Programa de substituição do C-130

  • 2577 Respostas
  • 569430 Visualizações
*

DiogoSU

  • Membro
  • *
  • 4
  • +0/-0
« Última modificação: Outubro 18, 2023, 01:14:04 pm por DiogoSU »
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2446 em: Outubro 18, 2023, 01:09:20 pm »
Por acaso no youtube segui com muita atenção este vídeo de facto muitos destes projectos ja se encontram em execução e outros penso que é mesmo uma mera opiniao do criador do mesmo, caso dos helis de evacuação 5/6 com 53 milhoes destinados a este dossier so me ocorre 2 helis ou H145M ou AW109M, novos obviamente, caso portugal opte por usados aqui penso que O Blackhawk será o eleito,..quanto ao ST A29N é quase certo a compra do mesmo, por parte de Portugal pois penso que para a Embraer escolher nosso País alguma coisa tambem exigiu ao nosso Governo e acredito que sim será o avião de ataque leve e treino avancado cujo número de unidades rondara as 12,..quanto aos Drones a mesma fonte desconhece que o PM deslocou se há Turquia e nessa visita Estadual o Pr Turco apresentou o Drone BAYKATAR a comitiva Lusa penso que estamos perante alguma novidade futura, vamos ver, quanto a Marinha o navio reabastecedor vira la para 2027, assim como os restantes NPL penso que 6 estarão tambem prontos por esta altura,...quanto aos fuzos penso que é  de elementar justiça a aquisição de Uro vamtac STC 5  para a deslocacao e protecção mesmos em missoes de manutenção de Paz...ja no exercito deconhecia a modernização dos Leopard e no que consiste a mesma modernização se sera a nivel motorização ou comunicações ou protecção do carro,...nao se aborda o assunto da UALE mas existe verba para aquisicao dos Helis, o resto que é demostrado alguns dossiers continuam por fechar outros encontram se em execução...
Nao abordou o tema Espaço mas penso que a rede de  microsatelites de origem  portuguesa é para se realizar e ir em frente...o aumento das reservas de guerra penso que ja se encontra em execução.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2448 em: Outubro 19, 2023, 10:31:59 am »
Teria custado assim tanto ter optado por uma modernização assim? ::)


https://www.airandspaceforces.com/air-force-c-130h-upgrade/?utm_source=sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=mil-ebb&SToverlay=342f5a58-c37b-4142-b049-1f737335b507&fbclid=IwAR2ANoT4yLrFdDj6piOTQmZ2BjO-hjsmMemdUKLjVbTgmTdgS6SL7fWMh4M

Amigo CG, se se optasse, por essa modernização, que seria o caminho correcto, ter-se-ia, folga financeira para adquirir uma dúzia de helis médios, uma dúzia de substitutos dos A-Jet, a modernização dos 28 F's, e ainda, um par de Atlas, aumentando em muito a capacidade de carga e alcance, duas vertentes de voo, muito necessárias às FFAA Nacionais, pois, como bem sabemos tem efectivos e equipamentos empenhados em várias zonas do Globo, e repara que nem falo por exemplo, nos Tugas espalhados por esse mundo fora e, em zonas, muito sujeitas a conflitos.....

Para os que defendem a aquisição dos 390, para uma Nação como a nossa apenas pergunto quais as semelhanças em termos territoriais entre Portugal e os restantes futuros compradores dos 390 ?

Parece-me que quem foi BURRO fomos nós!!!!

Mas, voltando ao tema modernização,  se tivessemos optado pelas modernizaçoes completas dos C's, então  como se metiam nos bolsos dos amigalhaços de além Mar, umas centenas de milhões, que serviram para alavancar o projecto do " cagueiro estrategico militar" ?

O tal projecto tão vitorioso mas que apenas forneceu, até à data de hoje, seis aeronaves à FAB, o que é no minimo estranho.

