KC-390 na FAP

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Lusitaniae

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3465 em: Março 30, 2024, 12:26:01 am »
 ;D

Abbati, medico, potronoque intima pande
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3466 em: Março 30, 2024, 12:31:44 am »
Olás.

Todos sabemos que são da mesma categoria de tamanho. Só mesmo estou a procurar onde estão esses "13 metros mais largo".

Sds!
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NVF

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3467 em: Março 30, 2024, 02:40:45 am »
Na envergadura, não na fuselagem.
Talent de ne rien faire
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3468 em: Março 30, 2024, 09:14:32 am »
Na envergadura, não na fuselagem.

o "pequenino" faz melhor com dois motores turbofan que o "grande" com quatro motores  turbohélice... daí a espalda maior...já nas capacidades e raio de ação os papéis diferem..

a nossa sorte é que temos os dois!
Um abraço
Raphael
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Pescador

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3469 em: Março 30, 2024, 11:07:23 am »
Estar comparar um avião que começou a ser produzido nos anos 70 que tem um histórico épico em qualquer parte do mundo, inclusive no Alasca e Polo Norte, que tem sofrido alterações, com um avião que começou a ser produzido na segunda metade deste século, recebendo de raiz os aviônicos e soluções recentes e com motores distintos, que lhe permitem velocidade e certamente um impulso de natureza diferente.
Podem ser da mesma classe em dimensão mas acho que são aviões com abordagens diferentes, com vantagens e desvantagens.

No fundo acontece o mesmo com o P3 e o P8

Mas parece que a Europa está com a ideia de construir um concorrente nessa classe do KC. Avião médio com dois motores "a jacto", provavelmente agarram em dois motores Airbus do 320 melhorados
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3470 em: Março 30, 2024, 11:17:39 am »
Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3471 em: Março 30, 2024, 11:31:21 am »
Estar comparar um avião que começou a ser produzido nos anos 70 que tem um histórico épico em qualquer parte do mundo, inclusive no Alasca e Polo Norte, que tem sofrido alterações, com um avião que começou a ser produzido na segunda metade deste século, recebendo de raiz os aviônicos e soluções recentes e com motores distintos, que lhe permitem velocidade e certamente um impulso de natureza diferente.
Podem ser da mesma classe em dimensão mas acho que são aviões com abordagens diferentes, com vantagens e desvantagens.

No fundo acontece o mesmo com o P3 e o P8

Mas parece que a Europa está com a ideia de construir um concorrente nessa classe do KC. Avião médio com dois motores "a jacto", provavelmente agarram em dois motores Airbus do 320 melhorados

Exato:

https://www.pesco.europa.eu/project/future-medium-size-tactical-cargo-fmtc/

Obrigado,

GM
 

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MMaria

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3472 em: Março 30, 2024, 01:34:08 pm »
Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 5500lb/h ou 1375lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.
« Última modificação: Março 30, 2024, 01:45:14 pm por MMaria »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3473 em: Março 30, 2024, 01:38:39 pm »
Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 7000lb/h ou 1750lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.

Ou seja, são mais ou menos equiparáveis. Obrigado.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3474 em: Março 30, 2024, 01:48:22 pm »
Olás.

Editei pois refiz o cálculo de conversão de gallons para libra e alterou um pouco, usei como líquido o diesel pois não tem jetfuel no conversor.

https://www.thecalculatorsite.com/conversions/common/gallons-pounds.php

Todo caso, lembrando que tratam-se de cálculos bem grosseiros.

Sds
« Última modificação: Março 30, 2024, 01:50:09 pm por MMaria »
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3475 em: Março 30, 2024, 02:02:37 pm »
Olás.

Editei pois refiz o cálculo de conversão de gallons para libra e alterou um pouco, usei como líquido o diesel pois não tem jetfuel no conversor.

https://www.thecalculatorsite.com/conversions/common/gallons-pounds.php

Todo caso, lembrando que tratam-se de cálculos bem grosseiros.

