ForumDefesa.com

Forças Armadas e Sistemas de Armas => Marinha Portuguesa => Tópico iniciado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 04:17:17 pm

Título: Marinha de Guerra Hoje...Marinha de Guerra Amanha
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 04:17:17 pm
Actualmente a Marinha de Guerra de Portugal encontra-se num processo de restruturação e aquisição de novos e mais modernos equipamentos, desta forma pretendo demonstrar com a vossa ajuda uma projecção de como será a Marinha de Guerra Portuguesa daqui a 5 anos segundo as aquisiçoes que se conhecem. Desta forma e actualmente a Marinha de Guerra Portuguesa conta com os seguintes e principais meios navais:
- 3 Fragatas Vasco da Gama;
- 2 Fragatas João Belo;
- 3 Corvetas Baptista de Andrade;
- 4 Corvetas João Coutinho;
- 1 Submarino;
- 1 Navio Reabastecedor de Esquadra Bérrio;
- 5 Helis Lyns

Daqui a 5 anos e se tudo correr bem a Marinha disporá dos seguintes meios navais:
- 3 Fragatas Vasco da Gama;
- 2 Fragatas Bartolomeu Dias;
- 6/8 Patrulhas Oceânicos NPO;
- 2 Navios de Combate à poluição;
- 2 Submarinos, prespectiva de mais 1;
- 1 NAVpol LPD/LCC;
- 1 novo reabastecedor de Esquadra;
- 5/8 Lanchas de Fiscalização com 70 metros de cumprimento, sendo navios de apoio aos mergulhadores com camaras barométricas e capacidade de minagem e de desminagem dizendo os especialistas pelo que apresenta o projecto vão ser navios muito avançados para a sua classe de patrulha.
- 8 Helis Lynx 5+3 para equipar as fragatas Bartolomeu Dias.

Peço ajuda para completar a lista ou ao dispor para explicar qualquer dúvida. :roll:
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 25, 2008, 04:22:11 pm
acho que será mais isto:

Daqui a 5 anos e se tudo correr bem a Marinha disporá dos seguintes meios navais:
- 3 Fragatas Vasco da Gama;
- 2 Fragatas Bartolomeu Dias;
- 2(6?-cenário + optimista) Patrulhas Oceânicos NPO;
- 2 Navios de Combate à poluição;?
- 2 Submarinos(a compra a leasing anulou a possibilidade do 3º)
- 1 NAVpol LPD/LCC; ?
- 1 novo reabastecedor de Esquadra; ???????
- 5/8 Lanchas de Fiscalização com 70 metros de cumprimento, sendo navios de apoio aos mergulhadores com camaras barométricas e capacidade de minagem e de desminagem dizendo os especialistas pelo que apresenta o projecto vão ser navios muito avançados para a sua classe de patrulha.(quanto a isto não digo nada)
- 5(6?) Helis Lynx 5

(alterações a vermelho)
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 25, 2008, 04:31:30 pm
~Pelo que li recentemente Portugal vai adquirir mais 3 lynx em segunda mao a marinha holandesa. penso que nao pertence ao negocio das fragatas, mas outro tipo de negócio. de momento portugal virou-se para o mercado holandes:
- 2 fragatas;
- M113;
- 37 Leopardos
- 3 Lynx

A Marinha de Guerra Portuguesa actualmente tem o seguinte volume de negócios com os ENVC:
- 2 NPC.
- 8 NPO podendo este número ser reduzido para 6, se a marinha preferir mais 3 lanchas de fiscalização as tais com 70 metros de cumprimento navios de apoio aos mergulhadores minagem e desminagem.
- 5 ja confirmadas lanchas de fiscalização, podendo obter mais 3 em deterimento de 2 NPO, isto é se a marinha preferir NPO entao ficará com 8 NPO e 5 lanchas, se a marinha preferir as lanchas entao ficará com 6 NPO e 8 lanchas.
- 4 lanchas de desembarque para o NAVpol LPD/LCC.
- 1 NAVpol, que recentemente veio a notícia que poderia ser construido na Alemanha.
Título:
Enviado por: Creoula em Fevereiro 25, 2008, 07:43:38 pm
Citação de: "Instrutor"
~Pelo que li recentemente Portugal vai adquirir mais 3 lynx em segunda mao a marinha holandesa. penso que nao pertence ao negocio das fragatas, mas outro tipo de negócio. de momento portugal virou-se para o mercado holandes:
- 2 fragatas;
- M113;
- 37 Leopardos
- 3 Lynx