Abraços
« Última modificação: Outubro 19, 2023, 10:54:05 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, Pescador

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6487
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2449 em: Outubro 19, 2023, 10:45:52 am »
https://www.airforce-technology.com/news/uk-c-130js-listed-for-sale-by-mod/

Citar
The decision to cut the C-130Js from UK service was announced in the 2021 Defence Command Paper, which set out the latest in a long line of restructures of the country’s military. The move has been hotly debated ever since, with UK parliamentarians regularly bringing up the loss of the C-130Js as being detrimental to operational capability.



Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

wyldething

  • Membro
  • *
  • 155
  • Recebeu: 68 vez(es)
  • Enviou: 99 vez(es)
  • +8/-36
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2450 em: Outubro 19, 2023, 01:55:16 pm »
Teria custado assim tanto ter optado por uma modernização assim? ::)


https://www.airandspaceforces.com/air-force-c-130h-upgrade/?utm_source=sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=mil-ebb&SToverlay=342f5a58-c37b-4142-b049-1f737335b507&fbclid=IwAR2ANoT4yLrFdDj6piOTQmZ2BjO-hjsmMemdUKLjVbTgmTdgS6SL7fWMh4M

Ao contrário do que vai sendo repetido, os problemas da frota C-130 portuguesa não acabam na motorização nem aviónicos (o que já não era pouco). As próprias células estão já muito desgastadas e necessitariam de intervenção profunda, para no final ficar na mesma com um avião velho. É um pouco à semelhança da frota Puma que se continua a comentar que podia continuar a voar. Poder podia, mas a relação custo/benefício não é vantajosa.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2451 em: Outubro 19, 2023, 02:07:25 pm »
Teria custado assim tanto ter optado por uma modernização assim? ::)


https://www.airandspaceforces.com/air-force-c-130h-upgrade/?utm_source=sailthru&utm_medium=email&utm_campaign=mil-ebb&SToverlay=342f5a58-c37b-4142-b049-1f737335b507&fbclid=IwAR2ANoT4yLrFdDj6piOTQmZ2BjO-hjsmMemdUKLjVbTgmTdgS6SL7fWMh4M

Ao contrário do que vai sendo repetido, os problemas da frota C-130 portuguesa não acabam na motorização nem aviónicos (o que já não era pouco). As próprias células estão já muito desgastadas e necessitariam de intervenção profunda, para no final ficar na mesma com um avião velho. É um pouco à semelhança da frota Puma que se continua a comentar que podia continuar a voar. Poder podia, mas a relação custo/benefício não é vantajosa.

Não me estava a referir aos dias de hoje, mas antes há 20/25 anos atrás quando uma modernização deste calibre esteve em perspectiva (Boeing AMP + Collins NP2000).

Hoje, até a problemática intervenção de que estão a ser alvo é excessivamente tardia, numa frota cuja quase totalidade das aeronaves se encontra à beira do meio-século e com o seu sucessor prestes a entrar ao serviço. Só encontro paralelo idêntico (infelizmente também por cá) no processo de activação das 3 células F-16 MLU, quando noutros países se avança para o F-35A ou pelo menos F-16V.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: wyldething

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2452 em: Outubro 20, 2023, 09:29:14 am »
Na edição de hoje do diário Público.
 
Citar
Portugal realizou resgate em Israel com único C-130 operacional, três estão no “estaleiro”

https://www.publico.pt/2023/10/20/politica/noticia/portugal-realizou-resgate-israel-unico-c130-operacional-tres-estao-estaleiro-2067267
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cabeça de Martelo

*

Pescador

  • Investigador
  • *****
  • 4068
  • Recebeu: 2639 vez(es)
  • Enviou: 2194 vez(es)
  • +5704/-2811
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2453 em: Outubro 20, 2023, 02:49:08 pm »
Na edição de hoje do diário Público.
 
Citar
Portugal realizou resgate em Israel com único C-130 operacional, três estão no “estaleiro”

https://www.publico.pt/2023/10/20/politica/noticia/portugal-realizou-resgate-israel-unico-c130-operacional-tres-estao-estaleiro-2067267


Não me admirava que esse atraso todo nos MLU ou até a manutenção dos C130 tivesse a ver com pretexto na aquisição dos KC. Isto não foi coisa de ontem, é de anos atrás.
 

