ForumDefesa.com

Economia => Portugal => Tópico iniciado por: miguelbud em Julho 05, 2011, 10:14:18 pm

Título: Agências de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 05, 2011, 10:14:18 pm
A Moody's cortou esta terça-feira o rating da dívida portuguesa em quatro níveis para «Ba2», o que corresponde à categoria de «lixo» (junk). Este nível é considerado «especulativo» e de «não investimento».

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/moodys-rating-agencia-financeira/1264734-1730.html)

Quando é que a Uniao Europeia cria uma agencia de rating?

Ninguém me tira da cabeça a teria de que há meia dúzia de #&@$ߤ×~^˘ a ganhar milhoes com esta especulacao.

Porque é que algum ainda acredita neles?  Neles que colocavam o Lehman Brothers como investimento seguro 1 semana antes da falencia.

O governo que aumente a taxa do novo imposto especial senao é desta que Portugal vai ao fundo.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 06, 2011, 02:33:37 pm
ONU: director de agência pede extinção de agências de rating

O director da Agência das Nações Unidas para o Comércio Mundial e o Desenvolvimento (UNCTAD), Heiner Flassbeck, exigiu a extinção das agências de rating.

«As agências de rating pelo menos deviam limitar-se a avaliar empresas, e não deviam poder avaliar Estados, que são uma matéria muito complexa, em que elas ignoram frequentemente muitos aspectos positivos», disse esta quarta-feira em declarações à televisão pública alemã ARD.

Ainda em reacção a este corte, o ministro grego dos Negócios Estrangeiros disse hoje que as agências de notação cometem «loucuras».

in http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mer ... -1727.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/agencias-de-rating-divida-mercado-da-divida-rating/1264903-1727.html)

Até que enfim alguém diz uma verdade.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 06, 2011, 02:55:53 pm
:arrow: http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -5205.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia-nacional/rating-corte-de-rating-moody%60s-economistas-divida-agencia-financeira/1264810-5205.html)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 06, 2011, 03:58:28 pm
Portugal precisa de cortar salários entre 5% a 10%

Portugal precisa de cortar salários entre 5% e 10%. É o que consta numa análise do Credit Suisse publicada no site do «Financial Times».

«Os nossos cálculos sugerem que os salários (que correspondem a metade do Produto Interno Bruto) precisam de baixar mais 5% a 10% e isso é uma má notícia para o PIB».

As previsões estão longe de ser animadoras: «Na verdade, acreditamos que a tendência de crescimento, excluindo o sector público, é negativa e isso, claro, faz com que a aritmética orçamental se torne muito mais difícil».

Aliás, «teríamos ficado chocados se o rating de Portugal não descesse para o lixo e ainda mais se [o país] não chegar a um default [incumprimento] (embora, evidentemente, seja designado de outra forma)».

O «espelho» grego

«É apenas na face das coisas que a situação parece menos terrível do que na Grécia». O excesso de alavancagem está «escondido no sector privado, enquanto na Grécia é no sector público».

O Credit Suisse fala numa «fumaça» que pode deixar de enevoar se pensarmos em espelhos ¿ eles «podem facilitar o processo de ajuste».

Andrew Garthwaite, que dá a cara pela análise do Credit Suisse, os investidores devem assumir «posições curtas no euro». Isto porque «um dia o mercado vai acordar» e dar-se conta de que a dívida que o BCE detém dos países periféricos só arruína a qualidade do balanço da instituição.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/salarios-credito-suisse-austeridade-medidas-de-austeridade-rating-agencia-financeira/1264922-1730.html)

Este senhor se se preocupasse em publicar os resultados financeiros da subsidiaria italiana fazia muito melhor (os ultimos publicados datam 2005, que se passará?).

Isto é só rir
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Jorge Pereira em Julho 06, 2011, 10:16:48 pm
A passividade europeia perante estas agências de rating é confrangedora. Não é tomada nenhuma medida abrangente e contundente contra estas agências que estão a contribuir decisivamente para o desmoronamento do euro. Só ouvimos palavras soltas e muito tímidas perante uma das maiores ameaças à Europa nas últimas décadas. Gostava de ver a reacção da Rússia perante um ataque deste género.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 06, 2011, 11:22:45 pm
Isto agora é uma ve se te avias e ainda nao ouvi nem o Passos Coelho, nem o sarkozy, nem a Mekl ou até mesmo o Barroso a dizer que isto é um ataque ao euro. Gostava de saber se no final desta guerra, na qual somos a primeira linha de defesa, os outros estados membros nos vao perdoar a dívida. É que estamos a servir de escudo á Espanha e á Bélgica, á custa de grandes sacrificios.

É bom que o governo que de um murro na mesa e se faça ouvir.


Juros da dívida a 3 anos disparam para 19%

Os juros da dívida portuguesa estão esta quarta-feira a bater novos máximos históricos em praticamente todos os prazos, depois de ontem a agência Moody's ter cortado o «rating» de Portugal em quatro níveis para «lixo». A «yield» a 3 anos destaca-se, já que está acima dos 19%.

No mercado secundário, os juros exigidos pelos investidores para transaccionar títulos de dívida soberana a 2 anos negoceiam, em média, nos 17,880%, um novo recorde histórico desde, pelo menos, a entrada de Portugal no euro.

Na maturidade a 3 anos, os juros sobem também até máximos nos 19,337% e no prazo a 5 anos, o recorde é de 16,772%.

No prazo mais longo, os títulos 10 anos acompanham a tendência. Os juros nesta maturidade negoceiam nos 13,189%.

O «spread» - diferencial entre as obrigações do Tesouro português a 10 anos e as «bund» alemãs - superou esta tarde a barreira psicológica dos 1.000 pontos base.

O panorama negativo arrastou-se também à bolsa em Lisboa. O PSI20 caiu esta quarta-feira 3,03%, com as acções da banca a serem as mais castigadas.

Portugal conseguiu vender esta quarta-feira 848 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três meses, pagando no entanto juros mais altos .

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mer ... -1727.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/juros-divida-spread-moodys-agencia-financeira/1264986-1727.html)

Moody's: 4 bancos nacionais chumbam testes de stress

A Moody's acredita que os quatro maiores bancos portugueses estão entre os 26 bancos europeus que podem chumbar nos chamados testes de stress.

A agência de rating, que classificou a dívida soberana como «lixo», acrescenta que apesar do eventual chumbo nos testes, estes bancos não deverão sofrer novos cortes na avaliação, porque já têm um rating de não investimento.

Para a agência de notação norte-americana, os bancos que apresentem uma notação de robustez financeira de «D+» ou abaixo deste patamar estarão no leque de bancos que chumbarão nos testes de stress.

BES, BPI, e CGD estão actualmente neste nível e o Millennium bcp já se encontra abaixo.

Na lista de possíveis chumbos deverão ainda figurar quatro bancos gregos, dois irlandeses, quatro alemães, duas instituições italianas e três espanholas.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/bancos-banca-moodys-rating-testes-stress/1264992-1729.html)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: FoxTroop em Julho 06, 2011, 11:26:56 pm
Desmoronamento do €uro?!! Não, meu caro. Isto são apenas as ultimas jogadas de desespero de quem vê fugir a ultima esperança de manter o Status Quo. Medidas que estão a fazer rir às bandeiras despregadas chineses, indianos e outros.

Poeira e muito fumo para ver se confunde a malta, mas só é confundido quem ainda não consegue pensar "fora da caixa"

Embora concorde que a Europa e a Zona €uro deveriam ter uma postura mais activa e não conformista, não nos devemos esquecer que a Europa à mais de 50 anos que não sabe o que é estar sozinha e as nossa "elites"não estão preparadas/educadas para essa tarefa, mas não vão ter outro caminho. Vão ser empurrados para ele, mesmo que a contra-gosto.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 07, 2011, 12:17:23 am
É apenas fumaça para afastar dos olhares dos credores os EUA que possuem um grave problema económico.

Mas cabe aos europeus dar uma resposta a estas corporações que funcionam como uma extensão do braço económico americano, a resposta pode ser judicial ou através da espionagem ou ainda da guerra electrónica. Falta é te-los no sitio e atacar as empresas, mas não me parece que haja alguém capaz de enfrentar o velho "aliado" que esteve connosco nos momentos difíceis.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: psi em Julho 07, 2011, 10:36:19 am
"Let's make money" é um depoimento perturbador de John Perkins, cidadão americano que se auto-intitula como ex-assassino económico. Perkins explica como se destrói um país... em nome do dinheiro.

http://www.youtube.com/watch?v=dFtijO8q ... r_embedded (http://www.youtube.com/watch?v=dFtijO8qM6A&feature=player_embedded)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: PCartCast em Julho 07, 2011, 12:24:21 pm
Citação de: "miguelbud"
Moody's: 4 bancos nacionais chumbam testes de stress

A Moody's acredita que os quatro maiores bancos portugueses estão entre os 26 bancos europeus que podem chumbar nos chamados testes de stress.

A agência de rating, que classificou a dívida soberana como «lixo», acrescenta que apesar do eventual chumbo nos testes, estes bancos não deverão sofrer novos cortes na avaliação, porque já têm um rating de não investimento.

Para a agência de notação norte-americana, os bancos que apresentem uma notação de robustez financeira de «D+» ou abaixo deste patamar estarão no leque de bancos que chumbarão nos testes de stress.

BES, BPI, e CGD estão actualmente neste nível e o Millennium bcp já se encontra abaixo.

Na lista de possíveis chumbos deverão ainda figurar quatro bancos gregos, dois irlandeses, quatro alemães, duas instituições italianas e três espanholas.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/bancos-banca-moodys-rating-testes-stress/1264992-1729.html)

é engraçado, o que eu li em papel é contraditório com isto, e o jornalista afirmou que nos recentes testes efectuados apenas um banco nacional falhou os testes de Stress.... Mas como isto foi no CM, reconheço que o crédito não é muito.

