Em relação à treta da união ibérica

  • 70 Respostas
  • 26363 Visualizações
*

macer

  • 28
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #30 em: Janeiro 29, 2008, 08:16:52 pm »
lol

gostava entao de saber para que estamos na uniao europeia senao para nos unirmos eventualmente um dia

este tipo de topicos n fazem sentido
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #31 em: Janeiro 29, 2008, 10:46:50 pm »
Estamos na União Europeia para onde entrámos, porque somos europeus e porque em termos económicos faz sentido.

Mas nós não temos muito a ver com muitos dos países da Europa, da mesma coisa que também não temos muito a ver com parte da visão espanhola/castelhana da Europa.

A nossa História é a negação da História da Espanha castelhana e vice-versa.

Elas são impossíveis de conciliar.

Só há uma «Ibéria» aceitável para a esmagadora maioria dos portugueses. Uma em que todos os povos da peninsula sejam iguais e estejam em igualdade de circunstâncias.
Eu não tenho problema nenhum em tratar em igualdade de circunstâncias castelhanos, catalães, bascos ou galegos.

Mas para fazer essa «Ibéria» que é no meu entender a «Ibéria» de Fernando Pessoa, é necessário fazer uma coisa que o actual Estado Espanhol nunca conseguirá fazer, exactamente porque ele é formado, conformado e organizado como cópia da Nação Castelhana.

Para fazer a «Ibéria» primeiro seria necessário destruir pela raiz o actual Estado Espanhol.
E isso, a oligarquia e a classe política castelhana nunca aceitará.

Por isso o iberismo castelhano está condenado. E está condenado porque é falso.

No passado, eles destruíram a antiga Hispania a tal ponto que para ser bom espanhol foi necessário (como hoje) ser bom castelhano.

No futuro, se fôssemos pelo mesmo caminho, acabaríamos por cair no mesmo:

Para ser bom ibérico, seria necessário ser bom castelhano.

Nesse caso, como deixámos de nos considerar espanhóis porque nos recusámos a ser castelhanos, também nos teriamos que recusar a ser ibéricos pela mesma razão.

A Ibéria é uma utopia. O normal, o correcto, é que houvesse ume Peninsula Hispânica e que não houvesse um país que matou a antiga Hespanha tendo depois roubado o nome.

Hoje, também estão a roubar o nome Ibéria. Até a companhia de bandeira foi baptizada de Ibéria.
Hoje, Ibérico, já começa a ser conotado com espanhol (ou castelhano que é a mesma coisa).

Eu por mim não quero ser confundido com eles. Já basta o que é demais.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #32 em: Janeiro 30, 2008, 04:14:51 am »
Olá tb sou novo aqui e registei me tb por causa desta espanholada que tanto nos quer.Se há quem diga que somos um pais pobre entao porque nos quer??

Realmente não se percebe que depois de tantas traições que tivemos por parte dos espanhóis ainda lhes beijamos o rabinho para nos fazerem o que quiserem.

E o povo portugues é mto submisso,só sabem lutar por portugal quando joga uma merda duma selecção.

Isto me revolta tanto,que eu já criei odio a Espanha,e qq dia me junto á ETA,apoiando os.
Se os governos querem que haja estabilidade entre os dois paises,que não faça acções que podem irritar algumas pessoas capazes de criarem grupos secretos que pratiquem atentados,e que começe por defender o que é nosso,como por exemplo Olivença,e depois o Alqueva.

Os portuguezinhos só sabem dizer que era bom porque iriam ganhar mais e os impostos sao mais baixos,que tristeza de gente que só sabe choramingar e votar por uma republica que não nos defende lá fora,e que está cheia de incompetentes,que não querem saber do país.
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

Jose M.

  • Perito
  • **
  • 598
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Janeiro 30, 2008, 06:31:28 am »
Citação de: "Lusitanus"
Olá tb sou novo aqui e registei me tb por causa desta espanholada que tanto nos quer.Se há quem diga que somos um pais pobre entao porque nos quer??

Realmente não se percebe que depois de tantas traições que tivemos por parte dos espanhóis ainda lhes beijamos o rabinho para nos fazerem o que quiserem.

E o povo portugues é mto submisso,só sabem lutar por portugal quando joga uma merda duma selecção.

