Votação

Concorda com o acordo ortográfico da Lingua Portuguesa?

Não concordo, de todo
15 (24.2%)
Não concordo, devia ser o Brasil a aproximar-se do europeu
13 (21%)
Concordo plenamente
20 (32.3%)
Devia ser referendado
4 (6.5%)
Estes gajos não teem mais que fazer
7 (11.3%)
O Brasil deveria deixar o Portugês como língua oficial
3 (4.8%)

Votos totais: 62

Votação encerrada: Março 07, 2008, 01:16:01 pm

Acordo Ortográfico da Lingua Portuguesa

  • 109 Respostas
  • 25906 Visualizações
*

tsumetomo

  • 159
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Março 27, 2008, 03:21:09 pm »
Citação de: "Lusitanus"
Mais uma razão de que este país necessita rápidamente de uma Monarquia seja ela qual for,desde que seja Democratica e Constituicional.Porque só uma monarquia é que consegue dar essa reafirmação,orgulho e independencia que a Republica há quase 100 anos não nos dá,muito pelo contrário.
Seria muito mais simples e produtivo, eliminar o limite ao numero de mandatos do PR.
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #31 em: Março 28, 2008, 08:42:27 am »
Citação de: "tsumetomo"
Citação de: "Lusitanus"
Mais uma razão de que este país necessita rápidamente de uma Monarquia seja ela qual for,desde que seja Democratica e Constituicional.Porque só uma monarquia é que consegue dar essa reafirmação,orgulho e independencia que a Republica há quase 100 anos não nos dá,muito pelo contrário.
Seria muito mais simples e produtivo, eliminar o limite ao numero de mandatos do PR.


Não gostaria de estar a pagar um ordenado a uma pessoa que não fosse o representante legitimo para representar os lideres que transformaram-nos numa nação universal,e ainda lhe dar regalias quando fora do cargo.Não gosto de PRs que se comportam como Reis sem serem legitimos a tal,acho uma falta de dignidade e respeito para com o universo Português.

Fora de Tópico: Esta semana no meu local de trabalho atendi um cliente que tinha no seu casaco de cabedal um emblema com a bandeira monarquica,fiquei um pouco surpreso,pq sei que há pessoas a favor da monarquia mas nunca tinha visto ao vivo defenderem essa causa pela roupa que vestem,a não ser em ocasiões especiais,muito menos no Algarve.Mas gostei de ver  :roll:
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #32 em: Março 28, 2008, 02:56:09 pm »
Citação de: "Lusitanus"
Citação de: "tsumetomo"
Citação de: "Lusitanus"
Mais uma razão de que este país necessita rápidamente de uma Monarquia seja ela qual for,desde que seja Democratica e Constituicional.Porque só uma monarquia é que consegue dar essa reafirmação,orgulho e independencia que a Republica há quase 100 anos não nos dá,muito pelo contrário.
Seria muito mais simples e produtivo, eliminar o limite ao numero de mandatos do PR.

Não gostaria de estar a pagar um ordenado a uma pessoa que não fosse o representante legitimo para representar os lideres que transformaram-nos numa nação universal,e ainda lhe dar regalias quando fora do cargo.Não gosto de PRs que se comportam como Reis sem serem legitimos a tal,acho uma falta de dignidade e respeito para com o universo Português.



Então e deve ser o sangue a dar essa legitimidade?  :? Não vejo qual a diferença... são todos homens.
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Março 28, 2008, 07:15:00 pm »
Citação de: "komet"
Citação de: "Lusitanus"
Citação de: "tsumetomo"
Citação de: "Lusitanus"
Mais uma razão de que este país necessita rápidamente de uma Monarquia seja ela qual for,desde que seja Democratica e Constituicional.Porque só uma monarquia é que consegue dar essa reafirmação,orgulho e independencia que a Republica há quase 100 anos não nos dá,muito pelo contrário.
Seria muito mais simples e produtivo, eliminar o limite ao numero de mandatos do PR.

Não gostaria de estar a pagar um ordenado a uma pessoa que não fosse o representante legitimo para representar os lideres que transformaram-nos numa nação universal,e ainda lhe dar regalias quando fora do cargo.Não gosto de PRs que se comportam como Reis sem serem legitimos a tal,acho uma falta de dignidade e respeito para com o universo Português.


Então e deve ser o sangue a dar essa legitimidade?  :? Não vejo qual a diferença... são todos homens.


Nem todos os nossos Reis tiveram o mesmo sangue do antecessor.

