Indecisão, preciso de bons conselhos

  • 12 Respostas
  • 5343 Visualizações
*

Immortall

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Indecisão, preciso de bons conselhos
« em: Dezembro 05, 2016, 06:29:29 am »
Boa noite a todos e, ante de mais, obrigado pela paciência e ajuda.

Contexto:
Tenho 22 anos e estou a frequentar o 2º ano do Mest. Integr. em Eng. Electrocténica e de Computadores no Técnico. Já devia estar no 5º ano, mas cheguei a um ponto da minha vida que estagnei e não sei o que fazer: odeio as matérias leccionadas, os projectos que nos dão e a falta de paixão que muitos professores têm. O espírito de camaradagem aqui é quase zero para quem não tem os mesmos gostos nerds e se comporta da mesma maneira. Simplesmente não consigo abrir um livro e começar a estudar, repudio aquilo com todas as forças.
A faculdade dá-me um futuro seguro e estável, mas sinto-me inútil ao ver os anos a passar, amigos meus a graduarem-se e eu ainda aqui a viver às custas dos meus pais sem fazer nada de útil. O meu pai é oficial do exército e sempre me aconselhou a ir para a Academia (que era o que devia ter feito), mas infelizmente agora já é tarde e a oportunidade passou.
Nos últimos seis meses tenho vindo cada vez mais a interessar-me e ler coisas sobre o exército e, agora que abriram os concursos para sargentos em RV/RC estou numa grande indecisão da minha vida: vou em frente ou não?
Alguns prós e contras:

Prós:
  • Acredito que quando não se está bem, deve-se mudar de vida. O exército pode ser essa mudança que preciso.
  • Sempre tive um orgulho enorme em vestir uma farda, proteger aqueles que precisam e guiar-me por códigos de honra e moral.
  • Daria ao meu pai o maior orgulho do mundo.
  • Finalmente me sentiria útil e independente: estaria a receber o meu próprio dinheiro, a fazer um trabalho honrado e honesto, vivendo a minha própria vida, sem estar às custas de ninguém.
  • Uma vez militar, para sempre militar. É um currículo/estatuto respeitado por qualquer pessoa.
  • Teria um emprego do qual nunca me aborreceria. Acho que daria em maluco se todos os dias tivesse que enfrentar trânsito de manhã para trabalhar para um boss qualquer num emprego que odeio.
Contras:
  • Abandonar um curso superior com excelente futuro e oportunidade de carreira, onde provavelmente acabaria a ganhar bem mais.
  • Ao fim de 6 anos  no exército venho-me embora sem um curso superior, sem saber para onde ir, e duvido seriamente que me apeteça/consiga na altura voltar à faculdade. Provavelmente acabo a trabalhar numa empresa de segurança ou algo do género, mas não é isso que me vejo a fazer.
  • Gostava de ingressar nas Operações Especiais, mas vivo em Lisboa (estar perto da família é muito importante para mim) e suponho que mesmo depois de terminar a formação teria de ficar a viver em Lamego.
  • Se optar antes pelos Comandos estou muito mais perto de casa, mas pode não ser exactamente aquilo que queria.
  • Tenho excelente condição física mas condicionantes graves: 6 graus de miopia (teria de fazer operação a laser), tenho terror a alturas (escaladas e rappel para mim são um problema mental grande), a minha natação não é a melhor e sofro de homesickness.
  • Preferia não ir para um cenário de guerra internacional (Afeganistão, Kosovo, etc.) . Preferia ficar em Portugal, poder ver os amigos e família.
  • Teria que abandonar coisas que adoro: tirando amigos/família (óbvio), teria que abandonar desportos e outros projectos pessoais que tenho e me orgulho.

A todos os que tiverem paciência para ler o texto, agradeço do fundo do coração. Estou numa das alturas mais difíceis da minha vida e preciso de bons conselhos para tomar uma decisão que vai marcar todo o meu futuro.

 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7614 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #1 em: Dezembro 05, 2016, 04:31:29 pm »
Excelente texto! tudo exposto como deve ser.