Citação de: "psi"
"Let's make money" é um depoimento perturbador de John Perkins, cidadão americano que se auto-intitula como ex-assassino económico. Perkins explica como se destrói um país... em nome do dinheiro.

http://www.youtube.com/watch?v=dFtijO8q ... r_embedded (http://www.youtube.com/watch?v=dFtijO8qM6A&feature=player_embedded)

Isto faz-me lembrar um post que fiz aqui no fórum sobre uma possível unidade de contra-economia, praticamente todos me acusaram de andar a ver filmes a mais... Mas parece que houve alguém a pensar nisso antes de mim :(.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 07, 2011, 09:00:58 pm
Um cracker tuga demonstrou o seu patriotismo ao fazer isto no site da moody's: http://www.moodys.com/pages/viewall_res ... %3C/div%3E (http://www.moodys.com/pages/viewall_researchratings.aspx?bd=4294966708&ed=4294966848&rd=4294966708&tb=0&po=0&sb&sd&std&end&sk&ol&lang=en&cy=global&searchfrom=SearchWithin&kw=%3Cdiv+style%3D%22position:+absolute;top:100px;right:0px;height:950px;width:965px;z-index:5;%22%3E%3Cimg+src%3D%22http://www.pixoload.de/?di%3D1613100046698%22/%3E%3C/div%3E)

Outro fez algo mais original: http://www.youtube.com/watch?v=OzLJzYlp ... r_embedded (http://www.youtube.com/watch?v=OzLJzYlpGqs&feature=player_embedded)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Lusitanian em Julho 08, 2011, 01:48:49 am
http://economico.sapo.pt/noticias/bbdo-envia-por-correio-saco-de-lixo-para-a-sede-da-moodys_122250.html
B R U T A L !!! E os comentários...lool, nunca vi tanta piada! :mrgreen:  Demais. É impressão minha ou ultimamente com a Finlandia, Moody etc etc estamos a ficar famosos? eheheh

Acerca do Hacker português, aí no linnk não se consegue ver nada, portanto vou por aqui o que o user queria mostrar:
http://www.theatlanticwire.com/global/2011/07/hackers-downgrade-moodys-website-z-/39694/
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 08, 2011, 10:04:06 am
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Malagueta em Julho 08, 2011, 11:08:35 am
" Câmara do Porto não renovou contrato com agência de rating

O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, disse hoje à Lusa que a autarquia não renovou o contrato com a agência de 'rating' por ter «uma dificuldade tremenda» em trabalhar com quem não considera «sério».


«Tenho visto esta recente notícia da Moody´s da mesma maneira que vi outras no passado e que me levaram, enquanto presidente da Câmara do Porto, pura e simplesmente a não renovar o contrato com a agência de 'rating' que tínhamos, já que não considero que sejam atitudes sérias e eu tenho uma dificuldade tremenda em trabalhar com quem não considero sério», respondeu Rui Rio à Agência Lusa à margem da apresentação do livro «Não basta mudar as moscas», de Jaime Ramos.


Segundo o presidente da Câmara do Porto, quando as agências de 'rating' fazem isto «obviamente não estão a fazer um trabalho sério»."
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 08, 2011, 01:48:43 pm
Bom,

nao creio que o governo possa fazer mais do que escrever esta carta. No entanto esta carta, em conjunto com a indignacao do BCE, o facto de a "UE já está a trabalhar na criação de agência de rating" (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/olli-rehn-rating-agencia-de-rating-agencias-de-rating-agencia-de-rating-europeia-agencia-financeira/1265338-1729.html) ), mais o cancelamento dos contractos das camaras de Sintra e Porto e ainda o facto do Alberto Joao Jardim "nao os querer aturar mais", já dará um alerta para as outras agencias de Norte-americanas.

Agora cabe ao governo provar no final do ano que eles estavam errados, para mais uma vez se provar que essas agencias só sao boas para caçar gambuzinos.

Governo contra-ataca Moody`s numa carta

Depois do ataque da Moody`s, o contra-ataque do Governo. O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público escreveu uma carta aos mercados, pedindo aos investidores para ignorarem a decisão daquela agência de notação financeira sobre o rating de Portugal, que foi atirado para o «lixo».

São vários os adjectivos depreciativos utilizados para classificar a posição da agência: «A análise da Moody`s é superficial, baseada mais em opinião do que em evidência e demonstra alguma arrogância por não ter em conta algumas das conclusões da troika após um trabalho mais profundo e uma lista de contactos muito superior», lê-se na missiva divulgada esta sexta-feira nas edições do jornal «Público» e «Diário Económico».

A machadada no classificação da República indignou também o Banco Central Europeu. Está em causa uma «declaração tão severa» - um corte de rating em quatro níveis - sem que aquela agência de notação financeira tenha falado com «qualquer membro do novo Governo e mesmo antes de avaliar os riscos da execução orçamental!», acusa a carta assinada por Maria Luís Albuquerque, segundo o «Público». Ela é a actual coordenadora da Área de Gestão da Dívida e de Liquidez do instituto que gere a dívida pública, um organismo na dependência do Ministério das Finanças.

O Governo entende assim que a Moody`s se precipitou e tomou uma decisão «deplorável». A agência «não deu o benefício da dúvida». O Executivo espera que os mercados não sigam o mesmo caminho e confiem na determinação do Governo.

Daí que se comprometa a continuar empenhado na aplicação do acordo assinado com a troika, que prevê, em troca, um resgate financeiro de 78 mil milhões de euros.

«A República Portuguesa continua comprometida com a máxima transparência com a comunidade de investidores que, acreditamos, pode analisar a economia portuguesa além destas avaliações, devemos chamá-los de opiniões, de uma publicação individual», diz ainda o IGCP na carta a que a também a Lusa teve acesso.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mer ... -1727.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/moodys-rating-governo-carta-moodys-agencia-financeira/1265272-1727.html)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 08, 2011, 04:25:48 pm
Citar

Citar
#18 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Argélia
#25 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Marrocos
#10 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - República Tcheca
#23 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Alemanha
#148 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Austrália
#64 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Canadá
#13 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Reino Unido
#15 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Irlanda
#179 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Nova Zelândia
#1 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Global
#66 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - África do Sul
#88 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Argentina
#6 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Espanha
#78 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - México
#4 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - França
#49 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Itália
#19 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Holanda
#65 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Polônia
#34 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo
#45 - Mais vistos (Hoje) - Sem fins lucrativos/ativismo - Suécia

Brutal! :o
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: P44 em Julho 08, 2011, 08:37:54 pm
Citação de: "Camuflage"
É apenas fumaça para afastar dos olhares dos credores os EUA que possuem um grave problema económico.

Mas cabe aos europeus dar uma resposta a estas corporações que funcionam como uma extensão do braço económico americano, a resposta pode ser judicial ou através da espionagem ou ainda da guerra electrónica. Falta é te-los no sitio e atacar as empresas, mas não me parece que haja alguém capaz de enfrentar o velho "aliado" que esteve connosco nos momentos difíceis.


É uma guerra dólar/euro gerada pelas agências AMERICANAS de Rating para destabilizar e em última instância destruir a Zona Euro.

Quem anda sempre com salamaleques aos americanos que se lembre disto!
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Lusitanian em Julho 09, 2011, 01:48:17 am
http://noticias.sapo.pt/cartoon/

Portugal is a bad ass!!!! YEEEEEAAAHHHHH! lol
Vejam o cartoon de titulo: Ardente sangue Luso
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 09, 2011, 01:03:39 pm
Citação de: "P44"
Citação de: "Camuflage"
É apenas fumaça para afastar dos olhares dos credores os EUA que possuem um grave problema económico.

Mas cabe aos europeus dar uma resposta a estas corporações que funcionam como uma extensão do braço económico americano, a resposta pode ser judicial ou através da espionagem ou ainda da guerra electrónica. Falta é te-los no sitio e atacar as empresas, mas não me parece que haja alguém capaz de enfrentar o velho "aliado" que esteve connosco nos momentos difíceis.


É uma guerra dólar/euro gerada pelas agências AMERICANAS de Rating para destabilizar e em última instância destruir a Zona Euro.

Quem anda sempre com salamaleques aos americanos que se lembre disto!

Se o problema fossem apenas as agências, a UE ou países afectados já teriam agido. O que agora se fala é em talvez formar uma versão europeia da coisa, talvez.. portanto o problema vai para lá de umas corporações estende-se a nível politico e governamental.
Seja como for, é tempo de dar a provar a essas agências um pouco do seu próprio veneno e começar a descredibiliza-las recorrendo tanto à via legal como a vias mais ocultas.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 09, 2011, 03:20:28 pm
Essas agências fazem parte do problema e não fazem parte da solução. O ataque especulativo é de tal forma evidente que por causa disso até os Alemães levantaram a voz. Eles estão descredibilizados e sob ataque de toda a UE.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 09, 2011, 10:48:05 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Essas agências fazem parte do problema e não fazem parte da solução. O ataque especulativo é de tal forma evidente que por causa disso até os Alemães levantaram a voz. Eles estão descredibilizados e sob ataque de toda a UE.

Se eles nao levantassem a voz estariamos bem tramados, uma vez que a França esta agora de maos atadas por ter um ex-membro do actual governo como directora do FMI. O problema e o que mais me revolta é que toda esta especulacao cria problemas a muitos cidadaos portugueses que vivem no limite do que é financeiramente possivel. Todos os estados membros deviam ter comprado a divida no dia do leilao pois aumentaria a procura e os juros baixavam, fazendo com que a credibilidade da Moody's fosse po esgoto, pois a seguir a um corte de 4 niveis, a procura tinha superado a oferta a uma escala impensavel.
Assim pagamos uma taxa de juro injusta e daqui a 3 meses quando refinanciarmos a divida vamos ter de pagar mais. Ou seja estamos cada vez a endividarmo-nos mais para pagar as dividas. Ou seja, dinheiro que deveria ser investido na criaçao de riqueza vai para os bolsos dos especuladores.