A Marinha de Guerra Portuguesa actualmente tem o seguinte volume de negócios com os ENVC:
- 2 NPC.
- 8 NPO podendo este número ser reduzido para 6, se a marinha preferir mais 3 lanchas de fiscalização as tais com 70 metros de cumprimento navios de apoio aos mergulhadores minagem e desminagem.
- 5 ja confirmadas lanchas de fiscalização, podendo obter mais 3 em deterimento de 2 NPO, isto é se a marinha preferir NPO entao ficará com 8 NPO e 5 lanchas, se a marinha preferir as lanchas entao ficará com 6 NPO e 8 lanchas.
- 4 lanchas de desembarque para o NAVpol LPD/LCC.
- 1 NAVpol, que recentemente veio a notícia que poderia ser construido na Alemanha.


Qual é a ligação entre o "mercado holandês" e os nossos M113?
Título:
Enviado por: Miguel em Fevereiro 25, 2008, 07:58:43 pm
Vamos receber Armored Infantry Fighting Vehicules AIFV

Que é um M113 modernizado, com blindagem melhor e uma torre com uma peça de 25mm.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 25, 2008, 08:13:05 pm
Mas adquirir três Sea Lynx à Marinha Real Holandesa para quê?  :roll:
Título:
Enviado por: typhonman em Fevereiro 25, 2008, 08:18:45 pm
A hipotese e comprar novo lynx? E a Marinha Alemã?
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 25, 2008, 09:21:32 pm
essa de 3 Lynx á Holanda para mim é novidade
Título:
Enviado por: nelson38899 em Fevereiro 25, 2008, 09:37:56 pm
a compra dos 3 Lynx para mim é muito acertado, pois mantemos desta maneira a mesma linha de manutenção e os helicopteros podem voar logo, pois a marinha ja tem pilotos para eles. quanto á compra o ministro ja tinha falado quando comprou as fragatas
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Fevereiro 25, 2008, 10:07:31 pm
Instrutor escreveu:
~Pelo que li recentemente Portugal vai adquirir mais 3 lynx em segunda mao a marinha holandesa. penso que nao pertence ao negocio das fragatas, mas outro tipo de negócio. de momento portugal virou-se para o mercado holandes:
- 2 fragatas;
- M113;
- 37 Leopardos
- 3 Lynx

A Marinha de Guerra Portuguesa actualmente tem o seguinte volume de negócios com os ENVC:
- 2 NPC.
- 8 NPO podendo este número ser reduzido para 6, se a marinha preferir mais 3 lanchas de fiscalização as tais com 70 metros de cumprimento navios de apoio aos mergulhadores minagem e desminagem.
- 5 ja confirmadas lanchas de fiscalização, podendo obter mais 3 em deterimento de 2 NPO, isto é se a marinha preferir NPO entao ficará com 8 NPO e 5 lanchas, se a marinha preferir as lanchas entao ficará com 6 NPO e 8 lanchas.
- 4 lanchas de desembarque para o NAVpol LPD/LCC.
- 1 NAVpol, que recentemente veio a notícia que poderia ser construido na Alemanha
.

Serão 6 NPO, 8 NPC, 2 NCP.
Dos Lynx ninguèm ( de nós )sabe nada.
O NPL também ninguem sabe nada, e não há contracto assinado, apenas uma "carta de intenções" assim como das lanchas.
Os Lynx estavam previstos mais dois, mas também não há confirmações ou desmentidos.
Título:
Enviado por: Raul Neto em Fevereiro 25, 2008, 10:52:19 pm
Se vierem os 3 Lynx, concretiza-se a há muito falada intenção de a Marinha dispôr de 8 helicópteros. Na linha do post do Charlie Jaguar eu entendo que é caso para perguntar em que condições virão.
Título:
Enviado por: Raul Neto em Fevereiro 25, 2008, 10:55:04 pm
Citação de: "Typhonman"
A hipotese e comprar novo lynx? E a Marinha Alemã?


