Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Força Aérea Portuguesa / Re: Actividade Operacional/Exercícios
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 06:05:03 pm »
2
Armada Espanhola / Re: Fotos e Vídeos da Armada Espanhola
« Última mensagem por goldfinger em Hoje às 05:18:46 pm »
3
Área Livre-Outras Temáticas de Defesa / Re: Desporto
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 05:09:46 pm »
'Chefs' premiados vão servir refeições gourmet nos Jogos Olímpicos de Paris


6
Conflitos do Presente / Re: Geórgia e seus focos separatistas
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 04:22:16 pm »
Milhares protestam em Tbilisi enquanto parlamento debate polémica lei da transparência


7
Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:59:49 pm »
Se se substituir os Lynx por MH-60, as limitações relativas à carga suspensa ficariam parcialmente resolvidas. Havendo navios na Marinha com convés de voo preparados para operar Merlin, mais fácil fica este processo. É claro que, neste momento, nem uma coisa nem outra se aplicam.

E ter Fuzileiros como força "ligeira e aerotransportável", numa Marinha que não possui helicópteros em quantidade e capacidade suficientes, nem navios para operar helicópteros maiores da FAP, nem navios que permitam potenciar esta mobilidade aérea, nem capacidade de combate que permita mitigar ou negar a capacidade de resposta de um potencial adversário a este tipo de operação de desembarque por via aérea, é começar a casa pelo telhado.
8
Marinha Portuguesa / Re: Fuzileiros da Armada Portuguesa
« Última mensagem por raphael em Hoje às 03:46:04 pm »
goldfinger tem toda a razão...essas capacidades de carga suspensa, além da capacidade da aeronave é algo para transportar do ponto A ao ponto B, não é como um CH-47 que leva as moto4 ou quads que saem da rampa em conjunto com a tropa para uma operação...

Nessa onda quase mais valia uma projeção de veículos em lançamento de carga aérea, do que propriamente ir suspenso num heli.
9
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Marinha da Holanda
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:42:59 pm »
Mais um exemplo de que o futuro não passa por substituir navios combatentes como os conhecemos hoje por "porta-drones faz-tudo", mas sim utilizar os conceitos já conhecidos e já provados, e acrescentar-lhes uma maior capacidade de sistemas não-tripulados. Evolução é isso mesmo, pegar em algo, e readaptar às novas necessidades/tecnologias, não é riscar tudo e começar do zero.
10
Força Aérea Portuguesa / Re: CAS
« Última mensagem por dc em Hoje às 03:34:37 pm »
Estamos num momento perigoso, em que em vez de se procurar o meio mais adequado para as FA, procura-se justificar a aquisição de um meio específico.

É um bocado isto: já tinhas um carro, foste comprar mais um, e agora tens que tentar arranjar justificações para dar à tua cara metade, do porquê de teres ido comprar outro carro, em vez de resolveres os problemas lá em casa.

Meteram-se numa alhada com a Embraer, e agora estão a tentar arranjar desculpas para justificar a compra dos ST. Entretanto:
-para treino havia melhor e com preços mais interessantes
-CAS já não cola, havendo alternativas
-C-UAS também não cola e há meios que o fazem melhor
-a possibilidade de produção nacional nunca colou, porque nunca serão produzidos suficientes para tornar rentável ou manter a linha de produção aberta
-a ideia de que íamos produzir os ST para países da NATO também nunca colou, porque ninguém anda à procura de aeronaves COIN

A dúvida agora é, qual será a próxima pseudo-justificação?
Para reactivar os Asas de Portugal? O F-16 é infinitamente melhor para isto, por isso não vai colar, tal como seria o M-346 ou o T-50.
Porque é Embraer? Da Embraer seria mais lógico optar por uma aeronave que permitisse substituir os Falcon e ainda uma variante AEW dela.

Não existem razões racionais para adquirir os ST para a FAP. No máximo haverão interesses pessoais envolvidos.  ::)
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10