E ainda o mais revoltante, é que numa guerra onde a nossa polvora esta seca, Portugal está a servir de escudo a Espanha (onde a exposicao da banca francesa e alema é enorme). E este escudo esta a ser pago por nós todos. Lembro-vos que logo após ao pedido de resgate feio por Portugal, a Espanha foi ao mercado e os juros dispararam.
Por isso espero que parte da divida seja perdoada, pois neste momento, Portugal é como um soldado de infantaria sozinho na linha da frente, armado unicamente com uma pressao de ar contra uma divisao de tanques.

Para quem nao sabe a Belgica nao tem governo há mais de 1 ano e tem um outlook neutro, obviamente ali nao da jeito as agencias de rating mexer porque é uma área mais sensivel.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: tyr em Julho 09, 2011, 11:20:54 pm
Eu pessoalmente considero este ataque especulativo, um acto de guerra, em que uma empresa sob encomenda de alguns elementos ligados ao governo americano tenta destruir o euro através de Portugal.
Para mim era expulsar qualquer coisa que tivesse a ver com os EUA (desde a base das lajes até qualquer empresa americana, como por exemplo os McDonalds) do nosso solo (ou então exigir uma tributação tão alta que eles não tivessem outra opção), sair da NATO, retirar de imediato as nossas tropas do Afeganistão e Kosovo, proibir a passagem de qualquer navio com pavilhão americano nas nossas aguas, e proibir qualquer transacções com dolars (mesmo para o petróleo).

é claro que estou a ser extremista, mas é o que sinto vontade de fazer quando o meu pais é alvo de terrorismo económico.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: papatango em Julho 10, 2011, 12:53:59 am
A agências fizeram uma interpretação incorrecta das últimas tentativas do governo, é verdade, mas não podemos deixar-nos levar pela emoção barata.

Não se pode acabar com as agências de Rating.
Não há apenas três há imensas, o que acontece é que as três maiores são americanas.

As agências são necessárias para avaliar o risco e sem elas fica ainda mais dificil fazer qualquer tipo de negócio.
Numa altura em que o crédito é complicado, é essencial haver quem analise o risco, seja a nível de empresas seja a nível de países.

O que foi declarado lixo, foram os títulos da dívida pública portuguesa, porque se considera que Portugal não vai ter dinheiro para cumprir os compromissos.

Portugal andou a vender papéis no mercado internacional, dizendo que esses papeis tinham a garantia do Estado Português, que os converteria em dinheiro e pagaria juros.
O que as agências estão a dizer, é que quem comprar esses papeis, está a comprar algo sem valor, porque nem que a vaca tussa Portugal vai conseguir pagar.
Esses papeis são por isso «junk» que traduzido à letra não é exatamente «lixo», o que seria «garbagge». O correto seria dizer que a divida tem o valor de sucata ou ferro-velho.

Temos que nos lembrar que não foi a Moody's nem a S&P que pediram dinheiro emprestado para gastar em Euros 2004 e em auto-estradas que vão de lado nenhum a nenhures.

A corja de bandidos que governou este país depois de 2008 até agora, é objectivamente responsável por isto.
As agências de rating, estão apenas a transformar em palavras aquilo que todos nós aqui já dissemos: O governo anterior arruinou o país.
Os Republicanos-Laicos socialistas arruinaram Portugal em 2008-2011, como o arruinaram entre 1918 e 1926.

A culpa não é da Moody´s
A culpa tem um nome: José Sócrates Pinto de Sousa, que vai agora para França estudar filosofia e no qual votaram quase 30% dos portugueses.

E muitos dos que votaram nesse repugnante bandido, estão agora a protestar contra a Moody's.  :roll:  :roll:
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: tyr em Julho 10, 2011, 02:23:41 am
O ultimo governo levou nos ao estado em que estamos (e disso, acho que nenhum português com mais de 2 neurónios consegue ver), mas na minha opinião a avaliação da moodys é um aproveitar da situação, para que o dólar consiga vencer o euro (pois se o Euro ganhar muita força os EUA podem se ver á rasca, pois sem o dólar como moeda mundial, os EUA ficam com problemas financeiros muito graves).
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: papatango em Julho 10, 2011, 11:40:23 am
Tyr -> neste momento o dolar precisa do Euro como contra-peso.

Os americanos não têm muito a perder com a redução do valor do dolar, que tem como único problema o aumento do custo do petróleo. Também pode fazer disparar a inflação, mas ao mesmo tempo aumenta o preço dos produtos importados e a américa precisa desesperadamente de equilibrar a sua balança comercial, a começar pela China.

Aliás quem pode estar em pânico são os chineses que são donos de grande parte da dívida americana.
É demasiado simplista reduzir isto a uma grande guerra entre Dolar e Euro e entre americanos e europeus, quando todos percebemos que cada vez há mais intervenientes no processo e intervenientes com peso, como é o caso da China, que tem muito a perder.

As agências de Rating têm clientes e esses clientes perderam muito dinheiro com as avaliações que foram dadas a empresas e a estados que estavam insolventes. Agora estão a fazer o contrário, sendo demasiado exigentes.
A irritação presentemente tem a ver com o facto de as empresas americanas parecerem ser melhor avaliadas que as europeias.
Mas Portugal passa ao lado de tudo isso e não interessa grande coisa a quase ninguém.
E os nossos problemas fomos nós que os criámos. Não nos podemos nunca esquecer disso.

Os títulos da Dívida Pública portuguesa foram declarados «JUNK BONDS» ou «títulos-sucata» e alguns jornais e televisões, disseram que as agências consideraram que o país era lixo.

E isso também é manipulação.
Eu por mim não gosto de ser manipulado.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: PCartCast em Julho 10, 2011, 01:40:29 pm
Citação de: "papatango"
A agências fizeram uma interpretação incorrecta das últimas tentativas do governo, é verdade, mas não podemos deixar-nos levar pela emoção barata.

Talvez uma interpretação intencional.

Citação de: "papatango"
Não se pode acabar com as agências de Rating.
Não há apenas três há imensas, o que acontece é que as três maiores são americanas.

A solução mais viável, é tentar reestabelecer o equilíbrio. Se as agências avaliam os seus clientes então essa avaliação não deveria ser recíproca?? Pois bem, se os clientes dessas agências as avaliassem reduzia-se o risco de flutuação financeira.

Eu até propunha algo do género:
A--> Avaliação idónea, sem especulação
B--> Avaliação geralmente idónea, com o alguma possibilidade de ser especulativa
C--> Avaliação tendencialmente idónea, com algumas fundamento especulativo
D--> Avaliação tendencialmente especulativa
E--> Avaliação especulativa

E tanto poderia ser Portugal a avaliá-las como a UE ou a CM de Lisboa. No final a avaliação final dessa agência seria traduzida numa média que poderia ser interpretada pelos investidores de forma mais viável.

Citação de: "papatango"
As agências são necessárias para avaliar o risco e sem elas fica ainda mais dificil fazer qualquer tipo de negócio.
Numa altura em que o crédito é complicado, é essencial haver quem analise o risco, seja a nível de empresas seja a nível de países.

Como já disse, estas empresas analisam o risco, mas serão elas próprias isentas de terceiras intenções?? Foi provado durante esta semana que não.

Citação de: "papatango"
O que foi declarado lixo, foram os títulos da dívida pública portuguesa, porque se considera que Portugal não vai ter dinheiro para cumprir os compromissos.

Dinheiro que não nos faltaria se os se tivessem mantido estáveis certo?? Eu dou um exemplo...

A empresa X tem um orçamento de 1000€ mensais o que perfaz um orçamento de 12000€ anuais, desse orçamento 80% 9600€ são para salários e os restantes destinados ao pagamento de créditos (um dívida) mas a empresa tinha persuposto uma taxa de juros 3% mas quando chega ao final do ano verifica-se que a taxa se situou nos 4.5%, o que significa que essa empresa entrou em défice... O que se passa com Portugal e Grécia é algo do género, as dotações orçamentais são incapazes de prever factores como a especulação, o que agrava ainda mais a situação.

Citação de: "papatango"
Portugal andou a vender papéis no mercado internacional, dizendo que esses papeis tinham a garantia do Estado Português, que os converteria em dinheiro e pagaria juros.
O que as agências estão a dizer, é que quem comprar esses papeis, está a comprar algo sem valor, porque nem que a vaca tussa Portugal vai conseguir pagar.
Esses papeis são por isso «junk» que traduzido à letra não é exatamente «lixo», o que seria «garbagge». O correto seria dizer que a divida tem o valor de sucata ou ferro-velho.

Se não fossem as agências de rating a taxa de juro sobre a dívida nacional teria, provavelmente, continuado a oscilar entre os 3% e os 5%, e para o qual havia dotação orçamental... Mas houve alguém que quis ganhar uns trocos, infelizmente.

Citação de: "papatango"
Temos que nos lembrar que não foi a Moody's nem a S&P que pediram dinheiro emprestado para gastar em Euros 2004 e em auto-estradas que vão de lado nenhum a nenhures.

Talvez seja verdade aí em Alfacinha city... Mas é incrível, roçando o insalubre, o facto de a maioria daqueles que vivem no litoral se esquecem daqueles, como eu, que vivem no interior e beneficiam de muitas dessas infra-estruturas, é quase como se fossemos cidadãos de segunda, aconselho-o a meditar e a por o seu EU egocêntrico e a analisar a afirmação que proferiu.