Interessante questão Typhonman, pois desconheço até que ponto a Marinha Alemã estará interessada em desfazer-se dos seus Westland Lynx, até há não muito tempo sei que adquiriram novas unidades de forma a perfazerem um total de 24. Desconheço sinceramente qual o actual status da frota.
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 26, 2008, 09:41:31 am
Caros Camaradas a noticía da compra dos 3 Lynx vi na página do site da area militar, sei que Portugal vai forçosamente comprar mais helis para manter a operacionalidade das fragatas, reparem, ao prefazer 5 fragatas para 5 helis não pode haver nenhum heli na manutenção se for algum para a manutenção a fragata fica incompleta nos seus sistemas de combate. Mesmo com a referida manutenção sempre de uma fragata a organica completa das Vasco da Gama são dois helis e ja entraram em conflito com dois helis embarcados, agora tb ja ouvi falar na substituição daqui a alguns anos dos helis Lynx por Helis NH-90 iguais aos supostamente adquiridos pelo exército mas na versao naval, penso que os futuros NH-90 serviram para equipar as fragatas e também o NAVpol, na minha opinião compravamos a baixo custos mais 3 helis a holanda em segunda mão e la para o ano 2012 ou 13 aquando da chegada prevista do NAVpol, aí substituíamos os supostos 8 Lynxs envelhecidos e compravamos 12 helis NH-90 8 para as fragatas e 4 para o NAVpol, desta forma tinhamos tinhamos uma cadeia de manutenção muito mais batara operando dois ramos das forças armadas com 1 heli igual, em todo caso a marinha é obrigada a compar mais helis no minimo para prefazer um total de 8 helis.
Referente ao caso dos Blindados M113 Portugal comprou alguns veículos equipados com uma torre de 25mm mais modernos e com blindagem extra, estes veículos encontram-se na Brigada Mecanizada e vão ser usados com o propósito de acompanhar no campo de batalha os Leopards também recentemente comprados a Holanda. abraços :lol:
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 26, 2008, 09:45:22 am
Citar
sei que Portugal vai forçosamente comprar mais helis

fuentes oficiales :?:
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 26, 2008, 10:27:34 am
E viva o hipermercado Netherlands Cash & Carry. Portugal até já tem cartão de cliente. :mrgreen:
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Fevereiro 26, 2008, 10:34:54 am
Caro Instrutor.
Para operar os NH90 tanto a classe V.da Gama como a classe B. Dias precisam de alterações nos hângares e no parque do helicóptero. Quanto aos Lynx holandeses já aqui foi dito por um camarada que as suas células estão em mau estado (falta confirmação). Nas Vasco da Gama deixou de ser necessária a utilização de dois aparelhos, devido ao fim da ameaça submarina soviética. O meu amigo advoga a aquisição de quatro NH 90 para o Navio de Assalto Doca (NPL). Ora o NPL já tem helicópteros, que são os quatro EH 101 versão CSAR, além de que não dispõem de helis orgânicos. Portanto a Armada feitas as contas não precisa actualmente de mais de sete helis, que por uma questão logística serão todos Lynx. Cinco embarcados, dois em manutenção/instrução.
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 26, 2008, 11:07:39 am
as Bartolomeu Dias não poderão operar o NH90, isto foi confirmado por fontes da ARMADA HOLANDESA.

Não serão modificadas nesse ponto. Ponto!

As únicas fragatas tipo M que passarão a operar o NH90 são as 2 Holandesas (F831 + F828) e as 2 Belgas (F930+F931)

De resto a F931 Louise Marie (a ser entregue em Abril) é a única que já está preparada para o NH90
Título:
Enviado por: Instrutor em Fevereiro 26, 2008, 11:20:02 am
Muito bem até nao podemos usar os NH-90 na marinha, mas entao é como eu digo é necessário comprar pelos menos mais 2 helis Lynx? Qual será o mercado que nos vai fornecer tirando a Holanda? Só prevejo a Alemanha, será?
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 26, 2008, 12:19:56 pm
Uma coisa é a necessidade, outra coisa é a realidade :roll:

O que sempre ouvi dizer é que no  MÁXIMO seria adquirido Mais UM Lynx
(e nem sequer isso é certo!)
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Fevereiro 26, 2008, 12:51:54 pm
Citar
Qual será o mercado que nos vai fornecer tirando a Holanda? Só prevejo a Alemanha, será?