Mas agora sou eu que tenho uma duvida. Com 22 anos não dá para concorrer à Academia Militar? Ou da da Força Aérea?
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Immortall

  • Membro
  • *
  • 2
  • +0/-0
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #2 em: Dezembro 05, 2016, 05:16:48 pm »
Excelente texto! tudo exposto como deve ser.

Mas agora sou eu que tenho uma duvida. Com 22 anos não dá para concorrer à Academia Militar? Ou da da Força Aérea?

Podem concorrer aqueles que não completam 22 anos até 31 de Dezembro do ano em que ingressam. Infelizmente, este ano já não podia.
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #3 em: Dezembro 05, 2016, 06:19:29 pm »
Se sofre de homesickness não aconselho a ir para militar, a não ser que queira dominar essa característica.

Até podemos ter a sorte de passar grande parte da carreira numa unidade da nossa preferência, mas temos que ter consciência que a necessidade das Forças Armadas sobrepõe-se às nossas necessidades pessoais, e se fizemos falta noutra unidade longe de casa ou numa missão internacional, temos que ir.
« Última modificação: Dezembro 05, 2016, 06:24:18 pm por Lightning »
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12772
  • Recebeu: 3105 vez(es)
  • Enviou: 7614 vez(es)
  • +800/-1318
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #4 em: Dezembro 05, 2016, 07:39:32 pm »
Normalmente os primeiros anos são sempre piores. Mas sendo Lisboa uma guarnição deficitária as probabilidades de lá ficar são grandes dependendo é claro da especialidade.
Existe uma unidade ligada à eletrónica em Paço de Arcos e outra ligada às comunicações e informática no centro da cidade.
Nada de engenharias e tudo muito mais prático para um Sargento contratado.
Senão é aproveitar para conhecer o país pelo Exército. 
Também gosto muito de estar em casa no ar do campo mas 5 dias dá para aguentar bem.   ;)
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

PeaceKeeper

  • Membro
  • *
  • 7
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #5 em: Fevereiro 17, 2017, 05:47:47 pm »
Boas  eu estou a na mesma situação  :P
Tambem estou a pensar ingressar Sargento e depois ir para os Rangers, é possível ser oficial sem curso superior? ou ficamos estagnados em Sargentos?
Tambem estou a tirar Engenharia informática, no entanto já tenho 23 anos e não estou muito motivado, sempre gostei das forças armadas e sempre quis ingressar mas infelizmente o sistema que vivemos  hoje em dia não nos possibilita uma vida digna... escola - trabalho - casa e assim cria-se um loop eterno, é possível servir lá fora? portugal está ativo em algum sitio?
Em informatica conseguimos tirar a vontade 1500€++ o que nos dá uma vida minimamente digna, quanto aos sargentos não vejo chegar aos 1200€++ não se trata do dinheiro mas ter um vida digna, o que é dificil hoje em dia sem ensino superior, o coração diz uma coisa e a cabeça outra :) o meu objetivo era Sargentos -> Rangers  e depois tirar um curso de sniper, o meu problema é depois ficar parado na base sem fazer nada, como vejo a maior parte ( pelo menos na marinha)
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #6 em: Fevereiro 17, 2017, 07:20:21 pm »
Tambem estou a pensar ingressar Sargento e depois ir para os Rangers, é possível ser oficial sem curso superior? ou ficamos estagnados em Sargentos?

Sem curso superior não é possível ser oficial, mas a carreira de sargento também é uma carreira com vários postos, de 2º Furriel a Sargento-Mor.



Citar
é possível servir lá fora? portugal está ativo em algum sitio?

Actualmente está activo na Republica Centro-Africana com uma companhia de comandos e no Mali com um destacamento de pára-quedistas de apoio ao C-130 da Força Aérea.
« Última modificação: Fevereiro 17, 2017, 07:25:51 pm por Lightning »
 

*

PeaceKeeper

  • Membro
  • *
  • 7
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #7 em: Fevereiro 18, 2017, 12:49:48 am »
Tambem estou a pensar ingressar Sargento e depois ir para os Rangers, é possível ser oficial sem curso superior? ou ficamos estagnados em Sargentos?