Uma coisa é certa, o Português tem perdido afirmação no mundo e isso graças a pessoas que têm medo ou vergonha de falar Português lá fora e até mesmo cá,quando vêm os espanhois (que possuem uma lingua parecida) mtos falam espanhol só porque os hermanos não nos entendem,ou não querem nos entender,nem se dão ao trabalho,agora nós parece que nos batalhamos para falar a lingua dos outros.Isso irrita-me nas pessoas.Embora tenham liberdade para tal,eu nunca daria a minha liberdade de falar outra lingua pondo em causa a minha.
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

tsumetomo

  • 159
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Março 28, 2008, 09:03:06 pm »
Citação de: "Lusitanus"
Citação de: "tsumetomo"
Citação de: "Lusitanus"
Mais uma razão de que este país necessita rápidamente de uma Monarquia seja ela qual for,desde que seja Democratica e Constituicional.Porque só uma monarquia é que consegue dar essa reafirmação,orgulho e independencia que a Republica há quase 100 anos não nos dá,muito pelo contrário.
Seria muito mais simples e produtivo, eliminar o limite ao numero de mandatos do PR.

Não gostaria de estar a pagar um ordenado a uma pessoa que não fosse o representante legitimo para representar os lideres que transformaram-nos numa nação universal,e ainda lhe dar regalias quando fora do cargo.Não gosto de PRs que se comportam como Reis sem serem legitimos a tal,acho uma falta de dignidade e respeito para com o universo Português.
Qualquer pessoa eleita (e reeleita) tem rios de legitimidade mais que qualquer monarca.
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Março 29, 2008, 12:21:40 am »
Citação de: "tsumetomo"
Citação de: "Lusitanus"
Citação de: "tsumetomo"
Citação de: "Lusitanus"
Mais uma razão de que este país necessita rápidamente de uma Monarquia seja ela qual for,desde que seja Democratica e Constituicional.Porque só uma monarquia é que consegue dar essa reafirmação,orgulho e independencia que a Republica há quase 100 anos não nos dá,muito pelo contrário.
Seria muito mais simples e produtivo, eliminar o limite ao numero de mandatos do PR.

Não gostaria de estar a pagar um ordenado a uma pessoa que não fosse o representante legitimo para representar os lideres que transformaram-nos numa nação universal,e ainda lhe dar regalias quando fora do cargo.Não gosto de PRs que se comportam como Reis sem serem legitimos a tal,acho uma falta de dignidade e respeito para com o universo Português.
Qualquer pessoa eleita (e reeleita) tem rios de legitimidade mais que qualquer monarca.


Não confundas o ser eleito (e reeleito) com propagandas de marketing e campanhas de favores empresariais,só isso tira a legitimidade toda.
E um Rei tem muito mais legitimidade e é muito mais respeitado que um PR,um Rei é um "servo" da Pátria é educado somente para a Nação,enquanto que o Povo é um "servo" para um PR que nunca pensa no bem estar social sem ser através de influencias partidárias.
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

dinis manuel

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Abril 12, 2008, 12:48:21 pm »
Antes de mais um obrigado ao utilizador que colocou este tópico pois no meu entender esta questão é uma ferida no orgulho Luso e tem que ser debatida!

eu jovem de 21 anos , acho isto uma anormalidade,e inclusivé já enviei um e-mail para o ministério da cultura a ridicularizar este maldito acordo ortográfico.


E faço das palavras de um alguem ai atrás a minhas palavras, ou seja, alterem o que alterarem eu continuarei a usar o meu velhinho e correcto PORTUguês, e quem quiser falar brasileiro que vá para o Brasil!!

Este é o Português padrão, logo há que respeita-lo e mantê-lo!!


Fernando Pessoa, vinde ver o que estes loucos fazem à lingua que tanto amaste!!!


Bem haja, nobres Lusos
ser Portugues não é uma raça,é uma virtude
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Abril 12, 2008, 01:40:51 pm »
Antes de mais, caros monárquicos, os restantes utilizadores agradecem que se cinjam ao tópico: o acordo ortográfico.

Defender o português falado em Portugal como se fosse uma referência inscrita em mármore é ignorar a natureza das línguas vivas.

As línguas vivas não são estática, mudam e evoluem pelo uso.
O português falado e escrito em Portugal diverge do de há 50, 100, 500 anos. Basta ler Eça de Queiroz, Luís de Camões ou o Cancioneiro Geral para ver isso (e isto é tudo lido na escola...).

E diverge não só no tempo mas também no espaço: varia de norte a sul e nas ilhas, embora actualmente seja mais uniforme que no passado devido à maior alfabetização e à maior cobertura da rádio e TV.

Dito isto, uma vez que de facto as línguas evoluem pelo uso acho esta tentativa de uniformizar a ortografia uma inutilidade dispendiosa.
 