Citação de: "papatango"
A culpa não é da Moody´s
A culpa tem um nome: José Sócrates Pinto de Sousa, que vai agora para França estudar filosofia e no qual votaram quase 30% dos portugueses.

E muitos dos que votaram nesse repugnante bandido, estão agora a protestar contra a Moody's.  :roll:  :roll:

Obviamente o anterior governo tem culpas, mas serão só desse governo?? Não me parece, no Japão é considerado falta de respeito apontar o dedo, a vida não se resume a um sim ou a um não, tanta culpa tem o Sócrates, como as agências de rating, como os palhaços que se recusam a pagar impostos... ou aqueles que simplesmente querem mais uns trocos, vulgo, especuladores.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 10, 2011, 02:36:13 pm
Citação de: "papatango"
A culpa não é da Moody´s

Caro Papatango, O senhor de facto disse muitas verdades e coloca o dedo na ferida.

No entanto neste momento podemos culpar a Moodys e qualquer agencia de rating que baixe o rating da Republica Portuguesa da forma como foi feito, pois qualquer acçao destas neste momento contribui para um maior endividamento do país. E apesar de economia estar longe de ser astrologia, também nao é propriamente uma ciencia exacta. O que a Moodys fez foi um autentico assalto á Republica Portuguesa. Mesmo que eles concordassem que o rating deveria ser mais baixo, tiveram todo o tempo do mundo para o fazer, mas fizeram-no menos de 24 horas antes do leilao da divida publica, para que? Para evitar reacçoes antes do leilao de modo a implicar o aumento dos juros.

Já para nao falar que a moodys e a S&P sao detidas pelo mesmo grupo, o que faz com que actuem como o policia bom e o policia mau. Quer apostar que no proximo leilao a S&P baixa o rating num nivel de modo a ficar também em junk e assim impulsionar os juros?

Outra coisa que merece especial atençao, é o facto das agencias de rating ainda poderem dar opiniao sobre países que foram resgatados. Uma vez que estes países foram alvos de uma intensiva analise pelo FMI e apenas deviam levar com um "upgrade" ou "downgrade" após a segunda analise do FMI.

Citação de: "papatango"
Tyr ->
É demasiado simplista reduzir isto a uma grande guerra entre Dolar e Euro e entre americanos e europeus, quando todos percebemos que cada vez há mais intervenientes no processo e intervenientes com peso, como é o caso da China, que tem muito a perder.

Correcto, e descredibilizar o Euro, que é o que está a ser feito, nao é uma medida para assegurar a primazia do dolar? É que quanto mais perto do Euro o dolar tiver, pagar a divida em dolars ou euros será a mesma coisa.

Quanto ao facto de se dizer que Portugal é lixo ou as suas bonds sao sucata, nao me parece que seja manipulaçao desde que se fale dentro do contexto economico-financeiro
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 10, 2011, 05:14:58 pm
Para relembrar algumas pessoas:

Citar
omissão Europeia. Agências de rating podem vir a responder em tribunal
por Carlos Ferreira Madeira, Publicado em 07 de Julho de 2011  |  Actualizado há 17 horas

Durão Barroso ameaça avançar com a criação de uma agência europeia de rating e fala de nova legislação para pedir indemnizações em "casos graves"

 
 A descida do rating de Portugal, decretada na terça-feira pela agência Moody?s, foi a gota de água...
NELSON D?AIRES/KAMERAPHOTO

 A Comissão Europeia pretende criar legislação para que as agências de rating possam responder em tribunal pelas suas avaliações de risco, permitindo que os ofendidos peçam indemnizações.

A ameaça é real e foi ontem expressa pelo presidente da Comissão Europeia, que reagiu violentamente à decisão da agência de rating Moody''s cortar a avaliação de risco de Portugal quatro níveis. "Estamos a analisar, por exemplo, a responsabilidade civil das agências", disse Durão Barroso. "E a planear medidas para melhorar a metodologia e a transparência do rating da dívida soberana, para reduzir a excessiva confiança das instituições financeiras na notação de crédito, diminuir os conflitos de interesses e introduzir maior concorrência", avançou o líder da Comissão.

Violenta foi também a reacção do ministro germânico das Finanças, Wolfgang Schäuble, perante a "injustificada" decisão da Moody''s: "Temos de acabar com o oligopólio das agências de rating."

Uma das hipóteses em cima da mesa é a criação de uma agência de rating europeia, discutida desde a crise financeira de 2007. "Sei que existem desenvolvimentos possíveis quanto à constituição de uma agência de rating com origem na Europa", disse ontem Durão Barroso. "Parece estranho que não exista uma única agência de rating na Europa, o que pode demonstrar a existência de um viés nos mercados quando se trata de avaliar assuntos específicos europeus."

Por coincidência ou não, a decisão da agência Moody''s baixar a avaliação do risco de Portugal para o nível do "lixo", na terça-feira, surgiu 24 horas depois de a Comissão Europeia ter publicado os resultados da sua consulta pública sobre a regulação das agências de rating. O documento demonstra que governos, empresas e reguladores europeus estão de acordo: as agências de rating devem poder ser responsabilizadas em tribunal no caso de haver uma "negligência grosseira" ou "intenção dolosa".

Esta é uma "lacuna na actual legislação" da Europa, que "deverá ser corrigida para incluir a actividade das agências no "quadro jurídico da responsabilidade civil", ou seja, para que "os ofendidos possam ter o direito de pedir indemnizações", afirma ao i uma fonte diplomática em Bruxelas.

Segundo o documento da Comissão Europeia, "parece haver um apoio generalizado - com a notável excepção das próprias agências de rating - à noção de que deverá ser possível interpor uma acção civil, quer para os casos de ratings solicitados, quer para os não solicitados, embora a possibilidade deva ser reservada apenas para os casos graves". Paralelamente, "existe muito pouco apoio à introdução do conceito de rating incorrecto", lê-se no documento.

O mercado da avaliação de risco de crédito é dominado (95%) por três agências norte-americanas: a Fitch, a Moody''s e a Standard & Poor''s. A acção destas agências tem implicações directas nos Estados soberanos e nos investidores. E não é por acaso. Os governos são os maiores emissores de dívida e os melhores clientes dos mercados de capitais, responsáveis por 62% das obrigações emitidas nem 2009, segundo a agência Moody''s.

Uma das maiores críticas dirigidas às agências de rating resulta do potencial conflito de interesses nas suas actividade: são pagas pelos investidores para avaliar terceiros. O que os governos podem fazer é regular as suas actividades, como fazem no caso dos bancos. A acreditar em Barroso, é isso que vai ser feito.

É para mim bastante óbvio que a Moodys agiu de uma forma premeditada e criminosa. A última frse diz tudo!
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: papatango em Julho 10, 2011, 10:46:35 pm
Citar
A solução mais viável, é tentar reestabelecer o equilíbrio. Se as agências avaliam os seus clientes então essa avaliação não deveria ser recíproca?? Pois bem, se os clientes dessas agências as avaliassem reduzia-se o risco de flutuação financeira.
Você faz-me lembrar aqueles modernismos em que o professor avalia o aluno e depois o aluno avalia o professor.
A verdade é que o que conta é a avaliação que se dá ao aluno, o resto é conversa.

Se você tiver um negócio qualquer, para vender você tem que dar crédito porque senão não vende nada. Hoje quase ninguém compra nada a pronto. Para isso você tem que ter alguém que faça uma análise e tem que confiar na análise.

O que podemos dizer é que as agências de Rating não estão a comportar-se como entidades muito equilibradas.

Mas dito isto, o que eu critiquei foi a comunicação social a incendiar a opinião pública, dizendo que as agências declararam que «Portugal era lixo».

Eu já vi reações de pessoas que não sabem o que é uma agência de rating nem para que serve ( e que nem sequer sabem falar inglês), a criticar os malvados dos FDP da Moody's.

Isto tem a ver com a comunicação social.
E repito!
As agências não interpretaram corretamente a realidade portuguesa e podem ter tido interesses secundários, mas 90% do problema, fomos nós que o criámos. Da forma como as coisas estão, quase que nos dão a entender que se amanhã acabarem as agências de Rating, acabam os problemas do país.

Em alturas de crise temos que manter a cabeça fria, já que muitos jornalistas não são capazes de o fazer.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: P44 em Julho 11, 2011, 11:13:31 am
Citar
Comissária europeia propõe desmantelamento das agências de "rating"
10h21m

A comissária europeia para a Justiça, Viviane Reding, propôs, segunda-feira, o desmantelamento das três agências de "rating" norte-americanas Standard & Poor's, Moody's e Fitch, em declarações ao jornal alemão Die Welt.

"A Europa não pode permitir que o euro seja destruído por três empresas privadas norte-americanas", disse a comissária luxemburguesa, exigindo mais transparência e mais concorrência na avaliação de Estados pelas referidas agências.

"Só vejo duas soluções, ou os Estados do G-20 decidem desmantelar o cartel das três agências de 'rating' norte-americanas, e de três agências fazer seis, por exemplo, ou criar agências de 'rating' independentes na Europa e na Ásia", acrescentou Reding.

A controvérsia em torno das agências de "rating" em questão - que têm sede em Nova Iorque e, por isso, estão fora da esfera de influência da União Europeia - reacendeu-se na semana passada, depois de a Moody's ter baixado em três níveis a notação da dívida pública de Portugal, passando a classificá-la como lixo.