Sem curso superior não é possível ser oficial, mas a carreira de sargento também é uma carreira com vários postos, de 2º Furriel a Sargento-Mor.
Actualmente está activo na Republica Centro-Africana com uma companhia de comandos e no Mali com um destacamento de pára-quedistas de apoio ao C-130 da Força Aérea.

E em relação ás Operações Especiais não existe nada activo? os vencimentos são todos iguais ou diferem entre exercito normal e SpecOps? de 2ºFurriel a Sargento-Mor vão quantos anos?
Obrigado
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11080
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #8 em: Fevereiro 18, 2017, 08:45:39 am »
E em relação ás Operações Especiais não existe nada activo?

As Operações Especiais não é costume dizerem onde andam, sabe-se que num passado recente andaram equipas no Kosovo e snipers no Afeganistão, agora acho que andam instrutores snipers também no Mali numa força europeia de instrução do Exército do Mali, também andam instrutores do Exército no Iraque, estes dizem que são da Brigada Mecanizada de Santa Margarida, mas se tiverem alguém de Operações Especiais não o divulgam.

Citar
os vencimentos são todos iguais ou diferem entre exercito normal e SpecOps?

Por posto são iguais, depois pode é haver suplementos como por exemplo, qualificação em pára-quedismo, ganha mais um valor.

Citar
de 2ºFurriel a Sargento-Mor vão quantos anos?

Não há datas certas porque muitos não chegam ao topo, mas os que chegam é quase no fim de carreira, mas imagino que 40 e muitos???, mas se achas que 1200€ não te dá uma vida digna, olha que vais andar muitos anos abaixo disso, mas estando no Exército não tens as despesas que terias num emprego "normal", se pensares que tens alimentação e cama fornecidos pelo Exército.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PeaceKeeper

*

PeaceKeeper

  • Membro
  • *
  • 7
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #9 em: Fevereiro 18, 2017, 07:08:07 pm »
E em relação ás Operações Especiais não existe nada activo?

Não há datas certas porque muitos não chegam ao topo, mas os que chegam é quase no fim de carreira, mas imagino que 40 e muitos???, mas se achas que 1200€ não te dá uma vida digna, olha que vais andar muitos anos abaixo disso, mas estando no Exército não tens as despesas que terias num emprego "normal", se pensares que tens alimentação e cama fornecidos pelo Exército.

Se eu terminar a licenciatura e entrar antes dos 27 anos, posso me candidatar a oficial certo? ou só cursos específicos como Ciências Militares?
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20230
  • Recebeu: 2983 vez(es)
  • Enviou: 2233 vez(es)
  • +1328/-3461
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #10 em: Fevereiro 18, 2017, 09:10:27 pm »
Mas que grande confusão. Uma coisa é  seres contractado outra coisa é seres do QP. Como contractado não fazes nenhuma formação superior, apenas fazes o Curso de Formação de Sargentos ou Oficiais.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PeaceKeeper

  • Membro
  • *
  • 7
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #11 em: Fevereiro 19, 2017, 08:01:18 pm »
Mas que grande confusão. Uma coisa é  seres contractado outra coisa é seres do QP. Como contractado não fazes nenhuma formação superior, apenas fazes o Curso de Formação de Sargentos ou Oficiais.
Estava-me a referir a cursos superiores e não de sargentos, se existe algum curso especifico para ingressar como oficial ou se basta ter licenciatura...
 

*

raphael

  • Investigador
  • *****
  • 1672
  • Recebeu: 391 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +99/-45
Re: Indecisão, preciso de bons conselhos
« Responder #12 em: Fevereiro 20, 2017, 02:43:50 pm »
Mas que grande confusão. Uma coisa é  seres contractado outra coisa é seres do QP. Como contractado não fazes nenhuma formação superior, apenas fazes o Curso de Formação de Sargentos ou Oficiais.
Estava-me a referir a cursos superiores e não de sargentos, se existe algum curso especifico para ingressar como oficial ou se basta ter licenciatura...

Para seres oficial do quadro permanente no Exército tens de ingressar via Academia Militar, ou seja. com 12º ano e idade até aos 21 anos (se não estou em erro).
Um abraço
Raphael
__________________