*

dinis manuel

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Abril 12, 2008, 04:15:18 pm »
tem toda a razão no que diz respaito á inutilidade do acordo, toda  a razão!
ser Portugues não é uma raça,é uma virtude
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Abril 13, 2008, 12:53:54 am »
Citação de: "lurker"
Antes de mais, caros monárquicos, os restantes utilizadores agradecem que se cinjam ao tópico: o acordo ortográfico.

Defender o português falado em Portugal como se fosse uma referência inscrita em mármore é ignorar a natureza das línguas vivas.

As línguas vivas não são estática, mudam e evoluem pelo uso.
O português falado e escrito em Portugal diverge do de há 50, 100, 500 anos. Basta ler Eça de Queiroz, Luís de Camões ou o Cancioneiro Geral para ver isso (e isto é tudo lido na escola...).

E diverge não só no tempo mas também no espaço: varia de norte a sul e nas ilhas, embora actualmente seja mais uniforme que no passado devido à maior alfabetização e à maior cobertura da rádio e TV.

Dito isto, uma vez que de facto as línguas evoluem pelo uso acho esta tentativa de uniformizar a ortografia uma inutilidade dispendiosa.


meu caro, uma coisa é a língua evoluir outra é "copiar" a mesma lingua de terceiros que nos desvalorizam tanto,e para beneficios desses.
Aliás existem sites,blogs,e jogos de computador que usam a bandeira Brasileira quando na opção da lingua portuguesa.
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #40 em: Abril 13, 2008, 02:59:14 am »
Citação de: "Lusitanus"
meu caro, uma coisa é a língua evoluir outra é "copiar" a mesma lingua de terceiros que nos desvalorizam tanto,e para beneficios desses.
Aliás existem sites,blogs,e jogos de computador que usam a bandeira Brasileira quando na opção da lingua portuguesa.


Isso é um efeito colateral de o Brasil e, por consequência, o português falado no Brasil, ter muitos mais utilizadores: justifica mais recursos na tradução/disponibiliza mais voluntários para traduzir.
E já foi bem pior. Há 10 anos quase não havia software traduzido para o português falado em Portugal, era quase tudo em português do Brasil.

Mas adiante. Não compreendo que é que isso tem a ver com o que eu escrevi nem estou a ver em como é que o acordo ortográfico beneficia particularmente os brasileiros.

Sejamos realistas: o português falado no Brasil representa uma muito maior população e mercado que o falado em Portugal.
Se algum se vai tornar num standard de facto, será o do Brasil.
Se houvesse alguma coisa a ganhar na uniformização da ortografia (que relembro, duvido), nós que estamos em minoria seriamos os principais interessados.
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Abril 13, 2008, 04:57:16 am »
Citação de: "lurker"
Citação de: "Lusitanus"
meu caro, uma coisa é a língua evoluir outra é "copiar" a mesma lingua de terceiros que nos desvalorizam tanto,e para beneficios desses.
Aliás existem sites,blogs,e jogos de computador que usam a bandeira Brasileira quando na opção da lingua portuguesa.

Isso é um efeito colateral de o Brasil e, por consequência, o português falado no Brasil, ter muitos mais utilizadores: justifica mais recursos na tradução/disponibiliza mais voluntários para traduzir.
E já foi bem pior. Há 10 anos quase não havia software traduzido para o português falado em Portugal, era quase tudo em português do Brasil.

Mas adiante. Não compreendo que é que isso tem a ver com o que eu escrevi nem estou a ver em como é que o acordo ortográfico beneficia particularmente os brasileiros.

Sejamos realistas: o português falado no Brasil representa uma muito maior população e mercado que o falado em Portugal.
Se algum se vai tornar num standard de facto, será o do Brasil.
Se houvesse alguma coisa a ganhar na uniformização da ortografia (que relembro, duvido), nós que estamos em minoria seriamos os principais interessados.


Em termos fincanceiros e negocios beneficiará somente o Brasil,e em relação aos jogos e internet quando é sobre o Ingles como opção de lingua lá está a bandeira de inglaterra e dos eua como identificação,e do espanhol somente a bandeira de espanha.
Um exemplo,se o ingles americano for o mais usado no mundo dos negocios não é por isso que os britanicos deixarão de falar o seu ingles,por isso não tem a ver com o numero de população mas sim com o conteudo da lingua,da forma como é ensinada,da forma como é usada,e também da divulgação do Português Europeu que hoje em dia é mto fraca no Brasil,eu quando falo ás vezes com clientes brasileiros estes me respondem : Oi??