Além da Holanda, talvez a Inglaterra, a Alemanha, a França, a Dinamarca.
Título:
Enviado por: Charlie Jaguar em Fevereiro 26, 2008, 12:57:43 pm
Sim, se adquirirmos será apenas mais um Lynx, se adquirirmos. Não creio que os alemães tenham colocado qualquer dos seus Super Lynx à venda.  :roll:
Título:
Enviado por: Lightning em Fevereiro 26, 2008, 07:08:28 pm
Só para completar a lista de "compras" à Holanda... os P-3C também  vieram da Holanda.
Título:
Enviado por: P44 em Fevereiro 29, 2008, 08:59:31 am
apenas por curiosidade, a BNS Louise Marie já com convés de vôo modificado para o NH-90, como escrevi acima

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg530.imageshack.us%2Fimg530%2F197%2Fd080207rm1101ub9.jpg&hash=90db70a02e3a95b61ea6f5d887e73934)
Título:
Enviado por: zocuni em Fevereiro 29, 2008, 10:20:31 pm
Citação de: "luis filipe silva"
Nas Vasco da Gama deixou de ser necessária a utilização de dois aparelhos, devido ao fim da ameaça submarina soviética.


Pode até ser verdade num cenário pós guerra-fria e numa vertente economicista,contudo penso ser de boa cautela existirem ensaios com a utilização de dois hélis,convém estar precavido.

Abraços,
Título:
Enviado por: P44 em Março 01, 2008, 10:31:00 am
Refira-se tb que na viagem de circumnavegação de África pelo SNMG-1 apenas havia um heli em toda a força, precisamente o da Álvares Cabral.

E como já foi dito, a única vez que uma VdG embarcou 2 helis foi durante a intervenção na Guiné

Com apenas 5 Helis na Marinha, não se pode correr o risco de pôr todos os ovos no mesmo cesto c34x

E tem sido essa a filosofia desde então seguida pelas várias marinhas.
Título:
Enviado por: zocuni em Março 01, 2008, 11:37:25 am
Sim ´verdade.Mas tudo isso em cenários edílicos e paradisiacos.Se existem condições logisticas para operar com dois porque não pelo menos estar preparado para cenários mais hostis.
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Março 01, 2008, 11:37:51 am
Citação de: "P44"
Refira-se tb que na viagem de circumnavegação de África pelo SNMG-1 apenas havia um heli em toda a força, precisamente o da Álvares Cabral.

E como já foi dito, a única vez que uma VdG embarcou 2 helis foi durante a intervenção na Guiné.

Na verdade, já noutras situações, como em Timor-Leste (2000) e na Guiné-Bissau (em 2004), além de, claro, a crise da Guiné-Bissau de 1998.

Em relação à SNMG1, um facto que, felizmente, permitiu o resgate de uma pessoa na Ilha Jazirat, no Iémen, quando houve a erupção de um vulcão.

Em relação ao número de helicópteros, o mais provável, como referiu o Carlos, é não haver a aquisição de mais aeronaves. A compra de células paquistaneses, por exemplo, está completamente afastada pelo seu estado de conservação. O objectivo, com a vinda das duas novas fragatas, é poder constituir três destacamentos para embarque de forma permanente.

De resto, alguns dados novos serão desenvolvidos num artigo a publicar, brevemente, na Vega.  :wink:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Março 01, 2008, 11:40:36 am
Citação de: "Instrutor"
Caros Camaradas a noticía da compra dos 3 Lynx vi na página do site da area militar, sei que Portugal vai forçosamente comprar mais helis para manter a operacionalidade das fragatas, reparem, ao prefazer 5 fragatas para 5 helis não pode haver nenhum heli na manutenção se for algum para a manutenção a fragata fica incompleta nos seus sistemas de combate.

