6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #240 em: Abril 24, 2019, 06:09:14 pm »
Um pouco em off-topic, a Albânia, essa potência militar, vai receber 3 UH-60 em "bom estado" vindo dos USA.


http://www.cavok.com.br/blog/albania-vai-receber-helicopteros-uh-60-black-hawk-excedentes-dos-eua/


 :P
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #241 em: Abril 24, 2019, 06:28:37 pm »
Um pouco em off-topic, a Albânia, essa potência militar, vai receber 3 UH-60 em "bom estado" vindo dos USA.


http://www.cavok.com.br/blog/albania-vai-receber-helicopteros-uh-60-black-hawk-excedentes-dos-eua/

 :P
isto é feio, mas tenho inveja  ;D
« Última modificação: Abril 24, 2019, 06:29:05 pm por MATRA »
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #242 em: Abril 24, 2019, 07:09:40 pm »
Por este andar, vão ser helicópteros de evacuação precoce.  :mrgreen: Agradecimentos ao tenente, por me ter inspirado.  ;)
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #243 em: Abril 25, 2019, 04:09:43 am »
cof cof cof :jaja: os NH90 não serviriam para a tão difamada evacuação aérea??

Seriam sobredimensionados, para isso já temos 4 EH-101 versão CSAR, era só equipa-los como deve ser.

Olhem que não depende só de guita, o BlackHawk não tem as mesmas capacidades de transporte que um NH-90.
 :D

Não tem mesmo, mas no nosso caso acho que nem precisaríamos das capacidades do NH-90 tendo os EH-101, se não continuaríamos sem helis de tamanho intermédio entre o lingrinhas 119 e as bizarmas NH-90/EH-101.

E falando de capacidades, também é justo dizer que os blackhawk têm características interessantes que faltam ou são frouxas no NH-90, tipo a capacidade de ser armado como deve ser (Spike, Hellfire, Rockets Hydra, etc), a capacidade de ser transportado num KC-390, a capacidade de ser operado com custos bem mais baixos e menos problemas, uma frota enorme em operação, até a capacidade de combater incêndios florestais... É um verdadeiro faz-tudo comprovadíssimo e com custos relativamente baixos.

Para mim deveríamos ter ido para blackhawks há muito tempo em vez de andar a brincar aos NH-90 que nem países ricos têm capacidade de manter em condições ou a improvisar agora helicópteros de evacuação em cima do joelho. Com o que se gastou e irá gastar nesta brincadeira toda já teria dado para qualquer coisa que se visse.
 

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typhonman

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #244 em: Abril 25, 2019, 07:07:01 pm »
cof cof cof :jaja: os NH90 não serviriam para a tão difamada evacuação aérea??

Seriam sobredimensionados, para isso já temos 4 EH-101 versão CSAR, era só equipa-los como deve ser.

Olhem que não depende só de guita, o BlackHawk não tem as mesmas capacidades de transporte que um NH-90.
 :D

Não tem mesmo, mas no nosso caso acho que nem precisaríamos das capacidades do NH-90 tendo os EH-101, se não continuaríamos sem helis de tamanho intermédio entre o lingrinhas 119 e as bizarmas NH-90/EH-101.

E falando de capacidades, também é justo dizer que os blackhawk têm características interessantes que faltam ou são frouxas no NH-90, tipo a capacidade de ser armado como deve ser (Spike, Hellfire, Rockets Hydra, etc), a capacidade de ser transportado num KC-390, a capacidade de ser operado com custos bem mais baixos e menos problemas, uma frota enorme em operação, até a capacidade de combater incêndios florestais... É um verdadeiro faz-tudo comprovadíssimo e com custos relativamente baixos.

Para mim deveríamos ter ido para blackhawks há muito tempo em vez de andar a brincar aos NH-90 que nem países ricos têm capacidade de manter em condições ou a improvisar agora helicópteros de evacuação em cima do joelho. Com o que se gastou e irá gastar nesta brincadeira toda já teria dado para qualquer coisa que se visse.


Defendo essa ideia há muito tempo, necessitamos de um heli médio que seja um "work horse", que faça transporte táctico, que transporte carga aérea, que faça reconhecimento, SAR costeiro, evacuação em teatros de guerra, apoio aéreo próximo, combate a IF, guerra AsW, anti superficie, e temos tudo isso no heli UH-60L/M e SH-60R.






« Última modificação: Abril 25, 2019, 07:14:02 pm por typhonman »
 

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mafets

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #245 em: Abril 25, 2019, 08:33:55 pm »
cof cof cof :jaja: os NH90 não serviriam para a tão difamada evacuação aérea??