Sinceramente um brasileiro que não entende Português Europeu devia era ter vergonha ao estar a demonstrar a sua fraca inteligência.
Não devemos sucumbir com não-entendimentos do nosso Português,o que vejo nos portugueses é algum desconforto quando não os entendem por isso que fazem de tudo (até chegando a falar a lingua dos outros no proprio país) para que entendam,só que esse desconforto deveria era vir da parte de quem não nos entende.
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

dinis manuel

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Abril 13, 2008, 12:17:18 pm »
lá nisso é verdade, eles não nos entendem, mas deviam tentar entender pois a lingua deles é derivada da nossa e não a nossa derivada deles.

só que os brasileiros estão a borrifar-se para nós, vão usar este acordo a favor deles pois saem claramente favorecidos e daqui a uns anos ainda acabamos a falar aquele português mastigado e pronto!

só porque eles são 18 vezes mais, não podemos entrar por ai, pois desses 180 milhões, quantos não serão analfabetos???

Ah pois, vamos ver bem, nem metade são falantes de Português!

São desculpas de mau pagador, simplesmente o Governo Português nao se sabe impor e está a ir ao sabor do vento soprado pelos Brasucas, eu como Português orgulhoso que sou, isto custa-me muito!
ser Portugues não é uma raça,é uma virtude
 

*

tsumetomo

  • 159
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Abril 13, 2008, 01:30:07 pm »
Citar
Entrevista com Seixas da Costa, embaixador no Brasil

(....)

“O Acordo Ortográfico tem uma dimensão estratégica”

O que é que facilitou ter-se agora chegado a um novo compromisso sobre o Acordo Ortográfico: a saída da anterior ministra da Cultura ou o apelo do Presidente da República?

O Acordo está ratificado pelo Parlamento português desde 1991, agora só esteve em causa a sua entrada em vigor. Ora o Acordo tem uma dimensão estratégica e não vale a pena ter qualquer dúvida de que é o Brasil que hoje tem a liderança no plano da promoção da língua portuguesa. Se o Brasil, por exemplo, entrar para o Conselho de Segurança e levar consigo o português como língua oficial, se não levar consigo a matriz comum do Acordo, levará o português que se fala no Brasil. Se queremos promover a língua portuguesa…

Mas o inglês não necessitou de um acordo ortográfica para ser a primeira língua franca do mundo. Mais: parte do seu sucesso vem da sua capacidade de incorporar termos de outras línguas. Para quê então uniformizar se o importante é miscigenizar?

Estamos a falar apenas de unificar a grafia. A tendência do português é para a língua se afastar mais e mais de país para país e o problema põe-se, por exemplo, quando é necessário assinar um texto comum, internacional. Cada vez que há um encontro entre Portugal e o Brasil, passamos a vida a fazer compromissos para escolher as palavras. O inglês não tem esse problema, está consagrado, enquanto o português vai ter de conquistar o seu lugar. E se o português se consagrar como língua internacional, arriscamo-nos a ficar aqui como uma espécie de dialecto. Temos de compreender que, a nível internacional, não há futuro para a língua portuguesa sem o Brasil.

E está o Brasil empenhado em fazer do português um instrumento de afirmação externa?

Não esteve, mas começa a estar. O Brasil está a começar a perceber que um instrumento fundamental para a afirmação de um poder à escala regional ou mundial é a afirmação de uma língua. Ora se o português é a quarta língua, em termos culturais, a nível mundial, pois não tem as limitações geográficas do russo, do chinês ou do hindu, significa que tem uma capacidade única de se afirmar.

Portugal deve habituar-se à ideia de que será o Brasil a liderar a luta pela afirmação da língua portuguesa?

Não penso que seja uma questão de liderança, antes um problema de realismo entre Portugal, Brasil e até Angola. Temos de olhar para a CPLP como uma comunidade relativamente atípica, porque é única comunidade linguística em que a potência mais importante não é a antiga potência colonial. Talvez isso explique por que razão o Brasil não tem, até hoje, utilizado a CPLP como um instrumento de afirmação da língua. Mas a sensação que tenho é que hoje se começa a perceber que a CPLP pode ser importante para a sua afirmação externa, até porque tem uma agenda muito ambiciosa. Como não há nenhuma dimensão da afirmação externa de Portugal que seja conflitual com a do Brasil, devemos apostar na ambição dessa agenda externa. Até porque houve uma evolução da sociedade internacional no sentido de perceber que o Brasil é uma potência emergente.


(....)



http://ultimahora.publico.pt/noticia.aspx?id=1325679&idCanal=11


A entrevista inclui outros assuntos. Aqui fiz o paste so das partes relevantes ao topico.
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Abril 13, 2008, 01:57:40 pm »
Citação de: "Lusitanus"
Sinceramente um brasileiro que não entende Português Europeu devia era ter vergonha ao estar a demonstrar a sua fraca inteligência.


Rendo-me à sua xenofobia imbecil.

Lurker off!