tinham concluido o curso de sniper em Lamego, mas se lhe disseram o contrario eu acredito.

O que sei é "conversa de café", não tenho provas nem documentos e há sempre pessoal que nas conversas e com o copito mete uns "posinhos" para por a coisa mais bonita, o que me disseram foi isso, se é verdade ou não não lhe posso confirmar, que eles dão a formação toda aos proprios exepto o curso de pára-quedismo.

Citar
que eu saiba frequentar um curso não faz com que se possa ministrá-lo, ser licenciado em direito não faz de mim professor universitário, por isso é que disse que o unico distintivo de curso Sniper que conheço em Portugal é o da foto e corresponde ao curso dado em Lamego.
mas como lhe digo (posso) devo estar enganado.

Não, é preciso tirar um curso de instrutor/formador na área, os militares do CTOE que dão essa instrução de certeza que também formam outros instrutores não vão ser sempre os mesmos, os militares vão sendo promovidos, transferidos, etc, e ao fim de uns certos anos tem que existir outros para fazer o trabalho que estes faziam.

Mas estamos a sair do tema, a minha duvida era relativo a esse simbolo, e se me disser que é do CTOE porque sabe que é esse eu acredito, mas não me diga que é do CTOE apenas por ser a unica hipotese pois não é, alias até pode ser tirado noutro pais como eu referi no inicio, lá por ver militares com asas de pára-quedista não vou logo dizer que tem o curso tirado na ETP (e já nem falo em cursos civis que disso há às pazadas), há diversos militares portugueses com o curso de pára-quedismo espanhol e o americano.
 

*

sniper14

  • Membro
  • *
  • 86
  • Enviou: 23 vez(es)
  • +0/-0
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #8 em: Setembro 26, 2010, 02:40:25 pm »
Sim caro Lightning,
tenho a certeza que esse distintivo corresponde ao curso Sniper tirado no CTOE por esse elemento do DAE.
Aliás foi me garantido que a formação de base para os snipers do DAE é feita em Lamego.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #9 em: Setembro 26, 2010, 07:30:52 pm »
Citação de: "sniper14"
Sim caro Lightning,
tenho a certeza que esse distintivo corresponde ao curso Sniper tirado no CTOE por esse elemento do DAE.
Aliás foi me garantido que a formação de base para os snipers do DAE é feita em Lamego.

Pronto, muito obrigado pela informação  :G-beer2:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20218
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3460
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #10 em: Setembro 28, 2010, 02:21:36 pm »
Eu conheci vários Auxiliar de Precursores que tinham o curso de snipers e que não tinham este distintivo. É pena que eu nunca lembrei-me de perguntar-lhes onde tiravam os cursos, mas segundo li em várias revistas o curso era (é?) tirado no GOE da PSP. Já houve alguém aqui no fórum a dizer que também tiravam no CTOE. Seja como for, não sei onde é tirado actualmente os cursos de sniper por parte do pessoal Pára-quedista.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #11 em: Setembro 28, 2010, 02:41:18 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu conheci vários Auxiliar de Precursores que tinham o curso de snipers e que não tinham este distintivo. É pena que eu nunca lembrei-me de perguntar-lhes onde tiravam os cursos, mas segundo li em várias revistas o curso era (é?) tirado no GOE da PSP. Já houve alguém aqui no fórum a dizer que também tiravam no CTOE. Seja como for, não sei onde é tirado actualmente os cursos de sniper por parte do pessoal Pára-quedista.

Estou a achar aqui um sistema curioso e estranho, parece que é mais fácil os militares de fora do Exército (Fuzileiros e Policia Aérea) frequentarem cursos no CTOE e na ETP do que militares do Exército mas de "outras casas", por exemplo Páras irem ao CTOE, Comandos irem à ETP.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20218
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1327/-3460
Re: O PÁRA-QUEDISMO NA MARINHA
« Responder #12 em: Setembro 28, 2010, 03:00:43 pm »
Citação de: "Lightning"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu conheci vários Auxiliar de Precursores que tinham o curso de snipers e que não tinham este distintivo. É pena que eu nunca lembrei-me de perguntar-lhes onde tiravam os cursos, mas segundo li em várias revistas o curso era (é?) tirado no GOE da PSP. Já houve alguém aqui no fórum a dizer que também tiravam no CTOE. Seja como for, não sei onde é tirado actualmente os cursos de sniper por parte do pessoal Pára-quedista.

Estou a achar aqui um sistema curioso e estranho, parece que é mais fácil os militares de fora do Exército (Fuzileiros e Policia Aérea) frequentarem cursos no CTOE e na ETP do que militares do Exército mas de "outras casas", por exemplo Páras irem ao CTOE, Comandos irem à ETP.

São as famosas guerras de quintas, cada um defende a sua conforme acha que é melhor...
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.