Seriam sobredimensionados, para isso já temos 4 EH-101 versão CSAR, era só equipa-los como deve ser.

Olhem que não depende só de guita, o BlackHawk não tem as mesmas capacidades de transporte que um NH-90.
 :D

Não tem mesmo, mas no nosso caso acho que nem precisaríamos das capacidades do NH-90 tendo os EH-101, se não continuaríamos sem helis de tamanho intermédio entre o lingrinhas 119 e as bizarmas NH-90/EH-101.

E falando de capacidades, também é justo dizer que os blackhawk têm características interessantes que faltam ou são frouxas no NH-90, tipo a capacidade de ser armado como deve ser (Spike, Hellfire, Rockets Hydra, etc), a capacidade de ser transportado num KC-390, a capacidade de ser operado com custos bem mais baixos e menos problemas, uma frota enorme em operação, até a capacidade de combater incêndios florestais... É um verdadeiro faz-tudo comprovadíssimo e com custos relativamente baixos.

Para mim deveríamos ter ido para blackhawks há muito tempo em vez de andar a brincar aos NH-90 que nem países ricos têm capacidade de manter em condições ou a improvisar agora helicópteros de evacuação em cima do joelho. Com o que se gastou e irá gastar nesta brincadeira toda já teria dado para qualquer coisa que se visse.


Defendo essa ideia há muito tempo, necessitamos de um heli médio que seja um "work horse", que faça transporte táctico, que transporte carga aérea, que faça reconhecimento, SAR costeiro, evacuação em teatros de guerra, apoio aéreo próximo, combate a IF, guerra AsW, anti superficie, e temos tudo isso no heli UH-60L/M e SH-60R.








Idem.







Saudações
« Última modificação: Abril 25, 2019, 08:35:34 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #246 em: Abril 26, 2019, 03:02:17 am »
Com o dinheiro que se pagou na indemnização pela desistência do programa NH-90, quantos dariam para comprar?  ::)
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #247 em: Abril 26, 2019, 08:56:38 am »
Com o dinheiro que se pagou na indemnização pela desistência do programa NH-90, quantos dariam para comprar?  ::)

Os valores são variáveis, mas se olharmos para o histórico de FMS no documento abaixo, diria que por valores a rondar os 18 milhões de dólares a unidade se faria a festa e isso já inclui custos associados, como sobressalentes e formação.

https://www.esd.whs.mil/Portals/54/Documents/FOID/Reading%20Room/Selected_Acquisition_Reports/16-F-0402_DOC_39_UH-60M_Black_Hawk_DEC_2015_SAR.pdf

No total pagamos 122 milhões de euros no programa do NH-90 (35 de indemnização que se juntaram a 87 que já tinham sido gastos). Daria para uns 7.

Sendo justo, eu entendo as escolhas que foram feitas no passado pela participação em programas de desenvolvimento Pan-europeus, até sob o ponto de vista dos benefícios para a economia. Também sei que a crise nos obrigou a mudar muita coisa. Isto é fácil ser engenheiro de obra pronta, se por acaso não tivéssemos entrado no programa do NH-90 e as coisas tivessem corrido de forma diferente haveria de certeza muita gente que estaria aqui hoje a lamentar-se da oportunidade perdida e da falta de visão.

Parece-me é que falta critério e realismo, o que torna as escolhas inconsistentes em pouco tempo. Quando estamos na mó de cima (ou pensamos estar...) vamos de NH-90, que mesmo excluindo o lado financeiro não seria o adequado para as nossas necessidades e possibilidades do ponto de vista operacional. Quando estamos na mó de baixo, uns koalas ou similares têm que chegar e sobrar.
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #248 em: Abril 26, 2019, 01:37:50 pm »
Eu era a favor dos NH-90, e sempre achei que o envolvimento nestes programas como o NH-90 e o A-400 eram positivos para a economia e indústria aeronáutica nacional. Acho um pouco irracional entrar num programa, gastar dinheiro, e depois sair de um dia para o outro (e ainda por cima ter de pagar por isso).

Entendo que os NH-90, a certo ponto, seriam uma redundância face aos 101. Mas ao menos permitiam aliviar o "peso de cima dos ombros" da frota dos Merlin. 12 helicópteros que têm de fazer literalmente tudo, por falta de alternativa, só desgasta as células das aeronaves mais depressa (veja-se os Lynx). Outra vantagem do NH-90, era que permitia seguir para uma substituição dos Lynx pela versão NFH. Mas isto foi um sonho de outros tempos, actualmente é quase impossível esta possibilidade. Não me recordo se os nossos NH-90 iam ter capacidade de ser acomodados pelo futuro/pseudo LPD?

