A Justiça sob o controle dos cidadaos

  • 1 Respostas
  • 1585 Visualizações
*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
A Justiça sob o controle dos cidadaos
« em: Fevereiro 08, 2006, 03:51:03 pm »
Hoje (8/2/2005) as 15:30(hora Lisboa) passa-se uma sessao inédita, improvavel e diria mesmo sem muita duvida, impossivel em Portugal.
Trata-se da audiçao publica, debaixo da luz directa de varias televisoes (entre elas TF1 e FR2, principais canais privado e publico franceses respectivamente) de um juiz de instruçao que vai responder (defender) a sua causa, num processo que inflamou a França nos ultimos anos.Este caso tipo 'CASA PIA a francesa' levou a destruiçao irreversivel  de muitas vidas e lares(divorcios, filhos separados forçadamente dos pais etc.) por falsos ou enganosos testemunhos (houve mesmo pelo menos o suicidio de um inocente acusado) que se verificaram ser totalmente falsos, deturpados ou mal-interpretados, e isto depois de muitas prisoes efectivas durante meses e anos de 'suspeitos denunciados' por 'crianças' sem provas fiaveis.Este tipo de audiçao verificou-se também  na Bélgica, por ex. aquando do caso Dutroux, para evidenciar os erros cometidos na instruçao, confrontando publicamente juizes e inspectores da P.Judiciaria)
A sessao de hoje podera sessao ser bem emotiva, pois a maior parte  dos inocentados estarao presentes.A causa do juiz Burgaud esta ja perdida antecipadamente, devido ao prévio inquérito, mas a forma como se ira desculpar de todo o desenrolar enviezado do processo perante as vitimas presentes constituira certamente uma marca importante nos anais juridicos franceses.Ira ser questionado por exemplo sobre o contexto da sua instruçao, as relaçoes com outros intervenientes do processo e os seus métodos profissionais, se foi permeavel ao clima vigente de 'caça ao pedofilo' com que marcou a 'sua' instruçao.Os seus interrogatorios anteriores ja tornado publicos, deixam ver a forma inquietantemente 'desprendida' como se efectua por vezes, em concreto, a justiça em paises democraticos.Os quais porém, e é essa a sua excepcional vantagem, podem sempre ser postos permanentemente em causa, como aconteceu agora.
As indemnizaçoes ja acordadas e concedidas pelo Estado Frances, cujos valores embora confidenciais,  se sabe baterem todos os 'records' com  varios milhoes de euros por 'acusado', representam certamente nao uma 'compensaçao' que seria impossivel, mas o reconhecimento da falibilidade da justiça, e a aceitaçao da  reparaçao. O 'inquérito publico a Justiça', e acima de tudo as medidas que estao a ser tomadas, face ao  acontecido vao alterar profundamente todo o sistema em vigor,  apesar da normal oposiçao 'corporativa' dos juizes.
E Portugal ? havera coragem para ir até bem ao fundo do sistema de justiça, e reforma-lo para la do aspecto mais visivel de 'finanças' e de 'regalias sociais' ?
nota: possivel visionamento directo também através do site internet do parlamento frances...  www.assemblee-nationale.fr/12/commissio ... direct.asp  com leitor Windows Media
« Última modificação: Fevereiro 08, 2006, 05:55:14 pm por JoseMFernandes »
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20276
  • Recebeu: 2993 vez(es)
  • Enviou: 2247 vez(es)
  • +1343/-3464
(sem assunto)
« Responder #1 em: Fevereiro 08, 2006, 04:28:03 pm »
Por aqui está tudo na paz do nosso senhor. Sempre foi assim e provavelmente sempre será!
A Justiça é um dos pontos fracos do sistema Português, já que sem uma justiça rápida e eficaz, o estado de direito não pode existir. Infelizmente em Portugal a Justiça desenrola-se a um ritmo lento quase parado.  :oops:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.