A referida agência alegou que Portugal irá precisar de um segundo pacote de ajuda externa, tal como a Grécia, o que gerou vários protestos, sobretudo porque o novo Governo de Pedro Passos Coelho se comprometeu a ir além do plano de austeridade negociado há poucas semanas com a União Europeia e com o Fundo Monetário Internacional.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=1903934 (http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1903934)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 11, 2011, 09:37:57 pm
Contra-ataque: site da Moody's foi mesmo abaixo

Movimento começou no Facebook e levou milhares a acederem ao site em simultâneo, provocando um «crash»

A página online da agência de notação financeira Moody's, que na passada semana cortou em quatro níveis o rating de Portugal, colocando a dívida do país na categoria de «lixo», não está disponível, confirmou a Agência Lusa.

No dia em que circula um e-mail dando conta da existência de «um ataque combinado ao site internacional da agência de rating Moody's», a Lusa não conseguiu aceder à página na Internet, após sucessivas tentativas.

Na rede social Facebook, foi criado um evento, com início marcado para as 15:00, com o tema «Ataque concertado à Moody's», como forma de retaliação pela descida do rating, em que a estratégia é começar pela Internet.

«Um servidor web tem uma capacidade máxima de resposta. Não é qualquer servidor que suporta milhares de conexões em simultâneo», explica a organização do evento, propondo a abertura do endereço (http://www.moodys.com (http://www.moodys.com)) à mesma hora, às 15:00, para deixar o servidor inoperável.

 :Palmas:  :Palmas:  :Palmas:
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: HSMW em Julho 11, 2011, 10:25:55 pm
Eles bloquearam os IPs portugueses.
Eu com um proxy consegui para entrar.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 11, 2011, 10:36:43 pm
Isso são brincadeiras, a guerra electrónica contra as agências já deveria ter começado com intercepção de mensagens, podendo ir a possíveis actos de subversão e propaganda, deixando os conteúdos 99% iguais ao original, mas 1% favorável a Portugal. É um papel que deve ser pensado rapidamente no contexto da inteligência militar e defesa contra um agressor externo que não usa armas literalmente mas outros poderes.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: HSMW em Julho 11, 2011, 10:39:53 pm
Temos de criar uma parceria com a Wikileaks...
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 12, 2011, 12:02:13 am
Não é necessário Wikileaks para nada, já foi suficientemente atacada pelos media. Alias temos um caso evidente, o jornal Expresso prometeu publicar os 700 telegramas sobre Portugal, no entanto desde meados de Abril/Maio que deixou de publicar. E diga-se que o ultimo telegrama publicado tinha não apenas nomes censurados (o que se compreende) mas bem como parágrafos inteiros censurados, coisa que nunca vi ocorrer em jornais estrangeiros que publicavam os telegramas. Algo se passou certamente e o assunto morreu no que toca a este jornal, não foi por falta de telegramas pois tinha um acordo com um jornal norueguês e dinamarquês que tiveram acesso à totalidade dos telegramas sem censura.

A meu ver Wikileaks e companhia não funcionam porque os media são o braço direito dos governos, logo é preciso outra estratégia. Permitir "fugas" (propositadas) de informação para os media, jogar com a desinformação a nosso favor, baralhar o mercado da especulação e inverter o jogo. Os serviços de inteligência em conjunto com divisões de ciberguerra podem fazer muita coisa, mas é preciso é ter coragem de mandar fazê-lo secretamente e fechar os olhos.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 12, 2011, 05:35:35 pm
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 12, 2011, 11:41:24 pm
Citação de: "Cabeça de Martelo"

Muit bem, um homem sem papas na língua, este tipo de entrevistas deviam passar nos canais generalistas para informar as pessoas.

E para quem nao acredita ainda no que este senhor disse, aqui fica mais uma prova.


Moody's corta rating da Irlanda para «lixo»

Agência usa o mesmo argumento que deu para Portugaol: país vai precisar de segundo pacote de resgate antes de voltar aos mercados

A Moody's acaba de cortar a notação da dívida da Irlanda para a categoria de «lixo», tal como tinha já feito com Portugal há uma semana.

Citada pela Reuters, a agência justifica a decisão com a provável necessidade de o país recorrer a um segundo pacote de resgate internacional antes de conseguir regressar aos mercados de dívida. Esta foi também, recorde-se, uma das justificações apontadas pela casa de notação para o corte da classificação portuguesa.

A Moody's baixou a nota da Irlanda num nível, de Baa3 para Ba1, mantendo um Outlook negativo para a classificação da dívida soberana do país, o que deixa antever a possibilidade de um novo corte.

«O factor chave para a decisão de hoje é a crescente probabilidade de, no final do actual programa de apoio do FMI e da EU, no final de 2013, a Irlanda vir a precisar de novas vagas de financiamento externo antes de regressar ao mercado privado, e a crescente probabilidade de vir a ser requerido o envolvimento do sector privado como condição prévia para essa ajuda adicional, em linha com propostas recentes da União Europeia», pode ler-se na nota da agência.

A agência que gere a dívida pública irlandesa já reagiu, considerando que a decisão da Moody's foi «norteada principalmente pela preocupação com a perpsectiva de participação do sector privado em eventuais programas de ajuda financeira no futuro», mas que a própria agência reconhece que a Irlanda tinha «demonstrado um forte compromisso de consolidação orçamental e está a atingir com sucesso as metas requeridas ao abrigo do programa de ajuda do FMI e da EU».

A mesma entidade sublinhou que a Irlanda tem fundos suficientes ao abrigo deste mesmo programa «para cobrir todas as suas necessidades de financiamento até ao fim de 2013», e que o país mantém notas melhores junto das duas outras agências de rating.

Diz ainda a agência irlandesa que a situação na Zona Euro está a evoluir rapidamente e que as medidas fixadas pelo Eurogrupo na segunda-feira para assegurarem a estabilidade financeira da região (incluindo a flexibilização do fundo europeu de estabilização financeira, o prolongamento das maturidades e a redução das taxas de juro dos empréstimos) são desenvolvimentos positivos para a Irlanda.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/irlanda-rating/1266147-1730.html)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Get_It em Julho 12, 2011, 11:54:53 pm
Citação de: "miguelbud"
Muit bem, um homem sem papas na língua, este tipo de entrevistas deviam passar nos canais generalistas para informar as pessoas.
Ouviste bem o senhor, «o que está acontecer neste momento é um critério político, e de política internacional e geo-estratégica. É uma coisa que nós jornalistas podemos dizer com toda a clareza e que os políticos não podem.» Ora, obviamente que os canais generalistas e os outros media que são controlados pelo governo e pelos outros partidos políticos não podem discutir este assunto.

Cumprimentos,
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 13, 2011, 08:51:22 am
Citação de: "Get_It"
Citação de: "miguelbud"
Muit bem, um homem sem papas na língua, este tipo de entrevistas deviam passar nos canais generalistas para informar as pessoas.
Ouviste bem o senhor, «o que está acontecer neste momento é um critério político, e de política internacional e geo-estratégica. É uma coisa que nós jornalistas podemos dizer com toda a clareza e que os políticos não podem.» Ora, obviamente que os canais generalistas e os outros media que são controlados pelo governo e pelos outros partidos políticos não podem discutir este assunto.

Cumprimentos,

Mencionei canais generalistas porque esses em teoria chegam a toda a populaçao, enquanto este é um canal por cabo. Em relaçao aos canais generalistas ainda temos 2 que sao independentes, certo? E apenas foi dita a opiniao do senhor, que para mim é tao válida como a de Marcelo Rebelo de Sousa por exemplo.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 13, 2011, 11:14:48 am
Vejam estes links e depois digam lá se não estamos a lidar com escumalha:

 :arrow: http://www.gurufocus.com/StockBuy.php?G ... en+Buffett (http://www.gurufocus.com/StockBuy.php?GuruName=Warren+Buffett)

 :arrow: http://people.forbes.com/profile/raymon ... niel/46481 (http://people.forbes.com/profile/raymond-w-mcdaniel/46481)

 :arrow: http://www.huffingtonpost.com/2010/05/1 ... 70389.html (http://www.huffingtonpost.com/2010/05/10/moodys-ceo-berkshire-hath_n_570389.html)

Ou seja a Moody's já esteve sobre fogo por  más avaliações, os seus CEO "jogam" na bolsa com tal pontaria que só podem estar a receber informações de dentro das empresas (o que é ilegal). Estes tipos deviam estar na prisão!

PS: obrigado Soul. :G-beer2:
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: P44 em Julho 13, 2011, 01:12:08 pm
José Gomes Ferreira:
Citar
"Quem tem um problema é o dólar, e é um problema gravíssimo porque aquele país desatou a atirar dinheiro sobre os problemas , a fazer papel-moeda sem a economia crescer, esperando que o mundo continuasse a comprar dólares infinitamente , e isso não está a acontecer, o mundo já percebeu que o dólar está com um problema gravíssimo (...) ESTAS AGÊNCIA SERVEM O INTERESSE OBSCURO DA AMÉRICA CONTRA O EURO (...) ENQUANTO O EURO NÃO CAIR ÁS MÃOS DESTES SENHORES ELES NÃO VÃO DESCANSAR(...)"
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: papatango em Julho 13, 2011, 11:52:11 pm
O Ferreira também disse que nós nos pusemos a jeito e nos últimos anos fizemos tudo o que não deviamos fazer.

Mas já agora...

Alguém sabe o que é que ele quer dizer com deitar o Euro abaixo ?

Alguém sabe exactamente o que é que isso quer dizer ?
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: AC em Julho 14, 2011, 12:49:14 am
Provavelmente, nem ele. :)

Mas, apesar de se aplicar o velho ditado de que até um relógio avariado dá as horas certas duas vezes por dia, até acho que diz ali umas coisas acertadas.

1. Nós pusemo-nos a jeito. Nós e praticamente todos os outros países, cujos governos funcionam com défice continuo e balanças comerciais desiquilibradas. Incluindo os EUA.