Sds

Hello,

perguntei ao Gemini e a resposta é a seguinte:

Embraer KC-390 Millennium: 6,800 to 7,300 litres/hour
Lockheed C-130H Hercules: 8,100 to 8,700 liters/hour

The C-390 is known for its fuel efficiency compared to other medium-lift transport aircraft.

Obrigado,

GM
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3476 em: Março 30, 2024, 02:56:14 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.
Mais largo sim mas de asas.
Estive a tentar apurar isto dadas as dúvidas levantadas e o melhor que consegui foi esta imagem.



O problema de algumas destas comparações tem a ver com a quantidade de versões do C-130 mas usando a imagem acima podemos afirmar que o KC-390 tem menos 6 metros de envergadura quando comparado com o C-130.

Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 7000lb/h ou 1750lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.

Ou seja, são mais ou menos equiparáveis. Obrigado.
A menos que tenha feito mal as contas parece-me que o KC-390 é bastante superior ao C-130. E visto que é mais rápido e tem mais alcance...
« Última modificação: Março 30, 2024, 04:42:25 pm por CruzSilva »
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis criam homens fracos - homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis criam homens fortes."
 

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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3477 em: Março 30, 2024, 03:56:26 pm »
Poderá estar a valorizar demasiado as dimensões das aeronaves. É que olhando logo para os números, o C-130 é 2 metros mais comprido, 2 metros mais alto, e 13 metros mais largo.
Mais largo sim mas de asas.
Estive a tentar apurar isto dadas as dúvidas levantadas e o melhor que consegui foi esta imagem.



O problema de algumas destas comparações tem a ver com a quantidade de versões do C-130 mas usando a imagem acima podemos afirmar que o KC-390 tem menos 6 metros de envergadura quando comparado com o C-130.

Alguém sabe quem gasta mais gota?

Os motores do KC-390 devem gastar muito mais mas são só dois. Nunca encontrei essa info em lado nenhum.

Olás.

Andei procurando sobre o IAE V2500 e não encontrei, mas com os dados disponíveis na web fiz uma estimação bem grosseira pois me foi difícil achar informações resumidas para o avião da Embraer:

KC-390 -  combustível interno 52700lb; ferry range 3900NM; cruise speed 470KT. Isso chega a um tempo de voo de 8,3hs ou seja, consome 6350lb/h no regime de cruzeiro ou 3175lb/h por motor.

Quanto ao C-130H achei isso no Quora:

"A standard C-130 H uses about 5,000 pounds per hour or 740 gallons. That figure assumes normal flight conditions, that is to say, mostly cruse at about 25,000 feet."

Isso equivale a umas 7000lb/h ou 1750lb/h por motor.

Fontes consultadas:
https://embraer.bynder.com/m/7dafc13b2342260a/original/C390_Millennium_Brochure_Ingles_ONLINE_12aug22.pdf
https://en.wikipedia.org/wiki/Embraer_C-390_Millennium
https://www.quora.com/How-much-fuel-does-an-AC-130-burn-hourly

Sds.

Ou seja, são mais ou menos equiparáveis. Obrigado.
A menos que tenha feito mal as contas parece-me que o KC-390 é bastante superior ao C-130. E visto é mais rápido e tem mais alcance...

As contas acima davam a diferença de 6300 a 7000/h. Poupança de 10% portanto.
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3478 em: Abril 02, 2024, 02:48:46 pm »
Citar
KC-390 realiza voo de sustentação para a Roménia

Dois Grupos Geradores, uma Cozinha de Campanha e diverso equipamento de proteção individual foram projetados, desde Portugal, para o Teatro de Operações da Roménia com recurso ao novo KC-390 da Força Aérea Portuguesa. Esta operação teve como objetivo o reabastecimento da 4ª Força Nacional Destacada na Roménia.

https://www.facebook.com/emgfa/posts/pfbid02i1voXF7g6TwKyTSt72PXVLTjw7qrrByxHTQCbZS2bjRu3heYmaUBy4EBQhBEQPJFl





Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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Re: KC-390 na FAP
« Responder #3479 em: Abril 04, 2024, 09:48:11 am »
Pai e filho ontem em Tancos. :mrgreen:

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
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