Isto me revolta tanto,que eu já criei odio a Espanha,e qq dia me junto á ETA,apoiando os.
Se os governos querem que haja estabilidade entre os dois paises,que não faça acções que podem irritar algumas pessoas capazes de criarem grupos secretos que pratiquem atentados,e que começe por defender o que é nosso,como por exemplo Olivença,e depois o Alqueva.


Os portuguezinhos só sabem dizer que era bom porque iriam ganhar mais e os impostos sao mais baixos,que tristeza de gente que só sabe choramingar e votar por uma republica que não nos defende lá fora,e que está cheia de incompetentes,que não querem saber do país.


No sé mucho de leyes, pero yo esto lo llamaría apología del terrorismo.
 

*

ferrol

  • Analista
  • ***
  • 710
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #34 em: Janeiro 30, 2008, 08:26:27 am »
Y ya es la tercera vez que se hace apología del terrorismo en este foro, señal inequívoca de a qué tipo de bípedos da cobijo y publicidad...
Tu régere Imperio fluctus, Hispane memento
"Acuérdate España que tú registe el Imperio de los mares”
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #35 em: Janeiro 30, 2008, 01:02:25 pm »
A apologia ao terrorismo nunca foi aceite neste fórum, é penalizada e quem diz o contrário é, como de costume, idiota e/ou intelectualmente desonesto.

Lusitanus - fica-lhe o aviso.
Ferrol - fica-lhe o aviso.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

Lusitanus

  • 193
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #36 em: Janeiro 30, 2008, 01:46:56 pm »
Pensei que fossemos livres de exprimir-mos,não considero a ETA terrorista,mas sim defensora dos seus interesses.

Terrorismo é o que Espanha está a querer fazer a Portugal.

Mas o que disse não é mentira,é a realidade,pois se forem ver a historia é com estas acções de governos que se criam esses tipos de grupos.
"Cumpriu-se o mar e o império se desfez
Senhor, falta cumprir-se Portugal"
 

*

dinis manuel

  • 19
  • +0/-0
sr MACER, nao me fiz entender...
« Responder #37 em: Janeiro 30, 2008, 09:36:30 pm »
meu caro MACER, este topico nao faz sentido???

para que estamos na união europeia??? nao confunda!!!

oiça, leia bem os termos de funcionamento da união europeia!!

axa que alguma vez os paises da união europeia vão cantar o memso hino, beijar a mesma bandeira, chorar perante os acordes o mesmo hino???  não!!!

o mesmo acontece com espanha, amigos amigos, nacionalidades á parte!!


alianças tudo bem, misturas não!! entendeu amigo MACER??

1 abraço
ser Portugues não é uma raça,é uma virtude
 

*

macer

  • 28
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Janeiro 30, 2008, 10:22:10 pm »
Misturas nao? desculpe mas nao entendi bem

e nao acha possivel existir uma uniao  nao esquecendo claro as tradiçoes dos paises. So teriamos a benefeciar com isso do meu ponto de vista

Nao sei se percebeu bem mas a europa está a morrer aos poucos. Estão-se a perder as virtudes que caracterizavam a europa

para mim a uniao é o caminho sou portugues mas sou igualmente europeu

ps: lusitanus o que voce diz nao faz sentido nenhum
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #39 em: Janeiro 30, 2008, 10:31:47 pm »
Citação de: "Lusitanus"
Pensei que fossemos livres de exprimir-mos,não considero a ETA terrorista,mas sim defensora dos seus interesses.
Terrorismo é o que Espanha está a querer fazer a Portugal.
Mas o que disse não é mentira,é a realidade,pois se forem ver a historia é com estas acções de governos que se criam esses tipos de grupos.


Lusitanos-> A ETA é uma organização que recorre ao terrorismo, para atingir objectivos políticos. Recorrer ao terrorismo, ou seja, matar gente que não tem culpa nenhuma, não é legítimo.

O problema no entanto, passa também pela recusa do governo espanhol, que não aceita em nome da "Espanha Una Grande Y Libre" sequer negociar a possibilidade da independência do país.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

tsumetomo

  • 159
  • +0/-0
Re: sr MACER, nao me fiz entender...
« Responder #40 em: Janeiro 30, 2008, 10:32:02 pm »
Citação de: "dinis manuel"
axa que alguma vez os paises da união europeia vão cantar o memso hino, beijar a mesma bandeira, chorar perante os acordes o mesmo hino???  não!!!