Olhe que não, olhe que não...  :roll:

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Raul Neto em Março 01, 2008, 01:43:39 pm
Sim, à razão de 1 héli por navio, não faz de facto sentido  a aquisição de mais unidades. Se bem percebi pretende-se ter 3 navios a navegar e 2 "parados", assim como os respectivos hélis.

Poderia eventualmente ser útil a aquisição de mais uma(s)  aeronave(s) se se pretendesse ter uma melhor capacidade de treino.
Título:
Enviado por: luis filipe silva em Março 01, 2008, 02:16:42 pm
Raul Neto escreveu:
Citar
Sim, à razão de 1 héli por navio, não faz de facto sentido a aquisição de mais unidades. Se bem percebi pretende-se ter 3 navios a navegar e 2 "parados", assim como os respectivos hélis.

 Não necessáriamente. Neste momento estão as três a navegar.
Título:
Enviado por: P44 em Março 01, 2008, 02:24:35 pm
Citação de: "luis filipe silva"
Raul Neto escreveu:
Citar
Sim, à razão de 1 héli por navio, não faz de facto sentido a aquisição de mais unidades. Se bem percebi pretende-se ter 3 navios a navegar e 2 "parados", assim como os respectivos hélis.
Não necessáriamente. Neste momento estão as três a navegar.


então, bate certo, tb tens 2 paradas :wink:
Título:
Enviado por: SSK em Março 01, 2008, 02:24:54 pm
O objectivo, pelo menos o falado nos meandros, é o ciclo operacional/manutenção passar a ser de 5anos em detrimento dos actuais 3anos. O que parece ser estranho, a não ser que o dinheiro, ou a falta dele seja a justificação.

O que acontece agora é que uma delas está no início do ciclo e outra está no final do mesmo. Ou seja, à sempre um pequeno período de sobreposição.
Título:
Enviado por: P44 em Março 01, 2008, 02:26:27 pm
passava-se o mesmo com os submarinos, certo SSK? Existia um curto periodo de tempo em que estavam os 3 operacionais...
Título:
Enviado por: Pedro Monteiro em Março 01, 2008, 06:47:29 pm
Citação de: "Raul Neto"
Sim, à razão de 1 héli por navio, não faz de facto sentido  a aquisição de mais unidades. Se bem percebi pretende-se ter 3 navios a navegar e 2 "parados", assim como os respectivos hélis.

Poderia eventualmente ser útil a aquisição de mais uma(s)  aeronave(s) se se pretendesse ter uma melhor capacidade de treino.

Não, o que está planeado é ter três destacamentos para embarque. Hoje, existem dois destacamentos para embarque. O que significa isso? Que com três fragatas, em média estão duas equipas de um helicóptero cada disponíveis para embarcar. Com cinco fragatas, estarão três. Nalguns períodos, haverá navios a navegar sem helicópteros embarcados, noutros dois navios estarão no porto ou em manutenção e, de facto, poderão estar três navios a navegar com três destacamentos.

Do ponto de vista da formação, a esquadrilha já está a estudar uma solução, bastante interessante.  :)

Cumprimentos,
Pedro Monteiro
Título:
Enviado por: Raul Neto em Março 01, 2008, 07:19:55 pm
Eu torno a escrever "pretende-se ter  3 navios a navegar e 2 "parados", assim como os respectivos hélis."

Pretender não significa necessáriamente ter Pedro, significa que para 3 navios a navegar a Marinha poderá contar com outras tantas aeronaves, eu compreendo que tenha interpretado de outra forma, mas o sentido da minha frase não foi efectivamente esse.

"Parados" significa que poderão existir os tais períodos de sobreposição que já aqui foram (e bem) mencionados.

Tanto eu como o Pedro sabemos bem que o facto de uma VdG estar a navegar não significa necessáriamente que embarque o(s) seu(s) meios aéreo(s).


Quanto ao artigo da Vega aguardo com todo o interesse a sua publicação :wink:
Título:
Enviado por: SSK em Março 01, 2008, 08:17:40 pm
Citação de: "P44"
passava-se o mesmo com os submarinos, certo SSK? Existia um curto periodo de tempo em que estavam os 3 operacionais...


Exactamente!!! Raramente, ou melhor, por vezes dava-se essa coincidência.