Estamos num momento perigoso, em que em vez de se procurar o meio mais adequado para as FA, procura-se justificar a aquisição de um meio específico.
É um bocado isto: já tinhas um carro, foste comprar mais um, e agora tens que tentar arranjar justificações para dar à tua cara metade, do porquê de teres ido comprar outro carro, em vez de resolveres os problemas lá em casa.
Meteram-se numa alhada com a Embraer, e agora estão a tentar arranjar desculpas para justificar a compra dos ST. Entretanto:
-para treino havia melhor e com preços mais interessantes
-CAS já não cola, havendo alternativas
-C-UAS também não cola e há meios que o fazem melhor
-a possibilidade de produção nacional nunca colou, porque nunca serão produzidos suficientes para tornar rentável ou manter a linha de produção aberta
-a ideia de que íamos produzir os ST para países da NATO também nunca colou, porque ninguém anda à procura de aeronaves COIN
A dúvida agora é, qual será a próxima pseudo-justificação?
Para reactivar os Asas de Portugal? O F-16 é infinitamente melhor para isto, por isso não vai colar, tal como seria o M-346 ou o T-50.
Porque é Embraer? Da Embraer seria mais lógico optar por uma aeronave que permitisse substituir os Falcon e ainda uma variante AEW dela.
Não existem razões racionais para adquirir os ST para a FAP. No máximo haverão interesses pessoais envolvidos.