*

P44

  • Investigador
  • *****
  • 18292
  • Recebeu: 5541 vez(es)
  • Enviou: 5945 vez(es)
  • +7163/-9540
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2454 em: Outubro 21, 2023, 10:07:32 am »
"[Os portugueses são]um povo tão dócil e tão bem amestrado que até merecia estar no Jardim Zoológico"
-Dom Januário Torgal Ferreira, Bispo das Forças Armadas
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2455 em: Outubro 21, 2023, 02:30:04 pm »
Presentemente a FAP dispoe deste C130 e agora tambem do Kc 390, chegado dia 19 de outubro, Portugal ficara assim agora com 2 avioes disponiveis, assim como os C295...para o transporte.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 822
  • Recebeu: 57 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +42/-827
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2456 em: Outubro 21, 2023, 02:30:17 pm »
Presentemente a FAP dispoe deste C130 e agora tambem do Kc 390, chegado dia 19 de outubro, Portugal ficara assim agora com 2 avioes disponiveis, assim como os C295...para o transporte.
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5571
  • Recebeu: 5556 vez(es)
  • Enviou: 3664 vez(es)
  • +10067/-2645
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2457 em: Outubro 22, 2023, 05:09:10 pm »
Citar
Força Aérea admite sanção à OGMA por atraso nos C-130
Dois aviões foram para modernização em 2019 e ainda não saíram. De quatro, todos com 46 anos, apenas há um operacional e foi a Marrocos e Israel.

Sérgio A. Vitorino - 01:30

A Força Aérea admite ao CM pedir a penalização da OGMA – Indústria Aeronáutica (65% da Embraer e 35% do Estado) pelo atraso de mais de dois anos na entrega de dois aviões C-130, na empresa de Alverca para modernização. Da frota de quatro aeronaves, todas já com 46 anos, só uma está a voar: duas estão na OGMA desde 2019;

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/forca-aerea-admite-sancao-a-ogma-por-atraso-nos-c-130?ref=HP_BlocoPremium2

O C-130H-30 16806, por sinal o único Hércules longo que assim veio de fábrica, só "ainda" tem 32 anos. Chegou à FAP em Dezembro de 1991.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

Subsea7

  • Investigador
  • *****
  • 1797
  • Recebeu: 1682 vez(es)
  • Enviou: 2533 vez(es)
  • +5502/-2916
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2458 em: Outubro 22, 2023, 05:10:06 pm »
Admite...Acham mesmo ? OGMA brasileiros... FAP KC-390... ! Esqueçam.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2869
  • Recebeu: 580 vez(es)
  • Enviou: 355 vez(es)
  • +153/-469
Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #2459 em: Novembro 03, 2023, 07:22:25 pm »
Citar
Força Aérea admite sanção à OGMA por atraso nos C-130
Dois aviões foram para modernização em 2019 e ainda não saíram. De quatro, todos com 46 anos, apenas há um operacional e foi a Marrocos e Israel.

Sérgio A. Vitorino - 01:30

A Força Aérea admite ao CM pedir a penalização da OGMA – Indústria Aeronáutica (65% da Embraer e 35% do Estado) pelo atraso de mais de dois anos na entrega de dois aviões C-130, na empresa de Alverca para modernização. Da frota de quatro aeronaves, todas já com 46 anos, só uma está a voar: duas estão na OGMA desde 2019;

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/forca-aerea-admite-sancao-a-ogma-por-atraso-nos-c-130?ref=HP_BlocoPremium2

O C-130H-30 16806, por sinal o único Hércules longo que assim veio de fábrica, só "ainda" tem 32 anos. Chegou à FAP em Dezembro de 1991.

Não sei se o 16806 alguma vez vai ser entregue de volta a FAP. Hoje voltou a dar barraca. :-P