É preciso ver que os critérios para o Navpol têm mais de 20 anos. Ora há 20 anos atrás, os planos eram outros, a FFZ era maior e melhor equipada (com 20 Pandur anfíbios), os meios aéreos seriam muitos (9 EC-635 e 10 NH-90 do Exército, 4 Merlin Mk516 da FAP, e 7 Lynx). Hoje vemos que nada disto se sucede, nem Pandurs, nem NH-90, nem EC-635, Merlin com indisponibilidade para estas andanças e os 5 Lynx todos empatados num MLU que nunca mais acaba.
Não esquecer que os planos na altura não previam a redução do efectivo que se tem vindo a observar desde há anos, nem previa que os NPO estivessem com 10 anos de atraso, que as fragatas estivessem em processo de modernização tão tarde, etc. Muito mudou, e penso que os critérios para o Navpol também deveriam ter mudado.
Agora, quanto às opções, podemos ir pelo caminho planeado, com um LPD estilo Rotterdam/Enforcer, um LPD/LHD de convés corrido, uma ou duas LST de 100 metros, os LAW falados neste tópico, ou fragatas com capacidades de transporte acrescidas.
Cada um terá as suas vantagens e desvantagens, mas por cá, em vez de nos focarmos num conjunto de parâmetros específicos, que limitam as escolhas, se calhar era melhor ver o que corresponde às nossas reais necessidades.