2. Por virtude de ser uma moeda forte e estável, o dólar deixou há muito tempo de ser uma moeda como outra qualquer e passou  a ser uma importante commodity.
Por exemplo, Portugal usa o euro e a Arábia Saudita usa o Riyal. Mas se um português quiser comprar petróleo àrabe, primeiro precisa de comprar dólares americanos.
Isto tornou o dólar uma importante exportação dos EUA e uma das coisas que permite que o país continue a operar

O euro, por virtude de também ser uma moeda forte e estável, ameaça desalojar o dólar dessa posição.

Destruir o euro significa portanto, destriuir a sua estabilidade.
Se vários países da zona euro entrarem em incumprimento, isso vai afectar o euro.
Se vários paises da zona euro sairem do euro, isso também vai afectar o euro.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 14, 2011, 10:01:41 am
Citação de: "papatango"
O Ferreira também disse que nós nos pusemos a jeito e nos últimos anos fizemos tudo o que não deviamos fazer.

Mas já agora...

Alguém sabe o que é que ele quer dizer com deitar o Euro abaixo ?

Alguém sabe exactamente o que é que isso quer dizer ?

Significa isso mesmo, fazer com que o Euro deixe de existir.

Se olharmos para a Europa 50 anos atrás (e decerto saberá isto melhor do que eu), era uma manta de retalhos onde havia sempre uma guerra entre vizinhos. Com a Uniao Europeia (CEE) na altura, os estados membros deixaram de andar á turra e á massa entre eles. No entanto, nao havia nenhum simbolo entre eles que demonstrasse o verdadeiro poder da uniao e pudesse afirmar a instituiçao no plano mundial. O euro foi assim criado, com o euro as moedas de cada país nao seriam tao instaveis (falo do escudo, peseta e outras moedas fracas), e poder-se-ia competir com o dolar mostrando uma europa cada vez mais forte e poderosa.

O verdadeiro problema é que o dolar a partir desta altura, ficou com um contrapeso e verificou-se que afinal nao é uma moeda tao forte. No entanto, enquanto o dolar é a moeda de um país, o euro é uma uniao monetária, logo muito mais fraca do ponto de vista político. Por outras palavras enquanto nos estados unidos o dolar é governado através de políticas de um só governo, o euro é governado por vários governos onde cada um tem a sua quinta e governa como quer. O euro para ser estável,  os países da zona euro deveriam ter um défice de 3% MÁXIMO, veja agora há quantos anos o défice em Portugal está acima desse valor. E o mais assustador é que há países numa situaçao ainda pior.

Ora, face a isto há duas formas de destruir o euro, ou rebentar com a economia dos países que tencionam aderir á moeda unica (metodo mais lento), ou destruir as economias fracas: Grécia, Portugal e Espanha (sim, porque a Espanha está pior do que nós). Entretando estes países vao-se safando á custa da Alemanha, que ainda é um país complexado por ter criado 2 guerras mundias e continua a redimir-se ajudando os pobres e mal governados. Mas no dia em que a Alemanha se fartar de resgates saírá do euro e aí o euro acaba, porque se a Alemanha deverá perder mais de metade do seu valor  (e já faltou mais http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/alemanha-portugueses-gregos-bild-ifo-agencia-financeira/1266313-1730.html) ), pois o euro é forte por causa da Alemanha e da França.

E sem o euro o dolar deixa de ter uma ameaça.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: mccormick em Julho 14, 2011, 10:53:11 am
A criação da moeda única foi mais um passo a caminho do federalismo que é defendido por alguns europeistas mais acérrimos.
Agora, com a crise da moeda única , já existe quem defenda que o federalismo é a solução para salvar não só a moeda, como também a União Europeia. Esta crise tem servido de pretexto para muita coisa e os federalistas andam ai em força.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: papatango em Julho 14, 2011, 10:56:58 am
Citar
O euro, por virtude de também ser uma moeda forte e estável, ameaça desalojar o dólar dessa posição.

Acabar com o Euro em Portugal não serviria de nada.

A única lógica que encontro no raciocinio é a seguinte:

Desde 2008, os americanos começaram a emitir grandes quantidades de papel-moeda para pagar buracos assumidos pelas entidades públicas e semi-públicas do sistema financeiro americano.
Desde aí, os americanos poderão e friso o poderão, ter tentado evitar uma queda do dolar em termos de taxas de cambio.
Evitar uma descida acentuada teria vários objetivos, mas o principal seria evitar uma subida vertiginosa dos preços do petróleo ou de produtos importados vitais. Oobjectivo é evitar o estabelecimento do Euro como moeda de refugio, o que impediria uma fuga do Dolar e a sua depreciação.

Mas se a queda do dolar poderá não ser bem vista por setores financeiros americanos mais conservadores, não creio que isso aconteça com outros setores (que até estão no governo) e que são mais favoraveis a uma moeda menos forte, para possibilitar o aumento das exportações, mas especialmente a substituição das importações por produtos de produção local.
A américa tem um mercado interno tão grande, que a simples redução da importação de um produto, permite colocar no mercado um produto americano, rentável.

Ora se existe vantagem na America para um Dolar fraco, porque razão é que os americanos estariam a provocar problemas para o Euro ?
A tese conspirativa poderá ter alguma ponta por onde pegar (fundamentação), mas não vejo muitas pontas viáveis...
A Europa tem o mesmo problema. Um Euro mais fraco favorece as exportações europeias.
A queda das duas moedas por seu lado, afundará as exportações dos chamados países emergentes.
A China verá as suas exportações cairem a pique, tenderá a cortar as importações que faz desses países, os quais também vão ter problemas graves nas exportações tanto para a Europa como para os Estados Unidos.

Isto está uma trapalhada ...

As coisas estão de uma forma, que neste momento nós já estamos a pedir que haja um governo europeu, ou um ministro das finanças europeu, para evitar os problemas criados por países que elegem governos facínoras e incompetentes.
É claro que quando o Ministro das Finanças for nomeado em Bruxelas, temos que dizer adeus à independência nacional.
Esse ministro será muito mais poderoso que o primeiro ministro, porque terá a mão na torneira do dinheiro.
Ficaremos com uma independência formal como em 1580.
Tudo continua na mesma, o país continua a existir como Estado Independente, mas o poder mudou-se para outro lugar.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Julho 14, 2011, 12:30:44 pm
Citação de: "mccormick"
A criação da moeda única foi mais um passo a caminho do federalismo que é defendido por alguns europeistas mais acérrimos.
Sim, mas daí ao federalismo ainda vai uma grande distancia. No entanto como Portugal depois de 74 nunca se soube governar, dança de acordo com a música que os outros tocam.

Citação de: "papatango"
A Europa tem o mesmo problema. Um Euro mais fraco favorece as exportações europeias.
A europa mesmo com o euro forte continua a ser o maior exportador mundial. Por outro lado, um euro fraco leva a um desmembramento deste, porque aumentaria a inflaçao e  haveria países sem necessidade de estar a aturar tal coisa.

Citação de: "papatango"
Isto está uma trapalhada ...
Grande verdade e que sirva de liçao no futuro quando se mexe em instrumentos complexos.

Citação de: "papatango"
É claro que quando o Ministro das Finanças for nomeado em Bruxelas, temos que dizer adeus à independência nacional.
E agora somos independentes? Um ministro das finanças europeu nao digo, pois como o Mccormick disse, isso era um passo de gigante em relaçao ao federalismo europeu ou 4° Reich (se preferir chamar as coisas pelo nome). No entanto concordo com uma comissao independente, composta por todos os estados membros para controlar as finanças publicas e que responderia directamente ao Banco Central Europeu e ao Presidente da Uniao Europeia.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: psi em Julho 14, 2011, 09:31:57 pm
Citação de: "papatango"
Ora se existe vantagem na America para um Dolar fraco, porque razão é que os americanos estariam a provocar problemas para o Euro ?
A tese conspirativa poderá ter alguma ponta por onde pegar (fundamentação), mas não vejo muitas pontas viáveis...
A América tem um défice brutal. O maior défice que algum país já teve na história. Se pagar essa divida com dólares, não tem um grande problema. Basta fazer mais dólares. Mas se os credores começarem a exigir o pagamento noutras moedas, então os EUA vão ter em mãos um problema gigantesco...E não nos podemos esquecer que o mesmo acontece com o petróleo. Neste momento só se compra petróleo com dólares...

Citação de: "papatango"
Isto está uma trapalhada ...
Tem toda a razão...
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 14, 2011, 09:59:21 pm
Fazer dólares custa $, nos EUA como qualquer outro país, é preciso de pagar ao banco central (reserva federal nos EUA) para aumentar a produção de moeda ou seja endividam-se para criar $. E injectar $ no mercado aumenta a inflação além de desvalorizar a moeda, portanto não é uma prática que se faça assim sem pés e cabeça.

A UE está a reagir como de costume, de forma muito lenta a uma ameaça, e como disse atrás, cabe a Portugal ou qualquer outro país, saber defender-se de uma ameaça directa à sua segurança, soberania, economia e estabilidade nacional.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: AC em Julho 15, 2011, 01:07:32 am
Caro patatango,

antes de mais, há aqui um abuso de linguagem do termo "moeda forte" que se torna confuso.
Há o conceito de "moeda forte" como "moeda valorizada" mas muitas vezes o que se pretende dizer é o conceito de "moeda forte" como "moeda estável".

Primeiro, a tese de que uma moeda desvalorizada ajuda ao défice comercial tem muito que se lhe diga.
Uma moeda desvalorizada também torna mais caras as importações. E torna mais caros os encargos com dívida detida em outras moedas.
Uma moeda desvalorizada é boa para um país como a China, com uma balança comercial positiva e que satisfaz grande parte do mercado interno com produção interna.
Mas para uns EUA que têm um balança comercial muito negativa (ou para um Portugal), é um pau de dois bicos, pois não podemos simplesmente deixar de importar de um dia para o outro e portanto vamos ter de incorportar o preço das importações mais caras na economia.