Em grande parte já o fazem... já existem uma bandeira e um hino comuns. As diferenças deve ser respeitadas, mas a união cada vez mais que nunca, faz a força, e a Europa enquanto tal so pode sobreviver unida.

A União Europeia caminha a passos largos (depois do tratado de Lisboa entrar em vigor, ainda mais largos serão) para a federalização. A marcha é imparavel e so teremos a ganhar com isso. Em minha opinião, isto provavelmente concretizar-se-á nos próximos 20 a 30 anos, que sem duvida serão muito interessantes.
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7484
  • Recebeu: 962 vez(es)
  • +4582/-871
(sem assunto)
« Responder #41 em: Janeiro 30, 2008, 10:36:49 pm »
Citação de: "macer"
e nao acha possivel existir uma uniao nao esquecendo claro as tradiçoes dos paises. So teriamos a benefeciar com isso do meu ponto de vista


O seu ponto de vista beneficiaria muito se olhasse para o que já se passou quando se tentaram uniões.

A Espanha, não é um país, é um império, onde um dos países se superiorizou e impôs aos outros.

Impôs de tal forma a sua cultura e a sua língua que nas escolas obrigava-se as pessoas a «hablar cristiano».

Em Portugal teríamos a mesma sorte. Nenhuma cultura, nenhuma língua, nenhum país funciona e sobrevive sem ser livre.

Você pode dizer que ganhariamos mais dinheiro e eu aceito a sua opção.

Mas se somos portugueses, devemo-lo a muitos milhares de pessoas que preferiram morrer de pé que viver de joelhos.

Por muita vantagem pecuniária que me dê, eu humildemente não me me atrevo a insultar a memória deles.

São opções
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

comanche

  • Investigador
  • *****
  • 1779
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Janeiro 31, 2008, 12:39:09 pm »
União europeia claro que sim, uma união entre "iguais", uma união aonde seja respeitada a independência de cada país, cada país tenha a sua língua oficial, uma Europa de diversidade com mais de vinte linguas diferentes, esta diversidade não permite que uma língua se sobreponha ás outras, naturalmente o inglês terá a sua hegemonia, mas como língua de comunicação europeia e mundial, mas sem se impor como língua oficial em nenhum dos estados aonde ela não é natural.
Muitos países terão interesses divergentes, isso também é bom, evita-se
que surge um país que tente dominar todos os outros.
Comparar tudo isto com uma anexação espanhola ibérica e hegemónica do castelhano e com o fim de Portugal como nação independente, é um absurdo.
 

*

dinis manuel

  • 19
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #43 em: Janeiro 31, 2008, 10:05:20 pm »
caro MACer, não me resta dizer maids nada bpois axo que nas duas mensagens anteriores, o papatango e o comanche já lhe explicaram precisamenre aquilo que eu queria dizer. :o
ser Portugues não é uma raça,é uma virtude
 

*

FredS

  • 14
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Janeiro 31, 2008, 11:01:43 pm »
Era uma vez Brasil, no ano de 2002, uma ong idiota fez o mapa do Brasil sem a Amazonia. E falou que o tal mapa era usado nas escolas dos americanos. Então um bando de Brasileiros retardados foram atraz da idéia. Então se passou um ano. O Brasil queria embargo economico com os EUA. Então tcham tcham ram ram...
Logo depois ficamos sabendo que isso era pura história pra boi durmi, puro fake do pior. E sabem oque aconteu depois?
Todo mundo viveu feliz para sempre.
Portugueses vocês não acham que a Espanha não tem muitos problemas internos para sair invadindo Portugal? Vocês acham que se a Espanha saise invadinto Portugal não haveria retalhaçoes? Então meus amigos parem de viajar, de entrar na onda. Portugual e Espanha já tiveram seu passado ruim então por que não mudar isso e fazer um futuro bom? Ou querem outro passado de guerras? Guerra é bom aqui na internet ou jogando CS já na vida real niguêm quer guerra.


Obrigado Fred ^^
"Sou brasileiro e nunca desisto"
"Onde o Grêmio onde o Grêmio estiver"
As duas melhores frases do mundo.