Noutros tempos, a frota de helicópteros militares em Portugal era promissora. EC-635, EH-101 e NH-90. Tantos anos depois, só se realizou um dos três.
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #249 em: Abril 26, 2019, 02:08:12 pm »
Mas como é que se pode defender o Black Hawk e depois dizer que o NH90 é redundante relativamente ao AW101? São ambos helicópteros da mesma categoria (10 toneladas). O que os distingue é que o NH90 é mais moderno e tem um arranjo interior mais espaçoso que lhe permite transportar mais pessoal.

Pessoalmente, prefiro o Black Hawk por ser mais popular, mais económico e mais fácil de operar, mas ficaríamos bem servidos com qualquer um deles. Tal como ficaríamos bem servidos com Cougar ou Carracal.
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #250 em: Abril 26, 2019, 02:44:27 pm »
Mas como é que se pode defender o Black Hawk e depois dizer que o NH90 é redundante relativamente ao AW101? São ambos helicópteros da mesma categoria (10 toneladas). O que os distingue é que o NH90 é mais moderno e tem um arranjo interior mais espaçoso que lhe permite transportar mais pessoal.

Pessoalmente, prefiro o Black Hawk por ser mais popular, mais económico e mais fácil de operar, mas ficaríamos bem servidos com qualquer um deles. Tal como ficaríamos bem servidos com Cougar ou Carracal.

No meu caso defendo o UH60 precisamento por isso "mais económico e mais fácil de operar" , mas claro é "pesado", e nós queremos "levinho", em peso e €€ :D
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #251 em: Abril 26, 2019, 03:36:28 pm »
« Última modificação: Abril 26, 2019, 03:38:07 pm por typhonman »
 

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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #252 em: Abril 26, 2019, 03:55:51 pm »
No meu caso defendo o UH60 precisamento por isso "mais económico e mais fácil de operar" , mas claro é "pesado", e nós queremos "levinho", em peso e €€ :D

O peso até podia ser 20 toneladas desde que se pudessem comprar 5 ou 6 por 20 milhões. No futuro, a história provavelmente designará a actual época como a 'Era Centeno'.  :mrgreen:
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #253 em: Abril 26, 2019, 06:33:32 pm »
Sabendo disto, desta notícia,

https://www.janes.com/article/88102/poland-signs-for-aw101-helicopters

https://www.monch.com/mpg/news/air/5358-leonardo-aw101-for-poland.html

O custo por Heli com pack MNT e formação de pilotos e etc, fica por €95 milhões o que será mais ou menos o custo de mais de 20 AW119Kx !!
Não seria bem mais útil e melhor para as FFAA artilhar/equipar os nossos quatro 101's CSAR que possuímos, usando os €53 milhões orçamentados para a compra de seis helis de brincar ás evacuações ???
Só possuímos um dos melhores senão o melhor heli médio pesado que actualmente está ao serviço de muitas  FFAA's e, os nossos responsáveis não equipam os quatro CSAR, devidamente, sendo somente usados em evacuações, transportes gerais pessoal/eqpt e missões SAR, Porquê ???



os €53 milhões não seriam suficientes ???






Claro que se deveriam comprar mais helis, mas de classe intermédia entre os 119 e os 101, e bem maiores que os 119Kx, que se compre um modelo de heli entre as 05 e 08 Tons, para que, além de serem usados nas ditas " Evacuações Precoces ", possam e devam também ser usados em missões SAR, Transportes gerais, apoio terrestre, missões essas que não exijam a utilização  dos já muito solicitados 101's.





As FFAA necessitam de possuir um heli intermédio, disso não há qq dúvida, mas o que também é imperativo é equipar os quatro CSAR de modo a tirar o máximo partido desta aeronaves !!



Do mesmo modo os AW159 estão a ter solicitação muito acima da média apresentada por outras Marinhas devido ao seu numero muito limitado, também neste caso a Marinha deveria possuir pelo menos mais um heli, se bem que quando foram adquiridos o plano inicial era a Armada possuir na EHM sete 159 e não como ficou com apenas cinco unidades !





Abraços

« Última modificação: Abril 26, 2019, 07:08:22 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
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Re: 6 Helicópteros de Evacuação - LPM 2030
« Responder #254 em: Abril 26, 2019, 10:22:23 pm »
Ora este bichinho sim, era mais ou menos há medida da função que é pedida nos helis de "evacuação precoce"!
É preciso é que haja guita e vontade.... Porque entre 13 a 16 milhões cada, não é facil.
Vale-nos o AW169....



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