Mas o problema que se coloca aqui não é tanto  o do valor relativo das moedas mas sim principalmente o do risco.
A lenta mas continua queda do dólar face ao euro. As flutuações com os problemas na economia americana. Agora, o risco de o governo federal dos EUA entrar em incumprimento.
É tudo o que afaste os investidores do dólar. De usar o dólar como moeda de refúgio. De deter titulos e investimentos em dólares. De usar o dólar em transacções comerciais entre dois paises que nem sequer usam o dólar.
Tudo isso representa um problema para os EUA.


E como é que os ratings de Portugal ajudam os EUA?
Bom, se você for ver as cotações do euro, vai ver que ele abana com as notícias sobre a Grécia e Portugal e Itália e etc.
E se você for ver as cotações do euro desde que foi criado, vai reparar que o euro desde que foi criado em 1999 até que começou efectivamente a circular em 2002 desvalorizou e abanou q.b. face ao dólar. Foi a partir de 2002, com a utiização do euro na economia real, que o euro começou a ganhar sistematicamente terreno ao dólar.
Não por acaso, em 1999 houve um pico em que 70% das reservas de moeda do mundo eram dólares. Desde então tem vindo a descer devagarinho até uns 60%. E as reservas em Euros têm vindo a subir.
http://en.wikipedia.org/wiki/Reserve_currency (http://en.wikipedia.org/wiki/Reserve_currency)


Instabilidade económica nos países que usam o euro torna o euro mais instável e menos apetecível.
Reduzir a quantidade de pessoas que efectivamente usam o euro torna-o mais instável e menos apetecível.
E isso ajuda os EUA.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 15, 2011, 08:58:48 pm
O palrar sobre as agencias de rating continua e tanto como Portugal como a UE não tomaram medidas nenhumas. Hoje fica-se a saber que a Moody's cortou no rating dos bancos portugueses que passaram provas de stress, até o Obama cita Portugal e a Grécia, mencionando que os EUA não estão tão no fundo. Não sei que estamos à espera, a guerra económica já foi declarada, vamos continuar a esperar por decisões alheias?
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: AC em Julho 15, 2011, 11:27:25 pm
Há 2 partes para essa resposta.

Por trás da retórica europeia contra as agências de rating, os lideres europeus também percebem que de facto há um problema de excesso de dívida. O problema não é exclusivo da Europa, mas é real.
A questão não é porque é que a Moody's nos baixou o risco para lixo, a questão é porque o fez agora em vez de há mais tempo, antes de o FMI vir, e porque é que diabos os EUA ainda têm um rating AAA.

A segunda é que não basta decidir.
As agência de rating têm, em parte, a importância que quem empresta lhes dá. Há dezenas delas, mas as S&P, Finch e Moody's são a santíssima trindade. Se você for uma empresa ou estado, vai descobrir que é dífil (e caro) conseguir um empréstimo sem que uma destas 3 empresas o avaliem.
A UE precisa de criar uma agência de rating. Mas isso custa tempo e dinheiro (uns 300M€ e uns 3 anos) e depois é ainda preciso que se estableça uma reputação de ser independente e credível e não um instrumento político.

Mas entretanto, a UE tem vindo a aumentar a regulação das agências de rating a operar no espaço europeu.
Há uns tempos, elas nem sequer eram obrigadas a explicar o porquê dos ratings. Agora, ao menos são obrigadas a fornecer algo parecido com uma explicação.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 16, 2011, 10:44:25 am
Moody's corta 'rating': Só BPI escapa ao 'lixo'
por LusaOntem

O Banco BPI é o único que a agência de notação financeira Moody's não desceu para o nível de 'lixo', afirmou hoje a instituição num comunicado em que revela que mais cortes se podem seguir.

A Moody's anunciou hoje o corte de 'rating' a sete bancos portugueses (CGD, BES, ESFG, BCP, BPI, Santander e Montepio), no dia em que foi conhecido que os quatro maiores bancos nacionais analisados pela Autoridade Bancária Europeia passaram nos testes de stress.

Segundo justifica a agência, "as ações de hoje foram provocadas pelo corte do 'rating' da República Portuguesa" em quatro níveis, na semana passada, para a categoria de 'lixo', de Baa1 para Ba2.

A revisão em baixa, argumenta a Moody's, é justificada porque o corte de 'rating' de Portugal "implica uma capacidade enfraquecida do Governo para apoiar o sistema bancário". A Moody's considera, por isso, que nenhum banco pode estar mais de um ponto ou nível acima daquele onde está a República portuguesa.

Assim, a dívida senior não garantida a curto e longo prazo da Caixa Geral de Depósitos foi revista em baixa de Baa1 para Ba1.

O 'rating' do BES caiu de Baa2 para Ba1, enquanto a holding do BES [Espirito Santo Financial Group] resvalou de Baa1 para Ba2.


O BCP baixou de Baa3 para Ba1, o BPI caiu de Baa2 para Baa3, o Santander Totta de A3 para Baa1 e o Montepio de Ba1 para Ba2.

No comunicado, a agência afirma ainda que "o 'rating' da dívida destes bancos permanece sob revisão para possível 'downgrade'", estando esta ação "dependente da finalização da desalavancagem que está atualmente a ser discutida com as autoridades portuguesas e europeias".

Por outro lado, os 'ratings' do BPN e do Banif mantêm-se inalterados
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: papatango em Julho 16, 2011, 11:20:07 am
Citação de: "AC"
Instabilidade económica nos países que usam o euro torna o euro mais instável e menos apetecível.
Reduzir a quantidade de pessoas que efectivamente usam o euro torna-o mais instável e menos apetecível.
E isso ajuda os EUA.
Grosso modo, esta é a ideia que tenho sobre a lógica das acusações contra os americanos.
Ou seja: Um «ataque» ao Euro não é um ataque ao câmbio propriamente dito, mas sim à credibilidade da moeda como refugio viável.

No entanto mais tarde ou mais cedo o Yuan acabará sendo convertível e nessa altura, não estou a ver os americanos a fazer alguma coisa...
Além disso, na actual situação um Euro forte é uma garantia para todas as economias do mundo, inclusive para a economia americana.

Isto levam-me a concluir que agora como em muitas outras ocasiões no passado, estamos perante várias américas que pensam e agem de forma diferente.
As criticas dirigidas às agências de Rating são em alguns casos contraditórias.
Ora estão a minar o Euro, ora estão a defender os investidores, ora estão a ser juízes em causa própria.
Quando toda a gente bate num saco com raiva, muitas vezes acontece que a culpa não é necessariamente do saco...
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Camuflage em Julho 16, 2011, 12:38:13 pm
Citação de: "AC"
Há 2 partes para essa resposta.

Por trás da retórica europeia contra as agências de rating, os lideres europeus também percebem que de facto há um problema de excesso de dívida. O problema não é exclusivo da Europa, mas é real.
A questão não é porque é que a Moody's nos baixou o risco para lixo, a questão é porque o fez agora em vez de há mais tempo, antes de o FMI vir, e porque é que diabos os EUA ainda têm um rating AAA.

A segunda é que não basta decidir.
As agência de rating têm, em parte, a importância que quem empresta lhes dá. Há dezenas delas, mas as S&P, Finch e Moody's são a santíssima trindade. Se você for uma empresa ou estado, vai descobrir que é dífil (e caro) conseguir um empréstimo sem que uma destas 3 empresas o avaliem.
A UE precisa de criar uma agência de rating. Mas isso custa tempo e dinheiro (uns 300M€ e uns 3 anos) e depois é ainda preciso que se estableça uma reputação de ser independente e credível e não um instrumento político.

Mas entretanto, a UE tem vindo a aumentar a regulação das agências de rating a operar no espaço europeu.
Há uns tempos, elas nem sequer eram obrigadas a explicar o porquê dos ratings. Agora, ao menos são obrigadas a fornecer algo parecido com uma explicação.


As agências de rating existem para dar conselhos aos investidores onde vale a pena investir, nada mais que isso. Se essas agências desaparecerem não implica que os investidores sejam burros ou deixam de investir ou emprestar dinheiro, vão investigar pelos seus próprios meios onde e quando podem investir. As agências limitam-se a fazer-se de agentes da politica de um país, pois a ultima coisa que prezam é pela neutralidade e independência.
Além do mais sejamos realistas, os investidores têm dinheiro suficiente para realizarem os seus próprios estudos de mercado ou conhecimentos suficientes para saberem onde podem e não investir. Quem usa essas agências terá como grande objectivo a lavagem de $ através de uma fachada que diz-se fazer reviews.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: AC em Julho 16, 2011, 01:10:17 pm
Caro camouflage,
se fosse assim tão simples, não haveria dezenas de agências de rating nem estas teriam o poder que têm. E nesse caso, os seus bitaites e ratings não nos conseguiriam prejudicar.

Mas não é assim tão simples.
Os investidores não querem ou não conseguem ter essa capacidade. Antes, fazem "outsorcing" dela para agências de rating.
Os próprios bancos centrais só aceitam titulos de dívida com avaliações de um pequeno conjunto de agências de rating (as 3 do costume e mais algumas).

Mas, talvez mais importante, há uma pescadinha de rabo na boca que protege o poder das agências de rating: mesmo que um banco esteja disposto a fazer a sua própria avaliação de um cliente e conceder-lhe empréstimos, se fizer muito disso, as agências de rating vão acabar por baixar o rating do próprio banco e o banco vai-se ver numa posição de desvantagem ao negociar empréstimos com outros bancos.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: sergio21699 em Julho 20, 2011, 12:56:13 pm
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cunha em Julho 22, 2011, 12:48:50 am
Um tema destes obriga-me a postar. Como alguém já disse e bem há que pensar fora da caixa.
Mas vocês acreditam mesmo num ataque ao euro?
Então acham mesmo que a Europa se vai hostilizar contra os EUA por causa das agências de rating, e que os EUA estão a atacar o euro com medo que o dólar perca a sua posição de moeda de referencia/franca a nível mundial?
Acordem. Esta união europeia só existe porque os americanso quiseram que ela existisse, e se quisessem acabar com ela tinham todo o poder para o fazer.

Esta Europa e o Euro não passa de uma construção dos globalistas americanos e companhia limitada. Mas há alguém que acredite nesse personagem do Durão Barroso quando veio dar aquela conferência de imprensa em que se mostrava muito chateado por causa da Moddys ter baixado o rating Português.
O cúmulo da hipocrisia, ele sabia muito bem que isto ia acontecer. Este senhor não passa de um actor ao serviço estes mesmos globalistas que o catapultaram para Bruxelas para defender os seus interesses, e no fundo tudo isto que se está a passar neste momento não é mais que o cumprimento de um guião que já está escrito há muito tempo.

O objectivo final de tudo isto é apenas um, levar em primeira instancia os PIIGS à falência, e depois se seguirão outros, a Bélgica é o cliente que se segue, e por fim tudo culminará num governo federal europeu. Nada disto é uma guerra dólar vs euro. Tudo isto tem como único objectivo endividar-nos, tirar-nos soberania e levar-nos rumo ao federalismo europeu. O resto é fumaça para enganar o povão como dizem os brasileiros.
Da mesma forma que o wikileaks é uma farsa monumental montada para censurar a internet a curto prazo, este dito ataque ao euro e a baixa dos ratings dos PIIGS não passam de pretextos para justificar à força a criação de um governo ecónomico europeu. Uma farsa pegada, uma montagem, uma maquinação, tudo isto tem como único objectivo arranjar um falso halibi/pretexto para criar em primeira instancia um governo económico e depois um governo federal.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Feinwerkbau em Julho 22, 2011, 11:37:37 am
pra desanuviar o ambiente  :wink:

Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: PCartCast em Julho 22, 2011, 11:56:45 am
E mais outro video.

Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cunha em Julho 29, 2011, 12:51:47 am
A vergonha continua, esta União Europeia está-se a tornar um estado facista controlado e pilotado pelos globalistas, em que nos querem impor o federalismo europeu a toda a força.
Tal como já tinha dito, na minha maneira de ver a descida do rating Português não foi mais que uma acção concertada entre a UE e as agencias de rating americanas para conduzir em primeira instancia os PIIGS à falência, com o objectivo de depois nos retirar soberania e nos conduzir rumo ao federalismo europeu.
Pois bem confirma-se a maquinação hedionda de que estamos a ser vitimas, já temos o ministro da economia alemão a defender publicamente que os países resgatados devem passar soberania para Bruxelas.

O circo está montado.


Alemanha propõe que países resgatados cedam parte de sua soberania à UE.

O ministro de Economia alemão, o democrata-cristão Wolfgang Schäuble, afirmou que competências fiscais e orçamentárias poderiam ser cedidas
 
Frankfurt - O ministro de Economia alemão, o democrata-cristão Wolfgang Schäuble, propôs em entrevista que os países que receberam resgate financeiro cedam à União Europeia (UE) parte de sua soberania.

Além disso, em carta aos deputados de sua coalizão, avaliou que a crise da dívida não foi solucionada com a cúpula do euro da semana passada.

Em uma entrevista concedida à revista "Stern", Schäuble disse que "a integração deve avançar e um Estado com problemas, que seja ajudado, deve ceder em troca à UE parte de seus direitos de soberania".

O ministro acrescentou que "isto seria sempre melhor do que expulsar Estados em débito da zona do euro" e afirmou que a Europa apenas terá êxito "se ficar claro que seus membros não podem deixar o euro".

Além disso, na carta aos deputados, afirmou que a crise da dívida não acabou na cúpula do euro da semana passada e exigiu que seja mantida uma estrita consolidação.

Por outro lado, Schäuble considerou que com o acordo dos chefes de Estado e governo da UE, a Europa deu um passo importante para superar a crise grega e assegurar a estabilidade financeira da região.

Schäuble afirmou ainda que a situação financeira dos outros países da zona do euro que foram penalizados pelos mercados não é tão preocupante, mas também exigiu que mantenham os esforços de consolidação fiscal e orçamentária a fim de evitar que aconteça um contágio.

"Respeitamos a independência do Banco Central Europeu totalmente. E estamos a seu favor, não a criticamos. Isto deveria ser válido também no sentido contrário", disse o ministro alemão na entrevista, questionando indiretamente o banco, que no passado responsabilizou a Alemanha pela extensão da crise de endividamento europeu com sua postura.[/i]

http://exame.abril.com.br/economia/mund ... rania-a-ue (http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/alemanha-propoe-que-paises-resgatados-cedam-parte-de-sua-soberania-a-ue)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: Cabeça de Martelo em Julho 29, 2011, 10:32:59 am
Isso é o que eu e outros cá no fórum têm dito à já à muito tempo.

Os "Nacionalistas" portugueses ( :roll: ) é que devem estar todos contentes, é mais um passo para pertencerem ao 4º Reich.
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Agosto 22, 2011, 01:47:13 pm
Pressão sobre a Grécia pode ter impacto no nosso rating

A Grécia volta a estar sob pressão, com vários países a exigirem mais garantias nos empréstimos concedidos no âmbito do primeiro resgate do país. E isso pode ter consequências no rating de outros Estados «problemáticos» da Zona Euro, na óptica da Moody`s. Portugal e Irlanda estão inevitavelmente nesse grupo.

Quando as autoridades europeias desenharam o primeiro programa de apoio financeiro à Grécia, em Maio de 2010, não contavam ainda com a ajuda de um mecanismo europeu de financiamento. O resgate foi definido através de empréstimos directos de países a Atenas. Países esses que reclamam cada vez mais garantias em troca da ajuda prestada.

Foi a Finlândia que começou com as exigências, mas rapidamente a Áustria, os Países Baixos e a Eslováquia se apressaram a pedir mais garantias nos seus empréstimos. Atenas logo esclareceu que não estavam a ser feitas quaisquer negociações com nenhum outro país que não a Finlândia.

O efeito dominó

Portugal e Irlanda, os outros dois países europeus com programas de assistência financeira em curso, já beneficiaram do fundo europeu de resgate para a definição dos seus empréstimos internacionais. Mas podem levar por tabela com a pressão que os credores estão a exercer sobre Atenas, exigindo mais garantias.

A Moody`s veio advertir esta segunda-feira que a procura de acordos de dívida desse tipo pode atrasar a próxima tranche de ajuda à Grécia e ameaça causar um incumprimento no pagamento da dívida.

Mais: a proliferação de acordos de garantia seria o mesmo que estar também a limitar a disponibilidade de fundos para programas de resgate futuros, pelo que a agência de notação financeira espera que os Estados-membros da Zona Euro possam, em última instância, rejeitar o acordo entre a Grécia e a Finlândia.

«O acordo provisório sobre a garantia [entre os dois países] levanta preocupações sobre a disposição e a capacidade de alguns políticos da área do euro para implementar medidas que se revelem necessárias para preservar a estabilidade da União Monetária Europeia», alerta a Moody`s, numa nota citada pela Reuters.

Isso faz endurecer a responsabilidade da Alemanha e da França na tomada de medidas mais fortes para apoiar o projecto do euro: «Esta reticência coloca maior pressão sobre a Alemanha e a França para assumirem uma postura fortemente apoiada para a Zona Euro, com efeitos mais concretos e imediatos do que as propostas que os dois países fizeram na semana passada».

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/fin ... -1729.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/financas/grecia-moody%60s-divida-garantias-rating-agencia-financeira/1274632-1729.html)
Título: Re: Agencias de rating
Enviado por: miguelbud em Agosto 30, 2011, 01:39:16 pm
Fitch tem fé: Portugal evitará incumprimento
A agência Fitch acredita que Portugal conseguirá evitar o incumprimento ou uma restruturação da sua dívida, mas adia para o último trimestre do ano qualquer decisão sobre o rating da dívida nacional, que está sob revisão para possível corte.

De acordo com uma apresentação divulgada esta terça-feira pela agência de notação financeira e citada pela Lusa, a decisão sobre o rating de Portugal dependerá dos riscos que permanecem sobre a implementação do programa de assistência financeira, as perspectivas de crescimento da economia no curto e longo prazo, assim como a sustentabilidade da dívida pública e da dívida externa do país.

A deterioração da conjuntura macroeconómica é uma das maiores preocupações da agência, tendo em conta o desequilíbrio que as contas públicas portuguesas apresentam, e a previsão de uma recessão profunda. A Fitch acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) em Portugal registará uma contracção de 4% em termos acumulados este ano e no próximo, consistente com as previsões das instituições económicas internacionais.

A Fitch aponta ainda os riscos que o ajustamento trará ao sistema financeiro português («que empresta a um sector privado dos mais endividados da Europa e que está altamente dependente de financiamento no mercado»), e aponta que será necessária uma recapitalização dos bancos e um aumento do financiamento do BCE.

Apesar destes riscos, a agência de notação, que cortou o rating de Portugal em sete níveis no último ano e meio, acredita que Portugal «deve conseguir evitar o incumprimento ou a reestruturação da sua dívida», mas aponta que, como Portugal começou o seu processo de ajustamento macroeconómico um ano depois da Grécia, a confiança em Portugal provavelmente não será restaurada no curto prazo.

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/eco ... -1730.html (http://www.agenciafinanceira.iol.pt/economia/fitch-rating-recessao-agencia-financeira-incumprimento/1276682-1730.html)